ENTRETENIMENTO

Fio_Laranja.png

Lulu Santos volta aos palcos com turnê que revisita

sucessos dos seus 50 anos de carreira

WhatsApp Image 2024-04-11 at 18.15.07.jpeg

A nova turnê de Lulu Santos revisita os maiores sucessos dos 50 anos de carreira do cantor e compositor, um dos maiores fabricantes de “hits” do Brasil. Ele volta aos palcos com a turnê “Barítono”, depois de estrear em grande estilo nos Estados Unidos e rodar diferentes regiões do Brasil ao longo de 2023. Com repertório de clássicos, o cantor apresenta seus o show, que também celebra os seus 70 anos de vida. Entre as cidades que vão receber o artista nas próximas semanas estão, além do Rio, São Paulo, Salvador, Curitiba, Minas Gerais e Brasília.

 

Me apresentar aqui em solo carioca é como correr para o abraço. Aliás, todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite, bem no fundo todo mundo quer zoar, todo mundo sonha em ter uma vida boa, sábado à noite tudo pode. Meus shows sempre terão os hits, que são meu privilégio, minha história, e um passado que não se esquece, ainda mais porque tenho orgulho da minha bagagem. O meu prazer está com o público, eu apenas agradeço e faço minha parte com o melhor que posso – diz Lulu.

Fio_Laranja.png

Geraldo Azevedo realiza show gratuito

no Herança Nativa do Sesc-Ce

O Encontro Sesc Herança Nativa, que acontece de 11 a 14 de abril, em Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, leva ao público uma apresentação gratuita do cantor, compositor e violonista, Geraldo Azevedo. O show Voz & Violão, será realizado no Complexo Turístico da Igreja do Céu, no sábado, 13, a partir das 21h.

 

Com um formato intimista, o show passeia por essas cinco décadas de composições, apresentando desde sucessos do início de sua carreira, como "Táxi Lunar" (Azevedo, Alceu Valença e Zé Ramalho), "Bicho de Sete Cabeças" (Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Renato Rocha) e "Caravana", até canções do seu último álbum solo, o CD e DVD "Solo Contigo".

Fio_Laranja.png

Canoa Blues 2024 acontece este

mês no Ceará com shows gratuitos

A cidade de Aracati receberá mais uma edição do Festival Canoa Blues, que traz cultura para a praia de Canoa Quebrada desde 2008

 

A força do Blues nordestino é o centro do 16° Festival Canoa Blues. O evento irá apresentar shows gratuitos na Broadway , principal rua da praia de Canoa Quebrada, paraíso turístico do Ceará, com a guitarrista Débora Marc (CE), da cantora Nayra Costa (CE) e dos também guitarristas Anderson Camello (CE) e Eric Assmar (BA). 

 

Neste ano, o Festival Canoa Blues tem como atração extra o Trio Huana, grupo de Reggae de Canoa Quebrada, que vai se apresentar na jam session de encerramento, na madrugada de sábado (27) para domingo (28.4), no Espaço Cultural Café Habana, que receberá os artistas para uma soma de estilos e talentos.

Fio_Laranja.png

Passeio cultural revela segredos históricos por trás da

memória coletiva no aniversário de 298 anos de Fortaleza

WhatsApp Image 2024-04-10 at 10.23.12.jpeg

O Rolé Brasil, movimento dedicado à promoção de encontros e compartilhamento de histórias, anuncia seu passeio cultural com destino a Fortaleza. Programado para o dia 13 de abril, os rolezeiros são conduzidos por um itinerário que revela narrativas urbanas e a memória coletiva de Fortaleza através de seus espaços históricos, justamente no dia em que a cidade cearense celebra 298 anos.

 

“Essa é uma oportunidade de aprender sobre a história da cidade enquanto se caminha por ela. Cada prédio, cada rua, cada monumento conta história e no Rolé buscamos apresentar as narrativas que formam a memória da cidade de forma a valorizar a identidade e cultura”, comenta Isabel Seixas, idealizadora do Rolé Brasil.

 

Celebrar o aniversário da cidade por meio de sua história e seus patrimônios é também um movimento de resgate da autoestima do morador, que num geral, caminha pelas ruas sem se conectar ou mesmo questionar que histórias estão sendo ditas ali, por meio do nome das praças, edifícios ou monumentos construídos. Por isso, o roteiro proposto convida à reflexão a partir de olhares coloniais e uma abordagem irreverente, garantindo um sábado de lazer e aprendizado no centro histórico da cidade.   

 

Para participar, é só encontrar o grupo no ponto de encontro, no Coreto do Passeio Público, às 9h. O passeio tem cerca de 2 horas e meia de duração.

Fio_Laranja.png

Aniversário de 298 anos de Fortaleza terá

shows de Vanessa da Mata e Preta Gil

Como parte das comemorações dos 298 anos de Fortaleza, o Aterrinho da Praia de Iracema será palco de shows locais e nacionais no dia 13 de abril. Com início às 18h, a festa contará com apresentações de Vanessa da Mata e Preta Gil, além dos grupos Borogodó e Essas Mulheres.

 

Dentre as atrações locais, a Banda Borogodó lveavará muito samba para o Aterrinho. O grupo, formado apenas por mulheres, traz interpretações de clássicos como Cartola, Gonzaguinha, Adoniran Barbosa e Beth Carvalho. O samba estará presente ainda na apresentação do grupo Essas Mulheres, que também trará MPB para o repertório.

Fio_Laranja.png

Turnê de Caetano e Bethânia 

confirma três novas cidades, incluindo Fortaleza

WhatsApp Image 2024-04-09 at 16.52.16.jpeg

A turnê de Caetano Veloso e Maria Bethânia acrescentou mais três cidades em sua rota: Fortaleza, Curitiba e Recife também deverão receber o show dos dois irmãos.

 

Os shows estão previstos para começar em agosto e ir até meados de dezembro. As datas nas novas cidades ainda não foram divulgadas e, portanto, a venda de ingressos ainda não começou.

 

Segundo a assessoria dos artistas, mais informações devem ser divulgadas em breve.

Fio_Laranja.png

Circo Americano promove ´Semana Maluca´

com oportunidade em dose dupla

Semana Maluca.jpeg

O Circo Americano, sucesso absoluto de público, está realizando a campanha Semana Maluca. Na compra de um ingresso (entrada inteira), a segunda pessoa entra grátis se apresentar na bilheteria do circo o print da divulgação ´Semana Maluca´ publicado no Instagram, na página do Circo Americano. A promoção vai até este domingo (14) em todas as sessões.

O Circo Americano está localizado na Avenida Washington Soares, em frente ao Centro de Eventos do Ceará. Os ingressos custam entre R$ 50 e R$ 168 e estão disponíveis no site www.circoamericano.com.br. Para quem optar pela compra presencial, os ingressos também podem ser adquiridos sem taxa na Bilheteria do Circo.

Fio_Laranja.png

Orquestra Eleazar de Carvalho apresenta

Concerto “Belchior Vive!” no Theatro José de Alencar

WhatsApp Image 2024-04-09 at 09.02.26.jpeg

O Theatro José de Alencar (TJA) recebe no próximo dia 28, às 17h, no Palco Principal, a Orquestra Eleazar de Carvalho no concerto “Belchior vive!”, em homenagem ao compositor e cantor sobralense Antonio Carlos Belchior (1946-2017).

“Belchior vive!” é definido pela orquestra como show instrumental que destaca a qualidade e diversidade de músicas e composições do autor cearense . Os arranjos são adaptações exclusivas para a Orquestra Eleazar de Carvalho.

 

A orquestra conta com a presença de músicos renomados que garante uma experiência musical única e emocionante. Belchior era possuidor de uma facilidade ímpar em criar melodias que serviam a palavra cantada e, através dela, expor sua forma de ver a vida.    

 

 Os ingressos antecipados já encontram-se à venda pelo site Sympla (https://bitlybr.com/xVrb).

Fio_Laranja.png

Brasília recebe exposição solo

do artista surdo Marcos Anthony

O arquiteto surdo Marcos Anthony apresenta sua primeira exposição individual na Galeria Soul da Art Gallery, em Águas Claras. Aberta para visitação do público, a mostra Arte: Estrela do Silêncio conta um pouco da trajetória do mineiro natural de Timóteo, que começou a dar as primeiras pinceladas ainda na infância.

 

“Sinto honrado pela oportunidade de ser acolhido pelos brasilienses, principalmente por acreditarem no meu trabalho. E agradecido a Deus por esse grande sonho realizado”, avalia o artista. Nos quadros, ele soma diversidade e trabalha com cores intensas em uma estilo próprio, o qual mistura influências de fauvismo, cubismo, expressionismo e arte contemporânea. Assim, apresenta fatos além da realidade e aposta na sensibilidade da essência de cada história contada. 

 

Inspirado no silêncio, o qual considera o “som da arte”, ele também explora sonhos e formas em seus trabalhos. Sob curadoria de Lee Soarez, ele abre sua primeira mostra solo e apresenta uma estética eclética e versátil de pintura.  Aberta para visitação até junho de 2024, de segunda a sexta, das 9h às 21h, na Rua das Pitangueiras, lote 5/6, Edifício Easy, Cowmeia Coworking – Águas Claras. Classificação indicativa livre. Entrada franca.

Fio_Laranja.png

Arte ConVida deste sábado será

inspirado na obra de Aldemir Martins

WhatsApp Image 2024-04-05 at 09.41.44.jpeg

Neste sábado, 6 de abril, o Grupo Mirante de Teatro Unifor, da Universidade de Fortaleza – instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz - promove mais uma apresentação do Projeto Arte ConVida. Destinada a todos os públicos, a esquete “O Carcará e a Flor do Mandacaru”, inspirada na obra do artista plástico Aldemir Martins, será apresentada pelos atores Ivan Lourinho e Shirley Diógenes, às 16h, no Espaço Cultural Unifor (2º andar). A entrada é gratuita.

 

Com direção e produção de Hertenha Glauce, diretora do Grupo Mirante de Teatro Unifor, e texto de Bruno Teixeira, a história é cheia de significados para o sertão. “O Carcará é essa ave linda e predadora.


 A Flor do Mandacaru é rara e tem como característica a brevidade de sua duração. Uma flor que abre a noite e já começa a murchar ao amanhecer. Um encontro improvável, porém cheio de afeto e amizade. Com certeza vai encantar, divertir e emocionar”, afirma Hertenha.

Fio_Laranja.png

Luis Felipe Gama faz show

gratuito neste sábado, 6, no CCBNB

WhatsApp Image 2024-04-05 at 09.08.02.jpeg

Responsável por concretizar desde 2015 o sonho de uma temporada permanente de jazz em Fortaleza, o projeto Jazz em Cena tem no sábado, 6 de abril, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste, o pianista, compositor, arranjador, letrista e professor Luis Felipe Gama, de São Paulo, tocando com os músicos cearenses Nélio Costa, no contrabaixo, e André Benedecti, na bateria, além de possíveis convidados especiais. 

 

Na mesma noite, haverá show dos cantores e compositores cearenses radicados na Alemanha Zé Eugênio e Anastácia.

A Casa de Vovó Dedé e o CCBNB Fortaleza apoiam a apresentação. Luis Felipe Gama inclusive gravará um especial audiovisual no Teatro Mansueto Barbosa, na ONG localizada na Barra do Ceará que é referência em ensino musical e em produção audiovisual e valorização da nossa cena musical.

Fio_Laranja.png

Aniversário de 298 anos de Fortaleza terá shows

de Vanessa da Mata e Preta Gil

WhatsApp Image 2024-04-04 at 5.56.48 PM.jpeg

Como parte das comemorações dos 298 anos de Fortaleza, o Aterrinho da Praia de Iracema será palco de shows locais e nacionais no dia 13 de abril. Com início às 18h, a festa contará com apresentações de Vanessa da Mata e Preta Gil, além do grupo Essas Mulheres.

 

Como parte dos nomes nacionais presentes na festa, a cantora Vanessa da Mata apresenta para o público seu último álbum de estúdio, “Vem Doce”, unindo diferentes gêneros da música brasileira, além de cantar seus sucessos dos seus mais de 20 anos de carreira, como “Amado”, “Boa Sorte” e “Não Me Deixe Só”.

Esta não é a primeira vez que Vanessa celebra o aniversário da cidade: em 2015, ela foi a atração principal dos 289 anos de Fortaleza, e agora retorna mais uma vez para comandar os shows no Aterrinho.

Fio_Laranja.png

Mario Sergio Cortella apresenta a palestra ”Não se esqueça: Propósito,

Comprometimento e Proatividade”, no Centro de Eventos do Ceará, no dia 8

WhatsApp Image 2024-04-04 at 08.42.45.jpeg

Mario Sergio Cortella apresenta a Palestra, “Não se esqueça: Propósito, Comprometimento e Proatividade”, no dia 8, as 20h, no Centro de Eventos. O palestrante é um importante filósofo, professor e escritor, cujas obras e palestras têm como objetivo provocar reflexões e questionamentos sobre a vida, o trabalho e a sociedade. 

 

Cortella aborda uma variedade de temas, como propósito, liderança, motivação e ética profissional, buscando estimular o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos. Seus lemas são : Propósito, Comprometimento,  Proatividade

 

Uma oportunidade para refletir sobre suas próprias experiências, identificar seus pontos fortes e áreas de desenvolvimento, e buscar caminhos que estejam alinhados com seus valores e objetivos pessoais e profissionais. 

A jornada de autodescoberta e crescimento é contínua, e essa palestra pode ser um ponto de partida para novas reflexões e ações.

Fio_Laranja.png

Museu da Língua Portuguesa passa a

ter clube de leitura e feira de troca de livros

O mês de abril marca a estreia de duas atividades no Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, relacionadas ao universo da literatura. A partir deste mês, a instituição passará a promover uma feira de troca de livros e também um clube de leitura, atendendo a um pedido antigo do público. A primeira edição de ambas as ações, que serão mensais, presenciais e gratuitas, acontecerá no dia 13 de abril.   

 

Intitulado em 2024 Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa, o clube de leitura terá como objetivo, neste ano, destacar livros de autores negros em língua portuguesa e promover o debate em torno dessas obras. Serão oito encontros, sendo um por mês, até novembro. 

 

A assistente social e mediadora de leitura Camilla Dias, do perfil @camillaeseuslivros no Instagram, é a curadora deste ano. Integrante dos coletivos Lendo Escritores Negro-Brasileiros e Leituras Decoloniais, ela selecionou livros relacionados ao tema Línguas Africanas no Brasil, o mesmo da próxima exposição temporária do Museu.

Fio_Laranja.png

De cara nova, o São João de Maracanaú 2024

já tem data e atrações confirmadas

WhatsApp Image 2024-04-03 at 10.35.31 PM (1).jpeg

De cara nova, o São João de Maracanaú 2024 já tem data e atrações confirmadas. A cidade cearense receberá shows de Alok, Nattan, Wesley Safadão, Dilsinho e mais, e terá 24 dias de festa entre os dias 31 de maio e 23 de junho.

O evento será transmitido ao vivo pela TV Verdes Mares e acontece em novo local: Avenida Wilson Camurça, no Distrito Industrial, Maracanaú.

 

O tema da ambientação deste ano homenageia as Olimpíadas 2024 que acontecem em Paris, na França. A expectativa é de que mais de um milhão de pessoas passem pelo evento.

 

Além dos shows e comidas típicas, uma parte que não pode faltar em nenhum São João são as quadrilhas juninas. Nesta edição, mais de 200 grupos irão se apresentar no São João de Maracanaú 2024.

Serão vários grandes festivais que acontecerão no Quadrilhódromo: Festivais Municipais de Quadrilhas Juninas, Estadual, Regional e Festival Nacional. 

Fio_Laranja.png

Marcos Lessa canta Elis Regina em show inédito,

no Teatro Rio Mar Fortaleza

WhatsApp Image 2024-04-03 at 10.24.33 AM.jpeg

"Esse é o grande tributo da minha vida!” Marcos Lessa canta Elis Regina em show inédito. Com 16 anos de carreira, cantor cearense prepara um show cheio de personalidade e emoção no Teatro RioMar Fortaleza.

 

Conhecido por seu timbre potente, carisma inigualável e repertório ímpar, o cantor Marcos Lessa é um dos principais nomes do cenário musical cearense. Com considerável inspiração na Música Popular Brasileira (MPB), o artista lança seu novo show “Saudades do Brasil: Marcos Lessa canta Elis Regina”. O tributo à cantora ocorre no dia 12 de abril, no Teatro RioMar Fortaleza. 

 

Neste espetáculo inédito, Lessa debruça-se sob a carreira de Elis e canta principais sucessos, assim como interpreta músicas que marcaram sua trajetória pessoal e artística. Com direção musical de Tito Freitas e Eduardo Holanda e direção artística de Marcos Lessa e Beatriz Lessa, o show contará com a exibição de trechos de entrevistas da cantora, traçando um roteiro exclusivo sobre a carreira de Elis Regina.

Fio_Laranja.png

Espetáculo do Circo Zanni

chega em Fortaleza

Circo Zanni_por_PauloBarbuto.jpg

Para reviver a magia e a tradição circenses, chega em Fortaleza, o Circo Zanni. Nos dias 20 e 21 de abril (sábado e domingo), às 19 horas, o grupo faz suas apresentações no Teatro RioMar Fortaleza, com o melhor do circo "clássico contemporâneo brasileiro", reunindo renomados artistas da área. Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou no site do teatro.

 

O Circo Zanni é um espetáculo de variedades, que reúne o que há de melhor dos artistas que integram a companhia, formada por diferentes grupos circenses atuantes na cidade de São Paulo (La Mínima, Circo Amarillo, Cia Barnabô, La Class, Artinerant's e Cia da Rosa). As apresentações na capital cearense são adaptadas para o teatro, mantendo toda a magia e encantamento do circo.

 

Valores: Plateia inferior: R$ 60,00 inteira e R$ 30,00 meia entrada | Plateia alta: R$ 50,00 inteira e R$ 25,00 meia entrada

Vendas: Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro – funcionamento de terça-feira a sábado das 14h às 20h, exceto domingo e feriados – ou pelo site: https://bit.ly/3xfpeUy.

Duração: 60 minutos

Fio_Laranja.png

A 14ª edição da Bienal Internacional de

Dança do Ceará segue até o dia 7

WhatsApp Image 2024-04-02 at 10.53.23.jpeg

A 14ª edição da Bienal Internacional de Dança do Ceará, considerada um dos mais importantes eventos de dança da América do Sul, teve início na última quinta-feira, dia 28 de março, chamando a atenção para a questão do envelhecer na dança. 

 

Companhias e artistas da dança que cruzam décadas produzindo, dançando e instigando público e crítica a cada nova criação, contemplam boa parte da programação, que já passou por Paracuru e segue até o dia 7 de abril em Fortaleza. 

 

Além da capital, a Bienal acontecerá em Pacatuba (1 e 3/4), Itapipoca (4 a 6/4) e Trairi (5 e 6/4). Com acesso gratuito, toda a programação pode ser conferida no site bienaldedanca.com

Fio_Laranja.png

Filipe Catto e Jocasta se apresentam na programação

do MPB no dia 05 de abril, no Cineteatro São Luiz

Um espetáculo para celebrar a música brasileira contemporânea partilhado em dois atos. Assim podem ser definidos os shows de Filipe Catto e Jocasta no projeto MPB em Movimento, que acontecem no dia 05 de abril (sexta-feira), às 20 horas, no Cineteatro São Luiz. Os ingressos estão à venda pelo Sympla e na bilheteria do teatro.

 

As apresentações, que serão realizadas em voz e violão, terão início com o show da cantora cearense Jocasta. Na sequência, Filipe Catto cantará para o público alguns de seus principais sucessos como "Roupa Do Corpo", "Saga" e "Lua Deserta".   

 

Vendas: Sympla ou na bilheteria do Cineteatro (funcionamento de terça a sexta, de 9h30 às 18h, e aos sábados, de 9h30 às 17h)

Fio_Laranja.png

Autobiografia musical de Rita Lee com Mel Lisboa

bate recorde e esgota ingressos em SP

WhatsApp Image 2024-04-01 at 4.27.46 PM (1).jpeg

O musical Rita Lee- Uma Autobiografia Musical, estrelado por Mel Lisboa, esgotou ingressos de sua semana de estreia no Teatro Porto, em São Paulo. As sessões dos dias 26, 27 e 28 de abril, que marca o primeiro fim de semana da montagem dirigida por Márcio Macena  e Débora Dubois, se esgotaram ainda na pré-venda.

 

Com base no livro de memórias, best-seller instantâneo e vencedor do prêmio Jabuti, lançado pela cantora em 2016, Rita Lee – Uma Autobiografia Musical vai fazer um recorte de passagens da vida da artista. A dramaturgia é assinada por Guilherme Samora, editor dos livros de Rita.

 

Mel Lisboa volta ao papel da roqueira uma década após estrelar Rita Lee Mora ao Lado, musical baseado na biografia romanceada homônima lançada em 2006 por Henrique Bartsch (1951-2011). 

Fio_Laranja.png

Cearenses se apresentam em

festival internacional de Choro em Paris

aa.jpg

No último domingo, o 20º Festival Internacional de Choro de Paris foi agraciado com a presença de talentosos músicos cearenses. O multi-instrumentista Carlinhos Patriolino e seu grupo, o Choro Cabuloso, encantaram o público europeu com sua interpretação única e vibrante desse gênero musical.


No palco estrangeiro, os cearenses apresentaram o espetáculo intitulado “Vivências”, uma homenagem ao último álbum de Carlinhos Patriolino e uma de suas canções. O Choro Cabuloso, criado pelo artista Tauí Castro, também participou desse momento especial. Tauí descreve o trabalho de Carlinhos como uma fusão de influências: “Ele é Choro, mas ao mesmo tempo é jazz; ele é baião, mas também é jazz. Essa característica regional, esse sotaque que ele traz para dentro do choro, é algo muito interessante de notar.”

 

O grupo Choro Cabuloso é um verdadeiro laboratório musical, sempre aberto à improvisação. Os músicos que passaram pelo grupo contribuíram para essa expressão do jazz na “linguagem brasileira”. Tauí explica: “Damos o nome de Choro Cabuloso, mas também somos feitos de jazz. Trazemos o jazz para uma linguagem brasileira e para a improvisação.”

Fio_Laranja.png

Circo Americano apresenta espetáculo

Disney Magic Show no feriado da Semana Santa

A Família Madrigal, Moana, Toy Story, Rei Leão, Frozen 2, A Bela e a Fera e A Turma do Mickey irão desembarcar em Fortaleza e se unir ao espetáculo do Circo Americano, encantando todas as famílias e, principalmente a criançada, no feriado da Semana Santa, de sexta-feira (29) a domingo (31), em únicas apresentações, às 16h, 18h e 20h30.

 

"A magia da Disney no picadeiro, em um espetáculo que encanta a todos os públicos é sucesso garantido nas cidades que o Circo Americano se apresenta. O show é recheado de efeitos especiais e traz os personagens clássicos e mais queridos do público infantil", diz Bryan Stevanovich, diretor de Marketing do Circo Americano.

 

As apresentações contam ainda com as principais atrações do Circo Americano, como palhaços, malabaristas, acrobatas, globo da morte, O Incrível Homem-Bala e muito mais.

Fio_Laranja.png

Visitantes da exposição “Centelhas em Movimento”

poderão interagir com a obra de Portinari, “Cabeça de Mulato”

WhatsApp Image 2024-03-26 at 18.53.16.jpeg

A Diretoria de Tecnologia (DTec) da Universidade de Fortaleza - instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz -, por meio do Laboratório Vortex, e da Vice-Reitoria de Extensão (Virex) se uniram novamente e desenvolveram um recurso interativo para a exposição “Centelhas em Movimento - Coleção Igor Queiroz Barroso”.  

 

 Os visitantes da mostra, que apresenta cerca de 190 obras de autoria de mais de 55 artistas, poderão interagir com a icônica obra de Candido Portinari, “Cabeça de Mulato”, por meio de conversa direta com o personagem retratado, cuja peça original, que faz parte do acervo do colecionador, encontra-se emprestada para a 60ª Bienal de Veneza, na Itália.

 

A parceria com o Vortex, de acordo com a Vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária, professora Adriana Helena, tem gerado bons experimentos no campo das artes nos projetos desenvolvidos pela Virex, devido a sua expertise em tecnologias digitais aplicadas às artes, como realidade virtual, realidade aumentada, mídia interativa, entre outras.


Exposição Centelhas em Movimento - Coleção Igor Queiroz Barroso
Curadores: Paulo Miyada e Tiago Gualberto
Local: Espaço Cultural Unifor
Exibição: de 13 de março a 1º de setembro de 2024
Visitação gratuita: terças a sextas, 9h às 19h; sábados e domingos, 12h às 18h

Fio_Laranja.png

Espaço Cultural Unifor

é opção de lazer na Semana Santa

Espaço Cultural Semana Santa 800.jpg

Os visitantes poderão acompanhar três exposições que estão em cartaz: "Centelhas em Movimento", "Colecionando Afetos" e "Fabricando Elefantes Todos os Dias".

 

O Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza se destaca como uma ótima opção de lazer para o feriado da Semana Santa, que acontece de 28 a 31 de março.

Os visitantes poderão acompanhar três exposições que estão em cartaz: "Centelhas em Movimento", "Colecionando Afetos" e "Fabricando Elefantes Todos os Dias". A entrada é gratuita e aberta ao público. 

 

Durante o feriado, o espaço funcionará da seguinte forma: 

Quinta-feira (28 de março): aberto de 12h às 18h

Sexta-feira (29 de março): fechado

Sábado e domingo (30 e 31 de março): aberto de 12h às 18h.

Fio_Laranja.png

“Guia dos Bens Tombados do Ceará”: livro que documenta

patrimônio edificado do nosso Estado será lançado neste dia 27

WhatsApp Image 2024-03-26 at 10.24.42.jpeg

Lançamento do Livro “GUIA DOS BENS TOMBADOS DO CEARÁ”, na Quarta-feira (27). Resultado de uma pesquisa criteriosa, realizada pelos professores da Universidade Federal do Ceará, Beatriz Helena Nogueira Diógenes e Romeu Duarte Júnior, estudiosos na área de patrimônio edificado, o guia é importante contribuição para a construção de uma memória bibliográfica do Ceará, nesta área.

 

Além dos textos sobre cada patrimônio, o leitor encontrará fotografias atuais, em ângulos que com fidelidade, fornecem a dimensão histórica e o valor arquitetônico dos bens retratados, registrados pelo fotógrafo e jornalista, Jarbas Oliveira. Será possível, ainda, apreciar as plantas arquitetônicas de cada um dos bens. Além da arquitetura tradicional de valor histórico-cultural encontrada nas cidades do Ceará, a publicação traz também exemplares do acervo da arquitetura rural em um primoroso projeto visual.

 

O lançamento será na Fundação Waldemar na Rua Júlia Vasconcelos, 100, Pio XII ás 19 hs na quarta-feira (27).

Fio_Laranja.png

 

 Madonna no Brasil:

Globo confirma que vai exibir o show

WhatsApp Image 2024-03-25 at 18.52.10.jpeg

Uma multidão na praia de Copacabana e milhões pelo Brasil. Este será o público estimado de Madonna com sua ‘The Celebration Tour’, que comemora os 40 anos da carreira da cantora. A superprodução mundial chega no dia 4 de maio, e será exibida com exclusividade – e na íntegra – pela TV Globo, Multishow e Globoplay.

 

O show, que ganhou o nome ‘The Celebration Tour in Rio’, será a noite em frente ao Copacabana Palace, tradicional ponto carioca, e poderá ser acompanhado pelo público na TV ou no celular de qualquer canto do país, pela TV Globo, pelo Multishow e pelo Globoplay, que terá sinal aberto para não assinantes logados.

 

Após uma espera de 12 anos, esta será a quarta passagem de Madonna para shows no Brasil. Ela já apresentou ao país a turnê ‘The Girlie Show’, em 1993, a ‘Sticky and sweet tour’, em 2008 e a ‘MDNA’ em 2012.

 

Desta vez, a apresentação nas areias de Copacabana será a única da cantora em toda a América do Sul, e os fãs brasileiros poderão ver de pertinho – seja nas areias da praia ou no conforto de casa – a diva pop interpretar os maiores hits da sua extensa carreira.

Fio_Laranja.png

Shalom apresenta

“A Paixão de Cristo – O Sentido da Vida” nesta segunda (25)

WhatsApp Image 2024-03-23 at 09.32.48.jpeg

A Comunidade Shalom promove o espetáculo “A Paixão de Cristo – O Sentido da Vida”, uma produção cultural que se destaca pela sua imersão na tradição e fé. Com apresentação única e aberta a população, o evento é programação gratuita neste feriado cearense, segunda-feira, 25, no Ginásio Paulo Sarasate, e terá na abertura a Santa Missa, às 17h.

 

Neste ano, o espetáculo ganha uma nova profundidade ao explorar a narrativa através da perspectiva pessoal de João, o discípulo amado. Conhecido por sua relação próxima com Jesus, João oferece uma visão singular dos ensinamentos e milagres de Cristo, assim como do amor incondicional que Ele compartilhava.    

 

A Paixão de Cristo – O Sentido da Vida
Quando: 25 de Março de 2024
Horário: Santa Missa: 17h
Espetáculo: 19h
Local: Ginásio Paulo Sarasate, Fortaleza, Ceará
Entrada: Gratuita (com incentivo à doação de alimentos)

Fio_Laranja.png

'Primeira Escola Pública de Música de

Fortaleza será inaugurada na quarta-feira (27)'

Fortaleza está prestes a testemunhar um momento histórico no cenário cultural com a abertura da primeira Escola Pública de Música da cidade. O equipamento que é vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultural de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema, será inaugurado com direito a uma programação especial na quarta-feira (27/03), às 19h, no prédio do novo Complexo Vila das Artes, localizado à rua Capitão Gustavo, 3552, no bairro Joaquim Távora.


O evento de inauguração terá participação especial de Hamilton de Holanda Trio - "Flying Chicken", Marimbanda e o Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música da Vila das Artes, acompanhados de músicos convidados.

 

O equipamento oferece acesso gratuito a aulas de música para crianças, adolescentes, jovens e adultos, visando incentivar a descoberta de novos talentos e a profissionalização na área musical. As instalações da escola incluem 10 salas de aula, um auditório e uma cantina, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado e à prática musical. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 08h às 20h, recebendo alunos de todas as idades, a partir de 8 anos. Os cursos oferecidos terão duração de 3 anos e oferecerão certificação aos participantes, abrangendo desde a musicalização infantil até o canto coral.

Fio_Laranja.png

Exposição 'Anjos com armas' chega ao

Rio e celebra a obra de nomes históricos da arte brasileira

A Pinakotheke Cultural, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebe até o dia 11 de maio, a exposição "Anjos com armas", que apresenta cerca de 50 obras de quatro nomes históricos da arte brasileira: Sergio Camargo (1930-1990), Lygia Clark (1920-1988), Mira Schendel (1919-1988) e Hélio Oiticica (1937-1980).

 

Na abertura, sábado (16), a mostra teve a participação do historiador e filósofo Yve-Alain Bois, autor do ensaio “Angels with Guns” (“Anjos com armas”), que dá nome à exposição. A mostra tem como ponto de partida o fascínio do crítico e curador britânico Guy Brett (1942-2021) pela produção artística brasileira. O inglês é considerado um dos responsáveis pela internacionalização da arte do Brasil.

 

A curadoria de Anjos com armas é de Max Perlingeiro, que explica que a exposição é desdobramento da mostra Lygia Clark–100 anos, realizada em 2021-2022, pela Pinakotheke Cultural em suas sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Fio_Laranja.png

Amelinha apresenta neste domingo (24) o show

“Todo Mundo Vai Saber” no Cineteatro São Luiz

Na semana em que o Cineteatro São Luiz comemora 66 anos, a cantora Amelinha sobe ao histórico palco cearense para apresentar seu novo show "Todo Mundo Vai Saber", neste domingo, dia 24, às 18 horas. Com 45 anos de carreira, a principal voz feminina do Pessoal do Ceará irá trazer algumas das faixas escritas pelos compositores Caio Silvio e Ricardo Alcântara, autores das canções do mais recente álbum, que dá título ao show e será apresentado pela primeira em Fortaleza desde seu lançamento, em 2022.


O repertório da apresentação no Cineteatro São Luiz conta ainda com canções próprias que fizeram sucesso e também músicas de compositores de sua terra natal interpretadas por Amelinha.

 

Show Amelinha apresenta novo álbum "Todo Mundo quer Saber"
Data: 24 de março, às 18h, no Cineteatro São Luiz 
Entrada: R$ 30,00 (meia-entrada) e R$ 60,00 (inteira) | Limitação de 40% da meia-entrada | Assentos marcados
Horário de funcionamento da bilheteria: Terça a Sexta - 9h30 às 18h / Sábado  – 9h30 às 17h.

Telefone para contato: (85) 3252.4138
Venda online: https://site.bileto.sympla.com.br/cineteatrosaoluiz/

Fio_Laranja.png

'Cultura à Beira Mar' recebe Jefferson Gonçalves,

Davi Duarte e Paulo Façanha  no  domingo (24)

No próximo domingo (24/03), no Anfiteatro da Beira Mar,  o programa 'Cultura à Beira Mar' receberá o aguardado encontro musical entre os músicos cearenses  Davi Duarte e Paulo Façanha, e o gaitista carioca Jefferson Gonçalves.

 

A abertura do evento ocorrerá às 18h com o show do Jefferson Gonçalves e banda. Em seguida, a programação segue com os shows de Davi Duarte e Paulo Façanha. O evento musical é totalmente gratuito e aberto para todos os públicos.

Fio_Laranja.png

Escritora carioca lança livro onde ensina

as crianças sobre uso consciente do celular

Muitos pais se veem em situações delicadas durante a educação dos filhos. Um dos maiores desafios da geração atual é controlar o uso dos smartphones e até o próprio tempo à frente das telas. Por vezes, o pai ou a mão se culpabiliza por passar muitas horas longe de casa, e quando chega, quer agradar o filho e deixa que ele abuse do uso do eletrônico. Mas qual a medida certa para essa relação?

 

Em “Ah, se Graham Bell falasse!”, livro de fácil leitura para os pequenos da escritora Viviane Viana, temos a oportunidade de abordar o tema de uma forma lúdica e divertida com os pequenos. A autora, que é Mestre em Educação e buscou respostas em sua dissertação sobre como as tecnologias podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, trata nesse novo livro dos excessos no uso das telas, especialmente dos smartphones, de forma bem humorada.

 

Vale ressaltar que, no livro, o celular não exerce papel de vilão. O que se discute é a moderação no uso dessa tecnologia, tão essencial em dias atuais, mas que, já é sabido, o excesso traz problemas à saúde física, mental e até dependência para as pessoas. Pesquisa feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) mostra que mais de 40% dos jovens brasileiros não conseguem ficar mais de um dia sem usar o celular.

Fio_Laranja.png

Caixa Cultural Frotaleza apresenta

espetáculo ESTRELÁRIO do grupo Edisca

WhatsApp Image 2024-03-20 at 10.34.46.jpeg

CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 28 a 31 de março, o espetáculo "Estrelário" da Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente - EDISCA. Com coreografia de Dora Andrade e Gilano Andrade, a Edisca traz ao palco um grupo de 22 bailarinos que misturam cores e movimentos que dão vida ao espetáculo. O projeto conta com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

 

Estrelário é um espetáculo lançado em 2019 e retorna aos palcos após sua estreia no espaço da Caixa Cultural Fortaleza. O espetáculo busca trazer uma reflexão sobre o que existe entre o céu e a terra que está em nós, o humano e o divino que somos ou que poderíamos ser. Das tantas mágicas existências que habitam este mundo, a mais extraordinária e encantadora é certamente o ser humano.

 

No primeiro dia da temporada haverá intérprete de libras e logo após o espetáculo, haverá um bate papo com os bailarinos, coreógrafos e público, também com presença de um tradutor de libras.

Fio_Laranja.png

Fiocruz Ceará recebe a exposição fotográfica

internacional “Bichos de cá, bichos de lá”

WhatsApp Image 2024-03-20 at 09.26.47.jpeg

Fiocruz Ceará recebeu na última sexta-feira a exposição fotográfica internacional, reunindo fotos da fauna de três países localizados em três continentes (Portugal, Moçambique e Brasil). A exposição “Bichos de cá, bichos de lá” consiste na apresentação de 14 módulos, onde cada um aborda um conceito/comportamento, como predação e mimetismo, ou aspecto de destaque (espécies endêmicas e ameaçadas, por exemplo) e os painéis apresentam os exemplares de cada país.

