Coluna Social

Fio_Laranja.png

Charles quebrará tradição em 1° Natal

sem a rainha, diz especialista

WhatsApp Image 2022-11-25 at 16.58.01.jpeg

Charles III quebrará tradições em seu primeiro Natal como rei. De acordo com Jennie Bond, ex-correspondente real da BBC, ao contrário de anos anteriores, a família real não assistirá a discurso de um monarca, embora ainda se reúna em Sandringham, em Norfolk, para celebrar o feriado cristão.

 

A festividade ainda será menos formal do que as demais. Anteriormente, na data, integrantes da realeza se curvavam ou faziam reverências à rainha Elizabeth II, falecida, aos 96 anos, no início de setembro. Agora, com o novo soberano, o Natal da monarquia britânica terá menos protocolos.

 

Em entrevista, Jennie frisou que Charles deixará o ritual “arcaico” e, em vez disso, fará com que seus entes queridos se concentrem em relembrar momentos felizes com a rainha.

 

Apesar das mudanças, espera-se que algumas tradições sejam mantidas, como a realeza ir ao serviço religioso na Igreja de Santa Maria Madalena, em Sandringham Estate, antes do jantar de Natal. Segundo uma fonte, também é esperado que, mesmo depois de serem convidados por Charles, Harry e Meghan rejeitem o convite e não se juntem ao clã para as celebrações, já que a relação entre eles continua ruim apóso Megxit.

Fio_Laranja.png

Otávio Müller é dispensado após

21 anos de trabalho na TV Globo

WhatsApp Image 2022-11-24 at 10.49.55.jpeg

Otávio Müller não faz mais parte do elenco fixo da TV Globo. O artista de 57 anos estava há 21 anos na emissora, mas não renovou contrato. O pai do filho de Preta Gil, apesar de não ter mais vínculos, já tem novos projetos à vista na emissora.

 

Müller estreou na vênus platinada em 1988, na novela “Vale Tudo”. Ele atuou também em “O Dono do Mundo”, “Anjo Mau”, “Força de Um Desejo”, “Celebridade” e “Paraíso Tropical”.    O ator, que esteve no ano passado na novela “Um lugar ao Sol”, terminou de gravar recentemente “O jogo que mudou a História”, série do Globoplay ainda sem previsão de estreia. Na trama, viverá um preso político que se torna uma grande liderança na prisão.

Entre as séries, “Os Maias”, “Dona Flor e Seus Dois Maridos” e “Sob Nova Direção”.


Atualmente o artista está envolvido com as filmagens de “Deus é Brasileiro” 2, filme de Cacá Diegues. No longa, ele interpretará Carlitão. O personagem é cunhado de Taoca e irmão de Madá, interpretados originalmente por Wagner Moura e Paloma Duarte, que, contudo, não aparecerão no novo filme.

Fio_Laranja.png

Kate Middleton deslumbrante

com tiara preferida da princesa Diana

Kate Middleton surgiu deslumbrante para um banquete de Estado que aconteceu na terça-feira, 22, no Palácio de Buckingham. Para a ocasião, a propósito da visita oficial do presidente sul africano a Inglaterra, a princesa de Gales estreou um vestido deslumbrante da designer Jenny Packam.

 

A mulher do príncipe William usou ainda a tiara preferida da princesa Diana, assim como brincos de pérolas que também lhe pertenciam. A pulseira de pérolas foi oferecida por Elizabeth II, conforme realça o especialista Alberto Miranda. Destaque ainda para o broche que continha um retrato da rainha. A carteira é de Alexander McQueen. 

Fio_Laranja.png

Aço Cearense recebeu clientes e imprensa em seu espaço na CASACOR

em sessão de autógrafos da biografia de Vilmar Ferreira

 

WhatsApp Image 2022-11-25 at 11.39.18 (1).jpeg

Na noite de quarta-feira (23), o Grupo Aço Cearense recebeu clientes e a imprensa na Galeria Aço Cearense, espaço criado pelo arquiteto Racine Mourão, na CASACOR Ceará. Durante o evento, clientes da empresa, sediados no Ceará, foram homenageados e o presidente do grupo, Vilmar Ferreira, autografou o livro biografia intitulado "A benção não foi por acaso".

 

A empresa, uma das maiores do segmento do aço no Brasil, também realizou o coquetel para homenagear, além dos clientes, o arquiteto Racine Mourão, que projetou a Galeria Aço Cearense, premiada pela CASACOR nas categorias Design e Melhor Ambiente. Um vídeo especial foi apresentado na ocasião, mostrando a jornada de projeto e construção do espaço.

 

Outro grande momento do evento, foi a sessão de autógrafos da biografia "A benção não foi por acaso", escrito por Juarez Leitão, que conta a saga de vida do empresário e visionário, Vilmar Ferreira. Na ocasião, Vilmar autografou a obra e presenteou os convidados com exemplares do livro.

Fio_Laranja.png

Unifor participa da III Jornada Mundial de Design,

que acontece em Fortaleza de 23 a 26/11

WhatsApp Image 2022-11-24 at 10.57.08.jpeg

A Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, participará da III Jornada Mundial de Design, que acontecerá de 23 a 26 de novembro em mais de 15 instituições públicas e privadas da capital cearense, considerada pela Unesco cidade criativa do design. Com o tema “Design e literatura para um mundo em crise”, o evento, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, pretende ser um marco norteador para a economia criativa da cidade.

 

Realizada na Praia de Iracema e em mais de 15 espaços de Fortaleza, a III Jornada Mundial de Design tem o objetivo de apresentar criadores e criações do design local, nacional e internacional, que se destacam por sua originalidade na superação das barreiras de um mundo permanentemente em crise.

 

A Unifor foi escolhida para ser uma das apoiadoras do evento por estar se transformando em uma grande escola de design, com aplicações em diversas áreas do conhecimento. Da graduação à pós, o design na Unifor está em disciplinas de vários cursos, projetos de pesquisa, laboratórios e na criação de novos produtos e de soluções inovadoras. Mais recentemente, no início de outubro, a Unifor deu mais um importante passo nesse sentido com a criação do curso de bacharelado em Design.os próximos anos.   

 

 III Jornada Mundial de Design
De 23 a 26 de novembro
Mais informações: www.fortalezacriativa.com - @jornadamundialdedesign

Fio_Laranja.png

Giselle Café lança novo EP que

promete viralizar nas redes sociais

WhatsApp Image 2022-11-24 at 08.21.13.jpeg

A cantora Giselle Café traz mais novidades para o público em seu novo EP, intitulado “Jeito Sacana”. O mais recente projeto da artista cearense promete viralizar nas redes sociais com músicas chicletes e dancinhas, além de agradar diferentes públicos, unindo forró eletrônico, piseiro e arrocha em um trabalho com grande nível de produção técnico e artístico. O lançamento está marcado para esta sexta-feira, 25, em todas as plataformas digitais.

 

No EP, as músicas “Jeito Sacana”, “Ponto G” e “Beijar por Beijar” fazem parte do repertório, que também vai ganhar três clipes com banda completa e ballet, algo que sempre é bastante requisitado pelo público forrozeiro.

 

Giselle segue uma grande sequência de lançamentos em 2022. No início do ano, lançou o clipe “Corpo inflamável”, ao lado de Wesley Safadão, e em junho foi a vez de “Pra sempre vou te amar”, com Batista Lima, uma das principais vozes românticas da região.
PRÉ-SAVE: https://onerpm.link/jeitosacana

Fio_Laranja.png

Restaurante da grife de luxo Gucci

no Japão ganha estrela do Guia Michelin

O Gucci Osteria Tokyo, restaurante da luxuosa marca de moda italiana na capital japonesa, ganhou sua primeira estrela no Guia Michelin — prestigiosa publicação que envia anualmente jurados para restaurantes no mundo todo com o objetivo de apontar (com uma, duas ou três estrelas) o melhor da gastronomia internacional. Aberto há apenas um ano, o estabelecimento em Ginza foi reconhecido na edição 2023 do guia para a cidade de Tóquio e se tornou o terceiro da grife a receber a honraria, após as também premiadas casas em Florença, na Itália, e em Beverly Hills, nos EUA.

 

Com conceito assinado pelo estrelado chef Massimo Bottura — amigo de infância do presidente da Gucci, Marco Bizzarri, segundo o portal especializado em moda WWD —, o Gucci Osteria Tokyo é comandado pelo chef Antonio Iacoviello, que imprimiu seu próprio estilo aos cardápios da casa. Sim, no plural. O restaurante funciona com três menus, um que atende ao sistema "à la carte" em que clientes podem escolher e pedir especificamente os pratos desejados; um menu degustação, que oferece experiências de almoço e jantar em várias etapas com pratos que misturam referências às culturas italiana e japonesa; por fim, um menu aperitivo com petiscos para acompanhar a degustação no bar.

 

Quem optar pela vivência do menu degustação pode ter de desembolsar até 27 mil ienes — cerca de R$ 1.046 — no jantar, pela opção mais longa com dez pratos. Há, no entanto, versões mais econômicas, como o almoço durante a semana, que sai por 12 mil ienes ou R$ 465, por cinco pratos. "Desde que cheguei no Japão, nunca perdi uma oportunidade de viajar, explorar e provar, tentando combinar novas experiências e novos produtos com minha memória italiana", contou Iacoviello ao WWD. O resultado destas aventuras do chef são pratos como "Babà in Okinawa" ou o "Parmigiana que quer se tornar Ramen".

 

Ele ainda classificou o reconhecimento com uma estrela Michelin como "um sonho que se torna realidade", e aproveitou para agradecer Massimo Bottura pela confiança e sua equipe de cozinha pela "coragem, paciência e sacrifício". Apesar de retratar o encontro destas duas tradições gastronômicas, o menu do Gucci Osteria Tokyo ainda conta com clássicos que já são sucessos nos restaurantes da grife, como o Emilia burger e o Tortellini com creme de queijo Parmigiano Reggiano.

 

É marca registrada também seu ambiente "ostentação", com detalhes rebuscados em veludo e estamparia que permeiam não só o mobiliário como as paredes. Além do Gucci Osteria de Florença, Beverly Hills, e de Tóquio, há uma nova filial do restaurante que foi aberta este ano em Seul, na Coreia do Sul no início do ano.

Fio_Laranja.png
Fio_Laranja.png

Assembleia Legislativa comemora

50 anos do Simec

Uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará celebrou, na noite de quarta-feira (23/11), os 50 anos do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec). A iniciativa foi do Deputado Estadual Sérgio Aguiar.

 

Na solenidade, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante foi homenageado com a comenda “Amigos do Sindicato” e foi representado pelo seu filho, Ricardo Costa Cavalcante.

“O Ricardo Cavalcante é o laureado do ano pela quantidade de justas homenagens que vem recebendo ao longo do ano”, afirmou o Deputado Sérgio Aguiar, também homenageado na solenidade.

Fio_Laranja.png

Casa Cor Ceará terá programação especial

em seu último fim de semana

9f35c1d8-6a71-40e7-8ada-883d4a5efaba.jpg

Na programação desta sexta-feira,  25, na Casa Cor Ceará, Laio Cosmo, violonista, realiza apresentação musical exclusiva para o público visitante da mostra no espaço Praça Infinito Particular, concebido por Bruno Ary, às 19h. 

 

Na ocasião, ainda acontece um Desfile de Moda, com o lançamento da coleção Viva às Cores, de Simone Bellin.

O evento será no ambiente Ilha da Luz, concebido por Thiago Borges, às 19h. Os desejados kaftans da estilista são apresentados em homenagem a grande artista Frida Kahlo. 

Também será atração a cantora Cláudia Rebouças, que abrilhanta o evento com uma apresentação exclusiva.

Maruzia Fernandes assina a direção artística, com o apoio de Bia Pimenta Acessórios e Beleza de Fabíola Tajra e Sérgio Luna.

 

Já neste sábado, a apresentação musical será a do Duo Gingando no Choro, exclusiva para o público visitante da CASACOR Ceará no espaço Praça Infinito Particular, concebido por Bruno Ary, às 19h. Sesc promove a ação.
 
Nos dias 26 e 27, sábado e domingo, últimos dois dias da mostra, tem a tradicional Special Sale.

Durante estes dois últimos dias da mostra, os visitantes podem adquirir produtos expostos nos 33 ambientes do evento com descontos de até 60%.
 
No domingo, será revelado o ganhador do Prêmio CASACOR Ceará 2022, com o melhor ambiente escolhido pelo público visitante da 23ª edição do prêmio. O prêmio tem o intuito de valorizar o que é criado e desenvolvido no Ceará. A premiação será entregue em evento para convidados no ambiente, Praça Infinito Particular - criado por Bruno Ary. 
 
Serviço 
ÚLTIMOS DIAS
CASACOR Ceará - 23ª Edição
Até dia 27 de novembro de 2022
Mais informações:
https://casacor.abril.com.br/mostras/ceara/

Fio_Laranja.png

Fortaleza sedia congresso de neurocirurgia com

a realização de cirurgia inédita no SUS na área de Parkinson

2cd64d94-4d45-4d52-a13a-8fe8528d7fb7.jpg

Mais de 400 médicos neurocirurgiões brasileiros e de outros países se reúnem em Fortaleza a partir da sexta-feira (25), no hotel Gran Marquise, para participar da 19ª edição do Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc), presidido pelo médico cearense Flávio Leitão Filho.


A programação técnico-científica do evento, que segue até a segunda (28), terá palestras, cursos, aulas práticas, conferências e apresentações de trabalhos. Um dos destaques fica por conta da realização de cirurgias em pacientes do SUS, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que serão transmitidas ao vivo para os participantes do Congresso que estarão em uma sala de aula no hospital.  

 

Os temas abordados no congresso e as cirurgias a serem realizadas têm grande relevância científica e ao mesmo tempo trazem ganhos práticos para a sociedade, uma vez que permitem solucionar problemas ocasionados por lesões, acidentes ou doenças no sistema neurológico das pessoas, melhorando a qualidade de vida desses pacientes. “A Academia Brasileira de Neurocirurgia entregará a população médica e principalmente aos neurocirurgiões desse país um evento inovador. Teremos uma oportunidade ímpar para discutir as maiores moléstias neurocirúrgicas que acometem os pacientes, aprimorar nossos conhecimentos, nos aperfeiçoarmos e nos tornarmos cada vez mais capazes de ajudar quem precisa”, comenta o médico neurocirurgião Flávio Leitão Filho, presidente do Congresso.

Fio_Laranja.png

Expolog 2022 tem palestra sobre mercado de trabalho

para jovens nesta quinta-feira (dia 24)

Augusto Fernandes e Carlos Maia.jpeg

O CEO da JM Negócios Internacionais, Augusto Fernandes (na foto, à esquerda) ao lado de Carlos Maia, diretor da Termaco Logística e Tecer Terminais, participou da abertura da Expolog 2022, nesta quarta-feira (dia 23), no Centro de Eventos do Ceará. Nesta quinta-feira (dia 24), Fernandes realiza uma palestra no evento, às 10h40, com o tema: "primeiro emprego no comex", abordando o mercado de trabalho em comércio exterior para jovens. A palestra será realizada dentro do 5º Seminário Oportunidades para o Jovem na Logística.

 

O empresário Augusto Fernandes é palestrante, Mentor de Carreiras, Mastercoach, Despachante Aduaneiro, Allumini Starse e fez diversas incursões ao Vale do Silício, nos Estados Unidos.

 

De acordo com o especialista em comércio exterior, trata-se de uma área promissora para jovens profissionais, devido à localização estratégica do Estado do Ceará e dos investimentos públicos e privados feitos nos modais de transporte e logística nos últimos anos.

Fio_Laranja.png

Máscara volta a ser obrigatória em

aviões e aeroportos a partir de sexta

c3b0244a-325e-4242-96d0-629af0f90e5c.jpg

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retomada do uso de máscaras contra Covid-19 nos aviões e aeroportos do Brasil. A medida entra em vigor na sexta-feira (25). A exigência volta a ser aplicada pouco mais de três meses após ser derrubada pela instituição.

 

Antes, em maio deste ano, a Anvisa liberou o serviço de bordo em aeronaves. À época, o retorno do uso da capacidade máxima para transporte de passageiros também foi autorizado. Não houve mudança nestas determinações.

 

A mais recente medida foi tomada em reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa, na terça-feira (22), por causa do aumento de casos e de Covid-19 e de internações por causa da doença, com a chegada de uma nova variante.

Fio_Laranja.png

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

anfitrionou festival de cozinha italiana

bac5d85c-8558-4ba7-97dc-a0155a48eb63.jpg

Entre os dias 14 e 20 de novembro, Fortaleza recebeu a “Semana da Cozinha Italiana no Mundo. Com o tema “Convívio, sustentabilidade e inovação: os ingredientes da cozinha italiana para a saúde das pessoas e a proteção do planeta”, na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.  

  

Realizado pelo Consulado Honorário da Itália em Fortaleza, a Accademia Della Cucina Italiana e o Ministério Italiano de Relações Exteriores, o evento tem como objetivo celebrar a gastronomia do país em vários lugares do mundo e promover a qualidade e sustentabilidade dos produtos produzidos na Itália.

 

Este ano, o festival contou com uma programação que reúne jantares harmonizados, showcookings temáticos, vivência acadêmica e apresentações musicais, com a participação dos chefes italianos Fulvio Siccardi e Gabrielle Toretto, reconhecidos pelo Guia Michelin.

 

O cônsul honorário da Itália em Fortaleza, Vittorio Ghia, celebrou a realização do evento na cidade. “Estou muito feliz por finalmente incluirmos Fortaleza entre os participantes da VII Semana da Culinária Italiana no Mundo, e agradeço a todos aqueles que trabalharam para tornar isso possível, com a esperança de que seja o primeiro de uma longa e frutífera série”, destaca.

Fio_Laranja.png

FIEC recebe comitiva de empresários da Noruega para estreitamento

de relações com foco na produção do hidrogênio verde

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta quarta-feira (23/11), uma comitiva de empresários da Noruega no âmbito do programa Innovation Norway, que busca estreitar relações com países tendo em vista a produção de energia limpa e renovável.

 

O encontro empresarial foi realizado no Auditório Luiz Esteves Neto, na Casa da Indústria, cuja recepção foi comandada pelo 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado, representando o Presidente da Federação, Ricardo Cavalcante. Além dele, estiveram representando a instituição a Vice-Presidente da entidade e Secretária Executiva da Indústria do Governo do Ceará, Roseane Medeiros; o Diretor de Inovação e Tecnologia e Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho; o Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes; o Ex-Presidente da FIEC, Fernando Cirino; a Gerente do Centro Internacional de Negócios, Karina Frota; o Presidente do Sindienergia, Luiz Carlos Queiroz; e o Vice-Presidente do Sindquímica, Alberto Monteiro Chaves.

Fio_Laranja.png

Morre Erasmo Carlos,

um dos maiores nomes do rock nacional

WhatsApp Image 2022-11-22 at 16.08.29.jpeg

Nesta terça-feira, 22 de novembro, tivemos mais uma grande perda no mundo da música nacional e mundial. Erasmo Carlos morreu, aos 81 anos.

 

O cantor estava no Hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Erasmo, que recebeu alta no começo do mês, após mais de uma semana internado, desta vez chegando a ser intubado, na segunda-feira, 21 de novembro.

Rapidamente, diversos famosos usaram as redes sociais para lamentar a morte do grande artista.

 

Como Milton Nascimento, que relembrou quando Erasmo salvou sua vida. “Tive a sorte de conviver com Erasmo praticamente desde a minha chegada ao Rio. Sempre prestigiamos um ao outro, foram muitos shows, encontros pelo Brasil, e muitas conversas. Ele até salvou minha vida uma vez, na Urca, estava atravessando a rua e não vi o carro vindo. Erasmo saiu correndo e me empurrou bem na hora”, contou ele.

 

Dadá Coelho usou a sua conta no Twitter para lamentar a morte de Erasmo Carlos. “Ah Erasmo Carlos…Descanse em paz, meu rei”, escreveu ela.

 

Em sua conta no Instagram, Boninho compartilhou uma foto de Erasmo Carlos em preto e branco, e lamentou a grande perda. Meu adeus ao querido Tremendão. Erasmo leva seu sorriso e o rock para o céu! Saudades

 

Padre Manzotti: Hoje a música morreu um pouco. Nosso querido “Tremendão”, ícone da Jovem Guarda, nos deixa no dia em que celebramos o Dia do Músico. Que Santa Cecília interceda por Deus pelos familiares, amigos e fãs. Descanse em paz e que a luz perpétua o ilumine.

 

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte de Erasmo Carlos por meio de sua conta no Twitter.

“Erasmo Carlos, muito além da Jovem Guarda, foi cantor e compositor de extremo talento, autor de muitas das canções que mais emocionaram brasileiros nas últimas décadas.

Tremendão, amigo de fé, irmão camarada, cantou amores, a força da mulher e a preocupação com o meio ambiente. Deixa saudades e dezenas de músicas que sempre estarão em nossas lembranças e na trilha sonora de nossas vidas. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs de Erasmo Carlos”, escreveu.

Fio_Laranja.png

Deborah Secco divide opiniões ao comentar

Copa com roupa íntima à mostra

ba2f65a4-4cf8-45cd-aaec-46b930a40ba4.jpg

A estreia da atriz Deborah Secco como comentarista da Copa do Mundo do Catar no programa Tá na Copa, do SporTV, no domingo (20/11), deu o que falar — e não foi pelo teor dos comentários da artista. Deborah se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter após os internautas opinarem sobre a roupa usada por ela no programa: a camisa social tradicional dos apresentadores estilizada como um cropped e uma calça de cintura baixa com parte da calcinha à mostra.    

 

O look, publicado por Déborah antes mesmo da estreia, foi alvo de críticas e elogios. Para uma parte dos usuários do Twitter, a roupa sexualizou a imagem feminina, que luta tanto por um espaço igualitário em programas esportivos. “Obrigada Déborah Secco pelo desserviço de reforçar que mulher no futebol só serve para ser sexualizada”, escreveu uma internauta.

 

“Vendo agora o traje da Deborah Secco e penso: tanta mulher foda que se desdobra de estudar e tentar conquistar espaço, pra vir alguém totalmente fora do eixo do jornalismo e tomar uma iniciativa dessa sabendo de todo contexto do que é ser mulher falando ou fazendo futebol. Cansa”, opinou outra usuária.

