COLUNA SOCIAL

Fio_Laranja.png

Quer estudar em Harvard?

Alunos brasileiros de lá vão te ajudar

WhatsApp Image 2024-03-01 at 11.09.35.jpeg

Brasileiros que já estudam na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, vão oferecer a partir de junho sessões gratuitas de mentoria para estudantes do Brasil que queiram ingressar na instituição. O grupo quer desmistificar a ideia de que é muito difícil conseguir vaga em uma das mais conceituadas universidades do mundo e ainda contribuir para aumentar a diversidade dos aprovados.⁣

Hoje, são 203 brasileiros em Harvard, entre estudantes e pesquisadores ou professores. Na maioria, são pessoas de renda alta, brancas e do Sudeste do País.⁣

“Os brasileiros muitas vezes se sentem incapazes, Harvard parece algo muito distante” diz Vinícius Bueno, um dos presidentes da Harvard Brazilian Association of Students and Scholars (HBASS), entidade que reúne os brasileiros na instituição e é responsável pelas mentorias. “Muito do trabalho da mentoria é emocional, de mostrar para o estudante a importância da história dele”, acrescenta. ⁣

A quantidade de estudantes que fazem graduação e pós graduação no exterior tem crescido nos últimos anos no País, o que fez surgir um mercado de empresas de consultoria para interessados em se preparar para os processos seletivos, com sessões pagas que começam no 9º ano do ensino fundamental.⁣

Fio_Laranja.png

Restaurante de Cozinha Brasileira,

Mangai anuncia abertura de unidade em Fortaleza

O restaurante Mangai inaugura sua primeira unidade, em Fortaleza. Com alto investimento, o empreendimento abriu as portas nesta semana e promete não apenas agregar ao cenário gastronômico da região, mas também impulsionar a economia local, gerando cerca de 100 empregos diretos.

 

Desde sua fundação, em 1989, na cidade de João Pessoa, Paraíba, o Mangai vem conquistando apreciadores no Brasil todo com várias operações em Natal,Brasília, Recife, João Pessoa e agora Fortaleza. 

 

"O Mangai chega a Fortaleza para oferecer uma experiência gastronômica autêntica, focada nas culinárias brasileira e nordestina. Sua proposta abrange uma variedade de mais de 200 pratos disponíveis, tanto no formato buffet, por peso, quanto a la carte. O cardápio diversificado atende desde os amantes de carne de sol e bode até os apreciadores de frutos do mar, refletindo a riqueza da gastronomia nacional. O cliente encontrará uma grande variedade em saladas, carnes e até nas sobremesas, com os famosos Gelato Mangai, encontrados em mais de 70 sabores, que se revezam diariamente", destaca o gestor do Mangai Fortaleza, Elias Vilela.

 

"Além do salão e vista privilegiada da varanda climatizada, também será possível reservar ambientes para eventos e confraternizações privadas, além de um Happy Hour caprichado", antecipa o profissional.

Fio_Laranja.png

FIEC inaugura cinco novos equipamentos

no mês de março

WhatsApp Image 2024-03-01 at 16.26.21 (1).jpeg

Neste mês de março, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) inaugura uma série de novos equipamentos de pesquisa e ensino, fortalecendo seu compromisso de formar e qualificar profissionais para a indústria cearense. Ao todo, a rede SESI SENAI Ceará ganhará mais cinco estruturas, entre elas laboratórios, a Escola SESI de Referência Roberto Proença de Macêdo e o Centro de Excelência para Transição Energética Professor Jurandir Marães Picanço Júnior.

 

"Os novos equipamentos do SENAI e do SESI Ceará representam um importante e significativo investimento da Federação das Indústrias do Estado do Ceará em inovação, educação e tecnologia, reforçando o nosso compromisso para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, principalmente com qualificação profissional e ações com foco na transição energética", afirma o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.

Fio_Laranja.png

Iguatemi Bosque recebe Circo da

Turma da Mônica e Meet and Greet

WhatsApp Image 2024-03-01 at 08.51.34.jpeg

O Parque Circo da Turma da Mônica levanta lona no Shopping Iguatemi Bosque, garantindo uma experiência repleta de diversão e atividades como piscina de bolinhas e escorregadores. A atração fica disponível no shopping do dia 02 de março até 15 de abril, e está localizada na praça Arvoredo, em frente ao Magazine Luiza, no piso L1.

 

No coração das atrações, um picadeiro foi preparado especialmente para os pequenos, proporcionando momentos de diversão. Além disso, um espaço temático com obstáculos oferecerá às crianças a oportunidade de explorar, subir e descer, garantindo uma aventura repleta de emoções.

 

A Mesinha de Atividade reserva um local especial para que os pequenos expressem toda a sua criatividade por meio de pinturas e desenhos. Nesse universo em que tudo é uma grande brincadeira, as tendas são fabulosas pula-pulas para as apresentações dos pequenos malabaristas, e alguns obstáculos devem ser transpassados com muita alegria no kid play, além é claro da aventura que só uma grande piscina colorida de bolinhas pode proporcionar.

Fio_Laranja.png

Qual produto usar primeiro:

protetor solar ou repelente?

WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.35.47.jpeg

Aplique o protetor solar em casa, aguarde 15 minutos para absorção completa. Em seguida, use o protetor solar com repelente. Só então, vista-se. Por que essa ordem? O repelente contém substâncias que repelem mosquitos. Aplicar o protetor solar ou outros produtos após o repelente pode reduzir sua eficácia.

 

Escolha repelentes com DEET ou Icaridina (25% de concentração).Reaplique o protetor solar a cada 2 horas, e o repelente a cada 4 horas. Proteja-se também com roupas compridas e calçados fechados. Protetor solar serve como repelente?

 

Sim, já existem protetor solar como repelente. Mas, o protetor solar e o repelente são produtos distintos com funções diferentes se for usar separados. Protetor solar: protege a pele dos raios ultravioleta (UV) do sol, prevenindo queimaduras solares, envelhecimento precoce e câncer de pele.

 

Repelente: afasta insetos, como mosquitos, pernilongos e borrachudos, que podem transmitir doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Alguns produtos no mercado combinam as funções de protetor solar e repelente, mas é importante verificar a concentração dos ingredientes ativos para garantir a efetividade de ambos.

Fio_Laranja.png

PIB do Brasil cresce

2,9% em 2023, diz IBGE

WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.33.22.jpeg

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 2,9% em 2023, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (1º).
 
O resultado final foi muito próximo ao de 2022, quando a atividade econômica brasileira teve alta de 3%. Mais uma vez, o último trimestre do ano mostra uma desaceleração da economia, fechando desta vez com estabilidade em relação ao trimestre anterior (0%).
 
O PIB teve dinâmicas diferentes no primeiro e segundo semestres. Na primeira metade do ano, a atividade econômica foi puxada por uma safra excepcional de grãos. Com o desempenho recorde da produção de soja e milho, a Agropecuária registrou alta de 15,1% no ano.
 
No segundo semestre, o setor de serviços, o principal da economia brasileira, permanecer resiliente e trouxe sustentação a uma desaceleração gradual da economia por conta do patamar elevado da taxa básica de juros, a Selic. Foto: Sergio Souza/Unsplash

Fio_Laranja.png

Ritmo musical, Choro é declarado

Patrimônio Cultural do Brasil

WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.17.37.jpeg

Na quinta-feira (29/02), durante a 103ª reunião ordinária, os membros do Conselho Consultivo, órgão colegiado de decisão máxima do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), aprovaram o registro da manifestação cultural no Livro das Formas de Expressão.

 

O pedido de reconhecimento foi apresentado pelo Clube do Choro de Brasília, pelo Instituto Casa do Choro do Rio de Janeiro, pelo Clube do Choro de Santos e por chorões e choronas de vários cantos do país que, por meio de abaixo-assinados de anuência e demandas diretas em superintendências do Iphan, contribuíram para o registro.

 

O presidente do Iphan e do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, Leandro Grass, ressaltou que o Choro está presente em todas as regiões do Brasil e ganha hoje um novo lugar. “Passa a ser objeto da Política do Patrimônio Cultural brasileiro. Nosso compromisso agora é torná-lo ainda mais conhecido e amado, para que possa também ser um instrumento de Educação Patrimonial”, destacou Leandro.

Fio_Laranja.png

Dia Mundial e Nacional

das Doenças Raras 

94f4829f-c2bb-4e12-b6de-4525d530efda.jpg

O Dia Mundial e Nacional das Doenças Raras é celebrado no último dia de fevereiro e tem como objetivo levar conhecimento à população e buscar incentivos para pesquisas científicas que auxiliem pacientes e seus familiares. 

 

Doença rara é aquela que afeta até 65 pessoas em cada grupo de 100 mil indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2 mil indivíduos. O número exato de doenças raras não é conhecido, mas a estimativa é que existam até 8 mil tipos diferentes de doenças raras em todo o mundo. 

 

As doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição. Geralmente, as doenças raras são crônicas, progressivas e incapacitantes. 

 

Você sabia que a Anvisa tem procedimentos especiais para o desenvolvimento e registro de medicamentos para doenças raras? 

 

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 205/2017 estabeleceu mecanismos para encurtar os prazos de análise. Antes dela, não existia nenhuma regulamentação específica para a aprovação de ensaios clínicos, certificação de boas práticas, fabricação e registro de novos medicamentos para doenças raras. Alguns requisitos foram flexibilizados, mas sem comprometer a qualidade, a segurança e a eficácia dos medicamentos. 

Fio_Laranja.png

Turma da Mônica terá revista voltada

a combater preconceito contra pessoas idosas

WhatsApp Image 2024-02-28 at 22.21.06.jpeg

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Instituto Mauricio de Sousa acabam de firmar uma parceria que irá viabilizar a produção de uma revista com personagens da Turma da Mônica com o intuito de sensibilizar crianças e adolescentes sobre envelhecimento, inclusão e solidariedade.

 

O objetivo da cooperação é aproximar duas diferentes gerações na luta contra o preconceito: os jovens de 6 a 15 anos, que têm o Estatuto da Criança e do Adolescente como norte para a garantia de direitos; e as pessoas com 60 anos ou mais, que contam com o Estatuto da Pessoa Idosa para a preservação de suas dignidades.

 

Personagens que há mais de 60 anos fazem parte do imaginário brasileiro, a Mônica e sua turma serão o meio para esse diálogo. Depois de abordar outros temas de direitos humanos como o próprio ECA e as questões ligadas à juventude, pela primeira vez a intergeracionalidade será tratada diretamente pelo Instituto.

Fio_Laranja.png

Roberto Carlos fará megashow

no Maracanã. Saiba detalhes!

WhatsApp Image 2024-02-29 at 10.05.11.jpeg

Apesar de ter interrompido uma tradição que já perdurava por 18 anos, com o cruzeiro Emoções em Alto Mar, Roberto Carlos seguirá reinando em terra firme! O artista de 82 anos, cada vez mais cheio de projetos, desenvolve um megaevento com sua equipe, para acontecer em dezembro.

 

Primeiramente, o plano é que a apresentação seja transmitida ao vivo e transformada em seu tradicional especial de fim de ano na emissora. Vale ressaltar que o Rei não se apresenta no estádio desde 2009.

 

Antes do show comemorativo, entretanto, no próximo mês de abril, mais precisamente na data de seu aniversário, no dia 19, Roberto Carlos dará início à sua nova turnê. Para celebrar os 50 anos de parceria com a Globo, o artista fará um showzaço no Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Fio_Laranja.png

Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento prorroga inscrições

parra o Curso de Formação em Música 

WhatsApp Image 2024-02-29 at 20.04.29.jpeg

O Projeto Cultivando Talentos, desenvolvido pela Fundação Beto Studart em parceria com o Conservatório de Música
 Alberto Nepomuceno desde 2009, está com inscrições abertas para o Curso de Formação em Música. Ao todo são 50 vagas, 25 para aulas de canto e 25 para violão. O público alvo do projeto são adolescentes e jovens de 14 a 24  anos, residentes em Fortaleza e Região Metropolitana, e que estudam ou tenham concluído os estudos em Escolas da Rede Pública de Ensino, ou bolsistas de escolas particulares em situação de vulnerabilidade social.


Os interessados podem se inscrever até 10 de março, no site www.fbst.org.br ou presencialmente no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. A sétima turma do Projeto Cultivando Talentos foi aprovada pelo Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura PRONAC 222985. O Projeto tem como patrocinadores as seguintes empresas: Lunelli, Ranco Embalagens, Termaco, Durametal, Halex Istar e Cerbras e como parceiros: o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e a empresa BG Soluções Sociais. Os inscritos terão direito a transporte, material didático, lanche e camisa do projeto. 


Em caso de dúvidas relacionadas ao Edital, entrar em contato pelo e-mail:
paula@fbst.org.br ou pelos telefones: (85) 3459-9292, das 8:30 às 12:30 e (85)

3231-8595, das 9:00 às 18:00 .

Fio_Laranja.png

A Música Como

Terapia para Demência 

WhatsApp Image 2024-02-29 at 08.55.00.jpeg

A música tem se revelado uma abordagem promissora no tratamento de pacientes com demência, doença cada vez mais persistente em idosos. Esta técnica, que envolve o uso da música como ferramenta terapêutica, oferece não apenas entretenimento, mas também benefícios na melhoria da qualidade de vida desses indivíduos.

 

Gerry Paley, residente na Irlanda e diagnosticado com demência há aproximadamente oito anos, é um exemplo vivo do impacto positivo que a música pode ter. Antes limitado em suas atividades devido à doença, Gerry encontrou na música uma nova forma de expressão e interação social. Sua esposa, Nuala Paley, destaca a importância da música na vida de Gerry, lembrando seus dias como DJ e o quanto a música sempre fez parte de sua essência.


O envolvimento de Gerry com grupos de apoio e atividades musicais, como o canto de canções relacionadas à demência, ilustra como a terapia musical pode ser inclusiva e benéfica para pacientes de diversas idades e estágios da doença. A musicoterapia proporciona momentos de alegria e reminiscência, essenciais para o bem-estar emocional e cognitivo desses pacientes.

 

A demência, caracterizada por ser uma síndrome progressiva que impacta memória, pensamento e comportamento, representa um desafio para pacientes, que são principalmente idosos, e seus familiares. No entanto, a terapia musical surge como um recurso valioso, capaz de proporcionar momentos de paz e felicidade. Anastácio, combinando sua experiência em música com a pesquisa sobre envelhecimento, destaca a importância de abordagens terapêuticas que focam no indivíduo e suas experiências de vida, reforçando a música como uma poderosa ferramenta de cuidado.

Fio_Laranja.png

TRE-CE oferta serviços eleitorais

para a população na Unifor

WhatsApp Image 2024-02-28 at 22.42.24.jpeg

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods), em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), mantida pela Fundação Edson Queiroz, realizará ação itinerante na instituição de ensino. Visando beneficiar a população com os serviços eleitorais, a programação ocorre entre os dias 19 de fevereiro e 1° de março, das 8h às 14h.

 

O posto de atendimento ficará no Escritório de Prática Jurídica (EPJ), localizado no Bloco Z (Térreo). A ação disponibilizará para os(as) eleitores(as) serviços como alistamento, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados, cadastramento da identificação biométrica e segunda via do título.

Fio_Laranja.png

Portugal flexibiliza lei

para facilitar acesso à cidadania

WhatsApp Image 2024-02-28 at 11.19.59.jpeg

Dando continuidade a uma série de mudanças na lei para se garantir nacionalidade a estrangeiros, Portugal agora alterou as regras para contagem do tempo de residência exigido para ter acesso à naturalização. Sancionada pelo presidente Marcelo Rebelo de Souza no último sábado (24) a norma entrará em vigor após a publicação no Diário da República e deve facilitar a naturalização de brasileiros no país.

 

Para ter o direito, os estrangeiros precisam comprovar ter vivido pelo menos cinco anos em território português de forma legal. Mas a diferença agora é que a regra prevê a inclusão do tempo em que os imigrantes estiveram à espera da regularização, começando a contar esse prazo a partir da manifestação de interesse para obter o título de residência.

 

Diferente do visto, que pode ser de trabalho ou estudo e é solicitado ainda no Brasil, o título de residência é a permissão para morar no país de forma legal. Uma vez obtida a permissão, o estrangeiro está autorizado a morar em Portugal, por um tempo determinado, conforme a autorização. Como muitas vezes demorava até dois anos para ser concedido o titulo de residência, a pessoa perdia esse tempo de espera, que agora passam a ser considerados. (infomoney)

Fio_Laranja.png

A Central de atendimento a Mulher recebeu

1.558 ligações diárias em 2023

WhatsApp Image 2024-02-28 at 11.16.12.jpeg

A central de atendimento à Mulher 180 recebeu, ao longo do ano de 2023, um total de 568,6 mil ligações, o que equivale a 1.558 ligações diárias. A procura maior foi proveniente da Região Sudeste, com 288 mil chamadas, seguida da Região Nordeste, com quase 137 mil ligações. Já as regiões Norte e Centro-Oeste totalizaram pouco mais de 40 mil chamadas e a Região Sul, 57 mil.

 

O ano de 2023 foi marcado pela reestruturação e maior divulgação da Central em campanhas de utilidade pública. A partir do mês de abril, o Ligue 180 também passou a ter um canal de atendimento exclusivo no whatsapp e, até dezembro, foram recebidas 6.689 mensagens com pedidos de informações ou apresentação de denúncias 

 

“O Ligue 180 é um canal que orienta as mulheres sobre os mais diversos direitos que elas têm, além dos serviços especializados que estão mais próximos dela. Às vezes a mulher tem medo de seguir em frente com uma denúncia, porque ela acha que vai perder a casa ou a guarda dos filhos, por exemplo. Então as atendentes do canal repassam informações importantíssimas para que as vítimas se sintam seguras e acolhidas”, ressalta Ellen Costa, coordenadora-geral da Central de Atendimento à Mulher.

Fio_Laranja.png

O Estado do Ceará participa da maior

feira de Turismo de Portugal

WhatsApp Image 2024-02-28 at 10.53.38.jpeg

De 28 de fevereiro e 3 de março, o Ceará participa da 33ª edição da maior feira de turismo em Portugal, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Realizado anualmente no Parque das Nações, o evento reúne destinos, empresas do segmento, investidores e visitantes estrangeiros.

