ESPAÇO DO LEITOR

Fio_Laranja.png

Sabedoria 

 

WhatsApp Image 2022-11-22 at 20.45.18.jpeg

Os sentimentos de solidariedade e amor com  vista à busca da felicidade e ao propósito da vida são muito importantes. 

Por outro lado, o ódio, a falsidade, a inveja e a ambição, dentre outros, são comportamentos incompatíveis com a existência saudável. 

 

É mediante a oração e a meditação que se encontram os estados mentais positivos e se afastam os negativos. O que somos é consequência do que pensamos. O que alcançamos ocorre da fé em Deus e da força da esperança. 

 

Por exemplo, a verdade e a generosidade foram os princípios básicos da vida exemplar de Madre Teresa de Calcutá. 

São Francisco de Assis é outro exemplo importante. Analisou e debateu a religião, a civilização e a sociedade, observando os valores espirituais e materiais. Como seria bom se, nos dias de hoje, os líderes mundiais e as pessoas que decidem e formam opinião seguissem os ensinamentos de Santa Teresa de Calcutá e de São Francisco. 

 

A violência em todas suas formas - como o desemprego, a fome, o analfabetismo - leva a sociedade a um clima de perplexidade e apatia, motivando mais violência, mais injustiça e menos humildade. 

 

A paciência e a dedicação para com o próximo são importantes, mesmo que ele, naquele momento, não procure o caminho do bem.

 

Seja humilde e despreze o orgulho e a ganância. Dessa forma, semeando bons sonhos e fortalecendo a esperança, pode-se conseguir uma realidade justa. 

 

Muitas vezes, buscam-se as coisas sem valor, efêmeras e ilusórias, não procurando aquelas que proporcionam a verdadeira felicidade. 

A vida é um dom de Deus, e é preciso compreender que tudo pertence a esse dom.

 

Pode-se concluir, citando o Livro Bíblico da Sabedoria de Salomão; no capítulo 3, versículo 11: “É inútil a esperança dos que desprezam a sabedoria e a instrução; o seu duro trabalho não produz nada, e o que eles fazem não traz nenhum proveito.” Unamo-nos no amor a Deus.

 

Gonzaga Mota 
Prof. aposentado da UFC

Fio_Laranja.png

Bíblia Sagrada

WhatsApp Image 2022-11-17 at 22.21.23 (1).jpeg

Tomamos a liberdade de sugerir, nesse resumido texto, a leitura e interpretação da Bíblia. Conforme estudiosos, é o Livro mais vendido de todos os tempos; todavia, não sabemos se é o mais lido e interpretado.
 

Consideramos o Texto mais sábio da literatura universal. E formado pelo Novo e Antigo Testamentos. Todos os livros bíblicos destacam a importância das análises teológicas, é um convite à reflexão.
 

Existem estudos controversos, no entanto, para nós a Biblia é a palavra de Deus. É bom salientar que a Sagrada Escritura não pertence aos estudiosos, mas ao povo. O Antigo Testamento inclui 46 livros anteriores a Jesus Cristo e o Novo Testamento, abrange 27 livros que exaltam Jesus como enviado de Deus.
 

Acreditamos que a Bíblia Sagrada não se destina somente à leitura, mas principalmente, à oração. Os ensinamentos contidos são vários, no entanto, podemos resumi-los em uma só expressão:' "Amar a Deus e ao próximo como a si mesmo". A exegese biblica não é fácil, pois os livros foram escritos em várias épocas e em muitos lugares, por pessoas distintas e em línguas diferentes. Para se ter uma idcia, o Antigo Testamento foi escrito em hebraico e, alguns trechos, em aramaico.

 

Já o Novo, foi todo redigido em grego. Sendo a Bíblia um Livro de difícil entendimento e interpretação surgiram, ao longo do tempo, conflitos entre ciência e religião, sanados, quase sempre, com a harmonização da fÉ e da razão. Gostariamos, também, de lembrar uma frase constante de um dos sermões do Padre Vieira: "Semem est verbum Dei" (A semente é a palavra de Deus).