Fio_Laranja.png

A 23ª edição da CASACOR chega à sua reta final com diversos

eventos e ações especiais para seu público

9f35c1d8-6a71-40e7-8ada-883d4a5efaba.jpg

A 23ª edição da CASACOR Ceará chega a sua reta final com diversos eventos e ações especiais para o público. Esta última oportunidade de visitar a mostra traz atrações musicais, desfile de moda, palestras e até mesmo aulas com chefs renomados.  CASACOR Ceará 2022 acontece somente até o dia 27 de novembro.


Devido ao grande sucesso do ano passado foi escolhido o mesmo endereço icônico na Avenida Rui Barbosa, 901, do bairro Meireles. Um novo olhar é apresentado ao público com 4.000m², com uma grande área que vai abrigar 33 ambientes produzidos por 47 dos mais renomados profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo. Nesta edição comemorativa o foco está na valorização da cultura, da arte cearense, do morar, das experiências, em relacionar o ambiente, a natureza e as pessoas.  Ambiente - Casa Malta criada por Lia Sampaio e Erasmo Pereira (foto: Esdras Guimarães)

 

Confira a programação desse início de semana:

22/11 (terça)
Encontro no Lounge do Empreendedor (SEBRAE-CE)
O Sebrae/CE na CASACOR recebe palestras e debates com especialistas em áreas como arquitetura, construção civil, design, empreendedorismo, artesanato e marketing. Nesta terça, 22, às 18h30 – Ergonomia e produtividade – A arquiteta Melissa Francani fala como solucionar duas questões a partir de escolhas assertivas no mobiliário. 
 
23/11 (quarta)
Os visitantes da CASACOR Ceará podem degustar uma seleção de produtos exclusivos dos Mercadinhos São Luiz em um ambiente gourmet preparado para degustações. As atividades acontecem no ambiente Epicure São Luiz, criado pela arquiteta Anik Mourão.
 
O Sebrae/CE na CASACOR recebe palestras e debates com especialistas em áreas como arquitetura, construção civil, design, empreendedorismo, artesanato e marketing. Na quarta, 23, às 18h30.
 
24/11 (quinta)
Encontro no Lounge do Empreendedor (SEBRAE-CE) recebe palestras e debates com especialistas em áreas como arquitetura, construção civil, design, empreendedorismo, artesanato e marketing.
Apresentação Musical – Piano
A Vienna Escola de Artes promove apresentação musical com as pianistas: Maria Clara e Isabela Leitão. Aberto ao público visitante da CASACOR Ceará no espaço Repouso dos Grandes, criado por Elias Petruço, às 19h30min.

 

Dia 25/11 (sexta)

Desfile de moda
Lançamento da coleção Viva às Cores de Simone Bellin. O evento acontece no ambiente Ilha da Luz, concebido por Thiago Borges, 19h. Os desejados kaftans da estilista são apresentados em homenagem a grande artista Frida Kahlo. Na ocasião, a cantora Cláudia Rebouças abrilhanta o evento com uma apresentação exclusiva.

Fio_Laranja.png

Rei Charles planeja grande corte em

Windsor e preocupa funcionários

6cc13b8e-1993-48fb-b91b-7e00d0205811.jpg

2023 não deve ser um ano fácil para vários funcionários da realeza. Segundo o jornal “Daily Mirror”, o rei Charles III planeja reduzir o número de empregados em toda a propriedade de Windsor, à metade, e esse boato tem deixado alguns se sentindo “extremamente preocupados com o futuro”.  

 

Uma fonte disse à publicação, que isso era algo que Charles sempre planejou fazer quando chegasse a hora de sentar no trono: “É um momento realmente de teste. Muitos já estão resignados a deixar os empregos que apreciam há anos”.

E o mais triste, de acordo com o diário, é que entre esses funcionários que serão despedidos de seus cargos, estão as damas de companhia da falecida Elizabeth II, em Sandringham:

 

“Elas estão entre aqueles que correm o risco de perder seus empregos.”, revela o informante, acrescentando que por mais que Charles tentou colocá-las em outros cargos, seus trabalhos já não eram imprescindíveis.

Fio_Laranja.png

Unifor participa da III Jornada Mundial de Design,

que acontece em Fortaleza de 23 a 26 de novembro

WhatsApp Image 2022-11-22 at 15.51.41 (1).jpeg

A Universidade de Fortaleza (Unifor) participará da III Jornada Mundial de Design, que acontecerá de 23 a 26 de novembro em mais de 15 instituições públicas e privadas da capital cearense, considerada pela Unesco cidade criativa do design. Com o tema “Design e literatura para um mundo em crise”, o evento, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, pretende ser um marco norteador para a economia criativa da cidade para os próximos anos.

 

Realizada na Praia de Iracema e em mais de 15 espaços de Fortaleza, a III Jornada Mundial de Design tem o objetivo de apresentar criadores e criações do design local, nacional e internacional, que se destacam por sua originalidade na superação das barreiras de um mundo permanentemente em crise.

 

A Unifor foi escolhida para ser uma das apoiadoras do evento por estar se transformando em uma grande escola de design, com aplicações em diversas áreas do conhecimento. Da graduação à pós, o design na Unifor está em disciplinas de vários cursos, projetos de pesquisa, laboratórios e na criação de novos produtos e de soluções inovadoras. Mais recentemente, no início de outubro, a Unifor deu mais um importante passo nesse sentido com a criação do curso de bacharelado em Design.

 

III Jornada Mundial de Design
De 23 a 26 de novembro
Mais informações: www.fortalezacriativa.com - @jornadamundialdedesign

Fio_Laranja.png

Somos Um abre inscrições de novo curso

Trilha Florescer para mulheres empreendedoras

30924659-bfe4-4361-9594-8655a706ebff.jpg

As inscrições para a segunda turma do curso Trilha Florescer, voltado para mulheres empreendedoras ou que queiram empreender, estão abertas até a quarta-feira, dia 23 de novembro. Nesta edição, o curso destinará as vagas preferencialmente a pessoas que se identificam como mulheres pretas ou pardas, na faixa etária de 18 a 55 anos, que ocupam a periferia de Fortaleza ou Região Metropolitana, e que exercem atividades relacionadas à geração de renda complementar.   


O curso é totalmente gratuito, e, ao final, as participantes receberão uma certificação emitida pela Universidade Aberta do Nordeste (UANE). A iniciativa é uma realização da Somos Um, UANE e Fundação Demócrito Rocha (FDR), com o apoio do Governo do Estado do Ceará. Para participar da seleção, as interessadas podem acessar o link: https://fdr.org.br/trilhaflorescer

Fio_Laranja.png

AJE Fortaleza realiza evento com

empresário Douglas Santos, da D&E Entretenimento

1f3dc31d-8311-4624-b8e7-06a367e42f9d.jpg

A Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) realizará um encontro com o empresário Douglas Santos, proprietário da D&E Entretenimento, no próximo dia 22 de novembro.

 

O encontro, exclusivo para associados da AJE, vai acontecer no Lounge do Coco Bambu Iguatemi.

 

"Vamos ouvir os cases, a trajetória e aprender com o Douglas Santos, referência no âmbito do entretenimento", ressalta George Martins, coordenador-geral da AJE.

 

Vale lembrar que a D&E Entretenimento é referência em grandes eventos. Destaque para o Ceará Music.

Fio_Laranja.png

Expolog chega nestes dias

23 e 24 ao Centro de Eventos

2068b5c7-a180-4b16-bb8d-014f49a89747.jpg

Vem chegando a 17ª EXPOLOG - FEIRA INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA - que será uma edição presencial, com transmissão online.

 

Mais uma vez vamos, a organização do evento estará proporcionando aos participantes do Brasil e do mundo, o encontro entre o setor produtivo, academia, poder público e a sociedade em torno da discussão de temas relevantes e que impactam diretamente na ampliação de negócios para a cadeia produtiva da logística.

 

Data: 23 e 24 de novembro de 2022 (quarta e quinta-feira);

Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz, Fortaleza - CE). Pavilhão Oeste, Portão C.

Confira a programação completa aqui: https://app.virtualieventos.com.br/expolog2022/programacao

Informações: Prática Eventos +55 (85) 9 9966-0347 (Dionizia Rodrigues).

Fio_Laranja.png

Artistas transformam velas de jangadas

em obras de artes que darão início ao Povos do Mar

WhatsApp Image 2022-11-20 at 21.27.32.jpeg

A exposição flutuante Aquavelas, regata de jangadas com velas criadas por artistas plásticos, encheu a orla de cores e marcou o início da programação do XII Encontro Sesc Povos do Mar.

 

O evento, que é gratuito e aberto ao público, reúne mais de 200 comunidades do litoral de 25 municípios para uma troca de vivências, práticas, sabores e saberes tradicionais. A edição acontece de 20 a 24 de novembro e é a primeira totalmente presencial após dois anos sendo realizada em formato online e híbrido em virtude da pandemia.

 

A terceira edição da exposição Aquavelas, nasce pelas mãos de um coletivo de artistas que, a partir de referências artísticas e pessoais, leva para as telas elementos que traduzam, 12 jangadas com velas pintadas a mão por um coletivo de 12 artistas. Entre texturas, formas e traços, uma celebração ao Ceará, chamando atenção para a importância da defesa e preservação dos oceanos.

 

Cada vela possui cerca de 6 metros de altura e 20 metros de tecido. Elas chegam ao local onde acontece as pinturas, de forma crua; são estendidas no chão, presas com pedras nas pontas para o vento não levar e, ao final daquele dia se transformarão em peças de arte. Ao longo dessas três edições, 33 velas foram pintadas e terão um destino conforme a sua importância: serão expostas pelo Ceará, para que possam ser vistas e apreciadas.

Fio_Laranja.png

Disney estreia primeira animação

com protagonista gay

WhatsApp Image 2022-11-21 at 17.24.29.jpeg

Com naturalidade e sem que a sexualidade seja tema central do filme, a Disney estreia nesta quinta-feira, 24, o longa-metragem “Mundo Estranho”, que tem pela primeira vez entre suas produções um protagonista gay.

 

No enredo, Ethan é um adolescente que gosta de aventuras. Ele desbrava uma terra desconhecida e traiçoeira, onde criaturas fantásticas esperam os lendários Clades, uma família de exploradores cujas diferenças ameaçam atrapalhar sua mais recente e mais crucial missão.

 

Sobre a sexualidade de Ethan, o dublador em inglês do personagem comentou em entrevista à revista Variety: "Não é algo que fica se auto-congratulando, não é algo que fica se anunciando. É só algo que se aceita como um reflexo normal da nossa realidade. Eu acho que é isso o que me deixou mais animado com Ethan", disse Young-White.

 

Se nós podemos imaginar pessoas azuis, objetos estranhos e universos alternativos, nós podemos imaginar um adolescente gay com pais amorosos”, opinou Gabrielle Union, que dá voz à mãe do personagem.

Fio_Laranja.png

Maestro João Carlos Martins comemora

60 anos de sua estreia no Carnegie Hall

WhatsApp Image 2022-11-20 at 22.56.05.jpeg

Em meados de 1962, o jovem pianista João Carlos Martins estreou no renomado Carnegie Hall, em Nova York, com apenas 21 anos. Dia 19 de novembro, jhá exatos 60 anos mais tarde, o maestro brasileiro comemorou as seis décadas de sua estreia retornando ao local, considerado uma das mais famosas salas de espectáculos dos Estados Unidos, em um show bastante especial.

 

A história do paulistano João Carlos Martins com o Carnegie Hall nasceu graças à então primeira-dama dos EUA, Eleanor Roosevelt. O maestro lembrou que foi ela quem lhe garantiu uma data na renomada casa de shows, depois de assistir uma apresentação do brasileiro.

 

Dessa forma, apesar de já ter se apresentado 40 vezes em Nova York, João Carlos foi comemorar os 60 anos de sua estreia no Carnegie Hall com bastante emoção. “Se você perguntar se eu estou nervoso, vou dizer que não. Mas se eu não ficar antes do concerto com aquela adrenalina, tensão, que desaparece quando você entra em palco, é porque não sou mais artista”, afirmou ele.

 

Mais do que especial, a nova apresentação do maestro em Nova York promete muitas surpresas para o público. Isso porque, além de reger a Novus NY, orquestra da Trinity Wall Street, e tocar piano ao final do show, o brasileiro ainda interpretou músicas de Heitor Villa-Lobos e André Mehmari.

Fio_Laranja.png

Casas de repouso com spa

marcam aposentadoria de luxo

WhatsApp Image 2022-11-20 at 21.31.17.jpeg

Casas de repouso se consolidam como um segmento promissor no mercado imobiliário britânico, com a aposta do Goldman Sachs e de um grupo crescente de investidores na demanda por luxo na terceira idade. O banco americano está entre os investidores da Riverstone, uma incorporadora com 10 blocos de apartamentos chiques em construção para residentes de maior faixa etária em Londres. O Goldman Sachs planeja injetar 3 bilhões de libras esterlinas (US$ 3,5 bilhões) nos próximos cinco anos na empresa, que até agora completou dois projetos em Kensington e Fulham.

 

Martin Earp, que assumiu o posto de diretor-presidente da Riverstone em junho, disse que o complexo Kensington “rasga o livro de regras da aposentadoria”, com janelas do chão ao teto e uma varanda ou terraço em cada um dos 190 apartamentos, que podem custar aos aposentados ricos até 3 milhões de libras.

 

“Vemos uma transição distinta de comportamento em relação à aposentadoria da geração ‘baby boomer’ comparada à de seus pais”, disse Earp. “Temos pessoas que moraram em Londres a maior parte de suas vidas e querem continuar a desfrutar da fartura de comodidades à porta.”

 

Embora a maioria das moradias para aposentados no Reino Unido seja construída para locatários sociais, com o rápido envelhecimento da população há uma demanda crescente em muitos nichos do mercado, justo quando a escassez de oferta ajudou a elevar os preços dos imóveis em geral para níveis recordes.

 

Quase uma em cada cinco pessoas na Inglaterra e no País de Gales tem 65 anos ou mais, de acordo com dados do censo publicados no ano passado. Quase um em cada quatro estará neste grupo até 2043.

 

Um recorde de 2 bilhões de libras foi investido no Reino Unido em projetos para o segmento de idosos nos primeiros nove meses de 2022, e o total deve subir para 3 bilhões de libras até o fim do ano, de acordo com a corretora Knight Frank.

Isso representaria um aumento de 50% na taxa anual diante da crescente aposta de investidores como fundos de pensão e empresas de private equity, segundo relatório da Knight Frank publicado este mês.

 

Residentes de Kensington passam a ser sócios do Riverstone Club, que oferece acesso a instalações como spa, expresso bar, restaurante italiano e cinema privativo. Uma academia que monitora detalhes intrincados da saúde dos moradores também está disponível, bem como sensores e botões no nível do chão para alertar funcionários sobre emergências médicas.

 

“Esta é uma geração que inventou o termo ‘teenagers’, participou de festas no colégio e na universidade e conduziu a carreira de maneira diferente, mudando de emprego em vez de ter um trabalho para toda a vida”, acrescentou Earp. “Isso é o que já vimos na Austrália, nos EUA e no Canadá, onde comunidades integradas de aposentadoria formam uma proporção significativa de lares para pessoas com mais de 65 anos.”

 

Pensionistas no Reino Unido têm sido tradicionalmente mais relutantes em adotar esse estilo de vida. Questões como custo do condomínio e condições para o aluguel desses imóveis desencorajam algumas pessoas. No Riverstone, a taxa de adesão fixa para todos os tamanhos de apartamento custa a partir de 1.485 libras por mês.

 

E desafios econômicos do Reino Unido, impulsionados pelo avanço da inflação e crise global de energia, dificultam a obtenção de empréstimos, o que afetará o financiamento disponível para novos empreendimentos. A Knight Frank diz que isso pode pesar nos prazos de investimento previstos para o quarto trimestre de 2022.

 

Ainda assim, investidores com um horizonte de longo prazo percebem a inclinação demográfica para aposentados que precisam de acomodações adequadas. A Knight Frank entrevistou 54 instituições e descobriu que, enquanto apenas 31% estavam atualmente ativas no setor de habitação para idosos, 67% esperam estar ativas em cinco anos, o maior aumento projetado entre qualquer segmento na pesquisa.

Fio_Laranja.png

Com show musical, solenidade e homenagens, encerramento da

Bienal Internacional do Livro do Ceará foi pleno de sucesso

A cerimônia contou com a participação da Governadora do Ceará, Izolda Cela, e do Secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba, entre outros gestores e representantes institucionais. No palco, o show Bandu mostrou a potência criativa das periferias de Fortaleza

 

Mais de 400 mil visitantes, dez dias de programação intensa, R$ 11,4 milhões em vendas (sendo 4 milhões por meio do CardLivro – vale livro para professores da rede pública de ensino viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza), 344 lançamentos, mais de 480 mil exemplares vendidos e mais de 700 atividades realizadas. Com esses números, a Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e Instituto Dragão do Mar (IDM), comemorou no domingo (20)  o sucesso de sua 14ª edição, que marcou o retorno do evento ao formato presencial.

 

 Sob o tema "De toda gente para todo mundo", a Bienal do Livro reuniu escritores, editores, livreiros, professores, estudantes, artistas, pesquisadores e vários outros públicos ligados à cultura, ao livro e à leitura, em um encontro que prezou pela diversidade.

Fio_Laranja.png

Balenciaga Objects,  edição limitada para casa

animais de estimação e muito mais

8510.jpg

Os artigos de casa, um bule, e vários pratos feitos em colaboração com Ginori 1735, bem como uma banheira, uma toalha, e um tapete, com obras de arte do Balenciaga Hotel & Resorts, compõem a coleção.  

 

Outros artigos de casa incluem vinhos e taças de champanhe de ouro ou prata, conjuntos de bases para copos, e um Energy Krug de cerâmica, marcado com desenhos personalizados. O mobiliário à medida faz também parte da coleção, incluindo um banco, criado a partir de material reciclado pelo artista Tejo Remy.

 

Numa série de produtos de assinatura Balenciaga tornados icônicos em materiais finos incluem-se os sneakers Triple S como uma escultura dourada; Knife Pump, como seja um vaso em cristal; Barbes Tote como um grande vaso de cerâmica; e cap, Le Cagole Boot e Dynasty Sunglasses, como ornamentos de vidro pintados à mão. Outros objetos: um tapete de fitness, uma almofada em jérsei feita de T-shirts upcycled, e fita Balenciaga.

 

Além de uma seleção de roupa para animais de estimação, há uma tigela, uma trela que imita uma fita métrica double face, bem como um arreio e uma coleira, e uma cama de pelúcia em forma de coração com um cobertor combinando.

 

Para completar a linha foi lançado o novo aroma Balenciaga encontrado num sabonete com uma mala de viagem, numa etiqueta perfumada de cerâmica para o armário, e cones para serem usados num coelho de incenso.

 

A coleção foi introduzida numa campanha chamada 'Balenciaga Gift Shop' e fotografada por Gabriele Galimberti. Nela, dezenas de produtos Balenciaga são encenados em volta de crianças vestidas com a linha infantil da Balenciaga.

Fio_Laranja.png

Anitta recria vestido de Xuxa

e apresentadora responde

cc0ae845-c15a-4625-a3e1-e232ae2fa9ea.jpg

Nos stories do Instagram, Anitta, 29, compartilhou um vestido icônico feito para ela pelo estilista Henrique Filho. Mas a criação não era original, inspirando-se em um vestido usado por Xuxa Meneghel, 59, anos atrás. Com a recriação de sua peça, a apresentadora não poupou elogios à artista. "Obrigada, Henrique Filho, por refazer esse vestido icônico. Te amo, Xuxa", escreveu a cantora nos stories.

 

Após a recriação da peça por Anitta, Xuxa também usou a rede social para elogiá-la e comentar sobre o ocorrido. "Tem gestos que valem mais que homenagem, tem homenagem que vale mil gestos? nem sei se podia postar essa foto, mas ela diz tudo, tem carinho, respeito, admiração, ternura. Receber uma homenagem dessa pessoinha, que vai conquistar o mundo e um pouco mais é simplesmente um abraço daqueles que demora minutos, que você pode sentir o coração de quem te abraça", começou.

 

No post, a apresentadora celebrou a homenagem e ainda destacou que é fã da cantora. "Hoje, eu fui abraçada por você minha menina de ouro. Obrigada, Anitta, o mundo é seu, e eu sou sua fã (mais uma de tantas)", finalizou.

Fio_Laranja.png

Defensor dos animais, Rei Charles

proíbe 'foie gras' em palácios da realeza

844f868f-a127-4d99-a28d-9a959f3fa892.jpg

O rei Charles III determinou que o prato foie gras não seja mais servido em nenhuma residência real, segundo um comunicado do Palácio de Buckingham emitido hoje. A iguaria, tipicamente francesa, é um patê de fígado de ganso ou pato. Os animais passam por um processo chamado gavagem, que consiste na alimentação forçada para que fiquem mais gordos.

 

Defensores dos animais apontam que a gavagem é um método cruel, pois o percentual de gordura do animal pode chegar à 65% e seu fígado aumentar em até dez vezes. Quando ainda era príncipe, Charles proibiu o consumo do alimento em suas propriedades. Segundo a BBC, ele é contra o foie gras há anos.

 

O rei escreveu uma carta para a organização Peta (People for the Ethical Treatment of Animals) para anunciar que o alimento está proibido nas demais residências reais. A vice-presidente do Peta, Elisa Allen, elogiou a decisão de Charles: "deveriam seguir o exemplo do rei e deixar o foie gras fora do cardápio neste Natal e do futuro".

Fio_Laranja.png

CBF divulga foto oficial da Seleção Brasileira

para a Copa do Mundo

WhatsApp Image 2022-11-18 at 18.21.29.jpeg

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira, 18, a tradicional foto da seleção brasileira em Copas do Mundo. Através do Twitter, a entidade brincou com a imagem e convocou os torcedores. “Tradição é tradição! São 215 milhões de torcedores representados no nosso sonho pela sexta estrela”, declarou. Além dos 26 convocados para representar o Brasil, Tite e toda sua comissão técnica aparecem na foto. Realizando seus últimos treinamentos na cidade de Turim, na Itália, a Canarinho viaja para o Catar neste sábado, 19. A estreia está marcada para a próxima quinta-feira, 24, a partir das 16 horas (de Brasília), no Lusail Stadium.

Fio_Laranja.png

Mickey e Minnie fazem 94 anos!

Veja curiosidades sobre o casal

WhatsApp Image 2022-11-18 at 21.13.47.jpeg

Na sexta-feira, 18 de novembro, Mickey e Minnie Mouse celebraram 94 anos, e em comemoração, estreia no serviço de streaming Disney+: “Mickey: A História de um Camundongo”, documentário que apresenta a trajetória de Mickey Mouse.