 

Desta forma, o visitante poderá observar como a natureza fala uma só língua, mostrando como diferentes espécies ocupam as mesmas funções e desempenham os mesmos papéis por onde quer que viajemos. 

 

A mostra ficará disponível para visitação, mediante agendamento, e sem previsão de término. Além dela, temos aqui também outra mostra sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana, além da exposição sobre a história da Fiocruz e sua atuação de destaque na saúde do país.

 

Você pode ter mais informações no link: https://ceara.fiocruz.br/portal/index.php/fiocruz-ceara-recebera-exposicao-fotografica-internacional-bichos-de-ca-bichos-de-la/

Fio_Laranja.png

Zeca Pagodinho anuncia show em Fortaleza

para setembro 

WhatsApp Image 2024-03-20 at 12.44.31 (1).jpeg

Zeca Pagodinho um dos maiores nomes da história do samba, comemora, em 2024, seus 40 anos de sucesso ininterruptos e 65 anos de vida. O artista que desde Fevereiro iniciou uma turnê pelo Brasil , acaba de anunciar nesta terça-feira (19) a  inclusão de Fortaleza na turnê no Iguatemi Hall, previsto para o dia 28 de setembro no Shopping Iguatemi Bosque.

 

A apresentação do sambista Zeca Pagodinho que faz parte da “Turnê 40 Anos”, está previsto para o dia 28 de setembro no Shopping Iguatemi Bosque.

 

A turnê especial de Zeca Pagodinho 40 Anos levará o público a uma viagem musical repleta de sucessos que marcaram época, além de grandes clássicos de seu repertório, que compõem a riqueza do samba brasileiro. Esta é uma realização com assinatura da Opus Entretenimento e Lado B Produções.

 

A venda dos ingressos para o show de Zeca Pagodinho em Fortaleza começa nesta quinta-feira (21) ao meio dia. Os preços e os locais de venda ainda não foram confirmados, mas devem ser divulgados em breve nas redes sociais do Iguatemi Hall.

Fio_Laranja.png

Marcos Lessa realiza show gratuito no

RioMar Fortaleza no feriado de São José

0f3558fd-e910-4980-929e-3fbffa789a6b.jpg

A animação está garantida nesta terça-feira, 19 de março, feriado de São José. O shopping RioMar Fortaleza realizada a primeira edição do “RioMar em Samba” de 2024, com o cantor e compositor cearense Marcos Lessa. O show acontece na Praça de Alimentação, no Piso L3, a partir das 13h.

 

Na ocasião, o público vai poder curtir e se divertir com os maiores clássicos do samba e do pagode. Além da boa música, os clientes vão poder aproveitar diversas opções para o almoço com excelentes restaurantes como Picanha do Cowboy, Turatti, Companhia do Churrasco, Divino Fogão e Tasquinha do Tio.

 

Serviço:
RioMar em Samba com Marcos Lessa
Data: 19 de março, terça-feira, feriado de São José
Horário: 13h
Local: Praça de Alimentação, Piso L3
Mais informações: @riomarfortaleza
Acesso gratuito

Fio_Laranja.png

Roupa Nova realiza show em

Fortaleza com clássicos da banda

Roupa-Nova-em-Limeira-1.jpg

A banda Roupa Nova anuncia show em Fortaleza para os fãs que desejam lembrar as antigas clássicas do grupo além de homenagens durante o show. Celebrando os  40 anos de carreira da banda, o show será uma noite de reencontros emocionantes que atravessaram décadas.

 

Canções como “Whisky a Go-Go”, “Dona”, “Volta pra Mim” e “Coração Pirata” estarão presentes no repertório, com uma onda de nostalgia. Além disso, este será um momento de homenagem especial a Paulinho, membro fundador da banda, que faleceu em 2020.

 

A apresentação acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, no dia 9 de agosto a partir das 21h. Os ingressos estão à venda com preços variando de R$ 120,00 a R$ 1500,00 no primeiro lote. A compra pode ser feita online no site da Graf Carlos ou nos pontos de venda físicos localizados nas Óticas Diniz Iguatemi e North Shopping.

Fio_Laranja.png

Espetáculo “Filomena 30 Anos de Peleja”

no Theatro Via Sul Fortaleza, dia 6 de abril  

Com o seu bordão “ó, coitado”, a empregada Filó segue divertindo gerações. Filomena comemora em Fortaleza os seus 30 anos de personagem, com apresentações no Theatro Via Sul Fortaleza.
 
A atriz Gorete Milagres chega a Fortaleza no dia 6 de abril, no Theatro Via Sul Fortaleza, às 20 hs para comemorar os 30 anos de sua icônica personagem. No espetáculo celebrativo, “Filomena 30 anos de peleja”, Filomena, depois de ter sido empregada, diarista, microempresária e governanta, assume que não conseguiu se aposentar e está ali, no Teatro, para fazer o seu stand-up aproveitando a onda de um tempo “onde todo mundo vira artista”. 

Fio_Laranja.png

Clubinho do Iguatz traz programação

especial até o final do mês de março

Clubinho-do-Iguatz-750x375.jpg

O Shopping Iguatemi Bosque traz para o público a nova edição do “Clubinho do Iguatz”. Com apresentações infantis gratuitas, as famílias encontrarão a partir deste sábado, 16, até o dia 31 de março, uma série de atrações que vão desde especial sobre a Páscoa até às recordações de personagens já conhecidos como Minions, Ursinho Pooh e Super Mario Bros.

 

No dia 16/03, a programação inicia com apresentação de “Wish – A magia dos sonhos”, seguindo no dia 17/03 com o espetáculo “A Páscoa de Todas as Cores”. No feriado de São José, dia 19/03, a atração ficará por conta do “Super Mario contra a fúria de Bowser”.

 

Já nos dias 23/03, haverá o “Chá das Princesas em: A real conquista”; no dia 24/03, com o “Mundo dos Doces”, e no dia 25/03, a turma dos “Minions” promete agitar o feriado.

 

Encerrando o mês, o espetáculo “Bem-Vindo à Chocolândia” chega no dia 29/03, seguido pela atração “Ursinho Pooh” e a festa no bosque no dia 30/03. A apresentação “De volta ao mundo dos doces”, com participação especial do coelho da Páscoa, encerrará as festividades no dia 31/03.Todas as programações acontecem na Praça do Artista (Expansão), no piso L1, ao lado da Kopenhagen.

 

“O Clubinho do Iguatz é uma programação voltada para todas as idades. Convidamos as famílias a aproveitarem as diversas atividades lúdicas e apresentações gratuitas realizadas com muito carinho para todos”, antecipa Elirdes Costa, gerente de marketing do Iguatemi Bosque.

Fio_Laranja.png

Espaço Cultural Unifor inaugura

três exposições gratuitas no mês de março

WhatsApp Image 2024-03-14 at 07.58.29.jpeg

Desde o dia 13 de março, o Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza — instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz — conta com três exposições abertas ao público exibidas em diferentes ambientes. As mostras contam com obras de artistas nacionais, tendo suas aberturas realizadas simultaneamente no dia 12 de março, no hall de entrada do Espaço.

 

As exposições são gratuitas para visitação. O público pode conferir as atrações em cartaz no Espaço Cultural Unifor de terças a sextas-feiras, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h. A seguir, confira mais detalhes sobre cada uma das mostras.  

 

“Centelhas em Movimento” — Coleção Igor Queiroz Barroso: A exposição reunirá cerca de 190 obras, de autoria de mais de 55 artistas, da Coleção Igor Queiroz.

 

Totonho Laprovitera — “Colecionando Afetos”: A exposição contempla três núcleos, nos quais as cerca de 110 obras do artista foram dispostas.  

 

 Claudio Cesar – “Fabricando Elefantes Todos os Dias”:  “Fabricando Elefantes Todos os Dias” é uma mostra que presta uma emocionante homenagem à vida e obra de Claudio Cesar.  

 

Espaço Cultural Unifor
Visitação gratuita de terça a sexta-feira, de 9h às 19h; sábados, domingos e feriados, de 12h às 18h
(85) 3477.3319

Fio_Laranja.png

Precursora Personal Stylist no Brasil, Titta Aguiar

conversa sobre moda na Carmen Steffens Iguatemi

Moda de vestir, falar e até mesmo escrita. Com certeza, alguém se identifica com alguma delas. Com o lançamento da mais nova coleção nas araras, Fall Winter 24, a Carmen Steffens no Iguatemi Bosque promoverá na próxima segunda-feira (18), a partir das 17 horas, o “CS Style por Titta Aguiar e Mulheres em Pauta”. A convidada, que está de passagem por Fortaleza, é autora de cinco livros e precursora Personal Stylist no Brasil. O evento contará, ainda, com experiências sensoriais pela nutricionista e aromaterapeuta Felícia Sarrassini, demonstração de linhas de tratamento capilar com algas marinhas pela terapeuta da M.Karrai, Síntia Lemos, e makeup com Andréa Cardoso. 

 

Presente hoje em 19 países e com 560 lojas (entre próprias e franquias), a Carmen Steffens chegou em Fortaleza há 18 anos. Ao todo, são 10 coleções lançadas anualmente. No caso da Fall Winter 24, a alfaiataria, de caimento leve e perfeito, é um dos destaques, juntamente com a linha Tropicalis, que explora as profundezas das florestas da Mata Atlântica com a presença marcante do tucano, símbolo inconfundível dessa exuberante biodiversidade. O preto continua em alta e, ao lado dele, aparecem cores como o cinza, branco, red cherry, tons terrosos, brilhos dourados e até metalizados. O veludo alemão também veio com tudo na coleção.

Fio_Laranja.png

"Cultura à Beira Mar recebe Davi Duarte

e Paulo Façanha neste domingo (17/03)"

Neste domingo (17/03), a partir das 18h, o Cultura à Beira Mar vai ser o ponto de encontro de dois nomes de peso da cena musical do Ceará: Davi Duarte e Paulo Façanha. Os artistas são reconhecidos não apenas por suas performances, mas também pelas composições marcantes, oportunidade perfeita para os admiradores da música brasileira desfrutarem de um fim de tarde especial.

 

Davi Duarte, compositor, intérprete e produtor musical. Com uma carreira de 35 anos, ele coleciona três CDs solo independentes e participações em inúmeras produções fonográficas e publicitárias do estado. 

 

Paulo Façanha, que iniciou sua trajetória como artista profissional aos 17 anos, cantando na noite de Fortaleza, interpreta e é compositor de grandes sucessos da MPB. Com sua voz única e composições cativantes, Paulo também conquistou um lugar de destaque na cena musical brasileira.

Fio_Laranja.png

Prefeitura de Fortaleza realiza

Feira Criativa Nossas Guerreiras

04f2e674-bdba-45c9-8470-78ab85a08376.jpg

A Prefeitura de Fortaleza realiza, de sexta-feira a domingo (15 a 17/03), das 17h às 22h, a Feira Criativa Nossas Guerreiras na avenida Beira-Mar, em frente ao Parque Bisão, no bairro Mucuripe. O evento é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico com o apoio da Secretaria Executiva Regional (SER) 2. A iniciativa é patrocinada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e contará com programação musical com artistas locais e acesso livre para todos os públicos.

 

A SDE Fortaleza beneficiará mulheres do Programa Nossas Guerreiras, além de empreendedoras do Programa Feiras de Pequenos Negócios e costureiras do Projeto Costurando o Futuro. A ideia é dar visibilidade aos projetos e ações realizadas pela área do Desenvolvimento Econômico, trazendo gastronomia, moda, design e artesanato local para fortalezenses e turistas. O evento também terá atendimento de massoterapeutas com deficiência visual do Projeto Visão nas Mãos. Cada sessão custa R$ 20, repassado integralmente aos massoterapeutas.

 

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, pelo menos 20 expositores participarão da Feira Criativa. "Estarão nesta importante vitrine de Fortaleza podendo apresentar seus produtos aos fortalezenses e turistas. É uma oportunidade que a Prefeitura criou para gerar renda para quem mais precisa". A Feira também contará com praça de alimentação e espaço para crianças.

 

Serviço
Feira Criativa Nossas Guerreiras
Data: 15 a 17/03 (sexta-feira a domingo)
Horário: 17h às 22h
Local: Av. Beira-Mar (em frente ao Parque Bisão) - Mucuripe
Mais informações: 0800 081 4141
Programação sujeita à alterações mediante condições climáticas

Fio_Laranja.png

'A Caipora': thriller com Kayky Brito

começa a ser gravado esta semana; aos detalhes

WhatsApp Image 2024-03-12 at 09.52.19.jpeg

As filmagens do thriller policial com Kayky Brito como protagonista, anunciado durante o fim de semana, quando o ator encontrou outras estrelas do elenco para a primeira leitura do texto, começam ainda esta semana em São Paulo.

 

O longa de Reinaldo Guedes, com direção de Bellamir Freire, se chamará "A Caipora", segundo a colunista Anna Luiza Santiago, de O Globo. Além de Brito, Nill Marcondes, Camilla Camargo e José Trassi (na foto com Kayky) estão entre os atores.

 

A produção marca o retorno de Kayky aos trabalhos, após o grave acidente que ele sofreu em setembro do ano passado. Além do novo trabalho, o ator também está em cartaz em algumas cidades com o filme "Cedo Demais", rodado em 2019, antes do atropelamento. Com informações d'O Globo. Foto: Divulgação.

Fio_Laranja.png

Pedagoga escreve livro para ajudar

crianças a lidarem com ansiedade

Ajudar as crianças e suas famílias a lidarem com a ansiedade infantil é o tema do livro “A bailarina e a flor (Appris Editora, 2024)”, da pedagoga Fernanda King, fundadora da Escola Infantil Petit Kids. O lançamento do livro acontece em 14 de março (quinta-feira) na Livraria da Vila (unidade Lorena), às 19h.

 

Com desenhos da ilustradora Lya Alves, o livro de 36 páginas conta a história de uma menina que não consegue parar de pensar no dia em que fará a sua apresentação de balé. Mesmo tendo ensaiado muito, a menina chega ao dia do espetáculo com várias preocupações e, então, uma coisa inesperada acontece. Diante da situação imprevista, a pequena bailarina enfrenta o desafio de se superar e fazer a apresentação.

 

A ideia do livro surgiu da observação de situações de ansiedade entre as crianças, disse Fernanda. “É normal a criança sentir ‘frio na barriga’ quando vai subir ao palco para participar de uma peça ou apresentar um trabalho na sala. Crianças pequenas já sentem ansiedade e o livro aborda essas e outras questões importantes, como a participação ativa da família na vida dos filhos.”

Fio_Laranja.png

Museu da Imagem e do Som abre mostra

imersiva resultante de ateliê de criação, nesta sexta,15.

WhatsApp Image 2024-03-12 at 09.17.57.jpeg

O MIS Inicia a mostra Imersiva chamada “fragmento-KYMERA”, resultante do Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres, voltado para pessoas trans, travestis e não-binárias. A solenidade de abertura acontece às 18h, na praça do MIS, e depois a obra poderá ser vista na sala imersiva. A programação é gratuita e aberta ao público. 

 

O sMIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

 

A criação, realizada de forma coletiva, parte de experimentações com sons e imagens criados a partir de investigação de imagens de arquivo, fabulações com tecnologias de fotogrametria (3D) e animações. Na obra, um fragmento de memória orbita no tempo e espaço antes de ser inventado. Essa memória busca um lar para que possamos coexistir por meio da circularidade das matérias. Somos espirais que habitam uma movimentação cósmica.

 

Para particIpar do processo formativo, foram selecionadas 10 pessoas artistas/pesquisadoras trans, travestis e não-binárias do Ceará que experimentam em linguagens artísticas diversas, com foco na relação entre arte e tecnologias

Fio_Laranja.png

Fundação Waldemar Alcântara realiza

lançamento de livro no Cantinho do Frango, sexta-feira (15)

O Maciço de Baturité, localidade das mais esplendorosas e aprazíveis do Ceará, por seu clima serrano e belezas naturais, reserva aos moradores e visitantes contato direto com a natureza e sua rica biodiversidade, paisagens, trilhas e cachoeiras. Um recorte destes mananciais é o tema central do livro de fotografias, Cachoeiras do Maciço de Baturité, publicação da Fundação Waldemar Alcântara via selo  Murici Edições. O lançamento acontece em noite de autógrafos nesta sexta-feira 15 de março, às 19h, no restaurante e espaço cultural Cantinho do Frango.

 

Prefaciado pelo médico, político e escritor, Lúcio Alcântara, a obra Cachoeiras do Maciço de Baturité é resultado da Expedição Cachoeiras  realizada entre os 29 de novembro e 1º de dezembro de 2022,  gerando registros fotográficos  de 13 cachoeiras de cidades da região – Mulungu, Baturité, Pacoti e Guaramiranga,  sob responsabilidade do fotógrafo Janderson da Silva Lima e com as participações do historiador Levi Jucá, conhecedor da biodiversidade da Região; José Morais, condução e organização da equipe; e os guias turísticos Lucas Cavalcante e Daiane dos Santos Cavalcante.
O livro poderá ser adquirido no local. Valor: R$ 10,00.

Fio_Laranja.png

Iguatemi Hall inicia venda de

ingressos para show de Simone

03335180-aa5b-443f-ac6a-ca2da5d32964.jpg

A cantora Simone desembarca em Fortaleza no próximo dia 20 de abril para apresentar sua turnê “Tô Voltando”, no Iguatemi Hall.  Os ingressos para o show começaram a ser vendidos na terça (5). A apresentação celebra os 50 anos de carreira da artista, conhecida por sucessos que marcaram o país e álbuns com milhões de unidades vendidas.

 

“Tô Voltando” percorre a vasta trajetória da cantora, que se consagrou como uma das maiores intérpretes da música brasileira. O roteiro do show faz um apanhado das grandes canções que Simone lançou nessas cinco décadas, com faixas escritas por nomes como Milton Nascimento, Chico Buarque, Ivan Lins, Sueli Costa, entre tantos outros. No repertório, músicas como “Encontros e Despedidas”, “O Que Será (À Flor da Terra)”, “Começar de Novo” e “Lenha”.

 

Disponíveis nos setores camarote (10 pessoas), cadeira e pista, os ingressos estão sendo vendidos no site Bilheteria Virtual (bilheteriavirtual.com.br) e também na Loja Levi’s do Iguatemi Bosque (Piso L1). Com lote limitado, o evento disponibiliza ingresso cultural para o setor pista por R$ 39,60. Nos demais setores, os preços se iniciam a partir de R$ 100.

Fio_Laranja.png

Mostra Cinema e Direitos Humanos

começa nesta segunda, 11

WhatsApp Image 2024-03-11 at 11.16.49.jpeg

A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos  uma realização do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e do Ministério da Cultura, produção nacional da Universidade Federal Fluminense e produção local da Casa Amarela Eusélio Oliveira, um equipamento cultural da Pró-reitoria de Cultura da UFC. O evento é gratuito e acontecerá no dia 12 de março, às 18:30h, na Casa Amarela Eusélio Oliveira (sujeito à lotação da sala).


Na cerimônia de abertura será exibido o filme do cineasta Silvio Tendler, “Nas Asas da Pan Am” (2020). O filme é uma autobiografia do diretor, que completou 70 anos, e uma análise dos avanços e retrocessos do mundo que cerca o artista. O documentário retrata o jovem que viveu em autoexílio no Chile, nos anos 1970; estudou cinema em Paris; esteve em Portugal na Revolução dos Cravos; e voltou ao Brasil, na época em que o país começava o processo de redemocratização. É necessária a confirmação da presença .

Fio_Laranja.png

Exposição Centelhas em Movimento 

Coleção Igor Queiroz Barroso desembarca no Espaço Cultural Unifor

5e80f526-fbdd-4491-b14b-9240242fe41a.jpg

“Por acreditarmos que obras de arte podem estar em brasa quando reavivadas pelos olhares dos públicos, concebemos a fricção entre elas como ação que desprende centelhas pelos ares”. É com essa percepção que Paulo Miyada e Tiago Gualberto montaram a exposição “Centelhas em Movimento”, com obras da Coleção Igor Queiroz Barroso. Após bem-sucedida temporada no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a mostra chega à Fortaleza, terra natal do colecionador. A abertura da exposição acontecerá no dia 12 de março, às 19h, no Espaço Cultural Unifor.

 

A partir de 13 de março, a exposição será aberta ao público, com visitação gratuita, de terças a sextas, das 9h às 19h e, aos sábados e domingos, das 12h às 18h. Na manhã do dia 13, às 9h30, os curadores vão ministrar palestra sobre a mostra no Núcleo Diálogos, também situado no Espaço Cultural Unifor.

Fio_Laranja.png

Grupo Austin garantem pagode e clássicos

do sertanejo para público da capital

IMG_0755.jpg

Conhecidas nas noites de Fortaleza, as casas do Grupo Austin se tornaram um ponto de encontro para quem busca momentos de diversão no final de semana. Com sua diversidade de empreendimentos, os espaços atraem públicos específicos que apreciam determinado gênero musical. “Uma das características dos negócios do Grupo Austin é a nossa diversidade de gêneros musicais. Com isso, diversos públicos são abrangidos nas nossas casas”, comenta o CEO do Grupo Austin, Daniel Meireles.

 

Para este final de semana, as casas proporcionarão animação do público local com eventos especiais. No domingo (10), o Diretoria Vibes promove o “NumaVibe” e a Living finaliza o final de semana com a “Saideira da Living”.

Fio_Laranja.png

Iguatemi Hall recebe “Turnê dos Namorados”

de ANAVITÓRIA e Nando Reis

conexao-085-anavitoria-e-nando-reis-turne-namorados-1-1024x630.png

O mais novo conceituado espaço de eventos em Fortaleza, o Iguatemi Hall, localizado na área externa do Shopping Iguatemi Bosque, recebe na capital cearense a turnê exclusiva de ANAVITÓRIA e Nando Reis, no dia 9 de junho, mês que celebra a data especial de dia dos namorados.

 

A turnê acontece após seis anos do grande sucesso do primeiro encontro das três vozes, que une doçura e leveza da dupla de cantoras e a experiência de quem faz parte há mais de 40 anos da história da música brasileira.

 

A apresentação passeia por “De Janeiro a Janeiro”, “Ai, Amor”, “Pra Você Guardei o Amor”, “Trevo”, “Relicário” e muito mais. O show terá aproximadamente 90 minutos de duração e um infinito de emoções compartilhadas entre artistas e público. O show é mais um que compõe o super quadro de atrações que o Iguatemi Hall traz a Fortaleza. Fábio Jr, Paula Toller, Jão, Ludmilla e ForFun estão confirmados.

 

Os ingressos para o show de ANAVITÓRIA e Nando Reis na Turnê dos Namorados com “palavras iguais dizendo coisas tão diferentes” já estão à venda e podem ser adquiridos através do link: www.bilheteiravirtual.com.br ou na Loja Levi’s do Iguatemi Bosque (Piso L1).

 

Serviço
“Turnê dos Namorados – Palavras iguais dizendo coisas tão diferentes” em Fortaleza
Local: Iguatemi Hall, localizado no Shopping Iguatemi Bosque
Data: 9 de junho (domingo). Ingressos: www.bilheteiravirtual.com.br ou na Loja Levi’s do Iguatemi Bosque (Piso L1).

Fio_Laranja.png

Silvero Pereira interpreta Belchior

no Pirata Bar

WhatsApp Image 2024-03-08 at 12.34.24.jpeg

Silvero Pereira, ator e diretor brasileiro, que tornou-se conhecido por seus trabalhos no cinema e televisão. Artista que ganhou vários prêmios, incluindo um Grande Otelo, um Prêmio Guarani, e um Prêmio Extra, além de ter sido nomeado a um prêmio Melhores do Ano, se apresenta em momento único em Fortaleza.

 

Unidos pela música, Silvero Pereira e Belchior se encontram no palco do Pirata Bar com o show  “para amar e mudar as coisas” em  Fortaleza. As canções emblemáticas do sujeito de sorte ganham as conotações de outro rapaz latinoamericano, de Mombaça.

 

O repertório une clássicos como “A palo seco”, “Toda suja de batom” e “Alucinação” e várias outras canções favoritas de Silvero, como “A hora do almoço” e “Pequeno mapa do tempo”. O show marca ainda o lançamento da nova versão da música PARALELAS, que ganhará todas as plataformas digitais com uma interpretação emocionante de Silvero Pereira

Dia 9 de março, às 20h no @piratabaroficial
Ingressos de R$ 45 a R$ 90. 
Show Imperdível! 

Fio_Laranja.png

Em homenagem às mulheres, Beach Park

promove shows de Lorena Nunes e Luh Lívia, nesta sexta (8)

conexao-085-whatsapp-image-2024-03-05-at-12-30-55-1024x682.jpeg

Não apenas celebrando a arte, o show também visa reforçar o papel singular das artistas na cena musical cearense, ressaltando a busca contínua de mais espaço, visibilidade e respeito para as mulheres na indústria da música. Theresa Rachel e Rebeca Câmara também se destacam como instrumentistas, conquistando seu espaço nesse segmento, desafiando a predominância masculina e contribuindo para uma mudança cultural.

 

As canções “Alguém me avisou” e “Sonho meu” estão entre as que foram cuidadosamente escolhidas,  fazendo alusão ao espetáculo já realizado por Theresa em homenagem a Dona Ivone Lara. Rosa Passos, outra fantástica mulher da música do Brasil, também será homenageada no momento, com a canção “Dunas”, realizada em parceria com Fernando de Oliveira. “Monsieur Binot” é uma das canções mais conhecidas de Joyce Moreno, também uma cantora, compositora e violonista que lutou contra monopólio e boicote pelas grandes gravadoras e se afirmou como uma das maiores compositoras do Brasil. Assim como Fátima Guedes, presente com a pungente, comovente, arrebatadora “Flor de ir embora”.

 

Composições autorais também irão fazer parte do momento, como “Chão de areia”, uma belíssima composição de Theresa, assim como “Flor de sal”, de Rebeca. “Criança” é um samba que Theresa apresentou em festival e leva ao público do novo show com suavidade, sinceridade, beleza. “O melhor de mim” é um manifesto de entrega e amor, de Rebeca diretamente para o/a ouvinte, em um show que guarda muitas outras surpresas e que contará com a participação de Brenna Freire, cavaquinista, como convidada mais que especial.

Fio_Laranja.png

Nattan, Xand Avião e Pedro Sampaio

comandam a Semana Santa

conexao-085-nattan.png

A paradisíaca praia do Cumbuco servirá de cenário para uma Semana Santa de muita música, curtição e resenha. O local promete receber milhares de pessoas para uma grande edição do Playa.

 

A nova edição do festival Playa acontece na Praia do Cumbuco, entre os dias 28 e 30 de março. O Playa, festival de música que ocorre em praias nordestinas desde 2021, anunciou o line-up de sua primeira edição de 2024.

 

Música boa é o que não vai faltar, sob o comando de Xand Avião, Pedro Sampaio, Nattan, Felipe Amorim, Henry Freitas, Banda Eva, Jopin, Rakl, DDP Diretoria, Lipe Napoli e Maca. Os artistas irão agitar o festival praiano no Ceará durante as festividades de Semana Santa.

 

Os ingressos estão à venda pelo site Ingresse. A venda dos ingressos conta opções de passaporte e entradas por dias individuais. Mais informações podem ser encontradas no site da agência Time Lapse, responsável pelo evento.

 

Serviço:

Festival Playa 2024 em Cumbuco – CE

Data: 28, 29 e 30 de março

Localização: Cumbuco – Ceará (espaço a definir)

Ingressos: Site Ingresse e no site da Time Lapse.

Fio_Laranja.png

MAUC e família Fiúza apresentam a exposição

“ReVouVer \ Ignez Fiuza - Legado & Memória \100 anos” 

O MAUC - Museu de Arte da UFC e a família Fiúza apresentam ao público, a partir do próximo dia 09,  a exposição “ReVouVer \ Ignez Fiuza - Legado & Memória \100 anos”, em  celebração ao centenário de nascimento de Ignez Fiúza, referência no mundo das artes do Ceará, que muito contribuiu para o desenvolvimento cultural do nosso estado. A mostra apresenta o acervo da marchande, que entre os anos de 1970 a 2010, através de espaços culturais (Recanto de Ouro Preto, Galeria Ignez Fiuza, La Bohème - Praia de Iracema, La Bohème  - Varjota e Escritório de Arte),  contribuiu significativamente na promoção, fomento e divulgação da arte.


Em 4 décadas, Ignez Fiúza, apresentou exposições de renomados artistas como  Aldemir Martins, Barrica, Bandeira, Burle Marx, Chico da Silva, Floriano Teixeira, Sérvulo Esmeraldo, Tomie Ohtake e Vicente Leite, bem como exerceu um papel de fundamental importância na descoberta de talentos, dando espaço para jovens promissores. 


“ReVouVer \ Ignez Fiuza - Legado & Memória \100 anos”, ficará em cartaz até o dia 03 de maio, e tem como coordenadora de pesquisa histórica e iconográfica Elizabeth Fiuza Aragão (filha de Ignez), Ignês Meneleu Fiuza como curadora de arte e Túlio Paracampos  assina  o design, expografia e comunicação visual.

 

A exposição foi dividida em dois momentos;  o legado, que reúne mais de 70 obras, da coleção de Ignez Fiúza que hoje estão com a família, ou complementadas com alguns artistas do acervo do MAUC, e a parte da memória, com objetos pessoais, fotos, e documentos.

Fio_Laranja.png

PALCO NAS PERIFERIAS: 13º FESTIVAL

POPULAR DE TEATRO DE FORTALEZA CONECTA ARTE

O 13º Festival Popular de Teatro de Fortaleza - Conexões Periferias promove uma semana intensa de teatro de rua e atividades culturais. Com o tema "Teatro e a Comunidade - na rua, na praça em todo lugar", o evento ocorrerá de 11 a 16 de março- de forma inteiramente gratuita. 

 

A proposta enfoca a descentralização dos espaços cênicos na cidade, priorizando a participação ativa do público. Neste ano, o Festival pretende fortalecer suas ações para os bairros periféricos de Fortaleza, levando espetáculos e de vulnerabilidade social.
 
Na área formativa, nos dias 11 e 12 de março, serão oferecidas 10 oficinas de teatro para iniciantes em sete regionais, beneficiando 300 alunos de 7 a 14 anos em escolas públicas. Além disso, haverá ainda a "Troca de Saberes", que proporcionará um espaço de intercâmbio entre grupos e artistas, discutindo processos artísticos e obras apresentadas. O evento ocorrerá em diversos locais, incluindo terminais, centros, comunidades, escolas e sedes de grupos de teatro, culminando no Espaço Popular de Artes (EPA), sede da Cia. Prisma de Artes.

Fio_Laranja.png

As aventuras de Peter Pan serão encenadas

aos domingos, no Teatro Nadir Papi Saboya.

WhatsApp Image 2024-03-06 at 07.33.13.jpeg

Temporada 2024 de Teatro Infantil do Grupo Comédia Cearense começa com 'Peter Pan'.


Preparem-se, pois Peter Pan fará de tudo para proteger a Terra do Nunca das garras de Capitão Gancho. Numa trama cheia de magia com fadas, sereias, piratas e muitos outros seres incríveis, o menino que não quer crescer leva Wendy a fazer uma viagem cheia de perigos e desafios.

 

É nesse clima que o Grupo Comédia Cearense, em parceria com o Colégio Farias Brito, abre a temporada teatral de 2024. O espetáculo "Peter Pan" ocorre aos domingos de março (10, 17 e 24), abril (07, 14, 21 e 28) e maio (05), sempre às 17h, no Teatro Nadir Papi Saboya, (Rua 8 de setembro, Varjota).

Fio_Laranja.png

Humor cearense chega à tela da

TV Brasil com a série "Se avexe não"

Nesta semana, a TV Brasil estreia na sua faixa noturna a sitcom "Se Avexe Não", produção inédita financiada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) TVs Públicas. A série de comédia, orgulhosamente cearense, chega à tela da emissora na quarta-feira (6), às 21h.

 

A produção acompanha a trajetória da família Nobre, nada tradicional, que é obrigada a dividir o mesmo teto em busca de superar, com muito bom humor e doses extras de confusão, uma crise econômica que assola o país. A personagem principal, Selma, se vê obrigada a dar refúgio aos integrantes da sua família que perderam a casa onde moravam.

 

Com elenco 100% cearense, a série foi criada por Luciana Vieira, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo. “É claro que o bom humor cearense está impresso na tela. No entanto, nós tínhamos por objetivo que a série se comunicasse organicamente com o público mais amplo possível, até porque o destino final era uma canal de TV aberto nacional, a TV Brasil”, conta Luciana, que também assina a direção da série junto com Wislan Esmeraldo.


Segundo ela, o impulso para criar o programa foi contar histórias sobre situações comuns, com tipos humanos reconhecíveis, de uma maneira bem-humorada e carismática.

Fio_Laranja.png

Livro ensina as crianças

sobre uso consciente do celular

Muitos pais se veem em situações delicadas durante a educação dos filhos. Um dos maiores desafios da geração atual é controlar o uso dos smartphones e até o próprio tempo à frente das telas. Por vezes, o pai ou a mão se culpabiliza por passar muitas horas longe de casa, e quando chega, quer agradar o filho e deixa que ele abuse do uso do eletrônico. Mas qual a medida certa para essa relação?

 

Em “Ah, se Graham Bell falasse!”, livro de fácil leitura para os pequenos da escritora Viviane Viana, temos a oportunidade de abordar o tema de uma forma lúdica e divertida com os pequenos. A autora, que é Mestre em Educação e buscou respostas em sua dissertação sobre como as tecnologias podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, trata nesse novo livro dos excessos no uso das telas, especialmente dos smartphones, de forma bem humorada.

 

Vale ressaltar que, no livro, o celular não exerce papel de vilão. O que se discute é a moderação no uso dessa tecnologia, tão essencial em dias atuais, mas que, já é sabido, o excesso traz problemas à saúde física, mental e até dependência para as pessoas. Pesquisa feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) mostra que mais de 40% dos jovens brasileiros não conseguem ficar mais de um dia sem usar o celular.

 

Problemas de comunicação entre pais e filhos e até o sentimento de culpa por trabalhar demais são barreiras que precisam ser enfrentadas e vencidas. Abordar o tema de forma leve, como sugerir a leitura deste livro e também dar o exemplo, ficando menos com o celular na mão, são ótimas formas de se iniciar uma relação mais saudável com as telas.

 

O livro será lançado no dia 10 de março, Dia do Telefone, na Littera Livraria do Teresópolis Shopping (RJ). A data do evento foi escolhida a dedo, já que nesse mesmo dia, só que em 1876, foi realizada a primeira bem-sucedida transmissão elétrica de voz por um aparelho cuja invenção é atribuída ao cientista Alexander Graham Bell.

Fio_Laranja.png

Dias 9 e 10 de Março: Disney Magia e Sinfonia

no Teatro RioMar Fortaleza

WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.52.jpeg

Fortaleza será uma das capitais brasileiras a receber o espetáculo "Disney Magia & Sinfonia", que chega ao Brasil  e a turnê passará por Fortaleza, para uma curta temporada será nos dias 09 e 10 de março de 2024, no Teatro RioMar Fortaleza, em seis sessões. Os ingressos já estão disponíveis através do site www.uhuu.com.br ou na bilheteria do Teatro. 

 

Essas serão as chances de comemorar, pela primeira vez, assistindo os maiores universos Disney em um só show! Disney, Pixar, Star Wars, Marvel e National Geographic estarão reunidas em um concerto sinfônico espetacular, ideal para toda a família.

 

"Disney Magia & Sinfonia" apresenta uma experiência única, repleta de emoção e encanto. Com 10 cantores ao vivo e efeitos visuais incríveis, o espetáculo apresentará 21 músicas que marcaram gerações. Desde o hit "Não Falamos do Bruno" até "Minha Intuição", passando por "Amigo, Estou Aqui", o público será convidado a ouvir os temas de personagens como Capitã Marvel e, até mesmo, Darth Vader.

Fio_Laranja.png

Lançamento do projeto Feito por Elas,

estreia do novo show de Mona Gadelha, dia 8,  no  Cantinho do Frango

Nesta sexta-feira, 08 de março,  Dia Internacional da Mulher, a cantora, compositora, produtora, pesquisadora e escritora Mona Gadelha, lança seu mais recente livro "Perfume Azul – Rock e Transgressão em Fortaleza nos anos 70".  A noite de autógrafos inicia às 18h. Em seguida, às 19h, Mona estreia seu novo show,   "Brasileiramente Blues",

 

Mona Gadelha traz composições suas, ao lado de clássicos da MPB que considera originários do blues, que seguem o formato musical desse tão cultuado gênero afro-americano surgido a partir do grito e canto negro, célula mater do jazz e do rock.  Nas eletrizantes releituras, a cantora será acompanhada por uma banda de mulheres Joyce Farias (guitarra e violão), Nathalia Rebouças (guitarra e violão), Naiara Lopes (bateria) e participação especial de Vitoriano no baixo.