 

Com estande próprio, a participação do Governo do Ceará irá reforçar os atrativos do destino em diversos segmentos: sol e praia, ecoturismo, turismo de luxo e religiosidade. O espaço de 40m² expõe fotos e vídeos das principais regiões turísticas do estado, além do artesanato cearense, com destaque para peças do Mestre da Cultura Espedito Seleiro.

 

De acordo com a titular da Secretaria do Turismo (Setur), Yrwana Albuquerque, Portugal é um dos mercados prioritários para o estado. “Na Europa, podemos destacar Portugal como porta de saída do continente para o nosso destino. Por essa razão e pela excelente conectividade que temos, esse é um dos mercados prioritários para o Ceará”, aponta.

Fio_Laranja.png

Faustão: por que foram necessários

dois transplantes? Especialista explica

WhatsApp Image 2024-02-28 at 10.13.37.jpeg

Após passar por um transplante cardíaco em agosto do ano passado, o apresentador Faustão se submeteu novamente a um novo transplante, dessa vez de rim. O procedimento foi realizado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, na segunda-feira (26/2), sem intercorrências, segundo boletim médico divulgado pela instituição.   

 

Não é incomum que um paciente precise passar por um transplante renal após um transplante prévio. "Uma pequena parcela de transplantados, cerca de 16% a 17%, pode precisar de um transplante de rim depois da primeira operação", estima o nefrologista Joel Russomano Veiga, professor do curso de medicina no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac), ao Correio.

 

De acordo com o especialista, o uso de imunossupressores, medicamentos que "enfraquecem" o sistema imunológico a fim de evitar que o corpo rejeite o órgão transplantado, afeta a função renal. Essas substâncias são inclusive consideradas nefrotóxicas, ou seja, com potencial de causar lesão nos rins.

 

Os rins filtram o sangue e retiram dele substâncias nocivas para o organismo. Se o paciente já tem uma doença renal crônica, como era o caso de Faustão, os órgãos perdem grande parte de sua função, sendo necessário receber um novo rim. Isso também pode ocorrer no caso de infecções ou hipertensão desenvolvidas após um transplante, o que pode vir a afetar a função renal, aponta o médico.

Fio_Laranja.png

Advance e Slogan concluem handover

de Normatel e Mercadinho São Luiz

WhatsApp Image 2024-02-28 at 17.18.59.jpeg

No cenário dinâmico da publicidade, a Advance, uma das maiores agências independentes do país, anuncia com entusiasmo a bem-sucedida incorporação de novos clientes através da estratégica parceria com a Slogan Propaganda. Esse processo, iniciado em dezembro do ano passado, culminou em uma transição planejada, trazendo marcas de peso como Mercadinho São Luiz e Normatel para o já robusto portfólio da Advance.

 

A Slogan Propaganda, reconhecida por seu trabalho "taylor made" centrado na essência do trabalho criativo, redirecionou seu core business para novos formatos de projetos. Essa reestruturação estratégica possibilitou a consolidação de uma parceria sinérgica, na qual a Advance assumiu a operação publicitária da Slogan.

 

A Sócia-Diretora da Advance, Eliziane Colares, destaca a importância da imersão na cultura dos novos clientes para acelerar a implantação dos novos fluxos, com o mínimo de atrito e garantia de resultados rápidos. "O processo de incorporação ocorreu de forma planejada, com a participação de executivos estratégicos da Slogan, que passaram a fazer parte do time da Advance. Essa integração de times facilitou o mergulho na cultura dos novos clientes,  acelerando o conhecimento das dinâmicas de cada um, proporcionando agilidade e a segurança da excelência nos resultados."

Fio_Laranja.png

Especialistas aprovam a Terapia

do Abraço em hospitais neo-natal

WhatsApp Image 2024-02-28 at 08.38.38.jpeg

No coração da cidade argentina de Córdoba, uma iniciativa está transformando a vida de bebês prematuros e aqueles nascidos em contexto de vulnerabilidade. O Hospital Materno Provincial de Córdoba implementou um programa de terapia do abraço, onde voluntários dedicam horas a segurar bebês que, por diversos motivos, encontram-se distantes de seus pais.

 

A ciência já comprovou que o contato humano imediato, especialmente o ato de segurar bebês, acelera seu desenvolvimento neurológico, auxilia no ganho de peso, facilita a adaptação ao ambiente externo e promove um sono mais tranquilo. Esses benefícios são perceptíveis não apenas em estudos, mas também na prática, ao observar a reação dos bebês ao toque humano.

 

Em situações onde pais não podem estar presentes devido a trabalho, problemas de saúde, encarceramento ou até mesmo óbito, o hospital conta com uma equipe de “abraçadores” voluntários. Esses voluntários, que totalizam 50 pessoas, entre elas 49 mulheres e 1 homem, revezam-se em turnos de 2 horas, proporcionando aos bebês o calor humano e o conforto de que necessitam.

 

A demanda para participar desse ato de amor é alta, com uma lista de espera de 200 candidatos. Irma Castro, uma professora aposentada e uma das voluntárias, expressa seu desejo de assegurar que os bebês se sintam amados desde o nascimento.

Fio_Laranja.png

Madelein “Gloria” Månsson é

nomeada a DJ mais idosa da Suécia

WhatsApp Image 2024-02-27 at 22.35.03.jpeg

Nomeada a DJ mais idosa da Suécia, Madelein “Gloria” Månsson, mais conhecida como DJ Gloria, ficou famosa em seu país e tem uma legião de fãs. Ao Estadaocultura, ela conta sua história inspiradora, permeada por reviravoltas e, sobretudo, coragem para inovar.

 

Ainda jovem, começou a carreira como modelo e, posteriormente, firmou-se como designer de moda. Aos 50, venceu um concurso de modelos de mais de 40 anos. Após os 60, aprendeu aeróbica, cursou educação física, passou a discotecar e hoje é proprietária de uma boate voltada para o público 50+.

 

Começou a carreira nas pick ups há pouco mais de 15 anos, após o luto pela morte do marido. Buscando um ponto de encontro em comum, criou sua própria “balada” – permitida apenas para o público maior de 50 anos. “As pessoas precisam mostrar identidade para entrar”, diz.

 

Antes de pensar em se tornar DJ, ainda nos anos 1980, ela morou no Rio de Janeiro. Veio para o Brasil como turista e decidiu que voltaria para ficar, “talvez por um ano”, conta. Não contava se apaixonar por um brasileiro, seu primeiro marido, com quem teve uma filha, Anna, que hoje é sua parceira de negócios.

Fio_Laranja.png

FIEC e Secretaria de Proteção Social firmam termo

de cooperação técnica para  jovens no Ceará

WhatsApp Image 2024-02-27 at 22.06.43.jpeg

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do SENAI Ceará, e a Secretaria de Proteção Social (SPS) firmaram, na terça-feira (27/02), um termo de cooperação técnica para a oferta de cursos profissionalizantes a jovens em situação de vulnerabilidade social no Ceará.

 

O acordo entre as duas instituições foi assinado pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e pela Secretária de Proteção Social, Onélia Santana, em reunião na Casa da Indústria. Também participaram do encontro o Secretário-executivo da SPS, Paulo Guedes, o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, e a Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC (CIN), Karina Frota.

 

O termo prevê a realização de qualificações profissionais nas áreas de Tecnologia da Informação e da Comunicação e de Energias Renováveis. 

 

Para Ricardo Cavalcante, a parceria entre a Secretaria de Proteção Social e a FIEC vai de encontro à missão da entidade de oferecer capacitação à população, preparando profissionais para atuarem nos setores produtivos cearenses.

Fio_Laranja.png

Bala da arma que matou John Lennon,

dos Beatles, vai ser leiloada na Inglaterra

WhatsApp Image 2024-02-27 at 11.17.50.jpeg

Uma bala da arma que matou o cantor John Lennon, dos Beatles, vai à leilão nesta quinta-feira (29), na Inglaterra, pela casa Anderson & Garland. Os fãs da banda poderão disputar a compra do item que foi dado de presente pelo Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) ao policial Brian Taylor, de Northumbria. A bala que será leiloada não foi a munição que matou John Lennon, mas saiu da mesma arma.

 

Brian Taylor conseguiu o objeto depois de fazer uma visita ao NYPD e receber uma autorização para fazer o disparo controlado da arma usada por Mark Chapman para assassinar John Lennon em 1980. O item foi mantido pelo policial até seus últimos dias de vida e entrou para a lista de produtos para leilão após a morte do agente. 

 

De acordo com a BBC, intensas pesquisas da casa de leilão “Anderson & Garland” garantem que a bala é genuína e realmente foi disparada pela arma que matou o ex-Beatle. Em entrevista, o diretor da casa de leilão afirmou que espera que a venda movimente uma legião de colecionadores de produtos relacionados ao Beatles, especialmente por ser de um lote único e inusitado. Fonte: Alô Alô Bahia.

Fio_Laranja.png

Após ser internado, Faustão passa por transplante

de rim e está em observação, diz hospital

169316371264eba0c02c7aa_1693163712_3x2_md.jpg

O apresentador Fausto Silva, popularmente conhecido como Faustão, passou por um transplante de rim na segunda-feira (26/2). A informação foi confirmada pelo Hospital Israelita Albert Einstein nesta terça-feira.

 

Segundo o comunicado, Faustão foi internado no domingo (25/2), em “preparação para um transplante de rim, em função do agravamento de uma doença renal crônica”. Antes de o apresentador dar entrada no hospital, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo notificou o Albert Einstein sobre o órgão e foram realizados exames de compatibilidade.

 

Não há informações sobre a necessidade de internação em unidade de terapia intensiva, como ocorreu quando o apresentador fez o transplante de coração. No entanto, ele segue “em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico”.

Fio_Laranja.png

Programa gratuito para formação de

jovens e adultos está com inscrições abertas

WhatsApp Image 2024-02-27 at 11.15.49.jpeg

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia.

 

Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui duas unidades industriais – sendo um parque industrial de três mil hectares de área em Quixeré/CE, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém/CE. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

Fio_Laranja.png

Natiruts anuncia fim da

banda com turnê de despedida pelo Brasil

WhatsApp Image 2024-02-27 at 11.13.29.jpeg

O Natiruts anunciou a turnê de despedida Leve Com Você nesta terça-feira (26/2). O grupo liderado pelo vocalista Alexandre Carlo vai encerrar a carreira musical de quase três décadas com 20 shows pelo Brasil.

 

“Saber encerrar algo em um momento em que você está bem é importante. A trajetória que percorremos até aqui é o que nos possibilita isso. Existe uma ideia de missão cumprida e a vontade de viver a experiência da despedida próximos do nosso público”, comenta Alexandre Carlo.  

 

 Durante a trajetória artística, o Natiruts lançou 11 álbuns, fez mais de 1.500 shows e acumula, até o momento, 2,5 bilhões de visualizações nas plataformas musicais. O nome da turnê, Leve Com Você, é um tributo ao single lançado pela banda em 2002.

Fio_Laranja.png

Um passo para o futuro

startup impulsiona investimentos sociais

WhatsApp Image 2024-02-27 at 11.10.18.jpeg

Fundada em 2017, a startup Simbi tem se destacado no mercado pela sua abordagem na gestão do investimento social de empresas. Utilizando tecnologia avançada, a Simbi oferece uma plataforma inteligente que gerencia dados de mais de 215 mil iniciativas sociais, facilitando a pesquisa, análise e administração de verbas, tanto diretas quanto incentivadas por leis fiscais. Este sistema não apenas promove a eficiência na alocação de recursos, mas também movimenta significativamente o setor, gerindo cerca de R$ 500 milhões em 2023, um aumento de 80% em seu faturamento recorrente.

 

A inovação mais recente da Simbi é o Mapa de Demanda Social (MDS), que integra dados como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), e a análise dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta ferramenta permite às empresas uma compreensão precisa das necessidades locais, otimizando o impacto de seus investimentos em áreas como educação, saúde e meio ambiente.

 

A Simbi se estabeleceu como um player essencial no ecossistema de investimento social, demonstrando um crescimento impressionante em 2023 e solidificando sua posição como líder na otimização de investimentos sociais para empresas conscientes do seu papel na sociedade. . (Foto: Yan Krukau/Pexels)

Fio_Laranja.png

Ricardo Cavalcante é anunciado como novo

Diretor Institucional do IEL Nacional

WhatsApp Image 2024-02-27 at 11.02.41.jpeg

O Presidente da FIEC e Vice-Presidente Executivo da CNI, Ricardo Cavalcante, foi anunciado como novo Diretor Institucional do IEL Nacional, durante a reunião de Diretoria da  Confederação Nacional da Indústria (CNI). A informação foi compartilhada pelo Presidente da CNI, Ricardo Alban. Ricardo Cavalcante irá atuar junto ao Sesi e Senai Nacional, fortalecendo a estrutura do sistema S da indústria brasileira.

 

O Instituto Euvaldo Lodi prepara empresas brasileiras para um ambiente de alta competitividade. Presente em todo o território nacional, oferece soluções customizadas em gestão corporativa, educação empresarial e desenvolvimento de carreiras.

Fio_Laranja.png

Sem movimento dos braços, brasileira

vira maquiadora e viraliza nas reds sociais

WhatsApp Image 2024-02-27 at 10.18.17.jpeg

Clélia Rodrigues, aos 29 anos, tem transformado sua condição física em uma fonte de inspiração para milhares na internet. A maquiadora, nascida com contraturas que limitam o movimento de seus braços, aprendeu desde cedo a realizar tarefas cotidianas com a boca, inclusive a arte da maquiagem, que hoje define sua carreira.

 

Desde pequena, na cidade de Teixeiras (MG), Clélia se destacava na escola pela rapidez com que conseguia escrever no caderno usando a boca, uma habilidade desenvolvida por necessidade que se mostrou fundamental em sua jornada. Além disso, a paixão pela cozinha e o prazer de preparar refeições para a família também foram marcantes, apesar das dificuldades físicas para cortar alimentos.

 

A transição da maquiagem de um hobby para profissão foi natural para Clélia. Influenciada pela mãe, Rita, que trabalhava com beleza em Teixeiras e, posteriormente, em Visconde do Rio Branco (MG), Clélia viu na maquiagem uma forma de expressão e liberdade. Sua habilidade única logo chamou a atenção na internet, onde acumulou mais de 15 milhões de curtidas e colaborou com grandes nomes do setor, como Bianca Andrade da Boca Rosa Beauty e Mari Maria da Mari Maria Makeup.

 

O reconhecimento veio após um vídeo postado por Clélia no TikTok, mostrando o contraste entre sua vida pessoal e profissional, viralizar com mais de 4,6 milhões de visualizações. O conteúdo autêntico e inspirador rapidamente conquistou milhares de seguidores, mostrando a Clélia em sua rotina diária contrastando com sua habilidade extraordinária como maquiadora.

 

A artrogripose múltipla congênita, explicada pelo ortopedista pediátrico Rafael Yoshida da AACD, é caracterizada por contraturas em diversas articulações, sem alterações neurológicas. Com mais de 400 patologias associadas, as causas podem variar desde genéticas até condições maternas e falta de espaço no útero. Clélia, desde o nascimento, enfrentou essas limitações físicas com determinação e criatividade.

Fio_Laranja.png

Dor abdominal, inchaço e gases:

conheça os sintomas da diverticulite

WhatsApp Image 2024-02-26 at 08.33.48.jpeg

A diverticulite, ou doença diverticular, é uma inflamação que acontece em pontos do intestino grosso. A doença é caracterizada pelos divertículos, pequenas saliências que se formam na parede do órgão.   

 

Ainda não existe uma causa definida para o surgimento dos divertículos, que estão presentes em aproximadamente 30% das pessoas acima de 50 anos e em 70% dos pacientes entre 80 e 90 anos.  

 

 No entanto, pesquisas recentes apontam que o desenvolvimento deles está associado ao envelhecimento, obesidade, falta de exercícios físicos e dieta pobre em fibras e água. Ter um parente com o problema de saúde também aumenta as chances de ser acometido pelo problema.

 

“Em muitos casos, a presença dessas estruturas é assintomática. O problema surge quando alguns pedaços de fezes se acumulam dentro delas, levando à proliferação de bactérias que geram infecção”, explica o cirurgião-geral André Augusto Pinto, da Clínica Gastro ABC. 

Segundo ele, a diverticulite é bastante comum no mundo ocidental, com incidência estimada em um terço das pessoas acima dos 45 anos e 50% no grupo com mais de 80 anos. Fonte: Metrópoles

 

Os principais sintomas da diverticulite são:
Náusea;
Dor abdominal, especialmente do lado esquerdo;
Alterações intestinais (diarreia ou prisão de ventre);
Sangue nas fezes;
Inchaço;
Gases.

Fio_Laranja.png

Fernanda Gentil sofre paralisia

facial e alerta: "Ouçam os sinais" 

fernanda-gentil-sofre-paralisia-facial-e-alerta-oucam-os-sinais_widelg.jpg

A jornalista Fernanda Gentil compartilhou com seus seguidores um diagnóstico que vem sofrendo: a paralisia facial. Em um vídeo divulgado em seu canal do YouTube, a ex-repórter da Globo descreveu o momento em que percebeu os primeiros sintomas da condição. 

 

“Quando ele chegou, eu obviamente agarrei ele, abracei, beijei, espremi, e senti que fiquei com a boca meio dormente. Passou aquela euforia toda, esqueci, distrai”, disse Fernanda, referindo-se ao reencontro com seu filho Gabriel, de 7 anos. A situação se agravou no dia seguinte, durante o trabalho. “Comecei a mandar vários beijos e não saia, a boca não firmava, sabe?”, ela explicou, notando que algo não estava certo.

 

A preocupação aumentou quando percebeu que metade de seu rosto não respondia como deveria. “Percebi que o lado da esquerda, que era justamente o que estava incomodando a minha boca, não estava correspondendo com o lado da direita”, relatou. Após conversar com sua esposa, Priscila Montandon, Fernanda buscou orientação médica.