 

Ao longo dessas nove décadas, o personagem evoluiu para versões surpreendentemente diferentes de si mesmo, que refletem tanto a notável carreira de seu criador quanto as dramáticas mudanças sociais na nação que ele passou a representar.

 

Nesse mesmo dia estreia também no Disney+ o curta “O Maravilhoso Outono de Mickey Mouse”, que se junta ao extenso catálogo estrelado por Mickey e Minnie disponível na plataforma.

 

Além disso, o Disney Channel exibirá uma programação especial com produções dos personagens durante o dia todo. Já nas redes sociais, a data é celebrada com conteúdos alusivos para acompanhar as celebrações e os fãs podem participar com a hashtag #FelizNiverMickeyeMinnie.

 

Fio_Laranja.png

FIEC participa de homenagem à FCDL

na Assembleia Legislativa do Ceará

A Federação da Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) esteve presente, na noite de quinta-feira (18/11), em uma homenagem da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aos 50 anos da Federação de Dirigentes Logistas do Estado do Ceará (FCDL-CE). O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, foi representado pelo Diretor Administrativo da entidade, Chico Esteves.

 

Além do Diretor Administrativo da FIEC, o Superintendente da Federação, Sérgio Lopes, também esteve presente no evento. Na ocasião, também compareceram o Presidente da FCDL, Francisco Freitas Cordeiro; o Presidente da Assembleia, Evandro Leitão, que foi autor do requerimento na Casa Legislativa para a homenagem; o Governador Eleito do Ceará, Elmano de Freitas; o Presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa; o Presidente do Conselho Deliberativo da SPC Brasil, Bruno Falci; o Secretário Executivo de Comércio, Serviço e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará, Júlio Cavalcante Neto, o Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas; o Presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, bem como presidentes de várias CDLs do Estado e empresários como Pio Rodrigues e Honório Pinheiro, dentre outros.

Fio_Laranja.png

Grammy Latino: Veja os brasileiros

que venceram o prêmio

WhatsApp Image 2022-11-18 at 11.15.51.jpeg

A Academia Latina de Gravação entregou na noite de quinta-feira, 17 de novembro, a 23ª edição do Grammy Latino. Com diversas categorias exclusivas para artistas de língua portuguesa, alguns nomes já famosos marcaram a lista de indicados. Além disso, enquanto outros artistas ainda pouco ouvidos no cenário interno também chegaram lá e ganharam mais visibilidade na indústria musical do nosso país.

 

Liniker, Ludmilla, Chitãozinho e Xororó, Alceu Valença, Erasmo Carlos, Bala Desejo e Marisa Monte foram os vencedores em suas respectivas categorias. Alguns destaques são relevantes nessa lista.

 

Por exemplo, rotulado como funkeira, a ex-Mc Beyoncé venceu por seu álbum de pagode, “Numanice #2”. Prova de que artistas não tem fronteiras. Pouco depois, Liniker subiu no palco para receber o prêmio por “Álbum de Música Popular Brasileira”. Ela foi a primeira artista transgênero a subir no palco de um Grammy Latino na história. Marco na história da população LGBTQIA+ no país e na América Latina.

 

Alceu Valença levou seu quarto gramofone após 50 anos de carreira, enquanto os novíssimos da “Bala Desejo” conquistaram o primeiro troféu após lançarem seu primeiro álbum, “Sim, Sim, Sim”.

Fio_Laranja.png

Liége Xavier comanda a 5ª edição do Festival Delícias do Mundo, 

na Praça Verde do Dragão do Mar

Liége Xavier_Salete Em Sociedade (1).jpg

Liége Xavier, CEO da Free Lancer Producções e Santa Praia, está mais uma vez à frente do Festival Gastronômico Delícias do Mundo, que acontece até domingo, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A quinta edição do Festival tem ainda a consultoria gastronômica do Chef Élcio Nagano, que também irá apresentar a culinária tailandesa.

O Festival Delícias do Mundo reúne cerca de 40 chefs, representando mais de 14 países, em stands com receitas nacionais e internacionais de dar água na boca. O evento conta com oficinas gastronômicas oferecidas pelo Espaço Edil Costa e neste ano tem como novidade o desafio entre os chefs do Ocidente e do Oriente, um momento de entretenimento entre os participantes.

O evento funciona das 16h às 23h proporcionando bons encontros entre amigos e familiares em um ambiente musical com shows de qualidade da MPB. Os preços dos pratos variam entre R$ 5,00 e R$ 40,00 e a entrada é gratuita.

Fio_Laranja.png

Especialista explica nova lei que facilita

a contratação de mulheres

A Lei 14.457/22, que cria o Programa Emprega + Mulheres, prevê estímulos para empresas que empregarem o público feminino, com criação de um selo que pode ser utilizado pelos empregadores para divulgar ações voltadas à contratação de mulheres. Originada da Medida Provisória 1116/2022, a nova lei entrou em vigor no dia 22 de setembro, estabelecendo regras mais flexíveis de trabalho, férias e trazendo benefícios específicos para empresas para fins de divulgação da sua marca, produtos ou serviços, que pretendem dar mais oportunidades a mulheres.

 

Essas medidas são importantes para as empresas, pois agregam valor aos serviços nos atuais conceitos de consumos e de mercado, bem como da inclusão para o desenvolvimento pleno de talentos e lucratividade, através da disponibilização da ascensão profissional e estimulando a participar de cursos dos serviços nacionais de aprendizagem. 

 

A legislação cria horários de trabalho mais flexíveis, a serem definidos pelo empregador, oferecendo mecanismos para os trabalhadores manterem e exercerem as funções nas empresas com mais maleabilidade e segurança na criação dos filhos, através do home office. Outra novidade é que a lei dá mais 60 dias de licença - período que pode ser dividido com o pai da criança, caso ambos trabalhem para a mesma empresa. As mães também podem escolher trabalhar por meio período por 120 dias, ao invés da licença de 60 dias. Também providencia suporte à empresa para incentivar a mulher na sua reinserção no mercado de trabalho.

 

Imaculada Gordiano, sócia-fundadora do escritório Imaculada Gordiano Sociedade de Advogados – IGSA, pós-graduada em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Direito do Trabalho e Direito Processual Trabalhista pelo Centro Universitário Christus (Unichristus), explica a importância das alterações trazidas pela nova lei. "É fundamental que seja garantido à mulher a igualdade de condições no mercado de trabalho, sendo necessário defender a paridade de gênero, a fim de romper e superar os padrões de desigualdade existentes em nossa sociedade", pontua. A lei tem foco na qualificação de mulheres em áreas estratégicas, de modo a estimular o crescimento profissional.

Fio_Laranja.png

Com câncer, Jane Fonda declara:

‘Não tenho medo de morrer’

WhatsApp Image 2022-11-17 at 11.06.48.jpeg

Em tratamento contra um linfoma aos 84 anos, Jane Fonda desabafou sobre não ter medo da morte e ressaltou a importância de as celebridades usarem as redes sociais para conscientizar sobre causa urgentes. A artista conversou com a Entertainment Tonight e afirmou que “não tem muito tempo na Terra”.  


 O LNH é um tipo de câncer no sistema linfático que se espalha de maneira não ordenada. Ele acaba prejudicando o sistema imunológico.que ajuda o corpo a combater doenças. Mas, a atriz garantiu que é "muito tratável". "80% das pessoas sobrevivem, então me sinto com muita sorte", continuou. 

 

"Também tenho sorte porque tenho seguro de saúde e acesso aos melhores médicos e tratamentos. Percebo, e é doloroso, que sou privilegiada nisso. Quase todas as famílias nos Estados Unidos tiveram que lidar com câncer uma vez ou outra e muitas não têm acesso aos cuidados de saúde de qualidade que estou recebendo e isso não está certo", pontuou.

Fio_Laranja.png

Lula diz que verdadeiro agronegócio é

comprometido com meio ambiente

2022-11-16t165843z_1_lynxmpeiaf0ug_rtroptp_4_egypt-cop27-ab5.jpg

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje (17) que respeita o agronegócio e que os verdadeiros empresários do setor são comprometidos com o meio ambiente. Lula participou de um encontro com representantes da sociedade civil brasileira na 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), no Egito.

 

“Dizem, ‘o agronegócio não gosta do Lula’. Eu não quero que goste, eu só quero que me respeitem como eu respeito eles. O verdadeiro empresário do agronegócio sabe onde não pode fazer queimada, onde não pode fazer derrubada de floresta. O verdadeiro empresário do agronegócio tem compromisso porque ele sabe que se paga um preço se a gente for irresponsável”, disse o presidente eleito.

 

Lula reafirmou que fará um combate intenso contra crimes ambientais, como a exploração de garimpo em terras indígenas e o desmatamento ilegal, e que trabalhará com políticas de incentivo à produtividade. “Se ele quiser [o madeireiro] utilizar madeira, faça seu florestamento, compre uma área de terra e levante as árvores que quer cortar. Por que cortar uma árvore que tem 200 anos de existência, não é necessário”, disse.

 

“Não precisa derrubar um metro quadrado de árvore para aumentar a produção de soja, de milho ou criar gado, temos milhões de hectares de terra degradada que podem ser recuperadas”, argumentou. Para Lula, o Estado tem que estar presente no dia a dia da sociedade. Para isso, segundo ele, serão retomadas as conferências nacionais com os diversos setores da sociedade.

 

“Nós chegamos ao ponto de politizar todas as decisões judiciais, de judicializar todas as decisões políticas, de criar um orçamento secreto em que o Parlamento passa a executar o orçamento que deveria ser feito pelo Executivo", disse.

 

"Eu não vejo o Brasil dar certo se não envolver a sociedade nas decisões que temos que tomar. Por isso vamos retomar as conferências nacionais. No meu período de governo fizemos 74 conferências nacionais. Vamos fazer para que o povo decida qual é a política pública que ele entende que seja correta para colocarmos em prática”, completou.

Fio_Laranja.png

No Dia do Empreendedorismo Feminino, 4ª edição do Encontro Donas

do Seu Mundo acontecerá  na Imagine Açaí

6375367f623a8-lg.png

Pelo quarto ano consecutivo, acontecerá o Encontro Donas do Seu Mundo, no dia 19 de novembro, dia do Empreendedorismo Feminino. Esta data foi criada pela ONU com o intuito de incentivar e valorizar as mulheres que saíram de suas casas e viraram donas dos seus negócios.

 

O Brasil, atualmente, assume uma posição importante no ranking mundial do empreendedorismo feminino, ocupando o sétimo lugar desta lista, de acordo com pesquisas do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM). Isso porque a classe feminina representa 57% dos negócios no país. E os motivos que as inspiram a empreender envolvem fatores como, adaptações às rotinas, aliando trabalho com mais tempo para a família, a vontade de se destacar e a necessidade da auto realização, seguindo seu propósito e ideias. 


O evento acontecerá neste sábado, 19 de novembro, a partir das 15h, na Imagine Açaí, na Praia de Iracema. 

 

"A pandemia fez saltar o número de mulheres que viram no empreendedorismo uma solução para vários dos seus problemas, seja a falta de oportunidades no mercado de trabalho, sentirem-se mais valorizadas por algo que fazem ou estarem com mais tempo para os filhos. Porém, o problema é que o número de mulheres com burnout e exaustão também é alarmante.

Elas continuam com todas as suas funções e ainda mais a carga de ter uma empresa, funcionários, etc. afirma Carol Macedo, idealizadora do projeto Donas do Seu Mundo e do evento.  
As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas no site: https://www.sympla.com.br/4-edicao-do-encontro-donas-do-seu-mundo__1790844 


O valor do ingresso para assistir às palestras é de R$ 27,50 + 1kg de alimento que será doado para mulheres em situações precárias.

 

Já a Feira de Empreendedoras têm acesso gratuito, aberta ao público. O evento irá ocorrer no Imagine Açaí, que fica na Av. Beira Mar, 880, Praia de Iracema, ao lado do Hotel Sonata de Iracema.

 

Mais informações:

@donasdoseumundo
Whatsapp: 85 99692-4081

Fio_Laranja.png

Deive Leonardo, um dos maiores evangelistas do mundo,

traz a Fortaleza/CE turnê com mensagem inspiradora para o público.

WhatsApp Image 2022-11-17 at 09.07.51.jpeg

Neste sábado (19), Deive Leonardo, um dos evangelistas mais conhecidos do mundo e dono de um dos maiores canais de pregação individual do planeta, desembarca em Fortaleza/CE com a sua nova turnê, intitulada “A Resposta”. Com uma produção extraordinária, Deive traz uma mensagem de inspiração e fé, levando conforto e tentando responder às principais perguntas que inquietam a humanidade.

 

O evento acontece no Centro de Eventos do Ceará, no Salão Icapuí, e os ingressos continuam à venda com valores que vão de R$45 a R$200. Ele também conta com promoções especiais para quem levar 1kg de alimento, ganhando um desconto no valor da entrada.

 

O espetáculo terá início às 20h e não há restrição de público, podendo os pais levarem seus filhos sem nenhum problema.

Fio_Laranja.png

Digital College sedia evento de tecnologia

e inovação voltado para o varejo

WhatsApp Image 2022-11-16 at 20.33.48.jpeg

A Digital College, primeira escola em habilidades digitais do Ceará, sedia, entre os dias 18 e 20 de novembro, a primeira edição do Startup Weekend Fortaleza Retail, realizado pela Techstars, plataforma global de investimento e inovação. O objetivo principal do evento é promover, incentivar e desenvolver um ecossistema orientado para o empreendedorismo e a inovação no varejo.


"Sabemos de todo potencial intelectual que temos no Ceará e queremos explorá-lo mais ainda. Desta forma, através da educação empreendedora de startups e negócios, vamos despertar o potencial buscando soluções para os problemas que enfrentamos e que podem fazer diferença na sociedade.

 

Queremos mobilizar inovadores, pesquisadores e empreendedores para promover soluções de problemas reais do mercado de varejo e oferecer a oportunidade de pessoas experimentarem o empreendedorismo na prática e validar uma ideia de negócio durante 54 horas", diz Izabella Mota, organizadora do evento.    

 

O evento contará com participantes de todas as pessoas de Fortaleza que querem desenvolver habilidades empreendedoras, conhecer novas pessoas e, quem sabe, sair desenvolvendo sua própria Startup. Os participantes vão trabalhar juntos, em grupos de dois a cinco pessoas.

Fio_Laranja.png

Unichristus inicia inscrições para novos cursos

de pós graduação em Direito

WhatsApp Image 2022-11-16 at 18.50.38 (1).jpeg

A Pós-graduação Lato sensu da Unichristus, próximo dia 22, às 19h, no auditório Térreo da UNICRISTUS, campus Parque Ecológico, irá realizar sua aula inaugural, com o apoio da OABCEara, Esa, IAC, Inedipe, Cesa, Anacrim. 

Dessa forma, o Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) está abrindo sua primeira turma do curso LL.M. em Direito e Processo Tributário,  e LLM em Penal Tributário Econômico.

Desconto para conveniados:
- CAACE - 20% de desconto a partir da segunda parcela do curso.
- OAB - 20% de desconto a partir da segunda parcela do curso.
*Convênios válidos para todos todos os matriculados até o dia 31/12/2022.

Fio_Laranja.png

Gal Costa deve ser homenageada com estátua

na Orla de Ipanema, no RJ

WhatsApp Image 2022-11-16 at 18.12.03.jpeg

Gal Costa, uma das maiores vozes da MPB, deve ganhar uma estátua na orla da Praia de Ipanema. O pedido foi feito por um usuário nas redes sociais, que logo depois foi respondido pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmando que atenderia a solicitação.

 

Além da estátua, o pedaço da praia na altura da Rua Teixeira de Melo deve ser batizado oficialmente de "Dunas de Gal" pela administração municipal, conforme noticiou o colunista do jornal O Globo Ancelmo Góis. O local era ponto de encontro de artistas, intelectuais e surfistas e passou a ser chamado assim porque a artista era presença frequente por lá, nos anos 1970.

No Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos do Brasil, outros nomes importantes da cultura brasileira ganharam estátuas, entre eles: Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Tom Jobim, Pixinguinha, Tim Maia e Cazuza.

Fio_Laranja.png

Ricardo Cavalcante dá posse

à Nova Diretoria do Sindimest

WhatsApp Image 2022-11-16 at 20.25.02.jpeg

Nesta quarta-feira (16/11), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou da cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação, Operação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicação do Estado do Ceará (Sindimest), sindicato filiado à FIEC.

 

A solenidade de posse, realizada na Casa da Indústria, contou com a participação dos seguintes executivos do sindicato: o Presidente, Juarez Holanda Filho; o Vice-Presidente Urbano Costa Lima, o Diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais, Mário Jorge Menescal de Oliveira; o Conselheiro Fiscal Alberto Alencar Mendonça e os Suplentes Ângelo Melo Cardoso e Daniel Holanda Pinto e o Delegado Representante Junto à FIEC, Pedro Alfredo da Silva Neto, além do representante do Deputado Federal Eduardo Bismarck, Urbano Costa Lima Filho.

Fio_Laranja.png

Rumo ao Oscar: noite de gala do filme Marte Um

tem assinatura da nordestina Clija Chait

 

 

Em uma noite que celebrou o cinema brasileiro, a empresária Clija Chait recebeu em seu restaurante no Academy of Motion Pictures Museum, o Fanny's, os 250 convidados que estiveram na exibição do filme Marte Um, do diretor Gabriel Martins. O longa foi escolhido para representar o Brasil na disputa ao Oscar de melhor filme internacional.

 

No evento, realizado na noite de ontem, dia 15, passaram pelo tapete vermelho Alessandra Ambrósio, Rodrigo Santoro e Gabriel Luna, entre outros atores brasileiros e americanos. A apresentação da cantora Liniker, indicada recentemente a três Grammys Latinos, foi mais um ponto alto da celebração.

 

A noite de gala foi conduzida pela empresária e especialista do ramo cinematográfico Talize Sayegh, que atua divulgando o cinema independente brasileiro nos Estados Unidos e também é criadora do Festival de Cinema Brasileiro de Hollywood. Talize já fez parte de inúmeras campanhas para o Oscar com filmes como: O Palhaço, Vida Invisível e Deserto Particular.

Fio_Laranja.png

Dentro e fora do mundo do esporte, personalidades em luto

relembram a trajetória da esportista, Isabel Salgado

 

WhatsApp Image 2022-11-16 at 10.52.43.jpeg

Atletas, políticos e artistas se renderam em homenagens a Isabel Salgado, ícone do vôlei brasileiro nos anos 1980 e que faleceu nesta quarta-feira (16) em decorrência de uma pneumonia bacteriana.  

 

Indicada na última segunda-feira (14) para a pasta do Esporte na equipe de transição de Lula, Isabel Salgado foi homenageada pelo presidente eleito em suas redes sociais.

“Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino”, escreveu, Lula.

 

Outros nomes da classe política também prestaram homenagens a Isabel, como a presidente do PT, Gleisi Hoffman e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.    

Muita tristeza perdermos hoje a Isabel do Vôlei. Mulher de talento, coragem e posições firmes. Contribuiu  diretamente para a vitória da democracia e estava no grupo de esportes do Gabinete de Transição. Nossa solidariedade à família e a todos e todas que a admiram   (Gleisi Hoffmann)

 

Uma das cariocas mais importantes do mundo do esporte partiu de forma repentina. A morte de Isabel Salgado é uma perda imensa e irreparável para o nosso país. Isabel muito nos orgulhou ao defender e honrar a camisa do Brasil nas quadras. Meus sentimentos aos familiares e amigos. (Eduardo Paes)      

 

No Esporte, as homenagens vieram dos companheiros de vôlei, a ex-atleta Ana Moser, que trabalharia ao lado de Isabel na equipe de transição do novo governo, do ex-jogador de futebol Walter Casagrande Jr., além do perfil do Comitê Olímpico Brasileiro.

 

A ex-jogadora Virna Piovezan, uma de suas amigas das quadras e da vida, falou em vídeo, o quanto Isabel era uma inspiração, antes mesmo de jogarem juntas. Na gravação, ela mostra uma camisa que ganhou de Isabel quando jogava no Japão. 

“O voleibol brasileiro hoje deve muito a Isabel e eu em especial uma gratidão eterna, meu grande ídolo, minha grande amiga. Vá com Deus, que o céu te receba em festa porque você foi e será minha preferida. Te amo muito”, disse Virna.

 

Isabel era uma referência no esporte e disputou duas Olimpíadas (Moscou 1980 e Los Angeles 1984) no vôlei de quadra e migrou para o vôlei de praia nos anos 90, sendo um dos nomes importantes para popularizar o esporte.    

Fio_Laranja.png

Advogado Hélio Leitão lança na OAB-CE livro que trata

crianças e adolescentes vítimas da ditadura

WhatsApp Image 2022-11-16 at 10.05.12.jpeg

Lançar luzes sobre uma página ainda não totalmente escrita da história recente do país – uma reflexão sobre os danos sofridos por crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos humanos perpetradas por agentes da ditadura militar instalada no Brasil em 1964 e as possibilidade de sua reparação, é o tema central do livro "Crianças e adolescentes vítimas da ditadura - Reparação dos danos à luz dos precedentes da Corte Interamericana de Direitos Humanos", de autoria do ex-presidente da seção cearense da OAB e atualmente conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, pela bancada do Ceará, Hélio Leitão. A obra será lançada dia 17 de novembro (quinta-feira), às 19h, no auditório da OAB-CE e contará com a presença do Ministro da Justiça (2011-2016) e advogado-geral da União (2016), José Eduardo Cardozo.    

 

Leitão explica ainda que a ideia do livro é fomentar a discussão sobre o processo justransicional brasileiro, que considera inacabado. "Os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade foram importantes, trouxeram avanços, mas não esgotou o tema das crianças e adolescentes vitimados direta ou indiretamente", defende.

 

O advogado também demonstra alegria em contar com a presença do jurista José Eduardo Cardozo, no lançamento da publicação. "Muito me envaidece contar com a presença, nesse dia especial para mim, de uma pessoa tão importante no cenário jurídico-político.

 

Cardozo esteve à frente da pasta da Justiça quando se deram os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, considerada a maior iniciativa brasileira no campo da verdade, memória e justiça. Foi uma luta travada na época em que ele estava à frente da pasta, comemora.

Fio_Laranja.png

Rio ganha nova galeria de arte

com 32 artistas de várias cidades brasileiras

Com o nome inspirado pela palavra que abre uma das obras fundamentais da literatura brasileira, "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa (27 de junho de 1908 – 19 de novembro de 1967), Nonada vai ocupar, a partir de 19 de novembro, dois espaços no Rio de Janeiro: um em Copacabana e outro em um galpão industrial na Penha, subúrbio da cidade.

