Textos e Poemas do Gonzaga Mota

68567f17bbf7406780b0830884afc7e3.png
68567f17bbf7406780b0830884afc7e3.png

DUAS ESCOLAS

WhatsApp Image 2024-07-24 at 18.04.22.jpeg

São várias as manifestações culturais e intelectuais nos campos da literatura, da música, da pintura, da economia etc. No entanto observando-se apenas a pintura, em séculos mais recentes, pode-se dizer que o romantismo opôs-se ao classicismo; o realismo foi de encontro ao romantismo e precedeu ao impressionismo que, por sua vez possibilitou o surgimento do expressionismo, bem como serviu de transição para a arte moderna. 


Apesar de vários movimentos existentes, concentrei-me de forma resumida, no exame das correntes impressionistas e expressionista de pintores geniais. A primeira origem no final do século XIX, na França, caracterizou-se pelo interesse em efeitos de luz, não se preocupando com contornos e com outros tons sombrios, porém enaltecendo a alegria de viver. A segunda procurou mostrar, não só os aspectos objetivos, mas as emoções subjetivas onde pensamentos e acontecimentos suscitam no artista. Foi iniciado na Alemanha, atingiu o seu auge entre 1910 e 1920.  

 

O impressionismo, embora mantendo temas do realismo, não se propôs a fazer denúncia social. Mostra paisagens urbanas e suburbanas, como o naturalismo. Entre os impressionistas, destacam-se: Monet, Manete e Renoir. Nos quadros desses artistas são comuns cenas passadas em jardins, à beira do rio Sena, em cafés, teatros e festas. Destacaria Monet e Renoir como os principais integrantes do movimento e as telas " Manhã no Sena", (Monet) e "Rosa e Azul" (Renoir). 


Embora Renoir tenha sido um dos fundadores do impressionismo, seu maior expoente, desejou ser um pintor renascentista. Já no impressionismo, não existe a preocupação com a beleza tradicional e as obras mostram um enfoque pessimista da vida. O artistas muitas vezes, dominado pela angústia e a dor, denuncia problemas sociais. o precursor foi Van Gogh e, na minha visão, as telas "Os Girassóis" e "Noite de Verão", foram suas obras principais.

68567f17bbf7406780b0830884afc7e3.png

ESQUERDA E DIREITA

WhatsApp Image 2024-07-03 at 11.12.44.jpeg

Diz-se que: "quando a esquerda começa a contar dinheiro converte-se em direita" e por sua vez quando a direita deixa de contar dinheiro, vira  esquerda. Essas observações mostram a importância dos aspectos monetários na formação do pensamento e das atitudes, ao longo do tempo, de boa parte da humanidade. Estudiosos abordaram tal comportamento à luz de princípios políticos, éticos e Morais. Assim por exemplo aconteceu na antiguidade com Platão, na segunda metade do século XIX com Engels e mais recentemente com Max Weber, dentre muitos outros.

 

Nos dias atuais o pragmatismo está ocupando espaço das opções institucionais, fato que nos confunde e aumenta as dúvidas relacionadas com a existência e a verdade, analisada por Sartre. Acreditamos serem as manifestações pragmáticas, influenciada pelo maniqueísmo de direita e esquerda, pela ânsia do poder, pela falta de solidariedade, pelo individualismo e  ausência de sentimentos espirituais. 


O estado existe não para ser opressor, tampouco de direita ou de esquerda, mas para assegurar os princípios básicos da democracia. Precisamos nos voltar para o conhecimento das verdades essenciais, objetivando alcançar os valores éticos, indicadores de um mundo social baseado nos conceitos de justiça, igualdade e oportunidades. 


Ademais um líder não se faz por instrumentos ou mecanismos artificiais, mas pelo reconhecimento livre e soberano do seu povo. Forçar o segmento ou destruir uma liderança, usando os segmentos da falsa mídia e " marqueteiros" gananciosos poderá gerar uma farsa administrativa e política.

 

Aqueles que assumem um cargo na vida pública pensando em fazer negócios e não trabalhar pelo povo, não são democratas, pelo contrário, são tiranos enrustidos, dominados pelas forças da corrupção. Não ao maniqueísmo, seja de direita ou de esquerda, mas sim a defesa da democracia apoiada na Liberdade e na justiça social.

 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC

68567f17bbf7406780b0830884afc7e3.png
68567f17bbf7406780b0830884afc7e3.png

DEMOCRACIA E FELICIDADE

WhatsApp Image 2024-06-23 at 12.27.16.jpeg

O estado brasileiro enfrenta momentos de dificuldades envolvendo os três poderes constituídos, podendo comprometer infelizmente os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, conforme o artigo 2º de nossa Carta Magna: São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o legislativo, o executivo e o judiciário, é claro que os desajustes decorrentes desta situação aflitiva se projetam nas estruturas da sociedade e da família.