 

O diagnóstico veio após uma chamada de vídeo com um médico e uma visita ao hospital: Paralisia de Bell, uma paralisia parcial do rosto. “Não tem uma origem certa do que pode causar, tem várias opções. Estresse pode ser uma delas, mas também é uma possibilidade o vírus da herpes, que eu tenho [no meu corpo]”, Fernanda revelou, aproveitando para conscientizar sobre a importância de atentar aos sinais do corpo. 

 

“É para alertar vocês a ouvirem muito os sinais do corpo de vocês. Não silenciarem nada, não negarem nada, fingirem que não estão vendo. Não vai eliminar esse problema, muito pelo contrário, vai aumentar esse problema. Então se você tem uma coisa que você acha que não está legal, vai procurar uma ajuda, uma orientação médica, para você investigar”, aconselhou.

Fio_Laranja.png

Chef brasileira assume a cozinha do restaurante

do Museu do Louvre, em Paris

WhatsApp Image 2024-02-26 at 10.11.11 (1).jpeg

A história de Alessandra Montagne começa na comunidade do Vidigal, onde nasceu e foi abandonada pelos pais ainda bebezinha. De lá, foi levada para viver com os avós na pequena Poté, em Minas Gerais. Aos 22 anos embarcou para Paris de chinelo no pé e sem fazer ideia de que sua vida iria mudar completamente.

 

Alessandra está à frente de dois restaurantes na Cidade Luz, o Tempero e o Nosso, e tem ninguém menos que Alain Ducasse como seu padrinho na gastronomia, inclusive ele é o responsável em convidar a chef para assumir a operação de um dos restaurantes do Museu do Louvre pelos próximos 10 anos.

 

Mas para chegar até aqui, a história não foi fácil. Resiliente, focada e com talento de sobra, a chef afirma que parecem duas vidas diferentes – uma antes de ir para a França e a outra depois. E são.

 

Em Paris, Alessandra enfrentou desafios, mas também encontrou oportunidades. Após se matricular na Médéric, uma renomada escola de gastronomia, e receber influência de chefs como Adeline Grattard, ela abriu o próprio restaurante, o Tempero. Sendo assim, ela conquistou rapidamente o paladar dos parisienses com a culinária francesa com toques brasileiros.

 

O sucesso do Tempero chamou a atenção de grandes nomes da gastronomia, incluindo Alain Ducasse, que se tornou um mentor para Alessandra. Agora, ela se prepara para assumir um novo desafio como chef de um dos restaurantes do Museu do Louvre, ao lado de outros chefs renomados como Jessica Prealpato, Florent Ladeyn, Pascal Rigo, Arnaud Chevalier e Vivien Durand.

Fio_Laranja.png

Homenagem a Daniel Alves é retirada

do museu do Bahia após condenação

WhatsApp Image 2024-02-26 at 08.28.33.jpeg

Uma imagem de Daniel Alves foi retirada do museu do Bahia, localizado na Arena Fonte Nova, em Salvador, de acordo com informações divulgadas pelo Globo Esporte. A foto do baiano natural de Juazeiro ficava entre os registros de Mailson e Leone e logo acima de Léo Oliveira, e estava no local desde junho de 2022, quando o equipamento foi inaugurado.

 

A medida vem após o ex-jogador ter sido condenado por agressão sexual a uma mulher de 23 anos, em uma boate de Barcelona, na Espanha, em 2022. A sentença foi divulgada no último dia 22 de fevereiro.

 

Levando em consideração as categorias de base e profissional, Daniel Alves defendeu o Bahia de 1998 a 2003, quando foi vendido ao Sevilla, da Espanha. Pelo clube, o ex-jogador conquistou a Copa do Nordeste em 2002.

Fonte: Alô Alô Bahia

Fio_Laranja.png

Antônia Bezerra aos 76 anos, transforma hortaliça Amazônica

em suplemento proteico

WhatsApp Image 2024-02-26 at 10.15.30.jpeg

Tal proesa inovadora tem sido realizada através de sua startup, a Amazon Bioprotein. Com o projeto ainda na fase de ideação, a empresa planeja lançar seu produto até o fim de 2024, marcando um significativo avanço na indústria de suplementos naturais.


O ambiente familiar de Bezerra desempenhou um papel crucial em seu caminho para o empreendedorismo. Seu filho é fundador da startup YBYRÁ Biodesign e a filha, Erika, CEO da Associação Amapaense de Tecnologia (AMAPATEC). Desse modo, foi a união da paixão pela culinária, que começou em 1982 com a casa de chá Só Delícia, e o estímulo acadêmico enquanto estudava nutrição, que levaram Bezerra a explorar o ecossistema de startups.

 

O cariru, uma folha rica em proteínas e sustentável, destacou-se como a matéria-prima ideal para o suplemento da Amazon Bioprotein. Com suas propriedades naturais e uma composição proteica superior a outras fontes convencionais, o cariru representa uma solução inovadora para o mercado de suplementos.

 

Com o auxílio de sua filha, Erika, e do ecossistema local de startups, Bezerra está desenvolvendo a Amazon Bioprotein. O projeto já conseguiu um investimento inicial do Sebrae, garantindo um suporte financeiro mensal de R$ 6.500 para o desenvolvimento do negócio, demonstrando o potencial e a confiança na iniciativa de Bezerra.

 

Antônia Bezerra prova que a idade é apenas um número quando se trata de inovação e empreendedorismo. Sua jornada para criar uma startup de suplementos a partir do cariru não apenas destaca a viabilidade de práticas sustentáveis na indústria de suplementos, mas também serve como inspiração para empreendedores de todas as idades.  — Foto: PEGN

Fio_Laranja.png

Starbucks da China lança

café com sabor de porco

WhatsApp Image 2024-02-21 at 23.12.19.jpeg

A franquia de cafeteria da Starbucks lançou recentemente uma bebida excêntrica para integrar o cardápio de suas unidades localizadas na China: trata-se do "Latte Saboroso de Ano Abundante", criado em homenagem ao atual ano chinês, que, segundo as crenças do zodíaco chinês, é regido pelo porco. 

 

Para fazer referência a essas crenças nacionais, a bebida é feita não só com café expresso e leite vaporizado, o que é tradicional para lattes, mas também com molho de carne de porco refogada. "Para celebrar o Ano Novo Lunar, 25 lojas em toda a China lançaram bebidas por tempo limitado que apresentam perfis de sabores locais e destacam os costumes tradicionais", comentou a Starbucks em um anúncio.

 

O produto temático está sendo vendido por 68 yuan, que é equivalente a cerca de 46 reais na cotação atual. Em suas redes sociais, a empresa descreveu o sabor da bebida como "inesperado". Já Marc Stewart, repórter da CNN que atua como correspondente na China e experimentou o café, apontou que ele era "agridoce".

Fio_Laranja.png

Europeus permanecerão mais tempo

no Brasil em 2024, diz pesquisa

WhatsApp Image 2024-02-24 at 10.28.33.jpeg

Turistas europeus são os que permanecerão em média mais tempo durante viagens ao Brasil no 1º trimestre de 2024, com um total de 21 noites. É o que aponta pesquisa da ForwardKeys, empresa espanhola especializada na análise de dados do mercado aéreo, sobre tendências dos visitantes internacionais no país neste ano.

 

Segundo nota publicada no site do Ministério do Turismo, o estudo prevê uma alta de 21% nas chegadas de estrangeiros no território brasileiro, na comparação com a mesma época de 2023. 

 

 A avaliação da ForwardKeys referente às regiões brasileiras procuradas pelos estrangeiros revela, por exemplo, que, no Nordeste, vai haver uma alta de 36% no número de visitantes que passarão de 6 a 8 noites nos destinos na comparação com os três meses iniciais de 2023. As estadias entre uma e duas semanas (9 a 13 noites) na região apresentam um aumento de 7%, enquanto as permanências superiores a 14 noites se mantêm estáveis (+1%).

Fio_Laranja.png

Especialistas apontam que suco de

uva integral é melhor que vinho

WhatsApp Image 2024-02-24 at 10.03.30.jpeg

Provavelmente, você já ouviu alguém dizer que beber uma taça de vinho por dia faz bem à saúde. No entanto, apesar de ser considerada saborosa para muitos, a bebida deve ser consumida com bastante moderação, já que o álcool traz diversos malefícios para o organismo e também pode causar dependência. E, para quem busca benefícios em uma bebida, o suco de uva integral surge como uma opção mais saudável.

 

De acordo com Edson Credidio, nutrólogo e doutor em ciência de alimentos pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o componente principal do vinho e do suco é a uva, portanto, muitos dos nutrientes são semelhantes. Basicamente, as bebidas são compostas por carboidratos (muito mais no suco do que no vinho seco) vitaminas e minerais como cálcio, potássio e ferro, além de antioxidantes. "Ambos possuem compostos polifenólicos que estão associados à redução dos processos inflamatórios e do estresse oxidativo. Por isso, trocar o consumo de vinho por suco de uva integral é recomendado", afirma.

 

Um copo americano de 165 ml) contém 143 kcal. Já a mesma quantidade de suco de uva integral, sem adição de açúcar, tem 95 kcal.Como os nutrientes de ambas as bebidas são semelhantes, os benefícios para a saúde também são. No entanto, por não ter álcool, o suco de uva integral é mais saudável e não causa dependência.

 

A bebida integral contém antioxidantes que estão associados à diminuição do risco de diversas doenças. Entre eles, destaca-se principalmente o resveratrol, importante para combater os radicais livres do organismo. Essas substâncias nocivas causam danos às células e contribuem para o desenvolvimento de doenças cardíacas, câncer e outros problemas de saúde. A presença dos antioxidantes pode prevenir ou até mesmo reverter esses danos.

Fio_Laranja.png

Pesquisa Unifor: Capacete Elmo auxilia tratamento

e insuficiência respiratória hipoxêmica ligada à Covid-19

e39a2d69-60b6-4b58-9f12-3aeb1947297e.jpg

A Covid-19 é uma enfermidade que possui a capacidade de comprometer o funcionamento dos pulmões. Por isso, diversos estudos que se debruçam sobre a enfermidade buscam mitigar os efeitos negativos causados no sistema respiratório. Foi por meio de um desses trabalhos que surgiu o capacete Elmo, equipamento que ajudou a salvar milhares de vidas na pandemia.

 

Dentro desse contexto, o pesquisador Geraldo Bezerra, professor do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, produziu o artigo intitulado “ELMO CPAP: an innovative type of ventilatory support for COVID-19-related acute respiratory distress syndrome” (“ELMO CPAP: um tipo inovador de suporte ventilatório para a síndrome do desconforto respiratório agudo relacionada à COVID-19”, em tradução livre).

 

O estudo avalia se o uso do Elmo — capacete de respiração assistida, não-invasivo e mais seguro tanto para profissionais da saúde quanto para usuários — teve impacto positivo no prognóstico de pacientes com insuficiência respiratória hipoxêmica por Covid-19 grave.

Fio_Laranja.png

Descubra quando as cédulas do

Rei Charles III começam a circular no Reino Unido

WhatsApp Image 2024-02-21 at 22.15.11.jpeg

O Banco da Inglaterra anunciou a data em que as cédulas com o retrato do rei Charles III entrarão em circulação no Reino Unido.  O retrato do atual monarca estampará as cédulas de 5, 10, 20 e 50 libras e circulará com as notas já existentes que exibem a falecida rainha Elizabeth II, conforme repercutido pela CNN Brasil.

 

Segundo o banco central britânico, as novas cédulas de Charles serão impressas para substituir as que estão desgastadas, além de atender a um eventual aumento na demanda. Esta abordagem, realizada a pedido da Royal Household, visa minimizar o impacto financeiro e ambiental da mudança. 

 

Logo, as novas cédulas com o retrato do rei de 75 anos entrarão em circulação “muito gradualmente”, como explicou o banco. Após mais de um ano desde a divulgação de seu design, as notas serão lançadas no dia 5 de junho. Charles III, que ascendeu ao trono em 2022, com o fim do reinado de 70 anos de Elizabeth II, é o segundo monarca a estampar as cédulas do Banco da Inglaterra. Já as moedas com o perfil do rei começaram a ser emitidas para a para circulação geral no final de 2022.

Fio_Laranja.png

Chilenos pedem que museu britânico

devolva estátua Moai da Ilha de Páscoa

WhatsApp Image 2024-02-21 at 22.08.31.jpeg

Na última semana, o Museu Britânico, localizado em Londres, vem enfrentando uma grande pressão em suas redes sociais depois que internautas principalmente do Chile bombardearam suas caixas de comentários com pedidos de devolução de uma estátua moai, saqueada da Ilha de Páscoa há mais de um século.

 

O rebuliço começou após o influenciador chileno Mike Milfort pedir que seus seguidores exigissem a repatriação em comentários de várias publicações do museu no Instagram. Vale mencionar que a estátua reivindicada, bem como uma outra menor encontrada no mesmo museu, foi saqueada em 1868 e, no ano seguinte, enviada como presente à rainha Vitória — que as doou ao Museu Britânico.

 

Nas redes sociais, o Museu Britânico foi assolado com comentários de "devolvam o moai", o que levou a instituição a desativar a seção de comentários de suas publicações. Após a repercussão da recente campanha de Mike Milfort nas redes sociais, o atual presidente do Chile, Gabriel Boric, também apoiou o sentimento em uma recente entrevista à rádio local, a Radio Chiloé. "Os ingleses deveriam nos devolver os moai", disse.

 

Em contrapartida, um porta-voz do Museu Britânico disse que a instituição acolheu bem o debate, mas que ele tem de ser "equilibrado". Também é afirmado que o museu mantém boas relações com colegas de Rapa Nui.

Fio_Laranja.png

Armeira que entregou revólver a

Alec Baldwin no set de 'Rust' vai a julgamento

WhatsApp Image 2024-02-21 at 22.10.14.jpeg

O julgamento de Hannah Gutierrez-Reed, mulher de 26 anos que atuava como armeira no set de gravações do filme 'Rust' quando se deu o tiro fatal contra a diretora de fotografia Halyna Hutchin, começou nesta quarta-feira, 21. 

 

Durante o incidente, que ocorreu em outubro de 2021, o ator norte-americano Alec Baldwin realizou um tiro com uma arma cenográfica que, no entanto, possuía munição verdadeira em vez das balas de festim que costumam ser usadas neste contexto. 

 

O caso abalou a indústria de Hollywood e, em particular, a carreira de Baldwin, que também trabalhava como produtor do filme. Vale mencionar que ele, assim como Hannah, também é acusado de homicídio culposo. A promotoria indiciando Gutierrez-Reed afirma que ela foi negligente ao deixar de informar seus companheiros de filmagem que existiam balas reais no set, além de ter supostamente comparecido ao trabalho "de ressaca" no dia que Halyna Hutchin foi ferida. 


Já a defesa da armeira alega que os erros cometidos por ela ocorreram como consequência da alta pressão exercida sobre ela no ambiente de trabalho, o que teria sido resultado de um orçamento baixo para o projeto. Caso seja considerada culpada, Hannah pode ser sentenciada a até 18 meses de prisão, conforme informações repercutidas pelo portal O Globo.

Fio_Laranja.png

Após diagnóstico de demência, autora 'anuncia'

sua própria morte aos 68 anos 

WhatsApp Image 2024-02-22 at 22.32.59.jpeg

A escritora Wendy Mitchell, de 68 anos, "comunicou" a própria morte no seu site na quinta-feira (22). A autora foi diagnosticada com demência vascular precoce e Alzheimer em 2014 e passou a contar sua história por meio de livros que viraram best-sellers. A família da britânica confirmou o falecimento no X, antigo Twitter.

 

"Se você está lendo isso, significa que provavelmente foi postado por minhas filhas, pois infelizmente morri. Desculpe dar a notícia desta forma, mas se não tivesse feito isso, minha caixa de entrada acabaria ficando cheia de e-mails perguntando se estou bem, o que teria sido difícil para minhas filhas responderem... No final, eu simplesmente morri", escreveu.

 

Nas redes sociais, as filhas Sarah e Gemma confirmaram a morte da mãe. "Aqui é Sarah e Gemma, filhas de Wendy. Nossa mãe morreu em paz, nesta manhã". Ela escreveu um post em seu blog antes de morrer para que você possa ler sobre a perspectiva dela", escreveram. 

 

Aos 58 anos, a autora foi diagnosticada com demência vascular precoce e Alzheimer. A partir da descoberta da doença, ela passou a contar sua realidade em obras que foram amplamente vendidas. 

Seus sucessos são o livro de memórias "Alguém Que Eu Costumava Conhecer" (2018) e "O Que Eu Gostaria De Saber Sobre a Demência" (2022). No Reino Unido, Wendy era uma grande defensora da morte assistida.

Fio_Laranja.png

A Praça Luísa Távora já teve um Castelo

como prova de Amor 

WhatsApp Image 2024-02-24 at 09.49.37 (1).jpeg

Construído em 1921 no antigo bairro do Outeiro, atual Aldeota, o Castelo do Plácido é a prova viva de que Fortaleza já sediou uma estrutura desse porte. O prédio ficava na Avenida Santos Dumont e até hoje é considerado uma das pérolas da arquitetura cearense, sobretudo devido ao aspecto afetivo ligado à história dele.

 

Trata-se de um conto de amor. Foi erguido como presente de casamento do comerciante Plácido de Carvalho, que desposara a italiana Pierina Rossi. “Era uma imensa mansão inspirada em um palácio veneziano. Chegou a ser considerada, à época, uma das mais requintadas obras arquitetônicas então construídas no Brasil”.

 

Quem conta é o jornalista e escritor Eliézer Rodrigues, autor do livro “Castelo do Plácido - Apogeu e Destruição 50 anos depois”. A obra será lançada neste sábado (24), no Passeio Público, e deve transitar pelos detalhes do casarão, cujo projeto e construção são atribuídos ao engenheiro eletricista e artista plástico João Sabóia Barbosa.