 

A mostra inaugural reunirá obras, em diversos suportes e materiais, de 32 artistas de várias cidades brasileiras, com pesquisas que abrangem temas atuais, entre eles racismo, questões políticas, sociais e de gênero. Em Copacabana estará "A Palavra: Prosa", e na Penha "A Palavra: Verso". Na abertura da mostra na Penha haverá uma apresentação de Marta Supernova, artista visual e DJ. O texto crítico é do artista, poeta e compositor André Vargas.


Em Copacabana, no espaço de 70 metros quadrados da Nonada ZS na Rua Aires Saldanha, próximo à Rua Bolívar, área boêmia e perto do futuro Museu da Imagem do Som, estarão obras com um teor maior de crítica política e social.

Na Penha, na Nonada ZN, na área de mais de 200 metros quadrados e 4,5 metros de altura, os trabalhos serão mais líricos.

São variadas as linguagens dos artistas, em diversos materiais e suportes – pinturas, esculturas, fotografias, poesia, vídeos, entre outros – que percorrem várias pesquisas, discutindo temas de nosso tempo.

Fio_Laranja.png

Memórias do Príncipe Harry já

tem título no Brasil e já pode ser reservado

WhatsApp Image 2022-11-16 at 09.49.56.jpeg

O livro de memórias do Príncipe Harry, “Spare”, cujo lançamento foi adiado para janeiro de 2023, já ganhou título no Brasil: “Príncipe Harry – O que Sobra”. A publicação tem causado muita controvérsia desde o momento em que o duque de Sussex anunciou que estava escrevendo sua memórias.    

 

No livro, o esposo da duquesa Meghan deve abordar alguns momentos importantes e polêmicos que viveu no seio da realeza, antes de desistir de continuar como membro-sênior.

 

Depois da morte de Elizabeth II, Harry decidiu adiar o livro para fazer algumas alterações: incluir a morte da monarca, que faleceu em setembro passado aos 96 anos, e ‘suavizar’ algumas acusações sobre sua família, agora que o pai Charles, se tornou rei.

 

“O que Sobra” já está em pré-venda na Internet, e o exemplar impresso custa R$ 74,90. Com 512 páginas, as memórias que serão lançadas dia 10 de janeiro, revela a sinopse: (OFuxico)

Fio_Laranja.png

Trump anuncia pré-candidatura

à Presidência dos EUA em 2024

WhatsApp Image 2022-11-16 at 09.38.57.jpeg

Mais trumpista impossível. Contrariando as expectativas, conselhos de aliados e as pressões internas dentro do Partido Republicano, Donald Trump anunciou na noite de terça-feira (15), em evento em seu resort de Mar-a-Lago, que vai se candidatar mais uma vez a presidente dos Estados Unidos.

 

"Para fazer dos EUA um país grande de novo, anuncio nesta noite minha candidatura para presidente", afirmou, em um salão cheio de apoiadores, com faixas com o lema "Make America Great Again".

 

Adiantando o clima de 2024, o atual presidente, Joe Biden, publicou no Twitter vídeo com críticas à gestão do antecessor com a legenda "Donald Trump falhou com os Estados Unidos". A postagem foi feita enquanto ele debatia, na Indonésia, a explosão na Polônia que elevou tensões na Guerra da Ucrânia e outros temas da cúpula do G20.

 

No discurso em que anunciou a candidatura, Trump, que já sofreu dois impeachments na Câmara e é alvo de uma série de investigações, atacou a gestão do atual presidente, fez troça de gafes do democrata e afirmou que o país perdeu prestígio desde que ele deixou o poder. "Dois anos atrás éramos uma grande nação, e em breve seremos uma grande nação outra vez."

Fio_Laranja.png

Veja alguns cuidados para

tentar evitar um AVC precoce

WhatsApp Image 2022-11-14 at 20.37.59.jpeg

Casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são cada vez mais comuns no Brasil. Somente em 2021, de acordo com o Ministério da Saúde, foram mais de 105 mil mortes pela doença. Ao contrário do que se possa imaginar, ela pode atingir tanto pessoas mais velhas quanto jovens. 

 

Apesar da palavra “acidente”, casos de AVC raramente são acidentais, sendo possível identificar inúmeros fatores de risco que podem aumentar as chances de que ele aconteça em pessoas independente da idade.   

 

“Os principais fatores de risco para AVC em jovens continua sendo similares aos mais habituais, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, obesidade, aumento dos níveis de colesterol e arritmias cardíacas. Todavia, devemos pensar também em outras causas mais raras, como doenças autoimunes, trombofilias e forame oval patente, que é uma falha anatômica do coração, permitindo que o lado esquerdo se comunique com o direito e propicie a formação de coágulos”, explicou Leonardo de Souza Bernardes neurologista do Hospital Albert Sabin, a equipe da IstoÉ Dinheiro.


Um AVC muitas vezes acontece de forma repentina, sem dar nenhum recado. Uma das táticas para lembrar de todos os sintomas da doença e conseguir um atendimento a tempo é a chamada SAMU. O neurologista do Hospital Sírio Libanês Felipe Barros explica qual o significado de cada letra.

 

“Sorria: ao pedir para sorrir, a pessoa fica com a boca torta. Abrace: ao pedir para abraçar, tem fraqueza em um dos braços. Música: ao pedir para cantar uma música, fica com a fala enrolada. Urgência: caso apresente algum desses sintomas, procure o pronto socorro imediatamente. Outros sintomas que podem estar associados são tontura, desequilíbrio, borramento visual e dormência em metade do corpo”, apontou.

Fio_Laranja.png

Monet à Beira D’Água permite mergulho

na vida do maior nome de impressionismo.

WhatsApp Image 2022-11-14 at 20.32.11.jpeg

A exposição imersiva “Monet à Beira D’Água”, que mostra a relação do mestre do Impressionismo Claude Monet com a água, pode ser vista no Parque Villa Lobos (Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros). O espetáculo multimídia promete proporcionar uma experiência acessível aos visitantes com deficiência. Os apreciadores poderão prestigiar aspectos da vida e trajetória do pintor francês e suas obras. 
  
Com tecnologia de ponta, as 285 pinturas, que retratam paisagens com água, margens de rios, lagos e mares, serão apresentadas em sequências de animações digitais 2D e 3D, formando oito narrativas audiovisuais – Uma Viagem de Trem, Campos e Moinhos, O Mar e a Luz, Horizonte Nevado, Um Passeio pelo Lago, Arquitetura do Tempo, Paisagens en Vert e Flores de Tinta – cada qual enfatizando um aspecto da obra do mestre impressionista.

 

 Nesta exposição multimídia, pintura e animação se misturam a projetores, computação gráfica, programação RV, design de som e softwares que criarão uma experiência verdadeiramente única para os visitantes.  A mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 21h15. Os ingressos custam a partir de R$30,00.

Fio_Laranja.png

Cearenses Wesley Diógenes e Pedro Ivo Batista

presentes no grupo de transição de Lula

 

WhatsApp Image 2022-11-16 at 14.51.36.jpeg

A equipe designada pelo Presidente Lula para a transição de Governo já está atuando em Brasília no levantamento de dados, informações e traçando estratégicas para a nova gestão. Representando a REDE Sustentabilidade, os cearenses Wesley Diógenes e Pedro Ivo Batista integram o grupo com participação ativa nos trabalhos.

 

Porta-Voz Nacional da REDE, o engenheiro Sanitarista e Ambiental Wesley Diógenes faz parte do Conselho político, composto pelos Presidentes dos partidos que integram o base de apoio do Governo Lula. O Conselho tem relevante atuação na articulação para que importantes projetos, como a garantia do Auxílio Emergencial de R$600,00 no próximo ano, sejam aprovados pelo Congresso e incluídos no orçamento.

 

O ambientalista, ex Assessor Especial do MMA e Ex Secretário de Meio Ambiente de Fortaleza, o cearense Pedro Ivo Batista participou da equipe de Coordenação do Programa da campanha de Lula, integra a Coordenação do grupo de trabalho ambiental da transição. Com larga experiência ambiental e importante atuação como Fundador da Associação Alternativa Terrazul e do FBOMS, Pedro Ivo participa da revitalização de políticas ambientais desconstruídas pela gestão Bolsonaro.

 

O trabalho dos cearenses Wesley e Pedro Ivo tem sido de grande relevância na elaboração de políticas que representem as necessidades do Nordeste no Governo Lula.  Na foto: Pedro Ivo Batista e Wesley Diógenes, ladeador por Toinha Rocha.

Fio_Laranja.png

Camilo Santana irá integrar equipe

de transição de Lula

WhatsApp Image 2022-11-16 at 08.24.18.jpeg

O senador eleito pelo Ceará, Camilo Santana (PT), foi nomeado para a equipe de transição governamental do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele é o sexto cearense a compor o grupo.

 

Além do ex-governador, até terça-feira (15), foram convocados Rubens Linhares Mendonça Lopes, do diretório estadual do PT; a jornalista e professora universitária Helena Martins; o ex-prefeito de Sobral e marido da governadora Izolda Cela (sem partido), Veveu Arruda; o ex-senador José Pimentel (PT), e a ex-assessora do Ministério da Educação e coordenadora de Planejamento e Políticas Educacionais da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Jaana Flávia Fernandes Nogueira.

 

Camilo vai compor a equipe chefiada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para coordenar a transição da área de Desenvolvimento Regional.

Fio_Laranja.png

Ana Maria Braga passa por

cirurgia e só volta à TV em dezembro

WhatsApp Image 2022-11-14 at 22.30.05.jpeg

Ana Maria Braga foi submetida a uma cirurgia e só voltará à TV no dia 5 de dezembro. A assessoria de imprensa da apresentadora disse à Quem que o procedimento foi realizado na perna. “Ela fez uma pequena cirurgia na sexta (11). Foi uma cirurgia muito simples. Ela tinha uma dor na perna do tempo em que fez radioterapia. É um efeito colateral da radioterapia lá de trás. Mas foi uma cirurgia programada, muito simples, ela está superbem, ótima. Já está de alta e em casa”, explicou Silvia Paccola.  

Fabricio Battaglini e Talitha Morete, apresentadores substitutos de Ana Maria, começaram o programa desta segunda-feira, 14 de novembro, dando o recado aos telespectadores.

 

“Gente, já vou dizer. Você está estranhando que a Ana não está aqui? Vamos explicar: na próxima semana, quando vão começar os jogos da Copa do Mundo nas chaves, o “Mais Você” vai ficar fora do ar porque tem muitas partidas nessa fase da Copa, vão ser quatro jogos por dia”, explicou Battaglini, logo no início do programa.

 

“A Ana decidiu aproveitar que nesta semana tem o feriado amanhã [terça] e deu uma esticadinha básica. Ela e o Lourinho também”, reforçou o jornalista, que estava ao lado de Talitha, que opinou: “Folgas merecidíssimas”.

Fio_Laranja.png

Veganismo pode reduzir ondas

de calor na menopausa; entenda

WhatsApp Image 2022-11-14 at 19.38.35.jpeg

A menopausa traz consigo diversos sintomas — que variam entre as mulheres. Contudo, um dos mais comuns e de maior incômodo é a onda de calor, decorrente das alterações hormonais do período.   

 

Mulheres nesta condição costumam sentir calor mesmo em dias não tão quentes, o que acarreta em desconforto e até mau cheiro, devido ao suor constante. Por isso, acabar com esse sintoma é um desejo comum, mas nem sempre tão fácil. 

 

O acompanhamento ginecológico e, em alguns casos, a reposição hormonal, são aliados essenciais durante a menopausa. No entanto, os cuidados não se limitam a essas alternativas, visto que o estilo de vida, em especial a alimentação, pode ter grande influência nos sintomas do período. 

 

Conforme o estudo Women’s Study for the Alleviation of Vasomotor Sintomas (WAVS), conduzido pelo Comitê de Médicos para Medicina Responsável em Washington (EUA), o veganismo pode ser a solução para as ondas de calor típicas da menopausa. As informações são do “IFLScience”.      

 

O estudo analisou 84 mulheres na menopausa, dividindo-as aleatoriamente em dois grupos. “O grupo de intervenção recebeu uma dieta vegana com baixo teor de gordura, incluindo meia xícara de soja cozida diariamente, enquanto o grupo controle foi instruído a comer normalmente”, informou o site.

Fio_Laranja.png

José Hercy é o presidente eleito da Associação

Cearense de Magistrados

O juiz José Hercy Ponte de Alencar tomará posse como presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM) a partir de dezembro de 2022. O magistrado assumirá a cadeira que hoje é ocupada pelo também juiz Daniel Carneiro. José Hercy foi eleito no último dia 11 para o próximo triênio (até dezembro de 2025) superando Saulo Belfort Simões.

 

Representando a chapa 02 e com propostas baseadas na valorização de juízes e desembargadores, além da independência da associação, José Hercy fez questão de reconhecer o trabalho de seu opositor e enaltecer a classe por sua eleição.

 

“Gostaria de cumprimentar a chapa adversária, na pessoa de Saulo Belfort. É muito bom saber que nossa carreira tem pessoas tão boas como você. A categoria nos conferiu um voto de confiança e esperamos honrá-lo da melhor maneira possível. Tenham a certeza que não medirei esforços para fazer valer a fé que cada um de vocês colocou em nosso projeto”, exclama o novo presidente.

 

O processo eleitoral da ACM foi marcado pelo comportamento ordeiro e pacífico das chapas. Um ponto relevante e que merece destaque foi o número de abstenções muito abaixo do convencional, já que mais de 80% dos magistrados fizeram questão de ir às urnas, de forma presencial ou virtual.

Fio_Laranja.png

Prêmio do Sinduscon-CE será

entregue no Theatro José de Alencar

patriolino-dias-9-768x567.jpg

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE) comemora os seus 80 anos de existência em 2022 e realiza no próximo dia 17, a 19ª edição do Prêmio da Construção, O evento será iniciado às 19h45, no Theatro José de Alencar, situado na Rua Liberato Barroso, 525, no Centro. Anualmente, o Sinduscon-CE promove a maior solenidade de homenagem à cadeia produtiva da construção do Estado.

 

O sindicato reúne empresários, autoridades e formadores de opinião para reconhecer o mérito daqueles que, ao longo do ano, ou no decorrer da sua trajetória, trabalharam em prol do desenvolvimento do setor. Durante a cerimônia, serão entregues premiações nas seguintes categorias: Operário do Ano, Responsabilidade Social, Resgate Histórico, Tecnologia, Qualidade e Inovação, Desenvolvimento Setorial, Projeto Arquitetônico e Prêmio Construtora do Ano.

 

O destaque do Prêmio da Construção é o anúncio da “Construtora do Ano”. A partir de uma metodologia de avaliação pautada na excelência dos quesitos: Gestão e Qualidade, Segurança do Trabalho, Sustentabilidade e Meio Ambiente, o objetivo principal é valorizar a organização, planejamentos e iniciativas promovidas nas empresas, tendo como foco os processos na obra de cada construtora.

Fio_Laranja.png

Galeria Aço Cearense na CASACOR Ceará

recebe dois prêmios na edição 23a da mostra

Racine Mourão - Prêmio CASACOR Ceará (1).jpeg

No último dia 11, foi realizada a 23ª edição do Prêmio CasaCor Ceará, oportunidade que reuniu profissionais e convidados no ambiente Praça Infinito Particular, criado por Bruno Ary. Na ocasião, a Galeria Aço Cearense, assinada pelo arquiteto Racine Mourão, (foto) recebeu o primeiro lugar em duas categorias: Design do Ceará e Melhor Ambiente. 

 

O espaço do Grupo mostra o aço em diversas versões, apresentando ao público o poder de transformação desse insumo que é tão importante para a construção civil. O ambiente gera a curiosidade do visitante para saber o que está por vir. As formas curvas garantem a fluidez e dão origem a esta Galeria que conta a história do Grupo Aço Cearense e do seu presidente Vilmar Ferreira.

Fio_Laranja.png

Marca da Gkay, entra para o

catálogo de marcas do hub Qdig

A marca de roupas da influenciadora Gessica Kayane, a Gkay, entrou para o catálogo de marcas do hub Qdig, do Shopping Cidade São Paulo, localizado na Avenida Paulista. O Qdig abriga marcas nativas digitais e permite colocar em prática a vertente offline de suas estratégias omnichannel.

 

Desenvolvida pelo empresário Felipe Dutra e pela Gkay, a Gyka “oferece peças únicas para quem quer ser destaque, que trazem toda a energia e positividade característicos da influencer: roupas despojadas no estilo glam streetwear, peças de underwear e moda praia, além de acessórios para homens e mulheres”.

 

“O projeto [Qdig] faz parte de diversos esforços voltados à inovação e à criação de experiências relevantes para os clientes do Cidade São Paulo. Além de gerar insights e nos ajudar a mapear o comportamento do cliente, o Qdig atua como um lab para que as marcas vivenciem uma experiência phygital, comenta a gerente de marketing do Cidade São Paulo, Cindy Beni. 

 

Além da Gkay, o Qdig apresenta as peças das marcas MAHS, Logay, Virginia Cavalheiro, Kafèe, Ubaláh e MVDA. 

Fio_Laranja.png

Big Ben volta a funcionar após

5 anos de reforma, em Londres

7b12d2cb-c860-4de4-98b5-d996db6bc66d.jpg

O Big Ben, ponto turístico de Londres, voltou a funcionar neste domingo (13.nov.2022) depois de 5 anos em reforma. O relógio soou seus sinos em homenagem ao armistício da 1ª Guerra Mundial, no 1º domingo depois de 11 de novembro, data que marcou o fim do conflito. 

 

O Big Ben tocou pela última vez com seu mecanismo original em agosto de 2017. Desde então, usou-se um mecanismo elétrico substituto nas poucas vezes em que foi acionado. A última vez foi para o funeral da rainha Elizabeth 2ª, em setembro. Agora, volta a funcionar somente com seus próprios mecanismos.  

 

 O sino será tocado a cada hora, enquanto o seu carrilhão de 4 sinos será acionado a cada 15 minutos. Segundo o jornal norte-americano Washington Post, a reforma custou US$ 95 milhões. Com informações de o Poder360

Fio_Laranja.png
298b59aa-ae77-48e1-a1f9-f5a49f63f4db.jpg

Com o objetivo de trazer o conceito das florestas urbanas para uma das cidades mais tecnológicas e luxuosas do mundo, o escritório de arquitetura italiano Stefano Boeri Architetti planeja construir duas florestas verticais – edifícios com vegetação nas fachadas – em Dubai.

 

O projeto foi apresentado na COP27, nesta segunda-feira (07), e consiste em dois arranha-céus, um de 190 metros e outro de 150 metros. 


Encomendado pela Impact One, uma iniciativa de investimentos de impacto, os edifícios serão os primeiros a aplicar o conceito nas regiões do Oriente Médio e Norte da África. As duas construções contarão com 2.640 árvores e 27.600 arbustos em suas fachadas, além de um sistema de estufas e jardins hidropônicos, um método de cultivo de plantas em uma solução à base de água e sem solo.

Escritório de arquitetura quer

construir floresta vertical em Dubai

Fio_Laranja.png

Coluna Social

Fio_Laranja.png

Inscrições abertas para seminário gratuito para

mulheres sobre empreendedorismo e estilo de vida

5451d729-32cd-4141-8323-d3a0b65ca5e2.jpg

Já estão abertas as inscrições para o Seminário Mulheres Especiais – Empreendedorismo e Estilo de Vida, que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro, em formato online. O evento é gratuito e visa colaborar com o crescimento e desenvolvimento de pequenos negócios de mulheres, especialmente as que tenham deficiência ou filhos com deficiência.

 

“Queremos fomentar o desenvolvimento de habilidades, competências e perspectivas necessárias para uma Liderança Feminina Transformadora, dentro de um negócio, em posições estratégicas de mercados altamente competitivos ou mesmo na vida pessoal”, explica Grace Teles, odontopediatra, com formação em Medicina de Estilo de Vida, professora da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, e assessora técnica do seminário. 
 
O evento acontecerá em tempo real, promovendo a interação com as participantes e esclarecimento de dúvidas, e contará com um tradutor em libras. Além de pessoas físicas, pessoas jurídicas também podem se inscrever. O prazo das inscrições será até o fechamento das vagas disponíveis.  

 

Seminário Mulheres Especiais – Empreendedorismo e Estilo de Vida
Data: 12 e 13 de novembro
Horário: A partir de 9h
Formato: Online
Mais informações: Instagrans @mulheres.especiais_ ou dragrace.odontopediatria

Fio_Laranja.png

Doação de 200 castrações

para animais carentes

Empresário Cearense Felipe Ribeiro, proprietário da Bichomania, desenvolve ações para ajudar animais carentes, como a doação de 200 castrações, doação de rações, eventos de adoção e site de adoção para animais carentes.

 

Desde que se tornou proprietário do petshop e clínica veterinária Bichomania, Felipe Ribeiro (36) formou parceria com diversas entidades, realizando consultas, exames e castrações em animais carentes. Em 2019 e 2022, promoveu o maior evento de adoção do Ceará, que aconteceu no Sana. A partir do evento, as organizações conseguiram adoção para 111 animais, e arrecadaram mais de 1,5 toneladas de rações para cães e gatos. No ano de 2020, devido à pandemia da Covid-19, não foi possível promover o eventos de adoções. Então Felipe resolveu criar o Adotapet, site que auxilia nas doações de animais resgatados pelas ONGs - Organizações Não Governamentais e protetores independentes.

 

Sempre buscando apoiar a causa animal, sua loja tem como lema: “Ajudar os animais de rua e das ONGs”, desenvolvendo ações que garantam alimentação, castração e adoção. Ao longo dos anos, ele já doou mais de dez toneladas de rações, cerca de mil castrações, promoveu feiras de adoções, além  de ajudas financeiras, medicamentos e outros  procedimentos veterinários. Atualmente está com uma nova campanha de castração e vai doar com recurso próprio, 200 castrações.

 

“Desde que cheguei ao seguimento pet, vejo que nossa obrigação social é com os animais carentes, seja resgatando, ajudando ONGs e protetores. Sempre fizemos eventos de adoção e agora vamos doar 200 castrações que já iniciamos, pois acredito que a castração é um bom caminho. A Prefeitura não consegue dar conta da demanda”- conclui.

Fio_Laranja.png

 A atriz Stella Miranda afirmou que transou com padre:

'Ele largou a batina'

b704c5d4-f838-4a32-ad31-882bf11ec2e3.jpg

Stella Miranda, de 72 anos, confessou em entrevista ao programa "Que História é Essa, Porchat?" (GNT) que, na juventude, relacionou-se sexualmente com um padre. A história veio à tona depois que Fábio Porchat perguntou aos três convidados da noite - Stella, o cantor Leiz e o comediante Marco Gonçalves - qual a maior loucura que haviam feito na adolescência.