 

Para que possamos refletir desprovidos de qualquer conotação partidária, acerca do grau de inquietação nacional, bem como da necessidade de cada brasileiro ter uma parcela de responsabilidade na solução da problemática, apresentaremos algumas ideias de pensadores relacionadas com atitudes e comportamento das pessoas: "Como é estranho ambicionar o poder e perder a liberdade" (Francis Bacon).

 

"O supérfluo dos ricos é o necessário dos pobres" (Santo Agostinho). "Há homens cuja fraqueza de inteligência não lhes permitiu ir além das coisas corpóreas" (Santo Tomás de Aquino). "A nação que preza outros valores acima da Liberdade, perderá sua liberdade e ironicamente se forem o conforto e o dinheiro que ela preza mais, irá os perder também" (Somerset Mangham). "Abra o coração para que entre mais amor" (Goethe). "Ah! Tô Como dói viver quando falta a esperança" (Manuel Bandeira). "Recorda-te do rosto do homem mais pobre e necessitado que haja visto; vê se o passo que pensas em dar, lhe servirá de alguma ajuda" (Mahatma Gandhi). 


Não estamos perdidos. Observemos a verdadeira justiça em Deus. Distribua solidariedade e amor, não guarde ódio, somente assim pode se encontrar o caminho da democracia e da felicidade, pensemos nos valores espirituais e não apenas nos valores materiais, desta forma conseguiremos uma sociedade bem mais justa e igualitária. 

 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC

68567f17bbf7406780b0830884afc7e3.png

POLÍTICA ECONÔMICA

WhatsApp Image 2024-06-14 at 15.56.48.jpeg

O pensamento econômico ao longo do tempo apresentou modificações significativas. Escola como a mercantilista, a clássica, a marxista, a neoclássica, a keynesiana a liberal dentre outras, mostraram a importância da filosofia e da matemática. Sem dúvida em todas as escolas destacaram-se as bases filosóficas objetivando o entendimento da realidade. 


já a matemática foi utilizada com vistas a investir relações abstratas e lógicas. Com certeza o progresso econômico e a conscientização das pessoas, motivaram o surgimento de teses na área econômica abrangendo também conceito de ordem política e social. Cientistas e estudiosos como Adam Smith, Stuart Mill, Hegel, Max Weber e mais recentemente Keynesiana e Friedman, desenvolveram teorias fundamentadas em diretrizes filosóficas, por outro lado Petty, Quesnay e Leontief, por exemplo, deram ênfase a conceitos matemáticos nas suas teses do equilíbrio econômico geral.

 

A rigor a filosofia é dialética, chegando até mesmo a ruptura. A matemática no entanto, por ser exata é lógica, possuindo normas de raciocínio. Filosofia e matemática são importantes na formulação de políticas econômicas. Vale lembrar Amatya Sen, em seu livro desenvolvimento como Liberdade, quando ressalta privações econômicas, sociais e políticas. Por sua vez, disse Celso Furtado: "

 

O debate é saber se o estado vai sobreviver no país, como suprir seu esvaziamento e que consequências esse processo terá para a sociedade". Ademais, aqueles que trabalham na vida pública não devem se preocupar apenas com o poder. Mas com o povo. É importante o exercício da democracia. Por outro lado, a coerência pragmática e de objetivos, abrangendo indicadores políticos, administrativos, economicos e sociais, leva um país ao caminho da justiça e da Liberdade, sem opressão física ou moral, mas com capacidade de entendimento ético/jurídico.

 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC

68567f17bbf7406780b0830884afc7e3.png

Educação e Desenvolvimento

WhatsApp Image 2024-04-04 at 17.33.49 (1).jpeg

Concordamos com a idéia de que a educação deve ser proporcionada a todos por constituir um direito e uma condição para o pleno desenvolvimento da pessoa humana. Além de constituir um direito, a educação também é um dos principais fatores, senão o mais importante, do desenvolvimento dos países. É fundamental que as nações entendam, em primeiro lugar, que a educação não constitui um gasto, mas um investimento.

 

Em segundo lugar, é um investimento de longo prazo que deve expressar o compromisso de gerações e ser levado a um projeto do Estado Democrático, para além das divergências partidárias das forças políticas que momentaneamente ocupam os papéis de governo e oposição, ou seja, a educação não deve ser um programa de Governo, mas de Estado.