 

Realmente, a palavra de Deus está no Livro Sagrado e na medida em que possamos segui-lo, os frutos surgirão e estaremos nos aproximando da felicidade. Ao interpretarmos e entendermos a Bíblia, nós reconhecemos os nossos erros do passado e do presente e visaremos com fé, esperança e amor o futuro.
 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC

Fio_Laranja.png

Filosofia política

WhatsApp Image 2022-11-10 at 22.29.25 (1).jpeg

A ganância de determinados países motiva uma desconfiança que prejudica o entendimento, de um lado, e gera desigualdades e desequilíbrios políticos, econômicos, sociais e culturais, de outro. 

 

Surgem a exploração desordenada dos recursos naturais não renováveis, a miséria crescente de milhões de pessoas, a falta de solidariedade humana, a ausência da paz, dentre outros problemas. 

 

O radicalismo tem influenciado de forma negativa as alterações de comportamento e de organização social, nos países socialistas e capitalistas. Corrupção, desemprego, miséria, endividamento e violência decorrem de movimentos radicais que não buscam soluções, mas modelos errôneos do ponto de vista socioeconômico e político. Todavia, é extremamente difícil e controvertido encontrar um modelo perfeito. Observando-se o pensamento de filósofos clássicos, neoclássicos e modernos, nota-se uma preocupação básica com a verdade.

 

 Por outro lado, a hipocrisia é a chaga maior da atividade política. A coerência programática, baseada em princípios cristãos, é um remédio capaz de combater essa doença. De acordo com Jacques Maritain: "O Cristianismo ensinou aos homens que o amor vale mais do que a inteligência" e mais "Se é correto afirmar que sempre haverá temperamentos de direita e de esquerda, também é correto afirmar que a filosofia política não é de direita nem de esquerda; ela deve simplesmente ser verdadeira". 

 

Por sua vez, a democracia é a forma de governo em que o povo exerce a soberania, comprometendo-se com
a liberdade e a igualdade. A disputa democrática não pode ser eventual, mas permanente.

Ademais, democracia não significa apenas votar. Trata-se de um processo bem mais amplo, em que a participação popular, a recusa ao fanatismo, a alternância do poder, a defesa das minorias e da pluralidade, o respeito aos dispositivos constitucionais são atitudes fundamentais.

 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC

Fio_Laranja.png

Irmãs gêmeas
 

WhatsApp Image 2022-11-04 at 11.19.18.jpeg

A Política e a Economia são duas Ciências com um grau de correlação significativo e dependem de variáveis endógenas e exógenas. De forma resumida apresentamos apenas duas situações envolvendo fundamentos relacionados com as mencionadas Ciências. Ambas abrangem diversos campos como a filosofia, o social, a justiça, a teoria dos jogos, relações internacionais, direito, administração e gestão, processo legislativo, etc. As duas situações escolhidas ressaltam dois indicadores políticos (estabilidade e incerteza) e um indicador econômico(crescimento).

 

Comentamos, por exemplo, de forma simples, sem auxilio visual, dois gráficos que mostram o comportamento político e econômico de um país. Para tanto, usamos o primeiro quadrante do sistema cartesiano de coordenadas ("abscissas"-eixo horizontal e "ordenadas" - eixo vertical). O primeiro gráfico (estabilidade política "versus" crescimento) nos mostra uma curva ascensional da esquerda para direita, ou seja, quanto maior a estabilidade política, maior será a perspectiva de crescimento econômico.

 

Por outro lado o segundo gráfico (incerteza política "versus" crescimento nos mostra uma curva descencional de esquerda para direita, ou seja, quanto maior a incerteza(instabilidade) política, menor será a perspectiva de crescimento econômico.

 

Um país politicamente instável (com corrupção endêmica, poderes constituídos em desarmonia e não independentes, baixo nível educacional, privilégios, etc) jamais conseguirá bons indicadores. As vezes consegue, como dizem os economistas, um rápido "voo de galinha? Democracia plena é a solução.


Gonzaga Mota
Professor aposentado da UFC

Fio_Laranja.png

Dia Nacional da Poesia 

 

WhatsApp Image 2022-10-31 at 10.41.02.jpeg

Vamos, não chores.
A infância está perdida.
A mocidade está perdida.
Mas a vida não se perdeu.
O primeiro amor passou.
O segundo amor passou.
O terceiro amor passou.
Mas o coração continua.
Perdeste o melhor amigo.
Não tentaste qualquer viagem.
Não possuis carro, navio, terra.
Mas tens um cão.
Algumas palavras duras,
em voz mansa, te golpearam.
Nunca, nunca cicatrizam.
Mas, e o humour?
A injustiça não se resolve.
À sombra do mundo errado
murmuraste um protesto tímido.
Mas virão outros.
Tudo somado, devias
precipitar-te, de vez, nas águas.
Estás nu na areia, no vento…
Dorme, meu filho.