 

Mona vai reler blues de Jards Macalé, Rodger Rogério, Suely Costa, Angela Ro Ro, Caetano Veloso, Belchior, Rita Lee e Paulo Coelho, além de surpresas, tão próprias dos efervescentes encontros do Cantinho. O show abre  o projeto "Feito por Elas".  Couvert: R$ 25,00 / Valor do livro; R$ 50,00.

Fio_Laranja.png

Bienal de Dança traz “Corpos Velhos”, um dos

espetáculos atuais mais emblemáticos do país

WhatsApp Image 2024-02-28 at 16.37.19 (1).jpeg

Existe limite de idade para estar em cena? Em artes como o teatro e a música, não é tão raro e não causa tanta surpresa quando artistas 80+ estrelam espetáculos; mas, e na dança? 

 

Em “Corpos Velhos – Pra que servem?”, que teve sua estreia em 2023, um grupo de grandes bailarinos de uma geração pioneira da dança cênica brasileira vem mostrando que a dança também não tem idade, não tem tempo.

O espetáculo, que no último dia 7 lotou o Theatro Municipal de São Paulo para uma apresentação que resultou em 20 minutos de intensos aplausos, é uma das atrações confirmadas da 14ª Bienal Internacional de Dança do Ceará, que é apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Petrobras. 

 

Serão duas apresentações deste espetáculo. A primeira, vai abrir a edição no dia 28 de março, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, a partir das 18h, e a segunda, acontecerá no dia 29 de março, às 20h, no Teatro David Linhares, em Paracuru. 

Um dos espetáculos atuais mais emblemáticos e aplaudidos do país , vale a  no pena conferir! 

Mais informações em breve no site www.bienaldedanca.com e no Instagram @bienaldedanca. 

Fio_Laranja.png

A série de TV 'Se Avexe Não' terá pré-estreia

no Cineteatro São Luiz pela Orla Filmes

WhatsApp Image 2024-02-28 at 10.57.48.jpeg

Com enredo instigante, dinâmico e cheio de identificações com o ser nordestino. A série de comédia conta a história de uma família nada tradicional que é obrigada a dividir o mesmo teto em busca de superar um dos motivos mais comuns e vividos pela sociedade brasileira: a crise econômica. Além da temática principal apresentada, a obra contempla cinco personagens que trazem, em sua referência e essência, situações comuns, com características reconhecíveis e uma comunicação orgânica que abrange vários públicos de maneira bem humorada e carismática.
 
A obra escrita por Luciana Vieira, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo possui 10 episódios de 26 minutos, com gravações feitas em Fortaleza - CE e com elenco 100% cearense. 

 

Para Victor Costa, roteirista da série, a escrita do roteiro foi um processo muito divertido, “mas a primeira vez que senti que a série tinha tomado forma de verdade foi quando encontramos o elenco. Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h30.  Acesso para pessoas com deficiência . Contato: (85) 3252.4138.

Fio_Laranja.png

Exposição Centelhas em Movimento

desembarca no Espaço Cultural Unifor

WhatsApp Image 2024-02-28 at 09.21.39.jpeg

“Por acreditarmos que obras de arte podem estar em brasa quando reavivadas pelos olhares dos públicos, concebemos a fricção entre elas como ação que desprende centelhas pelos ares”. É com essa percepção que Paulo Miyada e Tiago Gualberto montaram a exposição “Centelhas em Movimento”, com obras da Coleção Igor Queiroz Barroso.


 Após bem-sucedida temporada no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a mostra chega à Fortaleza, terra natal do colecionador. A abertura da exposição acontecerá no dia 12 de março, às 19h, no Espaço Cultural Unifor.

 

A partir de 13 de março, a exposição será aberta ao público, com visitação gratuita, de terças a sextas, das 9h às 19h e, aos sábados e domingos, das 12h às 18h. Na manhã do dia 13, às 9h30, os curadores vão ministrar palestra sobre a mostra no Núcleo Diálogos, também situado no Espaço Cultural Unifor. 

 

 A mostra conta com cerca de 190 obras de autoria de mais de 55 artistas, abrangendo o período dos anos 1910 aos dias atuais, com foco especial na arte moderna brasileira. Assim, com a expografia e a montagem, os curadores buscam intensificar atritos e ressonâncias ao colocar lado a lado obras de distintos artistas, de momentos e contextos diferentes.

Fio_Laranja.png

Circo Americano faz Espetáculo

Inclusivo neste domingo (03)

WhatsApp Image 2024-02-28 at 09.04.12.jpeg

Trazendo muita diversão e inclusão, o Circo Americano promoverá neste domingo, dia 03 de março, às 10h30, uma sessão especial inclusiva com um espetáculo adaptado para pessoas com deficiência (PCD), pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

 

Durante o show, as luzes do picadeiro e da plateia serão suavizadas, a trilha sonora será acústica e serão retirados os números capazes de causar grandes ruídos ou distrações, tudo para acolher com o máximo conforto a todos, mas sem perder a essência e a magia do Circo. Uma das entidades parceiras da iniciativa é a Associação Fortaleza Azul (FAZ), que reúne famílias com pessoas autistas. Os interessados em participar da sessão especial podem se informar e adquirir ingressos no www.circoamericano.com.br ou na bilheteria presencial sem taxa.

 

"Sabemos o quanto o Circo encanta as pessoas, mas sendo um espetáculo com muitos estímulos sonoros e visuais, temos consciência de que alguns públicos precisam de uma atenção especial para poderem assistir e se maravilhar com conforto. Fomos os pioneiros nesse formato inclusivo e é algo que está na nossa missão. Será um momento lindo, de alegria e muita festa para as famílias", comenta Bryan Stevanovich, diretor de Marketing do Circo Americano.

Fio_Laranja.png

Usando o trocadilho “ Tô Só Dizendo “ amigos realizam

Show em homenagem ao Músico Tarcísio Sardinha

WhatsApp Image 2024-02-27 at 11.07.33.jpeg

"Tô só dizendo” é o título do show que vai homenagear o músico e multi-instrumentista Tarcísio Sardinha, no dia 14 de março, no Cantinho do Frango, na data de seu aniversário de 60 anos de nascimento.

 

Com uma vasta obra em composições e um legado musical que o coloca na galeria das grandes expressões da música do Ceará, Tarcísio Lima Carvalho morreu no dia 25 de abril de 2022. “O show nos 60 anos de nascimento do Sardinha é uma forma que os amigos e músicos que com ele conviveram encontraram para lembrar aquele que tanto fez pela nossa música, seja na sua própria produção em composições ou no processo de formação de novos músicos aqui no nosso Estado”, afirma o jornalista Moacir Maia, um dos idealizadores da homenagem que acontece por ocasião do aniversário de Tarcísio Sardinha 

 

Artistas como Adelson Viana, Freitas Filho, David Simplicio e Bárbara Sena, filha de Sardinha, participarão do show de homenagem “Tô só dizendo” que é uma expressão criada e imortalizada pelo multi-instrumentista, um ícone da cena musical cearense, que era usada por ele para convocar os amigos e músicos para os saraus e rodas musicais.

Fio_Laranja.png

Instituto de Música Jacques Klein está com vagas abertas

para iniciação musical e instrumentos

WhatsApp Image 2024-02-26 at 12.00.07.jpeg

O Instituto de Música Jacques Klein está com vagas abertas para cursos gratuitos de iniciação musical e instrumentos nos núcleos do Passaré e Casa José de Alencar, voltados para estudantes de escolas públicas. O objetivo é dar oportunidade para as crianças que habitam em áreas de alta vulnerabilidade social em Fortaleza, com índices elevados de violência, bem como baixíssima renda, iniciarem os estudos no universo musical.

 

No Passaré, as vagas são para crianças de 4 a 12 anos, no curso de iniciação musical e dos instrumentos Violoncelo e Contrabaixo. Já na unidade da Casa José de Alencar, as vagas são para crianças de 7 a 12 anos, no curso dos instrumentos Piano, Violino e Viola.

 

Para fazer a inscrição, o responsável precisa comparecer em uma das unidades do Instituto, portando a seguinte documentação: RG, CPF da criança e responsável. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, de  08h às 12h e de 13h às 18h, e na sexta-feira, de 08h às 12h e de 13h às 17h. As vagas são cadastro reserva.

Fio_Laranja.png

Festival de Esquetes de Fortaleza
20 espetáculos gratuitos com novos talentos cearenses

WhatsApp Image 2024-02-22 at 22.23.56.jpeg

Teatro de graça feito por algumas das mentes mais inventivas da cidade. A programação do 22° Festival de Esquetes de Fortaleza (Fesfort) segue nesse rastro e pretende chegar mais longe. O evento acontece até 25 de fevereiro no novo endereço do Teatro da Praia, na Av. Monsenhor Tabosa, com desejo de movimentar a cena artística cearense.

 

Serão apresentadas 20 esquetes teatrais cuja ênfase é destacar novos talentos. O objetivo é claro: fomentar a produção teatral da Capital e de todo o Estado, valorizando artistas e incentivando a diversidade de linguagens cênicas. Além disso, dois grandes nomes serão homenageados: o diretor Rogério Mesquita e o dramaturgo B de Paiva.

Idealizador do Fesfort, Carri Costa traça um panorama da ação. Segundo ele, o projeto inicia no fim dos anos 1990 num momento em que artistas desejosos de apostar em uma experiência diferente de teatro – com mais ousadia e liberdade de criação – não encontravam espaço para fruir a criatividade.

 

“O que tinha eram grandes teatros e espetáculos convencionais. Apenas esporadicamente aparecia um grande espetáculo que ia para o teatro com, digamos, uma cara nova, uma ousadia teatral. O festival chega para dar gás a isso tudo”, explica. A premiação do evento, inclusive, reconhece isso.

 

Serviço
22° FESFORT - Festival de Esquetes de Fortaleza 2024
Até 25 de fevereiro, de quarta a doming
o, às 19h, no Teatro da Praia (Avenida Monsenhor Tabosa, 177 - Praia de Iracema). Entrada franca

Fio_Laranja.png

Semana do Cinema oferece ingressos

a R$ 12 em salas de todo o Brasil

WhatsApp Image 2024-02-21 at 22.04.11.jpeg

Desta quinta-feira (22) até o dia 28 de fevereiro, cinemas de todo o Brasil participam da Semana do Cinema, que oferece ingressos para as sessões em cartaz a um preço fixo promocional de R$ 12, além de descontos em combos de pipoca e refrigerante.

 

A inciativa contempla todas as unidades que fazem parte da Abraplex, incluindo Arteplex, Cineart, Cinemark, Cinépolis, Cinesystem, GNC Cinemas, Moviecom e UCI Cinemas. A entrada promocional pode ser adquirida no site de venda do cinema escolhido ou no site Ingresso.com. Nesse último caso, há o acréscimo da taxa de serviço cobrada pela plataforma. A promoção não inclui pré-venda de filmes.

 

Entre as obras atualmente em cartaz estão “Anatomia de Uma Queda”, “Pobres Criaturas” — ambos concorrentes ao Oscar 2024 —, “Bob Marley – One Love”, “Madame Teia”, “Todos menos você” e “Nosso Lar 2: Os Mensageiros”, entre outros títulos.

Fio_Laranja.png

Iguatemi Bosque recebe exposição “Coleção Sansão:

Estilistas Brasileiros”, especial da Turma da Mônica

O coelho mais conhecido da história em quadrinhos nacional ganhará uma exposição especial em Fortaleza. A partir do dia 23 de fevereiro, o público poderá conferir no Shopping Iguatemi Bosque a exposição "Coleção Sansão: Estilistas Brasileiros", do coelho Sansão, da Turma da Mônica.

 

De forma gratuita, a exposição, que tem parceria com a Mauricio de Sousa Produções (MSP), contará com a produção de vários estilistas convidados, entre eles, Priscilla e Camilla Macedo, Carol Barreto, Dani, Gabriel, Isa – Isaac Silva Brands, Luiza Mallmann, Meninos Reis, Olé Rendeiras, Priscilla, Ronaldo Fraga e Walério Araújo. Dessa forma, foi possível garantir uma diversidade de estilos e contar com estilistas de várias regiões do País, pois a personagem é de todo o Brasil. 

 

Exposição Coleção Sansão: Estilistas Brasileiros

Local: Shopping Center Iguatemi - Praça do Sertanejo, no piso térreo
Data: de 23 de fevereiro a 13 de março
Endereço: Av. Washington Soares, 85 - Edson Queiroz, Fortaleza - CE
Horário de funcionamento: Segundo a domingo das 10h às 22h
Entrada gratuita

Fio_Laranja.png

Exposição Pau de Arara une a fotografia e

a cultura do Nordeste, na Biblioteca da Unifor

WhatsApp Image 2024-02-21 at 09.56.27.jpeg

Unir a fotografia e a cultura do Nordeste, visando documentar e dar visibilidade, por meio de imagens, às mais diversas localidades do estado do Ceará e Nordeste. Esse é o principal objetivo do Projeto de Extensão Universitária Pau de Arara, que busca ainda despertar nos alunos a importância da cultura regional, propiciando uma vivência da nossa cultura. Em sua 18ª edição, a iniciativa realizará, do dia 22 de fevereiro a 21 de abril, a mostra Pau de Arara: Fotografia e Vivências – Ir perto para ver longe.

 

A exposição, que tem visita gratuita e aberta ao público, acontecerá no hall da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz.

 

A mostra contempla as melhores imagens produzidas na última edição do projeto. Serão exibidas 30 fotografias feitas pelos alunos em dezembro de 2023, além de fotografias dos curadores da exposição.


Segundo Jari Vieira, professor da disciplina de fotografia e coordenador do projeto Pau de Arara, as fotografias mostram a vivência dos alunos em dois dias por Nova Olinda e Juazeiro do Norte, no Cariri, e retratam a essência da cultura do local em suas diversas formas de representação.

Fio_Laranja.png

Zé Ramalho se apresenta no Espaço Unimed, SP

com "Show dos Sucessos - Vol.2"

EU-Ze-#769Ramalho-Home--1- (1).jpg

Espaço Unimed, uma das principais casas de shows do Brasil, apresenta no dia 1 de março, o cantor Zé Ramalho, com o Show dos Sucessos Volume 2.

 

Ainda nos anos 1960, em João Pessoa, Zé participou de alguns grupos musicais influenciados pela Jovem Guarda. Seus ídolos eram Renato Barros (do grupo Renato e Seus Blue Caps), Leno & Lílian, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Golden Boys, The Rolling Stones, Pink Floyd, The Beatles e Bob Dylan. A esta influência se misturou a literatura de cordel, o que gerou sua escrita absolutamente original e única.

 

Em 1974, participou da trilha sonora do filme “Nordeste: Cordel, Repente e Canção”, da cineasta Tânia Quaresma. A partir dessa experiência ele encontrou o caminho da mistura entre os elementos nordestinos e roqueiros, que influenciaram toda sua carreira: do rock’n’roll ao forró. 

Fio_Laranja.png

BACK TO BLACK: CINEBIOGRAFIA

de Amy Winehous estréia dia 12 de abril

WhatsApp Image 2024-02-20 at 23.12.24.jpeg

Amy uma  das vozes mais marcantes e influentes do século XXI, misturando jazz, blues, soul e pop em canções confessionais e emocionantes. Com sucessos como “Rehab”, “You Know I’m No Good” e “Back to Black”, ela conquistou milhões de fãs e seis prêmios Grammy, antes de morrer precocemente em 2011, aos 27 anos, por intoxicação por álcool.

 

Agora, a sua história vai ganhar as telas do cinema em um filme biográfico chamado “Back to Black”, que leva o nome de seu segundo e último álbum de estúdio. O longa é dirigido por Sam Taylor-Johnson, cineasta responsável por “Cinquenta Tons de Cinza” (2009) e “O Garoto de Liverpool” (2015), cinebiografia de John Lennon. O roteiro é assinado por Kieran Fitzgerald, que escreveu “Snowden: Herói ou Traidor” (2016).

 

A atriz que interpreta Amy Winehouse é Marisa Abela, que ficou conhecida por sua atuação na série “Industry” (2020), da HBO. A jovem de 24 anos impressiona pela semelhança física com a cantora, como mostra a primeira imagem divulgada do filme. 

 

Abela passou por um intenso processo de preparação, que incluiu aulas de canto, dança e piano, além de estudar a vida e a personalidade de Winehouse.

Fio_Laranja.png

Circo Americano promove espetáculo

gratuito no Aterro da Praia de Iracema na quinta-feira (22)

WhatsApp Image 2024-02-20 at 11.23.48.jpeg

O espetáculo será aberto ao público com atrações como o incrível Homem-Bala, Globo da Morte, Freestyle motocross, acrobacias aéreas com o cantor Waldonys, paraquedismo, além de outras surpresas. 


Espalhando alegria e animação por onde passa e após o grande sucesso de público no Carnaval, o Circo Americano fará uma única apresentação aberta ao público, com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, na quinta-feira, 22 de fevereiro, no Aterro da Praia de Iracema, às 16h45. 


O público cearense e turistas poderão conferir de perto números de tirar o fôlego, como o Globo da Morte, Palhaços, O Incrível Homem-Bala, Freestyle Motocross, acrobacias aéreas com o cantor Waldonys, paraquedismo, e mais surpresas. Para Bryan Stevanovich, diretor do Circo Americano, a magia vai tomar conta do Aterro da Praia de Iracema. "Nossa missão é levar a alegria do circo a todo mundo. E Fortaleza é uma cidade que está no nosso coração. Não poderíamos passar por aqui sem fazer algo que impactasse o público cearense", diz.

Fio_Laranja.png

Amaro Freitas e Zé Manoel apresentam “Clube da Esquina”

na Caixa Cultural Fortaleza

WhatsApp Image 2024-02-19 at 16.07.37.jpeg

Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 23 a 25 de fevereiro, Amaro de Freitas e Zé Manoel no show em homenagem ao álbum Clube da Esquina. Os músicos pernambucanos fazem um tributo ao lendário álbum lançado em 1972, em apresentação intimista no formato voz e piano. Ambos são compositores gigantes do mundo do jazz clube. 

 

O projeto já passou pela Caixa Cultural Recife, São Paulo e Rio de Janeiro, reunindo grande público, e chega a Fortaleza para três apresentações na capital cearense.

 

Com Amaro Freitas ao piano e Zé Manoel na voz, os músicos fazem um passeio pelas canções do álbum lançado em 1972, que reuniu Milton Nascimento, além de outros grandes nomes da música mineira, como Lô Borges, Beto Guedes, Ronaldo Bastos e Fernando Brandt. Clássicos como Tudo que Você Podia Ser, Cais, O Trem Azul e Um Girassol da Cor do Seu Cabelo ganham uma nova roupagem com a interpretação singular dos dois artistas.

Fio_Laranja.png

Pós-carnaval: casas de shows promovem

eventos de pagode e sertanejo em Fortaleza

Apesar da despedida do carnaval, a animação do público fortalezense segue fervorosa em busca de novos momentos de diversão. Com isso, casas de shows da capital cearense preparam atrações para aproveitar o pós-carnaval. Dentre elas, o  Grupo Austin que preparou em suas casas apresentações para expandir a animação dos fortalezenses e turistas.

 

"Nós preparamos atrações que trazem essa animação tanto para os turistas que ainda permanecem na cidade quanto para os fortalezenses", comenta Daniel Meireles, CEO do Grupo Austin. 

 

O Pagode da Diretoria realiza o primeiro pagode de 2024, com as atrações Diretoria S/A e Felipim. Já para os amantes de sertanejo, o Austin Pub realiza o "Clássicos Sertanejos", tendo como apresentações o músico Joel Tomaz, a Austin Band e a DJ Jay Lu.

 

Para aqueles que buscam diversidade musical, a Living realiza o "Fica à Vontade" , com as atrações Ian, grupo Souse7e e o DJ Bruno Hedy. Para encerrar o clima de ressaca do carnaval, a Diretoria Vibes promove "NumaVibe" conhecido pagode de domingo da casa. O evento acontece no dia 18 de fevereiro.

Fio_Laranja.png

Indicado ao Oscar de melhor documentário,

'As 4 Filhas de Olfa' estreia no Brasil em 7 de março

WhatsApp Image 2024-02-16 at 08.36.08.jpeg

Dirigido por Kaouther Ben Hania (“O Homem que Vendeu Sua Pele”),  “As 4 Filhas de Olfa”, filme vencedor de Cannes e indicado ao Oscar 2024 de melhor documentário em longa-metragem, chega às salas de cinema brasileiras em 7 de março de 2024, com distribuição da Synapse Distribution.

 

 O longa acompanha a vida de Olfa, uma mulher tunisiana que teve quatro filhas. As duas mais velhas desapareceram, e para contar sua história a diretora escalou duas atrizes que passaram a viver com Olfa por um tempo. Assista ao trailer legendado neste link e acesse os materiais do filme aqui.

 

A cineasta Kaouther Ben Hania conta que a ideia para o documentário surgiu em 2016, quando estava terminando um outro projeto, “Zaineb Hates the Snow” - que também abordava uma família de uma mãe e quatro filhas. “Ouvi Olfa falando no rádio sobre a trágica história de suas filhas. Sua história me intrigou e me emocionou. Olfa me fascinou desde o início. Vi nela uma personagem poderosa para o cinema. Ela era a personificação de uma mãe com todas as suas contradições, ambiguidades e problemáticas. Tive vontade de explorar e entender o seu lado, então liguei para o jornalista (da emissora de rádio) e ele me deu o número de telefone para que eu pudesse falar com ela. Foi assim que tudo começou.”

Fio_Laranja.png

Teatro RioMar Fortaleza recebe o

espetáculo "Disney Magia & Sinfonia"

WhatsApp Image 2024-02-16 at 08.33.08.jpeg

A magia retorna ao Brasil com o espetáculo "Disney Magia & Sinfonia". Em Fortaleza, a curta temporada acontece nos dias 09 e 10 de março de 2024, no Teatro RioMar Fortaleza, em seis sessões. Os ingressos já estão disponíveis através do site www.uhuu.com.br ou na bilheteria do Teatro.

 

Essas serão as chances de comemorar, pela primeira vez, assistindo os maiores universos Disney em um só show! Disney, Pixar, Star Wars, Marvel e National Geographic estarão reunidas em um concerto sinfônico espetacular, ideal para toda a família.

 

"Disney Magia & Sinfonia" apresenta uma experiência única, repleta de emoção e encanto. Com 10 cantores ao vivo e efeitos visuais incríveis, o espetáculo apresentará 21 músicas que marcaram gerações. Desde o hit "Não Falamos do Bruno" até "Minha Intuição", passando por "Amigo, Estou Aqui", o público será convidado a ouvir os temas de personagens como Capitã Marvel e, até mesmo, Darth Vader.

Fio_Laranja.png

Circo Americano 

Confira a Programação abaixo e và apreciar um super show Internacional

2e2cb9c0-75ea-4388-9fdd-5adbf34dafd7.jpg

O Espetáculo Internacional que tem surpreendido milhares de pessoas por onde passa segue encantando o público cearense.

Confira a Programação abaixo e và apreciar um super show Internacional. ⠀
• Segunda a Sexta: 20h30
• ⁠Sáb. e Dom: 16h, 18h e 20h30
⠀⠀

O Circo Americano está localizado na Avenida Washington Soares, em frente ao Centro de Eventos do Ceará. Os ingressos custam entre R$ 35 e R$ 150 e estão disponíveis no site www.circoamericano.com.br. Para quem optar pela compra presencial, os ingressos também podem ser adquiridos sem taxa na Bilheteria do Circo.

Fio_Laranja.png

Acompanhe a folia carnavalesca

no Shopping Rio Mar Fortaleza

3a8edf18-46f4-436d-b2c7-bba954a1be8e.jpg

As cores e a alegria do período mais aguardado pelos brasileiros chegaram à capital cearense animando foliões de todas as idades, inclusive o público infantil que terá uma programação variada durante  o Carnaval. No RioMar Fortaleza, a folia tem início na sexta-feira, 09/02, a partir das 17h, no “Bailinho de Carnaval do RioMar” com Bloquinho Tacs Tacs e os Transacionais, no Estacionamento da Lagoa do Papicu.

 

Já no sábado, 10/02, é a vez dos pequenos foliões aproveitarem o Bailinho de Carnaval com Bloquinho Tac Tacs e Banda Reite, no RioMar Fortaleza, das 17h às 21h. 

 

Com o slogan “A Folia é Aqui”, o Carnaval oficial do shopping acontece no sábado, 10, com a Banda BBK, animando a criançada, e o Grupo QDS, tocando os maiores clássicos do pagode e do samba. A programação infantil começa às 16h, na Praça de Eventos, no Piso L3.


 No local, as famílias ainda poderão se divertir com animação infantil, pinturas faciais, personagens temáticos e muito mais! O Grupo QDS anima os foliões na Praça de Alimentação, a partir das 18h, na Praça de Alimentação.

Fio_Laranja.png
Fio_Laranja.png

Exposição Pau de Arara acontece de fevereiro

a abril na Biblioteca da Unifor

WhatsApp Image 2024-02-08 at 19.55.07.jpeg

Unir a fotografia e a cultura do Nordeste, visando documentar e dar visibilidade, por meio de imagens, às mais diversas localidades do estado do Ceará e Nordeste. Esse é o principal objetivo do Projeto de Extensão Universitária Pau de Arara, que busca ainda despertar nos alunos a importância da cultura regional, propiciando uma vivência da nossa cultura.

Em sua 18ª edição, a iniciativa realizará, do dia 22 de fevereiro a 21 de abril, a mostra Pau de Arara: Fotografia e Vivências – Ir perto para ver longe. A exposição, que tem visita gratuita e aberta ao público, acontecerá no hall da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza.

 

A mostra contempla as melhores imagens produzidas na última edição do projeto. Serão exibidas 30 fotografias feitas pelos alunos em dezembro de 2023, além de fotografias dos curadores da exposição. Segundo Jari Vieira, professor da disciplina de fotografia e coordenador do projeto Pau de Arara, as fotografias mostram a vivência dos alunos em dois dias por Nova Olinda e Juazeiro do Norte, no Cariri, e retratam a essência da cultura do local em suas diversas formas de representação. 

 

A exposição é fruto do projeto de extensão homônimo que leva alunos da disciplina de fotografia para documentar, por meio de imagens, as mais diversas localidades do estado do Ceará e Nordeste.

Fio_Laranja.png

Confira a animada programação

do Carnaval de Fortaleza 

WhatsApp Image 2024-02-08 at 10.48.33.jpeg

O Carnaval em Fortaleza está chegando e a contagem regressiva já começou. Serão quatro dias de folia (10 a 13 de fevereiro) acontecendo em oito polos tradicionais da cidade. Esse é o ápice do Ciclo Carnavalesco, que teve início em janeiro com quatro fins de semana animados de Pré-Carnaval.

 

Na programação deste ano, estão confirmados artistas nacionais como Diogo Nogueira, Maria Rita, Solange Almeida, Criolo, Baby do Brasil, Márcia Fellipe e Zeca Baleiro. Além disso, diversos talentos locais se apresentarão nos oito polos preparados para a festa: Benfica, Domingos Olímpio, Parque Rachel de Queiroz, Mercado da Aerolândia, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Passeio Público e Aterrinho da Praia de Iracema.

 

A programação dos polos inclui cortejos de maracatus e blocos na Avenida Domingos Olímpio, afoxés e escolas de samba no Aterrinho da Praia de Iracema, além de muita animação em outros locais.

 

E para quem curte o Carnaval de forma mais tranquila, há opções para o público infantil nos polos Passeio Público e Parque Rachel de Queiroz, garantindo a diversão dos pequenos.

 

Diogo Nogueira, Maria Rita e Criolo são algumas das atrações do Carnaval 2024 de Fortaleza.
Crédito: Guto Costa/Divulgação e Daryan Dornelles/Divulgação

Fio_Laranja.png

Netflix divulga novo vídeo de ‘Avatar:

O Último Mestre do Ar’

WhatsApp Image 2024-02-08 at 19.28.37 (1).jpeg

Netflix divulgou mais um vídeo sobre Avatar: O Último Mestre do Ar nesta quinta-feira (7). A história é uma reimaginação em live-action da amada série animada que segue Aang, o jovem Avatar. Enquanto ele aprende a dominar os quatro elementos (Água, Terra, Fogo, Ar) para restaurar o equilíbrio de um mundo ameaçado pela aterrorizante Nação do Fogo.

A estreia vai acontecer estreia globalmente em 22 de fevereiro de 2024.

 

 

Água, Terra, Fogo e Ar: quatro nações viviam em harmonia, sob a tutela de Avatar, o mestre dos 4 elementos e guardião da paz. Mas tudo mudou quando a Nação do Fogo resolveu conquistar o mundo, atacando e dizimando os Nômades do Ar.

Fio_Laranja.png

Festival Jazz & Blues festeja 25 anos no Carnaval,

em Guaramiranga

WhatsApp Image 2024-02-08 at 11.20.16 (1).jpeg

O Carnaval está chegando e com ele o tradicional Festival Jazz & Blues, que desde 2000 acontece nesse período, na cidade serrana de Guaramiranga, no Ceará. Em 2024, de 10 a 13 de fevereiro, será a edição comemorativa de 25 anos. Shows, bate-papos e oficinas vão marcar a programação. Entre as atrações, o cantor, compositor e ator cearense Rodger Rogério será homenageado. O artista é um dos mestres da geração conhecida como “Pessoal do Ceará”, um dos mais importantes movimentos da música contemporânea do Brasil da década de 1970.

 

Serão quatro dias de muito jazz, blues e outros gêneros musicais afins, ambientados na cidade, conhecida por seus encantos serranos e clima ameno, localizada no Maciço de Baturité, a cerca de 100Km de Fortaleza. Toda a programação e informações sobre acessos poderão ser consultados em breve no site www.jazzeblues.com.br e nas redes sociais Facebook [Festival Jazz & Blues (CE)] e Instagram [@festivaljazzeblues].

Fio_Laranja.png

Marcos Lessa canta sucessos de carnaval em show especial

do "Bloquinho do Lessa", neste sábado

Iniciando a temporada de shows para o Carnaval, o cantor e compositor Marcos Lessa se apresenta no restaurante Illa Mare, no dia 10 de fevereiro, sábado de carnaval, às 15h. Com repertório eclético voltado para clássicos do samba, axé e MPB, o músico interpreta sucessos que marcaram a época festiva. O show faz parte do projeto musical "Bloquinho do Lessa". 

 

"Carnaval é uma época de muita alegria, de unirmos com quem amamos para celebrar a vida e cultura do nosso país. Com isso, agrego ao "Bloquinho do Lessa" grandes sucessos da música nacional e que marcaram a vida das pessoas, aproveitando o momento e também lembrar dos bons momentos vivenciados no embalo daquela música. Isso é a mágica do carnaval", comenta o cantor e compositor, Marcos Lessa. 

Fio_Laranja.png

CarnaMetal
Bloco do Eu Bebinho

408008884_1486189638604684_2415792336007874462_n.jpg

Com o intuito de oferecer programação musical para quem curte rock, o bar Esconderijo realiza, no próximo sábado (10), o CarnaMetal - Bloco do Eu Bebinho, festival com oito bandas de Fortaleza. Se apresentam grupos de tributo a Bruce Dickinson, System of a Down, Slipknot, Metallica, Megadeth, Avenged Sevenfold, Linkin Park e Evanescence.

Serviço

 

Esconderijo Rock Pub
Data: 10 de fevereiro - Endereço: Av. João Pessoa, 4558 - Damas
Ingressos: R$ 35 - Mais informações: @esconderijocarnametal

Fio_Laranja.png

Fortaleza recebe Navio Espanhol, que circulou

o mundo 11 vezes,  para visitas gratuitas

WhatsApp Image 2024-02-06 at 08.43.23.jpeg

No dia 12 de fevereiro, o público terá a oportunidade de visitar gratuitamente o Navio-Escola Juan Sebastián Elcano da Marinha da Espanha, que estará ancorado no Porto de Mucuripe, no Bairro Cais do Porto, em Fortaleza. Possuindo 113 metros de comprimento e mais de 3.700 toneladas, conta com uma tripulação composta por 21 oficiais, 21 sub-oficiais, 02 mestres civis e 135 militares da categoria de Marinharia e Tropa

 

Com quase um século de existência, esta embarcação é reconhecida na Europa por ter circum-navegado o globo 11 vezes. Possuindo 113 metros de comprimento e mais de 3.700 toneladas, conta com uma tripulação composta por 21 oficiais, 21 sub-oficiais, 02 mestres civis e 135 militares da categoria de Marinharia e Tropa.

 

Partindo de Cádiz, no sul da Espanha, em 19 de janeiro, o navio está programado para chegar a Fortaleza em 11 de fevereiro, permanecendo até 15 de fevereiro, quando seguirá para Santo Domingo, capital da República Dominicana, na América Central.

 

 A visitação é gratuita e limitada ao cadastro neste site por meio do site visita.docasdoceara.com.br.

Fio_Laranja.png

Planetário do Centro Dragão do Mar

traz sessões e atividades gratuitas no Carnaval

WhatsApp Image 2024-02-05 at 11.21.40.jpeg

Em fevereiro, o Planetário Rubens de Azevedo, que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural que compõe a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) ligados à Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar, renova sua grade de sessões lúdicas e mantém a oferta de atividades gratuitas. 

 

Aos sábados (dias 10, 17 e 24), sempre às 16h, tem Música nas Estrelas, programa de sessões especiais que combinam projeções em fulldome com trilhas musicais. O acesso é gratuito, sendo necessário retirar convite uma hora antes, na bilheteria do Planetário, sendo disponibilizados 50 lugares por sessão.

 

No dia 15 de fevereiro (quinta-feira), das 19h às 21h, o Planetário realiza mais um Noite das Estrelas, programa gratuito de observação astronômica a partir de um telescópio especial, disponibilizado ao público em geral para a visualização de crateras da lua, planetas, nebulosas, etc. A participação é gratuita e livre, por ordem de chegada. 

 

O Planetário mantém a oferta de sessões lúdicas sobre Astronomia e Ciências afins, de quinta a domingo. Excepcionalmente nos dias 10 e 11, no feriadão do Carnaval, serão realizadas as sessões entre 17h e 19h. Os ingressos para as sessões, que custam R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, podem ser adquiridos no site da Sympla Bileto e na bilheteria física no Dragão.

Fio_Laranja.png

Banda Integração Cidadã e Luisinho Magalhães

se apresentam no Festival Alta Estação

WhatsApp Image 2024-02-01 at 16.54.21.jpeg

No próximo domingo (04/02), o projeto Cultura à Beira Mar - Edição Festival Alta Estação promove uma noite repleta de música e animação, com duas atrações imperdíveis. A abertura do evento ficará por conta da Banda Integração Cidadã, a partir das 18h, seguida pelo cantor Luisinho Magalhães.

 

A Banda Integração Cidadã é um grupo formado inteiramente por servidores da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). Reconhecida por suas apresentações musicais de pré-carnaval nos sete terminais da cidade, a banda tem como objetivo aproximar a GMF dos usuários dos equipamentos, levando alegria através das canções.

Fio_Laranja.png

Banda Oingo Boingo virá ao Brasil

para 5 shows da turnê de despedida

WhatsApp Image 2024-01-31 at 22.10.03.jpeg

Os fãs do rock dos anos 1980 vão adorar essa notícia. Cinco integrantes originais da banda Oingo Boingo vão fazer shows no Brasil. Apresentando-se como Oingo Boingo Former Members desde 2005, o grupo despede-se dos palcos com uma turnê iniciada no ano passado. E vão fazer quatro shows no Brasil durante sua passagem pela América do Sul.

 

Os shows serão em São Paulo (dia 29 de maio, no Espaço Unimed) e no Rio de Janeiro, dia 30 do mesmo mês, no Qualistage. Também estão marcadas apresentações em Curitiba, Porto Alegre e Ribeirão Preto (SP) em junho.

Fio_Laranja.png

Canvor Silva se apresenta no último fim de

semana de Pré-Carnaval em Fortaleza

WhatsApp Image 2024-01-30 at 19.51.13.jpeg

O cantor e compositor Silva é um dos destaques do último fim de semana de Pré-Carnaval em Fortaleza. Em clima carnavalesco, o artista faz show na noite de sábado (03/02), às 21h, no Aterrinho da Praia de Iracema.

 

Outras atrações se apresentam de sexta-feira a domingo (02 a 04/02), de forma simultânea, em 10 polos da cidade, sendo dois deles a novidade deste ano: o Espigão do Náutico, com o projeto Pôr do Sol, e o Centro Cultural Belchior.