 

Tudo aconteceu na década de 1920 onde hoje funciona a Central de Artesanato (CeArt), na Praça Luiza Távora. Plácido de Carvalho, apesar de ter atendido ao desejo da amada e visto a edificação resplandecer sob o sol alencarino, não soube do fato que ocorreria 54 anos depois: a destruição completa do imóvel em 13 de fevereiro de 1974.

 

“O livro, assim, chega como mais um alerta para as autoridades responsáveis pelo assunto. Que a derrubada do Castelo seja mais um exemplo forte de que é preciso ação na defesa do patrimônio”, conclama Eliézer.  Com informações do Diário do Nordeste.

Fio_Laranja.png

Unifor e Banco do Nordeste discutem caminhos

para fortalecer a parceria entre as instituições

WhatsApp Image 2024-02-23 at 08.52.51.jpeg

Na manhã de terça-feira (20), gestores da área de desenvolvimento humano do Banco do Nordeste (BNB) estiveram na Universidade de Fortaleza para reforçar os laços entre as instituições e discutir novas oportunidades. Atualmente, o banco já possui convênio com a Unifor para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação aos funcionários, mas há um desejo mútuo de ampliar a parceria para as áreas de pesquisa e extensão.

 

Estiveram presentes na reunião, a Superintendente de Desenvolvimento Humano do BNB, Danielle Gonçalves, o Gerente de Ambiente da Universidade Corporativa, Marcos Marinelli, o Gerente Executivo da Universidade Corporativa, Mêndel Oliveira, e o Consultor da Universidade Corporativa e docente do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA), professor Sérgio Forte. O grupo foi recebido, no gabinete da Reitoria, pelo reitor Randal Martins Pompeu; pelos vice-reitores da Unifor, Clara Bugarim, Milton Sousa, Adriana Helena e José Maria Gondim; e pela diretora de pós-graduação da instituição, Christina Praça. 

Fio_Laranja.png

Canton Fair 2024: Inscrições abertas para a

Maior Feira de Negócios da China

WhatsApp Image 2024-02-23 at 08.20.01.jpeg

A FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), com o apoio da (Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) estão com inscrições abertas para a Missão Empresarial Brasileira à China - Canton Fair 2024. A missão está programada para ocorrer de 11 a 19 de abril em Guangzhou, com as inscrições disponíveis até 06 de março.

A Canton Fair é reconhecida como a maior feira de negócios da China, com mais de 35 mil expositores e uma estimativa de 510 mil visitantes internacionais. O objetivo da missão é prospectar oportunidades de negócios e parcerias, fortalecer a rede de relacionamentos na China, impulsionar as transações comerciais e monitorar tendências por meio de visitas à Canton Fair e a empresas/entidades chinesas.

Fio_Laranja.png

Como ajudar uma criança a

expressar a tristeza do luto?

Como dizer adeus: uma jornada sensível pelo luto na infância. No livro "Eu queria poder te dizer", o escritor Jean-François Sénéchal ajuda o pequeno leitor no processo de compreensão da morte e a lidar com o sentimento de perda. A infância é uma fase mágica para criar lembranças afetivas e compartilhar momentos com as pessoas que se ama.

 

Mas quando um ente querido morre, como compreender o sentimento de perda? No livro Eu queria poder te dizer, o escritor canadense Jean-François Sénéchal e a ilustradora japonesa Chiaki Okada apresentam uma narrativa poética, com desenhos delicados, sobre o tema do luto na infância para que as crianças aprendam a lidar com a tristeza, a solidão e a saudade.

 

Neste lançamento da VR Editora, o pequeno leitor acompanha a jornada emocional de uma raposinha que recebe a triste notícia da morte de sua amada avó. Deprimido com o acontecimento, ele encontra consolo nas recordações felizes que viveram juntos, nos lugares que frequentavam, e expressa os próprios sentimentos conflitantes ao escrever uma carta sincera de despedida.

 

Procurei por você em todos os lugares.
Em todos aqueles que só você e eu conhecíamos.
Não consegui te encontrar em lugar nenhum.
[...]
Hoje estou escrevendo para você.
Sei que você nunca vai ler minha carta.
Mas estou escrevendo mesmo assim.
Eu queria poder te dizer...
Eu te amo.
E adeus.
(Eu queria poder te dizer, p. 14 e 19)

Fio_Laranja.png

FIEC divulga lista de homenageados

com a Medalha do Mérito Industrial 2024

WhatsApp Image 2024-02-22 at 16.39.26 (1).jpeg

No próximo dia 09 de maio, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizará a celebração anual do Dia da Indústria, marcada pela entrega da Medalha do Mérito Industrial. A condecoração representa a mais alta distinção concedida pela FIEC. Este ano, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, também comandará a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os industriais e executivos serão homenageados por suas significativas contribuições ao progresso da indústria cearense. Conheça melhor as personalidades que foram escolhidas e que serão agraciadas na Festa da Indústria deste ano:
 
Ricardo Steinbruch Presidente do Conselho de Administração da Vicunha e atual Presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) Medalha da Ordem do Mérito Industrial 2024 (CNI).


Mário Araripe – Sócio-Fundador da Casa dos Ventos
- Medalha do Mérito Industrial 2024 (FIEC)

 

Deusmar Queirós – Fundador da Pague Menos
- Medalha do Mérito Industrial 2024 (FIEC)

 

Lourival Tavares - Presidente do Grupo Tavares e Cerâmica Assunção
- Medalha do Mérito Industrial 2024 (FIEC)

Fio_Laranja.png

A Academia Cearense de

Cinema renova a diretoria

WhatsApp Image 2024-02-22 at 10.39.01.jpeg

A Academia Cearense de Cinema em Sessão Solene realizada no Ideal Clube de Fortaleza renovou a Diretoria e realizou uma festa de lançamento de livros do Presidente Regis Frota.

 

Os livros falando das produções cinematográficas e experiências do autor foram –  A Armadilha de Tucídes e Meus Cineastas Prediletos e Suas Filmografias, com uma inspirada apresentação do Imortal Magno César Rodrigues Viana Ponte.

 

A Nova Diretoria para o Biênio 2024-2026 ficou constituída por:Presidente – Francisco Regis Frota Araújo; Vice Presidente – Magno César Rodrigues Viana Ponte; Tesoureiro – Luis Fernando Pessoa; Diretor de Marketing, comunicação e Relações Públicas – Galdino Freitas; Diretor Cultural – Fernando Dantas; Conselho Editorial – Aderbal Nogueira, Allan Kardec Marinho e Francisco Santamaria.

 

Após a posse aconteceu um coquetel para os presentes e o Presidente Regis Frota autografou os livros lançados. Na ocasião o Presidente informou do lançamento da Revista da Academia no mês de Março.

Fio_Laranja.png

Acervo artístico que pertenceu a

Hebe Camargo vai a leilão

O acervo artístico que pertenceu à cantora e apresentadora Hebe Camargo, falecida em 2012, vai a leilão. O conjunto, composto por 90 obras de arte que formavam a coleção afetiva e pessoal da rainha da televisão, tem obras de artistas como Gregório Gruber, Carlos Araújo, Rubens Gerchman, Carlos Teruz, Alfredo Ceschiatti, obras que retratam cenas de São Paulo e também de artistas que foram amigos da apresentadora. 
 
Os lances variam entre R$500 e R$100.000 e podem ser feitos no site da casa de leilões.
 
Hebe foi uma uma das pioneiras e mais marcantes personalidades da TV brasileira. Começou a carreira como cantora de rádio, nos anos 1940. Já famosa, foi convidada por Assis Chateaubriand para a primeira transmissão ao vivo da televisão no Brasil em 1950.
 
Ao longo dos anos 1950, firmou-se como apresentadora de TV. Comandou o primeiro programa feminino, O Mundo é das Mulheres. Em paralelo à trajetória na televisão, seguiu lançando discos e atuando pontualmente como atriz. Nos anos seguintes, seguiu com programas na TV Tupi, destacando-se pela irreverência como entrevistadora e recebendo o título de Rainha da Televisão Brasileira. Com informações do AlôAlôBahia.

Fio_Laranja.png

Projeto Costurando o Futuro está com

inscrições abertas para doação  de máquinas de costura

WhatsApp Image 2024-02-22 at 08.49.53.jpeg

A Prefeitura de Fortaleza está com edital de chamada pública aberto, até 18 de março, às 9h, para a doação de mais 150 novas máquinas de costura através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico. 

 

Os profissionais de costura selecionados receberão capacitações gratuitas, além das máquinas de costura do tipo reta doméstica para fomento ao Projeto Costurando o Futuro. O edital prevê a entrega de 350 máquinas ao longo das três convocações

 

Os interessados devem se dirigir à Unidade de Atendimento do Desenvolvimento Econômico para preencher a ficha de inscrição.

Fio_Laranja.png

Daniel Alves é condenado a 4 anos

e meio por agressão sexual

WhatsApp Image 2024-02-22 at 08.35.30.jpeg

O jogador brasileiro Daniel Alves recebeu a sentença de 4 anos e meio de prisão, nesta quinta-feira (22/2), pela agressão sexual de uma mulher espanhola em dezembro de 2022. A leitura da pena só era esperada para o dia 7 de março, mas a juíza responsável pelo processo adiantou a resolução do caso.   

 

Ex-atleta do Barcelona e do São Paulo, Alves tomou conhecimento da sentença pouco mais de duas semanas após o julgamento. A decisão é do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha e foi despachada pela juíza Isabel Delgado. A defesa do brasileiro ainda pode recorrer à mesma Corte e ao Supremo Tribunal da Espanha.

 

Segundo comunicado do tribunal, ficou provado que a vítima não consentiu com o ato e que existem elementos de prova, além do depoimento da denunciante, que comprovam a violação.

Fio_Laranja.png

Conviver com um animal de estimação

reduz depressão, mostra estudo

WhatsApp Image 2024-02-21 at 22.18.10.jpeg

Ter um animal de estimação traz uma série de benefícios para a saúde física e mental. Um estudo publicado na revista Human-Animal Interactions, mostra que eles são companheiros importantes para pessoas com depressão.   

 

 Ao realizar um estudo sobre a saúde física e mental de pessoas em situação de rua, os pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em Houston (EUA), descobriram que os animais de companhia são uma fonte de amizade e segurança para essas pessoas, que costumam levar uma vida com muitas vulnerabilidades.

 

“Moradores de rua com animais de estimação relatam taxas significativamente mais baixas de depressão e solidão em comparação com pessoas que não os têm. Eles têm um vínculo único, já que os animais são muitas vezes a única fonte de amor incondicional ou companheirismo em suas vidas”, afirmam os cientistas.

Fio_Laranja.png

Caixa lança concurso público para

preencher mais de 4 mil vagas

WhatsApp Image 2024-02-21 at 21.54.04.jpeg

Na quarta-feira (21), a Caixa Econômica Federal lançou um concurso público para preencher mais de 4 mil vagas e efetuar cadastro reserva de candidatos em todo o Brasil. O edital oficial deve ser publicado nesta quinta-feira (22).

A baca responsável pela prova será a Fundação Cesgranrio. As datas ainda não foram divulgadas.

 

Serão 4 mil vagas de Nível Médio, com 2 mil oportunidades para técnico bancários – profissionais que atuam em diversas funções do banco no dia a dia – e outras 2 mil para técnicos em tecnologia. Nesta faixa, a remuneração inicial está fixada em R$ 3.762.

 

Além disso, o banco também abrirá 50 vagas de Nível Superior: 28 para médicos do trabalho, com salário de  R$ 11.186, e outras 22 para engenheiros de segurança do trabalho, com remuneração de R$ 14.915. O concurso havia sido anunciado a funcionários do banco pelo presidente da Caixa, Carlos Vieira, em janeiro deste ano.

 

Todas as vagas dispõem de benefícios como assistência à saúde, previdência complementar, auxílio alimentação e refeição, entre outros.

Fio_Laranja.png

Parceria público-privada salva Polo

 de Atendimento e Serviço em Jericoacoara

WhatsApp Image 2024-02-21 at 09.35.18.jpeg

O prefeito Lindbergh Martins, e o Grupo Mandi Collection, através do Café Jeri, sob a liderança do diretor Flávio Cartaxo anunciaram uma parceria estratégica para revitalizar e manter o Polo de Atendimento e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em Jericoacoara.

 

O SCFV, vital para a comunidade local, enfrentava desafios operacionais significativos devido à falta de condições adequadas da estrutura física do Polo.


Com atividades paralisadas, a parceria entre a Prefeitura e o Grupo Mandi Collection surge como um alívio e uma oportunidade de resgate para este importante espaço, essencial para a convivência de mais de 150 crianças e adolescentes e 30 idosos da região. A iniciativa visa não apenas revitalizar as instalações do Polo de Atendimento, mas também assumir a responsabilidade pela sua manutenção contínua.

 

A parceria destaca o compromisso social e a responsabilidade corporativa do Grupo Mandi Collection e do Café Jeri em contribuir para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade local. A revitalização do Polo de Atendimento representa um passo significativo em direção à restauração de um espaço vital que desempenha um papel crucial no fortalecimento dos laços comunitários e no desenvolvimento individual.

Fio_Laranja.png

Influenciadores ou celebridades? Estudo da FGV

mostra diferenças entre estes dois tipos de figuras digitais

WhatsApp Image 2024-02-20 at 22.09.35.jpeg

Influenciadores ou celebridades? Estudo apresenta o papel central de atores digitais nas empresas. Um dos termos mais ouvidos e comentados nos últimos anos é influenciador digital. Afinal, que fenômeno é esse que tomou uma proporção estrondosa nas redes sociais? Foi pensando nisso que os pesquisadores Gabriela Fasanella, Fábio Sandes e Eliane Brito escreveram o artigo “Aliar-se a influenciadores ou a celebridades?” publicado na Revista GV-Executivo. O objetivo é analisar os termos e discutir as diferenças entre as celebridades e os influenciadores digitais, ressaltando os aspectos a serem considerados pelos gestores de marcas que se associam a esses atores digitais.  

 

Nos últimos anos, os influenciadores digitais têm desempenhado papel central nas campanhas publicitárias. No ano passado, os investimentos de publicidade nesses atores que criam, difundem e fazem curadoria de conteúdo nas redes sociais ultrapassaram a marca de 292 milhões de dólares no Brasil, um crescimento de 37% em relação a 2021-1. Afinal, estima-se que, no país, mais de 50% dos usuários sigam pelo menos um influenciador digital. 

 

As empresas têm buscado parcerias com esses protagonistas digitais devido à evolução da jornada do consumidor, que ocorre de maneira coletiva e sem fronteiras nos dias de hoje, uma vez que a dinâmica da jornada social do consumidor passou por alterações. Dentro das várias características que definem o marketing de influência, destaca-se a distinção entre dois tipos de figuras digitais frequentemente tratadas como uma única entidade: influenciadores e celebridades. 

 

Os influenciadores ganham fama à medida que constroem contato com consumidores nas mídias sociais e recebem suporte dos seguidores. No caso das celebridades, a fama antecede a presença nas mídias sociais, o que faz com que rapidamente conquistem audiência no ambiente digital. 

 

O percurso do influenciador digital é marcado pela transformação do consumidor comum em uma personalidade influente que seduz e engaja uma comunidade de seguidores nas mídias digitais. O influenciador expande seu alcance por meio do efeito megafone. Ao ganhar distinção social por meio do efeito megafone, o influenciador digital impõe valores estéticos que determinarão o que é bom gosto na rede.

Fio_Laranja.png

Moda sustentável: Cursos de Moda produzem roupas 

 upcycling para crianças da Escola Yolanda Queiroz

WhatsApp Image 2024-02-20 at 21.48.53.jpeg

Os cursos de Moda e Design de Moda da Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, têm se destacado por sua participação em diversas ações e eventos que evidenciam a qualidade e a capacitação de sua formação para os alunos. Tais iniciativas, inclusive, proporcionam um retorno positivo para a sociedade e o meio ambiente.

 

Nesse contexto, os estudantes da disciplina de Ateliê de Confecção se empenharam na produção de peças upcycling — movimento que transforma resíduos têxteis em novas roupas, expandindo o ciclo de vida dos produtos. Promovendo a integração entre questões ambientais e sociais, os itens serão doados aos alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz.

 

O projeto teve origem a partir de uma solicitação da Reitoria da Unifor, que identificou um grande volume de resíduos têxteis provenientes do descarte de uniformes de funcionários que deixavam a instituição. Diante disso, a coordenação dos cursos de Moda foi acionada para desenvolver alternativas de reutilização e gestão desses materiais.

Fio_Laranja.png

Gisele Bündchen deslumbrante em

campanha internacional fotografada por brasileiro

Gisele Bündchen arrancou suspiros ao surgir para a nova campanha da Balmain. Aos 43 anos, a übermodel é o rosto do verão 2024 da marca, e foi clicada por ninguém mais ninguém menos que Rafael Pavarotti. O fotógrafo brasileiro, natural de Belém do Pará, é conhecido por já ter clicado Beyoncé, Kim Kardashian, Rihanna e Harry Styles.

 

“É muito bom ver outros brasileiros se destacando no mundo da moda, sei que não é um caminho fácil. Torço muito por ele!” diz Gisele sobre o profissional.

 

A campanha traz Gisele vestindo as peças desfiladas em setembro do ano passado, com criações de Olivier Rousteing, diretor criativo da grife, que no Brasil poderão ser encontradas no Shopping Cidade Jardim, incluindo o novo modelo de bolsa JM Balmain.

 

“Oliver é super talentoso e é lindo poder vê-lo conquistar seu espaço e deixar seu nome registrado no meio da moda, ainda tão jovem. Quando você tem talento, dedicação e paixão por aquilo que faz, os resultados aparecem”, continua Gisele, sobre o diretor criativo da maison. “Sou obcecado por ela desde adolescente, principalmente pela sua incrível personalidade”, retribui Olivier.