"Eu transei com um padre. Foi o máximo que eu fiz", revelou a intérprete, causando comoção na plateia e no apresentador. "E ele tirou a batina para sempre. Largou a batina", acrescentou ela em seguida. "Você ganhou de Jesus!", ironizou Marco, às gargalhadas, enquanto Stella reagia envergonhada. "Minha filha vai me matar!".


Bastante experiente em teatro, cinema e TV, Stella Miranda é mais conhecida por suas participações em seriados como "Toma Lá, Dá Cá", "Pé na Cova" e "Eu, a Vó e a Boi", todos da TV Globo.

Fio_Laranja.png

Fetrans participa da

17ª edição da Expolog

7da3e9c4-9d7c-412d-83c1-7594d6cb394b.jpg

Nos dias 23 e 24 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, acontece a 17ª edição do maior evento de logística do Norte e Nordeste, a Expolog – Feira Internacional de Logística e do Seminário Internacional de Logística. A Federação dos Transportes (Fetrans) marca presença na programação, representada por Pessoa Neto, superintendente Técnico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), que apresentará a palestra "O papel do Transporte Coletivo na Mobilidade Urbana – o caso de Fortaleza", durante o Painel I, que acontece no primeiro dia de evento, das 14h às 15h. Para participar, os interessados podem realizar, gratuitamente, as inscrições no link.


Além da palestra, a Fetrans também estará com um estande para divulgação de ações institucionais e do Programa Despoluir, o maior programa ambiental do transporte brasileiro, que promove o engajamento dos transportadores e da sociedade nas práticas de transporte ambientalmente responsável.


Realizada pelo Instituto Future de Juventude, Promoção, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Sustentável, pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado do Ceará (Setcarce ), pela Prática Eventos e pela Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBP/Ce), a Expolog se configura como uma importante ferramenta para alavancar a economia do estado e uma excelente oportunidade para quem procura inovação, incremento dos negócios e quer se atualizar sobre tudo o que acontece no setor logístico.


O evento também será transmitido online, proporcionando aos participantes do Brasil e do mundo o encontro, a interação, uma ampla oportunidade de network, a entrega de conteúdo de alto nível explorando todo o cenário de tendências e mudanças.

Fio_Laranja.png

Ator comenta sobre ser lembrado

por nu frontal: 'Não me arrependo'

25ac4c46-761a-47bc-a01e-ddb16d4b773d.jpg

No ar com a novela Travessia, Rafael Losso falou sobre o fato dele ser lembrado por um ensaio que fez nu em 2015, enquanto vivia Elivaldo, no folhetim Império. "Acho que de alguma forma isso influenciou na minha imagem, sim. A gente ainda vive em um país hiper machista, onde certas atitudes são consideradas repensáveis. Mas não me arrependo. Acho que alguém tinha que começar a fazer esse movimento de quebrar o tabu".


O ator de 41 anos posou para a revista TPM e disse: "Estou pelado, quero ver é a revista publicar". O veículo ainda descreveu Rafael, dizendo que ele era "grande, seguro, sorridente e bonito". Durante o bate-papo, ainda foi questionado se o ator abriria um OnlyFans, o que ele negou: "Não não sou o tipo de pessoa que vai conseguir monetizar isso, mas eu queria abrir o diálogo, abrir a discussão. E eu acho que isso é para sempre. Realmente, se você for puxar meu nome no Google, vai aparecer algo sobre meu ensaio nu", revelou.


Ele aproveitou para falar como estava empolgado de voltar à TV: "Não só voltar, por trabalhar com Maurinho (Mauro Mendonça Filho) sendo em uma novela da Glória Perez, mas também por voltar a trabalhar depois de tudo isso que a gente viveu. Essa pandemia mudou muita coisa dentro da gente. O trabalho está sendo mais sensível, mais respeitoso, com muito mais empatia e muito mais afeto e o Gil é um grande presente", "E a Glória está escrevendo uma trama muito legal para o Gil e o Ari. Eles têm interesses, que não são bem interesses; manipulações, que não parecem manipulações. Tudo muito dúbio. O texto não é nada óbvio. Ela deixa isso no ar", finalizou.

Fio_Laranja.png

Celma Prata lança seu novo livro

"Bodum" na Bienal 

WhatsApp Image 2022-11-11 at 15.33.16.jpeg

Escritora, jornalista e integrante da Academia Cearense de Letras, Celma Prata irá lançar o livro “Bodum” no próximo dia 16, às 19h, no estande da Secult, da Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará de Fortaleza (CE).

 

Uma narrativa que emociona pelo linguajar poético sobre temas cruéis que massacram e invisibilizam há séculos a gente sofrida do Nordeste. Em ‘Bodum’, o segundo romance da jornalista e escritora Celma Prata, a autora cearense deixa o cenário predominantemente urbano de suas criações literárias para desbravar o mundo de duas jovens nordestinas do interior, Giacinta e Amébia, descendentes dos povos originários brasileiros, destaca a Editora Sete.
 
“A obra de Celma Prata cresce em quantidade e qualidade com a publicação deste seu quinto livro, ‘Bodum’, que é seu segundo romance. (…) ‘Bodum’ é composto de 25 capítulos breves, escritos em frases elípticas que resultam em parágrafos ‘ligeiros’, constituídos, algumas vezes, de apenas uma frase. (…) E assim o leitor acompanha uma viagem realizada pela protagonista à terra natal e ao sertão nordestino, após 15 anos, em busca do desvendamento de um mistério. (…).”, disse Hermínia Lima, escritora e professora.

Fio_Laranja.png

 

Gal Costa: Supercine apresenta

especial ‘Baby Gal’

WhatsApp Image 2022-11-12 at 11.38.02 (1).jpeg

Na TV Globo, as homenagens a Gal Costa ainda não terminaram. No sábado (12), irá ao ar o especial ‘Baby Gal’, exibido pela emissora no fim do ano de 1983.

 

No programa, Gal Costa comanda um show inesquecível no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, em que traz 15 canções de seu repertório. Entre elas, ‘Baby’, ‘Dom de Iludir’ e ‘Luz do Sol’, de Caetano Veloso, e canções mais festivas como  ‘Festa do Interior’, de Moraes Moreira e Fausto Nilo, e ‘Pegando Fogo’ , de José Maria de Abreu e Francisco Mattoso. Com cerca de 50 minutos de duração, a apresentação grandiosa é marcada por trocas de cenários e, em diversos momentos, Gal Costa também faz trocas de figurino. Outro destaque do programa é a abertura com locução de Gilberto Gil enaltecendo a importância da cantora para a música brasileira.

 

‘Supercine’ vai ao ar após ‘Seleção do Samba’.

Fio_Laranja.png

Rei Charles III inaugura 1ª estátua

da rainha Elizabeth II após sua morte

WhatsApp Image 2022-11-10 at 22.53.17.jpeg

rei Rei Charles III, ao lado de Camilla, a rainha consorte, inaugurou nesta quarta-feira (9) uma estátua para sua "amada" mãe na Catedral de York, na Inglaterra.

Essa é a primeira escultura a ser instalada desde a morte da Rainha Elizabeth II e projetada para celebrar o Jubileu de Platina. Com 2m de altura, a peça foi concluída em agosto, um mês antes do anúncio de que havia falecido.

 

Durante a cerimônia em York, o rei disse: "A falecida rainha sempre esteve vigilante pelo bem-estar de seu povo durante sua vida. Agora, sua imagem cuidará do que se tornará a Queen Elizabeth Square nos próximos séculos."

A estátua, que fica em um nicho na frente oeste da Catedral, pesa quase duas toneladas e é feita de calcário francês. A projeção retrata a rainha vestindo vestes da Jarreteira e o Diadema do Estado de George IV, e segurando o orbe e o cetro (bastão usado por autoridades reais) símbolos de autoridade.

Fio_Laranja.png

Último show da cantora Gal Costa

deve virar disco

WhatsApp Image 2022-11-11 at 09.44.34 (1).jpeg

O velório de Gal Costa aconteceu nessa sexta-feira (11), na Assembleia Legislativa da capital paulista, aberto ao público. 
 
Neste legado, inclusive, está o registro do seu último show, no dia 17 de setembro, no Coala Festival, em São Paulo. A apresentação deve virar um disco, segundo o produtor Marcus Preto, um dos curadores do evento e fiel escudeiro da baiana nos últimos nove anos.
 
Segundo ele, em entrevista ao jornal O Globo, Gal saiu radiante do palco, dando a entender que a ideia de transformar aquele show em disco estava confirmada. O plano já havia sido discutido antes da apresentação, que foi gravada com a expertise do técnico de som da cantora, Duda Mello.

 

O show teria ainda marcado a recuperação do fôlego da cantora, que, durante a pandemia, em isolamento, sentiu o impacto da falta de prática na força do pulmão. Com exercícios respiratórios, chegou com tudo no Coala, antes de precisar suspender a agenda de shows.

Fio_Laranja.png

Água mineral Indaiá patrocina único time

nordestino da SuperLiga de Vôlei masculino

indará.png

A Indaiá, marca de água mineral da Minalba Brasil, líder de mercado do Nordeste, anuncia o patrocínio nível ouro para o Rede Cuca Vôlei, durante toda a SuperLiga A de Vôlei masculino. A marca é uma das principais de água mineral do país com incentivo ao esporte, que agora apoia o único time da região a disputar a série A da competição.


Treinado pelo ex-jogador brasileiro e campeão olímpico Marcelo Negrão, o time masculino da Rede Cuca conta com pelo menos jogadores cearenses em sua formação, e foi convidado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para entrar na principal competição brasileira da modalidade e uma das cinco maiores do planeta, em que irá entrar em quadra contra jogadores do mais alto nível de experiência.


Com transmissão nacional pelo canal Sportv, a Indaiá percebeu na Superliga A de vôlei e no Rede Cuca Vôlei a oportunidade de elevar o incentivo ao esporte. "A Indaiá acredita na importância de representar o Nordeste em uma das maiores disputas de vôlei do país. O esporte é o segundo mais visto no Brasil e tem trazido muitas conquistas e alegrias para o povo brasileiro, valores que são a base de Indaiá", afirma Maurício Favoretto, diretor Comercial da Minalba Brasil.

Fio_Laranja.png

Anjos do Natal 2022 será realizado

dia 27 no Teatro RioMar Fortaleza

Tradicional espetáculo do calendário de eventos cearenses de final de ano, o Anjos do Natal 2022 reúne talento, amor, música e solidariedade no palco do Teatro RioMar Fortaleza. O evento será realizado no dia 27 de novembro, às 18 horas, e tem como meta a arrecadação de 4 mil cestas básicas, a serem doadas para entidades filantrópicas cearenses.

 

A seleção de artistas confirmados traz nomes de diversos gêneros musicais, como Marcos Lessa, Paulo Benevides, Waldonys, Giovana Bezerra, David Valente, Elane Araújo e contando com a participação de Francine Maria – cantora mirim que foi destaque no The Voice Kids deste ano, da TV Globo. O espetáculo terá, ainda, a participação da Orquestra Anjos do Natal, regida pelo maestro Isaias Alexandre. O ingresso custa R$ 120,00 (cento e vinte reais), valor equivalente a três cestas básicas.  


O evento idealizado por Márcia e Fernando Travessoni reúne músicos locais que vão cantar o amor em diversos ritmos

Fio_Laranja.png

Casa de José de Alencar recebe

exposição sobre jogos e brinquedos

A Casa de José de Alencar (CJA) recebe, desde outubro, a exposição Jogos e Brinquedos do Mundo, que segue até janeiro de 2023. Organizada pelo Museu do Brinquedo de Fortaleza e pelo Instituto Nexos, a exposição apresenta dezenas de itens em uma imersão na cultura lúdica.

 

A mostra está aberta ao público, com acesso gratuito, na sala Professora Valdelice Carneiro Girão, na CJA, centro cultural vinculado à Secretaria de Cultura (Secult) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

A iniciativa busca preservar, divulgar e analisar o conhecimento transdisciplinar do jogo, do brinquedo e da brincadeira como patrimônio cultural lúdico da humanidade. A exposição também propõe uma reflexão crítica sobre a diversidade sociocultural dos artefatos lúdicos.   

 

Com acesso gratuito, a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, às 8h30min, 9h30min e 10h30min, no período da manhã; e às 13h30min, 14h30min e 15h30min, no período da tarde.


Aos sábados, os horários são: 8h30min, 9h30min e 10h30min. A visita mediada de grupos será feita mediante agendamento prévio pelo telefone (85) 99736 9790 (WhatsApp).

Fio_Laranja.png

Escultura em homenagem ao piloto

Ayrton Senna é inaugurada no Autódromo de Interlagos

WhatsApp Image 2022-11-10 at 09.45.27.jpeg

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira (9) uma escultura do ex-piloto brasileiro Ayrton Senna dentro do Autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo. A obra foi desenvolvida pela sobrinha do piloto, a artista Lallali Senna, a pedido da mãe de Ayrton, Neyde.

 

A cerimônia de inauguração da estátua contou com a presença da escultora e de Viviane Senna, irmã do piloto de Fórmula 1 e presidente do instituto que leva o nome dele, além de autoridades da capital paulista e do prefeito Ricardo Nunes(MDB) e da esposa de Nunes.   Foto: Reprodução/TV Globo

 

A data da inauguração da escultura coincide com a realização do Grande Prêmio de Fórmula 1, que acontece neste final de semana no autódromo, comemorando 50 anos da modalidade no Brasil. O piloto brasileiro tricampeão mundial de Fórmula 1 tinha uma relação especial com o Autódromo de Interlagos, onde venceu dois grandes prêmios da categoria, em 1991 e 1993.

Fio_Laranja.png

Serviço de farmácia clínica do NAMI

orienta sobre o uso correto de medicamentos

WhatsApp Image 2022-11-09 at 22.48.54.jpeg

Devido às frequentes dúvidas sobre o uso de medicamentos, principalmente de pessoas idosas, seus cuidadores e familiares, o setor de Farmácia do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, está disponibilizando um novo serviço para a população: a farmácia clínica. Por meio de atendimentos em consultório, o farmacêutico consegue identificar possíveis falhas na administração dos medicamentos e no uso de dispositivos de saúde, contribuindo para uma maior eficácia do tratamento e uma maior qualidade de vida dos pacientes.

 

“Esse projeto de farmácia clínica já existe no Brasil, mas, em Fortaleza, esse serviço é inovador e recente. Resolvemos ofertar esses atendimentos porque observamos que muitos pacientes não tinham os efeitos desejados com o uso das suas medicações em razão de algumas falhas na administração e o farmacêutico clínico faz esse acompanhamento para trazer para o paciente melhorias no seu tratamento”, explica Ângela Costa, farmacêutica responsável pela Farmácia do NAMI.

 

O serviço está sendo ofertado de forma particular para todos que têm dificuldade no seu tratamento (crianças, adultos e idosos) em três modalidades: acompanhamento farmacoterapêutico, organização e orientação do uso correto de medicamentos e orientação sobre o uso de dispositivos. Os interessados em agendar uma consulta devem procurar a Farmácia do NAMI por meio do WhatsApp (85) 99245.0858, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 ou das 13h às 17h. 

 

Na consulta de acompanhamento farmacoterapêutico, o profissional avalia se o paciente está tendo acesso ao tratamento, se está apresentando problemas relacionados às medicações prescritas (efeitos colaterais, dificuldade em cumprir os horários estabelecidos nas receitas ou quanto à forma de administração), bem como os resultados terapêuticos. Além disso, o farmacêutico faz um estudo detalhado sobre os medicamentos utilizados, discute com o médico que assiste o paciente sobre os problemas identificados e entrega um Plano de Cuidado Farmacêutico com os ajustes propostos e mais orientações para o tratamento medicamentoso em uma consulta de retorno. Os medicamentos e no uso de dispositivos de saúde, contribuindo para uma maior eficácia do tratamento e uma maior qualidade de vida dos pacientes.

Fio_Laranja.png

Advogado Hélio Leitão lança na OAB-CE livro

que trata sobre crianças e adolescentes vítimas da ditadura

WhatsApp Image 2022-11-09 at 22.45.53.jpeg

Lançar luzes sobre uma página ainda não totalmente escrita da história recente do país – uma reflexão sobre os danos sofridos por crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos humanos perpetradas por agentes da ditadura militar instalada no Brasil em 1964 e as possibilidade de sua reparação, é o tema central do livro "Crianças e adolescentes vítimas da ditadura - Reparação dos danos à luz dos precedentes da Corte Interamericana de Direitos Humanos", de autoria do ex-presidente da seção cearense da OAB  e atualmente conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, pela bancada do Ceará, Hélio Leitão. A obra será lançada no próximo dia 17 de novembro (quinta-feira), às 19h, no auditório da OAB-CE e contará com a presença do Ministro da Justiça (2011-2016) e advogado-geral da União (2016), José Eduardo Cardozo.

 

Fruto da tese de doutorado do advogado, o livro procura estabelecer alguns parâmetros de atuação estatal para a formulação e execução de políticas públicas de memória, verdade e justiça, sempre sob a perspectiva dos princípios que informam o direito internacional dos direitos humanos e os ideais de justiça transicional. "Ao longo de minha pesquisa pude concluir que as crianças e adolescentes atingidos diretamente ou por via oblíqua pela violência do estado ditatorial ficaram à margem de políticas reparatórias. 


Ao aprofundar meus estudos, também esbarrei em algo que me impressionou bastante: a existência de casos provados de sequestro e apropriação de crianças, cujos pais foram presos ou mortos, filhos de mães que deram à luz em cativeiro e em seguida foram sequestrados e apropriados, a exemplo do que aconteceu em larga escala na Argentina", destaca Hélio Leitão.

Fio_Laranja.png

Câncer de bexiga de Portiolli e Justus

é mais comum em homens brancos

 

WhatsApp Image 2022-11-09 at 21.34.40.jpeg

No último domingo, 6 de novembro, Roberto Justus surpreendeu fãs ao anunciar nas redes sociais a descoberta de um câncer de bexiga. O apresentador e publicitário de 67 anos contou que já passou por uma cirurgia e anunciou que em breve passará por sessões de quimioterapia.

 

No mesmo final de semana, o apresentador Celso Portiolli, do SBT, também contou que esteve internado devido a uma inflamação na bexiga, órgão em que também tem cãncer. A doença do comunicador foi descoberta no final do ano passado. Ambos se dizem confiantes no tratamento pois tiveram o diagnóstico precoce realizado por meio de exames de rotina.

 

De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de bexiga é o segundo tumor urológico mais comum, atrás apenas do câncer de próstata. E não é uma doença rara. O instituto já havia feito uma prévia da doença para 2022, em que eram esperados mais de 10 mil casos. Destes, são 7590 novos casos anuais em homens e 3050 em mulheres, ou seja, mais que duas vezes mais comum na população masculina.

 

Além de mais frequente em homens, é também duas vezes mais comum em brancos. Além das variáveis de sexo, idade e etnia, outros fatores de risco são: tabagismo, exposição a produtos químicos, como aminas aromáticas, benzidina e beta-naftilamina, utilizados na indústria de corantes; determinados produtos químicos orgânicos; exposição à fumaça do óleo diesel; uso de alguns medicamentos ou suplementos fitoterápicos, como pioglitazona para diabetes por mais de um ano; uso de suplementos dietéticos que contêm ácido aristolóquico; exposição a arsênico; baixo consumo de líquidos; irritações e infecções crônicas (urinárias, cálculos nos rins e bexiga).

Fio_Laranja.png

 Velório do corpo de Gal Costa será aberto ao público

na Assembleia Legislativa de SP

 

56c0d0b8-6054-410f-ab19-d8233a77d114.jpg

O corpo da cantora  Gal Costa, uma das maiores do Brasil, será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo, na Zona Sul da capital, na sexta-feira (11) das 9h às 15h. A cerimônia será aberta ao público.

O enterro será fechado apenas para amigos próximos e familiares.

 

Gal morreu aos 77 anos, em São Paulo, na quarta-feira (9). A informação foi confirmada pela assessoria da cantora. Ela havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.

 

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e foi a voz de clássicos da MPB como "Baby", "Meu nome é Gal", "Chuva de Prata", "Meu bem, meu mal", "Pérola Negra" e "Barato total".

 

Foram 57 anos de carreira, iniciada em 1965, quando a cantora apresentou músicas inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ela ainda era Maria da Graça quando lançou "Eu vim da Bahia", samba de Gil sobre a origem da cantora e do compositor.

Fio_Laranja.png

Alzheimer: dormir menos de

7 horas aumenta o risco da doença

WhatsApp Image 2022-11-09 at 10.53.34.jpeg

Um estudo realizado pelo centro de pesquisa The Barcelonabeta Brain Research Center (BBRC) juntamente com pesquisadores da Universidade de Bristol, indicou que uma má qualidade no sono pode aumentar os risco de desenvolvimento do Alzheimer em pessoas que não têm predisposição para a doença. ⁠

Os dados foram analisados no Estudo de Coorte Longitudinal de Prevenção da Demência de Alzheimer (EPAD LCS). A partir desses dados, os pesquisadores puderam confirmar a hipótese de que uma má qualidade no sono está relacionada aos biomarcadores do líquido cefalorraquidiano (LCR) da doença de Alzheimer.⁠  

 

As anormalidades do sono são comuns na doença de Alzheimer, e a qualidade do sono pode ser afetada no início do estágio pré-clínico da doença, mesmo quando não há outros sintomas. Compreender como e quando a privação do sono contribui para a progressão da doença de Alzheimer é importante para a concepção e implementação de futuras terapias.

Fio_Laranja.png

Meghan Markle desiste de abdicar

de títulos da realeza por vantagens

WhatsApp Image 2022-11-09 at 10.39.21.jpeg

A duquesa de Sussex, Meghan Markle deixou de ver vantagem nos títulos reais há um tempo. Porém, segundo o comentarista sobre os acontecimentos da Família Real, Neil Sean, ela teve uma conversa com primas do Príncipe Harry, seu marido, Beatrice e Eugenie, mudando o rumo dos pensamentos.

 

Vale lembrar que em 2021, com a polêmica entrevista para Oprah Winfrey, a duquesa disse:  “Toda a grandeza em torno dessas coisas é um apego que pessoalmente não tenho”.