Fio_Laranja.png

Convém pensar

 

WhatsApp Image 2022-10-28 at 09.12.38.jpeg

Segundo Voltaire: "Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males". Dentro desta linha de raciocínio, sugiro ao leitor, para reflexão, concordando ou não, 14 citações de minha autoria:

1. É importante compreender que na vida qualquer ação deve ser realizada como se fosse o início, o final e a única vez. 2. A hipocrisia é uma atitude que revela a conduta dos fracos.

3. Os fundamentos éticos de uma justa nação, formam a consciência crítica do cidadão.

4. A verdadeira liberdade, encontra-se nas atitudes tomadas com dignidade.

5. Observar o futuro com paciência, coragem e fé é uma de:nonstração de sabedoria e maturidade.

6. Criticar sem um motivo verossímil é um comportamento desleal.

7. A arrogância, a inveja, a truculência e a vaidade são sentimentos
frívolos, pois no mundo a ilusão prevalece.

8. Desde que na sua vida predomine o amor, ela não será breve, mas eterna.

9. A vitória sempre acontece quando as pessoas procuram uma travessia justa, solidária e verdadeira. 10. A esperança proporciona forças para se vencer as dificuldades e sofrimentos.

11. Na democracia a imprensa é para servir ao
povo e não aos poderosos de plantão.

12. Pessoas que deveriam estar com a
liberdade comprometida, não estão; outras que deveriam estar livres, são
prisioneiras.

13. Não faça julgamentos precipitados, pois a justiça é a base
de qualquer sociedade.

14. Creia em Deus e tenha confiança em si mesmo; dessa forma serão abertos os caminhos para a felicidade. Assim disse Victor Hugo: "Admiro as pessoas que pensam, mesmo aquelas que pensam
diferente de mim".

 

Gonzaga Mota
Professor aposentado da UFC

Fio_Laranja.png

Político exemplar

 

WhatsApp Image 2022-10-20 at 21.40.22.jpeg

Já faz algum tempo que ocorreu o trágico falecimento do Dr. Ulysses Guimarães (12.10.1992). Sua memória continua viva para muitos. Na biografia de Ulysses, a eminência do homem apaga o brilho das circunstancias por maior coruscantes sejam as luzes destas. Assim, carece de importância o Deputado Federal, o Ministro da Industria e Comércio, o Presidente da Câmara dos Deputados, o Presidente da Constituinte ou qualquer outro galardão da glória e do poder. Seu perfil, analisando suas atitudes e comportamento, mostra a coerência política, a integridade pessoal, a coragem cívica e a obstinada tenacidade na construção de um Brasil maior, democrático, onde prevaleçam entre nós, a justiça, a liberdade, a honestidade, a paz e o amor à Pátria.

 

Lembro-me, com saudades, do Dr. Ulysses nos anos de 1984 e 1985, trabalhando de forma pacífica e com espírito público, pela redemocratização do Brasil. Naquela época tive a honra de governar o Estado do Ceará e participava de reuniões com Aureliano Chaves, Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Franco Montoro, Marcos Maciel e tantos outros políticos que representavam o desejo e a esperança do povo brasileiro.

 

Ulysses e Aureliano eram os dois principais articuladores do movimento que originou a Aliança Democrática, garantindo a eleição do inesquecível Tancredo Neves, derrotando o então Deputado Paulo Maluf, para Presidente da República. O "Senhor Democracia" sempre gostava de repetir em nossas reuniões a seguinte frase: "A corrupção é o cupim da República". Jamais deixaremos de lembrar e de homenagear Ulysses. Nossos jovens precisam conhecer a verdadeira história contemporânea do Brasil, do Nordeste e do Ceará.

 

Gonzaga Mota

Professor aposentado da UFC

Fio_Laranja.png

Elvira Pinho -

Abolicionista em defesa do voto feminino

 

Os desafios do eleitorado feminino, sempre debatidos a cada eleição, quando se questiona a sua relação com o machismo, são mais do que históricos. No Ceará, as ousadas jovens poetisas da década de 1920 já discutiam a possibilidade do direito ao voto igualitário.