 

Além desses, os foliões poderão se divertir nos oito polos já tradicionais da Cidade: Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas), Mocinha (Rua Padre Climério com Rua João Cordeiro), Aterrinho da Praia de Iracema, Passeio Público, Parque Rachel de Queiroz, Raimundo do Queijo e Benfica (Praça João Gentil).

Fio_Laranja.png

 

Centro Cultural Belchior encerra pré-carnaval

com shows e exposição sobre Maracatu

Na próxima sexta-feira (02/02), o Centro Cultural Belchior (CCBEL) traz muita música, Maracatu e diversão para os foliões. Às 17h, os visitantes poderão aproveitar uma experiência única trazida pela exposição sobre Maracatu e reisado,  'Petite Format', do artista plástico Canttídio Brasil. A abertura da mostra ficará por conta da apresentação do Maracatu Imperial, no Largo do CCBEL.

 

O trabalho de Canttídio oferece acesso à história e à tradição da manifestação do folclore brasileiro por meio de apresentações lúdicas. A imersão contará com 23 telas, de cores vibrantes e formas expressivas, além de manequins com indumentárias características do maracatu e do reisado. Fotografias do reisado também serão exibidas para ilustrar sua importância. A mostra ocorre de terça-feira a sábado, das 9h às 21h, até o dia 15 de fevereiro. 

 

Às 18h, começa a apresentação do último dia do ciclo pré-carnavalesco do Bloco "Esse Ano Eu Não Morro", com a presença dos artistas Ricardo Barsotelli, Armando Teles e Vannick Belchior, filha do saudoso cantor Belchior. A partir das 18h, os foliões vão dançar ao som de ritmos contagiantes, em um ambiente de pura alegria e descontração.

Fio_Laranja.png

Casa do Barão de Camocim recebe exposição

sobre a trajetória artística do figurinista Flávio Phebo

WhatsApp Image 2024-01-25 at 09.21.26.jpeg

Nesta quinta-feira (25/01), às 18h, a Casa do Barão de Camocim abrirá suas portas para homenagear Flávio Ary Barbosa Phebo, grande ícone figurinista do teatro cearense. A exposição "Flávio Phebo - A trajetória do figurinista e cenógrafo pelo grupo teatral Comédia Cearense" promete transportar os visitantes para o universo criativo e singular do artista por meio de figurinos desenhados e usados em famosas peças encenadas no Ceará.

 

A cerimônia de abertura ocorrerá no dia 25/01 e promete ser um momento emocionante, reunindo amantes das artes para celebrar a vida e a contribuição de Flávio Phebo para a cena do teatro no estado.

 

A mostra estará aberta ao público até o dia 09 de março, com acesso gratuito. O Centro Cultural Casa do Barão de Camocim receberá visitantes de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Fio_Laranja.png

2º Encontro Sertão Central de Carros Antigos

ocorre de 26 a 28 em Quixeramobim

WhatsApp Image 2024-01-25 at 08.23.29.jpeg

O município de Quixeramobim recebe neste final de semana o 2º Encontro Sertão Central Antigos Automobilistas do Ceará. O evento é organizado pelo empresário Alceu Coutinho e conta com o apoio da Prefeitura de Quixeramobim, por meio da Secretaria de Esporte. 

 

O evento inicia nesta sexta sexta, 26, e encerra no domingo, 28.  De acordo com a organização, o objetivo é celebrar a paixão pelos clássicos automobilísticos e reviver a história sobre quatro rodas.  A programação deve contar com recepção, exposição, música, uma série de visitas por pontos turísticos da cidade.

Fio_Laranja.png

Wilton Bezerra  lança seu novo

livro no  Cantinho do Frango

Literatura e música iniciam a programação do Cantinho do Frango desta semana. Nesta sexta-feira, 26, às 18h, o comentarista Wilton Bezerra  fará noite de autógrafos no lançamento do terceiro volume de seu livro "Crônicas e Causos". A obra é resultado de crônicas escritas  para jornais e páginas de Facebook. O conteúdo das crônicas é singelo, falando de  assuntos como,  futebol e das dimensões do cotidiano. Os causos derivam de uma rica vivência na rádio cearense. Valor do livro: R$ 50,00.

 

Também na sexta-feira, às 19h, o cantor e compositor Paulo Façanha acompanhado do percussionista Hoto Júnior faz show com seus sucessos e também com repertório de clássicos da MPB.

Fio_Laranja.png

Pré-Carnaval: Bloco "Esse Ano Eu Não Morro"

agita as noites de sexta-feira no Centro Cultural Belchior

WhatsApp Image 2024-01-24 at 07.50.51.jpeg

O pré-Carnaval de Fortaleza agora conta com o Centro Cultural Belchior como polo oficial da folia e com o mais novo bloco "Eu Esse Ano Eu Não Morro", criado em homenagem ao cantor Belchior. Todas as sextas-feiras, até o dia 02/02, os foliões têm um encontro marcado no largo da Casa de Praia da Música, em frente à Praia do Lido Manso, a famosa praia do Crush.


Nesta sexta-feira (19/01), a partir das 17:30, a folia será comandada por Ricardo Barsotelli, Bloco Dragões do Ritmo e a banda Couros e Metais. A programação nas próximas sextas promete manter a animação e o encontro de gerações em alta, com uma programação diversificada. No dia 26/01, o Malbeck Show se apresenta às 18h, e a partir das 20h10 o Bloco A Turma do Mamão. Fechando com chave de ouro, na última sexta (02/02), Armando Teles, Mel Matos e Vannick Belchior encerram a folia.

Fio_Laranja.png

Feira reúne artesanato de várias partes

do mundo no Terrazo Shopping

Exposição Pau de Arara acontece de fevereiro

a abril na Biblioteca da Unifor

O Terrazo Shopping, localizado no Eusébio, está sediando a Feira de Artesanato Artitudo, que reúne expositores nacionais e internacionais. Localizados na Praça de Eventos em frente à Renner, os estandes apresentam uma variedade de produtos, proporcionando aos visitantes uma verdadeira viagem internacional através das culturas artesanais de diferentes países.

 

A feira abriga uma ampla gama de artigos, incluindo roupas, acessórios e peças decorativas da Índia, queijos, vinhos, salames e doces cristalizados brasileiros, artigos esotéricos, doces marroquinos, óleos essenciais, difusores e até mesmo roupas para bonecas.

 

Um dos destaques do evento é a "Árvore do Desejo", que tem conquistado a atenção dos visitantes. Os participantes são convidados a pendurar seus desejos, sejam eles sentimentais ou profissionais, em papéis em forma de maçãs que são posteriormente dispostos na árvore. Ao final do evento, a "Árvore do Desejo" estará repleta de frutos simbolizando os desejos compartilhados pelos participantes.

 

A Feira de Artesanato Artitudo está aberta para visitação gratuita de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados das 13h às 21h. A exposição permanecerá no Terrazo Shopping até o dia 25 de fevereiro.

Fio_Laranja.png

Marcos Lessa é convidado para se apresentar

em renomado Hotel no Rio de Janeiro

WhatsApp Image 2024-01-23 at 21.12.39.jpeg

Referenciado por sua trajetória de aclamação a Música Popular Brasileira (MPB), o cantor e compositor Marcos Lessa é um dos principais expoentes do gênero no Estado. Devido a este reconhecimento, o cearense foi convidado para apresentar-se no Hotel Fairmont Copacabana, um dos principais da área hoteleira carioca, no dia 25 de janeiro.  


Na ocasião, Marcos Lessa se apresentará com um repertório de Bossa Nova, cantando sucessos marcados por sua voz e também de artistas que inspiraram sua trajetória como artista. Para o cantor, cantar no Hotel Fairmont Copacabana marca a exportação das suas características como intérprete e de suas coletâneas musicais para outros espaços, cidades e estados. 


Marcos cantará seus sucessos e clássicos da Bossa Nova na noite em que ocorre leilão da guitarra do cantor Roberto Menescal, fundador do gênero

Fio_Laranja.png

Lançamentos católicos no

cinema em 2024. Veja Sinopse

WhatsApp Image 2024-01-22 at 11.22.40.jpeg

A distribuidora católica, Kolbe Arte, divulgou seus novos lançamentos para este ano de 2024. A partir de março todos estão convidados para organizar seus grupos e encher as salas de cinema e com isso, viverem uma nova experiência de fé 

 

Os filmes da Kolbe que estrearão em 2024: A Serva se passa num cenário há quase 200 anos, o filme trata da vocação de proteger mulheres  que não tinham oportunidades .

 

O filme Lera retrata uma empregada doméstica que fugiu da Ucrânia, acaba de ser presa sob a acusação de roubo. Na prisão conhece Julia e Michaela, duas prostitutas, a quem conta a história da mulher que mudou a sua vida.

 

Guadalupe “Mãe da Humanidade”. Este longa-metragem é um esforço para revelar o que ainda não foi dito e compreendido sobre as aparições proféticas da Virgem de Guadalupe. 

 

Maximiliano e eu trata de um  idoso mentor de um adolescente rebelde e apaixonado, compartilhando com ele a extraordinária história do herói polonês: Maximiliano Kolbe. A fé inabalável e a compaixão ilimitada de Kolbe acabaram por levá-lo a fazer o sacrifício final por outro prisioneiro no campo de concentração nazista de Auschwitz.

Fio_Laranja.png

Shoppings RioMar agita Fortaleza com

programação de Pré-Carnaval gratuita

WhatsApp Image 2024-01-18 at 10.30.33.jpeg

Neste fim de semana o RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, agitam a capital cearense com festas gratuitas de pré-carnavais. A programação teve início nesta sexta-feira, 19, com Felipim, na Vibe Folia do RioMar Kennedy, na Praça de Alimentação do Piso L3. Já no sábado, 20/1, os pequenos foliões aproveitaram para curtir o especial de pré-carnaval do Festival da Criança, com a banda BBK, tocando os hits do carnaval para a criançada.

 

No RioMar Fortaleza, no domingo, dia 21/01, a festa será no Estacionamento da Lagoa do Papicu com o Baqueta Clube de Ritmistas abrindo a programação, das 17h às 18h. Na sequência, os foliões vão curtir muito axé com a Banda Verão S/A. No local, o público conta com espaço gastronômico com bar, área instagramável, atrações infantis para as famílias com brinquedos infláveis, entre outros.

Fio_Laranja.png

Paulinho da Viola é atração

neste sábado (20/01), na Praia de Iracema

O segundo fim de semana de pré-Carnaval em Fortaleza traz como atração um dos grandes nomes da música brasileira. O sambista Paulinho da Viola se apresenta no sábado (20/01), às 21h, no palco do Aterrinho da Praia de Iracema, com show da turnê de 80 Anos.

 

Outras atrações pré-carnavalescas se apresentam de sexta-feira a domingo (19 a 21/01), de forma simultânea, em 10 polos da cidade, sendo dois deles a novidade deste ano: o Espigão do Náutico, com o projeto Pôr do Sol, e o Centro Cultural Belchior. Além desses, os foliões poderão se divertir nos oito polos já tradicionais da Cidade: Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas), Mocinha (Rua Padre Climério com Rua João Cordeiro), Aterrinho da Praia de Iracema, Passeio Público, Parque Rachel de Queiroz, Raimundo do Queijo e Benfica (Praça João Gentil).

 

Segundo fim de semana

Na sexta-feira (19/01), a partir das 17h30, Centro Cultural Belchior, Ricardo Barsotelli, Bloco Dragões do Ritmo e a Banda Couros e Metais abrem a programação. No Mercado dos Pinhões, também a partir das 18h, o Bloco Sambamor e Essas Mulheres conduzem a folia. Na Praça do Ferreira, às 18h, a banda Luxo da Aldeia e Gabi Nunes animam os foliões.

 

No sábado (20/01), às 16h, o Benfica recebe o Bloco A Turma do Mamão. Na sequência, DJ Thalu, banda Banzobeat, Alê Eloi e as Alencarinas, além da banda Nick Sol se apresentam ao público. No Aterrinho da Praia de Iracema acontece o tradicional cortejo das baterias de samba, iniciando às 16h30. A partir das 18h, a animação será ao som da DJ Bruna Queiroz & Maestro Mecânico. Às 19h, a banda Os Transacionais sobe ao palco e, logo após, às 21h, o sambista Paulinho da Viola entra em cena com show da turnê de 80 Anos. O Bloco Bonde Batuque encerra a noite de festa.

 

Também no sábado, a partir das 17h, no Mercado dos Pinhões, DJ Adrian Brasil, Gilson Duty, Anderson Monteiro e a banda Fortaleza Folia integram as atrações do polo. Na Mocinha, a diversão começa às 18h com o Bloco Num Ispaia Sinão Ienche. No Parque Rachel de Queiroz, a programação inicia às 18h com o Bloco do Zé Almir e continua ao som de Dedim Gouveia Jr.. A Praça do Ferreira terá as apresentações do Bloco Concentra Mas Não Sai e Bárbara Sena e Banda.

 

No domingo (21/01), o polo Raimundo do Queijo começa os trabalhos às 10h, com Samba Luiz da Viola, Fabiano Brandão e Samba de Odé. No Benfica, a diversão tem início às 12h30 com a Banda Quatorze Zeromeia. Em seguida, Afoxé Omôrisà Odé, DJ Gomes Smith, Paulo Maurício, Yane Caracas e Banda Brasilis animam o público. No Espigão do Náutico, o projeto Pôr do Sol inicia às 17h, com Pantico Rocha e Fervo Maresia. Em seguida, se apresenta Isabela Serpa.

 

Programação infantil

No domingo (21/01), a programação infantil no Passeio Público inicia às 9h e conta com as apresentações do Bloquinho da Aquarela e da Banda Dragaxé Raiz do Poço. 

 

No Parque Rachel de Queiroz, a partir das 16h, a animação dos pequenos é comandada pela Charanga Tio Marcão Lindão e Banda e Lu Nunes.

 

Homenagem

Este ano, o Ciclo Carnavalesco homenageia o compositor, arquiteto e poeta brasileiro, Fausto Nilo, que completa 80 anos em 2024. Ao lado de nomes como Ivan Lins, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, é um dos autores brasileiros com maior número de composições - cerca de 500 músicas.

 

Em sua parceria com o baiano Moraes Moreira, criou alguns dos maiores hinos do Carnaval, como "Chão da Praça", "Bloco do Prazer" e "Eu Também Quero Beijar".

 

Ao longo dos seus 50 anos de carreira, suas músicas foram registradas por artistas como Maria Bethânia, Fagner, Gal Costa, Elba Ramalho, Ednardo, Pepeu Gomes, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Lulu Santos, Geraldo Azevedo, Caetano Veloso, Zé Ramalho e Cidade Negra, entre outros. Uma trajetória que o coloca como um dos grandes nomes da música brasileira.

 

Como arquiteto, concebeu o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura de Fortaleza, com o também arquiteto cearense Delberg Ponce de Leon.

Fio_Laranja.png

 Pra não dizer que não falei das flores

Espetáculo promovido pela Caixa Cultural Fortaleza

O espetáculo musical Pra não dizer que não falei das flores, é uma homenagem à produção musical brasileira nos tempos da ditadura e aos artistas que se destacaram na luta pelo respeito aos direitos humanos e contra os 20 anos de opressão estabelecidos no Brasil a partir do golpe militar de 1964. ]

 

No palco, as cantoras Christina Guedes, Fernanda Guedes e Ingrid Goldfeld, que juntas compõem o Grupo Coralinas, e a banda formada pelos músicos Marcelo Maia (direção musical, arranjos e baixo), Fred Valle (bateria), Dimar Viana (violão e guitarra) e Henrique Reis (teclados), que é uma das bandas mais conceituadas de Goiás, com uma vasta experiência além-fronteiras. 

 

As cantoras e os instrumentistas formam um grupo homogêneo que resulta de trabalhos bem-sucedidos e reconhecidos. “O show é um convite à reflexão sobre o exercício dos nossos direitos como cidadãos e como seres humanos, e sobre os valores positivos, sob o ponto de vista humanitário, que devemos deixar a quem nos suceder neste planeta”, diz Fernanda Guedes, uma das idealizadoras do espetáculo. A cenografia do espetáculo conta com a projeção de vídeos feitos com cenas dos anos de 1960 e 1970.

Fio_Laranja.png

Show em homenagem a Rodger Rogério,

Tributo aos Beatles e Luisinho Magalhães no Cantinho do Frango

Nesta sexta-feira, 19, às 18h30, Luisinho Magalhães & Banda fazem a festa no Cantinho do Frango tocando repertório de sucessos inesquecíveis dos anos 60, 70 e 80 e também com MPB. Couvert: R$ 25,00. No sábado, 20, às 18h30, a banda The Shout faz seu tributo aos Beatles. No repertório os clássicos do Quarteto de Liverpool, como, Hey Jude, Twist and Shout, Let It Be, Help, entre outros.Couvert: R$ 20,00

 

No domingo, 21, às 18h30, acontecerá o show Ao Mestre com Carinho, uma homenagem a Rodger Rogério. O evento inicia a comemoração dos 80 anos do cantor, compositor, violonista, ator e mestre da geração Pessoal do Ceará Rodger Rogério.  Junto a  Rodger Rogério, as participações de grandes artistas cearenses, Nayra Costa, Daniel Groove, Mona Gadelha e Daniel Medina. O show tem a direção musical de Vitoriano e Mimi Rocha.

Fio_Laranja.png

Roberta Sá faz show gratuito

no Pré-Carnaval de Fortaleza

WhatsApp Image 2024-01-10 at 23.43.20.jpeg

A abertura do Pré-Carnaval de Fortaleza, cuja programação começa neste fim de semana, fica por conta de Olodum e Roberta Sá, conforme divulgou a Prefeitura. O grupo Olodum se apresenta na sexta-feira (12), a partir das 20h, na Praça do Ferreira, enquanto Roberta Sá faz show no sábado (13), a partir das 22h30, no Aterrinho da Praia de Iracema.

 

Há ainda outras atrações previstas para os 10 polos da folia na capital cearense. Há festejos marcados nos seguintes locais: Espigão do Náutico, Centro Cultural Belchior, Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas), Mocinha (Rua Padre Climério com Rua João Cordeiro), Aterrinho da Praia de Iracema, Passeio Público, Parque Rachel de Queiroz, Raimundo do Queijo e Benfica (Praça João Gentil). A programação engloba os quatro fins de semana que antecedem o Carnaval.


No primeiro fim de semana, o Centro Cultural Belchior recebe, nesta sexta-feira (12), a partir das 17h, Armando Telles e Banda, com a participação especial de Vannick Belchior. Já na Praça do Ferreira, acontece a abertura oficial do Pré-Carnaval, às 18h, ao som do Luxo da Aldeia – aquecendo o público para o Olodum, que começa às 20h.

 

No sábado, o Aterrinho da Praia de Iracema será palco do tradicional cortejo das baterias de samba, iniciando às 16h30. Na sequência, às 18h, DJ Gomes Smith entra em cena. A partir das 19h, é a vez da cantora Deborah Lima e, na sequência, às 21h, o Bloco Unidos da Cachorra. A noite encerra com a cantora Roberta Sá.

 

No mesmo sábado, a partir das 17h, no Benfica, Lorena Lyse e Banda, Gabriela Mendes e o Grupo DTF Elétrico integram as atrações do polo. No Mercado dos Pinhões, a programação inicia às 17h e conta com as apresentações de Diana Franco, Banda Malbeck Show e Bloco De Ladinho É Mais Gostoso.

 

No Parque Rachel de Queiroz, os trabalhos começam às 18h com a Banda Feed Semana e seguem com Negro Nill e Banda. Na Mocinha, a diversão começa às 18h com o Bloco Num Ispaia Sinão Ienche. Na Praça do Ferreira, a partir das 18h, os foliões curtem as apresentações do Bloco Concentra Mas Não Sai e Calé Alencar.

 

Já no domingo, o polo Raimundo do Queijo inicia a programação às 10h, com Bárbara Sena e Banda, Bloco A Turma do Mamão e Mel Matos. No Benfica, a folia começa a partir das 13h com o cantor Pingo de Fortaleza e as bandas Couros e Metais e Manga Rosa. Para finalizar a programação no polo, Jean Dumont e Banda tocam a partir das 18h. No Espigão do Náutico, o projeto Pôr do Sol inicia às 17h, com Di Ferreira e Banda e encerra às 19h10 com Marina Cavalcante.

 

Também há programação prevista para o público infantil neste primeiro fim de semana. No domingo (14), às 9h, no Passeio Público, haverá brincadeiras com Charanga Tio Marcão e Banda e, às 10h40, com Pacote de Biscoito. Já no Parque Rachel de Queiroz, a partir das 16h, a banda Dragaxé Raiz do Poço e Tia Samila, às 18h10, fazem a alegria das crianças.

Fio_Laranja.png

MIS abre exposição imersiva com

animações 2D e 3D de aves encontradas no Ceará

Pintassilgo do Nordeste, Maçarico do Papo Vermelho, Carcará, Corrupião. Que tal conhecer essas e outras espécies de aves encontradas no céu cearense de modo imersivo e original? A partir deste domingo (14), a instalação "Aves do Ceará" tornará possível.

 

Em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS), o trabalho apresenta 29 aves com animações 2D e 3D. A narrativa audiovisual celebra a beleza de cada animal a partir de projeções 360º em quatro paredes e no chão. A abertura acontece neste sábado (13), às 18h, com apresentação do grupo Uirapuru Orquestra de Barro.

 

A concepção e direção são dos artistas Ceci Soloaga e Ygor Marotta, integrantes do duo VJ Suave. Além deles, participou da equipe de produção o ornitólogo cearense Jefferson Bob, de Potengi. O trio conduzem o público a uma travessia fantástica pela fauna e natureza cearenses.

 

A obra foi desenvolvida a convite do diretor do MIS, o fotógrafo Silas de Paula, para fazer parte do acervo do Museu. Na criação, os idealizadores se inspiram na cultura cearense e unem-se a uma equipe de artistas visuais, músicos e o já citado ornitólogo no desenvolvimento da instalação site-specific para a sala imersiva do MIS.

 

Serviço
Instalação "Aves do Ceará"
Abertura neste sábado (13), às 18h, no Museu da Imagem e do Som (Av. Barão de Studart, 410 - Meireles). Disponível para o público a partir do dia 14. Visitação: quartas e quintas, de 10h às 18h; sexta a domingo, de 13h às 20h. Entrada gratuita. Mais informações nas redes sociais

Fio_Laranja.png

Circo Americano chega em Fortaleza

pela primeira vez para uma  temporada de Verão

A partir de 12 de janeiro o respeitável público do Ceará vai se encantar com um Espetáculo Internacional que tem surpreendido milhares de pessoas por onde passa: números de tirar o fôlego, atrações de várias partes do mundo e uma estrutura gigantesca desembarcaram na Avenida Washington Soares, em frente ao Centro de Eventos do Ceará, para uma estadia de magia, diversão e adrenalina.


O espetáculo conta a atração imperdível o incrível Homem-Bala e muitas outras surpresas. A tenda do circo tem capacidade para 1.900 pessoas por sessão e a equipe circense espera receber cerca de 172 mil pessoas ao longo da temporada na capital cearense.

Circo Americano - Brazil Tour 2024 

Estreia 12 de Janeiro, às 20h30 


Programação: 

Segunda a Sexta-feira - 20h30. 
Sábado, Domingo e feriados - com sessões às 16h00, 18h00 e 20h30.

Fio_Laranja.png

Teatro Dragão do Mar recebe

espetáculos empolgante na programação de Férias

Dando início a programação de Férias do Teatro Dragão do Mar, A Moio de Artes Produções Artísticas em parceria com a Trupe 'Caba de Chegar, realizam os espetáculos "A Fábula do Monturo Velho" e "Rosa Escarlate", nos dias 14, 21 e 28 de janeiro (aos domingos). 
 
Em um mundo tão plural, tem se tornado um grande desafio viver em sociedade, seja por pensamentos contrários, culturas diferentes, entre outros aspectos que comprometem a boa convivência entre as pessoas. A proposta de montagem do espetáculo "A Fábula do Monturo Velho" quer, a partir dos conflitos vividos pelos personagens, contribuir para a sensibilização do público infanto-juvenil sobre a intolerância, a aceitação e a boa convivência com as diferenças e superação de limites vivenciados em nosso cotidiano. 

 

Em última instância, de forma indireta, a montagem também pretende suscitar uma reflexão sobre o bullying, hoje tão presente nas relações entre jovens, seja fora ou dentro do ambiente escolar. Enquanto a história, ela se passa em um terreno abandonado, onde vários animais obedecem às ordens ditadas pelo intransigente Rei Corujão, que os impedem de fazer escolhas sobre os seus modos de vida.
 
Não dá para negar, que a ganância e a maldade também são características que fazem parte da sociedade atual, principalmente quando o assunto são bens materiais. O ser humano pode chegar longe demais para conseguir o que deseja. E para relatar todos esses dramas que vivenciamos, o espetáculo "Rosa Escarlate da Trupe 'Caba de Chegar"

 

O espetáculo traz inúmeras reflexões, mas também proporciona momentos de alegria e muito riso ao público. A Trupe brinca de falar sério sobre a inversão de valores, a classe média empobrecida, o povo e seus sonhos de dias melhores.
Os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla e também nas bilheterias físicas no Dragão do Mar.

Fio_Laranja.png

Teatro RioMar Fortaleza recebe musicais Ney Matogrosso

Homem com H e Silvio Santos Vem Aí, no fim de janeiro

be0a009d-be8c-4d1b-af50-0ef2f937e8a4.jpg

O bem-sucedido musical Ney Matogrosso – Homem com H, uma produção da Paris Cultural, desembarca em Fortaleza para uma curta temporada no Teatro Riomar, entre os dias 25 e 27 de janeiro. Por lá, na mesma época, também estará em cartaz outro grande sucesso da produtora, o musical Silvio Santos Vem Aí (com apresentação no dia 28 de janeiro).

 

Os espetáculos contam com os recursos de Libras e Audiodescrição em algumas sessões* e ações de democratização de acesso à cultura. Os ingressos estão à venda em Uhuu.com e na bilheteria do teatro, a partir de R$50, podendo ser aplicada a meia-entrada.  

 

Espetáculo da Paris Cultural fica em cartaz junto com outro sucesso da produtora, o musical Silvio Santos Vem Aí. Ambos têm texto de Emilio Boechat e Marília Toledo. Foto: Adriano Doria

Fio_Laranja.png

Férias na PI anima este domingo

Com DJ Bia Portela, Rayane Fortes, Maneva e Duda Beat

Neste domingo (07/01), o Aterrinho da Praia de Iracema será palco de três grandes atrações durante o encerramento do Férias na PI. Serão apresentações de artistas locais e de outros estados, como Pernambuco e São Paulo, num encontro de sonoridades.

 

O último dia traz Rayane Fortes abrindo a programação, às 17h30, com muita música pop. Ela se apresentará com canções do seu álbum solo gravado em 2021.

 

Às 19h, a noite continua com o grupo de reggae liderado por Tales de Polli, Maneva, banda que conquistou sucesso em todo o país ao longo dos seus 18 anos de carreira.

 

O encerramento do festival ficará por conta da pernambucana Duda Beat, destaque da nova geração da música pop brasileira, apresentando "Duda Beat On Tour" após o sucesso de álbuns como "Sinto Muito" (2018) e "Te Amo Lá Fora" (2021), a partir das 21h00.

 

A DJ Bia Portela também alegra a noite de atrações com repertório inspirado por ícones da cena eletrônica como Gruuve, Dennis Cruz, ANNA e Peggy Gou. A artista imprime sua atitude e feeling musical na pista, explorando estilos como techno, tech house, deep tech e disco.

Fio_Laranja.png

Museu da Língua Portuguesa tem

programação gratuita nas férias de janeiro

Instituição prepara atividades para a criançada, programação especial no aniversário da capital paulista e lançamento de samba-enredo, além de manter em cartaz a exposição temporária Essa nossa canção. No mês de janeiro, o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, tem programação para o público de todas as idades. Além do Brincadeiras Musicais, dedicado à criançada neste período de férias, promoverá o lançamento do samba-enredo de um cordão carnavalesco e também visitas temáticas. 

 

Para quem quiser economizar no ingresso na visita à exposição principal e à mostra temporária Essa nossa canção, duas dicas valiosas: em janeiro, a entrada gratuita será aos sábados, como geralmente ocorre, e também no dia 25 (quinta-feira), data de aniversário da capital paulista. Crianças até 7 anos não pagam em nenhum dia da semana.  Instituição prepara atividades para a criançada, programação especial no aniversário da capital paulista e lançamento de samba-enredo, além de manter em cartaz a exposição temporária Essa nossa canção

 

No mês de janeiro, o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, tem programação para o público de todas as idades. Além do Brincadeiras Musicais, dedicado à criançada neste período de férias, promoverá o lançamento do samba-enredo de um cordão carnavalesco e também visitas temáticas. 

 

Para quem quiser economizar no ingresso na visita à exposição principal e à mostra temporária Essa nossa canção, duas dicas valiosas: em janeiro, a entrada gratuita será aos sábados, como geralmente ocorre, e também no dia 25 (quinta-feira), data de aniversário da capital paulista. Crianças até 7 anos não pagam em nenhum dia da semana.   Instituição prepara atividades para a criançada, programação especial no aniversário da capital paulista e lançamento de samba-enredo, além de manter em cartaz a exposição temporária Essa nossa canção

 

No mês de janeiro, o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, tem programação para o público de todas as idades. Além do Brincadeiras Musicais, dedicado à criançada neste período de férias, promoverá o lançamento do samba-enredo de um cordão carnavalesco e também visitas temáticas. 

 

Para quem quiser economizar no ingresso na visita à exposição principal e à mostra temporária Essa nossa canção, duas dicas valiosas: em janeiro, a entrada gratuita será aos sábados, como geralmente ocorre, e também no dia 25 (quinta-feira), data de aniversário da capital paulista. Crianças até 7 anos não pagam em nenhum dia da semana.    

 

SERVIÇO  
Estação Férias – Brincadeiras Musicais  
De 9 a 26 de janeiro, de terça a sábado, das 10h às 17h  
No Saguão B, no Pátio B e na Calçada do Saguão B do Museu da Língua Portuguesa 
Grátis

Fio_Laranja.png

Quais os filmes mais aguardados para 2024?

Veja o calendário!

WhatsApp Image 2023-12-29 at 12.22.36.jpeg

Um novo ano chegando e com ele a gente já sabe que terá muita coisa boa sendo lançada nos cinemas! Em 2024, não poderia ser diferente e, claro, tem para todos os gostos! De uma distopia em um mundo totalmente apocalítico até algumas aventuras em uma savana já bem conhecida, vem saber o que chega nas telonas muito em breve! E vale lembrar que o calendário parece um pouco defasado por conta da greve de Hollywood em 2023, que atrasou algumas produções e adiou outras, como “Branca de Neve”.

 

Meninas Malvadas
Wish: O Poder dos Desejos
Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo
Mergulho Noturno
A Cor Púrpura
Pobres CriaturaS
Madame Teia
Godzilla vs Kong: O Novo Império.

Fio_Laranja.png

Mamonas Assassinas

terá estreia na quinta-feira (28)

00f50387-9dcf-4ceb-b93f-e14c99505c1f.jpg

O filme estreia  nesta quinta-feira, (28), em mais de 800 salas de cinema. O longa promete emocionar e divertir todo o Brasil com os clássicos  “Pelados em Santos”, “Vira-Vira”, “Robocob Gay” e tantos outros sucessos! Os Mamonas Assassinas queriam ser uma banda de rock progressivo e se transformaram no grupo irreverente e excêntrico que até hoje é um expoente da cultura pop no Brasil. A banda ganhou notoriedade na década de 90 com a originalidade de suas letras, da sua performance nos palcos e a qualidade musical dos seus integrantes. Seu primeiro e único disco foi mixado em Los Angeles, no melhor estúdio da época, vendendo mais de 3 milhões de cópias em 7 meses. 

 

Após 27 anos da trágica morte dos 5 integrantes da banda, o grupo ainda vive forte na memória de muitos brasileiros.

 

O filme tem seu cenário em Guarulhos na década de 90. Dinho, Sérgio, Samuel, Julio e Bento são garotos típicos da época com pouco dinheiro e muitos sonhos. Eles nem imaginam que o humor debochado e inteligente, tão característico do grupo de amigos, irá mudar suas vidas para sempre. De algumas tentativas fracassadas ao sucesso absoluto, em pouco tempo, eles se tornaram o maior fenômeno musical brasileiro da década: os Mamonas Assassinas.

Fio_Laranja.png

Réveillon de Fortaleza já começa

dia 29 com show de Roberto Carlos

WhatsApp Image 2023-12-26 at 08.09.37.jpeg

Para quem está em pleno Natal já de olho nas festividades de fim de ano, uma boa notícia: em Fortaleza, o show da virada já começa na sexta-feira, dia 29, no primeiro de três dias de festa na Praia de Iracema.

 

Sexta-feira (29)
Roberto Carlos (20h)

 

Sábado (30) - a partir de 18h
Mara Pavanelly e Nonato Lima
Péricles
Luísa Sonza
Marisa Monte
Xand Avião
Bell Marques
Muri Huff
Mari Fernandez

 

Domingo (31) - a partir de 18h
Paulo Benevides, Giovana Bezerra e Camila Marieta
Marina Sena
Ney Matogrosso
João Gomes
Wesley Safadão
Titãs
Alok
Taty Girl

 

O cachê dos artistas vai ser pago por empresas patrocinadoras, conforme o prefeito José Sarto. O último réveillon da capital recebeu cerca de 550 mil visitantes. Fortaleza é a quarta cidade mais populosa do país.

Fio_Laranja.png

Bell Marques desembarca dia 29 para o

pré-réveillon do Bloco Siriguella, no Bosque do Marina Park

WhatsApp Image 2023-12-20 at 09.45.28.jpeg

Há poucas semanas de um dos momentos mais aguardados do ano, o réveillon, muitas pessoas que esperam ansiosas pela data já iniciam suas comemorações ainda pela véspera. E não faltam opções para quem aposta em festas de pré-réveillon. No dia 29 de dezembro, a capital cearense recebe o grande nome do axé music Bell Marques para mais um Flores, pré-réveillon do Bloco Siriguella.

 

O evento já consolidado no calendário musical dos fãs do cantor e do ritmo baiano, ainda recebe o reforço no line-up da noite de Ricardo Chaves, outro grande nome do axé no país e cantor de hits como, 'É o Bicho' e 'Agradeço a Você''. E fechando a programação da noite, o pernambucano Henry Freitas também se apresenta no Bosque do Marina Park.

Cantor do hit 'Diga que Valeu' e 'Vumbora, Vumbora', Bell fala da expectativa de fechar mais um ano com uma festa tão significativa para os fãs de axé como o Flores.

Fio_Laranja.png

Orquestra e coral Elas Cantam o Natal

encerra BS Christmas no dia 21

Com a orquestra e coral Elas Cantam o Natal, formados exclusivamente por mulheres e com repertório sacro-natalino, o BS Christmas terá o seu encerramento deste ano na próxima quinta-feira (21), a partir das 19h, na Praça BS, no BS Design.

 

Sob a direção das maestrinas Socorro Raulino e Adrianne Moreno, Elas Cantam o Natal, as cordas, sopros, teclados e bateria se unirão à solistas, sopranos, mezzo-sopranos e contraltos para,  proporcionarem um momento de paz e contemplação em louvor ao nascimento de Jesus. Momentos distintos ocorrerão durante o concerto, intercalando peças a cappella, solísticas e orquestrais, como Maria, Maria; Holly Night (piano); Over The Rainbow;  White Christmas, entre outros. O evento conta com a direção musical e arranjos do maestro Poty Fontenelle.  

 

O BS Christmas, que já faz parte do calendário natalino da cidade, é aberto ao público e foi iniciado no dia 7 de dezembro com o show tributo a Rita Lee, com a cantora Giovana Bezerra. Já no dia 14, foi a vez da cantora Vivian Fernandes interpretar clássicos do cinema em repertório de músicas imortalizadas nas vozes de Whitney Houston, Dionne Warwick, Aretha Franklin, Celine Dion, Norah Jones, Lady Gaga, entre outras grandes intérpretes internacionais.

Fio_Laranja.png

O Samba D'Iracema é atração

deste sábado, 23, no Pirata Bar

WhatsApp Image 2023-12-19 at 11.57.52 (1).jpeg

No coração da Praia de Iracema, o Pirata Bar é o reduto do samba e abre as portas  para uma verdadeira festa aos  amantes do ritmo e toda sua brasilidade , neste sábado (23) as 16 hs . O Samba D'Iracema é uma roda de samba autêntica, dedicada aos grandes clássicos cariocas e inspirada no renomado Samba do Trabalhador do Rio de Janeiro, tradicional Samba  raiz. 