Fio_Laranja.png

Lide Ceará e Unifor celebram convênio com foco

nas áreas de Pesquisa, Inovação e Formação

WhatsApp Image 2024-02-21 at 09.49.23.jpeg

A Universidade de Fortaleza e o Lide Ceará irão firmar convênio com foco no desenvolvimento de projetos em conjunto. Para celebrar a parceria, será realizado, no dia 23 de fevereiro, das 8h às 12h, o Seminário “Oportunidades Empresa-Universidade nas Áreas de Pesquisa, Inovação e Formação”, com a participação da diretoria e corpo docente da Unifor e de representantes do Lide Ceará e empresas associadas do grupo. 

 

A presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, e o Prof. Dr. Randal Martins Pompeu, Reitor da Unifor, serão os anfitriões do Encontro e receberão a comitiva do Lide Ceará, conduzida pela presidente Emília Buarque, para o Seminário seguido de uma visita posterior às instalações da Universidade. O evento é restrito aos associados do Lide Ceará.

 

“É com grande entusiasmo que Lide e Unifor se unem para promover o desenvolvimento de projetos entre empresas e universidade, destacando que estamos consolidando este elo com uma das mais respeitadas instituições de ensino do país, com reconhecimentos internacionais, e que, antes de tudo, foi idealizada e fundada por um empresário que considero o maior visionário de todos os tempos no Estado do Ceará, que foi Edson Queiroz. Ou seja, é o DNA do empreendedorismo que neste momento aproxima Lide e Unifor”, celebra Emília Buarque, presidente do Lide Ceará.

A Unifor se fez presente no último almoço-debate promovido pelo Lide Ceará, realizado no dia 24 de janeiro no Hotel Gran Marquise (Foto: André Lima)

Fio_Laranja.png

Iguatemi Hall chega a Fortaleza com mega estrutura

e shows de grandes artistas nacionais

WhatsApp Image 2024-02-20 at 22.42.47.jpeg

O Iguatemi Hall, nova casa de eventos assinada pela Arte Produções, Multi Entretenimento e Camarote Shows, chega a Fortaleza com uma série de novidades e uma extensa programação de shows para 2024. O lançamento oficial do empreendimento aconteceu na terça-feira (20), em uma apresentação para convidados. Localizado no Shopping Iguatemi Bosque, especificamente próximo a Avenida Sebastião de Abreu, o projeto traz uma estrutura super imponente, focada em qualidade, experiência e momentos únicos.

 

O cantor Fábio Júnior será a primeira atração musical a realizar show, no dia 06 de abril, nessa que promete ser a grande novidade de 2024 no setor de entretenimento, o Iguatemi Hall. Ainda em abril, mês de inauguração, também acontecem shows de Paula Toller, dia 12, e Jão - Superturnê (na Área Externa), logo em sequência, no dia 13.

 

Com capacidade para 5 mil pessoas na área interna, são diversas as propostas para acomodação do público, inclusive camarote no mezanino. Com área total de 20 mil metros quadrados, o Iguatemi Hall conta ainda com a área externa, logo em frente a sua entrada principal, sendo possível realizar nesse espaço shows a céu aberto ou ser estacionamento para os clientes durante o funcionamento. 

Viva o espetáculo! Shows, eventos, gastronomia, cultura, entretenimento e muito mais.

Fio_Laranja.png

Príncipe William e Kate Middleton

têm regra importante para filhos

WhatsApp Image 2024-02-20 at 10.04.49.jpeg

Todos sabem que a família real britânica tem seus protocolos e regras à seguir, desde como devem vestir-se, portar-se, palavras proibidas, tradições familiares.

 

Também há códigos de conduta, e nem mesmo os mais jovens da realeza estão isentos das regras. 

 

 Uma fonte do palácio de Kensington, revelou que o Príncipe e a Princesa de Gales, William e Kate Middleton, introduziram sua própria seleção de regras para os filhos.

 

A agora que eles se mudaram com o Príncipe George, a Princesa Charlotte e o Príncipe Louis, para Adelaide Cottage, uma casa mais modesta, em Windsor, o casal implementou novas regras.

 

E uma regra muito importante para as crianças quando elas ficam muito animadas ou barulhentas umas com as outras é ‘nunca gritar’.

Fio_Laranja.png

Os Correios lançam, nesse dia 21, o selo personalizado

e o carimbo portal nos 50 anos da Unifor

WhatsApp Image 2024-02-20 at 14.48.57.jpeg

Os Correios lançam, nesse dia 21 de fevereiro, o selo personalizado e o carimbo comemorativo alusivos aos 50 anos da Universidade de Fortaleza (Unifor). O evento terá início às 9h30, no Auditório da Biblioteca da Unifor. É aberto ao público.

 

A cerimônia de lançamento será conduzida pela superintendente estadual dos Correios no Ceará, Iranilda Rufino da Costa, e contará com a presença da presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, e do Reitor da Unifor, professor Randal Martins Pompeu, além de vice-reitores, diretores, professores e alunos da instituição de ensino superior.

 

Patrimônio cearense, a Unifor foi criada em 21 de março de 1973 pelo industrial Edson Queiroz e sua esposa, Yolanda Vidal Queiroz, com o propósito de promover o desenvolvimento social, educacional e cultural do Ceará e da região Nordeste.

 

Em meio século de atuação, a Unifor já contribuiu com a formação técnica e humana de mais de 115 mil profissionais, entre graduados e pós-graduados, nas mais diversas áreas do conhecimento, que hoje estão no mercado de trabalho dando inúmeras contribuições à sociedade.

Fio_Laranja.png

Cinebiografia de Bob Marley estreia em

primeiro lugar na bilheteria mundial

WhatsApp Image 2024-02-20 at 09.28.04.jpeg

Bob Marley: One Love desponta no topo da bilheteria global no final de semana de estreia. O filme arrecadou cerca de US$ 80 milhões no primeiro final de semana de exibição, aproximadamente R$397 milhões, entre 14 e 18 de fevereiro.

 

Só nos Estados Unidos, a cinebiografia do ídolo da reggae music fez US$ 27,7 milhões e foi a principal escolha do público nos cinemas do país. No Brasil, o longa ficou em segundo lugar e já arrecadou R$ 8,67 milhões, incluindo dados de pré-estreia. Ao todo, o filme levou 390.270 pessoas às salas de cinema desde sua abertura, no dia 12 de fevereiro.

 

“Bob Marley: One Love” celebra a vida e a música de um ícone que inspirou gerações por meio de sua mensagem de amor e união. Na tela dos cinemas pela primeira vez, o público vai descobrir a poderosa história de superação e a jornada por trás de sua música revolucionária. Dirigido por Reinaldo Marcus Green (King Richards: Criando Campeãs), o filme é estrelado por Kingsley Ben-Adir e Lashana Lynch. James Norton, Tosin Cole, Umi Myers e Anthony Welsh também integram o elenco.

Fio_Laranja.png

Beber pouca água eleva o risco de ter AVC

Médico explica relação

WhatsApp Image 2024-02-19 at 21.08.55.jpeg

Não é nenhuma novidade que se hidratar é fundamental para a saúde. Especialistas recomendam uma ingestão média de 35 ml diários para cada quilo, ou seja, uma pessoa de 80 kg deveria consumir cerca de 2,8 litros de água por dia para manter o organismo em um bom funcionamento.  

 

De acordo com o neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, de São Paulo, uma boa hidratação ajuda a prevenir uma série de doenças, como o acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo. É a água que tomamos que mantém a viscosidade sanguínea adequada e regula a pressão arterial.

 

“A ingestão adequada de água favorece a fluidez sanguínea, reduzindo a formação de coágulos. Isso contribui diretamente para a saúde vascular cerebral, minimizando o risco de obstruções nos vasos”, destaca o médico ao portal Metrópoles. 

 

Por outro lado, a desidratação eleva a pressão arterial, aumentando a predisposição a eventos vasculares. “Além disso, pode contribuir para condições como hipertensão e diabetes, fatores de risco conhecidos para AVC”, diz Victor Hugo.

Fio_Laranja.png

MET Gala 2024: conheça o tema que deve

inspirar os looks no tapete vermelho

2db7ae1b-fac8-4ffa-9264-4d5f493f62bc.jpg

Um dos eventos mais aguardados do calendário fashion desse ano é o Met Gala 2024. O baile disputado pelos fashionistas do mundo todo anunciou em 15/02, o tão aguardado tema do dress code: “The Garden of Time” (O Jardim do Tempo), uma inspiração tomada do conceito geral do evento, intitulado “Sleeping Beauties: Reawakening Fashion” (Belas Adormecidas: Reavivando a Moda).

 

O anúncio, que feito através de um vídeo divertido, como uma troca de mensagens entre Anna Wintour e seus ilustres convidados, provocou a curiosidade dos espectadores com imagens lúdicas de pinturas, onde um jardim coberto de flores era protagonista. Nele uma mulher exibia um vestido azul, despertando a imaginação para o que promete ser uma noite mágica e cheia de estilo.

 

A escolha do tema sugere uma viagem através do tempo, combinando elementos fantasiosos com a elegância da moda. Os designers e estilistas certamente encontrarão uma tela vasta e rica para expressar sua criatividade. Já os convidados terão a oportunidade única de deslumbrar com suas interpretações pessoais da temática.

 

Além disso, a notícia trouxe os anfitriões do Met Gala 2024, uma seleção de personalidades renomadas e influentes. Bad Bunny, Chris Hemsworth, Jennifer Lopez, Zendaya foram escolhidos para liderar essa edição, prometendo um toque eclético e diversificado à organização, ao lado, é claro, de Anna Wintour.

Fio_Laranja.png

Mario Guilge e Cláudia Zanetti prestigiam a maior feira

de tecnologia de concreto do mundo em Las Vegas

WhatsApp Image 2024-02-20 at 10.43.28.jpeg

O gerente de Serviços Técnicos da Cimento Apodi, Mario Guilge, e a coordenadora da Apodi Expert, Cláudia Zanetti, participaram da World of Concrete (WOC), a maior feira da área de tecnologia do concreto do mundo, que aconteceu na cidade de Las Vegas, no estado americano de Nevada, em janeiro. “Fomos em missão técnica, em parceria com a Saint Gobain/GCP, nosso fornecedor de aditivos para concreto. De forma paralela à feira, em Las Vegas, visitamos concreteiras locais e conhecemos obras e indústrias de pré-fabricados de concreto em Dallas”, explicou Mario Guilge.

 

Cláudia Zanetti ainda realizou uma imersão técnica em tecnologia de concreto de ultra alto desempenho em outras cidades dos USA, como Chicago, Lansing, Detroit e Los Angeles, realizando visitas técnicas a universidades, laboratórios, empresas, centrais e grandes obras de concreto. A organização da imersão foi do IDD – Educação Avançada. 

 

“Buscamos mais inovações e soluções focadas em sustentabilidade para a Cimento Apodi. Nos Estados Unidos, executamos um roteiro de muito conhecimento, trocas e aculturamento na tecnologia americana sobre concretos de ultra alto desempenho”, avalia Cláudia Zanetti.

Fio_Laranja.png

Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro,

é considerada a segunda melhor do mundo

WhatsApp Image 2024-02-20 at 09.19.47.jpeg

Tem solo brasileiro que está localizada a segunda melhor praia do mundo. A Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, recebeu o título da Lonely Planet, um dos guias de viagens mais conceituados do setor.

 

A divulgação é uma prévia do guia completo Best Beaches in the World, que apresentará uma lista das 100 melhores.

Ipanema é a única representante brasileira nas primeiras dez posições do ranking. Entre os pontos, a publicação destaca o pôr do sol, classificado como "surpreendente" atrás do Morro Dois Irmãos, e a extensa orla de 3 km da praia.

Além disso, a diversidade do lugar foi reconhecida pelos especialistas como atrativo por diferentes públicos, localizados ao longo dos postos salva-vidas numerados como referência.

 

De acordo com eles, o Posto 7 é popular entre os surfistas. Seguindo pela orla, muitas crianças foram observadas no Posto 8. No Posto 9, popular entre a comunidade LGBTQIA +, jovens e artistas se reúnem, enquanto o Posto 10 se destaca pelos jogos de vôlei, futebol e futevôlei.

 

No Top 3, Ipanema ficou atrás apenas da praia The Pass, em Bryon Bay, na Austrália, conhecida por suas condições ideais para o surfe e trilhas em uma floresta de palmeiras do local. E completando a lista, na terceira posição, ficou a praia de Ao Maya, na Tailândia, uma pequena praia escondida por falésias calcárias, paredões elevados que se formam em certas regiões litorâneas.

Fio_Laranja.png

Coco Bambu inaugura novo restaurante

em shopping de Salvador na próxima segunda-feira (26)

O Coco Bambu vai inaugurar seu novo complexo gastronômico em Salvador na próxima segunda-feira (26). Como antecipado com exclusividade pelo Alô Alô Bahia, a segunda unidade do grupo na capital baiana será instalada no Shopping Paralela, no Piso L2. Essa será a primeira unidade do grupo num shopping center na capital.

 

A unidade do Shopping Paralela tem capacidade para 250 lugares, espaço kids para até 100 crianças, varanda Pet Friendly, palco para shows ao vivo, bar temático, carta de vinho com mais de 100 rótulos, sommelier para atendimento especializado e dois espaços de eventos.  

 

Fundado em Fortaleza, no Ceará, e existente há 34 anos, o Coco Bambu tem, hoje, 75 lojas espalhadas por 18 estados brasileiros. Isso faz do grupo a maior rede de restaurantes especializada em frutos do mar. Salvador foi a primeira cidade, fora do Ceará, a receber uma unidade do Coco Bambu, em 2005. O enorme restaurante fica na Av. Prof. Magalhães Neto, na Pituba. Fonte: AlôAlôBahia. Fotos: Divulgação.

Fio_Laranja.png

Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante

entrega Selo ESG-FIEC à Durametal e Naturágua

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, entregou, na manhã desta segunda-feira (19/02), o selo ESG - FIEC para as empresas Durametal S/A e Naturágua – Águas Minerais Indústria e Comércio S/A. Ao certificar essas empresas, a FIEC valida as ações positivas que elas têm tomado, reconhecendo publicamente seus esforços nas áreas Ambiental, Social e de Governança.

Além disso, ao fomentar o compromisso com a sustentabilidade, incentiva outras indústrias a adotarem práticas semelhantes. O alinhamento às melhores práticas internacionais ressalta ainda a busca por padrões elevados e a disposição para atuar de acordo com referências globalmente reconhecidas.

Essa iniciativa não apenas reforça a importância da responsabilidade social e ambiental nas indústrias cearenses, mas também contribui para a construção de uma imagem positiva e sustentável no mercado.

Fio_Laranja.png

Greve da Torre Eiffel por tempo indeterminado

deixa Paris sem sua maior atração turística

WhatsApp Image 2024-02-19 at 16.48.09.jpeg

A Torre Eiffel, um dos pontos turísticos mais visitados do mundo, fechou na segunda-feira, pois os funcionários entraram em greve em protesto contra a forma como o monumento de Paris é administrado financeiramente, decepcionando turistas.

 

A greve ocorre no momento em que Paris se prepara para sediar os Jogos Olímpicos de 2024, que começarão em 26 de julho e contarão com o metal da torre nas medalhas dos vencedores.

 

Os visitantes ficaram do lado de fora das barreiras do terreno da torre, em frente a uma tela gigante que anunciava a greve.

Fio_Laranja.png

Menopausa:

sintomas, tratamentos e dicas

WhatsApp Image 2024-02-19 at 10.45.05.jpeg

Toda mulher que menstrua inevitavelmente atravessa o curso natural do envelhecimento, enfrentando a transição do período fértil para o infértil.

 

A fase de transição para a menopausa, conhecida como perimenopausa, é um período que ocorre ao longo de aproximadamente 5 a 7 anos antes da última menstruação. Durante essa fase, o corpo feminino passa por diversas mudanças, sendo uma das mais evidentes a irregularidade no ciclo menstrual, que pode se manifestar com ciclos mais curtos (com menos de 23 dias) ou mais longos (com mais de 40 dias), conforme explicado pela ginecologista obstetra Loreta Canivilo.

 

A menopausa representa o estágio na jornada da mulher em que a menstruação cessa naturalmente devido à interrupção da produção dos hormônios femininos pelos ovários. “Esse período é oficialmente reconhecido quando a ausência consecutiva da menstruação se estende por 12 meses. Geralmente, isso acontece entre os 45 e 55 anos, assinalando o término da capacidade reprodutiva”, explica Dra. Loreta.

 

No entanto, é crucial ter o conhecimento dos sinais que indicam o início dessa fase, assim como compreender alguns dos sintomas predominantes e as opções de tratamento. Isso se revela fundamental para manter uma qualidade de vida adequada ao longo desse processo.   

 

Sintomas

Alterações no ciclo menstrual;
Ganho de peso;
Fogachos (ondas súbitas de calor);
Diminuição da libido;
Sudorese noturna e dificuldade para dormir;
Secura vaginal;
Flutuações de humor;
Episódios de ansiedade e depressão.
 
Tratamento

O tratamento para enfrentar esse período da vida varia conforme as necessidades individuais de cada mulher. “Não há uma abordagem correta ou errada, mas sim aquela que melhor se adapta a cada paciente”, relata Canivilo que ressalta que pode haver o uso de reposição hormonal, anticoncepcional e até mesmo o uso de anti-inflamatórios.

Fio_Laranja.png

Nordestino Italo Ferreira é o Brasil nas quartas de final

do Hurley Pro Sunset Beach no Havaí

Está acontecendo no Havaí a segunda etapa do circuito mundial de surf. Na manhã do domingo ,18, as ondas chegaram a 5m e o local de Baía Formosa . O potiguar Ítalo Ferreira é o único brasileiro a chegar nas quartas-de-final da prova que termina até quinta-feira dia 22 de fevereiro.

 

O campeão mundial e primeiro medalha de ouro da história do surfe nas Olimpíadas, Italo Ferreira, foi o único brasileiro que venceu duas baterias no mar desafiador do domingo em Sunset Beach. Foi o dia de maiores ondas da temporada 2024 do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), com 8-12 pés e séries maiores entrando com até 5 metros de altura.

 

Nas oitavas-de-final Italo venceu o português Frederico Moraes, “Essa bateria realmente foi muito louca”, disse Italo Ferreira. “Tem onda em todos os lugares e você não consegue parar pra respirar. Não tem nenhum momento de alívio, fica entrando série todo momento e as ondas quebram muito fortes na tua cabeça. É difícil se manter num lugar, difícil de achar onda e é difícil de manobrar também, porque tem muita água se movendo. Minha prancha grande tem me ajudado bastante e tenho feito algumas notas boas. Isso vai me dando confiança e espero continuar assim nas próximas três baterias”.

Fio_Laranja.png

Israel declara Lula "persona non grata" após

presidente comparar ação em Gaza ao Holocausto

WhatsApp Image 2024-02-19 at 10.41.32.jpeg

Após declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparando as ações de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto, o líder brasileiro foi declarado ‘persona non grata’ pelo governo de Benjamin Netanyahu. A decisão foi anunciada pelo ministro de Relações Exteriores israelense, Israel Katz, nas redes sociais. O termo é um instrumento jurídico usado nas relações internacionais para indicar que um representante oficial estrangeiro não é mais bem-vindo no território.

 

“Ele é uma personalidade indesejável em Israel até que peça desculpas e se retrate de suas palavras”, disse Katz, que também realizou um encontro nesta segunda-feira (19) com o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, no memorial Yad Vashem, em Jerusalém. Lula fez a comparação durante uma entrevista no domingo (18), em Adis Abeba, na Etiópia, onde participou de uma reunião da cúpula da União Africana.


 O presidente já havia falado sobre a situação dos palestinos em seu discurso no evento, mas a declaração durante a entrevista gerou uma forte reação do governo israelense. Fonte: TerraBrasil Foto: Mohamed Abdel-Ghany/Reuters

Fio_Laranja.png

Unifor promove evento sobre atualidades

e perspectivas do direito civil brasileiro

WhatsApp Image 2024-02-19 at 09.46.45.jpeg

De 6 a 8 de março, a Universidade de Fortaleza realiza o I Congresso das Civilistas: atualidades e perspectivas do direito civil brasileiro. O evento científico, que ocorrerá no Teatro Celina Queiroz, visa analisar os conceitos e institutos do Direito Civil sob um olhar prospectivo, propondo caminhos para os desafios emergentes na civilística contemporânea, mediante a troca de experiências concretas.

 

A programação contará palestras e conferências ministradas sobre temas de direito civil, além de debates em mesas redondas, a serem exibidos no formato ‘Mesacast’. Todas as atividades serão gravadas e disponibilizadas no Youtube, nos canais da Unifor e do Instituto As Civilistas. O valor da inscrição para profissionais é R$ 100,00 e para alunos é R$ 75,00. Alunos da Unifor têm desconto e pagam apenas R$ 50,00.  

 

 I Congresso das Civilistas
Data: 6 a 8 de março de 2024. Horário: conferir programação. Local: Teatro Celina Queiroz

Fio_Laranja.png

BAFTA Film Awards 2024

realizou premiação, em Londres, no domingo, 18

WhatsApp Image 2024-02-19 at 09.43.56.jpeg

A Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão revelou os vencedores do BAFTA Film Awards 2024, conhecido como o Oscar britânico, no domingo (18). "Oppenheimer" foi o favorito com sete prêmios das 13 indicações que teve - entre eles Melhor Filme, Melhor Diretor para Christopher Nolan, Melhor Ator para Cillian Murphy e Melhor Ator Coadjuvante para Robert Downey Jr. entre outros prêmios técnicos.

 

Outro entre os favoritos, "Pobre Criaturas" levou o premio de Melhor Atriz para Emma Stone, além de quatro prêmios técnicos. "Os Rejeitados" ganhou na categoria de Melhor Elenco.


 O filme também deu a Da'Vine Joy Randolph o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, Astro em Ascensão ficou para a bela Mia McKenna-Bruce

Fio_Laranja.png

Trem desativado vira hotel de

luxo na África do Sul; veja fotos

A África do Sul é conhecida pela ampla oferta de viagens de trem de luxo. Mas quem anda chamando a atenção é um trem que não vai a lugar algum.

 

O Kruger Shalati: The Train on the Bridge é um hotel localizado no Parque Nacional Kruger, um dos maiores da África e parte do patrimônio mundial da Unesco. Ele é composto por vagões de trem que foram reformados e transformados em 24 suítes modernas com varandas e uma piscina com vista para o rio Sabie. 

 

Das acomodações, inclusive, é possível avistar leões, leopardos, rinocerontes, elefantes e búfalos, tornando a experiência uma combinação de luxo e vida selvagem, com assinatura do Motsamayi Tourism Group.

 

Hoje decorativos, os trens, desativados na década de 1970, já foram vitais para o acesso ao Kruger. A ideia de restaurar a ponte surgiou em 2016, buscando "reencenar a experiência de uma forma ou de outra", segundo Jerry Mabena, CEO do grupo turístico.

 

O interior dos vagões foi renovado com acabamento moderno, com toques Art Déco, com janelas do chão ao teto, valorizando a natureza externa. "Ter hipopótamos grunhindo debaixo dos vagões atrai pessoas que querem estar na natureza, mas não querem estar imersas nela", defende Mabena.

Velório de Abilio Diniz será nesta segunda-feira

no MorumBis, aberto ao público

Fio_Laranja.png
WhatsApp Image 2024-02-18 at 22.00.39.jpeg

O empresário Abílio Diniz morreu na noite de domingo (18) aos 87 anos em São Paulo. Ele comandou uma das maiores companhias de alimento do mundo. Ele estava internado no hospital Albert Einstein, na capital paulista. A causa da morte foi insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. Ele deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos.

Filho de Valentim e Floripes, Abílio Diniz nasceu no bairro do Paraíso, na Zona Sul de São Paulo, em dezembro de 1936. Primeiro de seis filhos de uma família de origem portuguesa, viveu nos fundos de uma mercearia.

 

Em 1948, ainda menino, ajudou o pai na abertura de uma doceria, chamada Pão de Açúcar. Era o início da construção de um império em homenagem ao cartão-postal do Rio de Janeiro, primeira imagem que o pai avistou ao chegar ao Brasil de navio.

 

Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Diniz pensou em se especializar nos Estados Unidos, mas o convite do pai falou mais alto, e em 1959, abriram a primeira loja do Pão de Açúcar, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no coração de São Paulo.

 

No final dos anos 1960, já eram mais de 60 lojas em 17 cidades. Em 1971, Diniz inaugurou o Jumbo, primeiro hipermercado do Brasil. Cinco anos depois, com empréstimo do BNDES, comprou a Eletroradiobraz, e seguiu comprando, crescendo e inovando. Também foi o primeiro a criar supermercado em shopping e a abrir suas lojas 24 horas. Foi um dos fundadores da associação brasileira de supermercados e foi um dos pioneiros na criação de programas de trainees do Brasil, uma maneira de recrutar e treinar talentos nos negócios.

 

Em 1987, com o Pão de Açúcar e o país mergulhados em uma crise econômica, vendeu a sede imponente e voltou ao prédio onde tudo começou. Em 1989, outro revés. Diniz foi sequestrado quando ia de carro para o trabalho e ficou uma semana nas mãos de sequestradores, nove estrangeiros e um brasileiro. A polícia descobriu o cativeiro, mas a libertação só ocorreu depois de uma longa negociação.

 

Em 1991, o Pão de Açúcar pagou as dívidas e deu lucro. Diniz se preparou para enfrentar gigantes do varejo internacional no Brasil. Em 1995, abriu o capital do Pão de Açúcar e, com dinheiro em caixa, voltou a comprar supermercados menores, até que encontrou um acionista internacional, o grupo francês Casino.

 

Depois, decidiu profissionalizar a administração do grupo e tirar os filhos da sucessão. Entrou no ramo de eletroeletrônicos pelo varejo e, depois de 54 anos, deixou o grupo Pão de Açúcar em 2013. "É um dia muito importante hoje para mim e para minha família. É o dia em que estou passando o controle do grupo Pão de Açúcar para o grupo Casino", disse na ocasião.

 

Sempre esportista, foi tricampeão brasileiro de motonáutica, em 1970, e ganhou, com o irmão Alcides, as milhas de Interlagos. Com isso, criou um portal sobre hábitos saudáveis, que inspirou o livro "Caminhos e escolhas: o equilíbrio para uma vida mais feliz". Casado com Auriluce, teve quatro filhos: Ana Maria, João Paulo, Pedro Paulo e Adriana. Depois, do casamento com Geyse Marchesi, teve mais dois: Rafaela e Miguel.

 

Em 2022, perdeu o filho João Paulo, de 58 anos, vítima de um infarto, em Paraty, no Rio. Na ocasião, Diniz escreveu: "Toda vez que olho essa foto me emociono. Mais do que pai e filho, éramos quase irmãos, dois grandes amigos." Adepto da disciplina do esporte e da ousadia nos negócios, Abílio Diniz se tornou um dos mais importantes empresários brasileiros e dizia enxergar um futuro de grandeza e liderança também para o país.

 

Para aqueles que desejarem prestar suas homenagens, o velório será aberto ao público nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, das 11h às 15h, no Salão Nobre do Estádio do Morumbi, do São Paulo Futebol Clube, seu time de coração.

 

"Esse país é muito grande, muito forte e não tenho dúvida nenhuma que nós vamos avançar", disse em 2016.

Fio_Laranja.png

Inmet aponta chuvas intensas de até 50 mm

para todo o Ceará

WhatsApp Image 2024-02-19 at 08.33.52.jpeg

O Instituto Nacional de Metereológia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas de até 50 milímetros (mm) por dia para todos os municípios do Ceará. Já para 61 cidades, há uma indicação de “perigo” com previsão de precipitações de até 100 mm e ventos intensos de 100 km/h. A análise foi válidada pela previsão do último sábado (17).

 

O Inmet tem apontado chuvas fortes no Ceará desde o Carnaval, quando Fortaleza registrou uma precipitação de 215 mm. Na nova publicação, o Instituto indica chuva o perigo, classificação de nível 2 de 3, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.

 

Além disso, são previstos ventos intensos, entre 60 e 100 km/h, quando há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, conforme a análise. Algumas cidades aparecem nas duas listas, porque têm seus territórios divididos na previsão.

 

Já para a maior parte do Estado (incluindo a capital cearense), o Instituto avisa sobre a classificação de nível 

Nesse caso, a chuva pode variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos, entre 40 e 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, conforme o Inmet.

Fio_Laranja.png

Conheça os benefícios da Agrião,

eleita a verdura mais saudável do mundo

1039aa8e-a0e6-4d0b-a292-c636ff5567fc.jpg

Centro de  Controle e Prevenção de Doenças (CDC) Irá premiar o “Agrião” com pontuação perfeita, 100% na escala das frutas e verduras. O agrião é incrivelmente rico em nutrientes, com uma grande variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes em cada mordida. Tem um sabor apimentado e quase amargo, por isso provavelmente não é o verde mais popular, sem falar que o agrião é difícil de encontrar no supermercado local.

 

Mas seu perfil nutricional faz com que valha a pena adicioná-lo a smoothies ou murchar em uma salada quente. Vamos dar uma olhada nas razões pelas quais o agrião é um dos vegetais mais saudáveis ​​do mundo e nas maneiras simples de experimentá-lo.

 

Existem dois nutrientes que se destacam no agrião – vitamina C e vitamina K. Ambos são abundantes nas folhas verdes e oferecem uma variedade de benefícios. A vitamina C é obviamente conhecida pela sua função imunitária, mas também desempenha um papel na produção de colagénio, na absorção de ferro, no metabolismo das proteínas e na defesa antioxidante e a vitamina K é um nutriente e contribui para a coagulação do sangue e a saúde óssea. É mais prevalente em folhas verdes e o agrião é uma excelente fonte dessa vitamina.

Fio_Laranja.png

Desfile das Campeãs: 6 escolas voltam à Sapucaí,

com show inédito de abertura, com Anitta, Zeca e Alcione

13357236-4db1-4d9f-b2d1-a7000f5f124f.jpg

Com abertura de uma apresentação especial que contou com grandes nomes da música brasileira, seis escolas de samba fizeram nesse sábado na Sapucaí o Defile das Campeãs do carnaval do Rio de Janeiro.

 

Desfilaram, na ordem: Unidos de Vila Isabel,Portela,Acadêmicos do Salgueiro,Acadêmicos do Grande Rio,Imperatriz Leopoldinense e a campeã Unidos do Viradouro

 

O show antes dos desfiles, batizado "Apoteose do Samba – 40 anos” contou com Zeca Pagodinho, Alcione, Pretinho da Serrinha e Anitta além de integrantes de todas as 12 escolas de samba do Grupo que desfilaram no Grupo Especial este ano.

 

A última a desfilar foi a Unidos do Viradouro que foi a grande campeã do carnaval 2024 do Rio de Janeiro com o enredo “Arroboboi, Dangbé”. O desfile mostrou que as serpentes que são objeto de culto na tradição africana e pediu proteção à grande cobra mítica.

Fio_Laranja.png

Alece assina termo de cooperação para

entrega de equipamentos a cozinhas do programa

da6a9af0-f23d-4878-a138-1d6740a3f36f.jpg

No sentido de fortalecer a atuação do Programa Ceará Sem Fome do Governo do Estado, nessa segunda-feira (19), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza a entrega de equipamentos para as cozinhas do programa. 

 

Atualmente, são 1.080 cozinhas funcionando em 181 cidades cearenses, com mais de 100 mil refeições distribuídas diariamente. O momento ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

 

Entre os equipamentos doados, e que serão repassados de acordo com a necessidade de cada cozinha, estão freezers, liquidificadores, fogões industriais, refrigeradores, frigideiras, panelas, entre outros utensílios que vão auxiliar no trabalho realizado pelas Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPRs) do Ceará Sem Fome.

Fio_Laranja.png

O Estado do Ceará volta a receber

águas do Rio São Francisco

5c834e49-7681-460a-828d-28f893e2ea43.jpg

O recebimento foi um pedido do governador Elmano de Freitas (PT) ao ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, após a previsão de pouca chuva para este ano. As águas sairão de Jati, na Região do Cariri, até o Açude Castanhão, no Vale do Jaguaribe.

 

O Ceará vai receber as águas numa vazão de 6,5 metros cúbicos por segundo.O governador ainda disse que o objetivo é realizar uma avaliação técnica constante para fazer o controle eficiente da liberação de água da Transposição conforme os níveis de chuva, priorizando o máximo de recarga do Castanhão com o mínimo de desperdício de água no trajeto.

 

Com o bombeamento das águas do São Francisco para o Ceará, garante-se o aumento na segurança hídrica do estado, visto que será uma fonte disponível para eventuais crises, além de ajudar nos uso de recurso hídrico para múltiplos usos.

Fio_Laranja.png

Victoria Beckham tem reação inesperada

ao ser questionada se quer ser avó

4be2f809-f7cc-465b-9462-2241b7bdfb45.jpg

Victoria Beckham teve uma reação inesperada, em entrevista recente, ao ser questionada se está pronta para ser avó. A pergunta aconteceu porque seu filho mais velho, Brooklyn, agora com 24 anos, admitiu que quer ter 10 filhos com a mulher, Nicola Peltz, com quem se casou em abril de 2022.

 

De acordo com o Page Six, a estilista e eterna Posh Spice entrou em pânico com a pergunta. "Jesus. O que?! Uau. Espere aí”, respondeu, claramente em choque. “Não acho que isso esteja acontecendo ainda, a menos que vocês saibam algo que eu não saiba, isso não está acontecendo ainda", disse.

 

E continuou, negando a hipótese. “Mas isso ainda não está acontecendo. Mas, sabe, espero que um dia, se eu for abençoada, isso seria maravilhoso. Mas ainda não chegamos lá!”

 

Ela também falou sobre como é ser sogra de Peltz, com quem havia rumores de que ela estava brigando na época do casamento do filho. “Nicola é maravilhosa e eu acho que ela é muito talentosa. Ela é tão apaixonada pelo que faz. E ela e o Brooklyn se deixam super felizes, e isso é maravilhoso de ver.”, disse ela.

 

“Como mãe”, ela continuou, “tudo o que você quer é que seus filhos sejam felizes, certo? E isso é tudo.” Victoria também é mãe dos filhos Romeo, 21, e Cruz, 18, e da pequena Harper, 12.

Fio_Laranja.png

Filha de Lima Duarte

morre aos 49 anos de idade

42cb4839-980a-4474-89e3-abcc801ecda0.jpg

Julia Martins, filha do ator Lima Duarte, morreu na manhã deste sábado (17) aos 49 anos de idade. Ela havia dado entrada na noite de sexta-feira (16) no Hospital São Camilo, no bairro da Pompeia, em São Paulo, onde ficou internada. A causa da morte não foi informada. 

 

Aos 93 anos, Lima compartilhou uma foto com a filha e lamentando o ocorrido. "Quando todos que conheço se forem, o que restará? Vazio. Silêncio. Sim, o resto é silêncio", escreveu, fazendo citação a um famoso trecho de Hamlet, obra do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616).

 

Lima foi casado quatro vezes e se tornou pai de quatro filhos. Quando foi casado com Marisa Sanchez, ele assumiu a criação de Débora, de um relacionamento anterior da mulher, e teve ainda Monica. Já com Mara Martins, teve outros dois filhos, Pedro e Júlia.

Fio_Laranja.png

Homenageando Padre Cícero a Escola Unidos de Padre Miguel

ascende ao Grupo Especial no RJ

WhatsApp Image 2024-02-16 at 11.09.05.jpeg

A escola Unidos de Padre Miguel apresentou o samba “O Redentor do Sertão”, sobre o cearense Padre Cícero. Com o desfile e enredo, a escola voltou à elite do samba no Rio de Janeiro após 52 anos, se tornando campeã da Série Ouro. Após o resultado, anunciado na quarta-feira, 14, a escola desfilará, em 2025, no Grupo Especial.

 

O enredo homenageou Padre Cícero Romão Batista, o Padre Cícero, no ano em que o religioso completaria 180 anos, contando a história do padre através da inspiração oriunda do imaginário popular que cerca sua imagem.