 

Destacavam-se as feministas Adília de Albuquerque Moraes e Suzana de Alencar Guimarães, rompendo barreiras preconceituosas e expondo a necessidade de liberdade através de artigos em jornais. 

 

Paralelo a esse movimento revolucionário, a Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, à frente a sua filha, Dra. Henriqueta Galeno, também voltada à literatura, mas centralizada nas artes em geral, discutia todas as questões que envolviam as mulheres, notadamente o ostracismo a que era relegada, figurando como esposas dos lares, apenas.

 

No centro desses debates acalorados estava a professora da Escola Normal Elvira Pinho, mulher de respeito pelo fato de pertencer à Sociedade das Mulheres Abolicionistas, sucessora de Maria Tomásia nas palestras de aniversário da nossa abolição. 

 

Filha de Tenente Benévolo e irmã de Dabir e de Jaime Benévolo, formada no Colégio da Imaculada Conceição, de coração generoso ao ministrar aulas de piano gratuitamente para qualquer mulher carente, sobressaiu-se com seu temperamento forte e a oratória enriquecida pelos embates sociais, liderando campanhas pelo voto feminino e contra os descalabros da economia.

 

Organizou em 1946, aos 86 anos, a passeata das donas de casa contra a disparada dos preços dos alimentos, parando o Centro de Fortaleza. E da sacada do seu sobrado na Rua Senador Pompeu, próximo às redações dos jornais que flagraram o momento, discursou para uma multidão, pedindo para jamais se calar diante das explorações.

 

Veio a falecer a menos de dois meses, no dia 27 de agosto daquele ano. Uma triste notícia para o povo, notadamente do sexo feminino, que aprendeu com ela a convicção de que não se teme quando se tem razão. E assim, registrou O Povo sobre a sua partida: “Fortaleza assistiu a um dos seus maiores enterros, dessa mulher extraordinária chamada Elvira Pinho, cujo nome a história guardará para sempre”.


Lucas Junior
Pesquisador e Memorialista
Coordenador da Biblioteca do Instituto Tonny Ítalo.

Fio_Laranja.png

Evolução

 

WhatsApp Image 2022-10-13 at 19.57.34.jpeg

Um dos temas mais debatidos e objeto de reflexão, ao longo do tempo, diz respeito à "evolução espiritual". 

Envolve, é claro, conceitos inerentes à fé e à razão. Estudiosos (filósofos, teólogos, cientistas, etc) analisam o
comportamento das pessoas à luz do "crer ou não crer" em uma proposta.

 

Um desafio significativo para todos nós é o de conceber valores sem destruir os outros. A polarização vem aumentando com o passar do tempo. São Bento, por exemplo, foi um grande pensador e um homem alheio a qualquer forma negativa de polêmica, preocupando-se muito com o ser humano.

 

Atualmente, em razão do progresso tecnológico e também do processo de globalização, as pessoas reagem mais aos objetivos diferentes dos seus. Nesta linha de raciocínio, as manifestações ecumênicas, respeitando-se a liberdade de pensamento, são fundamentais para se conseguir um mundomelhor. 

 

Particularmente, sou católico praticante, creio na palavra de Deus, externando o amor a Ele e ao próximo. Todavia, acredito que todos de bom senso e de boa vontade, quer sejam crentes, agnósticos ou ateus devem buscar a solidariedade, ou seja, o amor ao próximo. 

 

Ademais, para Cristo, é preferível um ateu justo e sincero do que um falso cristão. A paz exterior
decorre da paz interior, isto é, da "evolução espiritual". As virtudes teologais (fé, esperança e caridade), assim como as virtudes cardeais ou centrais (prudência, temperança, fortaleza e justiça) podem ser comuns a todos, independentemente, do posicionamento religioso, pois são concedidas pela bondade de Deus. "Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião"(Ec 3,1).

 

Gonzaga Mota
Professor aposentado da UFC

Fio_Laranja.png

Eclesiastes

 

WhatsApp Image 2022-10-07 at 08.30.17.jpeg

A Bíblia, conforme especialistas, é o texto mais vendido de todos os tempos; todavia, não sabemos se é o mais lido e interpretado.

Consideramos o Livro mais sábio da literatura universal. É formada por centenas de páginas, escritas sob inspiração divina, abrangendo o Antigo Testamento (mostrando a história do mundo) e o Novo Testamento (apresentando os ensinamentos de Jesus Cristo). Todos os livros bíblicos destacam a importância das análises  teológicas. 

 

Existem estudos controversos, no entanto, para nós, a Bíblia é a Palavra de Deus. É bom salientar que a Sagrada Escritura não pertence aos estudiosos, mas ao povo. Para reflexão, neste sucinto texto, gostaríamos de tecer poucos comentários sobre o livro do Eclesiastes, não que seja o mais importante, todos são significativos, porém em razão da empatia com o șer humano: "tudo é ilusão". 

 

Na realidade, na vida, apesar de tudo ter o seu tempo, insistentemente, corremos atrás do vento. Para quê? Por quê? Com vistas a buscarmos, cada vez mais, coisas materiais e/ou figurativas?

 

Acreditamos ser mais relevante dividir do que acumular. Dividir para reduzir desigualdades, como também aumentar oportunidades e justiça. Eis, pois a saudável sabedoria. Por sua vez, "Neste mundo reparei o seguinte: no lugar onde deviam estar a justiça e o Direito, o que gente encontra é a maldade"(Ec 3, 16). 

 

A dor e o sofrimento mostram como evitar as decepções ou os tropeços, bem como valorizar a vida mediante o amor. Por fim, lembramos trecho de um belo pensamento de Florbela Espanca: "desiludida cheia de ilusões..." e outro de Fernando Pessoa: "Pode ser que nos guie uma ilusão...". sou uma.

 

Gonzaga Mota
Professor aposentado da UFC

Fio_Laranja.png

O Sermão do Monte

WhatsApp Image 2022-09-30 at 08.54.45.jpeg

Nosso objetivo em apresentar esse resumido texto é o de estimular a leitura e a interpretação do "Sermão da Montanha", evidenciado no Evangelho de Mateus capítulos 5 a 7 da Bíblia Sagrada. 

 

Nesse Evangelho, Jesus é o Messias, Salvador do mundo, enviado por Deus. Ao perceber uma multidão
que o acompanhava, ao lado dos seus 12 discípulos, subiu a um Monte e passou a ensinar os princípios básicos do Cristianismo, em busca do caminho, da verdade e da vida. "Quid ergo dicit"? (E que diz?). 

 

É evidente que destacamos alguns itens, deixando a exegese bíblica a critério e pesquisa do leitor. As bem-aventuranças são sentenças refletindo a procura da verdadeira felicidade. Nelas, podemos identificar o orgulho e a vaidade de espírito, a esperança, a alegria, a justiça, a misericórdia, a simplicidade de coração, a paz, etc, enfim, citações para análise profunda, visando a seleção de sentimentos que nos conduzam ao amor, ao "Reino do Céu". 

 

Outros ensinamentos significativos: "O sal da terra e a luz do mundo"; e a oração do Pai-Nosso. Ademais, disse Jesus que não veio para acabar com a "Lei de Moisés", bem como com as revelações dos verdadeiros Profetas, mas para que ocorra uma interpretação completa. 

 

Ainda pediu para que se tenha cuidado com os faisos profetas: chegam disfarçados de ovelhas, no entanto são lobos perigosos.

Quando Ele acabou de falar, as multidões ficaram admiradas e felizes. No século XX, por exemplo, disse Gandhi: "Se se
perdessem todos os livros sacros da humanidade, e só se salvasse o "Sermão da Montanha", nada estaria perdido".

 

Gonzaga Mota
Professor aposentado da UFC

Fio_Laranja.png

Dia Mundial da Amizade

Quem envia um texto reflexivo para o nosso site nesta quarta é o nosso amigo escritor e intelectual Ednilo Soárez..

 

William Shakespeare disse: Eu sinto-me sempre feliz, sabe por quê? Porque não espero nada de ninguém; esperar dói sempre. 

 

Os problemas não duram eternamente, têm sempre solução, a única coisa que não tem remédio é a morte. Não permita que ninguém o insulte, humilhe ou diminua a sua auto-estima.

 

Encontraremos sempre pessoas que nos culpam pelos seus problemas e todos terão o que merecem. Temos que ser fortes e levantar-nos das quedas que a vida nos provoca para lembrar que depois do túnel escuro cheio de solidão, vêm coisas muito boas.