 

O Samba  surgiu no Rio de Janeiro e teve seu início  em  nossa capital  no final do século XIX início do séc. XX quando o estilo de vida persistente foi copiado de diversos Estados Brasileiros. Nesse período surgia Ernesto Joaquim Maria dos Santos, conhecido como Donga, compositor do primeiro samba , a música “Pelo Telefone” no Rio de Janeiro .Ali em sua fase embrionária a música foi influenciada por outros estilos, como o maxixe e a polca..

 

Sofreu influências dos livros do filósofo positivista Augusto Conte e as artes foram consideradas as expressões por excelência do grau de progresso de uma  civilização a dinâmica estabelecida entre as antigas manifestações populares que migraram do sertão para a capital de Fortaleza, junto com , os retirantes  da seca e os novos gêneros musicais trazidos da França e adaptados ao estilo de vida da elite local.

 

A princípio havia pluralidade de Sambas por regiões e este  foi recebido com intolerância pela elite da época devido à sua afrodescendência. A história só começou a mudar, e o samba ficou mais presente na vida dos brasileiros, quando começou a abordar outros temas e a era Vargas que  o popularizou.

 

Assim , o Samba chegou as rádios com temáticas diversas e tornou-se símbolo da cultura brasileira e entendido como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Entre os instrumentos tradicionais do samba, podem ser mencionados o pandeiro, a cuíca, o ganzá, o surdo, o tamborim e o agogô, choro, o cavaquinho, o violão. Banhado pelo Mar de Iracema o Pirata Bar 🏴‍☠️ é o local ideal para curtir samba  com arte e cultura e todos os a brasilidade  que o Ceará nos oferece!

Fio_Laranja.png

Globo de Ouro 2024: ‘Barbie’, ‘Oppenheimer’

e ‘Succession’ lideram indicações

WhatsApp Image 2023-12-18 at 11.24.39.jpeg

Barbie e Oppenheimer, dois filmes que se enfrentaram quando foram lançados nos cinemas dos EUA e do Reino Unido no mesmo dia de julho, lideraram a seção de filmes do Globo de Ouro com nove indicações cada . 

 

Já na televisão, Sucessão é o que mais prêmios concorre, tendo também recebido nove indicações . A série de sucesso da HBO é seguida por The Bear e Only Murders in the Building, ambos indicados para cinco.

 

O Globo de Ouro de 2024 acontecerá no domingo, 7 de janeiro de 2024 , com o Beverly Hilton em Beverly Hills, Califórnia, sediando mais uma vez o evento. A gala está programada para começar às 20h ET/17h PT, e os telespectadores nos EUA podem assistir na CBS e na plataforma de streaming da rede, Paramount +.

 

Faltando pouco menos de um mês para o Globo de Ouro de 2024, os amantes das grandes e pequenas telas ainda têm tempo para garantir que dominaram os filmes e séries que estão na disputa pelo reconhecimento.

Fio_Laranja.png

O Natal de Todos ocorre nos

dias 15 e 16 no Aterrinho da Praia de Iracema

WhatsApp Image 2023-12-13 at 11.22.24.jpeg

Com diversas atrações musicais para celebrar a data religiosa, como parte da programação de final de ano da Capital. O evento ocorre nos dias 15 e 16 de dezembro, no Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das 17h30. A realização é da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria do Terceiro Setor e Articulação de Instituições Religiosas.

 

A primeira noite, na sexta-feira (15/12), será dedicada ao público evangélico, com apresentações do Pastor André Fernandes, de São Paulo, que apresenta a turnê “Milagres”, além de Videira Music e Fernandinho, com apresentação de Lorrane Cabral.

 

Já a segunda noite, no sábado (16/12), será especial para o público católico, com shows de Naldo José, que traz um repertório cristão ao som do forró. Quem também se apresenta na data é a banda Missionário Shalom e a Irmã Kelly Patrícia, com apresentação de Ticiana de Paula.

Fio_Laranja.png

Paulo Rodrigo leva sua música aos

palcos de Iguatu e Juazeiro do Norte neste Dezembro

Orgulho de Ser Cearense: Paulo Rodrigo leva sua música aos palcos de Iguatu e Juazeiro do Norte neste Dezembro. O pianista cearense, Paulo Rodrigo, natural de Baturité, está de volta aos palcos com seu projeto "Orgulho de Ser Cearense". Agendados pelo Sesc Sonoridades, dois shows imperdíveis estão programados para este mês de dezembro no Ceará.


Na sexta-feira, o palco do Sesc Iguatu ganhou vida com a envolvente melodia do piano azul de Paulo Rodrigo e participação de Fábio Carneirinho. Já no dia 9, sábado, o Horto de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, foi o cenário mágico da apresentação, a partir das 17h30, também com a participação de Fábio Carneirinho.

 

E a melhor parte: ambos os shows têm entrada gratuita, proporcionando a todos a oportunidade de apreciar a música singular desse artista talentoso. O espetáculo vai além da música, integrando uma experiência visual única. Enquanto Paulo Rodrigo encanta com seu piano, um videoclipe exibe a beleza dos pontos turísticos e históricos de cada cidade cearense visitada. Uma iniciativa apaixonada por destacar as riquezas culturais e naturais do Ceará

Fio_Laranja.png

Grupo Arte de Viver apresenta Cristal Itan:

Equilíbrio & Criação

WhatsApp Image 2023-12-13 at 10.33.21.jpeg

O grupo Arte de Viver vai apresentar no Centro cultural Arte de Viver (Rua Samuel Uchôa, 395, Montese), nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, o espetáculo Cristal Itan: Equilíbrio & Criação. Trata-se de uma montagem teatral, com elenco composto por crianças, adolescentes e adultos, onde conta a história de um espírito do mal que se liberta de sua prisão e desafia o criador pelo controle da criação. Tomadas pela influência do deus, as tecelãs da maldade iniciam o processo de corrupção da mente humana. Para restaurar o equilíbrio, o espírito das matas se ergue, invocando os espíritos protetores e suas guardiãs.

 

 Ao mesmo tempo, no mundo mortal, um conflito causado por garimpo ilegal se estende, sendo afetado diretamente pelo poder de um famaliá faminto.

 

A montagem é a conclusão unificada de cursos livres de teatro e balé onde, por meio de uma história criada a partir das vivências dos alunos ao longo do ano, interpretam no palco personagens da mitologia, rememorando nossa ancestralidade nacional, em um verdadeiro espetáculo de som, luz e emoção, dividindo com a plateia valores e sensações importantes que, muitas vezes, pela correria do dia a dia, deixamos de lado.

Fio_Laranja.png

"Wonka", filme baseado no clássico a

fantástica fábrica de chocolate, estreia com sucesso

WhatsApp Image 2023-12-12 at 11.11.12.jpeg

A estreia de "Wonka", prólogo de "A Fantástica Fábrica de Chocolate", foi o filme mais visto no Brasil durante o fim de semana. O musical estrelado por Timothée Chalamet foi assistido por 482 mil pessoas entre quinta-feira e domingo (10/12) e arrecadou R$ 10,36 milhões segundo dados da consultoria Comscore.

 

Wonka é do mesmo diretor do sucesso As Aventuras de Paddington (2014) e Paddington 2 (2017). Willy Wonka (Timothée Chalamet) é um jovem determinado, criativo e, com sua mãe (Sally Hawkins), aprendeu a importância dos sonhos. Seu talento para inventos e chocolates é algo inexplicável. Disposto a proporcionar ao mundo mais doçura e magia, Willy vai encarar o desafio e, pra isso, contará com o parceiro Oompa-Loompa (Hugh Grant). Baseado nos personagens de Roald Dahl, conhecidos no clássico A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971).

Fio_Laranja.png

Inclusão social e glamour marcam

biografia de Martha Medeiros

WhatsApp Image 2023-12-11 at 22.32.34.jpeg

Fundadora de uma marca de luxo 100% brasileira, a estilista Martha Medeiros é um ícone da indústria da moda, exemplo de empreendedorismo e impulsionadora do mercado brasileiro de renda artesanal. Na biografia Do Sertão a Hollywood, a jornalista e escritora Eliane Trindade revela os bastidores de uma história de ousadia, glamour e inclusão social, que projetou Martha e transformou a vida de rendeiras nordestinas.

 

A obra narra a trajetória da empresária alagoana que apostou em uma matéria-prima relegada a feiras populares e a panos de mesa e acabou vestindo celebridades como Beyoncé, Xuxa, Ivete Sangalo e Sofía Vergara, uma das prefaciadoras. Suas criações brilham em tapetes vermelhos e levam ao mundo uma marca genuinamente nacional. Com maestria, a autora apresenta uma jornada movida a grandes sonhos e fundamentada pela coragem. Além de reunir depoimentos de famosos, colaboradores e familiares, o livro conta com um caderno de fotografias, criando mais uma camada à experiência de leitura.

Fio_Laranja.png

Vivian Fernandes interpreta clássicos do cinema

no BS Christmas no próximo dia 14

Com repertório de músicas  imortalizadas nas vozes de Whitney Houston, Dionne Warwick, Aretha Franklin, Celine Dion, Norah Jones, Lady Gaga, entre outras grandes intérpretes internacionais, a cantora Vivian Fernandes realiza no próximo dia 14, às 18h30, no BS Christmas, o show Clássicos do Cinema. O BS Christmas, que já faz parte  do calendário natalino da cidade, acontece na Praça BS, no BS Design, e é aberto ao público. 

 

O evento foi iniciado no dia 7 de dezembro com o show tributo a Rita Lee, com a cantora Giovana Bezerra.  Ao fazer o convite em vídeo nas redes sociais, Vivian destaca que o show Clássicos do Cinema vai emocionar o público com as lembranças que essas músicas trazem de grandes filmes. Ela ressalta ainda que quem for ao espetáculo irá aproveitar muito o momento proporcionado por mais esta edição do BS Christmas. 

 

O BS Christmas é um evento promovido pela BSPAR no BS Design, e este ano, além de Giovana Bezerra e Vivian Fernandes, terá, no dia 21, a orquestra e coral Elas cantam o Natal.

Fio_Laranja.png

 Museu da Fotografia Fortaleza abre Exposição Museu

nos Bairros nesta terça-feira

WhatsApp Image 2023-12-11 at 19.32.14.jpeg

Educação como processo de transformação social. É com essa diretriz que o Museu da Fotografia Fortaleza inaugura, nesta terça-feira (12/12), às 10h, a Exposição Museu nos Bairros, fruto de oficinas com alunos da rede pública de ensino de Fortaleza. A mostra ficará aberta para visitação até 12 de janeiro, em uma das galerias do térreo. Entrada gratuita. 

 

A Exposição Museu nos Bairros é uma jornada visual única, com 156 fotografias capturadas em técnico Pinhole, como forma de eternizar perspectivas e narrativas dos jovens artistas sobre o seu entorno. O que o visitante encontrará é uma síntese do olhar dos 960 alunos que participaram do projeto, entre agosto e outubro de 2023. 

 

O projeto Museu nos Bairros tem a colaboração da Secretaria Municipal da Educação e passou por 12 escolas nos bairros Lagoa Sapiranga (Coité), Conjunto Palmeiras, Granja Portugal, Demócrito Rocha, Parque Dois Irmãos, Jangurussu, Serrinha e Cidade dos Funcionários.

Fio_Laranja.png

Com abertura de Roberto Carlos, Prefeitura de

Fortaleza divulgou programação do réveillon 2024

WhatsApp Image 2023-12-11 at 09.05.47.jpeg

Na programação dos três dias de festa do réveillon 2024, no Aterro da Praia de Iracema: No dia 29, Roberto Carlos fará a única apresentação da noite, prevista para iniciar às 20h. Ao longo de sua trajetória, o artista alcançou a marca de 150 milhões de discos vendidos, com mais de 600 composições e 70 álbuns lançados no País. 

 

Entre as atrações do dia 30, estão Luísa Sonza, Marisa Monte e Xand Avião. Já no dia 31, Ney Matogrosso, João Gomes e Titãs fazem parte da festa, enquanto Wesley Safadão comanda a hora da virada.  

 

Confira a grade completa das atrações por dia:
29/12 (sexta-feira)
20h – Roberto Carlos


30/12 (sábado) – a partir de 18h
Mara Pavanelly e Nonato Lima
Péricles
Luísa Sonza
Marisa Monte
Xand Avião
Bell Marques
Murilo Huff
Mari Fernandez

 

31/12 (domingo) – a partir de 18h
Paulo Benevides, Giovana Bezerra e Camila Marieta 
Marina Sena
Ney Matogrosso
João Gomes
Wesley Safadão
Titãs
Alok
Taty Girl

Fio_Laranja.png

Sucesso entre o público infantil, o Espetáculo

“Todo Dia” da Dupla Tiquequê entrará em cartaz na Caixa Cultural

WhatsApp Image 2023-12-09 at 09.52.32.jpeg
Fio_Laranja.png

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, nos dias 16 e 17 de dezembro, o espetáculo “Todo Dia”, da dupla Tiquequê, de São Paulo, um  show musical transformado em linguagem cênica. Formado por Diana Tatit e Wem, que já tem mais de 153 milhões de visualizações no YouTube, o dueto acaba de completar 20 anos de carreira, focada em valorizar a inteligência das crianças.

 

O espetáculo “Todo Dia” marca o retorno da dupla aos palcos, após dois anos de atividades virtuais. É o sexto espetáculo dos artistas, trazendo no enredo músicas que falam das pequenas delícias e eventualidades do dia a dia, como o momento de comer e de se vestir. Dinâmico, o show aborda também a relação com os pais, alternando teatro, narrações de histórias e interações lúdicas com a plateia.

 

A dupla consagrada pela criatividade em misturar coreografia, percussão corporal, ritmo, histórias e cantigas brasileiras, apresenta um espetáculo com uma abordagem diferente do “infantil tradicional”, pois os elementos visuais não são previsíveis.

Neste domingo, o Museu da Fotografia Fortaleza

sedia o lançamento do Romance "O Romper das Conchas"

O Museu da Fotografia Fortaleza será palco do lançamento de "O Romper das Conchas", primeiro romance da escritora e jornalista cearense, Emanuela Ribeiro. O evento será neste domingo, às 14h, com sessão de autógrafos e roda de conversa. 

 

O livro, publicado pela Editora "Caos & Letras", aborda temas como desconstrução da maternidade, luto e relacionamentos abusivos. A autora discutirá esses elementos em uma conversa mediada pela também escritora Emanoelli Farias, proporcionando aos leitores uma oportunidade única de compreender as camadas intrincadas da narrativa.

 

A trama gira em torno de duas irmãs, Clarice e Letícia, cujas vidas se entrelaçam após a trágica morte de sua mãe. Clarice, a irmã mais velha, deixa a Praia das Conchas para seguir seus estudos na faculdade, enquanto Letícia permanece na praia, vivendo uma vida marcada pelo drama de acompanhar a mãe que sofria de depressão.

Fio_Laranja.png

Shopping Del Paseo participa

do Ceará Natal de Luz

WhatsApp Image 2023-12-08 at 17.06.23.jpeg

A cidade já está iluminada para os festejos natalinos e o Shopping Del Paseo integra essa comemoração dentro do Ceará Natal de Luz, organizado pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e CDL de Fortaleza. A ativação ocorre na Praça Portugal, nos dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro, de 17h às 21h, com distribuição de água e leques. 

 

O envolvimento na iniciativa reforça o caráter cooperativo e acolhedor do empreendimento, que tem em sua essência ações voltadas para atitudes gentis e voltadas para o bem-estar do entorno.

 

Na programação do Ceará Natal de Luz na Praça Portugal dos próximos finais de semana, estão, entre outras, as atrações Reisado Nossa Senhora de Fátima (dia 9, 17h), Davi Valente (dia 10, 17h30), Banda Juvenil Dona Luíza Távora (dia 16, às 19h30), e Bumba meu Boi Ceará do Mestre Zé Pio (dia 17, às 17h).

Fio_Laranja.png

 Fortaleza recebe o

Coral Itinerante do Ceará Natal de Luz 

WhatsApp Image 2023-12-07 at 21.21.26.jpeg

Novos pontos de Fortaleza receberão o Coral Itinerante do Ceará Natal de Luz entre quinta-feira (7) e domingo (10). Com decoração e iluminação especiais, o caminhão levará a magia do Natal aos moradores por onde passar nos quatro dias de percurso pela cidade. O Coral Itinerante faz parte da programação da 27ª edição do Ceará Natal de Luz 2023. Em dias de semana, a saída acontece a partir das 19h, e aos sábados e domingos, às 18h.

 

Na quinta-feira, o Coral Itinerante sairá do ponto localizado em frente à empresa de ônibus Vitória, no bairro Parque Albano, em Caucaia, seguindo até ao Polo de Lazer do Conjunto Ceará. No dia seguinte, 8 de dezembro, a largada será da 4ª Companhia dos Bombeiros, no bairro José Walter, com chegada na Areninha do Conjunto Palmeiras. O percurso do caminhão, no sábado, começará na Praça Portugal e, após um percurso até o Mercado dos Peixes, voltará para o mesmo local. Já no domingo, o Coral Itinerante irá do Parque do Cocó até o Mercado dos Peixes, no Mucuripe.

 

Os percursos foram previamente aprovados pela Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC) e contarão com apoio dos agentes do Via Livre, socorristas e policiamento. O caminhão do Coral da Luz seguirá o trajeto em velocidade reduzida para que as pessoas possam ver de perto a apresentação das crianças.

Fio_Laranja.png

Últimos dias para conferir as exposições

da Universidade de Fortaleza!

Exposições Unifor_800.jpg

As exposições em cartaz na Universidade de Fortaleza estão chegando aos últimos dias. "Elas - De Musas a Autoras, Unifor 50 anos", "Leonilson: Territórios em Travessia – Recorte Virtual" e 22ª Unifor Plástica podem ser conferidas no Espaço Cultural Unifor. Já a mostra fotográfica "Memórias de Permanência" está disponível para visitação no hall da Biblioteca Central da Unifor. Fique atento às datas de encerramento e venha conferir! O acesso às exposições é gratuito.

 

A 22ª Unifor Plástica, que tem como tema "Afinidades Eletivas: estratégias para um mundo mutante" e curadoria de Denise Mattar, fica em cartaz até 10 de dezembro (domingo), no Espaço Cultural Unifor (piso térreo). A exposição apresenta um conjunto de mais de 60 obras, que têm em comum a interconexão de temas, técnicas e referência; e o olhar para as questões estéticas e sociais do presente. 

 

O salão bienal celebra os 50 anos da Universidade de Fortaleza, bem como o cinquentenário da Unifor Plástica e o meio século de carreira de José Guedes, artista homenageado na mostra com uma instalação imersiva. Estão expostas na 22ª Unifor Plástica diferentes mídias como pintura, vídeo, instalações, site specific, paisagens sonoras, QrCodes e criações digitais, enaltecendo a pluralidade dos perfis dos 31 artistas selecionados, cujas gerações, influências artísticas e formações são diversas, porém conectadas por afinidades eletivas. 

Fio_Laranja.png

Natiruts faz show da turnê "Good Vibration"

na Arena Barong em Fortaleza

WhatsApp Image 2023-12-07 at 14.31.54.jpeg

A banda de reggae Natiruts retorna a Fortaleza com a turnê “Good Vibration”, que celebra o álbum lançado em 2021. O show será realizado na Arena Barong no dia 9 de dezembro (sábado) e os portões abrem a partir das 19h. Os ingressos estão à venda com valores a partir de R$ 99, para os setores arena e frontstage, nas opções de meia-entrada, social e inteira. As apresentações locais ficam por conta do DJ Felipe BK, DJ Guga de Castro, Mateus Fazeno Rock e banda Singular.

 

O show destaca o trabalho mais recente do grupo, intitulado “Good Vibration”, composto por nove faixas, entre elas “América Vibra” e “Good Vibration” com boas influências sonoras, vibrações de positividade e esperança. O repertório também é composto por sucessos já conhecidos do Natiruts, como “Quero Ser Feliz Também", “Sorri, Sou Rei”, “Andei Só” e “Liberdade Pra Dentro da Cabeça”. 


Bilheteria Virtual: https://www.bilheteriadigital.com/natiruts-good-vibrations-09-de-dezembro
Greenish: Av Beira Mar, 805 - Praia de Iracema / Shopping RioMar Fortaleza 
Santa Praia: Av Clovis Araes Maia, 3345 - Praia do Futuro

Fio_Laranja.png

Exposição “Abstrações Utópicas”

Comemoração aos 70 anos da primeira exposição de arte abstrata feita no Brasil

WhatsApp Image 2023-12-06 at 22.05.08.jpeg

A Danielian Galeria realiza a abertura nesta quinta-feira, dia 7 de dezembro, das 18h às 21h, de três exposições: “Abstrações Utópicas”, com 80 obras de mais de 50 importantes expoentes do abstracionismo geométrico e informal; “Anna Bella Geiger”, com telas e “macios” produzidos nos últimos trinta anos pela artista; e “A Aurora de um Dia Seguinte”, com 19 obras inéditas e recentes do artista Thiago Rocha Pitta, em sua pesquisa sobre o meio ambiente.
 
“Abstrações Utópicas”, com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto*, celebra os 70 anos da “1ª Exposição de Arte Abstrata” no país, feita no Quitandinha, em Petrópolis. Anna Bella Geiger*, única artista remanescente daquela mostra histórica, fez a consultoria e integra a exposição.

 

 Inaugurando o segundo andar do pavilhão* da Danielian Galeria*, a artista,  ativa aos 90 anos,  ganha também uma mostra especial com suas experiências nos campos da pintura.

Fio_Laranja.png

Chef e docente da Pós-Unifor, Elcio Nagano lança livro

sobre diversidade da cultura alimentar cearense

Elcio Nagano (1).png

No dia 7 de dezembro, o curso de pós-graduação em Gastronomia da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, vai promover o lançamento do livro "Ceará à Mesa – Sabores, Histórias e Receitas", assinado pelo chefs Elcio Nagano, que é docente da Especialização, Fernando Barroso (in memoriam) e Bernard Twardy. Aberto ao público, o evento será realizado às 19h, no auditório da Biblioteca Central.

 

Na ocasião, Elcio Nagano vai realizar uma explanação sobre a construção da obra e o conteúdo dos capítulos. O livro apresenta narrativas sobre a cozinha cearense, experimentações independentes, receitas autorais, busca pela qualificação e insumos locais de qualidade. 

 

A publicação é fruto do projeto "Ceará à Mesa", que vinha sendo conduzido há anos pelos três chefs/autores na busca pela valorização da riqueza e diversidade da cultura alimentar, da valorização dos insumos cearenses, do uso destacado de produtos regionais de qualidade e a mistura de técnicas tradicionais com influências particulares. 

Fio_Laranja.png

Giovana Bezerra promete show inesquecível

na abertura do BS Christmas no próximo dia 7

WhatsApp Image 2023-12-04 at 16.38.29.jpeg

Com o show tributo a Rita Lee, a cantora Giovana Bezerra promete uma apresentação inesquecível nesta quinta-feira (7/12), a partir das 19h, na Praça BS, no BS Design. O show de Giovana Bezerra marca a abertura do BS Christmas, programação que já faz parte do calendário natalino da cidade. 

 

De acordo com Giovana, o tributo a Rita Lee é inédito e trata-se de uma homenagem que ela pretende fazer a rainha do rock brasileiro. "Cantarei as suas mais incríveis músicas que definem a sua história de vida. Vamos celebrar com muita música, muita dança e muita animação", afirmou.

 

O BS Christmas é um evento promovido pela BSPAR no BS Design, ao ar livre, de forma gratuita. Este ano, além de Giovana Bezerra, a programação marca shows nos dias 14 e 21/12, sempre às 19h. No dia 14, a apresentação será de Vivian Fernandes, com o show Clássicos do Cinema. O encerramento,  no dia 21, será com a orquestra e coral Elas cantam o Natal.

Fio_Laranja.png

2º Natal das Flores será realizado de

sexta (8) a domingo (10), na Casa José de Alencar

WhatsApp Image 2023-12-04 at 09.34.54.jpeg

Os amantes da arte de cultivar flores e plantas e os praticantes de jardinagem têm encontro marcado no 2º Natal das Flores, que será realizado de sexta (8/12) a domingo (10/12), na Casa José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055, Cambeba), numa promoção da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO). 

 

Serão três dias de exposição de orquídeas cultivadas pelos membros da entidade e diversos outros tipos de plantas, como rosas do deserto, bromélias, cactos, suculentas e samambaias, além de oficinas de cultivo e de fotografia, jogos infantis e mini palestra sobre o papel das abelhas no equilíbrio ambiental, dentre outras atividades. O acesso ao evento e a programação são gratuitos. 

 

A abertura do Natal das Flores acontece nesta sexta-feira (8), às 15 horas e a visitação acontece no sábado e domingo, no horário das 8 horas às 17 horas. Em paralelo às exposições estará montada uma feirinha onde os visitantes poderão adquirir orquídeas (tanto espécie quanto híbridos) dos Orquidários Santa Gertrudes e Garcia, ambos do Ceará, e ainda diversos outros tipos de plantas. Para complementar, quem já tem o hábito da jardinagem irá encontrar implementos como vasos, adubos e substratos, dentre outros.

Fio_Laranja.png

Mamonas Assassinas

O Filme tem estreia dia 28 de dezembro nos cinemas.

WhatsApp Image 2023-12-04 at 08.13.08.jpeg

O filme Mamonas Assassinas tem estreia marcada para o dia 28 de Dezembro nos cinemas.

Dinho, Sérgio, Samuel, Julio e Bento são garotos típicos da época com pouco dinheiro e muitos sonhos. Eles nem imaginam que o humor debochado e inteligente, tão característico do grupo de amigos, irá mudar suas vidas para sempre.
De algumas tentativas fracassadas ao sucesso absoluto, em pouco tempo, eles se tornaram o maior fenômeno musical brasileiro da década: os Mamonas Assassinas.

 

O elenco e produção de “Mamonas Assassinas: O Filme” esteve presente neste domingo (3) na CCXP 2023 e falou um pouco sobre o processo de adaptação da história da banda de sucesso dos anos 1990 para o cinema.

Fio_Laranja.png

Edisca realiza a quarta edição do Bazar & Brechó Solidário

de 6 a 10/12 no Rio Mar Fortaleza

Bazar Edisca (2).jpeg

O tradicional Bazar & Brechó Solidário da Edisca – a Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente será realizado entre os dias 6 e 10 de dezembro, como forma de captar recursos destinados à manutenção e continuidade dos programas institucionais e pedagógicos da instituição. O bazar estará montado no piso L2 do shopping Rio Mar Fortaleza e funcionará das 13 horas às 22 horas, trazendo mais de 3.500 peças à venda por preços bastante acessíveis, dentre roupas (adultas, infantis, masculinas, femininas), calçados e acessórios (bolsas, cintos, óculos, bijuterias).

 

Dentre os produtos, estão itens novos e seminovos arrecadados por meio de doações de pessoas físicas e de empresas. Os produtos podem ser adquiridos com pagamento em dinheiro, PIX ou cartão (débito ou crédito e a partir de R$ 300,00 as compras podem ser parceladas em até três vezes). Toda a renda advinda dessa iniciativa será integralmente destinada à manutenção dos programas e projetos da Edisca.

 

Bazar & Brechó Solidário da Edisca

Data: 6 a 10 de dezembro

Local: Piso L2 – Próximo à Riachuelo – Shopping RioMar Fortaleza 

Horário de Funcionamento: das 13 horas às 22 horas

Pagamento: em dinheiro, PIX e em cartão (crédito ou débito)

Fio_Laranja.png

Com foco na produção artística local,

Corredor Cultural Benfica se prepara para a sua quinta edição

O Corredor Cultural Benfica, iniciativa da Sociedade Cearense de Produção Cultural e Artística, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Ministério da Cultura (Governo Federal), chega à sua quinta edição em 2023. O evento, que acontece em dois domingos, nos dias 3 e 17 de dezembro, é gratuito e reúne feiras culturais e gastronômicas, apresentações artísticas locais e prestação de serviços à comunidade, como a oferta de um mutirão para início do processo de retificação de nome e/ou gênero para pessoas transexuais e travestis, emissão de documentos e ainda feira de adoção de animais.

 

Entre as atrações artísticas confirmadas, estão Cordão do Caroá, Cia Parahyba e Cia. Bate Palmas, Meninas do Coco, Soul do Axé e Batuque do Dipas (na 1ª edição, dia 3) e Macaúba (na 2ª edição, dia 17). Também haverá apresentação de artistas locais universitários e/ou servidores da UFC selecionados através de chamada pública.

 

A programação diversificada promete movimentar as ruas do bairro boêmio e universitário entre 8h30 e 16h e vai atender aos públicos de todas as idades, com atividades nos jardins da Reitoria, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), no estacionamento do MAUC e na avenida da Universidade, onde o trecho entre a avenida Treze de Maio e a rua Padre Francisco Pinto será fechado para o trânsito de veículos. 

 

“A realização de eventos como o Corredor e tantos outros é a materialização da importância de políticas públicas voltadas para a Cultura. Como a cultura é um Direito Humano, o incentivo do Estado é fundamental para a cidadania. Os festivais são, historicamente, uma ferramenta na difusão de todas as linguagens artísticas, e o Corredor Cultural é um deles”, explica o produtor-executivo do projeto, Chico Célio.  

 

Serviço:
Corredor Cultural Benfica 2023 
Quando: 3 e 17 de dezembro, das 9h às 16h
Local: Entorno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) 
Acesso gratuito

Fio_Laranja.png

Cineteatro São Luiz recebe Orquestra

e Coral do Instituto de Música Jacques Klein neste sábado

WhatsApp Image 2023-11-28 at 09.39.08.jpeg

A temporada de concertos 2023 do Coral Vozes de Iracema e da Orquestra do Instituto de Música Jacques Klein está chegando ao fim. Os músicos se apresentarão no sábado, dia 02 de dezembro, às 18h, em um concerto no Cineteatro São Luiz. O evento tem entrada gratuita e o público vivenciará a beleza da música clássica à popular.  A retirada dos ingressos será através do Sympla e, para quem desejar, pode levar uma lata de leite para doação ao IPREDE.

 

O maestro Luís Maurício Carneiro conta que o concerto será um dos maiores da temporada. "Além da Orquestra Jacques Klein e Coral Vozes de Iracema teremos também os demais corais formados dentro do Instituto. Serão mais de 90 pessoas no palco tocando e cantando um repertório eclético, desde o popular ao clássico. Será um momento maravilhoso de consagração de tudo que vivemos durante o ano de 2023, então, estamos trabalhando com muito carinho pensando no público que nos assistirá", alegra-se o maestro.

 

No repertório podemos destacar: F.Seitz, Concerto para violino N.5  Movimento 1; Tempo de Maracatu; P.Tchaikovsky, Humoresque; Zequinha de Abreu - Arr.Gilson Santos / Tico tico no fubá; Luiz Gonzaga / Asa branca; Toquinho / Aquarela e Sementes do Amanhã.

Fio_Laranja.png

Obras da exposição coletiva Amigos em Ação vão a leilão

filantrópico no dia 09 de dezembro

WhatsApp Image 2023-11-28 at 17.27.14.jpeg

Para marcar o término da Campanha Amigos em Ação 2023, a Alessandro Belchior Imóveis realizará no sábado (09) a 20ª edição do tradicional Leilão Filantrópico de Obras de Arte Amigos em Ação, no Hotel Gran Marquise, a partir das 12h, sob a condução do leiloeiro João Paulo Ferreira, da Montenegro Leilões. Em evento exclusivo para convidados, serão leiloados 79 lotes de obras de arte, que estão em exposição desde o dia 16 de novembro e seguem até a quarta-feira, 06 de dezembro, no Salão Cultural da Alessandro Belchior Imóveis.

 

Neste ano, o leilão contará com grandes lotes, entre elas a obra-tema da campanha, a escultura "Abençoado Jumento" do escultor Edismar Arruda, e de outras obras como pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, colagens e esculturas de mais 73 artistas plásticos e fotógrafos renomados do cenário local e de projeção nacional, talentos da nova geração das artes cearenses.

 

Além de Edismar Arruda (autor da obra-tema), o leilão também contará com artistas como Beatriz Boblitz, Ascal, Hirma Castro, Sergei de Castro, Demeilson Ferreira, Almeida Leite, Eduardo Pilande, Léo Henriques, Ferreirinha, Fco. Bandeira, Espedito Seleiro, Marcos Oriá, Vlamir de Sousa, Assis Filho, Mano Alencar, Vando Figueirêdo, Totonho Laprovítera, Edmar Gonçalves, Tarciso Viriato, J. Pinheiro, Orlando Moura, Ana Porto, entre outros.

Fio_Laranja.png

Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) recebe

Territórios, exposição inédita de Walter Carvalho

WhatsApp Image 2023-11-24 at 11.08.12.jpeg

O Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) inaugura, dia 25 de novembro, Territórios, exposição inédita do fotógrafo e cineasta Walter Carvalho, com curadoria de Eder Chiodetto. Durante a abertura, a partir das 10h, serão realizadas mediação da visita, palestra e lançamento do livro homônimo,patrocinado pelo MFF.

 

A exposição Territórios ocupará o segundo andar do MFF com 51 fotografias, dispostas em núcleos, cuidadosamente pensados pelo curador Eder Chiodetto para recontar as mais de cinco décadas de Walter Carvalho como fotógrafo andarilho. O primeiro reúne registros de alegorias de carnaval, estátuas e esculturas fragmentando corpos, como um desejo de restituir um corpo íntegro, improvável e fantástico. 

 

Em outra parede, a percepção do fluxo da vida como representação cinematográfica. Outdoors, publicidades exacerbadas, a parede de um estacionamento, uma porta que se abre para o infinito, um caminhão que surge  entre o fotógrafo e seu destino, tudo que descortina imagens contidas em outras imagens. Estar entre a imagem estática e o movimento é justamente o território de trânsito e transe de Walter Carvalho. 

 

No terceiro núcleo, a teatralização da vida, a imagem da imagem, que marca a obra de Walter Carvalho para desvelar enigmas, reativar memórias e expandir realidades.

Fio_Laranja.png

Eduardo Gomes de Matos lança segundo volume

de sua obra "A NOVA GESTÃO"

O mundo do trabalho e o ambiente corporativo sofreram, especialmente pós-pandemia, muitas transformações importantes. É esse o tema da mais recente obra do empresário e sócio-fundador da Gomes de Matos Consultoria, Eduardo Gomes de Matos, em parceria com o consultor Gomes dos Santos: “A Nova Gestão - trabalho, futuro, escolhas”: Como ter sucesso e prosperidade na nova economia”

 

 Reflexões, dicas e informações valiosas, fruto das pesquisas, dos estudos e da experiência de mais de 25 anos no mercado de consultorias de Eduardo, trazem dados da nova economia, entre os quais, o fim dos empregos, os desafios impostos pela velocidade das informações e o impacto das novas tecnologias em quase todas as profissões. O objetivo da obra é abordar novos olhares, provocações e especialmente apresentar métodos e práticas, além de propor roteiros para trilhar novos caminhos e alternativas para sobreviver e ser feliz na profissão. 

 

O livro teve seu pré-lançamento por ocasião do fórum “Novo mercado, novos métodos”, acontecido no dia 10 de novembro, e segundo o autor, a leitura do livro vai provocar e capacitar o leitor para uma nova mentalidade sobre o trabalho, desenvolver habilidades e variedade de opções de ferramentas. "Queremos que o livro seja um guia de fácil consulta e implementação e que todos possam alcançar sucesso e prosperidade na nova economia", afirma.

Fio_Laranja.png

Cantor Djavan confirma show

da turnê 'D' em Fortaleza

WhatsApp Image 2023-11-23 at 15.16.54.jpeg

A capital alencarina recebe, no dia 9 de março, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira: Djavan, com sua nova turnê "D" embalada com sucessos e canções inéditas. O artista se apresentará no Centro de Eventos do Ceará, e os ingressos serão vendidos em breve, no site http://efolia.com.br/.

 

O repertório da turnê contempla todas as fases de sua carreira. Músicas como 'Sina' e 'Flor de Lis' terão espaço no espetáculo. O artista é conhecido por diversas músicas ao longo da carreira, como "Samurai", "Lilás" e "Oceano". Djavan também conta com diversos reconhecimentos e títulos no mundo da música.

Fio_Laranja.png

Walter Carvalho abre exposição no

Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) neste sábado, 25.

WhatsApp Image 2023-11-23 at 10.46.24.jpeg

O Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) inaugura, dia 25 de novembro, Territórios, exposição inédita do fotógrafo e cineasta Walter Carvalho, com curadoria de Eder Chiodetto. Durante a abertura, a partir das 10h, serão realizadas mediação da visita, palestra e lançamento do livro homônimo,patrocinado pelo MFF.