 

Ademais, deve-se buscar a articulação dos diversos atores sociais, somando esforços de governos, setores empresariais e trabalhistas, enfim, da sociedade em geral. Há uma evidente correlação entre os níveis educacionais, cognitivos e comportamentais, das populações e o desenvolvimento dos países.

 

Esse entendimento levou à adoção da educação como um dos fatores na construção do conhecido IDH-Índice de Desenvolvimento Humano, que tem orientado as políticas públicas em vários países e constituído importante indicador de avaliação de seus acertos ou insuficiências.

 

Resta, pois, o passo mais difícil- transformar a retórica em ações concretas e priorizar os investimentos do setor educacional, nas múltiplas dimensões do acesso, da equidade e da qualidade. Este será o caminho do desenvolvimento equilibrado, com distribuição de renda e participação de todos na riqueza das nações- o verdadeiro desenvolvimento humano. Devemos nos preocupar menos com a pobreza financeira e mais com a falta de educação. P.S. Segundo Kant: "É nos problemas da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade".

 

 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC

68567f17bbf7406780b0830884afc7e3.png

Tristonho

WhatsApp Image 2024-04-04 at 17.33.49 (1).jpeg

Sou um homem triste,

não encontro a minha amada.

Tento esquecer a solidão,

apesar da dor do meu coração.

Não desisto, continuo a procurar,

aquela que um dia,

com certeza, deverá acabar

minha persistente melancolia.

 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC

Desejo

Quão belo é teu interior,

externas o sentimento do amor.

Mostrando paz e compreensão,

abres as portas do teu coração.

Desejo, um dia nele ingressar,

para te amar.

 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC

68567f17bbf7406780b0830884afc7e3.png

Sensação dolorida

WhatsApp Image 2024-05-03 at 18.47.50.jpeg

Como dói! É difícil suportar,

não consigo viver em paz.

Sinto a  morte se aproximar, 

Reagir, não sou capar.

Peço forças ao bom Deus,

somente Ele poderar ajudar.

O desejado conforto espiritual,

com certeza não deverá faltar.

Será um sonho? Preciso acordar,

não quero pela vida passar.

Esperança, esperança: não me abandones.

 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC

68567f17bbf7406780b0830884afc7e3.png

NATUREZA E AMOR

WhatsApp Image 2024-04-22 at 09.03.10.jpeg

A beleza dos verdes campos,
a alegria luminar do sol,
o perfume dos bons ventos,
a pureza das nuvens brancas, 
a água das nascentes, 
o cantar dos pássaros
o desabrochar das flores, 
as ondas espumantes do mar.
São coisas tão lindas quanto o desejo de te abraçar,

a vontade de te beijar e as manifestações do teu amor.

 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC

68567f17bbf7406780b0830884afc7e3.png

Os Sonhos do Rei do Baião

WhatsApp Image 2024-04-12 at 12.23.36.jpeg

Um dos sonhos de Luiz Gonzaga, o Rei do baião, o qual podemos também chamá-lo de Governador do nordeste, era ver a construção da rodovia ligando Exu-PE ao Crato-Ce, Conseguiu o feito com os dois governadores de então, Roberto Magalhães, de Pernambuco e Gonzaga Mota, do Ceará, a Rodovia Asa Branca. 
Em agradecimento aos governadores a época, ele compôs este belo poema musical.


RODOVIA ASA BRANCA
Eu vi um dia dois homens fazer o importante trato de ligar Exu ao Crato, Pernambuco ao Ceará.
O homem de cá trabalhou, pois chegou logo primeiro e o de lá também ligeiro não dançou e chegou lá. 
Olha o homem aí gente, ele é da gente, olha o homem aí alegre e contente, olha o homem aí é o povo que diz, olha os homem juntos na eficiente jornada, com Luiz Lua Gonzaga. 
Roda rodada rodando, roda rodeia rodovia, Asa Branca tá todinha pra você. 
Olha o homem aí, é asa Branca voltando, é carreta rodando e o povo cantando junto, olha os homem aí, vocês precisavam também ver os dois homens arregaçando as mangas da camisa, abraçado em cima da divisa, Pernambuco/Ceará, naquela data tão festiva, pareciam imitar Patativa. "Cante de lá, que eu canto de cá".

 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC

68567f17bbf7406780b0830884afc7e3.png

Poemas

do Gonzaga Mota

WhatsApp Image 2024-04-04 at 17.32.26.jpeg

REALIDADE

 

Meu sonho 
teu sonho 
nosso sonho 

Meu amor 
Teu amor 
Nosso amor 

Minha felicidade 
Tua felicidade 
Nossa felicidade 

Minha vida 
Tua vida 
Nossa vida. 

Sonho, amor, felicidade e vida; nossa linda realidade querida.

 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC