Notícias
Anatel revoga obrigação de prefixo 0303
em ligações de telemarketing
O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou a obrigatoriedade do prefixo 0303 para ligações de telemarketing.
O código ajudava consumidores a identificarem chamadas de telemarketing. A Anatel entendeu que, com a adoção do código 0303, houve uma "estigmatização" das chamadas feitas sob essa numeração.
A medida era obrigatória para empresas que realizassem mais de 10 mil chamadas por dia. Os serviços de telemarketing que têm um número superior a 500 mil chamadas por mês deverão utilizar obrigatoriamente essa funcionalidade de identificação.
“Observa-se que uma parcela dos consumidores passou a adotar rapidamente medidas para evitar chamadas com o CNG no formato 0303, seja por meio de bloqueios em seus terminais, seja simplesmente deixando de atender tais chamadas, em decorrência do abuso por parte do mercado. Reconheço, portanto, a aversão demonstrada pelos usuários às chamadas e considero, portanto, pertinente que a utilização desse código não seja compulsória”, disse o conselheiro Vicente Bandeira de Aquino, relator do processo.
Planos de saúde terão que oferecer o implante hormonal
contraceptivo a partir de setembro
A partir de setembro, os planos de saúde particulares serão obrigados a oferecer o implante contraceptivo hormonal, conhecido como Implanon, na cobertura obrigatória. Além disso, o Implanon também foi aprovado recentemente para uso no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Ministério da Saúde considerou que essa opção é vantajosa devido à sua alta eficácia e longa duração, que pode chegar a até três anos. Isso significa que todas as mulheres entre 18 e 49 anos que desejam evitar uma gravidez não planejada poderão contar com essa cobertura assistencial a partir de 1° de setembro.
O Implanon é um método contraceptivo hormonal que é inserido sob a pele do braço e libera um hormônio que previne a ovulação. Ele é considerado um método seguro e eficaz, com uma taxa de falha de apenas 0,05%.
É importante notar que o Implanon não é apenas uma opção para mulheres que desejam evitar uma gravidez não planejada, mas também pode ser uma opção para mulheres que têm problemas de saúde que podem ser agravados pela gravidez. Além disso, o Implanon também pode ser uma opção para mulheres que desejam espaçar suas gravidezes ou que desejam ter um controle maior sobre sua fertilidade.
Governo divulga detalhes sobre
CNH sem autoescola; veja o que muda
O governo federal anunciou mais detalhes sobre a proposta de flexibilizar o processo de obtenção da carteira de motorista no Brasil. Uma das razões para a mudança é regularizar a situação de quem conduz carros e motos sem habilitação.
Esses condutores poderão validar suas habilidades diretamente nas provas de legislação e direção. Assim, estima-se que o custo da habilitação cairá de R$ 3.000 para R$ 600. Quem ainda não sabe dirigir, entretanto, poderá tomar quantas aulas desejar.
Como funcionará?
Lições seguirão disponíveis nas autoescolas. A diferença é que o candidato poderá escolher a quantidade de aulas que cursará antes do exame, sem limite mínimo. Atualmente, há obrigatoriedade de pelo menos 40 horas-aula de teoria e 20 horas-aula de direção.
Lições teóricas poderão ser realizadas a distância, na modalidade EAD, ofertadas pelos centros de formação de condutores. As aulas práticas poderão ser feitas pelas autoescolas ou através de instrutores independentes.
A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) permitirá a formação desses profissionais por cursos digitais e os Detrans de cada estado deverão credenciá-los formalmente.
Instrutor será identificado pela Carteira Digital de Trânsito e constará no sistema como profissional.
Haverá prova?
Sim. “As aulas, por si só, não garantem que o candidato esteja apto; é a prova que atesta se ele realmente possui as competências necessárias para dirigir com segurança”, afirmou o ministério em comunicado.
A pasta não deve alterar a obrigatoriedade dos exames médicos necessários para a obtenção da carta. Da mesma forma, o recém-habilitado seguirá com a habilitação provisória — chamada de Permissão para Dirigir (PPD) — durante um ano.
Nesse período, a tolerância para multas é reduzida. Assim, o cometimento de uma infração gravíssima, uma infração grave ou duas infrações médias no período implicam na perda da PPD, sendo necessária a repetição de todo o processo.
O ministério não detalhou aspectos ligados ao carro de aprendizado. Atualmente, esses veículos contam com itens de segurança como pedal de freio à direita, para intervenção emergencial do professor.
Vivara estreia no universo dos relógios
automáticos com coleção sofisticada e atemporal
A Vivara, referência de luxo e tradição no mercado de joias da América Latina, acaba de expandir seu portfólio com um lançamento que marca uma nova era para a marca: sua primeira linha de relógios automáticos. Representa um passo ousado da joalheria rumo ao universo da relojoaria de alto padrão, com foco em sofisticação, herança clássica e inovação mecânica.
Batizada de The One, a coleção foi desenvolvida com atenção aos mínimos detalhes e traz um diferencial técnico importante: seus modelos dispensam o uso de bateria, operando por meio do movimento natural do pulso. Composta por cinco versões, a linha exibe quatro opções com pulseiras de couro texturizado — nas tonalidades preto, azul-marinho, verde escuro e vinho — e uma quinta variação com estrutura em aço prateado. O coração de cada peça é movido por um mecanismo de alta precisão com 24 rubis, característica que posiciona a linha entre os modelos mais sofisticados da categoria.
A proposta estética da coleção, segundo a Gerente Executiva de Marketing da Vivara, Caroline Pinheiro, está diretamente ligada ao resgate de elementos clássicos e atemporais. “Inspirada na herança do estilo clássico, a linha Heritage celebra a elegância com acabamentos premium e design pensado para clientes multifacetados, que valorizam autenticidade, legado e sofisticação”, destaca.
Os novos modelos já estão disponíveis nas lojas físicas e na plataforma online da Vivara, com valores a partir de R\$3.000. Fundada em 1962, a joalheria conta atualmente com mais de 450 unidades espalhadas pelo Brasil e presença em mais de 2.900 municípios por meio de uma operação multicanal. Com esse lançamento, a Vivara reforça sua posição como símbolo de luxo acessível e mira um público que valoriza o tempo — não apenas em segundos, mas em significado.
Caminhão do Cidadão retorna à Unifor
para emissão gratuita de documentos
Em meio às comemorações dos 25 anos do Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ) e 50 anos do curso de Direito, a Universidade de Fortaleza e a Secretaria da Proteção Social do Ceará (SPS/CE) realizam a emissão gratuitas de documentos no dia 28 de agosto (quinta-feira).
O Caminhão do Cidadão estará no estacionamento lateral do EPJ, localizado no bloco Z da universidade, das 9h às 15h. Na ocasião, serão emitidas a primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), primeira via do CPF e Atestado de Antecedentes Criminais. A população poderá também realizar o cadastramento da Carteira de Trabalho Digital.
Os atendimentos serão realizados por triagem da documentação, com a entrega de senhas pela equipe do Caminhão do Cidadão no início da ação. Vale lembrar que a solicitação da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita. Caso necessite emitir a segunda via do documento, é necessário gerar o DAE e fazer o pagamento da taxa.
Caminhão do Cidadão
Data: 28 de agosto
Horário: 9h às 15h
Local: Estacionamento lateral do Bloco Z da Unifor
FIEC e FAEC unem esforços para proteger cadeias produtivas
e empregos no Ceará frente ao tarifaço dos EUA
A sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos (EUA) a produtos brasileiros exportados para o país, em vigor desde quarta-feira (06/08), tem movimentando o setor produtivo cearense na busca por soluções, sobretudo junto aos governos estadual e federal, a fim de mitigar os impactos da medida.