 

A exposição Territórios ocupará o segundo andar do MFF com 51 fotografias, dispostas em núcleos, cuidadosamente pensados pelo curador Eder Chiodetto para recontar as mais de cinco décadas de Walter Carvalho como fotógrafo andarilho. O primeiro reúne registros de alegorias de carnaval, estátuas e esculturas fragmentando corpos, como um desejo de restituir um corpo íntegro, improvável e fantástico. 

 

Em outra parede, a percepção do fluxo da vida como representação cinematográfica. Outdoors, publicidades exacerbadas, a parede de um estacionamento, uma porta que se abre para o infinito, um caminhão que surge  entre o fotógrafo e seu destino, tudo que descortina imagens contidas em outras imagens. Estar entre a imagem estática e o movimento é justamente o território de trânsito e transe de Walter Carvalho. 

 

Programação: 
10h - Abertura do Museu 
10h30 - visita mediada 
11h30 - Conversa com Walter Carvalho e Eder Chiodetto 
13h - Sessão de Autógrafos do Livro Territórios

Fio_Laranja.png

Feira de artesanato e soul music na programação

do final de semana do  Cantinho do Frango

WhatsApp Image 2023-11-23 at 10.48.44.jpeg

Neste final de semana, o Cantinho do Frango apresenta novidades em sua programação: a Feira de Artesanato do Cantinho! A primeira feira acontece nesta sexta-feira, 24 de novembro, das 17h às 21h, apresentando trabalhos e produtos de marcas autorais do Ceará. O acesso é gratuito.

 

Também na sexta-feira, às 18h30, Felipe Cazaux apresenta seu novo projeto Felipe Cazaux & The Soul Groovers e agita o Cantinho do Frango com os clássicos do Blues, Soul e Black Music. 

 

No sábado, às 18h30, os músicos Marcelo Di Holanda (voz e violão) e Mateus Farias (flauta) fazem um passeio sonoro com novas releituras para sucessos da música brasileira.  De sexta a domingo, sempre a partir do meio-dia, o pianista Hérlon Robson apresenta sucessos nacionais e internacionais.

Fio_Laranja.png

'Ó Paí, Ó 2' chega aos cinemas de

todo o Brasil nesta quinta-feira (23)

WhatsApp Image 2023-11-23 at 10.19.56.jpeg

Depois de 15 anos, “Ó Paí, Ó 2” chega aos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira (23). Na pré-estreia, em Salvador, cinema ficou lotado. Quase todos os atores são os mesmos da primeira versão, oriundos do tradicional Bando Teatro Olodum.

 

É o retorno de Lázaro Ramos ao Pelourinho, em Salvador, como o cantor Roque, um dos personagens mais marcantes da história dele.

 

“Quem era abusado se libertou, quem estava solitário está acompanhado, quem não tinha filho, agora tem filho e isso tudo foi impulsionado muito pelo público. De repente o filme voltou com força total, voltou por rede social, com as pessoas refazendo cenas, e aí foi feito esse exercício de pensar: o que aconteceu com esses personagens 15 anos depois?”, diz Lázaro Ramos.   

 

 Criado originalmente por Marcio Meirelles para o teatro, "Ó Paí, Ó" migrou para o cinema há mais de 15 anos, desembarcou na televisão e, nesta quinta-feira (23), volta às telonas de todo o Brasil, com direção de Viviane Ferreira.

Fio_Laranja.png

O Museu da Imagem e do Som do Ceará

realiza o GaMIS - Level II, neste domingo.

WhatsApp Image 2023-11-23 at 09.40.54.jpeg

O Museu da Imagem e do Som do Ceará realiza neste domingo (26) a segunda edição do seu evento especial de jogos, o GaMIS - Level II. Neste ano, a programação se volta para uma diversidade de jogos, e contará com RPG, card games, board games, Just Dance, sinuca, fliperama e futebol de botão. 

 

Além dos jogos, haverá desfile de cosplay, feira geek, feira gastronômica e um concerto especial da Camerata de Cordas da UFC, tocando trilhas clássicas de jogos e animes. O GaMIS acontece das 14h às 18h, em diversos espaços do MIS. Toda a programação é gratuita. 

 

Momento de reunir a família e ir jogar no MIS um espaço cultural notável.

Fio_Laranja.png

Individual de Fábio Miguez

acontece na Galeria Nara Roesler

WhatsApp Image 2023-11-23 at 09.36.17.jpeg

Nara Roesler Rio de Janeiro abriu a exposição “Construtor de memória”,  com mais de 30 pinturas realizadas este ano por Fábio Miguez  (1962, São Paulo). O artista constrói uma memória afetiva de sua trajetória, a partir da viagem que fez com amigos à Itália, no início dos anos 1980, quando decidiu abandonar a faculdade de arquitetura e se dedicar à pintura. O impacto que sentiu ao conhecer o universo pré-renascentista “foi fundador, embora estivesse muito distante do trabalho que fiz nos anos 1980 e 1990”, diz.

 

“Agora estou reconstruindo meu caminho, fazendo um inventário do que amo”. Nas pequenas pinturas, o artista faz um recorte, “um comentário”, das obras desses mestres, deixando apenas os elementos arquitetônicos.

Fio_Laranja.png

Prefeitura de Fortaleza reabre Memorial

do Paço com exposição que resgata a história da capital cearense

WhatsApp Image 2023-11-22 at 23.31.54.jpeg

A Prefeitura de Fortaleza reabre, nesta quinta-feira (23/11), às 18h, o Memorial do Paço. No retorno das atividades, será apresentada a exposição "Siara's: da colonização à formação de um povo", que resgata a história do período colonial de Fortaleza. O evento é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), com apoio das secretarias municipais de Governo (Segov), Educação (SME) e Turismo (Setfor).

 

A exposição "Siara's: da colonização à formação de um povo" contém pinturas do artista Hernane Pereira, que resgatam a influência indígena na história e cultura cearense. A iniciativa também oferece Educação Patrimonial conceitualmente elaborada, valorizando uma experiência educativa que abrange os conceitos de arte, cultura e patrimônio.

Fio_Laranja.png

Lançamento do Livro Mesas do Ceará -

Francisco Campelo

WhatsApp Image 2023-11-22 at 11.08.56.jpeg

O colunista e promoter de marcas de luxo, Francisco Campelo promove o lançamento do seu livro "Mesas do Ceará", nesta quinta-feira (23), às 17h, no Espaço Barbra´s no Náutico Atlético Cearense.

 

O livro é um registro da cultura material e imaterial do Ceará, e tem como pano de fundo mesas postas de 19 famílias conhecidas do estado, dos mais variados estilos e regiões, passando pela capital, serra, sertão e litoral cearense. 

 

Desde os estilos mais clássicos ao contemporâneo, Campelo apresenta a forma de receber de grandes e tradicionais famílias cearenses, além destacar particularidades dos seus acervos pessoais. Com 260 páginas, capa dura e edição de alto padrão, o livro é uma edição de luxo série limitada.

Fio_Laranja.png

Referência da música baiana, Armandinho

realiza show gratuito nesta quinta (23) em Aquiraz

WhatsApp Image 2023-11-21 at 10.42.22.jpeg

O músico, compositor e instrumentista, Armandinho irá realizar uma apresentação nesta quinta-feira (23), a partir das 19h, no teatro da Tapera das Artes, em Aquiraz. O artista é filho de Osmar Macêdo, o inventor do Trio Elétrico ao lado de Dodô. Armandinho já integrou o conjunto Trio Elétrico – Armandinho, Dodô e Osmar e o grupo "A Cor do Som". O artista se apresentou com grandes nomes da música brasileira, como Paulo Moura, Rafael Rabelo, Yamandu Costa, Altamiro Carrilho, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, entre outros. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente na plataforma Sympla.

 

O concerto marca o encerramento da quinta edição do projeto Encontro Mestre & Aprendiz, da Tapera das Artes, organização Social da Sociedade Civil (OSC) que utiliza a música como ferramenta de inclusão social. "Esse projeto promove a vivência de renomados músicos com alunos e professores da instituição. Eles passam quatro dias aqui na instituição, em uma residência artística, com oficinas artísticas que proporcionam essa troca de aprendizado. Temos a alegria de ter o Armandinho com a gente essa semana.


 A culminância desse processo será o concerto desta quinta-feira", enfatiza Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes.

Fio_Laranja.png

Livro 'Gay de Família' aborda temas espinhosos

como problemas familiares e homofobia

Dramas familiares e temas delicados não são novidade quando unidos na literatura. Mas fazer essa mistura adicionada a uma dose perfeita de bom-humor, é tarefa para poucos autores. Foi assim, com ousadia e muito talento que Felipe Fagundes escreveu “Gay de Família”, história que mescla debates importantes embrulhados em um bom humor que nos faz rir com os olhos ainda marejados. A obra chega às livrarias através da editora Paralela, selo pertencente ao Grupo Companhia das Letras. A história, inclusive, já teve seus direitos negociados para virar filme.

 

“Gay de Família” nos apresenta Diego, protagonista da trama. Diego espera tudo de ruim dos próprios parentes, mas tudo mesmo. Que o pai tenha uma segunda família. Que a mãe comande um esquema de tráfico humano. Que o irmão lave dinheiro. Por serem versados em todos os crimes do manual da família tóxica, Diego decidiu ser gay bem longe deles. E tudo vai muitíssimo bem, obrigado.

 

“Gay de Família” nos ensina noções valiosas sobre família, pertencimento e respeito. É o tipo de leitura que mostra o valor da escrita para o público adulto, em especial aquele que embandeira uma maior representatividade gay além das ficções adolescentes. Felipe mostra ser um autor preocupado com valores e com a formação de cidadãos sóbrios, questionadores e equilibrados em suas opiniões e valores.

 

“De zero a dez na Escala Gay, esse livro é um mil. Absolutamente hilário” ― Pedro Rhuas, autor de ‘Enquanto eu não te encontro’, sobre o livro.

 

Livro:  Gay de Família
Autora: Felipe Fagundes (@felipe_fgnds)
Editora: Paralela
Páginas: 272
Preço: R$ 49,90
Adquira o livro em: https://amz.run/79ZP

Fio_Laranja.png

Projeto Duetos apresenta shows de Marcelo Di Holanda

& Mateus Farias e Banda Renegados no Anfiteatro da Beira Mar

WhatsApp Image 2023-11-20 at 11.15.05.jpeg

O Projeto Duetos seguindo a temporada de sua 10ª edição, apresentará no domingo, 26 de novembro, às 18h, no Anfiteatro da Beira Mar, um dos pontos turísticos de Fortaleza,  shows de Marcelo Di Holanda & Mateus Farias e a banda Renegados Além dos Rótulos. A entrada é gratuita.

 

Marcelo Di Holanda e Mateus Farias, o duo que protagoniza o bem sucedido projeto de releitura de Forró das Antigas, já produziu mais de 65 gravações de releituras dos principais sucessos da música brasileira que resultaram em mais 600 mil visualizações nas plataformas digitais – Youtube e TikTok.   

 

 A banda Renegados Além dos Rótulos, que conta 30 anos de trajetória de completados em 2023. Grupo de linguagem universal une rock, blues, jazz, fusion e fusão brasileira e world music, com as características e a pulsação dos rock dos anos 50, 60 e 70.  O grupo é formado por Marcelo Pinheiro  - voz/guitarra/teclados e gaita; Ricardo Pinheiro – bateria/percussão e voz; Romualdo Filho – contrabaixo/teclados e flauta e Celso Batera – percussão.

Fio_Laranja.png

Biografia de Carlito Pamplona será lançada

no Ideal Clube no próximo dia 21

Intitulado “Carlito Pamplona. Pioneiro na industrialização do óleo de oiticica.” o livro que trata sobre a vida do visionário empresário e industrial cearense será lançado no Ideal Clube, próximo dia 21, às 19 horas.    

 

Para construir a biografia do homenageado, a acadêmica e professora universitária Lourdinha Leite Barbosa utilizou-se da metáfora da árvore, que esgalha, floresce, dá frutos e tomba. A autora construiu uma narrativa que  descreve, em 11 capítulos,  o homem, o pai, o amigo, o cientista e o reconhecido  industrial pioneiro, que fez originar um dos bairros da cidade de Fortaleza, demonstrando seu legado histórico. 


Olga Maria Pamplona Miranda, foi a responsável pela pesquisa e coordenação de conteúdos da obra, tem que projeto editorial da  Modo Maior, coordenação editorial de Patrícia Veloso  -  Terra da Luz Editorial e Olimpio Rocha assumiu a produção executiva. 
 

Fio_Laranja.png

Legião Urbana: Dado e Bonfá

em Fortaleza

WhatsApp Image 2023-11-16 at 22.11.31.jpeg

Os legionários Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá estão de volta à capital cearense. No dia 25 de novembro, próximo sábado, os grandes sucessos da banda Legião Urbana vão agitar os muitos fãs que irão ao Estacionamento do Shopping Iguatemi. Uma seleção de hits que até hoje é trilha sonora da vida de tantas pessoas já está pronta e na estrada. Em breve chega em Fortaleza!

 

Além de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, "Mauro Berman (diretor musical e baixista), Lucas Vasconcellos (guitarra e violão), Pedro Augusto (teclados) e eu, André Frateschi (vocal), seguimos, desde então, juntos na missão das nossas vidas.

 

Sentimos um desejo genuíno de espalhar a música aos quatro ventos, alimentados por admiração mútua e amizade.

Partimos para a terceira turnê superando os obstáculos e sabedores da importância da obra da Legião.

Fio_Laranja.png

Espaço das Artes em Aracati recebe a exposição “Paisagens Afetivas”

durante o VI Festival de Gastronomia e Cultura

Será aberta a partir do próximo dia 17,  às nove horas,  no Espaço das Artes, equipamento da Secretaria de Turismo e Cultura de Aracati que funciona no Casarão do Barão de Messejana, localizado no centro histórico aracatiense, a exposição  coletiva “Paisagens Afetivas”, que reúne obras de 16 artistas, cearenses ou que se radicaram no Ceará, e que reverenciam as paisagens afetivas, constituídas no imaginário de cada artista e representadas de formas diversificadas, demonstrando a multiplicidade dos referenciais artísticos de cada um.


Nesse trilhar, a paisagem se  torna o mediador da relação do homem com o mundo e busca conectar a sociedade e a natureza.  A exposição, que tem a curadoria de Nathalie Nicolas e co-curadoria de Andréa Dall’Olio, é uma Realização Instituto de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento Vale Jaguaribe - Instituto Vale do Jaguaribe - IVJ, que promove, articula e desenvolve projetos culturais na região de jaguaribana. 

 

Serviço
Exposição “Paisagens Afetivas" no Espaço das Artes em Aracati.Local: Rua Coronel Alexanzito, 763 – 2º andar. De 17 de novembro de 2023 até janeiro de 2024.
Durante o VI Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati. Abertura dia 17 a partir das 19 horas.  Dias 18 e 19 de novembro das 17h  às 22h. 
De 20 de novembro de 2023 até Janeiro de 2024. Segunda a Sexta, das 09h às 18h. Sábado, das 09h às 13h.

Fio_Laranja.png

13ª Mostra Unifor de Cinema celebra 15

anos do Curso de Cinema e Audiovisual

WhatsApp Image 2023-11-16 at 10.06.35.jpeg

Encantar o cinema e povoá-lo com outras histórias, novas formas, diferentes experiências sensoriais. A 13ª edição da Mostra Unifor de Cinema (MUC) chega ao Cinema do Dragão de 21 a 24 de novembro,  para celebrar os 15 anos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. 

 

Na ocasião, serão exibidos 15 filmes, sendo um longa-metragem e 14 curtas realizados por estudantes e egressos do curso. A primeira noite do evento é marcada pela pré-estreia do longa premiado no Festival de Cannes “A Flor do Buriti" (2023), dirigido pela brasileira Renée Nader e o português João Salaviza. Com parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e o Cinema do Dragão,  as exibições iniciam sempre às 19h e são abertas ao público.  

 

Encantar o Cinema - 13ª Mostra Unifor de Cinema - MUC
Data: 21 a 24 de novembro
Horário: 19h
Local: Sala 02 do Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Fio_Laranja.png

Leci Brandão faz shows em

Fortaleza, de 15 a 18 de novembro

WhatsApp Image 2023-11-13 at 10.05.13.jpeg

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 15 a 18 de novembro, às 20h, o espetáculo musical Leci Brandão - Eu Sou o Samba. Em quatro apresentações, a artista fará um passeio por clássicos de sua carreira, como “Zé do Caroço”, “Só Quero Te Namorar” e “As Coisas Que Mamãe Me Ensinou”. O projeto conta com patrocínio da CEF e do Governo Federal.

 

Eu sou o Samba é um show comemorativo aos 40 anos de carreira da cantora, que contabiliza 25 álbuns lançados e muitos sucessos.

 

Considerada um dos maiores nomes da música brasileira, Leci Brandão leva ao palco faixas de sua autoria e de grandes mestres e parceiros, como “Olodum força divina”, “Madalena do Jucu”, “Papai vadiou”, “Deus do Fogo e da Justiça”, dentre outros.

Fio_Laranja.png

I Circuito de Teatro de Fortaleza

realiza três espetáculos esta semana

WhatsApp Image 2023-11-14 at 08.25.24.jpeg

A programação do I Circuito de Teatro de Fortaleza, realizado pela Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), conta com três espetáculos gratuitos, nos dias 14 e 16 de novembro. As apresentações ocorrem no Cuca Mondubim e Teatro São José.

Nesta terça-feira (14/11), às 19h, o Cuca Mondubim recebe o espetáculo "Colcha de retalhos", dirigido por Luiza Pontes, com classificação de 14 anos. 
Também na terça, às 20h, no Teatro Municipal São José, será exibido "Nos trilhos da paixão", do Grupo de Comédia Cearense, para maiores de 16 anos. 


O palco do Teatro Municipal São José recebe na quinta-feira (16/11), às 20h, o espetáculo "Annonimos", do grupo Teatro Novo. Para todos os públicos, a cena tem o ator Sidney Malveira trazendo um corpo mimético, impregnado de micro ações e sensações físicas, vocais e psicológicas com histórias reais de idosos moradores do asilo Lar Torres de Melo.

Fio_Laranja.png

Festival Varilux

de Cinema Francês 2023

O-Desafio-de-Marguerite.jpg

O festival iniciou suas exibições em várias cidades do Brasil na quinta-feira(09) e prossegue até o dia (22) de novembro. A programação será exibida no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, equipamentos de cultura do Governo do Estado. 

 

Um dos pontos altos da programação será a exibição de "Anatomia de Uma Queda", vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes neste ano, dirigido por Justine Triet. Considerado pré-candidato ao Oscar em categorias como melhor filme, direção e melhor atriz

 

Ao longo do evento, serão exibidas três sessões diárias de filmes inéditos, além de sessão especial em homenagem à atriz Brigitte Bardot. No conjunto de obras programadas, destacam-se ainda o último filme de Cédric Kahn, "Making Of", bem como "Culpa e Desejo", de Catherine Breillat, e "Orlando", de Paul B. Preciado, vencedor do Teddy Award e do Prêmio Especial do Júri da mostra Encounters no Festival de Berlim 2023

 

Conforme os curadores do festival, Emmanuelle e Christian Boudier, estarão sendo exibidos 20 filmes inéditos no Brasil. Em Fortaleza, o festival também estará sendo exibido no Shopping Benfica e Cinépolis RioMar.

Fio_Laranja.png

A 20ª Conescap traz grandes nomes

de 15 a 17 de novembro, no Centro de Eventos

WhatsApp Image 2023-11-09 at 10.46.38.jpeg

O tema geral é “Conexão global, o futuro é agora” , trazendo geração de networking, feira de negócios, com participação de grandes profissionais e marcas, além de palestras com profissionais de renome no cenário nacional sobre inovação no mundo dos negócios.

 

Ao todo, serão 18 palestrantes, além de atrações culturais. A palestra magna terá à frente a empreendedora, apresentadora e escritora Cristiana Arcangeli. Com mais de 35 anos de atuação e experiência no empreendedorismo brasileiro, Arcangeli conquistou espaço e admiração por grandes empreendedores e players do mercado após sua primeira aparição na mídia brasileira.

 

No segmento dos serviços, os resultados no Brasil são positivos, foram observados nos grupos de atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados. No Ceará, o setor de serviços foi responsável pelo avanço da economia no segundo trimestre do ano, que fechou com crescimento de 1,63(Ipece). 

 

Contará ainda com a irreverência do escritor, poeta e artista cearense, Bráulio Bessa, apresentação cultural, falando também sobre a sua trajetória de sucesso e o encerramento da CONESCAP e da Convenção CRC-CE, ficará por conta do cantor e compositor cearense, Dorgival Dantas, que fará apresentação musical e entoará os maiores sucessos do forró da sua carreira. Dias 15, 16 e 17 de Novembro, no Centro de Eventos.

Fio_Laranja.png

Anjos do Natal 2023 será realizado

dia 19 no Teatro RioMar Fortaleza

Solidariedade e talento. Amor ao próximo e espírito natalino. Um dos mais tradicionais espetáculos do calendário de eventos cearenses de final de ano, o Anjos do Natal 2023 será realizado no domingo, dia 19 de novembro, às 18 horas, no palco do Teatro RioMar Fortaleza, celebrando o amor com música de qualidade e muita emoção. Com o tema "Anjos Existem", o projeto chega à sua sétima edição e tem a meta de arrecadar 4 mil cestas básicas, a serem doadas para 23 entidades filantrópicas cearenses, da capital e do interior.

 

A seleção de artistas confirmados traz nomes de diversos gêneros musicais, desde nomes de grande experiência a novos talentos. As atrações confirmadas para subir ao palco são o sanfoneiro Waldonys; os cantores Marcos Lessa, Paulo Benevides, David Valente, Philipe Dantas e Marcio Campos; as cantoras Giovana Bezerra, Vivian Fernandes, Ludmila Amaral, Elane Araújo e Karol Tavares; o multi-instrumentista e arranjador Carlinhos Patriolino; o pianista Felipe Adjafre; além do Maestro Isaías Alexandre e Orquestra Anjos do Natal, com participação do Coral Vozes de Iracema, do Instituto de Música Jacques Klein.

 

O ingresso custa R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), valor equivalente a três cestas básicas. As vendas acontecem pelo WhatsApp: (85) 98120-1761. Idealizado por Márcia e Fernando Travessoni, o Anjos do Natal é realizado desde 2017 e, nos seis anos anteriores, já arrecadou aproximadamente 200 toneladas de alimentos.

Fio_Laranja.png

Coral Vozes de Iracema realiza apresentações

natalinas no Shopping Iguatemi Bosque

WhatsApp Image 2023-11-08 at 21.57.03.jpeg

O Coral Vozes de Iracema, do Instituto de Música Jacques Klein (IMJK), fará apresentações nos dias 11, 18 e 25 de novembro no Shopping Iguatemi Bosque. A série de concertos faz parte da programação natalina do shopping e será realizada a partir das 19h, na praça da rendeira.

 

No repertório haverá clássicos do Natal, como We wish you a Merry Christmas, Canção dos Sinos, Feliz Navidad, Vem que tá chegando o Natal e Jingle Bells Rock, tudo sob a regência do maestro Luís Maurício Carneiro. 

 

Serviço: 
Concerto natalino Coral Vozes de Iracema no Shopping Iguatemi Bosque

Data: 11, 18 e 25 de novembro 
Local: Praça da Rendeira - Shopping Iguatemi Bosque
Horário: 19h
Acesso gratuito

Fio_Laranja.png

Secultfor recebe exposição

"Chico da Silva na flora cearense" nesta sexta-feira (10/11)

WhatsApp Image 2023-11-08 at 11.09.24.jpeg

A Galeria Chico da Silva, localizada no térreo da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe nesta sexta-feira (10/11), às 18h, a exposição "Chico da Silva na flora cearense". As artes ficarão disponíveis para visitação gratuita até 10 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

 

A exposição, que tem como curadores Roberto Galvão e Sandra Montenegro, conta com o trabalho do Entrelaçadas, grupo de mulheres que se reúnem habitualmente para bordar. Serão expostas releituras das obras do pintor e desenhista Chico da Silva, um dos nomes brasileiros que se destacou nacionalmente e também no exterior com a arte naif. Além disso, a exposição trará peças alusivas à flora cearense, temática escolhida para valorizar a caatinga do Nordeste.

 

Durante a exibição, o público irá contemplar peças de bordado que expressam pertencimento e se complementam com intensidade de cores, autenticidade e ancestralidade, advindas de mãos que pintam e bordam com nobre talento.

Fio_Laranja.png

Lollapalooza anuncia grade completa de atrações;

shows acontecem em março de 2024

WhatsApp Image 2023-11-07 at 14.32.53.jpeg

O Festival Lollapalooza Brasil acontece em março de 2024 e teve sua grade de atrações divulgada nesta terça-feira (7). Com nomes conhecidos dos festivais no país e outras novidades, os shows vão acontecer no dia 22, 23 e 24, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

 

As principais atrações são as bandas americana Blink-192, Paramore e Limp Bizkit, os canadenses do Arcade Fire, os cantores Sam Smith e SZA e um show especial da banda brasileira dos Titãs. Hozier, The Offspring, Thirty Seconds to Mars e o baiano Gilberto Gil também estão escalados. 

 

Esta será a primeira vez que o festival será produzido pela empresa Rock World, responsável por realizar o Rock in Rio e o The Town. Em 2023, o Lollapalooza bateu recorde de público total com 302,6 mil de ingressos comprados, de acordo com a organização. A sexta-feira bateu recorde diário com mais de 103 mil pessoas.

Fio_Laranja.png

Cantoras brasileiras são homenageadas em show inédito da

cearense Giovana Bezerra nesta quinta (9), no teatro Rio Mar

Fio_Laranja.png
WhatsApp Image 2023-11-07 at 11.12.22.jpeg

Na próxima quinta (09) estreia o musical inédito "Mulheres do Brasil", realizado pela cantora cearense Giovana Bezerra, onde serão feitas homenagens aos maiores nomes femininos da música popular brasileira.

 

A apresentação acontecerá no Teatro Riomar Fortaleza, onde Giovana Bezerra condecora as cantoras Elis Regina, Rita Lee, Gal Costa, Alcione, Beth Carvalho, Elba Ramalho, Clara Nunes, Marina Lima, Elza Soares, Amelinha, Marisa Monte, Maria Bethânia e Ivete Sangalo, com uma voz versatil, transitando entre diferentes gêneros do país.

 

Contabilizando 55 colaboradores, o espetáculo contará com uma orquestra que traz experiência imersiva aos apreciadores em um show único na capital cearense.  espetáculo Mulheres do Brasil" conta com um repertório artístico rico, levando o público a um passeio pela raiz da música brasileira.

 

 Ingresso: Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) Ou no site UHU

Fio_Laranja.png

Geraldo Azevedo e Ednardo fazem shows

gratuitos no Ceará Natal de Luz

WhatsApp Image 2023-11-07 at 17.20.52.jpeg

Geraldo Azevedo é uma das atrações da abertura da 27ª edição do Ceará Natal de Luz, no próximo dia 17, na Praça do Ferreira, em Fortaleza. O cantor, compositor e violonista é um dos maiores nomes da música brasileira.

Além dele, o público poderá assistir a apresentação do tradicional Coral da Luz, formado por 150 crianças e adolescentes, que se revezam nas apresentações realizadas ao longo de todo o evento diretamente das sacadas do Hotel Excelsior.

O Ceará Natal de Luz homenagea, este ano, vida e obra de Ednardo. O cantor e compositor é um dos principais músicos da geração cearense descoberta pela música popular brasileira (MPB) nos anos 1970. Suas músicas já foram gravadas por mais de 50 intérpretes, sendo tocadas em países da América Latina, Europa e EUA. Ednardo possui mais de 400 músicas e letras, distribuídas em 15 discos originais.

O artista se apresentará e receberá a homenagem no dia 17 de dezembro, no palco do Ceará Natal de Luz da Praça Portugal.

O Ceará Natal de Luz inicia no dia 17 de novembro e segue até dia 23 de dezembro, com apresentações diárias do Coral da Luz, visitação gratuita à Casa do Papai Noel na Praça do Ferreira, Caminhão da Luz percorrendo a cidade, distribuição de mudas de plantas e decoração de diferentes pontos da cidade com 1,7 milhão de microlâmpadas de LED.

Um dos ícones do evento, as árvores de Natal ganham novo design em 2023. Em vez de redes, a estrutura é montada de velas que representam a jangada cearense. A cor amarela dos ornamentos remete a uma à música “Pavão Mysteriozo” do artista homenageado, o cantor Ednardo.

O Ceará Natal de Luz é realizado pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e pela CDL de Fortaleza.
Foto: Thiago Gadelha/DN

Fio_Laranja.png

Biafra se apresenta no

Pinhões Restaurante no dia 9 de novembro

WhatsApp Image 2023-11-04 at 10.53.46.jpeg

Biafra sobe ao palco do Pinhões Restaurante neste dia 9 para um show intimista e repleto de antigos sucessos. A intenção é recordar músicas que marcaram época, com um repertório de grandes sucessos do artista em novelas da TV Globo, como “Helena” (Marrom Glacê), “Vinho Antigo” (Jogo da Vida), “ Seu Nome” (A Gata Comeu), “Te Amo”


(Salomé) e “Fantasia Real” (Mulheres de Areia); sem deixar de fora sucessos marcantes como “Leão Ferido” e “Sonho de Ícaro”. Além de fazer uma homenagem a compositores que brilham com ele desde os primeiros sucessos, como Guilherme Arantes, Dalton, Lulu Santos, Ritchie, dentre outros.

 

Mais informações com Glauber Guerra (85) 99785.6924/ @pinhoesrestaurante/ (85) 99854.7131

Fio_Laranja.png

Caixa Cultural Fortaleza apresenta Denise Fraga

no espetáculo EU DE VOCÊ

WhatsApp Image 2023-11-01 at 18.39.09.jpeg

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 8 a 12 de novembro, a atriz Denise Fraga no espetáculo Eu de Vocêque mostra histórias reais, costuradas com pérolas da literatura, música, imagens e poesia. Idealizada e criada pela própria atriz, com direção de Luiz Villaça, a peça estreia no Nordeste com entrada gratuita. O projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. 

 

A temporada na CAIXA Cultural Fortaleza terá cinco apresentações, com horários às 20h, de 8 a 11 de novembro, e às 19h, no dia 12 de novembro. Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início dos espetáculos, na bilheteria.

 

Além do espetáculo, Denise Fraga conduzirá o workshop O intérprete e a Comunicação do Texto, no dia 10 de novembro, das 10h às 13h30, para 20 participantes. A atividade propõe uma vivência de artistas profissionais de Fortaleza com a atriz, em que poderão experimentar leituras e exercícios cênicos a partir de trechos das obras "A visita da velha senhora", de Friedrich Dürrenmatt e "A vida de Galileu", de Bertolt Brecht. Os interessados podem se inscrever através do site da CAIXA Cultural

No dia 11 de novembro (sábado), após a sessão, a atriz participa de um bate-papo com o público presente.

Fio_Laranja.png

“Mamonas Assassinas

O Filme“ ganha trailer e fãs vibram ...

WhatsApp Image 2023-11-01 at 10.47.06.jpeg

Na terça-feira (31), a cinebiografia dos Mamonas Assassinas, uma das principais bandas brasileiras, ganhou o seu trailer oficial. A estreia do filme está marcada para o dia 28 de dezembro, exclusivamente nos cinemas.  Intitulado de “Mamonas Assassinas – O Impossível Não Existe”, com direção de Edson Spinello e roteiro de Carlos Lombardi, a produção acompanha a trajetória e os obstáculos enfrentados pelo quinteto musical que conquistou o país. 

 

O quinteto que queria ser uma banda de rock progressivo se transformou no grupo irreverente que até hoje é um expoente da cultura pop no Brasil.  A banda ganhou notoriedade na década de 90 com a originalidade de suas letras, da sua performance nos palcos e a qualidade musical dos seus integrantes. Seu primeiro e único disco, foi mixado em Los Angeles, no melhor estúdio da época, vendendo mais de 3 milhões de cópias em 7 meses. Até hoje, milhões de pessoas no Brasil e no mundo ouvem mensalmente Mamonas Assassinas nas plataformas digitais.

 

A história dos meninos de Guarulhos está de volta em MAMONAS ASSASSINAS: O FILME, que promete emocionar e divertir todo o Brasil com os clássicos “Pelados em Santos”, “Vira-Vira”, “Robocob Gay” e tantos outros sucessos a partir do dia 28 de dezembro nos cinemas de todo o Brasil.

 

Em 1990, Dinho, Sérgio, Samuel, Júlio e Bento eram jovens de Guarulhos em busca de um sonho: gravar seu primeiro disco ainda como a Banda Utopia. Para tal, não mediram esforços, trabalhando dia e noite no que encontrassem pela frente. Não poderiam imaginar que em pouco tempo estariam reunidos no maior fenômeno musical brasileiro da década, os Mamonas Assassinas, transformando a música brasileira para sempre.

Fio_Laranja.png

33º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de

Cinema no São Luiz e no Cinema do Dragão

O 33º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema acontece de ​25 de novembro e segue até 01 de dezembro de 2023, em Fortaleza. O ​​Festival terá programação presencial no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão e programação online na Plataforma Itaú Cultural Play.   

 

As categorias são : A Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem; Mostra Olhar do Ceará; Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem. São 3 Mostras Competitivas, 4 Mostras Especiais , 69 Filmes e 21 Prêmios 

Especificamente na Mostra “ Olhar do Ceará “ concorrem : nos Longas 8 filmes,  e nos Curtas 15 filmes. Vale a pena conferir !

Fio_Laranja.png

AECIC realiza a 11ª edição do Concerto na Capela

no próximo dia 09 de novembro e homenageia Tom Jobim.

A Associação dos Ex-alunos do Colégio da Imaculada Conceição - AECIC, realiza no próximo dia 09 de novembro, a partir das 19 horas, mais uma edição do Concerto na Capela do Pequeno Grande. O evento faz parte do calendário cultural e histórico da Associação, que tem como presidente Marlene Guilherme Mindêllo, e tem propósito maior, dar visibilidade a música e a cultura ao cidadão fortalezense . 

 

O encontro musical tem por objetivo oportunizar à população uma apresentação de música clássica, sacra erudita, popular e Natalina, homenageando nesta edição  ogrande Tom Jobim, ícone da música brasileira. Camerata da UNIFOR com maestro Marcus Vinícius, Coral Vozes de Outono com a maestrina Célia Cortez, tenor  Leandro Cavalcante, soprano Itauana Ciribelli, interprete Cláudia Queiroz Rebouças, cantor Philipe Dantas e a cantora e violonista Rebeca Câmara, serão os responsáveis por animar o público que for conferir o evento. 

 

Benefícios sociais e assistenciais, são gerados com o concerto, tendo em vista que a AECIC, apoia mensalmente os Idosos da Casa São Vicente de Paulo.Para um maior conforto do público a Capela do Pequeno Grande do Colégio da Imaculada Conceição, receberá climatização, bem como terá uma equipe seguranças no entorno do local. 

 

SERVIÇO

Ingressos exibíveis  R$: 30,00. 
Podem ser pagos via pix para a AECIC pelo CNPJ  da instituição: 13.659.449/0001-08

Informações: (85) 999099257

Fio_Laranja.png

Confira as Estreias nos Cinemas

no mês de Novembro.

WhatsApp Image 2023-10-30 at 08.57.29.jpeg

MUSSUM, O FILMIS – 02/11 é Antônio Carlos Bernardes Gomes ficou conhecido nacionalmente como Mussum, dos Trapalhões. Antes disso, foi um menino sonhador, um jovem músico de talento e integrante do Originais do Samba, que ganhava destaque na época, mas seu jeito para o humor era real. 

 

Com o apoio de famosos e do destino, Antônio (Ailton Graça) fez fama com o apelido eternizado em um programa humorístico. Essa é a história de Mussum, da infância pobre, passando pela carreira militar e a escola de samba Mangueira, até a fama na TV. Seis prêmios Kikito no Festival de Gramado 2023.