 

Os responsáveis pelo desfile da escola neste ano foram Lucas Milato e Edson Pereira. No geral a escola Unidos de Padre Miguel somou 270 pontos e recebeu apenas uma nota abaixo de 10 – 9.9 no quesito enredo , que acabou sendo descartada.

Fio_Laranja.png

Oprah Winfrey voltará ao Brasil

após 12 anos para participar de evento

WhatsApp Image 2024-02-16 at 10.59.17.jpeg

A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey desembarcará no Brasil em abril deste ano como estrela do evento Legends in Town, que contará com personalidades do mundo dos negócios, política, entretenimento e esporte.   

 

Em publicação nas redes sociais, o evento revela que Oprah será a principal palestrante da atração, marcada para 10 de abril no WTC, em São Paulo.

 

Oprah foi a única pessoa confirmada no evento até o momento e a expectativa é de que ela fale sobre seus trabalhos como atriz, apresentadora, empresária e escritora.

 

Vale lembrar que a última vez que a apresentadora veio ao Brasil foi em 2012, quando entrevistou João de Deus, à época um renomado médium — hoje condenado por crimes sexuais.

Fio_Laranja.png

Fundação Edson Queiroz utiliza sistema inovador

na construção do Complexo Cultural

WhatsApp Image 2024-02-16 at 10.54.39.jpeg

Compromissada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Fundação Edson Queiroz tem como preocupação diária a sustentabilidade, seja na operação da Universidade de Fortaleza, seja nos projetos que constrói. Na obra do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz, mais recente projeto da instituição, será utilizado um sistema de construção inovador, que irá diminuir, consideravelmente, os impactos ao meio ambiente.

 

O sistema BubbleDeck é composto por pilares, pré-lajes em concreto armado montados sobre escoramento metálico e posteriormente complemento de concreto (capeamento), solidarizando a laje e finalizando o conceito básico do processo executivo. Apresenta os mesmos princípios estruturais de uma laje maciça convencional, trabalhando nas duas direções, mas com até 35% de redução do seu peso próprio.


O sistema é composto pela incorporação de esferas plásticas nas lajes de concreto, uniformemente espaçadas entre duas telas metálicas soldadas e fixadas em treliças. Dentre os benefícios da tecnologia BubbleDeck estão o menor uso de aço, concreto, madeira, energia e combustível, gerando uma diminuição na emissão de CO2, além da utilização de materiais plásticos reciclados

Fio_Laranja.png

Mulher de Bruce Willis vai lançar livro

sobre demência a partir da convivência com o astro

WhatsApp Image 2024-02-16 at 10.09.29.jpeg

Emma Heming Willis , esposa de Bruce Willis, revelou que planeja lançar um livro sobre cuidados após o diagnóstico de demência de seu marido.

 

“Para mim, conhecimento é poder, e construir uma comunidade de apoio ao meu redor tem sido vital”, disse Heming Willis, 45 anos, em comunicado à revista People . “Isso trouxe de volta estabilidade e um certo controle, controle que foi completamente destruído quando o diagnóstico de demência frontotemporal chegou pela primeira vez ao mundo de nossa família.”

 

De acordo com Heming Willis, o livro sem título pretende ser um recurso para pessoas com entes queridos que atualmente sofrem de demência e incluirá entrevistas, conselhos de especialistas e histórias pessoais da própria experiência de Heming Willis.

 

“Identificar os recursos certos para me educar e me esclarecer tem sido poderoso e me deu espaço para continuar avançando da maneira mais positiva para que eu possa ser a melhor mãe, esposa, filha, amiga e parceira de cuidados”, o ex- modelo continuou. “Quero poder compartilhar isso com a próxima pessoa que estiver aqui.”

 

Heming Willis, que se casou com a estrela de ação em 2009, foi aberta sobre as lutas de seu marido contra a demência frontotemporal, também conhecida como DFT.

Fio_Laranja.png

Novo filme estrelado por Fernanda Montenegro

ganha data de estreia no Brasil

WhatsApp Image 2024-02-16 at 09.50.35.jpeg

O mais novo filme estrelado por Fernanda Montenegro, considerada um dos principais nomes da cultura brasileira, acaba de ganhar data para chegar aos cinemas de todo o país. Intitulado "Vitória", o longa tem direção de Andrucha Waddington, roteiro de Paula Fiúza e estreia em 15 de agosto deste ano.

 

Inspirada no livro "Dona Vitória da Paz", a trama conta a história real de uma aposentada que desmontou uma quadrilha de traficantes em Copacabana. Durante dois anos, ela registrou a violência do Rio de Janeiro da janela de seu apartamento e, em 2005, entregou 22 fitas à polícia.


O material contribuiu para que um forte esquema de tráfico fosse descoberto e 13 pessoas foram presas. Depois de seu ato, Vitória recebeu um nome fictício e viveu sob proteção do Estado. Fonte: AlôAlôBahia

Fio_Laranja.png

Anfitriões do Met Gala 2024 serão

Zendaya e Bad Bunny

82e527b7-c240-413d-8f59-4af78c9aff2c.jpg

A atriz Zendaya e o príncipe do rap porto-riquenho Bad Bunny serão os anfitriões da próxima gala do Metropolitan Museum, que será realizada no dia 6 de maio, o maior evento social de Nova York, onde estrelas desfilam em trajes extravagantes, anunciou o museu em comunicado.

 

Os dois formarão um quarteto com a cantora e atriz Jennifer López, e o ator australiano Chris Hemsworth, famoso por seu papel como Thor nos filmes da Marvel. Como todos os anos, eles acompanharão a suma sacerdotisa do evento e da moda, a editora-chefe da revista Vogue Anna Wintour, na escadaria do Met, com vista para o Central Park, na Quinta Avenida, em Manhattan.

Fio_Laranja.png

Príncipe William é chamado de

‘racista’: ‘Desnecessário’

WhatsApp Image 2024-02-16 at 09.44.28 (1).jpeg

Como qualquer membro da realeza, Príncipe William também precisa medir suas palavras para não entrar em algum tema polêmico ou controverso, mas o herdeiro do trono britânico desta vez falou demais e acabou sendo criticado por seus recentes comentários.

 

Enquanto conversava com Patricia Spruce, uma das mulheres que recebeu um reconhecimento do Palácio, graças ao seu trabalho de recrutamento de médicos estrangeiros para o Serviço Nacional de Saúde, William deu informação demais ao ser questionado sobre a esposa Kate Middleton.

 

A própria Spruce afirmou que durante sua conversa William contou que “Catherine” tem duas ‘enfermeiras filipinas’ para cuidar dela, em meio à sua recuperação após a cirurgia abdominal que enfrentou no mês passado.

William disse que as duas ‘enfermeiras filipinas tem sido incríveis e gentis’. Seu comentário foi suficiente para ser chamado de ‘racista’.  

Apesar da inocência do que disse, os detratores do Príncipe o criticaram por ter falado da nacionalidade das profissionais.

Fio_Laranja.png

Com Sarto e Élcio em viagem, Presidente da Câmara,

Gardel Rolim assume a Prefeitura de Fortaleza 

WhatsApp Image 2024-02-16 at 08.32.56.jpeg

O presidente da Câmara de Fortaleza, Gardel Rolim (PDT), assumirá à Prefeitura de Fortaleza nesta sexta-feira, (16/2).

Gardel deve ficar interinamente até o dia 25 de fevereiro, com a viagem de férias do prefeito José Sarto (PDT). Já o vice, Élcio Batista (PSDB), vai cumprir agenda no exterior pelos próximos oito dias.

 

Sarto usou suas redes sociais na tarde de quinta-feira, (14/2), para anunciar um mutirão de cirurgias eletivas em várias áreas.

“Amanhã, lanço o mutirão de cirurgias eletivas nas áreas ginecológica, ortopédica, oftalmológica e geral. Com o mutirão, vamos zerar a fila de espera por cirurgia de catarata em Fortaleza. Depois disso, tenho reuniões administrativas no Paço Municipal. E, após um longo tempo sem férias, vou viajar com minha família. Fico fora por uma semana e já retorno no dia 25 com energias renovadas e notícias boas para Fortaleza. Nesse período, o vice-prefeito Élcio Batista irá para Lisboa, Sines, Maputo e Luanda em missão oficial. Com isso, assume interinamente o presidente da Câmara Municipal, Gardel Rolim, que vai ter uma agenda intensa à frente da Prefeitura de Fortaleza. Desejo sucesso”, escreveu o gestor.

Fio_Laranja.png

Ivete Sangalo ganhará estátua

na orla de Juazeiro em 2025 

bcb541bd-cc25-4532-aea8-211a1cabbce1.jpg

Ivete Sangalo será imortalizada na orla de Juazeiro, na Bahia, cidade em que nasceu. A cantora ganhará uma estátua, que será colocada ao lado da escultura em homenagem a João Gilberto, o pai da Bossa Nova. 

 

De acordo com informações do Jornal Correio, Maurício Mauriçola, cantor, compositor, agitador cultural e amigo pessoal de Ivete, afirmou que o projeto está sendo tocado por amigos e admiradores que encomendaram a homenagem a alguns artistas plásticos. 

 

Ciente da homenagem, Ivete Sangalo teria dado sugestões de como deveria ser a estátua, que será fixada na orla no dia 5 de abril de 2025, mesma data em que iniciará a excursão comemorativa dos 30 anos de carreira da cantora, que acontecerá no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.

Fio_Laranja.png

Demência: cientistas descobrem

como antecipar diagnóstico em 10 anos

WhatsApp Image 2024-02-14 at 10.30.08.jpeg

ientistas deram um passo importante para desenvolver um exame de sangue capaz de diagnosticar a demência antes do aparecimento dos sintomas. A descoberta foi publicada na segunda-feira (12/2), na revista Nature Aging.   

 

Usando informações de saúde de 52.645 pessoas, os cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, e da Universidade Fudan, na China, conseguiram identificar biomarcadores relevantes para o Alzheimer e outras formas de demência.  

 

Os pesquisadores usaram amostras de sangue coletadas entre 2006 e 2010 para o projeto Biobank, do Reino Unido. Entre os voluntários, 1.417 desenvolveram Alzheimer, demência vascular ou demência por qualquer causa em um período de 14 anos.

Fio_Laranja.png

Trabalhar sentado o dia todo eleva

o risco de morte precoce em 16%

WhatsApp Image 2024-02-13 at 12.14.45.jpeg

Pessoas que passam a maior parte do tempo trabalhando sentadas têm um risco 16% maior de morrer precocemente, por qualquer causa, em comparação com aquelas que não trabalham predominantemente sentadas. O achado é de pesquisa publicada recentemente na revista JAMA Network Open

 

De acordo com o estudo, essas pessoas que passavam horas sentadas trabalhando, sem praticar atividade física no tempo livre, também apresentaram um risco 34% maior de morrer por doenças cardiovasculares em comparação com quem não passava tanto tempo sentado.

 

Por outro lado, os pesquisadores mostraram que esse risco pode ser reversível. As pessoas que conseguiram se levantar ou se movimentar durante o trabalho não apresentaram um risco maior de morte precoce em comparação com quem não trabalha sentado.

 

Além disso, aquelas pessoas que conseguiram praticar atividade física no tempo livre também tiveram o risco de morte precoce reduzido para o nível de quem não passava tanto tempo sentado durante o trabalho. Portanto, a solução para quem tem uma ocupação que exige passar horas em uma cadeira é incluir, pelo menos, 15 a 30 minutos de exercícios físicos por dia, segundo os pesquisadores.

Fio_Laranja.png

Morre humorista Paulo Diógenes,

intérprete da ‘Raimundinha’

WhatsApp Image 2024-02-14 at 21.21.02 (1).jpeg

O humorista Paulo Diogénes, 62 anos, intérprete da personagem Raimundinha, morreu na tarde dessa quarta-feira, 14 de fevereiro, em Fortaleza.

 

Paulo Diógenes estava internado no hospital São Camilo, em Fortaleza, desde o início da semana por causa de problemas pulmonares. A morte foi confirmada pelo humorista Luciano Lopes, que interpreta a personagem Luana do Crato. A causa da morte não foi divulgada.

 

Nas redes sociais, a irmã de Paulo, a antropóloga Glória Diógenes, lamentou a morte do humorista.
“Acabei de perder o amigo de toda uma vida. Te amo, meu irmão”.

 

Natural do Rio de Janeiro, Paulo vivia em Fortaleza e era conhecido com um dos humoristas mais conhecidos do Ceará.

Em 2012, Paulo Diógenes foi eleito vereador de Fortaleza, com 3.858 votos.

Fio_Laranja.png

História do cantor e compositor

cearense Belchior vai virar série de TV

739de576-8b42-43e6-81ac-9b21be725e73.jpg

O cantor e compositor Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, mais conhecido como Belchior, terá sua história de vida contada em uma nova série de TV. Produzida por Eduardo Alegaria e Leo Edde, a obra será batizada  de "Alucinação", uma referência ao seu álbum homônimo, lançado em 1976. As gravações terão início em março, no Ceará.

 

Considerado um dos grandes nomes da MPB, Belchior é autor de grandes sucessos como Apenas um rapaz latino-americano, Como nossos pais, Velha roupa colorida, entre outros, e faleceu em abril de 2017, aos 70 anos de idade. Ao longo da sua trajetória,  teve suas canções gravadas por artistas como Simone, Zeca Baleiro, Engenheiros do Havaí e mais. Fonte: AlôAlõBahia

Fio_Laranja.png

Unifor Hub dá início ao

seu 3° Programa de Pré-Aceleração

WhatsApp Image 2024-02-14 at 09.16.29.jpeg

No dia 5 de fevereiro, o Unifor Hub — Hub de inovação da Universidade de Fortaleza deu início ao seu 3° Programa de Pré-Aceleração, na sala M25. Esta iniciativa tem como propósito fomentar a cultura empreendedora e promover a criatividade no contexto universitário. Na presente edição, foi registrada a inscrição de mais de 38 empresas.

 

O projeto concentra-se na promoção do desenvolvimento e na concepção de novas empresas, avaliando a capacidade das startups inscritas de serem bem-sucedidas no mercado. Durante o primeiro dia do programa, que se estenderá ao longo de cinco meses, os participantes foram envolvidos em uma dinâmica que proporcionou a oportunidade de se apresentarem, assim como seus empreendimentos, permitindo assim um processo de interação e networking essenciais para o desenvolvimento dos negócios.   

 

 “É incrível a oportunidade que você faz de conexão aqui. Você conhece pessoas de negócio, você conhece pessoas de marketing, você conhece pessoas de tecnologia. Não só o formato que eles têm de guiar o projeto e toda a metodologia que o Hub entrega. Mas a oportunidade de conexão, de crescimento, de entender como que funciona, como que modula o negócio”— Rafael Silva de Oliveira, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unifor.

Fio_Laranja.png

Detox pós-Carnaval: aprenda 3 bebidas

para desintoxicar o corpo

Tem gente que jura que o ano só começa na Quarta-feira de Cinzas. Se você está nesse grupo, talvez tenha de lidar com um passivo de excessos que vem desde dezembro do ano passado.  As bebidas detox podem ser um ponta pé inicial: elas ajudam a desinchar, limpam as toxinas do corpo e amenizam a ressaca.

 

A nutricionista Gisela Savioli, que atende em São Paulo, sugere melancia e peino como ingredientes detox. “A melancia é rica em potássio, ela aumenta a produção de urina e reduz o inchaço, já a água de pepino funciona como um diurético natural e tem baixas calorias”, comenta Gisela.  Outro bom ingrediente para receitas detox é o abacaxi.

 

Água de pepino

Ingredientes: um pepino grande
Modo de preparo: passe o pepino pela centrífuga e consuma toda a água estruturada.

 

Suco energetico de melancia

Ingredientes: melancia, canela e banana verde
Modo de preparo: bata a melancia com a parte branca e as sementes primeiro e depois coe o líquido. Em seguida, acrescente a banana e a canela ao líquido. Junte um pouco de água, caso seja necessário.

 

Suco de abacaxi com hortelã

Ingredientes: abacaxi e hortelã
Receita: em um liquidificador, acrescente duas rodelas de abacaxi, 150 ml de água e folhas de hortelã. Se preferir, coe a bebida após bater.

Fio_Laranja.png

Mocidade Alegre é a campeã do Carnaval

de São Paulo de 2024

WhatsApp Image 2024-02-14 at 08.46.46.jpeg

A Mocidade Alegre venceu, na terça-feira (13), o grupo especial do Carnaval de São Paulo. Esse é o décimo segundo título da agremiação do bairro do Limão e a vitória é a segunda consecutiva, já que a escola também foi a campeã de SP em 2023.

 

A agremiação foi a terceira a desfilar na segunda noite de desfiles de SP, com o enredo “Brasiléia Desvairada”, assinado pelo carnavalesco Jorge Silveira. A atual campeã do Carnaval de São Paulo mostrou a viagem do escritor Mário de Andrade, interpretado pelo ator Pascoal da Conceição, pelos recantos do Brasil.

 

A disputa foi bem acirrada e a apuração entregou o segundo lugar para a Dragões da Real, que teve o multicampeão Jorge Freitas como carnavalesco no primeiro dia de desfiles. Com o enredo  “África — Uma constelação de reis e rainhas”, a escola contou histórias de reais e rainhas do continente africano.

 

Já o terceiro lugar ficou para a Acadêmicos do Tatuapé, que levou o Anhembi para a cidade de Mata de São João, na Bahia, mostrando sua história, as manifestações culturais, a culinária e seus costumes.

Fio_Laranja.png

Carnaval 2024: Mangueira exalta Alcione,

sua mais ilustre torcedora

Carnaval RJ - Alcione de vestido verde no barracão da Mangueira

Estação Primeira de Mangueira mostrou na Sapucaí a merecida homenagem a uma das torcedoras mais ilustres da escola: a cantora e compositora Alcione. Com “A negra voz do amanhã”, a escola de samba da Zona Norte do Rio de Janeiro, que ficou em quinto lugar no Carnaval do ano passado, mostrou a história da “Marrom”. Acima de tudo, uma grande mulher!

 

Além disso,  a verde e rosa enfatizou também em seu Carnaval a realação dela com a musica e a cultura do estado onde nasceu, o Maranhão.