 

As primas de Harry, Beatrice e Eugenie, filhas do Príncipe Andrew, Duque de Iorque, tiveram uma conversa com ela e fizeram ela enxergar como os títulos reais são úteis e valiosos, além de serem muito estimados. Neil contou no Express, tabloide do Reino Unido:

 

“Depois de muitas conversas, Meghan decidiu que manter os títulos poderia ser bom, não só para ela como também para os filhos. Depois disso, percebeu o quão útil um título poderá ser, particularmente quando te queres mover em determinados grupos. É por isso que querem manter os seus títulos”.

Fio_Laranja.png

 

Morre Rolando Boldrin, ator, cantor,

compositor e apresentador, aos 86 anos

WhatsApp Image 2022-11-09 at 17.37.31.jpeg

O ator, cantor e apresentador de TV Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira (9), aos 86 anos, na cidade de São Paulo. A informação foi confirmada pela equipe do artista à reportagem.

Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, mas a causa da morte ainda não foi informada. O corpo do artista será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo. 

Nascido em 22 de outubro de 1936, Rolando Boldrin entrou para a história da cultura brasileira como um dos um dos grandes compositores, intérpretes e divulgadores da música brasileira "raiz".

Sétimo filho de uma família de doze irmãos deixou a cidade São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, aos 16 anos e se tornou ator de filmes premiados e de novelas vistas no Brasil inteiro e até no exterior, além de se tornar compositor, cantor, apresentador e um grande contados de histórias. (O Tempo)

Fio_Laranja.png

Unifor está com inscrições abertas

para vestibular online 2023.1

WhatsApp Image 2022-11-09 at 08.15.22.jpeg

Aproveite o vestibular 100% digital e ingresse na melhor Universidade particular do Norte e Nordeste. No processo seletivo 2023.1, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino superior da Fundação Edson Queiroz, contará com vestibular online realizado a distância, de forma totalmente virtual.


Quem ingressar na Unifor por meio do vestibular digital poderá escolher entre os cursos de graduação na modalidade presencial e Educação a Distância (EAD). 


É possível escolher a data da prova (redação) e não há taxa de inscrição (*). O candidato tem 2h para concluir o texto e a Universidade se preparou com as principais medidas de segurança em tecnologia da informação para evitar fraudes.

 

Caso o candidato não tenha conexão com a internet, ele pode entrar em contato por qualquer canal de comunicação com a Universidade, tendo a disponibilidade em auxiliá-lo neste processo para a realização da redação.   

 

Setor de Captação de Novos Alunos
Telefone: (85) 3477-3000
WhatsApp: (85) 99246-6625
E-mail: queroserunifor@unifor.br  
Atendimento presencial de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h, e sábado, de 8h às 12h

Bienal Internacional do Livro do Ceará aborda diversidade

com o tema “De toda gente para todo o mundo”

Fio_Laranja.png
bienal-internacional-do-livro-do-ceara-2022-edicao-14.jpg

A Bienal ocorre entre os dias 11 e 20 de novembro de 2022 de forma gratuita e aberta ao público. Participarão diretamente 30 editoras e cerca de 400 editoras representadas por 22 livrarias e 29 distribuidoras de livros, somando mais de 90 mil títulos expostos.

 

Trazer a multiplicidade de vozes e compreender a relação mais ampla entre cultura e natureza. Contemplar a diversidade em sua plenitude: cultural, artística, étnica, territorial, de gêneros e de espécies. São essas as propostas da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), a partir desta sexta-feira, dia 11, seguindo até o dia 20 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, com atividades sempre das 9 horas às 22 horas. Com o tema “De toda gente para todo mundo”, a Bienal tem curadoria dos escritores Conceição Evaristo, Daniel Munduruku, Talles Azigon e Tércia Montenegro.


Segundo o Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, o evento já está consolidado no calendário cultural brasileiro das bienais e das feiras de livros, com o diferencial de ter acesso amplo e gratuito. “Nossa Bienal do Ceará é um ambiente de democratização do acesso ao livro, de formação à leitura, de promoção do conhecimento e da informação e de fomentar também a cadeia criativa e produtiva do livro, com ênfase na produção editorial do Ceará. E, nesta edição, abrimos o leque para trazer toda essa cadeia produtiva sob a ótica da diversidade”, ressalta o secretário.  

 

XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará
De 11 a 20 de novembro, de 9 horas às 22 horas
Centro de Eventos do Ceará
facebook.com/BienalDoLivroDoCeara
instagram.com/bienaldolivroce

Confira a programação completa da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará no link https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br/programacao/download/programacao-xiv-bienal-internacional-do-livro-do-ceara-2022.pdf  (programação sujeita a alterações).

Fio_Laranja.png

Começa hoje campanha Papai Noel dos Correios.

Cartas podem ser adotadas até 16 de dezembro

WhatsApp Image 2022-11-09 at 08.03.36.jpeg

A campanha Papai Noel dos Correios começa hoje (9) em todo o Brasil. Até 16 de dezembro, pessoas, empresas e órgãos públicos podem adotar as cartas disponíveis e deixar os presentes nas agências dos Correios participantes, para serem entregues pela instituição.

 

O envio e a adoção de cartas podem ser feitos em formato híbrido, tanto presencial, nas agências participantes, quanto online, por meio do site dos Correios.

 

A campanha contempla cartas enviadas por crianças de até 10 anos e por pessoas com deficiência, nesse caso sem limite de idade. Os Correios também fazem parceria com escolas públicas, por intermédio das secretarias estaduais ou municipais de Educação. Portanto, as escolas participantes são selecionadas por essas secretarias para enviarem cartas de crianças que estão na Educação Infantil e no Ensino Fundamental até o 5º ano, independentemente da idade, e de crianças de creches, abrigos e núcleos socioeducativos.

 

Para envio das cartas pelo site, a pessoa deve fazer a cartinha de maneira manuscrita, em uma folha de papel, contando sua história e fazendo o pedido. É preciso fotografar a carta e preencher o formulário disponível no site.

Para quem fizer a adoção online, há o limite de 50 cartas. Nesse caso, a pessoa poderá cancelar suas adoções a qualquer momento, dentro do período de campanha na internet. Tanto o cancelamento quanto a troca das cartas são permitidos. Com informações da Agência Brazil.

Fio_Laranja.png

Aos 73, estilista Vera Wang impressiona

pela jovialidade em evento de moda

WhatsApp Image 2022-11-08 at 18.09.55.jpeg

Vera Wang, de 73 anos de idade, marcou presença no CFDA Fashion Awards na noite de segunda-feira (7), em Nova York, Estados Unidos, e impressionou por sua jovialidade.

 

A designer de moda, que já levou dois prêmios do evento em edições passadas, fez duas tranças no cabelo e usou um top com alças, deixando os ombros à mostra.

 

A estrela foi a editora de moda e estilo mais jovem da Vogue, aos 23, onde ficou por 16 anos antes de ser contratada como diretora de design da Ralph Lauren. Wang é mãe de Cecilia Becker Josephine Becker, do casamento com Arthur Becker, de 1989 a 2012.

Fio_Laranja.png

Expolog agita o Centro de Eventos

a partir do dia 23

Nos dias 23 e 24 de novembro, acontece a 17ª edição da Expolog, maior feira de logística do Norte e do Nordeste,  evento promovido pelo Diário do Nordeste.

 

A Expolog 2022, que se realizará de forma presencial, terá como palco o Centro de Eventos do Ceará. 

 

Para realizar a Expolog deste ano, uniram-se o Instituto Future de Juventude, Promoção, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Sustentável; o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado do Ceará (Setcarce); a Prática Eventos e a Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBP/CE).

 

Martha Gabriel, consultora e professora especialista nas áreas de negócios, tendências e inovação na América Latina, fará a palestra magna de abertura da Expolog, abordando a Logística Inteligente.

 

Com a presença de empresas e investidores nacionais e estrangeiros, a Expolog 2022 retomará as rodadas de negócios presenciais da feira, que terá o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do governo do Ceará. 

 

A feira promoverá, no dia 25 de novembro, visitas técnicas aos principais players de logística do Estado. A expectativa dos organizadores é que sejam movimentados cerca de R$ 500 milhões em negócios, durante os dois dias da Expolog.

Fio_Laranja.png

Novo presidente do Sindgrafica-CE

toma posse na FIEC

 

WhatsApp Image 2022-11-08 at 18.16.18.jpeg

O empresário Luciano Aragão Bezerra assumiu na última segunda-feira (07/11), a presidência do Sindicato da Indústria Gráfica do Estado do Ceará (Sindgrafica-CE), para o biênio 2022-2024, associado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A solenidade aconteceu na Casa da Indústria e contou com a participação de empresários associados e autoridades dos segmentos atendidos pelo Sindicato.

Luciano substitui o ex-presidente Fernando Hélio Martins Brito (Sobral Gráfica), que passou a ser Delegado Representante Junto a Entidades de Grau Superior. O novo Presidente é formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão Empresarial pela FGV, Luciano Aragão Bezerra é sócio e Diretor Comercial da Aaron Rótulos & Etiquetas Adesivas, empresa onde atua desde 2004.

Fio_Laranja.png

Lewis Hamilton recebe título de Brasileiro

Honorário e posa com boné polêmico

WhatsApp Image 2022-11-08 at 10.23.10.jpeg

Ao receber o título de cidadão brasileiro honorário na segunda-feira, 07 de novembro, na Câmara Federal, Lewis Hamilton causou ao posar com o boné que destaca a sigla CPX, motivo de polêmica na reta final da recente campanha eleitoral. O inglês está no país para a disputa do Grande Prêmio de Interlagos, que acontece no próximo final de semana.

 

O heptacampeão de Fórmula 1 ganhou o boné de presente de Renê Silva, fundador do jornal ‘Voz das Comunidades’, durante a cerimônia, mesma pessoa que deu a peça ao então candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, quando ele visitou o Complexo de favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

 

A movimentação de Bolsonaro gerou a reação de pessoas que condenaram a criminalização da sigla e dos moradores do Complexo do Alemão. A Voz das Comunidades passou a dar bonés a todos os que doassem 

uma cesta básica ao projeto. Em pouco tempo, a peça acabou virando também um símbolo da campanha petista à Presidência.

Fio_Laranja.png

Corrida de Rua Unifor retorna dia

11 de dezembro, dois anos após suspensa

WhatsApp Image 2022-11-08 at 10.14.21.jpeg

Uma das mais tradicionais corridas de rua do Brasil está volta. Depois de dois anos suspensa, em razão da pandemia de Covid-19, a 28ª Corrida de Rua Unifor acontecerá dia 11 de dezembro, nos percursos de 5 e 10 quilômetros, nas categorias masculina e feminina. A largada será dada às 6h30, na avenida Valmir Pontes, ao lado do Campus da Unifor. 

 

As inscrições deverão ser feitas de forma online no período de 30 de outubro a 3 de dezembro neste link. Os organizadores da competição, que conta com o apoio oficial da Federação Cearense de Atletismo (FCAt), esperam reunir três mil atletas nos dois percursos.  

 

Entrega de kits
8 de dezembro (apenas para assessorias esportivas e entidades de pessoas com deficiência): 14h às 19h
9 de dezembro: 8h às 19h
10 de dezembro: 8h às 16h
Mais informações: (85) 3477.3849 – (85) 3477.3143 (WhatsApp) – dad@unifor.br

Fio_Laranja.png

Copa do Mundo do Catar terá

1º estádio 100% desmontável

 

WhatsApp Image 2022-11-08 at 17.40.47.jpeg

A Copa do Mundo do Catar está cada vez mais próxima e contará com uma infraestrutura composta por 8 estádios sedes, sendo o maior deles o Lusail, com capacidade para 80 mil pessoas, além de um novo aeroporto, novas linhas de metrô e malha rodoviária ampliada. O mundial acontece entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro e a estreia do Brasil será no dia 24 de novembro, às 16h, contra a Servia.

Entre os destaques da infraestrutura montada para receber o Mundial, está a arena 100% desmontável Ras Abu Aboud, localizado em frente à baía de Doha. O Estádio, que vai receber o jogo da seleção brasileira contra a Suíça, no dia 28 de novembro, foi construído em forma modular, utilizando vidros e cerca de 974 contêineres e tubulações e tem capacidade para até 40 mil pessoas. Após a realização do mundial, o Ras Abu Aboud será desmontado e sua estrutura será aproveitada para a construção de praças esportivas no Catar. Com informações do AlôAlôBahia.

Fio_Laranja.png

Fortaleza recebe uma das maiores feiras de

rochas ornamentais do mundo de 9 a 11 de novembro

WhatsApp Image 2022-11-07 at 20.23.29.jpeg

A 6ª edição da Fortaleza Brazil Stone Fair (FBSF 2022), uma das mais tradicionais feiras de rochas ornamentais do mundo, acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, de 9 a 11 de novembro. O evento vai reunir profissionais do Brasil e de outros países das áreas de arquitetura, construção civil, designers e decoração, além de interessados no assunto, aquecendo o setor e ampliando a sinergia entre os profissionais. 
 
A FBSF 2022 é um momento oportuno para reuniões de negócios, troca de experiências, abertura de mercado, palestras técnicas e lançamentos de novos materiais e equipamentos. “Tudo de mais moderno relacionado a pedras naturais, tecnologias de extração, equipamentos e tendências de arquitetura estarão em um só lugar. Teremos 40 expositores e representantes de diversos países, entre eles Estados Unidos, Itália, China, Índia, Alemanha, Portugal e Espanha que são referência no mundo no segmento. Nossa expectativa é atrair um público de 10 mil pessoas e gerar aproximadamente US$ 20 milhões em vendas”, comenta Carlos Rubens Alencar, presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran). 
 
A feira irá comemorar os 100 anos da comercialização da pedra natural do Brasil, um século marcado por desafios, evolução e desenvolvimento da atividade. A programação também contará com o lançamento do Atlas da Mineração do Estado do Ceará e com o 3º Fórum IBRO – Instituto Brasileiro de Rochas Ornamentais – que terá como tema “Pensando o setor das pedras naturais em 2068”. Grandes expositores já estão confirmados, entre eles Quatzblue, Vermont, RL Mármore, Letgran, Capixaba, JB Marmores e Granito, Gramaf, White Stone, LA Granitos, Gran Arts, JL Marmores, Pedra Cariri Dois Irmão, Sotreq, Mineração São Luiz, Granos e Imarf. 
 
O evento tem entrada gratuita, mas é necessário realizar o credenciamento no site fortalezabrazilstonefair.com. A FBSF 2022 é uma realização do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran), com a parceria do IEL, Sesi, Senai, Fiec, CNI, Sebrae, apoio institucional do Ibro e promoção da Ikone.

Fio_Laranja.png

Quando começa a Copa do Mundo de 2022?

Que dias são os jogos do Brasil?

WhatsApp Image 2022-11-07 at 08.00.34.jpeg

O maior evento de futebol do mundo começa neste mês e os brasileiros já estão se preparando para torcer pela seleção. No próximo dia 20, a 22º edição da Copa do Mundo terá início e será disputada no Catar. 

 

A abertura da Copa do Mundo acontecerá a partir das 12h (horário de Brasília), com a partida entre Catar e Equador no Estádio Al Bayt, em Al Khor, no país-sede.  Ao todo, 32 seleções participam do torneio mundial. Confira os grupos da primeira fase da Copa do Mundo, que acontece entre os dias 20 de novembro e 2 de dezembro. 


Grupo A: Catar, Equador, Senegal, Holanda;
Grupo B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos da América, País de Gales;
Grupo C: Argentina, Arábia Saudita, México, Polônia;
Grupo D: França, Austrália, Dinamarca, Tunísia;
Grupo E: Espanha, Costa Rica, Alemanha, Japão;
Grupo F: Bélgica, Canadá, Marrocos, Croácia;
Grupo G: Brasil, Sérvia, Suíça, Camarões;
Grupo H: Portugal, Gana, Uruguai, Coreia do Sul.


Após a fase de grupos da Copa, os dois melhores classificados de cada grupo passam para as oitavas de final. Ao todo, 16 equipes passam para as fases de mata-mata, onde disputam apenas um jogo. Em seguida, os times vencedores disputam quartas de final, semifinal e final da Copa do Mundo. 

 

Quando serão os jogos do Brasil?


O Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 24 de novembro contra a Sérvia às 16h (horário de Brasília). Veja os dias e horários dos jogos da seleção brasileira na fase de grupos do campeonato. 

 

Morre o deputado que criou o seguro-desemprego
Brasil x Sérvia – 24/11 às 16h no Lusail Stadium
Brasil x Suíça – 28/ 11 às 13h no Stadium 974 
Brasil x Camarões- 2/12 às 16h no Lusail Stadium

Fio_Laranja.png

Convocação da Seleção: Tite anuncia os 26 jogadores

com Daniel Alves na lista

 

WhatsApp Image 2022-11-07 at 16.40.01.jpeg

Nesta segunda-feira (7), acabou a espera para saber quem serão os jogadores que vão representar o Brasil na Copa do Mundo do Catar 2022. O técnico Tite anunciou quem serão os 26 atletas. As surpresas ficaram por conta de Daniel Alves, que era uma dúvida, e o zagueiro Bremer, do Torino da Itália, que ganhou a vaga entre os zagueiros que disputavam a última vaga no setor.

 

Veja a lista completa de convocados!

 

GOLEIROS

Alisson
Ederson
Weverton

 

ZAGUEIROS
Bremer
Militão
Marquinhos
Thiago Silva

 

LATERAIS
Daniel Alves
Danilo
Alexsandro
Alex Telles

 

MEIO-CAMPOS
Casemiro
Everton Ribeiro
Bruno Guimarães
Fabinho
Fred
Lucas Paquetá

 

ATACANTES
Antony
Gabriel Jesus
Gabriel Martinelli
Neymar
Pedro
Raphinha
Richarlison
Rodrygo
Vinicius Jr.

Fio_Laranja.png

Lupita Nyong'o é nomeada 

embaixadora global da De Beers

64256994-48b9-4478-abe3-ea796e55706f.jpg

A gigante de mineração de diamantes De Beers anunciou a atriz vencedora do Oscar por seu papel em "12 Anos de Escravidão", Lupita Nyong’o, como sua primeira embaixadora global. Como parte da parceria, Lupita irá estrelar a nova campanha da marca 'De Beers: Where It Begins' que conta a história da marca de luxo global. Durante a campanha, Nyong’o é acompanhada ao descobrir um diamante bruto e vê-lo se transformar magicamente em joias magníficas.

 

Através da parceria, Nyong'o também apoiará o compromisso 'Building Forever' da De Beers, que visa promover mulheres e meninas onde seus diamantes são descobertos. Em particular, a De Beers trabalhará com Nyong'o na busca dos objetivos públicos da marca de envolver 10.000 meninas em STEM, apoiar 10.000 mulheres empreendedoras e investir pelo menos US$ 10 milhões em toda a África Austral para atingir esses objetivos até 2030.

 

"Com seu raro magnetismo e elegância, Lupita Nyong'o é uma prova do poder das possibilidades ilimitadas. Incorporando luxo moderno e responsável, Lupita é uma inspiração para todos nós. A De Beers se orgulha de Lupita ter se unido ao nosso compromisso Building Forever para as pessoas e o planeta e estamos com ela enquanto embarca em um capítulo emocionante em sua carreira", declarou Marc Jacheet, CEO da De Beers.

 

Nyong’o acrescentou: "Estou honrada de ser a primeira embaixadora global da De Beers. Esta campanha dá vida ao poder transformador que sinto quando uso as criações de diamantes da De Beers e o orgulho de saber de onde vêm e o bem que fazem. Ainda mais importante, minha parceria com a De Beers me permite estender minha defesa para mulheres e meninas em todo o mundo." 

Fio_Laranja.png

Guilherme de Pádua morreu no dia 

da estreia de Explode Coração

Uma coincidência chamou atenção de internautas logo após o pastor Márcio Valadão comunicar a morte do ex-ator Guilherme de Pádua, vítima de um infarto fulminante, aos 53 anos. Usuários do Twitter resgataram detalhes da novela Explode Coração, exibida entre 1995 e 1996 pela TV Globo.

 

Acontece que a trama, a primeira escrita por Glória Perez após a morte da filha, estreou em 6 de novembro de 1995. A data coincide com o dia em que Pádua faleceu, nesse domingo, 6 de novembro de 2022.   Pádua assassinou a atriz Daniella Perez, em 1992, com a sua esposa na época, Paula Thomaz. Ele e Daniella faziam um par romântico na novela De Corpo e Alma, escrita por Glória Perez.

 

Pelo crime, Pádua foi condenado a cumprir 20 anos de prisão por homicídio qualificado. Ficou seis anos e nove meses na cadeia.

Fio_Laranja.png

“Vestido da vingança”: look de Lady Di

estará no figurino de The Crown

WhatsApp Image 2022-11-07 at 11.07.39.jpeg

O dia 29 de junho de 1994 ficou marcado na história da monarquia britânica: foi quando o príncipe Charles assumiu que traiu sua então esposa, a princesa Diana. À época, Lady Di surgiu com um look sexy que ficou conhecido como “vestido da vingança”. O episódio – e o vestido – será retratado na nova temporada da série The Crown.   

 

Que o casamento entre o então príncipe Charles – agora rei, após a morte de sua mãe, rainha Elizabeth II, em setembro de 2022 – e Diana, princesa de Gales, não ia bem, os ingleses já sabiam. Afinal, os tablóides britânicos se alimentavam das brigas e intrigas.   

 

 Contudo, no dia 29 de junho, 13 milhões de telespectadores que assistiam ao documentário do canal inglês ITN tiveram a confirmação. Charles foi perguntado se era fiel à esposa. A resposta? “Sim, com certeza! Até que ele [o casamento] se desfez irremediavelmente”.

 

A informação não passaria batido se fosse referente a qualquer celebridade, muito menos se tratando da família real britânica, que até hoje exerce fascínio em diferentes partes do mundo. Para piorar, Lady Di já tinha um evento na agenda: uma festa da revista Vanity Fair na Serpentine Gallery, em Londres, na Inglaterra.  Fonte: Metrópoles.

Fio_Laranja.png

Novembro azul: alimentação pode

aumentar risco de câncer de próstata

WhatsApp Image 2022-11-07 at 10.58.36.jpeg

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Estima-se que, somente em 2022, o país deve ter cerca de 62.840 novos casos da doença. O Novembro Azul é um movimento internacional de conscientização da enfermidade, que ainda é cercada de preconceitos.  

 

Existem várias formas de prevenir a doença. No entanto, o hábito de se alimentar de forma saudável tem se mostrado cada vez mais eficiente para evitar o desenvolvimento do câncer de próstata. Na literatura médica, há pesquisas que apontam a relação entre o consumo excessivo de gordura e a enfermidade.