 

Outras estreias para Novembro são :

NÃO ABRA! – 02/11; DINHEIRO FÁCIL 02/11
TAYLOR SWIFT: THE ERAS TOUR – 03/11;

AS MARVELS – 09/11 –Este é o 33º filme do Universo Cinematográfico Marvel, iniciado em 2008 com Homem de Ferro.
TIA VIRGÍNIA – 09/11
MISSÃO ANTENA: UMA AVENTURAINTERGALÁCTICA – 09/11;

JOGOS VORAZES – A CANTIGA DOS PÁSSAROS E DAS SERPENTES – 15/11 –

 

E o destaque do Mês vai para NAPOLEÃO – 23/11 –
Napoleão é do diretor e produtor dos sucessos Gladiador (2000), vencedor de 5 estatuetas do Oscar. Impetuoso e implacável, na liderança do exército francês, ganhou fama como grande conquistador de batalhas e de corações, como o de Josephine (Vanessa Kirby), com quem casou e viveu um conturbado relacionamento. E como o sucesso tem seu preço, ao ser incentivado a reinar na França, tornou-se também um imperador tirano que precisava ser destruído pelos inimigos.

E na última semana do mês : Ó PAÍ, Ó 2 – 23/11
AS AVENTURAS DE POLIANA – O FILME – 30/11
Ficam as dicas para o deleite dos amantes da sétima arte.

Fio_Laranja.png

Museu da Língua Portuguesa

no Mês da Consciência Negra

WhatsApp Image 2023-10-27 at 09.45.45.jpeg

Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, prepara uma intensa programação para celebrar o Mês da Consciência Negra. Serão, ao todo, nove atividades que vão acontecer em oito dias de novembro. Haverá feira de gastronomia, roda de samba, visitas temáticas à exposição principal, sarau de hip-hop, baile de terceira idade e brincadeiras – todas essas ações visam enaltecer as influências dos povos africanos na cultura brasileira.  

 

A programação especial tem início em 11 de novembro (sábado), quando a Feira Luz Criativa Edição D’Ketu vai ocupar o Saguão B e o Pátio B do Museu da Língua Portuguesa, das 10h às 17h, com entrada gratuita. Os dois espaços irão abrigar cerca de 30 expositores, que venderão produtos feitos a partir da representatividade preta. Trata-se de uma oportunidade de ter acesso a comidas e bebidas africanas e afrodiaspóricas.  

  

SERVIÇO 
Feira Luz Criativa Edição D'Ketu 
Dia 11 de novembro, das 10h às 17h 
Grátis 
No Saguão B e no Pátio B do Museu da Língua Portuguesa

Fio_Laranja.png

Giro Cultural de Fortaleza traz ritmos nordestinos

e homenagem a Belchior neste final de semana

Neste final de semana (27 a 29/10), a cidade de Fortaleza receberá uma diversificada programação de ritmos, por meio do Giro Cultural, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor). Com destaque para o forró e uma homenagem ao cantor Belchior, a programação do Giro Cultural promete agitar o Mercado dos Pinhões, o Parque Rachel de Queiroz e o Espigão do Náutico.

 

Na sexta-feira (27/10), o Mercado dos Pinhões será o ponto de partida, com o evento iniciando às 18h30. No sábado (28/10), o Parque Rachel de Queiroz será o cenário de uma noite cheia de alegria a partir das 18h. O grupo Cirandalegria promete fazer as crianças dançarem e se divertirem ao som da ciranda. Às 19h, é a vez do Bloco do Zé Almir entrar em cena para animar o público.

 

Já no domingo (29/10), o encerramento do Giro Cultural acontecerá no Pôr do Sol de Fortaleza, no Espigão do Náutico, às 17h, onde o público poderá desfrutar de uma tarde repleta de música e entretenimento. Fábio Carneirinho será o responsável por fazer o público dançar e se emocionar ao som de suas canções. O projeto também terá João Neto, cover do Belchior, proporcionando uma homenagem musical única ao cantor, que na ocasião completaria 77 anos, se estivesse vivo.

Fio_Laranja.png

Com ajuda da inteligência artificial, música inédita

dos Beatles será lançada em novembro

WhatsApp Image 2023-10-26 at 11.12.32.jpeg

Uma música inédita dos Beatles, "Now and Then", será lançada em 2 de novembro. A informação foi confirmada por Paul McCartney e Ringo Starr, únicos remanescentes da banda, nesta quinta-feira (26). A canção recebeu auxílio de inteligência artificial para ser finalizada.

 

De acordo com Paul, a voz de John Lennon, morto em 1980, é recriada por computador. O músico afirmou, em junho, que a faixa será a "última gravação" do grupo.

 

Em novembro, a música ainda ganha um videoclipe e um documentário sobre o projeto dirigido por Oliver Murray. A exibição será através do canal do YouTube dos Beatles, em 3 de novembro, intitulado "Now And Then - The Last Beatles Song". O documentário conta toda a história por trás da música, com comentários exclusivos de Paul, Ringo, George, Sean Ono Lennon e Peter Jackson. Fonte: AlôAlôBahia

Fio_Laranja.png

Aviões Fantasy ocorre neste sábado (28)

confira a programação do evento

Criado pelo comandante Xand Avião, um dos maiores eventos à fantasia do país, acontece neste sábado (28), na Arena Castelão, em Fortaleza. Trazendo um line-up de tirar o fôlego, a festa conta com apresentação de Xand Avião, Ivete Sangalo, Jorge e Mateus, Nattan e Zé Cantor, uns dos maiores nomes da música brasileira. Com um público que chega a cerca de 40 mil pessoas, Xand Avião promete agitar o público de Fortaleza, com muita música, dança e forró. 

 

O evento que movimenta mais 12 milhões de reais de impacto na economia com o total de 2800 empregos gerados, traz como referência para este ano a temática de Halloween que promete explorar referências do cinema - trazendo filmes e autores como inspiração, exemplo: Stephen King, Tim Burton, Alfred Hitchcock, e mais.

Fio_Laranja.png

Festival Canoa Blues abre atividades de 2023

com arte-educação em Canoa Quebrada

WhatsApp Image 2023-10-25 at 16.25.59.jpeg

Há 16 anos apresentando o que há de melhor na cena do Blues nacional, o Festival Canoa Blues retorna em 2023 com a 16ª edição. Com agenda totalmente gratuita, o festival será iniciado em 7 de novembro, seguindo até 10, com ações sociais em prol da arte-educação para crianças e adolescentes atendidos por ONGs de Canoa Quebrada.

 

A programação prevê entrega de livros doados pelo público às associações Canoa Criança e Ninho de Livros e curso de arte em areia, voltado para a valorização da cultura local de produção de garrafas com areia colorida.

As aulas serão ministradas no Circo-Escola da Associação Canoa Criança, pelo artista plástico, músico e educador social Gledson Melo.

 

A etapa seguinte será promovida em dezembro, com shows abertos e gratuitos em Canoa Quebrada, reunindo atrações locais e nacionais. O Festival Canoa Blues integra o calendário oficial de eventos do Ceará.

Fio_Laranja.png

Histórias da Floresta

Festival Literário para Criança

evento-historias da floresta.jpg

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta "Histórias da Floresta - Festival Literário para Crianças". O festival busca resgatar as raízes ancestrais do povo brasileiro e semear novos saberes sensíveis ao universo infantil, valorizando os princípios milenares da natureza e do prazer de ouvir e contar histórias. 

 

O festival terá em sua programação conversas sobre literatura, com autores e autoras do Brasil, explorando diferentes linguagens artísticas nesta grande celebração das nossas histórias. São encontros de contação de histórias, uma instalação interativa de arquitetura indígena, intervenções poéticas, oficinas e ações culturais diversas. 

Fio_Laranja.png

Confira a 47ª Mostra

Internacional de Cinema de São Paulo

WhatsApp Image 2023-10-24 at 10.55.36.jpeg

A 47ª edição da Mostra, que começou no dia 19 e vai até 1º de novembro, já acontece num Brasil sob nova direção. A voltou a ser uma patrocinadora master. Novas parcerias foram conquistadas. O número de filmes em exibição, que havia baixado, agora atinge a marca de 349.

 

Renata de Almeida está no comando deste evento festivo, mas que pode se tornar um desafio logístico. Ela entrou para a equipe em 1989, na 13ª edição, e começou a namorar Leon Cakoff, criador e idealizador da Mostra. Apesar de nunca terem se casado oficialmente, a relação durou 22 anos e gerou dois filhos. Após a morte de Leon em 2011, Renata assumiu a responsabilidade de um dos maiores eventos cinematográficos do país. Ela é formada em cinema pela Faap e especializada em documentários pela New School de Nova York.

 

“A Mostra é um festival que tem a sua personalidade”, diz Renata, em seu escritório no bairro paulistano de Pinheiros. “Esta é a minha queda de braço, nos milhões de reuniões com patrocinadores e parceiros. Não dá para a Mostra virar um ‘promo center’, com banners de marcas. Ela tem que manter o seu perfil.”

 

"Não existem sessões fechadas na Mostra, que não sejam acessíveis ao público. No ano passado, um filme nacional distribuiu convites demais e me perguntaram o que faríamos com os VIPs. Eu deixei claro que na Mostra todos têm acesso", afirma Renata.

Fio_Laranja.png

Livro de Wladson Sidney questiona com ironia

e bom humor os benefícios de se acordar cedo

Em tempos de sociedade da produtividade, a constante busca por performance parece ser uma exigência e tem ligação direta com sucesso. Para muitos, essa tendência passa por estar ativo o mais cedo possível do dia. Mas será mesmo que acordar antes do sol nascer traz vantagens para todas as pessoas? O empreendedor, apresentador e gestor de carreiras Wladson Sidney tem vários questionamentos sobre isso e traz o tema para debate com muita ironia e leveza em seu primeiro livro, “Quais os benefícios de acordar cedo? - Não tem!!”. A obra será lançada na terça-feira, 24 de outubro, às 18h30, na área de Eventos do BS Design Corporate Towers (av. Desembargador Moreira, 1300 – Mezanino – Torre Norte), com um bate-papo com autor. A entrada é gratuita. 

 

Ao longo de sete capítulos, Wladson defende individualidades ao mesmo tempo em que apresenta provocações contemplando as diversas facetas que envolvem o assunto. Tudo com o jeito leve e bem-humorado característicos do autor, reconhecido como apresentador de eventos de estilo próprio, um “mestre sem cerimônias”. Para ele, existem aquelas pessoas que funcionam bem ao levantar cedinho. Mas há uma parcela da população, na qual o autor se inclui, que apresentará melhor rendimento ao exercer as atividades laborais ou físicas durante a noite, reservando as manhãs para boas horas de sono!

 

Os seres de hábitos noturnos podem aproveitar as horas escuras para praticar exercícios, fazer atividades ao ar livre, ouvir músicas, cozinhar, aprender algo novo, entre outras coisas. Eles também podem se divertir e aproveitar o convívio social da melhor maneira. Há, ainda, a possibilidade de executar as atividades laborais em horas de tranquilidade peculiares, destaca Wladson.

 

O projeto gráfico do livro, de autoria da designer Meg Banhos, apresenta dois elementos que duelam ao longo das páginas, em uma divertida disputa entre a disposição matinal do galo versus a agilidade notívaga do lêmure. Uma leitura lúdica para quem adora acordar cedo. E uma desforra para quem gosta mesmo de ficar mais tempo na cama, sem culpa.

Fio_Laranja.png

Livro ensina a melhorar a saúde e viver

em bem-estar através de 8 simples passos

Vivemos em um mundo muito veloz, que nos exige um ritmo difícil de digerir e acompanhar.  A vida moderna, segundo os especialistas em psicologia educacional e do desenvolvimento, Elaine J. Brzyck e Henry G. Brzycki, cobra um alto pedágio do nosso bem-estar emocional e físico, algo que nos coloca em níveis crescentes de ansiedade e depressão em todo o mundo. No entanto, é possível recuperar as rédeas de nossa saúde mental e de nosso equilíbrio vital com atitudes e técnicas simples. É o que mostra o livro “As Oito Etapas para Alcançar o Bem-Estar”, lançamento da editora Cultrix, escrito por eles.

 

Por meio de métodos comprovados, este livro atende às necessidades de nossos tempos apresentando formas de alcançar uma transformação verdadeira e duradoura, que mostra como podemos mudar e crescer, identificar e desenvolver nosso propósito de vida, por meio de passos comprovados e testados. Aqui, os métodos foram criados pelos autores e baseados em evidências reais.

 

Alguns pontos que este livro aborda, são: como olhar para dentro de si e alcançar seu potencial único; como se curar de traumas passados; como buscar uma transição saudável para que nova etapa de vida mais próspera se manifeste; como se conectar com sua paixão e fazer diferença na sua vida, e nas dos outros, e como viver uma vida que realmente você queria viver

As Oito Etapas para Alcançar o Bem-estar
Autores: Elaine Brzycki e Henry Brzycki
Editora: Cultrix
Páginas: 192
Preço: R$ 47,00
Disponível para venda em:
https://www.grupopensamento.com.br/produto/as-oito-etapas-para-alcancar-o-bem-estar-9177

Fio_Laranja.png

Murilo Huff construiu sua "Fortaleza"

na gravação do novo DVD

Murilo Huff fez de Fortaleza literalmente a sua “fortaleza” na gravação do seu quinto DVD de inéditas. Com um conceito de cenário industrial, o projeto foi idealizado com a intenção de mostrar força e solidez através de sua estrutura grandiosa. O palco de 53 metros de largura e 18 metros de altura constituído por mais de 1648 placas de led, piso oxidado e metal fundido impressionou as 20 mil pessoas presentes no Marina Park, neste último domingo (22) em Fortaleza/CE. O “DVD Fortaleza” foi idealizado e realizado pela Artinvox Produções, empresa responsável pela carreira de Murilo Huff, em parceria com a Camarote Shows. 

 

O cantor goiano fez questão de contar com as participações de seus amigos Hugo & Guilherme, Gustavo Mioto, Mari Fernandeze Eric Land. Sem perder sua essência no repertório, Murilo Huff mesclou muito o seu estilo romântico com uma linha mais animada, ao todo foram 17 músicas inéditas gravadas no projeto audiovisual que carrega o nome da cidade “Fortaleza”.

Fio_Laranja.png

Edmar Gonçalves faz show nesta quinta, 26,

recebendo convidados, no Pinhões Restaurante

Um dos mais destacados intérpretes e compositores cearenses, Edmar Gonçalves faz apresentação especial nesta quinta-feira, 26/10, às 20h, no Pinhões Restaurante, ao lado do Mercado dos Pinhões, na Praça Visconde de Pelotas, 41, Praia de Iracema. No show, Edmar mostrará seus grandes sucessos, revelará novas canções e receberá como convidados especialíssimos a jovem cantora Maitê Paiva (que postou vídeo nas redes sociais interpretando "Em cima do tempo", de Edmar e Marcos Lupi), Liduina Lessa (viúva do compositor Evaldo Gouveia) e Família Vilas Boas, com Edinho Vilas Boas, Yayá Vilas Boas e Vinicius Vilas Boas. 

 

Natural de Juazeiro do Norte e radicado em Fortaleza desde os anos 80, Edmar Gonçalves começou a cantar quando ainda era um menino, entre seus sete e oito anos de idade, enquanto se balançava na rede. Sua paixão pela música aconteceu em paralelo ao seu desenvolvimento nas artes plásticas.

 

Serviço:

Edmar Gonçalves. Show no Pinhões Restaurante.

Com o grande cantor e compositor cearense e os convidados especiais Maitê Paiva, Liduína Lessa e Família Vilas Boas. Mesas à venda, R$ 150,00, com reserva antecipada recomendada (lugares limitados): 99615-8997 /99785-6924

Fio_Laranja.png

Simplesmente

Roupa Nova

29916-banner-uhuu-srn.jpg

Sucesso indiscutível há mais de quatro décadas, o Roupa Nova segue em 2023 com muitas novidades. Uma das bandas mais populares do Brasil anunciou recentemente mais um projeto inédito na carreira, que promete encantar fãs de todas as idades.

 

Em formato mais intimista e produzido justamente para apresentações nos principais teatros do país, “Simplesmente Roupa Nova” é sucesso de vendas e de público com diversas datas com ingressos esgotados. No Nordeste, os shows acontecem em Natal/RN (01/11 - Teatro Riachuelo Natal), Fortaleza/CE (02/11 - Teatro Riomar Fortaleza) e Recife/PE (05/11 - Teatro Guararapes).

 

Ovacionados por onde passam, Cleberson Horsth, Ricardo Feghali, Kiko, Nando, Serginho e Fábio Nestares, trazem no repertório grandes sucessos como “Dona”, “A Viagem”, “Os Corações não são iguais”, “Coração Pirata”, “Linda Demais”, entre tantos outros, além de momentos de interação e aproximação com o público, relembrando momentos marcantes da carreira.

 

Este novo projeto do show Roupa Nova percorrerá as principais cidades do Brasil e promete reativar memórias e reviver grandes emoções, com uma história de clássicos que fazem parte da memória afetiva dos fãs.

Fio_Laranja.png

Mamonas Assassinas

terá música inédita lançada em 2024

WhatsApp Image 2023-10-18 at 23.09.06.jpeg

Em 2 de março de 1996, um acidente aéreo interrompeu o sucesso meteórico de um dos maiores fenômenos musicais que o Brasil já teve. Todos os integrantes dos Mamonas Assassinas morreram na queda do Learjet 25 prefixo PT-LSD, que voltava de um show em Brasília, na região da Serra da Cantareira.

 

Mesmo depois de tanto tempo, o legado da banda que era composta por Dinho, Júlio Rasec, Bento Hinoto e os irmãos Sérgio e Samuel Reoli, continua viva até hoje. E foram os convidados do “The Noite” de quarta-feira, 18, alguns dos responsáveis por isso.   

 

Os astros do show “Mamonas Assassinas – O Legado” estiveram no programa, ao lado de Jorge Santana, primo de Dinho e CEO da marca, que revela ter encontrado músicas inéditas com a voz do vocalista.  Além do musical, eles também divulgam o filme “Mamonas Assassinas – O Impossível Não Existe”, com estreia prevista para 28 de dezembro.

Fio_Laranja.png

Violoncelista e cantora, Dom La Nena

se apresenta no Teatro Celina Queiroz

WhatsApp Image 2023-10-18 at 10.25.04.jpeg

A Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - e a Aliança Francesa trazem para a capital cearense a compositora, violoncelista e cantora Dom La Nena. O concerto será realizado no Teatro Celina Queiroz, no dia 21 de outubro, às 20h. A artista se apresentará sozinha no palco, acompanhada de seu violoncelo e de instrumentos como ukulele, violão, teclado e percussão, além de sequências musicais que ela cria ao vivo. 

 

"Dom La Nena é uma musicista super virtuosa, ela canta e se apresenta com seu violoncelo, além de outros instrumentos. Ela tem uma voz angelical que eu tenho certeza que vai encantar a todos", afirma o professor Thiago Braga, coordenador da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor. 

 

Os ingressos podem ser adquiridos, antecipadamente, por meio da plataforma Sympla ou na Loja do Campus, na Unifor, ou, no dia da apresentação, na bilheteria do teatro. A entrada custa R$ 40,00, a inteira, e R$ 20,00 a meia.

Fio_Laranja.png

Fendafor itinerante estreia

dia 22 de outubro, em Maracanaú

WhatsApp Image 2023-10-18 at 08.58.33.jpeg

O Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará (FENDAFOR) inicia a sua edição comemorativa de 23 anos se destacando por sua ação social em parceria com a campanha "Ceará Sem Fome". O evento, que tem sido um ícone da cultura e da dança no Ceará, começa no Teatro Dorian Sampaio em Maracanaú, marcando o seu compromisso com a comunidade local, adjacências e de outros estados do Nordeste.

 

O evento inicia no domingo, 22, com a realização das batalhas de Breaking 1x1, uma emocionante competição de dança sob a curadoria do renomado B-boy Regis Splinter. A entrada para essa competição é gratuita e quem puder levar um quilo de alimento não perecível destinará a doação à campanha "Ceará Sem Fome", reforçando o compromisso do FENDAFOR com a solidariedade.

 

O dia 26/10 será marcado por um grande encontro da dança, a abertura do Festival conta com a mostra de dança de grupos, escolas convidadas e autoridades locais. O cerimonial de abertura inicia às 18h30 com diversas apresentações, essa estreia faz parte das comemorações dos 40 anos da fundação da cidade de Maracanaú, que foi emancipado em 06 de março de 1983. 

 

De 27 a 29/10, o festival trará competições de dança de alto nível, que também acontecerão no Teatro Dorian Sampaio, além de uma mostra de dança para grupos inscritos. A programação completa do evento ocorrerá das 9h às 21h30, proporcionando uma experiência cultural intensa para todos os participantes e espectadores.

Fio_Laranja.png

Orquestra Jacques Klein e Coral Vozes de Iracema realizam concerto

gratuito nesta quinta(19), na Concha Acústica da UFC

6T1A1806.jpg

O Instituto de Música Jacques Klein (IMJK) anuncia a realização do concerto gratuito da Orquestra Jacques Klein e Coral Vozes de Iracema, a ser realizado nesta quinta-feira,  às 20h, na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC), localizada no bairro Benfica, em Fortaleza.

 

 

A Concha Acústica tem capacidade para receber 5 mil pessoas e será o cenário perfeito para os jovens talentosos do Instituto de Música Jacques Klein, sob a regência do maestro Luís Maurício Carneiro, levarem o público amante de músicas clássica e popular brasileira a uma viagem musical única.

 

 

O repertório passeia por uma ampla variedade de compositores, desde os clássicos até os contemporâneos, incluindo obras de renomados nomes como P. Tchaikovsky, Allan E. Naplan, Joseph Compello, Dominguinhos, Zeca Baleiro e Sivuca. 

Fio_Laranja.png

Maiara Capistrano:

Uma Década de Arte Internacional

WhatsApp Image 2023-10-17 at 15.06.54.jpeg

 A artista plástica internacional, Maiara Capistrano, comemora um marco significativo em sua carreira artística este ano de 2023 celebrando 10 anos de criação e expressão visual. Originária de Fortaleza, Ceará, Maiara é uma talentosa pintora cujo trabalho transcende fronteiras e conquista o mundo.

 

Com um portfólio repleto de obras que cativam a imaginação e emocionam espectadores, Maiara Capistrano já participou de diversas exposições em destinos renomados ao redor do globo. Países e Cidades como França -  Paris, Portugal - Porto, USA -  Miami, Espanha - Madrid, Itália e muitas outras abriram suas portas para as obras deslumbrantes dessa artista visionária. Com coleções particulares no Brasil, França e Portugal, sua capacidade de incorporar diferentes influências culturais em suas criações a torna uma artista verdadeiramente internacional.

 

Neste momento, Maiara Capistrano está de volta da Espanha, onde absorveu novas inspirações e perspectivas, pronta para encantar o público com sua mais recente coleção de obras-primas. Sua exposição individual na Casa de Cultura do Barão de Camocim - Fortaleza, Maiara, promete apresentar uma jornada emocionante através de suas explorações artísticas, onde cada pincelada e cada traço contam uma história única.

 

A mostra celebra uma década de trabalho da artista e ficará aberta para visitação de 21 de outubro a 22 de novembro.

 

Heloiza Azevedo - Curadora de Arte - Produtora Cultural  e Diretora da Heclectik-Art Consultoria Artística Internacional em Portugal  - WhatsApp +351 919 672 919

Fio_Laranja.png

Obras do Cearense Aldemir Martins serão

expostas e leiloadas em São Paulo

82º Leilão de arte da @blombo no bairro dos jardins em São Paulo será composto, exclusivamente, com as obras do artista Cearense Aldemir Martins. Sob a curadoria de Denise Mattar a mesma destaca as características do artista que a partir de 1960 passou a incorporar cor às suas criações, tornando-se solar e luminosas . 

 

Aldemir Martins foi o primeiro artista Sul-americano a ganhar o prêmio numa bienal de Veneza em 1956 , referida obra o “Pássaro Oie” está entre os trabalhos que serão leiloados, trata-se da única oportunidade para adquirir essa obra premiada. 

 

Como bem expressou a curadora “incorporou a cor a seus trabalhos e o fez de uma forma luminosa e solar, seus vermelhos são festivos como as quadrilhas de São João no Nordeste , seu verde e amarelo como a bandeira do Brasil e seu azul como nosso ceu tropical , sempre mantendo a originalidade…”

 

Cerca de 1200 obras de Aldemir Martins compõe o leilão que irá acontecer nos dias 23 e 24 de Outubro, apenas on-line , vale a pena prestigiar!

Fio_Laranja.png

CarnaSobral terá Bell Marques, Léo Santana, Xand Avião,

Claudia Leitte, Felipe Amorim e Ávine Vinny

bfc74e13-6828-4a29-908b-27616a2e57d8.jpg

O CarnaSobral, maior micareta do interior do estado, está em contagem regressiva para levar muita música e diversão aos foliões, nos dias 17 e 18 de novembro. Puxando o Bloco Boneco, Bell Marques, Léo Santana, Xand Avião, Claudia Leitte, Felipe Amorim e Ávine Vinny, comandam o evento que acontece pela primeira vez na Arena Aeroporto, em Sobral-CE, um espaço novo que se tornou referência para shows e atrações de entretenimento.

 

Com apresentações em trios elétricos, o público poderá vestir seu abadá e curtir o Bloco Boneco, único da micareta, com apresentação de três artistas de peso, por noite. “Esse é um dos principais diferenciais do evento, são três grandes shows por noite, isso é algo inédito em um carnaval fora de época.  Estamos preparando um evento bem estruturado, repleto de novidades, muita música boa e tudo o que uma micareta merece ter. Esperamos que o público cearense e os turistas abracem esta edição que será incrível para todos os foliões”, destaca a diretoria do CarnaSobral.   

 

 Com sucesso de vendas, o público poderá adquirir os abadás para os dois dias de festa no Bloco Boneco de forma online, pelo site brasilticket.com.br ou na loja física do CarnaSobral, no Sobral Shopping, com forma de pagamentos na opção do carnê, com valor de entrada, e em até 3x sem juros ou vendas no cartão de crédito em até 5x sem juros.

Fio_Laranja.png

Andrea Bocelli celebra 30 anos de carreira

com turnê especial e anuncia show extra no Brasil

WhatsApp Image 2023-10-16 at 14.55.25.jpeg

Considerado um dos principais nomes da música clássica, o tenor italiano Andrea Bocelli promete emocionar o público com uma turnê comemorativa pelos seus 30 anos de carreira. O artista desembarcará no Brasil com o novo projeto em maio de 2024.

 

Com concertos confirmados em Belo Horizonte, no dia 17 de maio, no Mineirão, e no dia 26 de maio, no Allianz Parque, em São Paulo, Bocelli acaba de confirmar um concerto extra na capital paulista, no dia 25 de maio, no mesmo local. Na ocasião, ele estará acompanhado de orquestra e coral, além de artistas convidados.

Fio_Laranja.png

Tenor italiano Davide Carbone

se apresenta em concerto gratuito quinta-feira (19) em Aquiraz

WhatsApp Image 2023-10-16 at 10.12.52.jpeg

O tenor italiano Davide Carbone irá realizar uma apresentação nesta quinta-feira (19), a partir das 19h, no teatro da Tapera das Artes, em Aquiraz, acompanhado do maestro Ênio Antunes. Davide Carbone é considerado um dos mais representativos intérpretes da nova geração da música italiana, sendo reconhecido pela sensibilidade e romantismo de suas interpretações. O concerto faz parte da programação da quinta edição do projeto Encontro Mestre & Aprendiz, da Tapera das Artes, e os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente na plataforma Sympla.

 

Ao longo desta semana, o músico também participa de uma série de oficinas artísticas com os alunos e professores da Tapera das Artes, instituição que promove aulas de música para crianças e adolescentes de escolas públicas de Aquiraz, além de alunos de música de outras instituições. "A apresentação representa o encerramento desta residência artística. Dono de uma técnica vocal incrível e de uma interpretação musical refinada, Davide Carbone traz para o diálogo uma visão contemporânea sobre estudar canto e se apresentar musicalmente fazendo arte", destaca Magno Miranda, presidente da Tapera das Artes.

Fio_Laranja.png

Estreia de

Trolls 3 no Cinema

WhatsApp Image 2023-10-14 at 09.58.52.jpeg

Estreiou na quinta-feira por ocasião do dia das crianças o filme “Trolls 3 – Juntos Novamente” dos   mesmos roteiristas dos sucessos Trolls 2 (2020), Trolls (2016) e da divertida série de filmes Kung Fu Panda. 

 

A vida animada e musical de Poppy (Anna Kendrick/Julie), Tronco (Justin Timberlake/Hugo Bonemer) e a turminha continua firme e colorida. O clima de amizade e paquera aumenta com a chegada de um casamento, mas é um segredo do passado de Tronco que mexe com os corações. 

 

De forma inesperada, aparece um irmão dele e, com ele, a história dos outros irmãos e a boy band BroZone, paixão da turma, vem à tona. Enquanto Poppy fica encantada, Tronco lembra com tristeza da separação, mas seu irmão John Dory convoca os amigos para reunir todos novamente.

Fio_Laranja.png

Caixa Cultural Fortaleza apresenta

show “Ceumar 35 anos de música”

WhatsApp Image 2023-10-13 at 10.46.38.jpeg

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, nesta sexta-feira (13) e sábado (14), o show inédito "Ceumar 35 Anos Música", projeto especial pensado exclusivamente para o teatro do espaço de cultura do banco.


O espetáculo destaca a trajetória musical de mais de três décadas da compositora, cantora e violonista mineira, celebrando natureza, história, arte e afetos do Brasil.

 

As apresentações começam às 20h, com ingressos a preços populares (R$ 15 meia entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei e R$ 30 inteira). As vendas ocorrem na bilheteria da CAIXA Cultural, que funciona de terça a sábado, das 10h às 20h.

Fio_Laranja.png

Turnê de 40 Anos de Carreira  do

Capital Inicial no Iguatemi Bosque

WhatsApp Image 2023-10-12 at 10.38.47.jpeg

O Shopping Iguatemi Bosque recebe neste sábado (14), o show inédito em alusão aos 40 anos de carreira da banda Capital Inicial. Donos de hits como ‘Natasha’, ‘Primeiros Erros’, ‘Fátima’ e ‘À Sua Maneira’, os músicos Dinho Ouro Preto, Yves Passarell, Fê Lemos e Flávio Lemos, pretendem relembrar os melhores momentos do rock nacional na capital cearense.

 

Capital Inicial tem uma trajetória de relevância na música brasileira. O evento acontece no estacionamento do empreendimento a partir das 19 horas, com classificação indicativa de 16 anos. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Bilheteria Virtual ou na loja Levi’s, no próprio shopping.

 

De acordo com Elirdes Costa, gerente de Marketing do Iguatemi Bosque, trata-se de um evento de muita importância para a cidade. “O Capital Inicial tem uma trajetória de grande sucesso e relevância para a nossa música brasileira. Estamos felizes em sermos o palco para esse momento, que será inesquecível”, enfatiza.

Fio_Laranja.png

AJE Fortaleza e CDL Jovem se unem para ação

no Dia das Crianças no Shopping Eusébio

WhatsApp Image 2023-10-11 at 11.47.19.jpeg

O Dia das Crianças é um momento único de lazer e diversão para os pequenos. Pensando em ampliar essa comemoração para a comunidade, a Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovens de Fortaleza (CDL Jovem) se uniram para realizar uma ação no Shopping Eusébio, no próximo sábado (dia 14). As brincadeiras vão começar às 8 horas da manhã e vão até meio-dia. 

 

Na ocasião, serão oferecidas uma sessão de cinema para as crianças, brincadeiras e um lanche. O Clube da Garotada também participa da ação conjunta, com o objetivo de beneficiar 100 crianças, atendidas pelos projetos sociais das três instituições (AJE Fortaleza, CDL Jovem e Clube da Garotada).

Fio_Laranja.png

Phillipe Dantas apresenta Tributo ao cantor “Raimundo Fagner”,

um dos maiores ícones  da MPB

WhatsApp Image 2023-10-10 at 14.42.38.jpeg

Em reconhecimento ao trabalho musical de  Fagner, o Cantor Phillipe Dantas, fará uma linda homenagem “Tributo ao Fagner”.  Com hits contagiantes alegria e ritmos da Música Popular Brasileira (MPB), canções de Fagner, o cantor cearense Phillipe Dantas apresenta "Tributo ao Cantor Fagner”, mais uma temática da série “homenagear grandes artistas em seus shows”.  O evento será realizado, 28 de Outubro, no Restaurante Coco Bambu Iguatemi. 

 

A apresentação fará o público reviver momentos mágicos com a seleção das músicas escolhidas para a noite que celebra o encontro do cantor com seus fãs, em um repertório que embalou gerações por décadas.

 

além do tributo ao Fagner Phillipe sempre inova e surpreende o público com outras canções e dessa vez não será diferente. O repertório preparado com muito amor e carinho trará músicas inesquecíveis de Fagner e também Forró das Antigas.

 

“Minha expectativa para o show são as melhores possíveis, pois o gênero musical combina demais com aquilo que já faço dentro da música, tratando-se de timbre de voz e interpretação. Estou muito feliz em poder levar para o meu público os melhores cantores da música popular brasileira que marcaram épocas,  e agora com músicas do ícone Fagner.” Diz, Phillipe.

Fio_Laranja.png

Família Romcy lança livro

“Do Concreto à Espiritualidade”.

WhatsApp Image 2023-10-07 at 11.18.00.jpeg

Recheado de histórias curiosas e situações pitorescas, “Do Concreto à Espiritualidade” é um livro que aquieta a alma e conduz o leitor a descobrir a singularidade e espiritualidade do engenheiro civil João Batista Romcy, que deixou, para família e amigos, um legado de estudo, ética, profissionalismo e respeito a Deus, ao ser humano e à sua profissão.

 

Na narrativa, são apresentadas, além da origem libanesa e o casamento com uma sergipana, histórias da Construtora Caiçara e suas importantes obras em todo o país, a exemplo do San Pedro Hotel, no centro de Fortaleza, e do primeiro viaduto da avenida das Nações, a via que liga o aeroporto à Asa Sul, na construção de Brasília.

 

A obra foi idealizada e capitaneada pela filha Helena Maria Romcy, que convidou um respeitado time de profissionais para ajudá-la a transformar o sonho da família em uma obra pulsante e cheia de vida. A redação dos textos foi entregue à escritora Angela Barros Leal, a coordenação editorial ficou sob a responsabilidade de Patricia Veloso, e as fotografias do acervo da família Romcy tornaram-se arte pelo talento de Gentil Barreira.

 

O lançamento do livro “Do Concreto à Espiritualidade” acontecerá no dia 25 de outubro, às 19h, no Ideal Clube, e a renda obtida com a venda dos livros será doada ao Centro Espírita Jesus de Nazaré.

Fio_Laranja.png

Livro ensina a melhorar a saúde mental

em 8 passos simples

as-oito-etapas-para-alcancar-o-bem-estar-4669.jpg

Vivemos em um mundo muito veloz, que nos exige um ritmo difícil de digerir e acompanhar.  A vida moderna, segundo os especialistas em psicologia educacional e do desenvolvimento, Elaine J. Brzyck e Henry G. Brzycki, cobra um alto pedágio do nosso bem-estar emocional e físico, algo que nos coloca em níveis crescentes de ansiedade e depressão em todo o mundo. No entanto, é possível recuperar as rédeas de nossa saúde mental e de nosso equilíbrio vital com atitudes e técnicas simples. É o que mostra o livro “As Oito Etapas para Alcançar o Bem-Estar”, lançamento da editora Cultrix, escrito por eles.

 

Por meio de métodos comprovados, este livro atende às necessidades de nossos tempos apresentando formas de alcançar uma transformação verdadeira e duradoura, que mostra como podemos mudar e crescer, identificar e desenvolver nosso propósito de vida, por meio de passos comprovados e testados. Aqui, os métodos foram criados pelos autores e baseados em evidências reais.

 

Escrita por especialistas em psicologia positiva, obra mostra como vivenciar novas possibilidades para viver melhor em tempos turbulentos.

 

Serviço:

Livro: As Oito Etapas para Alcançar o Bem-estar

Autores: Elaine Brzycki e Henry Brzycki

Editora: Cultrix

Páginas: 192

Preço: R$ 47,00

Disponível para venda em:

https://www.grupopensamento.com.br/produto/as-oito-etapas-para-alcancar-o-bem-estar-9177

Musical Dominguinhos:  chega em Fortaleza para homenagear

os 10 anos sem o grande mestre da sanfona

Mestre da música popular brasileira, o saudoso sanfoneiro pernambucano Dominguinhos (1941-2013) é homenageado no musical Dominguinhos: Isso Aqui Tá Bom Demais, que estreou em São Paulo em 2022 e agora chega em Fortaleza para marcar os 10 anos sem o compositor com 4 apresentações no Cineteatro São Luiz de 20 a 22 de outubro. 