Com efeitos diretos sobre cadeias como pescados, frutas, cera de carnaúba, castanha de caju, mel e água de coco — produtos relevantes na pauta exportadora do Ceará —, o cenário motivou uma coletiva de imprensa conjunta entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), realizada na Casa da Indústria.
Comandada por Ricardo Cavalcante e Amílcar Silveira, presidentes da FIEC e da FAEC, respectivamente, a entrevista apresentou dados, impactos e articulações em andamento com os governos estadual e federal para tentar minimizar as perdas geradas por um tarifário considerado abusivo e prejudicial ao desenvolvimento regional.
M. Dias Branco é sede do XXVII Encontro de Gestores
de Universidades Corporativas
No dia 6 de agosto, a M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos, foi palco do XXVII Encontro de Gestores de Universidades Corporativas. O evento foi realizado nas instalações da própria Universidade Corporativa da Companhia, localizada na Fábrica Fortaleza, em Eusébio (CE).
Promovida pela Associação Nacional de Inovação, Trabalho e Educação Corporativa (Anitec), a edição teve como tema “Educação Corporativa e Cultura de Aprendizagem: entre a prática real nas empresas e a ficção”.
A programação contou com as boas-vindas de Michele Cipriano, e da Dra.Eleonora Jorg Ricardo, presidente da Anitec, além de apresentações de cases da empresa anfitriã e de outras organizações, palestras e rodas de conversa.
Alguns dos temas abordados: “Liderança em Tempos de Pós-modernidade”, “Como Criar um Ambiente de Cultura de Aprendizagem em sua Empresa” e “Educação Corporativa: Construindo conexões entre a Cultura de Aprendizagem e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem”.
Detran implanta Transferência Digital
em todo estado a partir deste dia 5
Mais tecnologia, praticidade e economia a serviços dos cearenses. A partir desta terça-feira (5), o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) implantará, em todo o estado, o serviço de transferência digital, que possibilita a compra ou venda de veículos de forma virtual.
Para iniciar o processo, o vendedor deve acessar o link ‘Transferência Digital’ disponível no site oficial do Detran-CE (www.detran.ce.gov.br) e preencher o número do CPF e endereço de e-mail. Em seguida, ele deve validar o código de segurança enviado por e-mail e fazer a validação facial.
O próximo passo é conferir os dados do veículo em negociação e dar início à venda digital, informando números do Certificado de Registro de Veículo (CRV), o código de segurança e dados do comprador.
Assim como o vendedor, o comprador acessa a plataforma e confirma a transferência com login e validação facial. Em seguida, ele inicia o atendimento de transferência digital selecionando a opção “adicionar serviço” para, assim, realizar o pagamento das taxas necessárias e agendar o último passo do processo, que é a realização da vistoria.
“Esta ferramenta virtual chega para facilitar a vida dos cearenses que desejam vender ou comprar um veículo de forma prática, com mais rapidez e segurança, além da economia, já que no procedimento atual, a comunicação de venda é feita de forma presencial”, ressalta o superintendente do Detran-CE, Waldemir Catanho.
O Detran-CE reforça que, nesta fase inicial, ambos (vendedor e comprador) devem ser habilitados no Ceará, além do veículo em negociação também possuir, necessariamente, o novo formato digital de documentação. A vistoria também pode ser realizada antes do procedimento, desde que respeite o prazo de validade de 30 dias para concluir a transferência.
Fique atento
O serviço de transferência digital é realizado, exclusivamente, por meio do acesso ao link disponível no site oficial do Detran-CE.
Vulcão adormecido na Rússia volta a entrar
em erupção após 560 anos
Desde domingo, o vulcão Krasheninnikov, localizado na península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, entrou em erupção pela primeira vez em mais de 560 anos.
A coluna de cinzas atingiu entre 3 e 4 km de altura acima do nível do mar, enquanto imagens divulgadas pelas autoridades mostram uma espessa nuvem branca se espalhando por cerca de 75 km. O fenômeno foi classificado como “histórico” pelo Instituto Russo de Ciências Vulcânicas e Sísmicas.
A erupção ocorreu poucos dias após um terremoto de magnitude 8,8, o sexto mais forte já registrado na era moderna, sacudir a região.
Segundo o diretor do instituto, Dr. Alexey Ozerov, o tremor pode ter ativado centros magmáticos adormecidos:
“Acreditamos que o abalo sísmico injetou energia adicional nesses sistemas, abrindo fraturas pelas quais o magma pôde subir”, explicou.
1ª caneta emagrecedora brasileira
começa a ser vendida com dose a partir de 307,00
A primeira caneta contra obesidade com fabricação própria no Brasil estará disponível nas farmácias a partir desta segunda-feira (4). O medicamento injetável chamado de Olire tem como princípio ativo a liraglutida e foi desenvolvido pela farmacêutica brasileira EMS.
Além da caneta voltada para o tratamento da obesidade, a fabricante também lançou uma caneta indicada para o controle do diabetes tipo 2, chamada Lirux.
Segundo a EMS, os produtos devem ser comercializados com preços a partir de R$ 307,26. Esses são os primeiros análogos de GLP-1 desenvolvidos e produzidos no Brasil que irão atender a população brasileira.
A empresa ainda ressalta que o produto não é classificado como um medicamento genérico. Com informações do G1.
Europa vai substituir carimbo de passaporte
por sistema eletrônico
Espanha, Itália e Alemanha são apenas alguns países europeus que vão substituir o carimbo no passaporte por um sistema eletrônico. Ao todo serão 29 nações. O Reino Unido não vai participar.
O novo sistema é parte de um pacote de mudanças da União Europeia para controles de fronteiras. O início da mudança gradual começa a partir de 12 de outubro e deve ser concluída até o dia 9 de abril de 2026. Até lá, ainda será possível obter o selo manual.
O EES será necessário para cidadãos de fora da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça, que entrem no bloco para ficar até 90 dias a cada 180 dias.
Segundo a União Europeia, a ideia é agilizar o controle de fronteiras e aumentar a segurança, oferecendo rastreamento aprimorado de entradas e saídas de visitantes.
A autorização eletrônica será obrigatória para viajantes de países que não precisam de visto para estadias de até 90 dias na UE, como o Brasil, e vai custar 20 euros.
Ministro Alexandre de Moraes é sancionado
com Lei Magnitsky pelos EUA
O governo de Donald Trump aplicou, na quarta-feira (30/7), a Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O nome do magistrado consta no sistema do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, que administra e aplica programas de sanções, e também no site do Departamento de Tesouro. A lei é usada para punir estrangeiros.
Moraes é alvo da legislação norte-americana que tem como objetivo punir autoridades internacionais acusadas de violação aos direitos humanos.
Na prática, as sanções da Lei Magnitsky afetam os sancionados principalmente por meios econômicos, como o congelamento de bens e contas bancárias em solo ou instituições norte-americanas. De acordo com o governo dos EUA, qualquer empresa ou bem relacionados ao ministro nos EUA estão bloqueados. Cidadãos norte-americanos também estão proibidos de fazer negócios com o ministro. Moraes não pode fazer transações com empresas do país, como usar cartão de crédito com bandeira dos EUA, por exemplo. Fonte: portal Mettópoles
Tarifaço de Trump tem isenções
e entra em vigor em 7 dias
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) um decreto que impõe uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando o total para 50%. A medida, no entanto, prevê uma longa lista de exceções como suco de laranja, aeronaves civis, petróleo, veículos e peças, fertilizantes e produtos energéticos.
Segundo a Casa Branca, o decreto entra em vigor no próximo dia 6 de agosto e foi adotado em resposta a ações do governo brasileiro que representariam uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”.
O anúncio oficializa o percentual mencionado pelo republicano em carta enviada a Lula neste mês e afirma que a ordem executiva foi motivada por ações que “prejudicam empresas americanas e os direitos de liberdade de expressão de cidadãos americanos”, além de afetar a política externa e a economia do país.