 

“Eu nunca pensei que iria virar aquela Marquês como enredo. Eu quero que Deus me ajude”, afirmou Alcione, primeiramente.

Em síntese, o enredo assinado pelos carnavalescos Guilherme Estevão e Annik Salmon, o enredo destacou que a história de Alcione é também a história da transformação na figura feminina através dos tempos.

Fio_Laranja.png

Prefeitura de Fortaleza transmitirá ao vivo desfiles de carnaval

na Av. Domingos Olímpio e shows no Aterrinho

WhatsApp Image 2024-02-11 at 10.08.00 (1).jpeg

Para garantir que todos possam curtir os desfiles tradicionais de carnaval da Avenida Domingos Olímpio e os shows de artistas consagrados no Aterrinho da Praia de Iracema, a Prefeitura de Fortaleza realizará transmissão ao vivo dos dois polos durante os quatro dias de festa, de sábado a terça-feira (10 a 13/02). Mesmo em casa, o público poderá acompanhar a folia pelas redes sociais, tv e rádio.

 

A transmissão será realizada simultaneamente em diversas plataformas, de acordo com o horário de shows de cada polo. A programação dos desfiles da Av. Domingos Olímpio será transmitida na íntegra pelos perfis da Secretaria de Cultura (Secultfor) no YouTube e Instagram.

 

Já os shows do Aterrinho da Praia de Iracema serão transmitidos nos perfis oficiais da Prefeitura de Fortaleza no Instagram, Facebook e YouTube, além da TV Terra do Sol (canal 42.1) e Rádio Terra do Sol, que farão a transmissão e cobertura da programação. O Instagram do Ciclo Carnavalesco vai seguir essa transmissão.

Fio_Laranja.png

Gkay comemora entrada no mundo

fashion: 'Apaixonada por moda'

37489c9d-8b3f-448c-bbab-2670ecfb7b02.jpg

Gkay está quebrando barreiras no mundo da moda. Famosa por suas escolhas excêntricas nos looks, a humorista está presente em desfiles das grifes mais consagradas do mundo. Em conversa durante o Camarote Quem O Globo, a artista falou sobre seu impacto inesperado no mundo fashion. 


"Eu não imaginava, foi muito gratificante. Sempre fui apaixonada por moda, e ter acesso a todo esse universo, aos desfiles de alta costura, é algo que agradeço todos os dias a Deus", confessou.

 

Em seguida, falou sobre sua presença nos eventos de alta costura, como nos desfiles da Semana de Moda de Paris. "Sei o quanto alta costura é uma arte maravilhosa. Seu o quanto é importante e poder estar ali e admirar peças únicas, sendo que muitas são feitas só para o desfile mesmo. É incrível poder ver isso de perto, mostrar ao público um pouco do que é a alta costura e a moda", finalizou. 

 

Durante o evento, a influencer também falou sobre os planos de casamento com Marco Túlio Rodrigues, empresário mineiro discreto que namora há um ano. "Tô, com certeza, eu vou casar. Se Deus quiser. 2025, 2026." Sobre os planos de festa, ela brincou: "Eu já falei para ele: 'Se o aniversário são três dias, o casamento vão ser cinco'".

Fio_Laranja.png

Novo medicamento cura menino de 11 anos

com câncer; Menos agressiva que a quimio

WhatsApp Image 2024-02-15 at 11.04.08.jpeg

Um menino de 11 anos, que agora está livre de câncer no sangue depois de passar por um novo tipo de tratamento, disse à Sky News que a droga lhe deu uma “explosão de energia”.

 

Arthur D’Hulst tinha leucemia, mas a quimioterapia tradicional não conseguiu eliminá-la, deixando-o muito fraco, e os efeitos colaterais foram graves. Foi-lhe oferecido um novo medicamento chamado blinatumomab, ou blina, que é uma imunoterapia mais “gentil”, mais direcionada e muito menos tóxica que a quimioterapia.

 

Blina o fez se sentir muito melhor. Funciona visando uma proteína, chamada CD19, nas células leucêmicas para que o sistema imunológico da pessoa possa reconhecê-las. O sistema imunológico pode então atacar e matar as células leucêmicas. Arthur foi o primeiro paciente a participar do estudo no Great Ormond Street Hospital (GOSH), em Londres.

Fio_Laranja.png

Anvisa alerta sobre repelentes

adequados contra a dengue

WhatsApp Image 2024-02-15 at 11.02.39.jpeg

É importante escolher o repelente adequado para evitar o Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya. De acordo com a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, apenas os produtos de aplicação na pele e os de uso no ambiente possuem eficiência comprovada.

 

Segundo a Agência, não existem produtos de uso oral, como comprimidos e vitaminas, com indicação aprovada para repelir o mosquito.

 

No caso dos produtos para pele, a orientação é que o repelente seja aplicado diretamente nas áreas expostas do corpo, com exceção dos casos em que o rótulo traga instruções para o uso diretamente na roupa. Já os cosméticos repelentes com o ingrediente DEET não devem ser aplicados em menores de dois.

 

Assim como os cosméticos repelentes, os sanitizadores, que são inseticidas para matar o mosquito adulto ou repelentes para afastar o inseto do ambiente, precisam ter a aprovação da Anvisa tanto para a substância ativa, quanto para os componentes complementares, como solubilizantes e conservantes.

 

O registro junto ao órgão garante a eficiência do produto para enfrentar o mosquito da dengue e, para facilitar a consulta se determinado repelente está ou não regular, a Anvisa mantém no site duas listas: uma de cosméticos para aplicação na pele e outra de saneantes para uso no ambiente.

Fio_Laranja.png

Hemoce homenageia Unifor

com o troféu “Amigo da Vida Toda”

WhatsApp Image 2024-02-15 at 10.01.57.jpeg

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) homenageou a Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, com o troféu “Amigo da Vida Toda”, em comemoração ao seu 40º aniversário de atendimento ao público, que aconteceu em 23 de novembro de 2023.

 

O troféu, entregue ao Reitor da Unifor, professor Randal Martins Pompeu, representa, segundo a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, “o valor de contar com parceiros importantes que foram essenciais para a construção de nossa história”. A Unifor participa há vários anos das campanhas de doação de sangue realizadas pelo Hemoce, inclusive com a participação de unidades móveis em seu campus, no bairro Edson Queiroz.  

 

A Unifor participa há vários anos das campanhas de doação de sangue realizadas pelo Hemoce (Foto: Ares Soares)

Fio_Laranja.png

Projeto Saliva Artificial promove tratamento

para pacientes com xerostomia há 22 anos

WhatsApp Image 2024-02-15 at 09.23.45.jpeg

Diversos tratamentos oncológicos, como a radioterapia, podem trazer efeitos colaterais adversos, chegando até a afetar a produção de saliva bucal. Conhecida como xerostomia, essa condição causa a diminuição parcial ou total do fluxo salivar e é uma das sequelas mais comuns entre pacientes que passaram por tratamentos agressivos para o câncer na região da cabeça e do pescoço.

 

O quadro costuma ser associado ao atrofiamento das glândulas salivares, resultando em uma série de complicações para os indivíduos afetados, como em dificuldades na fala, na deglutição e na saúde bucal dos pacientes, aumentando o risco de cáries e outras complicações.

 

Uma iniciativa inovadora tem oferecido suporte e alívio, desde 2002, para pessoas que enfrentam as sequelas dos tratamentos contra câncer, especialmente aos pacientes afetados pela xerostomia: o Projeto Saliva Artificial, que tem sido uma fonte de esperança para pacientes que enfrentam a diminuição parcial ou total da saliva como resultado dos procedimentos.

Fio_Laranja.png

Morre humorista Paulo Diógenes,

intérprete da ‘Raimundinha’

WhatsApp Image 2024-02-14 at 21.21.02 (1).jpeg

O humorista Paulo Diogénes, 62 anos, intérprete da personagem Raimundinha, morreu na tarde dessa quarta-feira, 14 de fevereiro, em Fortaleza.

 

Paulo Diógenes estava internado no hospital São Camilo, em Fortaleza, desde o início da semana por causa de problemas pulmonares. A morte foi confirmada pelo humorista Luciano Lopes, que interpreta a personagem Luana do Crato. A causa da morte não foi divulgada.

 

Nas redes sociais, a irmã de Paulo, a antropóloga Glória Diógenes, lamentou a morte do humorista.
“Acabei de perder o amigo de toda uma vida. Te amo, meu irmão”.

 

Natural do Rio de Janeiro, Paulo vivia em Fortaleza e era conhecido com um dos humoristas mais conhecidos do Ceará.

Em 2012, Paulo Diógenes foi eleito vereador de Fortaleza, com 3.858 votos.

Fio_Laranja.png

História do cantor e compositor

cearense Belchior vai virar série de TV

739de576-8b42-43e6-81ac-9b21be725e73.jpg

O cantor e compositor Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, mais conhecido como Belchior, terá sua história de vida contada em uma nova série de TV. Produzida por Eduardo Alegaria e Leo Edde, a obra será batizada  de "Alucinação", uma referência ao seu álbum homônimo, lançado em 1976. As gravações terão início em março, no Ceará.

 

Considerado um dos grandes nomes da MPB, Belchior é autor de grandes sucessos como Apenas um rapaz latino-americano, Como nossos pais, Velha roupa colorida, entre outros, e faleceu em abril de 2017, aos 70 anos de idade. Ao longo da sua trajetória,  teve suas canções gravadas por artistas como Simone, Zeca Baleiro, Engenheiros do Havaí e mais. Fonte: AlôAlõBahia

Fio_Laranja.png

Unifor Hub dá início ao

seu 3° Programa de Pré-Aceleração

WhatsApp Image 2024-02-14 at 09.16.29.jpeg

No dia 5 de fevereiro, o Unifor Hub — Hub de inovação da Universidade de Fortaleza deu início ao seu 3° Programa de Pré-Aceleração, na sala M25. Esta iniciativa tem como propósito fomentar a cultura empreendedora e promover a criatividade no contexto universitário. Na presente edição, foi registrada a inscrição de mais de 38 empresas.

 

O projeto concentra-se na promoção do desenvolvimento e na concepção de novas empresas, avaliando a capacidade das startups inscritas de serem bem-sucedidas no mercado. Durante o primeiro dia do programa, que se estenderá ao longo de cinco meses, os participantes foram envolvidos em uma dinâmica que proporcionou a oportunidade de se apresentarem, assim como seus empreendimentos, permitindo assim um processo de interação e networking essenciais para o desenvolvimento dos negócios.   

 

 “É incrível a oportunidade que você faz de conexão aqui. Você conhece pessoas de negócio, você conhece pessoas de marketing, você conhece pessoas de tecnologia. Não só o formato que eles têm de guiar o projeto e toda a metodologia que o Hub entrega. Mas a oportunidade de conexão, de crescimento, de entender como que funciona, como que modula o negócio”— Rafael Silva de Oliveira, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unifor.

Fio_Laranja.png

Detox pós-Carnaval: aprenda 3 bebidas

para desintoxicar o corpo

Tem gente que jura que o ano só começa na Quarta-feira de Cinzas. Se você está nesse grupo, talvez tenha de lidar com um passivo de excessos que vem desde dezembro do ano passado.  As bebidas detox podem ser um ponta pé inicial: elas ajudam a desinchar, limpam as toxinas do corpo e amenizam a ressaca.

 

A nutricionista Gisela Savioli, que atende em São Paulo, sugere melancia e peino como ingredientes detox. “A melancia é rica em potássio, ela aumenta a produção de urina e reduz o inchaço, já a água de pepino funciona como um diurético natural e tem baixas calorias”, comenta Gisela.  Outro bom ingrediente para receitas detox é o abacaxi.

 

Água de pepino

Ingredientes: um pepino grande
Modo de preparo: passe o pepino pela centrífuga e consuma toda a água estruturada.

 

Suco energetico de melancia

Ingredientes: melancia, canela e banana verde
Modo de preparo: bata a melancia com a parte branca e as sementes primeiro e depois coe o líquido. Em seguida, acrescente a banana e a canela ao líquido. Junte um pouco de água, caso seja necessário.

 

Suco de abacaxi com hortelã

Ingredientes: abacaxi e hortelã
Receita: em um liquidificador, acrescente duas rodelas de abacaxi, 150 ml de água e folhas de hortelã. Se preferir, coe a bebida após bater.

Fio_Laranja.png

Demência: cientistas descobrem

como antecipar diagnóstico em 10 anos

WhatsApp Image 2024-02-14 at 10.30.08.jpeg

ientistas deram um passo importante para desenvolver um exame de sangue capaz de diagnosticar a demência antes do aparecimento dos sintomas. A descoberta foi publicada na segunda-feira (12/2), na revista Nature Aging.   

 

Usando informações de saúde de 52.645 pessoas, os cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, e da Universidade Fudan, na China, conseguiram identificar biomarcadores relevantes para o Alzheimer e outras formas de demência.  

 

Os pesquisadores usaram amostras de sangue coletadas entre 2006 e 2010 para o projeto Biobank, do Reino Unido. Entre os voluntários, 1.417 desenvolveram Alzheimer, demência vascular ou demência por qualquer causa em um período de 14 anos.

Fio_Laranja.png

Trabalhar sentado o dia todo eleva

o risco de morte precoce em 16%

WhatsApp Image 2024-02-13 at 12.14.45.jpeg

Pessoas que passam a maior parte do tempo trabalhando sentadas têm um risco 16% maior de morrer precocemente, por qualquer causa, em comparação com aquelas que não trabalham predominantemente sentadas. O achado é de pesquisa publicada recentemente na revista JAMA Network Open

 

De acordo com o estudo, essas pessoas que passavam horas sentadas trabalhando, sem praticar atividade física no tempo livre, também apresentaram um risco 34% maior de morrer por doenças cardiovasculares em comparação com quem não passava tanto tempo sentado.

 

Por outro lado, os pesquisadores mostraram que esse risco pode ser reversível. As pessoas que conseguiram se levantar ou se movimentar durante o trabalho não apresentaram um risco maior de morte precoce em comparação com quem não trabalha sentado.

 

Além disso, aquelas pessoas que conseguiram praticar atividade física no tempo livre também tiveram o risco de morte precoce reduzido para o nível de quem não passava tanto tempo sentado durante o trabalho. Portanto, a solução para quem tem uma ocupação que exige passar horas em uma cadeira é incluir, pelo menos, 15 a 30 minutos de exercícios físicos por dia, segundo os pesquisadores.

Fio_Laranja.png

Mocidade Alegre é a campeã do Carnaval

de São Paulo de 2024

WhatsApp Image 2024-02-14 at 08.46.46.jpeg

A Mocidade Alegre venceu, na terça-feira (13), o grupo especial do Carnaval de São Paulo. Esse é o décimo segundo título da agremiação do bairro do Limão e a vitória é a segunda consecutiva, já que a escola também foi a campeã de SP em 2023.

 

A agremiação foi a terceira a desfilar na segunda noite de desfiles de SP, com o enredo “Brasiléia Desvairada”, assinado pelo carnavalesco Jorge Silveira. A atual campeã do Carnaval de São Paulo mostrou a viagem do escritor Mário de Andrade, interpretado pelo ator Pascoal da Conceição, pelos recantos do Brasil.

 

A disputa foi bem acirrada e a apuração entregou o segundo lugar para a Dragões da Real, que teve o multicampeão Jorge Freitas como carnavalesco no primeiro dia de desfiles. Com o enredo  “África — Uma constelação de reis e rainhas”, a escola contou histórias de reais e rainhas do continente africano.

 

Já o terceiro lugar ficou para a Acadêmicos do Tatuapé, que levou o Anhembi para a cidade de Mata de São João, na Bahia, mostrando sua história, as manifestações culturais, a culinária e seus costumes.

Fio_Laranja.png

Carnaval 2024: Mangueira exalta Alcione,

sua mais ilustre torcedora

Carnaval RJ - Alcione de vestido verde no barracão da Mangueira

Estação Primeira de Mangueira mostrou na Sapucaí a merecida homenagem a uma das torcedoras mais ilustres da escola: a cantora e compositora Alcione. Com “A negra voz do amanhã”, a escola de samba da Zona Norte do Rio de Janeiro, que ficou em quinto lugar no Carnaval do ano passado, mostrou a história da “Marrom”. Acima de tudo, uma grande mulher!

 

Além disso,  a verde e rosa enfatizou também em seu Carnaval a realação dela com a musica e a cultura do estado onde nasceu, o Maranhão.

 

“Eu nunca pensei que iria virar aquela Marquês como enredo. Eu quero que Deus me ajude”, afirmou Alcione, primeiramente.

Em síntese, o enredo assinado pelos carnavalescos Guilherme Estevão e Annik Salmon, o enredo destacou que a história de Alcione é também a história da transformação na figura feminina através dos tempos.

Fio_Laranja.png

Prefeitura de Fortaleza transmitirá ao vivo desfiles de carnaval

na Av. Domingos Olímpio e shows no Aterrinho

WhatsApp Image 2024-02-11 at 10.08.00 (1).jpeg

Para garantir que todos possam curtir os desfiles tradicionais de carnaval da Avenida Domingos Olímpio e os shows de artistas consagrados no Aterrinho da Praia de Iracema, a Prefeitura de Fortaleza realizará transmissão ao vivo dos dois polos durante os quatro dias de festa, de sábado a terça-feira (10 a 13/02). Mesmo em casa, o público poderá acompanhar a folia pelas redes sociais, tv e rádio.

 

A transmissão será realizada simultaneamente em diversas plataformas, de acordo com o horário de shows de cada polo. A programação dos desfiles da Av. Domingos Olímpio será transmitida na íntegra pelos perfis da Secretaria de Cultura (Secultfor) no YouTube e Instagram.

 

Já os shows do Aterrinho da Praia de Iracema serão transmitidos nos perfis oficiais da Prefeitura de Fortaleza no Instagram, Facebook e YouTube, além da TV Terra do Sol (canal 42.1) e Rádio Terra do Sol, que farão a transmissão e cobertura da programação. O Instagram do Ciclo Carnavalesco vai seguir essa transmissão.