 

O espetáculo foi idealizado pelo diretor Gabriel Fontes Paiva e pela diretora musical Myriam Taubkin, parceiros no Projeto Memória Brasileira, que documenta a memória viva da música brasileira há 35 anos. Já o texto foi criado pela premiada dramaturga e jornalista Silvia Gomez e traz de forma contemporânea toda emoção daquele que acabou se consolidando não somente como o mestre do forró, mas com uma carreira musical própria englobando diversos gêneros como o jazz, o pop e a MPB.

Fio_Laranja.png

Três exposições simultâneas na Anita Schwartz Galeria de Arte_

Rodrigo Braga, Michelle Rosset e Esther Bonder

Esther Bonder_Exposição montada_Créditos Fernando Souza (10).jpg

Segue em cartaz até o dia 21 de outubro, três individuais simultâneas na Anita Schwartz Galeria de Arte. No térreo, no grande cubo branco, está "Pedra Latente", do celebrado artista Rodrigo Braga; no segundo andar expositivo estão as esculturas em aço pintado com tintas automotivas da artista Michelle Rosset – que apresenta um vídeo no contêiner no terraço – e as pinturas de Esther Bonder.

 

Após cinco anos sem expor no Rio, desde que se mudou para Paris no final de 2018, Rodrigo Braga mostra agora obras inéditas e recentes, em desenhos e fotografias que aprofundam e radicalizam sua pesquisa iniciada em 2017, no Cariri cearense e nas regiões de pedras calcárias na França. O artista discute uma saída para além das dicotomias – preto e branco, direita e esquerda, positivo e negativo. O texto crítico é de Bianca Bernardo.

 

Em "Pequeno Ato"Michelle Rosset criou especialmente para a mostra quatro esculturas em aço – pintadas, cada uma, em cores primárias: amarelo, vermelho, azul e pretocom tinta automotiva, resistente ao tempo –, e o ponto de partida foi a "Carta a Mondrian", escrita por Lygia Clark (1920-1988), em 1959, quinze anos após a morte de Piet Mondrian (1872-1944). Michelle Rosset buscou em seu processo criativo fundir aspectos dos trabalhos dos dois grandes artistas. Assim, eladobrou incontáveis vezes folhas de papel quadradas em busca de "sair das formas retas para as curvas".

 

Em "Sob a luz de outros sóis", com pinturas recentes de Esther Bonder, a artista exalta a natureza em paisagens luxuriantes. Esta é a primeira individual da artista na Anita Schwartz Galeria, e a curadoria é de Sandra Hegedus, e o texto crítico de Shannon Botelho.

As exposições ficarão em cartaz até o dia 21 de outubro de 2023.

Fio_Laranja.png

Ceará recebe o Corona Sunsets World Tour Experience

em dezembro e encerra a tour mundial do evento

WhatsApp Image 2023-10-03 at 16.34.37.jpeg

Nos dias 27, 28 e 29 de dezembro irá acontecer o “Corona Sunsets World Tour Experience”. O festival já passou por mais de dez países e completará seu giro na praia do Preá, localizada no município de Cruz, a 12 km de Jericoacoara e a cerca de 2h20 de viagem de carro a partir de Fortaleza. 

 

Com o festival, a marca da Ambev busca oferecer momentos de conexão com a natureza para seus consumidores. Para isso, investe em um conceito que celebra o pôr do sol por meio de experiências imersivas e com direito a atrações musicais nacionais e internacionais.

 

A companhia assegura que esse é um formato inédito e exclusivo de evento, que convida as pessoas a aproveitarem o clima de fim de ano para se desconectarem da rotina e renovarem as energias. Além de música, a programação inclui esportes e atividades de relaxamento e bem-estar.

 

“Corona Sunsets World Tour Experience é uma verdadeira imersão, que convida as pessoas a se sentirem parte da natureza, conectadas com o paraíso e com a essência leve e natural na qual acreditamos”, declarou, em comunicado, o diretor de marcas premium da Ambev, Felipe Cerchiari. A pré-venda de ingressos já está aberta não fique de fora desse mega event.

Fio_Laranja.png

Orquestra Jacques Klein e Coral Vozes de Iracema

fazem apresentação gratuita amanhã (4) no TJA

IMJK.jpg

O Instituto de Música Jacques Klein realizará um concerto gratuito nesta quarta-feira (4), às 20h, no Theatro José de Alencar. Para ter acesso a apresentação do concerto basta fazer a retirada do ingresso por meio do link https://www.sympla.com.br/concerto--orquestra-jacques-klein-e-coral-vozes-de-iracema__2175189  e, se desejar, levar uma lata de leite para doação ao IPREDE. 


A Orquestra e o Coral  são formados por adolescentes e jovens atendidos pelo Instituto de Música Jacques Klein e, sob a regência do maestro Luís Maurício Carneiro, mostrarão ao público um repertório de autores consagrados, do clássico ao popular.  Entre os compositores do repertório estão P. Tchaikovsky, Allan E.Naplan, Joseph Compello, Domiguinhos, Zeca Baleiro e Sivuca. 

Fio_Laranja.png

Tudo o que sabemos sobre

a última temporada de The Crown

WhatsApp Image 2023-10-01 at 23.15.31.jpeg

The Crown, uma das séries mais grandiosas e caras da Netflix chegará com sua 6ª e última temporada em novembro e trará alguns assuntos muito polêmicos no novo capítulo de dramas da família real britânica. Misturando fato e ficção, a trama é baseada nos relatos já divulgados de pessoas que já trabalharam para tal família ou até mesmo biografias.

 

Entre casamentos polêmicos, novo relacionamento e o drama de Charles e Diana em relação aos filhos, a nova temporada também tratará a morte da querida princesaDiana. Para entender melhor o que pode vir nesse novo período da série, confira o que já se sabe sobre a 6ª temporada de ‘The Crown’

 

Elizabeth Debicki continuará a interpretar o papel da Princesa Diana na sexta temporada da renomada série "The Crown". Ela assumiu o papel na quinta temporada, sucedendo Emma Corrin. Além disso, Dominic West também retornará como Príncipe Charles na sexta temporada, após substituir Josh O'Connor na quinta edição da série.

 

Uma novidade interessante, é que em setembro de 2022, a produção anunciou que havia concluído o processo de seleção de elenco para os papéis do Príncipe William e Kate Middleton na sexta temporada. Rufus Kampa interpretará o Príncipe William durante sua adolescência, enquanto lida com a perda de sua mãe, a Princesa Diana.

 

Já Ed McVey assumirá o papel do Príncipe em sua fase jovem adulta, quando começou a cortejar Kate Middleton após conhecê-la em St. Andrews em 2001. A estreante Meg Bellamy será responsável por dar vida a Kate Middleton.


As primeiras imagens do set de filmagem, com McVey e Bellamy atuando, surgiram em 17 de março, enquanto as primeiras fotos oficiais foram divulgadas em 27 de abril. Outros membros do elenco principal também estão confirmados para retornar, incluindo Imelda Staunton como Rainha Elizabeth II, Lesley Manville como Princesa Margaret, Jonathan Pryce como Príncipe Philip, Olivia Williams como Camilla Parker Bowles, Khalid Abdalla como Dodi Fayed, Salim Daw como Mohamed Al-Fayed, e Bertie Carvel e Lydia Leonard como Tony e Cherie Blair.

WhatsApp Image 2023-10-01 at 23.15.21.jpeg

A sexta temporada da série continuará a história em 1997, após a morte da princesa Diana, que marcou o final da quinta temporada. Esta temporada se estenderá até, pelo menos, 2005, com o casamento do Príncipe Charles e Camilla Parker Bowles. Peter Morgan, o criador da série, deixou claro que o acidente em si não será mostrado na tela, ao portal Deadline. Em vez disso, é provável que vejamos “o carro saindo do Ritz depois da meia-noite com os paparazzi em sua perseguição e depois o Embaixador Britânico na França entrando em ação com o Ministério das Relações Exteriores e depois as subsequentes consequências constitucionais”, de acordo com uma fonte da produção. 

 

Estávamos com medo de chegar a este ponto”, acrescentou sobre as filmagens. “Embora continuemos calmamente, é justo reconhecer que há uma certa ansiedade — uma sensação palpável de estarmos ligeiramente nervosos. Quero dizer, há uma sensibilidade bombástica em torno deste”. A série também abordará outros momentos dramáticos, como o Príncipe Charles chegando em um voo real para trazer o corpo de Diana para Londres e Mohamed Al-Fayed enfrentando racismo casual por parte das autoridades francesas ao tomar posse do caixão de seu filho, conforme a Vogue.

 

A sexta temporada abordará intensamente o turbilhão de acontecimentos que envolveu a Princesa Diana durante seu último verão, como evidenciado pelas imagens vazadas de Elizabeth Debicki usando um maiô estampado semelhante ao que a princesa usou em suas férias no Mediterrâneo, pouco antes de sua trágica morte. A produção promete tratar desses eventos com sensibilidade e respeito. Infelizmente, poucas fotos foram divulgadas da nova temporada, além de que ainda não existe nenhum trailer oficial dessa fase da trama, o que resta é esperar pelo lançamento da série, enquanto a ansiedade toma conta dos fãs.

Fio_Laranja.png

 

II Ceará em Quadrinhos

acontece nesse dia 28 de setembro

WhatsApp Image 2023-09-27 at 14.58.50.jpeg

A Universidade de Fortaleza vai realizar no dia 28 de setembro, das 17h às 22h, o II Ceará em Quadrinhos, evento que agrega artistas, produtores e pesquisadores de quadrinhos do estado. A iniciativa, fruto da parceria entre o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e o grupo de pesquisa “Justiça em Quadrinhos", acontecerá no auditório da Biblioteca Central.

 

O objetivo do projeto é difundir os quadrinhos locais e facilitar o intercâmbio entre os artistas, instituições e a comunidade. Para isso, o evento vai promover uma série de palestras com temáticas voltadas para a importância, trajetória e produção de HQs (história em quadrinhos) no Ceará. Vale destacar que a iniciativa é gratuita e aberta ao público

 

De acordo com Daniel Camurça, coordenador do grupo de pesquisa “Justiça em Quadrinhos” e organizador do projeto, o Ceará em Quadrinhos é extremamente importante, pois une diretamente a Universidade no seu papel de produção de saberes, com a dinâmica da arte e da cultura cearense. 

Fio_Laranja.png

Jovens do Instituto de Música Jacques Klein

se apresentam no Anfiteatro da Beira Mar e no TJA

WhatsApp Image 2023-09-26 at 21.49.10.jpeg

Dando continuidade a temporada de concertos 2023, o Instituto de Música Jacques Klein realizará duas apresentações gratuitas nos próximos dias. Para começar, os mais de 70 jovens participantes do projeto subirão ao palco do Anfiteatro da Beira Mar neste sábado (30), às 17h.  Os músicos são integrantes dos grupos Orquestra Jacques Klein, Coral Vozes de Iracema e do Coletivo da instituição - alunos dos instrumentos de cordas friccionadas, viola, violino, violoncelo e contrabaixo acústico. A apresentação é gratuita e, para quem desejar, pode levar uma lata de leite para doação ao IPREDE. 

 

Já na quarta-feira, dia 04 de outubro, às 20h, os jovens da Orquestra Jacques Klein e Coral Vozes de Iracema realizarão um novo concerto, desta vez, no Theatro José de Alencar. O evento tem entrada gratuita (via Sympla)  e, para quem desejar, pode levar uma lata de leite para doação ao IPREDE.

Fio_Laranja.png

Museu da Fotografia Fortaleza (MFF)

abriu nova exposição 

 

WhatsApp Image 2023-09-23 at 08.00.31.jpeg

O Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) inaugura neste sábado (23/09), a partir das 10h, "A Máquina do Tempo", nova exposição de longa duração, com curadoria de Denise Mattar. A mostra conta com cerca de 300 obras, entre fotos antigas e contemporâneas da Coleção Paula e Silvio Frota, vídeos, gravações, câmeras fotográficas, objetos, e algumas propostas de interação com o público. 

 

A fotografia como mudança da visualidade humana e transformação da arte são os eixos que conduzem a curadoria da premiada Denise Mattar. "O acervo do Museu permite contar muitas histórias e apresentar diferentes conceitos. Optei por uma abordagem histórica, mas poderia seguir por outros caminhos, pois a coleção reúne um número impressionante de fotógrafos expressivos do Brasil e do exterior. Também me surpreendeu o trabalho educativo da instituição, certamente um dos melhores do país", afirma. 

Fio_Laranja.png

Projeto Pôr do Sol Fortaleza recebe

cantora Jessik neste domingo (24/09)

WhatsApp Image 2023-09-22 at 08.59.18.jpeg

O Projeto Pôr do Sol Fortaleza deste domingo (24/09) traz ao palco a cantora Jessik. A cantora, que já trouxe muito axé para o projeto em sua passagem, em julho de 2022, irá apresentar agora um repertório voltado para o sertanejo e o forró. Realizado por meio de parceria entre as secretarias municipais do Turismo e da Cultura, o Projeto Pôr do Sol Fortaleza busca enaltecer o pôr do sol visto da Beira-Mar de Fortaleza, levando música de qualidade e valorizando os artistas locais.

 

Jessik começou sua carreira compondo o elenco de cantores da tradicional banda baile Acaiaca, onde ficou uma temporada, até seguir carreira solo, com uma proposta agitada para as noites de Fortaleza. Com um estilo único, voz grave e presença de palco, vem conquistando muitos espaços.

Fio_Laranja.png

Iguatemi Bosque realiza

1ª edição do Iguatemi Fashion Beauty

O Shopping Iguatemi Bosque, referência em promover eventos exclusivos, diferenciados e que ajudam a desenvolver a cidade, realiza, nos dias 27 e 28 de setembro, a primeira edição do 'Iguatemi Fashion Beauty', que promoverá talks, painéis e desfiles com nomes da moda, do digital e do empreendedorismo. O evento vai apontar as tendências do segmento e vai contar com a participação de Thaila Ayala, atriz, creator e founder do podcast Mil e Uma Tretas, e da empresária e apresentadora do Mi Conta, da CNN Brasil, Mica Rocha.


 Além destas convidadas, o evento vai contar com personalidades e influencers que representam marcas locais e trazem conteúdos relevantes para a cena cearense. 

 

O evento também vai contar com a participação de dezenas de marcas nacionais e internacionais, onde o cliente vai poder participar de ativações de marcas de beleza e muito mais.  ara encerrar o evento, o Iguatemi Fashion Beauty terá apresentação com o músico George Israel, ex-Kid Abelha, e banda, com o show "O Baile".

Fio_Laranja.png

Últimos dias exposição

“Leonilson e a Geração 80”_Pinakotheke Cultural

A mostra homenageia o artista falecido há 30 anos, e ao mesmo tempo antecipa a comemoração dos 40 anos da histórica exposição "Como Vai Você, Geração 80?" –, em 1984, na EAV Parque Lage – reunindo 35 obras emblemáticas – 16 de Leonilson, e 19 de outros artistas que também participaram da mostra na EAV – Adir Sodré de Souza (1962), Alex Vallauri (1949-1987), Beatriz Milhazes (1960), Chico Cunha (1957), Ciro Cozzolino (1959), Daniel Senise (1955), Fernando Barata (1951), Gervane de Paula (1962), Gonçalo Ivo (1958), Hilton Berredo (1954), Jorge Guinle (1947-1987), Leda Catunda (1961), Luiz Zerbini (1959) eSérgio Romagnolo (1957). Duas obras expostas estiveram na mostra do Parque Lage: "Sonho de Valsa" (1984),de Chico Cunha, pertencente à Coleção Mac Niterói, com 5,20 metros x 3 metros, e a pintura "Metástase" (1981), de Jorge Guinle.

 

Outra obra em grande dimensão é "Sem título [série Pindorama]", de Hilton Berredo, uma pintura por dispersão sobre o polímero emborrachado EVA, de 3 metros de altura por 4,5 metros de comprimento.


A curadoria de "Leonilson e a Geração 80" é de Max Perlingeiro, que destaca: "Uma das grandes revelações foi Leonilson. O artista explorava a figuração, os desenhos e pinturas da primeira fase de sua obra. O humor, a crítica social e as suas narrativas do cotidiano são marcas de seu trabalho".

Fio_Laranja.png

No Dia da Árvore (21), sugestões de

livros para conscientizar os pequenos leitores

WhatsApp Image 2023-09-19 at 10.25.43.jpeg

Com o objetivo de conscientizar a sociedade para o cuidado com as árvores e seu papel fundamental na manutenção das espécies e do habitat, celebra-se no dia 21 de setembro o Dia da Árvore. A data foi escolhida pela proximidade da Primavera, celebrada no hemisfério sul em 23 deste mesmo mês.

 

Além de exercerem um papel fundamental na manutenção do meio ambiente, as árvores são essenciais para a vida no planeta, pois auxiliam na produção do oxigênio; na melhoria da qualidade do ar; suas raízes atuam na conservação do solo, protegendo contra deslizamentos de terra e enchentes; regulam o clima local; entre outros benefícios. Além disso, as árvores provêm alimentos e recursos, como frutas e sementes e favorecem a estética das cidades e o bem-estar da sociedade como um todo. Nas árvores, a fauna encontra alimento e abrigo.

 

Para celebrar a data e auxiliar pais e educadores a trabalharem o tema com os pequenos leitores, a PAULUS Editora indica cinco títulos que falam sobre a importância das árvores para a sociedade. Confira:
 
A árvore dos meus dois quintais
Cadeira, cadeia quebrada
O pequeno baobá
Chico, homem da floresta
Quem mexeu na minha floresta?

Fio_Laranja.png

Espetáculo OCARA segue com temporada

no Teatro Dragão do Mar

WhatsApp Image 2023-09-20 at 10.40.45.jpeg

A Cia Déborah Santos segue com a temporada do espetáculo cênico Ocara. As apresentações acontecem no programa Quinta com Dança,  nos dias  21 e 28 de setembro, sempre às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20,00 (Inteira) e R$ 10,00 (Meia), também disponíveis na plataforma Sympla.  Acessibilidade em libras.
 

SINOPSE - Praça de si, de nós. Tempo que voa, se transforma. A corpa-objeto como meio. Muitas casas abertas. Agir-memória. Tudo posto. Balanço e caminho. A ancestralidade é o respiro que se habita. Em cantos e encantos. A voz que ecoa em trânsito. A imagem que se vê, fala de ti. Nada como tua cabeça. Vestir-se de si. Um ressoar de memórias.

Fio_Laranja.png

Os maestros Moisés Inácio e Marcelo Correa

apresentam concertos gratuitos em Aquiraz (CE) e Mossoró (RN)

WhatsApp Image 2023-09-19 at 11.06.58.jpeg

ENTRETENIMENTO

Os maestros Moisés Inácio e Marcelo Correa sobem ao palco do teatro da Tapera das Artes, em Aquiraz (CE), nesta quarta-feira (20), às 19h, para uma apresentação gratuita intitulada "Pra ver a banda tocar". O concerto também será apresentado gratuitamente no Teatro Dix-Huit Rosado, em Mossoró (RN), na quinta-feira (21), às 19h, com a participação especial do músico Waldonys. Os shows integram a programação da quinta edição do projeto Encontro Mestre & Aprendiz, da Tapera das Artes, e contam com direção artística e musical do maestro Ênio Antunes. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente na plataforma Sympla.

 

Em Aquiraz, o concerto marca o encerramento da residência artística realizada ao longo dessa semana entre os maestros Moisés Inácio e Marcelo Correa com alunos e professores da Tapera das Artes. Em Mossoró, além de Waldonys, o espetáculo irá apresentar a música na arte das Vozes Brincantes, com regência da maestrina Míssola Arezzo, além da apresentação da orquestra Sanfônica com a regência do maestro Cláudio Henrique de Araújo, e da Banda Municipal Artur Paraguai, com regência do maestro João Célio.

Fio_Laranja.png

Exposição na Biblioteca do MAM São Paulo

apresenta o projeto de Lina Bo Bardi para reforma do museu

WhatsApp Image 2023-09-19 at 10.46.37.jpeg

No marco de seus 75 anos, o Museu de Arte Moderna de São Paulo traz ao público uma mostra que busca refletir sobre a reforma de sua sede realizada no início dos anos 1980 pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914 - 1922), e sobre o legado que esse projeto deixou. Com curadoria de Gabriela Gotoda e Pedro Nery, a exposição Lina Bo Bardi e o MAM no Parque ocupa a Biblioteca Paulo Mendes de Almeida até 28 de janeiro de 2024 com documentos e desenhos do projeto de Lina.

 

Ao longo de sua história, o MAM ocupou diversos espaços. Em seus primeiros anos, o museu esteve no edifício dos Diários Associados na Rua Sete de Abril, na região central de São Paulo, em um espaço adaptado pelo arquiteto Vilanova Artigas. Depois, o MAM ocupou uma parte do Pavilhão Matarazzo a partir de meados dos anos 1950, época em que a Bienal de São Paulo ainda era um evento do museu. Após a doação de seu acervo à Universidade de São Paulo - USP -, o MAM passou por um período de reorganização e reabriu em 1969 em uma nova sede: o espaço instalado sob a marquise do Parque Ibirapuera, onde está até hoje.  

 

Vistas da exposição Lina Bo Bardi e o MAM no Parque na Biblioteca Paulo Mendes de Almeida, no MAM São Paulo. Foto: EstúdioemObra

Fio_Laranja.png
Fio_Laranja.png

Exposição audiovisual "Histórias de quem faz a diferença -

Retratos que inspiram o Brasil" chega a Fortaleza

A exposição “Histórias de quem faz a diferença Retratos que inspiram o Brasil”, promovida pelo Sistema Coca-Cola Brasil – composto por sete grupos de fabricantes como a Solar Coca-Cola – estreia neste domingo (17) no Shopping Iguatemi Bosque.  A mostra apresenta trajetórias de brasileiros que ajudam a transformar o Brasil e trazem esperança por um país melhor.

 

Gratuita e aberta ao público, a exposição audiovisual retrata desde o pequeno agricultor, que contribui para a transição sustentável de sua comunidade, à resiliência de quem luta pelo combate à fome, os pequenos empreendedores que diminuem as desigualdades em sua comunidade, até a jornada dos catadores de resíduos.


2º Trecho Exposição: Histórias de quem faz a diferença – Retratos que inspiram o Brasil
Local: Praça Principal do Shopping Iguatemi Bosque (Expansão)

Data: 17 a 23 de setembro
Horário: Segunda-feira a Sábado – 10h00 às 22h00

Fio_Laranja.png

Capital Inicial celebra 40 anos de sucesso

em Fortaleza, dia 14 de outubro

WhatsApp Image 2023-09-14 at 21.17.51.jpeg

A espera está acabando! Falta apenas 01 mês. Dia 14 de outubro tem Capital Inicial em Fortaleza. O show acontece no Estacionamento do Shopping Iguatemi. O projeto Capital Inicial 4.0 é uma comemoração da história e legado de uma das maiores bandas de rock do Brasil, com foco no futuro e na conexão cada vez mais forte com o público de diferentes gerações.

 

Com turnê que teve início no Palco Mundo do Rock in Rio dia 09 de setembro, o show de quarenta anos de história da banda traz um repertório que abrange faixas preferidas dos fãs, novidades e versões inéditas dos clássicos hits. Com grandes expectativas, Dinho comenta animado sobre o novo espetáculo da banda: 

 

“Os shows do Capital, ao longo desses anos, sempre foram intensos e continuam assim, sendo uma celebração, uma catarse. Foi uma cumplicidade que desenvolvemos com os fãs e, com uma data tão especial como essa, acho que tudo será amplificado. O show que preparamos é inacreditável, a direção de arte é do Batman Zavareze, as luzes do Cesio Lima, a parte visual já é de tirar o fôlego. Essa turnê é uma das coisas mais ambiciosas que já colocamos de pé. Serão poucos shows e acredito que isso deixa mais irresistível tudo o que estamos preparando, o cenário, as luzes, a produção. É imperdível.”

Fio_Laranja.png

Sexta-feira (15) de muito rock

promete agitar o Hytti Pub

Snapinsta.app_374028140_3114775755497997_41615297277625167_n_1080 (1).jpg

A programação musical do Hytti Pub segue com muito rock às sextas-feiras. Iago Vital, Silvestre e DJ Bubu são quem comandam o line-up de sexta (15); enquanto no sábado (16), o público vai curtir muito samba e samba-rock. O endereço é o mesmo, mas a  programação inédita da Hytti acompanha a mudança no visual do novo ambiente.

Além da transformação na estrutura e no estilo musical, o cardápio de bebidas, drinks e petiscos também traz novidades.

O pub vai abrir às sextas e sábados a partir das 20h. Não será cobrado valor de entrada, apenas R$30 de couvert artístico, pagos no final da conta. O novo ambiente acomoda 150 pessoas sentadas em mesas de 2, 4 e 8 lugares. Para reservas e informações basta entrar em contato com o número 85 9 8186.1122. 

Fio_Laranja.png

A Banda Caribbean King fará mega show

nesta sexta, 15, no Clube Retrô 

WhatsApp Image 2023-09-14 at 18.14.34.jpeg

A banda Caribbean Kings teve seu início em  agosto de 1999, numa festa denominada, Luau do Caribe no antigo Hotel Saint Tropez no Cumbuco. Com músicos de alta qualidade e em um ano arrebatou vários prêmios de Melhor banda do Ceará, tornando-se a queridinha da sociedade Fortalezense e Colunistas sociais. 

 

Palco das  festas dos Jornalistas: Regina Marshall, Marcondes Viana, Lúcio Brasileiro e os Demais colunistas.  Turnê Norte e Nordeste, participando de grandes shows com artistas nacionais e internacionais, tais como:  Réveillons no Marina Park com Ivete Sangalo e Zezé de Camargo e Luciano, Abrindo shows de Elba Ramalho, Ney Mato Grosso, Guilherme Arantes, Ricardo Chaves, Billy Paul, Luciano Bruno, Jorge Aragão, Martinho da Vila, Daniela Mercury, Margareth Menezes, MPB4, Tom e muitos outros. 

 

Em 2023, completando 24(vinte e quatro) anos trazendo muita alegria para este povo e nesta caminhada somamos 14(quatorze) títulos de melhor banda eclética do Ceará. 

 

E para comemorar este feito,  realiza Uma Noite no Caribe que acontece agora nesta sexta dia 15  no clube Retrô original  e seguindo uma agenda de eventos : 22 de set. show com banda completa no Festival do Escargot na Taiba e dia  20 de outubro acontece o Halloween. Vale a pena conferir diversão da verdadeira festa “dancing days”.

Fio_Laranja.png

Caixa Cultural apresenta Francisco

El Hombre- 10 anos! De 15 a 23 de setembro

WhatsApp Image 2023-09-14 at 10.40.13.jpeg

Show em homenagem aos 10 anos de carreira de Francisco, el Hombre marca a retomada das atividades da Caixa Cultural Fortaleza. A banda paulista tem temporada com 06 apresentações no teatro da Caixa Cultural inaugurando a programação aprovada pelo edital de Cultura da Caixa e traz apresentações inclusivas.

 

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, nos dias 15, 16, 17; 20, 21 e 22 de setembro, o show Francisco, el Hombre – 10 anos. A banda estradeira, que surgiu a partir de encontros latino-americanos entre Brasil e México, dona de acordes repletos de latinidades, apresenta show inédito que traz novas composições oriundas de um disco também inédito com 16 faixas, que expressam todas as transformações que o grupo experienciou ao longo desta década. 

 

Para celebrar as “bodas de estanho”, o quinteto apresenta turnê comemorativa em 2023, que já passou por Montevidéu, no Uruguai; Buenos Aires, na Argentina; Lollapalooza no Chile; e pelo Circo Voador, no Rio de Janeiro.

 

A nova fase do belíssimo equipamento cultural, também se mistura com a necessidade de fazer cultura mais inclusiva, que acolha pessoas com deficiência. Por exemplo, o show do dia 17/09 (domingo) contará com intérprete de Libras e em todas as apresentações será disponibilizado ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) fones abafadores de som, para maior conforto e apreciação do momento.

Fio_Laranja.png

Rock Solidário: uma tarde de

rock 'n' roll em prol da solidariedade

WhatsApp Image 2023-09-13 at 22.22.56.jpeg

O rock 'n' roll está prestes a tomar conta da tarde de sábado em Fortaleza, com um evento que promete unir música, entretenimento e solidariedade. No dia 16 de setembro, das 12h às 17h, o Hard Rock Cafe Fortaleza será o palco da primeira edição do "Rock Solidário". Além de promover uma arrecadação solidária, a parceria entre o Hemoce e o Hard Rock Cafe Fortaleza busca incentivar as doações.

 

"Esse evento foi pensado para trazer grandes bandas de Fortaleza para os clientes do Hard Rock, ao mesmo tempo em que promovemos a empatia e o amor ao próximo por meio do incentivo à doação. Agradeço, em especial, ao músico Victor Siqueira pela iniciativa", afirma Fernando Barros (Pepo), gerente de marketing do Hard Rock Cafe Fortaleza.

 

No evento, os visitantes terão a oportunidade não apenas de curtir um setlist memorável, mas também de fazer a diferença na vida de outras pessoas por meio da doação de sangue e medula óssea. O palco central do Cafe será comandado por 3 atrações especiais: Banda Yrden, Outline e Conduta Positiva.

 

Para participar deste momento, é possível adquirir as entradas no mercadinho São Luiz, no shopping RioMar Papicu. Elas custarão R$ 30 por pessoa, e 100% do valor arrecadado com os ingressos serão doados para as seguintes instituições beneficentes: Lar Amigos de Jesus, Lar Tintin e Casa de Nazaré.

Fio_Laranja.png

Leonilson é tema de exposição inédita com uso

de realidade aumentada no Espaço Cultural Unifor

WhatsApp Image 2023-09-13 at 22.07.55.jpeg

Celebrar a grande arte de José Leonilson (1957-1993), nos 30 anos de sua morte precoce, e os 50 anos da Universidade de Fortaleza (Unifor) de uma forma inédita. Essa é a proposta da exposição “Leonilson: Territórios em Travessia – Recorte Virtual”, a primeira individual do artista realizada em ambiente virtual. A exposição é uma parceria com o Projeto Leonilson, responsável pela curadoria da mostra. A abertura acontece no dia 12 de setembro, às 9h30, no Espaço Cultural Virtual da Unifor.

 

O ambiente virtual é acessado por meio de óculos de realidade virtual, desenvolvido pelo laboratório Vortex, da Diretoria de Tecnologia (DTec) da Unifor. “Ao cruzar as fronteiras entre o virtual e o real, a exposição celebra o legado de Leonilson e demonstra o compromisso contínuo da Fundação Edson Queiroz em inovar e fazer a arte acessível a todos”, detalha a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha.

 

Com auxílio de óculos especiais de realidade aumentada, o público é convidado a uma imersão na obra de um dos maiores nomes das artes contemporâneas no Brasil. “Essa abordagem ressalta a contemporaneidade da obra de Leonilson ao aliar arte e tecnologia em uma experiência imersiva e enriquecedora”, avalia Lenise Queiroz Rocha.  

 

Leonilson: Territórios em Travessia – Recorte Virtual
Abertura: dia 12 de setembro, às 9h30
Visitação gratuita: terça a sexta-feira, de 9h às 19h; e sábados e domingos, de 12h às 18h
Local: Espaço Cultural Unifor | Núcleo Diálogo 
Informações: (85) 3477.3319

Fio_Laranja.png

Dependência química na

juventude é abordada em livro

Um luto, sete histórias: dilemas que atravessam a juventude contemporânea. No romance "Tudo o que dizemos no silêncio", a escritora e filósofa Marta Vasconcelos aborda as marcas do abandono parental e outros temas sensíveis.

 

Quando um grupo de oito amigos universitários perde um integrante, todos comparecem ao velório — mas um mistério instiga o leitor até o final: de quem é o corpo? É nesse cenário que se desenrola a trama de Tudo o que dizemos no silêncio, publicado pela Qualis Editora. A partir de flashbacks, a escritora e filósofa Marta Vasconcelos aborda a história de cada personagem, revelando conflitos que atravessam não só a juventude, mas a sociedade de forma geral.

.

A autora transforma a dinâmica dos amigos em espaço fértil para discutir questões contemporâneas urgentes. De modo sensível, ela retrata a complexidade das relações abusivas, da dependência química, da elaboração do luto, da descoberta da sexualidade e da aceitação dos diferentes corpos.

 

Em primeira pessoa, cada personagem narra um pedaço da obra e protagoniza diferentes situações. O enredo se divide nos seguintes focos: Becca e Thiago namoravam, mas a relação ficou abusiva quando ele desenvolveu um vício; Cris se envolveu em uma situação policial pois guardou as drogas de Bernardo; Bruno e Caio iniciaram um relacionamento, mas só um deles tem clareza da própria sexualidade; Amanda e Felipe se apaixonaram, mas por causa do vitiligo ele enfrenta inseguranças em relação ao corpo. Nesse contexto, um deles morre e os outros passam a lidar com o luto.

Fio_Laranja.png

Espetáculo "Luzia" aborda a violência

obstétrica no Theatro José de Alencar

WhatsApp Image 2023-09-13 at 10.02.55.jpeg

"Luzia", espetáculo na linguagem do circo que aborda a relação do parir a partir da violência obstétrica sofrida por milhares de mulheres no Brasil, em contraponto ao parto humanizado, será apresentado nos dias 14 e 23 de setembro, às 19h, no palco principal do Theatro José de Alencar. Após a encenação, acontece bate-papo com a plateia. A  entrada é gratuita.

 

O espetáculo encenado pela artista Ana Paula Prudêncio,  traz o protagonismo da mulher sobre o seu corpo, seu trabalho e sobre o ato de parir a colocando como centro da discussão e do posicionamento. A pesquisa teve sua origem no ano de 2020 no contexto de finalização, do Co-Laboratório de Artes Circenses, onde a artista-proponente é formada e especializada em Tecido Acrobático. "Luzia" traz as memórias familiares da intérprete como norte da composição em cena junto do tecido acrobático, aparelho que acompanha os movimentos que expressam a dor da violência ocorrida durante o parto e do alívio em se encontrar com outras iniciativas que colocam a mulher com o amparo e protagonismo que necessita diante do momento do nascimento. 

 

O espetáculo surge a partir dos relatos familiares da intérprete que são colocados em cena para o debate da violência comum no advento do parto. A partir desses relatos, pretende-se criar uma camada ficcional que aborde o tema e denuncie tal prática.

Fio_Laranja.png

 Beto Barbosa celebra 40 anos de sucesso

em show no Círculo Militar de Fortaleza

WhatsApp Image 2023-09-12 at 15.05.18.jpeg

O renomado cantor e compositor latino, Beto Barbosa, está pronto para comemorar uma carreira de 40 anos de sucesso com um show épico que promete encantar os fãs de todo o país. O evento especial, intitulado "40 Anos de Sucesso: Uma Noite Inesquecível", será realizado em Fortaleza no dia 07 de outubro, no Círculo Militar de Fortaleza, e promete ser uma celebração inesquecível da música e do legado de Beto Barbosa.
 
Ao longo de sua carreira, Beto Barbosa conquistou o coração do público com seu estilo único e cativante. Com uma mistura contagiante de ritmos latinos como a lambada e o merengue, ele se tornou uma referência no cenário musical brasileiro e internacional. Os fãs são aconselhados a garantir seus ingressos o mais rápido possível, pois a demanda promete ser alta.

 

Não perca essa oportunidade única de celebrar 40 anos de sucesso ao lado de Beto Barbosa. Prepare-se para uma noite de pura diversão, ritmo e alegria.

Fio_Laranja.png

Iguatemi Bosque recebe lançamento da 5ª edição

da Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará

O Shopping Iguatemi Bosque sedia, nesse dia 12 de setembro, o lançamento da 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará (Fenacce). Com o tema "Arte de toda parte", o evento tem o objetivo de impulsionar o artesanato e a cultura como uma das principais atividades para a economia do país. 

 

Durante o lançamento, o empreendimento recebe o desfile "Do Sertão ao Mar" da empresária e influenciadora, Thaty Rabelo, conhecida como "Rainha do Jeans". Além do projeto de moda feito à mão, a abertura contará também com participação do estilista Ivanildo Nunes, com o desfile "Senac Richelieu", realizado em parceria com o Senac Ceará, da coleção batizada de "Digitais", concebida e desenvolvida pelo estilista e executada por 15 artesãs de Maranguape, especialistas em bordado Richelieu. 

 

"O lançamento será o momento ideal para apresentar aos clientes a importância da feira, que destaca o trabalho de tantos artesãos e empreendedores locais, sem deixar de cumprir também o seu papel social e sustentável. Esperamos que seja um momento de muita troca e valorização de todos os profissionais envolvidos", adianta Wellington Oliveira, superintendente do Iguatemi Bosque. 

Fio_Laranja.png