A Casa Branca cita “perseguição política, intimidação, assédio, censura e processos judiciais” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, classificando essas ações como “graves abusos de direitos humanos” e um enfraquecimento do Estado de Direito no Brasil.
Governo federal avalia acabar com a obrigatoriedade
de autoescola para tirar CNH
Tirar a carteira de motorista no Brasil pode ficar mais barato em breve. O governo Lula estuda acabar com a exigência de passar por autoescola para conseguir a CNH. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, o objetivo é reduzir os custos do processo, que hoje chegam a até R$ 4 mil em alguns estados.
Com a mudança, o aluno poderá estudar a parte teórica por conta própria, e decidir se quer ou não contratar aulas práticas com uma autoescola ou instrutor particular credenciado. A proposta ainda será apresentada ao presidente.
Renan afirma que a ideia é tornar o ensino facultativo, não eliminar as provas. A pessoa continuará tendo que passar nos testes do Detran, mas com mais liberdade para se preparar.
O que pode mudar:
– Aulas em autoescola deixam de ser obrigatórias
– Candidato escolhe quantas aulas precisa
– Pode aprender a dirigir com instrutor independente
– Treinamento pode ser feito em local privado
– Provas do Detran continuam exigidas
A proposta ainda não foi sancionada, mas poderá ser implementada por meio de ato executivo, sem passar pelo Congresso.
Planos de saúde atenderão pacientes do SUS
a partir de agosto; entenda
A partir de agosto, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão receber atendimento em unidades de saúde particular, como se fossem usuários de planos de saúde. A mudança é resultado da conversão de dívidas das operadoras com o SUS em serviços médicos especializados.
Neste primeiro momento, cerca de R$ 750 milhões devidos por planos de saúde serão usados para custear consultas, exames e cirurgias em áreas prioritárias de atendimentos com especialistas. A medida integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado para reduzir filas na rede pública.
Inicialmente, as operadoras poderão atender demandas em oncologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cardiologia e ginecologia. A oferta de serviços dependerá das necessidades de estados e municípios, que indicarão os maiores gargalos locais.
Para participar, os planos de saúde devem aderir voluntariamente ao edital. É necessário comprovar estrutura técnica e operacional, além de apresentar uma matriz de oferta que atenda ao que é solicitado pelo SUS em cada região.
Japão desenvolve internet 4,25 milhões
de vezes mais rápida que a do Brasil
Cientistas japoneses desenvolveram uma nova fibra óptica capaz de transmitir mais de 125 mil gigabytes por segundo a uma distância de 1.802 quilômetros, estabelecendo o novo recorde de velocidade da internet mundial.
O feito foi anunciado durante a Conferência de Comunicação por Fibra Óptica (OFC 2025).
Para se ter uma ideia do salto tecnológico, a média da internet banda larga no Brasil gira em torno de 236 megabits por segundo. Com a nova tecnologia japonesa, a conexão é 4,25 milhões de vezes mais rápida — e 3,5 milhões acima da média dos Estados Unidos.
Em termos práticos, seria possível baixar os mais de 946 bilhões de páginas do Internet Archive em menos de 4 minutos. Com informações do AlôAlôBahia
Anvisa interdita medidor de glicose
reprovado em testes da Fiocruz
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar do medidor de glicose sanguínea OK PRO, importado e comercializado pela empresa Biomolecular Technology. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (28/7), no Diário Oficial da União.
Segundo a Anvisa, três lotes do medidor foram reprovados em testes realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As amostras falharam nos quesitos de rotulagem, conformidade, repetibilidade e reprodutibilidade, o que compromete a precisão das medições de glicose — um risco direto à saúde de pacientes que dependem de dados confiáveis para o uso de insulina e ajustes na alimentação.
Medições imprecisas de glicemia podem levar a decisões erradas sobre a dose de insulina ou medicamentos orais, resultando em quadros de hipoglicemia (queda brusca do açúcar no sangue) ou hiperglicemia (níveis elevados), ambos com potencial de complicações graves.
O controle glicêmico é essencial para evitar desfechos como cegueira, falência renal, amputações e problemas cardiovasculares.
Elon Musk lança “Xchat”, concorrente do WhatsApp,
sem precisar de número de telefone
Elon Musk acaba de anunciar o lançamento do Xchat, um novo aplicativo de mensagens que promete rivalizar com gigantes como o WhatsApp e o Telegram.
A grande inovação? Você não precisa mais de um número de telefone para usar.
A proposta do Xchat é clara: oferecer mais privacidade, liberdade e integração com a plataforma X (antigo Twitter).
Em vez de vincular sua conta a um chip de celular, o app usa sua identidade na rede X como base — permitindo que qualquer pessoa se conecte apenas com um nome de usuário.
Além disso, o Xchat já nasce com recursos avançados como criptografia ponta a ponta, chamadas de vídeo, mensagens que se autodestroem, e integração total com inteligência artificial.
Musk afirmou que essa é só a primeira etapa de um ecossistema mais amplo que deve unificar redes sociais, IA e comunicação pessoal.
Especialistas acreditam que o Xchat pode revolucionar a forma como nos comunicamos online, abrindo portas para uma internet menos dependente das operadoras e mais centrada na identidade digital.
Fortaleza recebe evento gratuito sobre Inteligência Artificial
e Reforma Tributária
A cidade de Fortaleza sedia, neste dia 23, no Terrazzo Hall, a 6ª edição do Super Inova, evento dedicado a debater as principais mudanças e inovações que impactam o setor supermercadista brasileiro. O foco do encontro é oferecer insights práticos e acessíveis sobre Inteligência Artificial e a Reforma Tributária, pautas de grande relevância para o segmento, além de proporcionar um ambiente de networking e troca de experiências entre profissionais do varejo. As inscrições são gratuitas para supermercadistas e podem ser realizadas em https://eventos.hipe.cc/pt-br/inscricaoevento/35/superinova-fortaleza.
Organizado pela RP Info, SigaCred e HIPE Innovation Center, o Super Inova é um evento itinerante que se consolidou como uma referência no setor varejista, reunindo soluções, tecnologias e tendências com potencial de transformar o mercado. Segundo o diretor comercial da RP Info, Tiago Nascimento, a proposta do evento é criar conexões e estimular a inovação por meio de palestras, painéis, pitches de startups e negócios inovadores, todos voltados para que os supermercadistas estejam atualizados e preparados para o futuro do varejo.
UFC abre inscrições para Casas de
Cultura Estrangeira com 879 vagas. Veja!
As inscrições para o semestre letivo 2025.2 das Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao todo, serão ofertadas 879 vagas, divididas entre ingresso no nível inicial e teste de nível.
As inscrições devem ser feitas por meio do site da seleção até às 23h59 do dia 4 de agosto. São 461 vagas destinadas a candidatos que desejam ingressar no nível inicial distribuídas entre as Casas de Cultura Alemã, Britânica, Francesa, Hispânica, Italiana e Portuguesa, bem como o Curso de Libras.
Outras 418 vagas são voltadas para o teste de nível, direcionado a candidatos que já possuem conhecimento prévio nos idiomas e desejam ingressar em níveis mais avançados nas Casas de Cultura Alemã, Britânica, Francesa, Hispânica, Italiana e Portuguesa.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site do concurso, no período entre 10h do dia 21 de julho e 23h59 do dia 4 de agosto de 2025 (horário de Fortaleza). A taxa de inscrição é de R$ 90,00. Com informações do G1. Foto: Viktor Braga/UFC/Divulgação
Pix parcelado será lançado em setembro de 2025.