 

“É importante abordar a alimentação como fator de prevenção do câncer de próstata durante o Novembro Azul. Além de manter hábitos de vida saudáveis, o combate à doença também se faz com a consulta anual ao urologista, atitude essencial para diagnosticar um eventual tumor ainda em fase inicial, quando as chances de cura são maiores”, explica o cirurgião oncológico Gustavo Guimarães, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

 

Um estudo recente, publicado na revista científica BMC Medicine e conduzido por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, indicou a obesidade e o sobrepeso como fatores de risco para o câncer de próstata.

Fio_Laranja.png

Roberto Justus descobre tumor maligno:

''A vida nos traz surpresas''

WhatsApp Image 2022-11-07 at 09.41.54.jpeg

O empresário Roberto Justus descobriu um tumor maligno na bexiga. Aos 67 anos, o apresentador comentou que foi pego de surpresa e que resolveu contar sua história para poder ajudar outras pessoas.

 

Ele contou como descobriu e como fará o tratamento. "Olá. Vim dividir com vocês um assunto pessoal, mas que eu achei importante contar para vocês, até porque, na minha visão, pode ajudar muita gente. Quem me conhece sabe que eu sou super regrado, que eu sou uma pessoas que se cuida demais, eu nunca tive nenhum vício, nunca fumei cigarro, não bebo álcool, etc, mas mesmo assim estou sujeito a ter qualquer tipo de coisa, obviamente, que qualquer um pode ter. Durante um check-up que eu faço rigorosamente em dia, todos os anos, eu descobri um divertículo na bexiga, um cisto que tinha uma coisa sólida dentro", disse como encontrou o tumor.

 

"Dr. Gustavo Caserta Lemos, meu urologista, aliás, médico fantástico, resolveu que tínhamos que operar imediatamente que podia ser um tumor maligno. Saberíamos isso só quando operássemos. Operamos, abrimos e descobrimos que era mesmo. Então eu tinha um câncer de bexiga invasivo, só que foi tirado a tempo. Porque eu peguei em um exame. E porque quando a gente trata de um assunto precocemente, o câncer não é uma sentença de morte para ninguém. 70, 80% dos casos de câncer precocemente tratados têm cura, é só você pesquisar. Então faça um check-up regular, principalmente aqueles que já passaram dos 40 anos de idade. Essa força física que eu tenho, essa determinação que eu tenho vão ser muito importantes aliados para mim, para eu me livrar desse problema", falou em um vídeo no seu perfil no Instagram.

Fio_Laranja.png

Unidade de Tratamento com

doação de Paulo Gustavo é inaugurada

WhatsApp Image 2022-11-06 at 20.33.53.jpeg

Paulo Gustavo infelizmente morreu em maio de 2021, vítima de covid-19, mas seu legado será eterno, e prova disso é os impactos de suas ações em vida que continuam a reverberar pelo Brasil, e segundo Thales Bretas, viúvo do ator, um novo acabou de acontecer.

 

De acordo com o médico dermatologista, em uma publicação em seu perfil oficial no Instagram, uma unidade de atendimento foi inaugurada em Salvador, na Bahia, voltada para pessoas que não têm recurso e não podem esperar mais pelo tratamento. A Unidade Dona Dulce contou com doações de Paulo Gustavo em vida.

 

“Que notícia boa!!! As @obrasirmadulce acabaram de inaugurar a segunda etapa da Unidade Dona Dulce. Isso significa mais pacientes atendidos, principalmente oncológicos, num centro de tratamento para pessoas que não tem recurso e não podem esperar mais pelo seu tratamento”, contou ele.

 

“A construção e inauguração só foram possíveis através da doação de recursos por pessoas dispostas a ajudar, e @paulogustavo31 sempre foi um dos que abraçou esse projeto e ajudou a concretizar tanta boa ação! Continuem ajudando”, disse o médico.

 

“Procure @santuariosantadulce ou @obrasirmadulce para saber como contribuir! Eu fico feliz aqui duplamente, com as homenagens e com o projeto saindo do papel e podendo ajudar tanta gente! Obrigado!”, concluiu Thales Bretas.

Fio_Laranja.png

Projeto atende gratuitamente meninas

e mulheres em situação de rua

trbr1114_0.jpg

O projeto Menina, Moça-Mulher, lançado há 64 dias pelo Instituto Carlos Chagas (ICC), comemora o sucesso no atendimento a meninas a partir de 12 anos de idade, além de jovens e mulheres, em situação de vulnerabilidade social, no município do Rio de Janeiro. A entidade civil sem fins lucrativos existe há 63 anos e oferece 28 cursos de pós-graduação na área médica.

 

O novo projeto para a população feminina da cidade do Rio de Janeiro ocupa um imóvel do próprio instituto, na Lapa, que estava abandonado. O prédio foi sede da primeira clínica de Saúde da Família do município, em 1991, mas se encontrava em ruínas e ocupado por moradores de rua. Com recursos da Caixa Econômica Federal, o presidente do ICC, cirurgião plástico Ricardo Cavalcanti, realizou a reforma da casa e criou o projeto Menina, Moça-Mulher.

 

“Ele não é um projeto de assistência social, nem pretende substituir nenhuma unidade de saúde. Nós detectamos que muitas de nossa clientela está à margem de atendimentos médicos, está à margem de um cuidado geral, porque não frequenta ambulatórios para a população comum”.

 

Ricardo Cavalcanti disse à Agência Brasil que essas meninas e mulheres não frequentam as unidades de saúde comuns porque estão permanentemente drogadas, em sua maioria, e se encontram em situação de vulnerabilidade total. A faixa etária que concentra o maior número de atendidas é entre 25 e 40 anos de idade.

 

O projeto foi pensado para dar apoio a mulheres em situação de rua, profissionais do sexo, vítimas de abuso sexual e todas as mulheres que tenham dificuldade no acesso ao sistema de saúde e precisem de atendimento especializado.

 

“Para você ter uma ideia, nós fizemos um levantamento que apurou que tem meninas de 12 a 18 anos com quatro gestações. O objetivo é que o projeto seja a porta de entrada médica. O projeto não tem internação nem abrigamento. Ele presta atendimento e orientação à clientela com médicos, psicólogos, advogados, assistente social, além de terapia ocupacional. A meta é tentar tirar da rua e capacitar. Não adianta simplesmente tratar e voltar para a rua novamente”, disse.

Fio_Laranja.png

Vinhos do Vale do São Francisco recebem

selo de indicação geográfica

50211510356_b952b1408d_o_0.jpg

Os vinhos produzidos no Vale do São Francisco vão passar a ter certificação de procedência. Com o reconhecimento, vinhos e espumantes passam a ter o registro de Indicação Geográfica (IG), uma espécie de selo que garante a qualidade dos produtos da região.

 

O registro de indicação foi publicado na revista do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) na terça-feira (1º). A procedência geográfica compreende a produção dos municípios de Lagoa Grande (PE), Petrolina (PE), Santa Maria da Boa Vista (PE), Casa Nova (BA) e Curaçá (BA).

 

Embora localizadas em uma área de caatinga, as localidades têm produção agrícola irrigada, e as videiras estão ligadas diretamente ao Rio São Francisco.

 

De acordo com especialistas, o clima tropical do semiárido, as características da região e a latitude das cidades permitem a colheita de uvas ao longo do ano e a produção de vinhos e espumantes com sabores originais.

 

Além do Vale do São Francisco, outras regiões brasileiras também têm a indicação de procedência, como o Vale dos Vinhedos e a Campanha Gaúcha, no Rio Grande do Sul.

 

No site do Ministério da Agricultura é possível verificar as indicações nacionais e internacionais registradas no Brasil.

Fio_Laranja.png

Mostra premiada sobre resiliência

das mulheres chega a Brasília

8b099689-9f9f-49fb-a7cd-438d65ac5e0f.jpg

Desde sexta-feira (4/11), o Eixo Cultural Ibero-americano recebe a exposição Resiliência – Histórias de Mulheres que Inspiram Mudanças, uma seleção de histórias premiadas nos concursos da fundação The World Press Photo, que destaca a resistência feminina em diferentes lugares do mundo. A exposição fica aberta para visitação até o dia 20 de novembro.     

 

Na mostra, o público pode conferir fatos documentados por fotógrafos de todo o mundo, que retratam suas visões sobre sexismo, violência e igualdade de gênero. “Achamos importante falar dos direitos da mulher, mas não na visão da opressão, e sim da força que vem delas. São 17 histórias, de 13 países”, explica Raphael Dias, gerente de exposição da fundação.


Entre as fotografias de destaque, Finding Freedon in The Water, da fotógrafa americana Anna Boyiazis, compartilha a história de mulheres e alunas da Escola Primária Kijini que aprendem a nadar e a realizar salvamentos, no Oceano Índico, na Praia de Muyuni, em Zanzibar.   

 

Exposição Resiliência – Histórias de Mulheres que Inspiram Mudanças
No Eixo Cultural Ibero-americano, do dia 4 a 20 de novembro. Entrada franca e classificação indicativa livre

Fio_Laranja.png

Um ano sem Marília

O legado da cantora para a música no Brasil

cb100071-0883-4476-8827-4dd7a2b2a277.jpg

Há um ano o Brasil parava para acompanhar o trágico acidente aéreo que matou Marília Mendonça e mais dois membros de sua equipe. Ela chegava ao interior de Minas Gerais para um show em Caratinga. Depois, faria mais uma série de apresentações no estado.    

 

Quando iniciou o procedimento de pouso, a aeronave bateu em um cabo de distribuição de energia e sofreu a queda. Três pessoas morreram. A morte de Marília só foi confirmada às 17h15, depois que fãs identificaram o corpo da cantora do lado de fora do avião (por causa de sua roupa).

 

Depois, um castelo de cartas caiu. A família confirmou a notícia de fato, começou o planejamento do velório – que recebeu dezenas de milhares de pessoas em um estádio em Goiás – e uma série de despedidas que mobilizaram o país. Amigas próximas da rainha, Maiara e Maraísa não saíram de perto do caixão enquanto puderam. Assim, Marília se despediu: sem avisos, deixando o povo brasileiro em choque.   De herança, um filho lindo, Leo, fruto de seu relacionamento com o cantor Murilo Huff, e o legado que revolucionou a música sertaneja no Brasil. Marília abriu espaço para que ainda mais mulheres cantassem o que acostumou-se chamar “Feminejo”.

 

A sofrência, ostentação e vida de baladas invadiram as modas de viola do sertanejo tradicional. O famoso “sertanejo universitário” se restringiu às histórias que homens cantavam. Até que ela surgiu. Marília Mendonça quebrou barreiras ao lado de diversas outras mulheres, como Naiara Azevedo, Simone e Simaria e as amigas, Maiara e Maraísa.  

 

Enquanto Thaeme, da dupla com Thiago, e Paula Fernandes seguravam as pontas com o clássico sertanejo em vozes femininas, a artista foi para a linha de frente e esbarrou nos preconceitos por ser mais uma mulher no ritmo dominado por homens. Ser mulher nunca foi fácil – e elas se uniram de novo. 

Fio_Laranja.png

O Diabo Veste Prada: Atriz defende

que sequência não faz mais sentido

2fc02466-b0e2-4ba3-9902-c004c730510d.jpg

Sucesso de crítica e público, o filme O Diabo Veste Prada (2006) conseguiu escapar da febre de continuações que assola Hollywood. Mas, depois que Top Gun: Maverick retomou o universo de Ases Indomáveis (1986) 36 anos depois, a possibilidade de explorar novas aventuras de Miranda Priestly (Meryl Streep) ganhou força. Só que Anne Hathaway, estrela do primeiro longa, acha difícil que a magia se repita agora.

 

“Eu não sei se dá para existir [uma sequência]. Acho que o primeiro filme vivia em uma era diferente. Agora, tudo é tão digital! Aquele filme girava em torno da produção de fazer algo físico [uma edição da revista Runway], e tudo é muito diferente agora”, disse Anne durante uma participação no programa The View desta terça-feira (1º).

 

A atriz admitiu, no entanto, que gostaria de voltar ao universo de O Diabo Veste Prada. “É tentador pensar em Andy [Anne] e Emily [Emily Blunt] precisando buscar o café de Miranda, mas ela está em algum lugar da Europa, e no meio do caminho elas passam na Itália para buscar o Nigel [Stanley Tucci] em um restaurante. É tentador, mas eu não acho que vai acontecer”, desconversou.

 

Anne ressaltou que há uma possibilidade de transformar O Diabo Veste Prada em franquia. “Eles poderiam relançar o filme [em um reboot], contratar atores novos e refazer”, apostou ela, alfinetando uma mania da indústria cinematográfica de apenas aproveitar sucessos do passado e criar novas versões, sem muitas novidades.

 

Bem-humorada, a intérprete de Andy Sachs ainda falou sobre o encontro que teve com Anna Wintour, editora da revista Vogue e considerada a Miranda Priestly da vida real, durante a New York Fashion Week deste ano. Questionada pelas apresentadoras do The View se as duas conversaram sobre o filme, Anne disse que não. “Só falamos sobre tênis”, minimizou.

 

Ela elogiou a jornalista pelo senso de humor demonstrado em outras ocasiões –já que O Diabo Veste Prada não pinta um retrato exatamente positivo dela. “Eu preciso dizer que me impressionou muito que ela compareceu a uma exibição beneficente do filme, e vestindo Prada. Acho que ela tem um bom senso de humor”, disse.

Fio_Laranja.png

Van Gogh Live 8K chega à Fortaleza a partir

de 15 de fevereiro no Shopping RioMar Fortaleza.

WhatsApp Image 2022-11-04 at 11.31.51.jpeg

Após estreia mundial no Rio de Janeiro, a maior e mais moderna mostra imersiva já realizada sobre a obra do mestre holandês desembarca na capital cearense em 2023 com mais de 250 obras do pintor projetadas a partir da inédita resolução 8K em um mega espaço de 2.800 metros quadrados e 6 ambientes que serão montados especialmente no estacionamento da Lagoa do Papicu no Shopping RioMar Fortaleza.

 

Com a voz da atriz Fernanda Montenegro e com qualidade de projeção inigualável e superior à tecnologia HD, a Van Gogh Live 8K usa 40 projetores para criar, com 480 mil lumens (480K), mais de 45 minutos inéditos de projeções, com resolução 8K, jamais vista em mostras do gênero.

 

A Van Gogh Live 8K é realizada pelos mesmos produtores de “Beyond Van Gogh” em São Paulo e em Fortaleza conta com patrocínio do Shopping RioMar Fortaleza.

Fio_Laranja.png

Matrículas abertas para cursos nas áreas

de Comunicação e Gestão da Pós-Unifor

WhatsApp Image 2022-11-03 at 20.58.54.jpeg

Profissionais das áreas de Comunicação e Gestão podem ampliar seus conhecimentos teóricos e práticos por meio dos cursos de especialização e MBA da Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. As matrículas estão abertas para cursos na modalidade lato sensu, e as aulas começam ainda este semestre. 


O aprofundamento técnico e prático por meio de especialização ou MBA é uma opção para alavancar carreiras e despertar líderes; inscrições podem ser feitas on-line.


 Confira alguns dos cursos ofertados.  Gestão e Assessoria de Comunicação, Inteligência de Mercado, Produção de Moda, Styling e VM

Fio_Laranja.png

Presidente do Tribunal de Justiça, Nailde Pinheiro

assume interinamente o Governo do Ceará

WhatsApp Image 2022-11-04 at 13.18.20.jpeg

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro, irá assumir interinamente Governo do Estado. Terceira na linha de sucessão, a magistrada ficará no cargo por seis dias, uma vez que a governadora Izolda Cela (sem partido) e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), deputado Evandro Leitão (PDT) estarão em viagem fora do País.

 

Ao contrário do que foi especulado, o vice-presidente da AL-CE, deputado Fernando Santana (PT), não assumirá o Governo. O cargo de vice-presidente do Legislativo não consta na linha de sucessão do Estado. 

A governadora Izolda Cela se ausenta do País para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-27, no Egito. A Chefe do Executivo cumpre agenda entre os dias 6 e 12 de novembro. 

 

Próximo na linha de sucessão, o deputado Evandro Leitão, que preside a AL-CE, também estará fora do País. Ele pediu licença por uma semana e fará uma viagem pessoal.

Fio_Laranja.png

Unifor sedia primeira Feira Estadual

de Profissões Não Convencionais

WhatsApp Image 2022-11-04 at 11.04.41.jpeg

A 1ª Feira de Profissões Não Convencionais do estado do Ceará acontece na Universidade de Fortaleza, no dia 18 de novembro, das 17h30 às 21h, no Ginásio Poliesportivo da instituição. O evento é uma iniciativa dos alunos da disciplina de “Gestão do Entretenimento” do curso de Marketing da Unifor, sob orientação e supervisão do professor Arlei Catani. 

 

A feira tem como objetivo apresentar aos visitantes profissões que vão além dos cursos tradicionais de graduação, assim como suas diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Para isso, os estudantes convidaram fotógrafos, tatuadores, artesãos, confeiteiros, artistas e pequenos empreendedores, entre outros profissionais, para expor trabalhos e dialogar com os participantes sobre transições de carreira e oportunidades em áreas consideradas "incomuns". 

 

O evento é aberto ao público e a programação conta com depoimentos dos profissionais convidados e sorteio com brindes disponibilizados por cada expositor.

Fio_Laranja.png

Biógrafo revela algumas excentricidades

do Rei Charles III em novo livro

WhatsApp Image 2022-11-04 at 10.46.35.jpeg

O biógrafo real Christopher Andersen vai lançar no final do mês seu novo livro sobre o novo rei da Inglaterra, “The King: The Life of Charles III“. Nele, o autor traz algumas revelações interessantes sobre o monarca de 73 anos que herdou o trono da Rainha Elizabeth II após sua morte em 8 de setembro.   

 

 Em entrevista ao programa “Entertainment Tonight”, Andersen, contou alguns segredos e excentricidades sobre o rei, que vão desde levar nas viagens até um assento sanitário especial, à viajar com o ursinho de pelúcia que ganhou ainda na infância.

 

O escritor, que conta no livro que Charles questionou sobre sua própria sexualidade, afirma que o soberano continua tão apegado ao seu velho brinquedo que não deixa ninguém tentar consertá-lo quando o bichinho sofre algum dano devido ao desgaste do tempo. É quase como se fosse um amuleto para Rei Charles III.

 

“Ele ainda viaja com um ursinho de pelúcia de infância. Ele o tem desde criança… A única pessoa que tem permissão para consertar o ursinho [quando necessário] é sua babá de infância, Mabel Anderson, de quem ele continua muito próximo”, revela o autor.

Fio_Laranja.png

Colóquio "Violência de Gênero

pesquisas e intervenções no Ceará"

WhatsApp Image 2022-11-03 at 20.51.22.jpeg

Com o intuito de promover debates mais aprofundados acerca da temática, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Unifor realiza o colóquio "Violência de Gênero: pesquisas e intervenções no Ceará" no dia 11 de novembro, no auditório da Biblioteca Central. O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos Sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade (LAEpCUS), do PPGP, aberto ao público e os interessados em participar podem se inscrever por meio deste link.

 

A programação inclui mesas-redondas com profissionais especialistas no assunto e conferência virtual com o professor Jean-Luc Gaspard, psicanalista da Universidade de Rennes 2, localizada na França. Além disso, o LAEpCUS realizará também o lançamento de dois ebooks sobre violência de gênero, frutos de pesquisas realizadas no laboratório e organizados pelos professores Leonardo Danziato, Leônia Cavalcante Teixeira e Jean-Luc Gaspard.  

 

Colóquio "Violência de Gênero: pesquisas e intervenções no Ceará" 
Data: 11 de novembro
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório da Biblioteca Central

Fio_Laranja.png

Troféu Sereia de Ouro será entregue nesta sexta-feira

a quatro notáveis cearenses

WhatsApp Image 2022-11-04 at 09.22.06.jpeg

A maestria, o trabalho e a vocação de quatro gloriosos cearenses são celebrados em mais um ano pelo Troféu Sereia de Ouro. Um dos principais reconhecimentos ao talento de nosso povo, o prêmio legitima a trajetória e as qualidades de quem sabe trilhar um caminho de entrega ao fazer social, humano e laboral.

Nesta sexta-feira (4), recebem a distinção o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante; o desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Cid Marconi; o presidente da Unimed Ceará, Darival Bringel; e o cartunista Mino Castelo Branco. Quarteto seleto, compondo a célebre galeria de agraciados com a láurea criada pelo Sistema Verdes Mares, integrante do Grupo Edson Queiroz.

Fio_Laranja.png

Guaramiranga registra 13 graus

 

WhatsApp Image 2022-11-04 at 10.41.47.jpeg

A cidade serrana de Guaramiranga registrou na madrugada de terça-feira (2) impressionantes 13,3 graus Celsius, conforme monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), este índice é o menor já registrado no Ceará. A temperatura foi, também, a menor registrada em todo o Nordeste nos últimos dois meses.

Ainda conforme a Funceme, o valor extremo se deu, principalmente, "pela mudança na direção do vento, tanto em Tianguá quanto em Guaramiranga, que foi de curta duração".

 

O órgão cearense também explicou que houve "pouca nebulosidade e vento fraco durante a madrugada, o que pode ter contribuído para maior perda de radiação".

Fio_Laranja.png

Arquitetos realizam visita guiada

na CASACOR Ceará 2022

Na noite de terça-feira, 1º de novembro, a Duluz Iluminação em parceria com a DUO Mobile realizaram uma visita guiada com arquitetos na CASACOR Ceará 2022, o escritório convidado foi do arquiteto Romario Rodrigues. A ação contou com cerca de 25 profissionais que guiados pelas empresas conheceram os ambientes com um olhar técnico e criativo. O propósito das visitas é inspirar os jovens profissionais, mostrando as novidades no segmento da iluminação e de móveis projetados. As visitas guiadas com escritórios de arquitetura devem acontecer até o final da mostra.

 

Na CASACOR 2022, a Duluz está em parceria com sete ambientes, apostando na inovação, na transformação e no talento dos profissionais. São eles: Quarto Filhos (Lara Sousa e Paloma Estrela); SPA Deca (Milena Holanda); Varanda Gourmet (Victor Alves); Lavabo (Joana Figueiredo); Restaurante Nolana por Forneria Cosme (Sara Jéssica e Aline Diógenes do Estúdio Saali e Ilana Rocha e Sara Aragão do Aupi Arquitetura); paisagismo e área externa (Bruno Ary- paisagista e Verônica Barreira- light Designer); Bilheteria (Roberta Feitosa, Milena Freitas e Luma Bianca- Trino Arquitetura).

 

Roseane Duarte ressalta a importância da CASACOR para o mercado da Arquitetura, Engenharia e Design e destaca a relevância da mostra para novos arquitetos. “Dos 33 ambientes da mostra, 16 arquitetos estão pela primeira vez na CASACOR Ceará e a Duluz Iluminação está em parceria com sete projetos, isso representa o novo, a oxigenação de
mercado, ousadia, vigor e vitalidade”, afirma Rosane Duarte, CEO da empresa Duluz.

Fio_Laranja.png

Primeiras imagens de Anitta

no “Savage x Fenty” de Rihanna

Na próxima semana, no dia 9 de novembro chega no Prime Video o “Savage x Fenty”, o show especial da grife de lingerie de Rihanna. Anitta será uma das atrações musicais.

 

Antes da grande exibição, a Billboard entregou as primeiras imagens, que inclui a performance da ‘Girl From Rio’, em que podemos ver muita sensualidade no show que preparou.

 

O Savage x Fenty Fashion Show estreou em 2018 com um elenco de modelos, atores e músicos bastante diverso, tendência que deve se repetir na edição deste ano. Além de Anitta, já foram confirmados como números musicais o cantor nigeriano Burna Boy e os americanos Don Toliver e Maxwell.

 

Também foram anunciados nomes de peso do universo fashion e das artes como as tops Cara Delevingne, Irina Shayk, Joan Smalls, Lara Stone e a atriz Taraji P. Henson.

Fio_Laranja.png

Miss Argentina e Miss Porto Rico

anunciam casamento

Mariana Varela, 26, e Fabiola Valentín, 22, respectivamente, Miss Argentina e Miss Porto Rico, anunciaram o casamento através de um vídeo publicado nas redes sociais. As duas, que também são modelos, mantiveram o relacionamento em segredo por dois anos e resolveram divulgar o novo estado civil.

 

Elas se conheceram quando participaram do concurso de beleza Miss Grand International, em 2020, e ficaram entre as 10 semifinalistas. — Depois de decidir manter nosso relacionamento privado, abrimos as portas para ele em um dia especial: 28/10/22 — escreveu o casal em um post conjunto no Instagram. Mariana e Fabiola celebraram o casamento no Centro Judicial de San Juan, em Porto Rico.

 

No vídeo, as duas modelos compartilharam várias imagens que mostram a história do relacionamento. Em um dos momentos, Fabiola pede a mão da namorada argentina em uma sala decorada com balões e luzes. 

 

"Parabéns, lindo. Deus abençoe a união de vocês e viva o amor!", desejou Valentina Figuera, Miss Grand International 2019. Lala Guedes, a Miss Brasil que participou do concurso com as duas colegas, também deixou um comentário. "Muitas felicidades".

Fio_Laranja.png

Família viaja o mundo antes que os

filhos percam a visão por doença rara

WhatsApp Image 2022-11-03 at 09.41.37.jpeg

Após os filhos serem diagnosticados com retinite pigmentosa, doença genética rara que ocasiona cegueira, o casal canadense Edith Lemay e Sebastien Pelletier decidiu viajar pelo mundo com a família para que os quatro filhos possam colecionar "memórias visuais". A viagem começou pelo continente africano, desembarcando na Namíbia.  

 

A jornada da família deve durar um ano e começou a ser planejada em 2020. No entanto, a pandemia fez com que os planos fossem adiados. Em entrevista ao CTV News, Edith Lemay contou que a ideia surgiu após conversa com uma especialista da escola dos filhos. "Ela disse que a melhor coisa que você pode fazer é preencher sua memória visual, e ela não estava falando sobre ver elefantes e girafas em livros, mas para construir memórias reais e duradouras", disse Lemay.

 

"Pensei: 'Não vou mostrar a ela um elefante em um livro, vou levá-la para ver um elefante de verdade e vou encher a memória visual dela com as melhores e mais belas imagens que puder'", acrescentou a mãe.    Além de conhecer o mundo, o casal afirma que deseja ensinar aos filhos sobre resiliência, resolução de problemas e fortalecimento de laços com a família.

 

"Viajar, sim, é bom. Vemos coisas boas, mas muitas vezes também é muito difícil. Podemos estar com fome, cansados, frustrados e ter situações difíceis. Então, queremos que eles aprendam a olhar para a solução, para ver o lado positivo", contou Lemay ao CTV News.

Fio_Laranja.png
Fio_Laranja.png

Quadro de Picasso confiscado por nazistas

será exibido pela primeira vez no Brasil

WhatsApp Image 2022-11-03 at 11.42.51.jpeg

O quadro “Mulher Nua Sentada” (1901), de Pablo Picasso, poderá ser visto no Brasil pela primeira vez em novembro. A obra, que será um dos destaques da primeira edição da exposição Aberto 01, foi confiscada pelos nazistas em 1935.  

 

A tela, confiscada pelo regime nazista em 1935, e recém-adquirida em leilão por uma colecionadora portuguesa, integra a mostra que ocupa, até o 4 de dezembro, a Casa Niemeyer, único projeto residencial do arquiteto #OscarNiemeyer em toda a capital paulista. Além da obra-prima do pintor espanhol, se espalham pela exposição peças de outras grandes estrelas da arte internacional como Gustav Klimt, Alexander Calder e Lynda Benglis e brasileiros como Maria Martins, Sonia Gomes e Tunga, entre outros.

 

A curadoria é de Filipe Assis e Kiki Mazzucchelli, e a cenografia é de Claudia Moreira Salles, que concebeu uma linha de cavaletes em parceria com a @etel.design especialmente para a mostra. Não deixe de conferir!

Fio_Laranja.png

Violência de gênero é tema de

colóquio realizado pela Pós-Unifor

WhatsApp Image 2022-11-02 at 22.59.06.jpeg

Em 25 de novembro é comemorado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. A data visa incentivar as pessoas a refletir sobre as agressões sofridas por mulheres ao redor do mundo 


Entre ataques físicos, verbais e/ou psicológicos, a violência de gênero pode se manifestar de diversas maneiras: no ambiente doméstico, relacionada ao patrimônio, na falta de igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, entre outras. Essa forma de agressão atinge mulheres, membros da comunidade LGBTQIA+, e até mesmo filhos desses indivíduos, que sofrem muitas vezes os respingos dos abusos. 

 

Em relação à violência de gênero contra mulheres, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de feminicídios, conforme o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). No Ceará, os números também são alarmantes. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o estado registrou 7.568 casos de violência contra a mulher entre os meses de janeiro e maio de 2022.  

 

Colóquio "Violência de Gênero: pesquisas e intervenções no Ceará" 
Data: 11 de novembro
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório da Biblioteca Central

Fio_Laranja.png

Rei Charles III dá início à venda da herança da mãe,

a rainha Elizabeth II

WhatsApp Image 2022-11-03 at 07.30.04.jpeg

O rei Charles III, sucessor da rainha Elizabeth II, que morreu em setembro último, começou a vender a herança que recebeu da mãe. A estimativa é a de que ele já tenha arrecadado cerca de 1 milhão de libras, que dá aproximadamente R$ 6 milhões na cotação atual, em apenas três dias de leilão.

 

O novo rei vendeu cavalos que faziam parte da criação da mãe, que era apaixonada pelos animais. Ele, entretanto, não desenvolveu mesma admiração pelos bichos e passou a se desfazer de alguns deles.

 

De acordo com o portal britânico BBC, foram colocados à venda 14 animais que eram da rainha. Os cavalos, alguns deles campeões de corridas, foram a leilão.

 

Um porta-voz do leilão revelou que a venda de animais não é exclusividade do novo rei, mas costume da realeza. A própria Elizabeth II também teria vendido alguns dos seus animais ao longo de seu reinado.

 

Com os três dias de leilão, a estimativa é a de que Charles tenha vendido alguns dos animais, de puro sangue, por valor entre 150 mil e 300 mil libras.

 

Em relação à posse do novo rei, a família real britânica anunciou o dia 6 de maio de 2023 como a data de coroação. O evento acontecerá na Abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra.

 

A tradição da cerimônia perdura pelos últimos 900 anos. O Palácio Real ainda anunciou que a rainha consorte Camilla Parker Bowles, esposa do rei, também será coroada durante a cerimônia.

Fio_Laranja.png

La Vinci celebra mais um ano

com muita arte

1 Década + 1

Neste ano, a La Vinci irá comemorar o aniversário com arte, que dará base e irá reverberar em novidade, décor e inclusão!

A novidade fica por conta da coleção de estreia, a “La Vinci Stamp Vejo Flores”, que, pelo talento e mãos da artista Julhá, vem trazendo tendência e encanto com maxi estampas para quem quer levar um revestimento que agrega arte e faz uma produção indoor florescer.

 

A inclusão vem em forma de parceria com o projeto Cores da Arte. Os artistas invisuais  encantaram com suas obras. O resultado disso foi uma exposição que já pode ser visitada, além de duas estampas que foram criadas com referência em desenhos do mesmo projeto.

 

Para receber e estabelecer a atmosfera que irá encantar através dos temas trabalhados, a casa/showroom da marca se transformou em lugar que dá primícias e envolve de forma artística e primaveril. 

Com cantinhos que entraram na mesma semântica proposta através da arte e novidade já anunciadas. Assinatura de Juliana Ribeiro e Milena Munhoz.

 

Pensando em inovar em estilo de evento e conteúdo e, assim, seguir o que acreditam, tanto para essa campanha, como para a marca, trarão embasamento teórico e de interação através de um PodCast com Victor Perlingeiro (diretor da galeria Multiarte); Julhá Lopes (artista de multisuperfícies que assina a nova coleção); Andréa Dall’Olio (artista visual, arquiteta e curadora); e Lilia Quinderé (executiva da Revista Arte Ceará e produtora cultural). Em forma de petit comité, realizarão a gravação dia 3, na La Vinci. Simplesmente imperdível!

Fio_Laranja.png

Diretora do Flamengo ataca

nordestinos em post sobre eleição

Depois do resultado da eleição presidencial, na qual Lula foi eleito em disputa com o atual presidente Jair Bolsonaro, Angela Machado, diretora de responsabilidade social do Flamengo, fez postagens críticas aos nordestinos. Esposa de Rodolfo Landim, presidente do clube, ela atacou a região onde Lula venceu com larga vantagem.

 

Angela fechou o seu perfil, no qual demonstrou apoio a Jair Bolsonaro e chegou a fazer campanha para o atual presidente depois da conquista da Libertadores deste ano, ainda no gramado em Guayaquil. Em uma postagem ao lado de Rodinei, ela fez o sinal com o 22, número do presidente na eleição, e escreveu: "Vencemos uma. Falta a outra".

 

Também no gramado de Guayaquil, a cúpula de dirigentes do Flamengo posou uniformizada com a camisa do clube e fazendo o número 22 com as mãos. Estavam juntos Luiz Eduardo Baptista,o Bap (presidente do Conselho de Administração), Gustavo Oliveira (vice de comunicação), Rodolfo Landim (presidente), Rodrigo Dunshee (vice geral) e Reinaldo Belotti (CEO).

Fio_Laranja.png

Arqueólogo encontra 250 sepulturas em

propriedade de Piqué na Espanha

WhatsApp Image 2022-11-01 at 23.10.45.jpeg

O arqueólogo Alberto Cumpian afirmou que 250 sepulturas foram encontradas em uma propriedade do zagueiro Gerard Piqué, em Málaga, na Espanha. O profissional era um dos responsáveis pelo projeto do defensor do Barcelona de construir um hotel de luxo na cidade portuária situada na Costa del Sol. "Nós escavamos cerca de 250 túmulos, dos quais a grande maioria está vazia", disse Alberto Cumpian em entrevista ao portal de notícias Hoy por hoy Málaga.

 

"Possivelmente, os túmulos nunca foram usados e não têm valor suficiente para serem preservados. É uma das maiores necrópoles do país", acrescentou. Em 2015, Piqué comprou o terreno citado por cerca de 20 milhões de dólares (cerca de R$ 102 milhões na cotação atual).

 

Serão realizados estudos para descobrir de qual século são as sepulturas. De acordo com o arqueólogo, o projeto deve ser retomado a partir de janeiro de 2023.

Fio_Laranja.png

Fernando de Noronha é eleita a melhor

ilha para turistas da América Latina

WhatsApp Image 2022-11-02 at 13.13.46.jpeg

O arquipélago de Fernando de Noronha, no litoral de Pernambuco, foi eleito pela revista americana especializada "Condé Nast Traveler" como a melhor ilha das Américas Central e do Sul na premiação anual Readers' Choice Awards, que elege anualmente o melhor do turismo e da hospitalidade há 35 anos.

 

O resultado é obtido a partir de uma seleção conduzida pelos editores da publicação no mundo todo com base em questionários e opiniões dadas por leitores e entrevistados nos cinco continentes. Para o público e o júri de experts da Traveler, Noronha é a ilha que oferece a melhor experiência de viagem da região.  

 

 Entraram para a lista final da seleção — que inclui 30 ilhas, ilhotas e arquipélagos globais — as cinco melhores colocadas não só da América Latina como da América do Norte; da África e do Oceano Índico; da Ásia; além da porção da Austrália e Pacífico Sul. Já a categoria Europa teve 10 representantes, enquanto o Caribe contou com 20.

Fio_Laranja.png

23ª CASACOR Ceará recebe desfile

promovido pelos Cursos de Moda da Unifor

WhatsApp Image 2022-11-02 at 10.05.46.jpeg

Os cursos de Design de Moda e Bacharelado em Moda da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizam, no próximo dia 05 de novembro de 2022, uma desfile na 23ª edição da CASACOR Ceará. Intitulado “Infinito Particular”, mesmo tema da exposição, o evento acontecerá às 19h30, e será realizado de forma itinerante por todos os espaços da mostra. 

 

Segundo Priscila Medeiros, coordenadora dos cursos de Design de Moda e Bacharelado em Moda da Unifor, a ação tem o intuito de divulgar e enaltecer os talentos da instituição, promovendo um diálogo enriquecedor entre teoria/prática e academia/mercado.“O desfile envolverá totalmente os estudantes. Todos os looks desfilados foram criados e desenvolvidos pelos alunos, com mentoria dos professores. Além disso, o casting de modelos também contemplará os estudantes e a proposta de beleza (cabelo e maquiagem) será assinada por eles”, acrescenta.

 

A 23ª edição da CASACOR Ceará acontece até o dia 27 de novembro. A exposição abriga 32 ambientes produzidos pelos mais renomados profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo. Data do desfile: 05 de novembro
Horário: 19h30 Local: desfile itinerante nos espaços da 23ª CASACOR Ceará

Fio_Laranja.png

Prefeito do Rio, Eduardo Paes dá 'ok'

para festa do título do Flamengo

WhatsApp Image 2022-11-01 at 23.13.41.jpeg

A torcida fez coro e o elenco, comandado por Gabigol, deu o "empurrãozinho" que faltava. Com um forte lobby nas redes sociais, a possibilidade de se ter uma comemoração do título da Libertadores do Flamengo no Centro do Rio de Janeiro aumentou. Prefeito da cidade, Eduardo Paes deu o "ok" e agora aguarda a viabilidade dos órgãos de segurança e de trânsito para costurar o evento com o clube rubro-negro.

 

O anúncio foi feito pelo próprio Paes em seu Twitter, respondendo o pedido do seu amigo, o deputado federal flamenguista Pedro Paulo. Na postagem, o político, que é vascaíno, ainda citou o compromisso decisivo do seu clube contra o Ituano, neste domingo (6), pela Série B, que vale o acesso.

 

"Resolvido, Pedro Paulo e Gabigol! Só não poderei participar. Tô ligado em Itú [cidade onde acontecerá Ituano x Vasco]! Em tempo: só vamos dar uma consultada na CET Rio para definir a melhor forma, local e data! Parabéns pelo título!"", disse na postagem, se referindo ao órgão de trânsito da Prefeitura.

Fio_Laranja.png

Saudade! No Dia de Finados,

relembre famosos que morreram este ano

WhatsApp Image 2022-11-02 at 10.48.00.jpeg

Todos os anos, em 02 de novembro é comemorado o Dia de Finados. Uma data onde paramos para relembrar parentes, amigos, conhecidos e famosos que já morreram. Neste dia, as pessoas fazem suas preces, visitam cemitérios, levando flores aos seus entes queridos, amigos, conhecidos e famosos que já se foram.

 

Nesta quarta-feira, OFuxico relembrou alguns famosos que fizeram suas passagem este ano, deixando em nós uma profunda saudade. Aos que já se foram, nossa oração e vibrações repletas deluz e amor, juntamente com a saudade de bons momentos já vividos aqui na Terra. 

A monarca britânica, Elizabeth II, morreu aos 96 anos na quinta-feira, dia 09 de setembro, no Castelo de Balmoral, na Escócia. Morreu no dia 25 de outubro deste ano, aos 49 anos, a jornalista da TV Globo Susana Naspolini. Uma triste notícia para os fãs da franquia de filmes do “Harry Potter”: morreu o ator Robbie Coltrane, responsável por dar vida ao Hagrid nos longas, aos 72 anos de idade.  

 

Morreu no dia 24 de agosto, em Paraguaçu Paulista (SP), Marilene, da dupla As Galvão. Em 20 de agosto, os fãs se chocaram com a notícia da morte da humorista Claudia Jimenez.    

 

Olivia Newton-John morreu aos 73 anos. A atriz e cantora foi protagonista do filme “Grease”, além do sucesso “Xanadu” e teve uma carreira de sucesso na música. Morreu na madrugada do dia 05 de agosto, aos 84 anos, de causa não divulgada, o escritor e humorista Jô Soares.   

 

Em  22 de junho, partiu Danuza Leão, de 88 anos, em decorrência de uma insuficiência respiratória. Marilu Bueno, de 82 anos, morreu dia 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Fio_Laranja.png

Ranking THE: Unifor é 1º lugar no Brasil

na área de Ciência da Computação

WhatsApp Image 2022-11-01 at 10.06.16.jpeg

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é a melhor instituição de ensino do Brasil, entre públicas e privadas, na área de Ciência da Computação. É o que diz o ranking britânico Times Higher Education (THE), um dos mais conceituados rankings educacionais do mundo.

 

O ranking THE avaliou 974 universidades em todo o mundo, considerando os seguintes critérios: ensino (o ambiente de aprendizado), pesquisa (volume, investimento e reputação), citações em artigos científicos (influência em pesquisa), projeção internacional (equipe profissional, estudantes e pesquisa) e investimento na indústria (inovação).

 

Entre as instituições privadas do Nordeste, a Unifor ficou em primeiro lugar em todos os critérios avaliados. Na categoria citações em artigos científicos, a instituição conquistou a 8ª colocação geral, entre todas as instituições de ensino, públicas e privadas, do Brasil e do mundo.  (Foto: Robério Castro)

Fio_Laranja.png

Globo estudaria demissão de Cássia Kis

após falas homofóbicas

WhatsApp Image 2022-11-01 at 16.37.48.jpeg

Cássia Kis  se tornou um nome viral no mês de outubro por conta das declarações polêmicas que fez. A atriz de 64 anos de idade, apoiadora declarada de Jair Bolsonaro (PL), fez comentários ofensivos à comunidade LGBTQIA+ e começou a reproduzir fake news.

 

A atriz, que faz parte do elenco de Travessia, novela da TV Globo, corre o risco de ser demitida, segundo a revista Veja. Ela tinha informado que o folhetim seria o último da carreira, mas a trajetória na emissora pode ser encurtada. Segundo apuração da publicação, existe a possibilidade de Glória Perez cortar a personagem feita pela atriz na produção do horário nobre.

 

Travessia, inclusive, vem sofrendo com o Ibope baixo e com o desinteresse do público pela história. Nos bastidores da novela, parte do elenco não consegue mais lidar com a presença de Cássia Kis por conta dos fortes posicionamentos.

Fio_Laranja.png

Alexa ganha opção de voz

com timbre masculino

WhatsApp Image 2022-11-01 at 09.28.41.jpeg

A Amazon lançou recentemente uma nova opção de voz para a Alexa, assistente de voz da empresa. Agora, os usuários poderão escolher entre a voz original ou a nova opção, que possui um timbre masculino e as palavras de ativação para pedir um comando continuam sendo as mesmas já existentes: “Echo”, “Amazon” e a mais conhecida de todas, “Alexa”.  


Para começar a usar o novo recurso, é necessário apenas dizer a frase “Alexa, mude de voz” ao seu dispositivo (alto-falante Echo, smartphone ou fone de ouvido da Amazon). A resposta que virá em seguida já estará com timbre masculino.   

 

 “Vale ressaltar que imitações, histórias e canções originais não estarão disponíveis nesta opção”, salientou a Amazon em comunicado. “Quando o cliente estiver ouvindo esses tipos específicos de conteúdo, a voz será a já conhecida de Alexa desde seu lançamento”.

Fio_Laranja.png

Com voo de helicóptero e caminhão decorado,

Papai Noel chega ao Shopping Iguatemi Bosque no domingo (6)

WhatsApp Image 2022-11-01 at 08.43.39.jpeg

O tradicional evento da chegada do Papai Noel, que marca o início das celebrações natalinas do Shopping Iguatemi Bosque, acontece no próximo domingo (6). A partir de 16h30, o bom velhinho sobrevoará de helicóptero diversos bairros da capital, em um trajeto com duração de 1h. Às 18 horas, o Papai Noel chega ao empreendimento e segue em um caminhão decorado, iluminado e sonorizado com músicas natalinas para um passeio pelas vias próximas ao mall.

 

"Pelo terceiro ano consecutivo, estaremos proporcionando a magia do Natal pelo céu de Fortaleza. O Noel do Iguatemi Bosque também irá percorrer as ruas da capital cearense, levando alegria e emoção para as famílias. Novamente, estamos preparando um grande espetáculo para todos aproveitarem ao máximo, sem deixar de lado o encanto e simbologia que esse período traz para nós. O dia 6 de novembro também abre oficialmente a temporada do período natalino e das festas de final de ano no comércio, aquecendo as vendas mais de um mês antes das datas oficiais, celebradas no mês de dezembro", explica a gerente de marketing do Shopping Iguatemi Bosque, Rachel Mendonça.

 

No mesmo dia, o Shopping também irá inaugurar sua decoração natalina, que este ano terá a temática direcionada para as renas do Papai Noel. A partir de segunda-feira (7), o bom velhinho estará recebendo as crianças no shopping, na Praça do Artesão (próximo à Riachuelo), piso térreo, de segunda a sábado, das 10h às 22h; já aos domingos, de 10h30 às 22h.

Fio_Laranja.png