Compras a prazo sem cartão e sem anuidade
O Banco Central do Brasil (Bacen) anunciou, recentemente, uma série de inovações no sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, que prometem impactar positivamente o varejo e as transações comerciais no país. Segundo as últimas informações divulgadas pelo Bacen, novas funcionalidades estão previstas para serem lançadas nos próximos meses, trazendo maior flexibilidade e segurança para consumidores e empresas.
A principal novidade é o Pix parcelado, com lançamento previsto para setembro de 2025. Essa funcionalidade permitirá que o pagador contrate um crédito para dividir o valor de uma transação em parcelas, de maneira semelhante ao parcelamento com juros do cartão de crédito. No entanto, o recebedor receberá o valor total da operação de forma imediata, possibilitando maior liquidez para os comerciantes.
Essa ferramenta tem como objetivo estimular o uso do Pix para a aquisição de bens e serviços de maior valor, ampliando o acesso a consumidores que, tradicionalmente, dependem de crédito para realizar compras mais significativas.
Uber lança conta sênior para usuários no Brasil;
veja como funciona
A Uber anunciou, nesta semana, a liberação nacional da conta sênior, funcionalidade criada para facilitar o uso do aplicativo por pessoas idosas. A novidade, que já estava em fase de testes em cidades como Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza desde junho, agora está disponível para todos os usuários do país.
A conta sênior faz parte do recurso Perfil Familiar. Entre as principais mudanças estão a interface simplificada, com ícones e textos maiores, menos telas e menos botões, tudo para tornar a experiência mais intuitiva.
O objetivo é facilitar tanto o processo de solicitação de corridas quanto o acompanhamento das viagens. A função permite que filhos, netos ou cuidadores configurem a conta para um familiar, gerenciem pagamentos e acompanhem os trajetos em tempo real, mesmo que morem em cidades diferentes.
Para ativar a conta sênior, é necessário criar um Perfil Familiar dentro do app. O usuário responsável deve seguir os seguintes passos: abrir o menu, acessar as configurações, escolher “Configure seu Perfil Familiar” e, em seguida, convidar o familiar desejado. O convite é enviado por notificação ou SMS, e só é possível adicionar um usuário por vez.
Após aceitar o convite, o idoso poderá baixar o app, criar o perfil e começar a usar a conta com autonomia ou com a ajuda de quem o convidou. Também é possível salvar locais frequentes, como casa, clínicas e mercados, além de definir um método de pagamento compartilhado e entrar em contato com o motorista durante a corrida, se necessário.
Justiça permite mudança de sobrenomes
em crianças com pai ausente
A Justiça reconheceu a remoção do sobrenome do pai biológico ausente na vida da criança, classificando como abandono afetivo, para, assim, incluir o nome da pessoa que criou. A decisão foi tomada de forma unâmine da 8ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). A medida foi autorizada para que uma mulher realizasse o procedimento.
A autora da ação judicial declarou que foi criada por sua mãe e padrinho, reconhecido como pai socioafetivo. A jovem declarou que o pai biológico não teve participação em sua vida.
Mesmo com o auxílio financeiro provido pelo avô paterno por um tempo, a mulher conseguiu retirar o nome ao provar a ausência do pai, declarando constrangimento por ter o nome de uma pessoa que não a representava em seus documentos.
Segundo o TJDFT, o abandono afetivo é considerado "justo motivo" para a retirada do sobrenome paterno, com base no artigo 57 da Lei de Registros Públicos.
Nova variante da Covid-19 é detectada
no Reino Unido
A Agência de Segurança em Saúde do Reino Unido (UKHSA) confirmou que os primeiros casos de uma nova variante da Covid-19 foram detectados na Inglaterra, enquanto o vírus se espalha pelo país.
Segundo a UKHSA, 13 casos da cepa NB.1.8.1 foram registrados na Inglaterra, com “pequenos números” identificados em outras partes do Reino Unido. Ainda não está claro quantos casos da nova variante, que agora representa pouco mais de 10% das infecções globais, foram registrados na Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte.
Desde que foi identificada pela primeira vez em janeiro de 2025, a variante ômicron NB.1.8.1 se espalhou por vários estados dos EUA, além de países como Austrália e Tailândia, e é atualmente a variante dominante na China e em Hong Kong, porém não há indícios de que a nova cepa cause quadros mais graves do que outras variantes.
Os sintomas comuns são semelhantes aos de outras subvariantes da ômicron e incluem fadiga, febre, dores musculares e dor de garganta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
No entanto, como o número de testes para Covid-19 tem diminuído, torna-se cada vez mais difícil estimar o real número de infecções.
A OMS classificou a NB.1.8.1 como uma “variante sob monitoramento” e estima que ela represente cerca de 10,7% das sequências genéticas submetidas globalmente.
OMS passa a recomendar injeção semestral
para prevenir HIV
Um medicamento injetável utilizado a cada seis meses pode ajudar na prevenção do HIV, o vírus que causa a Aids, segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS*.
Nesta segunda-feira, a agência divulgou novas diretrizes em Kigali, Ruanda, durante a 13ª Conferência da Sociedade Internacional de AIDS sobre Ciência do HIV.
A OMS afirma que o uso do lenacapavir injetável, LEN, duas vezes ao ano, como uma opção adicional de profilaxia pré-exposição (PrEP) para prevenção do HIV, pode ajudar a reformular a resposta global ao vírus.
LEN, o primeiro produto de PrEP injetável semestral oferece uma alternativa altamente eficaz e de ação prolongada aos comprimidos orais diários e outras opções de ação mais curta. Com apenas duas doses por ano, o lenacapavir representa um passo transformador na proteção de pessoas em risco de contrair o HIV – particularmente aquelas que enfrentam desafios com a adesão diária, o estigma ou o acesso a cuidados de saúde. Foto: WHO/Nana Kofi Acquah
Estudo brasileiro pode facilitar diagnóstico de Alzheimer
e demais formas de demência
Um cientista brasileiro pode revolucionar o diagnóstico do Alzheimer com um teste simples de saliva! Gustavo Santos, da Unicamp, desenvolveu um método que identifica a doença até 20 anos antes dos primeiros sintomas, analisando biomarcadores como a proteína pTAU.
O exame é não invasivo, barato e fácil de aplicar em larga escala, o que pode facilitar muito a detecção precoce — essencial para retardar o avanço da doença com mudanças no estilo de vida. Com a previsão de 75 milhões de casos de demência até 2030, o estudo é um sopro de esperança — e agora busca investidores para tornar o teste realidade.
O estudo para buscar uma alternativa utilizou a plataforma SIMOA HD-X, uma tecnologia de alta sensibilidade. Foram medidos níveis plasmáticos de proteínas associadas à neurodegeneração, como Tau, NfL, GFAP, além das formas fosforiladas pTau181 e pTau217.
O pTau217 alcançou a eficácia de 94% ao ser comparado com LCR. Quando combinado com Aβ42, outro marcador da doença, o desempenho subiu para 98%. Esses dados indicam um alto potencial de acurácia diagnóstica que deverá ser validada em estudos futuros para uma adoção mais ampla, e popular, deste diagnóstico.
China critica tarifaço de Trump ao Brasil
e acusa EUA de coerção
O Ministério das Relações Exteriores da China criticou, na sexta-feira (11), a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros. A medida foi anunciada no início da semana, em uma carta publicada nas redes sociais do republicano.
"A igualdade de soberania e a não-intervenção em assuntos domésticos são princípios importantes da Carta da ONU e normas básicas nas relações internacionais", disse a porta-voz do ministério, Mao Ning, ao ser questionada por uma repórter sobre o que achava da tarifa de 50% a produtos brasileiros anunciada por Trump.
Sem citar especificamente o Brasil, o chanceler chinês, Wang Yi, também criticou a política de tarifaços dos EUA nesta sexta-feira. "As tarifas dos Estados Unidos minam a ordem do comércio internacional", afirmou. Foi a primeira manifestação de Pequim desde o "tarifaço" de Trump ao Brasil, que abriu uma crise diplomática entre Washington e Brasília.
O anúncio de Trump sobre o aumento da tarifa aos produtos brasileiros veio logo após o fim da cúpula do Brics, grupo do qual a China também faz parte, realizada na semana passada no Rio de Janeiro.
Governo zera IPI para carros ‘populares’ e ‘sustentáveis’;
veja como vai funcionar
ISENÇÃO | O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que zera o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros populares produzidos no Brasil. A medida faz parte do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação) e vale até dezembro de 2026.
A nova política do governo tem como foco os carros 1.0 flex, movidos a etanol ou gasolina e com até 90 cavalos de potência, como Fiat Argo, Cronos e Renault Kwid. Esses modelos, hoje com IPI de 7%, podem se enquadrar na alíquota zerada, desde que atendam aos critérios ambientais e de produção nacional. Versões 1.0 turbo e modelos mais potentes devem ficar de fora.
Carros elétricos importados, como os da BYD, também não terão o benefício, já que a fabricação no Brasil é obrigatória para obter o incentivo.
Entre os possíveis beneficiados, destacam-se o Fiat Pulse Hybrid e o Kia Stonic Hybrid, ambos com produção nacional e tecnologias que reduzem emissões e consumo.
O objetivo do governo é incentivar o uso de veículos menos poluentes e mais eficientes, estimular a indústria nacional e facilitar o acesso da população a carros novos, mais seguros e econômicos.📲 Leia mais em itatiaia.com.br
Estudantes de medicina têm até dia 11 de agosto
para se inscrever na V Olimpíada de Medicina
A OMED é uma competição para alunos de medicina do 1º ao 12º semestre, com provas divididas em Ciclo Básico e Clínico, adaptadas ao período de cada participante. A inscrição é gratuita e pode ser feita individualmente ou em duplas/trios, e há premiações para os melhores colocados.
Para se inscrever o estudante deve acessar o site oficial da Olimpíada de Medicina (OMED) com informações detalhadas sobre a competição, regulamento, e o formulário de inscrição.
Criar um login e preencher seus dados, criar seu cadastro e inserir suas informações pessoais. Verificar sua inscrição:após preenchimento dos dados, onde receberá um e-mail de confirmação da inscrição, e poderá acessar o portal do participante no site ou aplicativo.
As provas, podem incluir provas teóricas e/ou práticas, dependendo da fase. O regulamento da OMED contém informações cruciais sobre as regras da competição, conteúdo das provas, e critérios de avaliação.
Utilize os materiais de apoio:
O site da OMED geralmente disponibiliza materiais de estudo, como provas de edições anteriores e referências bibliográficas, para auxiliar na preparação.
Utilize os materiais de apoio e estude os conteúdos relevantes para as provas, de acordo com o ciclo (Básico ou Clínico) em que você está inscrito. Em caso de dúvida sobre o processo de inscrição, regulamento ou conteúdo das provas contato com a organização da OMED através dos canais de atendimento disponíveis no site.
FIEC promove palestra com Ronaldo Lemos
sobre os impactos da Inteligência Artificial na indústria
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realiza, no próximo dia 31/07, às 18h, o evento “Inteligência Artificial: Aplicabilidade e Impactos para a Indústria”, com palestra de Ronaldo Lemos, uma das maiores referências em tecnologia e inovação no Brasil. O encontro acontecerá na Casa da Indústria, com entrada gratuita mediante inscrição prévia. A iniciativa conta com o apoio do IEL Ceará e do Sebrae.
O evento integra o movimento da FIEC em prol da transformação digital como ferramenta estratégica para o fortalecimento do setor produtivo no Ceará. A inteligência artificial já é uma realidade em diversas cadeias produtivas, promovendo aumento de produtividade, redução de custos, automatização de processos e previsibilidade de mercado. O evento irá mostrar, na prática, como as empresas vêm utilizando a IA para transformar seus modelos de negócio com foco em inovação, governança e resultados concretos.
Ronaldo Lemos trará uma visão abrangente e estratégica sobre o tema, apresentando exemplos reais de aplicação da tecnologia na indústria. Advogado, professor e pesquisador, ele é conhecido por sua atuação global em temas como tecnologia, direito digital, inteligência artificial e políticas públicas. Lemos foi coautor do Marco Civil da Internet no Brasil e escreve há mais de 16 anos para a Folha de S.Paulo, além de apresentar o programa Expresso Futuro, atualmente em sua 9ª temporada, exibido pelo Canal Futura, Fantástico, Globoplay e YouTube.
As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas por meio do link: https://conteudo.iel-ce.org.br/palestra-ronaldo-lemos
Participe e descubra como sua empresa pode se beneficiar das soluções em IA com base em estratégias de impacto e visão de futuro.
Anvisa proíbe vendas de azeite, molho,
polpa e champignon; saiba quais
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu no último dia 7, a comercialização de quatro alimentos que apresentaram irregularidades em testes laboratoriais. Os produtos são azeite extravirgem, polpa de morango, molho de alho e champignon em conserva. A decisão foi tomada após testes laboratoriais apontarem irregularidades nos produtos, como presença de substâncias acima do permitido e até de origem desconhecida.
Entre os itens suspensos está a polpa de morango da marca De Marchi, lote 09437-181, com validade até novembro de 2026. O produto apresentou “matérias estranhas” no teste feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen-SC).
Já o champignon em conserva da marca Imperador, fabricado pela Indústria e Comércio Nobre, teve o recolhimento determinado após laudo apontar excesso de dióxido de enxofre – um conservante que, em grandes quantidades, pode causar reações adversas. A análise foi realizada pelo Lacen do Distrito Federal.
Entre os produtos suspensos está o azeite extravirgem da marca Vale dos Vinhedos, importado pela empresa Intralogística Distribuidora Concept Ltda. Segundo a Anvisa, o produto não teve a origem comprovada e foi reprovado nos testes de rotulagem e composição físico-química. “A comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso do produto estão proibidas”, informou a agência.
Governo da Itália pretendem adotar castração química
como punição para crimes de abuso e assédio
A Itália avança em direção à legalização da castração química, com parlamentares aprovando a criação de um comitê que poderia elaborar leis sobre o tratamento de agressores sexuais violentos com medicamentos bloqueadores de andrógenos.
O governo de direita da primeira-ministra Giorgia Meloni tenta impor rigor à lei e à ordem. Desde que assumiu o poder em 2022, seu governo introduziu leis que estabelecem dezenas de novos crimes e aumentam as penas.
A Liga, partido de extrema direita que integra a coalizão governista de Meloni e que fez da criação de uma lei sobre castração química para pedófilos e estupradores um elemento fundamental de sua plataforma, apresentou a moção.
Segundo as propostas da Liga, criminosos sexuais condenados poderiam receber pena suspensa em troca de se submeterem a um tratamento com bloqueadores hormonais.Mas grupos de oposição chamaram as propostas de “extremistas” e “violadoras da humanidade e da justiça”.
A castração química obrigatória é permitida na Rússia , na Polônia e em alguns estados dos EUA para certos crimes. Mas também há dúvidas sobre sua eficácia na prevenção da reincidência, e especialistas afirmam que pode ter efeitos colaterais físicos e psicológicos.
Grupos feministas alertam que as razões por trás de crimes sexuais violentos, como estupro, não são impulsos sexuais incontroláveis, mas fatores culturais.O atual ministro da Justiça italiano, Carlo Nordio, se opôs a propostas semelhantes em 2019, antes de assumir o governo, dizendo que elas eram "um retorno aos tempos medievais".
SENAI Ceará realiza missão técnica na Alemanha e na Holanda
com foco em operações portuárias com hidrogênio
O SENAI Ceará realiza uma missão técnica estratégica na Alemanha e na Holanda com o objetivo de fortalecer parcerias internacionais e impulsionar a formação profissional em tecnologias sustentáveis, com ênfase na segurança na operação portuária com hidrogênio verde (H2) e seus derivados. A iniciativa integra a participação do SENAI Ceará no Programa Internacional de Incentivo ao Hidrogênio (H2Uppp), do Ministério Federal da Economia e Energia (BMWE) da Alemanha, por meio da Agência de Cooperação Alemã (GIZ), em parceria com a TÜV Rheinland.
A comitiva da missão técnica é liderada por Paulo André Holanda, diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará. Participam da missão: Isabela Maciel, assessora para Transição Energética e especialista em Energias Renováveis; Felipe Frutuoso, especialista em Mecânica Automotiva; Cláudio Furtado, instrutor educacional especialista em Hidrogênio; e Helessandro Rocha, instrutor educacional especialista em Segurança.
“Este projeto é mais uma demonstração do compromisso da FIEC na pauta da transição energética e do desenvolvimento sustentável. Sob a liderança do presidente Ricardo Cavalcante, a Federação das Indústrias do estado do Ceará tem atuado incansavelmente para impulsionar o HUB de Hidrogênio do Ceará
Últimos dias para renegociar dívidas
com até 97% de descontos
Brasileiros com o nome negativado têm até esta sexta-feira (11/7) para renegociar dívidas com descontos de até 97%. O Serasa, em parceria com mais de 40 bancos, está realizando um mutirão emergencial que oferece condições especiais para a quitação das pendências, podendo ser acessado no site do serviço ou pelos canais de atendimento telefônico.
Segundo pesquisa realizada com as instituições, 56 milhões de dívidas podem ser renegociadas por valores abaixo de R$ 100 — sendo que 23 milhões delas podem ser quitadas por menos de R$ 50. Cerca de 35 milhões de brasileiros possuem dívidas em bancos, sendo que 11 milhões possuem dívidas exclusivamente com essas instituições. O número total de dívidas bancárias supera os 65 milhões.
De acordo com o Mapa de Inadimplência, o setor de bancos e cartões de crédito lidera entre os principais responsáveis pela negativação no país, com 27,8% do total das dívidas. Em seguida, aparecem as contas de serviços essenciais, como luz, água e gás (20,3%) e as financeiras não bancárias (19,3%).
Conheça 5 benefícios de beber café
sem açúcar todos os dias
O café é uma bebida bastante popular em todo o mundo. Além de servir como estimulante, o líquido proporciona diferentes benefícios à saúde, quando ingerido sem a adição de açúcares.
As substâncias antioxidantes do café contribuem para a longevidade. Para tanto, os pesquisadores da Mayo Clinic, importante centro médico nos Estados Unidos, sugerem que os indivíduos tomem de três a quatro xícaras de café sem açúcar por dia.
“Estudos recentes, quando foram ajustados para certos fatores, encontraram uma possível associação entre o café e a diminuição da mortalidade”, destacou o médico Donald Hensrud, professor da Faculdade de Medicina da Mayo Clinic, em artigo publicado no site da instituição.
1- Prevenir problemas de saúde
2-Combater radicais livres
3-Acelerar o metabolismo
4-Ajudar no emagrecimento
5-Evitar cáries
O café amargo também é capaz de prevenir as cáries, uma vez que o problema dentário está ligado ao consumo de açúcar. Fonte: Metrópoles
SUS vai oferecer implante contraceptivo gratuito
a mais de 500 mil mulheres
Ainda este ano, até 500 mil mulheres poderão colocar o contraceptivo Implanon gratuitamente. o implante hormonal, que pode custar até R$ 4 mil, passará a ser oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no segundo semestre. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (3).
O Implanon é o método mais eficaz de proteção contra a gravidez disponível no mercado. Um de seus diferenciais é o período prolongado de uso, sem necessidade de troca: ele dura três anos.
O implante é uma pequena haste colocada no braço da mulher. Ela libera etenogestrel, um hormônio sintético semelhante à progesterona que impede a ovulação e, consequentemente, a gestação. Seu resultado é mais eficaz, inclusive, que a vasectomia.
O investimento do Ministério da Saúde será de aproximadamente R$ 245 milhões e, até 2026, é estimada a distribuição de 1,8 milhão de dispositivos.
Seminário Vitrine Tecnológica debate o futuro da moda cearense
com foco em inovação e tecnologia, na FIEC
Empresários, profissionais, pesquisadores e instituições do setor da moda tiveram um encontro marcado com o futuro na quinta-feira (03/07), durante o Seminário Vitrine Tecnológica - Moda Avante, na Casa da Indústria. Realizado por meio de uma parceria entre Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Sindroupas, Sindconfecções e Sebrae Ceará, o evento apresentou soluções tecnológicas, tendências e iniciativas que estão sendo desenvolvidas com o objetivo de transformar o setor, potencializando sua competitividade e preparando o ecossistema local para os desafios e oportunidades do futuro.
Na programação, o presidente do Sindroupas, Paulo Rabelo, compartilhou as experiências que vivenciou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês), uma das instituições mais renomadas do mundo em tecnologia e inovação.
Além de promover o debate sobre as tendências e o uso de tecnologias como a inteligência artificial na moda, o seminário integra as ações do programa Moda Avante, que tem como propósito impulsionar a transformação e o desenvolvimento sustentável do setor, estimulando a cultura da inovação em toda a cadeia produtiva.
STF decide que redes devem ser responsabilizadas
por conteúdos ilegais
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta semana, para responsabilizar redes sociais e plataformas digitais por conteúdos perigosos mantidos no ar, mesmo após denúncias. A decisão determina que empresas como Meta, X (ex-Twitter) e YouTube devem responder legalmente se forem omissas na moderação de conteúdos nocivos.
A medida, relatada pelo ministro Alexandre de Moraes, rompe com a lógica de impunidade sustentada até aqui pela autorregulação das plataformas. Para Moraes, “a internet não é um território sem lei”, e as empresas não podem seguir lucrando com algoritmos que amplificam o extremismo, a violência simbólica e a mentira como estratégia de engajamento.
Embora criticada por setores que temem censura privada, a decisão do STF se alinha ao que outras democracias têm feito para tentar frear o caos informacional. A preocupação não é nova e também não é exclusividade do Brasil, outros países como : EUA, e outros países europeus a exemplo do Reino Unido também caminham em busca da regulamentação das mídias sociais.
A posição do STF envia um recado claro: lucrar com engajamento sem responsabilidade não é mais aceitável. A ausência de regras tem favorecido o colapso do debate público e o enfraquecimento das instituições democráticas. Regular não é censurar. É criar um ambiente em que a liberdade seja exercida com segurança, respeito e responsabilidade.
Ideal Clube lança XXV Prêmio Estadual de Literatura
com R$ 20 mil em premiação
O Ideal Clube realiza, no dia 1º de julho, às 19h30, o lançamento oficial da 25ª edição do Prêmio Estadual Ideal Clube de Literatura – Prêmio José Telles. A solenidade acontecerá no Piano-Bar do clube (Salão Paulo Bandeira) e contará com a presença de autoridades, escritores, representantes da cena cultural e convidados.
Um dos mais tradicionais concursos literários do Ceará, o prêmio deste ano contempla exclusivamente o gênero conto e distribuirá um total de R$ 20 mil em premiação. As inscrições seguem até o dia 29 de agosto de 2025.
O concurso é aberto a escritores cearenses residentes em qualquer parte do país, além de autores de outras origens que residam no Ceará.
“Celebrar a 25ª edição do Prêmio Estadual Ideal Clube de Literatura é reafirmar nosso compromisso com a valorização da cultura e da produção literária no Ceará. Este prêmio tem sido um espaço de reconhecimento e estímulo aos escritores e escritoras que ajudam a construir a identidade literária do nosso estado e do país”, destaca o presidente do Ideal Clube, Fernando Esteves.
Concurso Público a vista,
TSE cria novos cargos públicos
Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4/24, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cria 474 cargos efetivos na Justiça Eleitoral, 75 cargos em comissão e 245 funções comissionadas. Dos cargos efetivos, 232 são de analista judiciário e 242 de técnico judiciário.
O relator, deputado Rogério Correia (PT-MG), defendeu a aprovação “O projeto reveste-se de suma importância para a consolidação da democracia brasileira, na medida em que fortalece a capacidade institucional da Justiça Eleitoral”, disse.
O impacto orçamentário anualizado foi estimado em R$ 109,4 milhões. Segundo o TSE, esses recursos servirão para suprir a necessidade de pessoal em razão do aumento do eleitorado, de candidaturas e de processos judiciais e extrajudiciais.
Os novos cargos trarão segurança das urnas eletrônicas, o combate a fake news e o cumprimento das orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Já foi aprovado pela Comissão de Administração e Serviço Público.
Divórcio não precisa de
autorização do cônjuge, decide STJ
STJ decidiu que o divórcio pode ser feito unilateralmente, não precisando da concordância do cônjuge, por meio de uma decisão liminar, uma ordem concedida pelo juiz de imediato, sem esperar um julgamento.
A prática já acontecia em alguns processos na Justiça, não era proibida, mas sim era uma questão dependente do critério do juiz, analisando caso a caso. No entanto, com a decisão do STJ, é lei: a parte pode se divorciar rapidamente, ainda que o outro cônjuge nem mesmo se apresente.
Mesmo antes da decisão pelo STJ, era possível se divorciar por meio de uma decisão liminar e unilateral, mas dependia da avaliação do juiz para cada caso. Por isso, alguns processos corriam na Justiça por mais tempo, enquanto outros já eram resolvidos. Agora o juiz está sempre autorizado a decidir liminarmente, de forma imediata,
Na prática, a mudança evita que juízes adiem a decisão do divórcio esperando alguma citação da outra parte e favorece a autonomia de quem está ingressando com o pedido, para divorciar de imediato sem que haja uma maior espera.
Cerca de 28 milhões de brasileiros já fizeram ‘novo RG’:
veja prazo, validade e como tirar
Segundo novo balanço do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), 27,8 milhões de brasileiros já tiraram a Carteira de Identidade Nacional (CIN), também chamado de novo RG. Os dados são do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O número apresenta um avanço expressivo ante o começo do ano, dado que em janeiro eram cerca de 17 milhões de brasileiros que havia emitido o documento.
O Novo RG será o único documento de identificação de brasileiros aceito em território nacional a partir de 28 de fevereiro de 2032. Até lá, ainda poderá ser utilizado o RG dos Estados.
A primeira via da CIN é gratuita e é emitida pelos Estados por meio dos seus respectivos institutos de identificação. Sendo assim, é necessário que as pessoas levem as suas certidões de nascimento/casamento para a emissão da CIN.
Para obter mais informações sobre a nova carteira, a população pode entrar no site: gov.br/identidade
Todos os brasileiros têm até o ano de 2032 para providenciar a nova carteira. O documento pode ser solicitado tanto na versão física quanto digital, sempre vinculado ao CPF. A primeira emissão é gratuita. O agendamento deve ser feito pelo site gov.br/identidade, de acordo com as regras de cada estado.
SENAI Ceará lança Programa de Inteligência Artificial
para a Indústria durante o Tech Day 2025
O SENAI Ceará deu mais um passo decisivo em seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a indústria durante o Tech Day 2025, realizado em 18/06, na Casa da Indústria. Resultado da integração entre SENAI, SESI e IEL Ceará, o evento reuniu estudantes, representantes da academia, industriais e especialistas em uma programação voltada à conexão entre educação, tecnologia e o futuro do trabalho.
O grande destaque da abertura foi o lançamento do Programa SENAI de Inteligência Artificial para a Indústria, uma iniciativa pioneira no Brasil que posiciona o Instituto SESI SENAI de Tecnologia como um grande hub nacional dedicado a projetos de IA focados em fortalecer a competitividade e as práticas do setor industrial cearense. O Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, conduziu o anúncio da iniciativa, acompanhado da Gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente.
Paulo André ressaltou que o Tech Day 2025 representa um marco no desenvolvimento da educação e da inovação na indústria do estado, reforçando a importância do investimento em pesquisa e projetos que busquem trazer as potencialidades da IA para o cotidiano das empresas.
WhatsApp anuncia chegada de anúncios e canais pagos;
veja o que muda no aplicativo
A Meta apresentou, na segunda-feira (16/06), que o WhatsApp terá propagandas entre um status e outro, como são conhecidos os stories da plataforma. Além disso, donos poderão pagar para impulsionar seus canais e cobrar assinatura por conteúdo exclusivo. Os recursos devem chegar gradualmente no mundo todo, mas a empresa já avisa que esse processo levará meses.
As novidades são mais um passo da Meta para ganhar dinheiro usando o WhatsApp. Elas já eram esperadas há muito tempo: desde 2018 circulam notícias sobre propagandas nos status, e em 2023, o próprio Will Cathcart, líder do WhatsApp, afirmou que a publicidade chegaria a essa área e aos canais.
A empresa faz questão de ressaltar que chamada área de mensagens não terá mudanças. “Aqueles que usam o WhatsApp apenas para conversar com seus amigos e familiares continuarão tendo a mesma experiência de sempre”, diz o comunicado. A criptografia de ponta a ponta nas conversas, grupos e status pessoais também está mantida.
Em uma apresentação para a imprensa, a companhia enfatizou que as empresas que anunciam no Facebook e no Instagram já direcionam seus consumidores para o WhatsApp. Colocar as propagandas no mensageiro, portanto, é um caminho natural.
A Meta explica que só usará informações de perfil do usuário para personalizar os anúncios caso a conta do WhatsApp esteja conectada na Central de Contas da Meta. Do contrário, a plataforma ficará limitada a dados menos refinados, como país, idioma selecionado no dispositivo, canais seguidos e interações anteriores com anúncios.
Transferência de veículos
será Digital Via Aplicativo
O Brasil deu um passo importante na modernização do processo de compra e venda de veículos. A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3965/21, que permite a transferência eletrônica de veículos, usando apenas assinatura digital. O texto agora segue para sanção do presidente da República e pode virar lei nos próximos dias.
Essa mudança é muito esperada por motoristas e empresas, já que elimina a obrigatoriedade de ir até o cartório. Com isso, será possível fazer tudo pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou outros sistemas dos Detrans e da Senatran.
Para garantir a segurança, será exigida a assinatura digital tanto do comprador quanto do vendedor. O projeto ainda autoriza que os Detrans façam vistorias eletrônicas no processo de transferência, o que pode tornar tudo mais rápido e eficiente. A expectativa é que, com a sanção presidencial, o sistema passe a valer em todo o país, reduzindo custos para transferência veiculares.
Empresárias buscam espaço na América Latina: inscrições abertas para
programa de exportação voltado a mulheres
Empresas brasileiras lideradas por mulheres ou com gestoras à frente da área de exportação têm até o dia 30 de junho para se inscrever na terceira edição do Encontro de Negócios Mulheres na Exportação. A iniciativa, que mira o fortalecimento da presença feminina no comércio internacional, foca especialmente os mercados da América Latina e América Central.
Com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio de seu Centro Internacional de Negócios (CIN), e da plataforma Mulheres ConnectAmericas, o programa é uma ação conjunta da ApexBrasil, da Rede CIN, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Governo Federal. A participação é gratuita.
Empresárias dos setores de alimentos, bebidas e cosméticos poderão acessar um pacote que inclui capacitações online, consultorias individuais e rodadas virtuais de negócios com compradores internacionais. O calendário prevê treinamentos entre os dias 8 e 11 de julho, com foco em estratégias de exportação e preparação para encontros comerciais. Na sequência, entre 16 de julho e 12 de setembro, cada participante contará com acompanhamento personalizado para aprimorar sua abordagem nas negociações.
O ciclo se encerra com as rodadas de negócios nos dias 23 e 24 de setembro, realizadas em ambiente virtual com suporte de tradução simultânea. A meta do programa é ampliar a participação de lideranças femininas nas exportações brasileiras, criando novas conexões comerciais e oportunidades de internacionalização. Empresas interessadas podem realizar a inscrição diretamente no site da ApexBrasil até o final do mês.
FIEC, Instituto Amazônia+21 e parceiros firmam convênio
para expandir Facility de Investimentos Sustentáveis (FAIS) para a Caatinga
Nesta segunda-feira (16), o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, firmou convênio com o Instituto Amazônia+21, durante o evento de assinatura do acordo para a expansão da Facility de Investimentos Sustentáveis (FAIS) para o bioma Caatinga, no Nordeste brasileiro. A iniciativa tem como objetivo estruturar um ambiente de investimentos de alto impacto socioambiental, alinhando capital comercial, filantrópico e de fomento para impulsionar soluções sustentáveis na região. Também participaram do momento e assinaram o documento, o Presidente da Associação Nordeste Forte e Presidente da FIEPB, Cassiano Pereira; o Presidente da FIERO, Marcelo Thomé; e o Presidente da FIEPE, Bruno Veloso.
A FAIS, originalmente criada para fomentar investimentos na Amazônia, agora avança para a Caatinga, bioma marcado por desafios históricos, mas com vasto potencial em bioeconomia, energias renováveis, agroecologia e turismo sustentável. A expansão do projeto busca replicar o modelo bem-sucedido de blended finance, que combina diferentes fontes de recursos para reduzir riscos e atrair investimentos privados.
A ação tem como objetivo acelerar o financiamento de projetos sustentáveis na região, gerando emprego, renda e conservação ambiental. "A expansão da FAIS para a Caatinga é um marco para o desenvolvimento territorial integrado, unindo preservação e crescimento econômico", destacou Marcelo Thomé, presidente do Instituto Amazônia+21.
Exportações de rochas ornamentais do Ceará mais que dobram
e consolidam setor na pauta externa do estado
As exportações de rochas ornamentais do Ceará somaram US$32,4 milhões entre janeiro e maio de 2025, mais que o dobro do valor registrado em igual período de 2024 (US$14,3 milhões). Os dados são do estudo setorial Comex Rochas Ornamentais, elaborado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O crescimento de 126,9% consolida o setor como um dos mais dinâmicos da pauta exportadora cearense, com ganhos muito importantes e presença crescente em mercados estratégicos.
Com esse desempenho, o Ceará passou a ocupar a terceira posição entre os estados brasileiros que mais exportam rochas ornamentais, atrás apenas do Espírito Santo (US$ 507 milhões) e de Minas Gerais (US$50,6 milhões).
Já a participação das rochas ornamentais nas exportações totais do estado aumentou de 1,7% em 2023 para 2,8% em 2024. Somente entre janeiro e maio de 2025, o setor já representa 4,2% das vendas externas do Ceará.
Governo reclassifica Instagram como não recomendado
para menores de 16 anos
O Ministério da Justiça publicou, na quarta-feira (11), uma alteração da classificação indicativa do Instagram, que passa a não ser recomendado para menores de 16 anos. Anteriormente, a indicação era para maiores de 14 anos.
De acordo com o ministério, foi realizada uma análise de que mostrou que os conteúdos da plataforma pedem a alteração da classificação indicativa. Entre os pontos examinados, foram considerados:
A decisão da pasta, que já foi oficializada no Diário Oficial da União nesta manhã, diz ainda que a mudança "preserva tanto a liberdade de expressão, como a proteção de crianças e adolescentes, quanto a exibição de conteúdos inadequados ao seu desenvolvimento psíquico". Fonte: CNN.
Unimed Fortaleza e Unifor conectam inovação
e saúde na 3ª Semana i9 Unimed
A Unimed Fortaleza é uma das participantes da 3ª Semana de Inovação i9 Unimed, que acontece de 9 a 13 de junho, com etapa presencial no campus da Universidade de Fortaleza (Unifor), no dia 12 de junho. Com o tema "Inovação no cuidado: desafios e caminhos para a saúde do futuro", o encontro propõe uma imersão nas tecnologias que estão transformando o setor.
A programação inclui palestras, meetups, painéis técnicos e visitas ao Parque Tecnológico da Unifor, abordando temas como blockchain, conectividade, dados, inteligência artificial (IA), big data, IoT, out of pocket, cibersegurança, infraestrutura, tendências, novos negócios, LGPD, UX (centralidade), interoperabilidade e VBHC. O evento é uma extensão do circuito nacional do i9 Unimed, que passa por outras cidades como Goiânia, Vitória, Ponta Grossa, São Paulo e Campinas.
Na ocasião, o diretor Administrativo-financeiro da Unimed Fortaleza, Dr. Flávio Ibiapina, apresentará o painel "Governança de dados na prática: pequenas ações para grandes resultados". Haverá ainda debates sobre riscos cibernéticos com Raul Feitosa, Rômulo Bezerra e Márcio Neri.
Cuidados com a escova de dentes: como armazenar
corretamente e evitar riscos invisíveis à saúde
Guardar a escova de dentes pode parecer um gesto simples e automático, mas a forma como esse item é armazenado tem impacto direto na saúde bucal. Quando mantida em condições inadequadas — como locais úmidos, abafados ou próximos a fontes de contaminação — a escova se transforma em um ambiente favorável para a proliferação de bactérias, fungos e outros micro-organismos. Esses agentes podem comprometer a eficácia da escovação e até contribuir para o surgimento de problemas na boca, como infecções, gengivites e mau hálito.
Após a escovação, é fundamental lavar bem a escova em água corrente, eliminando resíduos de pasta e partículas de alimento que possam ficar presos entre as cerdas. A secagem também merece atenção: o ideal é sacudir levemente a escova para retirar o excesso de água, sem bater ou forçar as cerdas, o que pode deformá-las e reduzir a eficiência da limpeza. Apesar de populares, as tampas protetoras não são recomendadas para o uso diário. Elas mantêm a umidade por mais tempo e dificultam a ventilação, criando um ambiente ideal para o desenvolvimento de fungos e bactérias. Esses acessórios devem ser usados apenas de forma pontual, como em viagens ou no transporte dentro da bolsa.
O ambiente onde a escova fica guardada também merece cuidado. O mais indicado é deixá-la em um suporte ventilado, na posição vertical e com espaço suficiente entre as escovas de outros moradores da casa, evitando o contato entre as cerdas. O banheiro deve ser arejado, e o suporte, posicionado longe do vaso sanitário. Isso porque, ao acionar a descarga, partículas microscópicas podem ser lançadas no ar e contaminar objetos ao redor. Fechar a tampa do vaso antes de dar a descarga é uma medida simples, mas eficaz, para reduzir esse risco.
Outro ponto importante é a frequência de troca da escova. Mesmo com todos os cuidados de limpeza e armazenamento, as escovas devem ser substituídas a cada três meses, ou antes disso, caso as cerdas estejam desgastadas, abertas ou deformadas.
Cuidar bem da escova de dentes é uma atitude simples que faz parte da prevenção em saúde. Com medidas básicas de higiene e atenção ao local de armazenamento, é possível manter esse objeto essencial sempre pronto para uso, livre de contaminações e contribuindo para uma boca mais saudável todos os dias.