 

Antes de conversar... Respire.
Antes de falar... Ouça.
Antes de criticar, Examine-se a si mesmo.
Antes de escrever... Pense.
Antes que você se magoe... Olhe.
Antes de desistir .... Tente.
Antes de morrer ..... VIVA!

 

O melhor relacionamento não é o de uma pessoa perfeita mas aquele em que cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e admirando suas qualidades.

 

Quem não valoriza o que tem, um dia lamentará por tê-lo perdido e quem sofrer, um dia receberá o que merece.

Se quer ser feliz: faça alguém feliz; se quer receber: dê um pouco de si, cerque-se de pessoas boas e seja uma delas.

 

Lembre-se: às vezes, quando menos espera, haverá quem lhe proporcione boas experiências! Nunca desperdice o seu presente por um passado sem futuro.

 

Uma pessoa forte sabe como manter a sua vida em ordem. Mesmo com lágrimas nos olhos ela adapta-se e diz com um sorriso: ESTOU BEM.

Fio_Laranja.png

Padre Sadoc e a UVA

WhatsApp Image 2022-09-22 at 14.42.11.jpeg

É sempre bom lembrar fatos históricos que marcaram as vidas das pessoas e os momentos de uma comunidade, de uma região, etc. 

 

Estávamos na segunda quinzena de março do ano de 1983. Tinha sido eleito governador do Estado do Ceará e formava a minha equipe de trabalho. Contei com a compreensão das três maiores lideranças do meu Partido Político, na época (PDS), ex-governadores Virgílio Távora, Adauto Bezerra e César Cals e consegui formar um secretariado melhor do que muitos ministérios brasileiros. Certa vez, recebi de surpresa no gabinete de trabalho, o "Reitor dos Reitores" Antônio Martins Filho. 

 

Fiquei emocionado, perguntei ao mestre o que ele desejava. De forma objetiva, respondeu: quero ser seu secretário sem pasta e sem vencimentos. Ele continuou, há reciprocidade. Fiquei perplexo.

 

Perguntei então qual seria essa reciprocidade. Respondeu-me de pronto: vamos criar a URCA, melhorar as condições de funcionamento da UECE e, sob a coordenação do Padre Sadoc de Araújo, estadualizar a UVA, em Sobral, que estava para ser extinta, pois era uma Autarquia Municipal cujo funcionamento a Lei Gustavo Capanema não permitia.

 

Minha alegria foi significativa e pedi ao estimado professor que, se possível, iniciasse o trabalho. Criamos a URCA, melhoramos a UECE, inclusive com o piso salarial dos mestres, e o obstinado Padre Sadoc consolidou a UVA. 

 

No dia da assinatura do Decreto Estadual, o querido sacerdote disse: "as duas maiores obras para a zona Norte do Ceará, no século XX, foram a Estrada de Ferro e a Estadualização da UVA (1986)". 

Sem dúvida, pode-se dizer que a zona Norte do Estado muito deve ao Padre Sadoc.

 

Gonzaga Mota
Professor aposentado da UFC

Fio_Laranja.png

Passado Malogrado

WhatsApp Image 2022-09-23 at 09.42.22.jpeg

Por que chorar e por que sofrer ?
Se tudo passa logo de repente
E a tristeza que faz doer
Existe consequentemente

Por que lamentar o passado.
E tantas e tantas desolaçoes?
Se o passado foi malogrado
E cheio de muitas decepções ?

Temos que acertar nosso passo
Na existencia e no compasso
Da observação e da experiência 

Em busca da fonte de sabedoria
Que está em nós  no dia a dia
Nos acordando para uma nova vivência.

Padre Tula

Fio_Laranja.png

AMOR

WhatsApp Image 2022-09-16 at 09.47.09.jpeg

Amor é uma pequena palavra, apenas quatro letras, mas abrange os sentimentos puros e abandona os impuros da pessoa humana.

 

Acredito que "amar a Deus e ao próximo como a si mesmo", resume a verdadeira razãode viver. 

Compreender os limites estabelecidos pela providencia divina conduz à liberdade e à felicidade. Assim, "o amor que visa apenas o sexo é paixão; o que visa o agradecimento é vaidade e o que visa a amizade é verdadeiro". 

 

Mediante a sabedoria - bons pensamentos e boas ações - evita-se tanto a violência interna como a externa. Sem dúvida, o mundo exterior é um reflexo do mundo interior, este baseado em virtudes e em inspirações saudáveis.

Ademais, não só por palavras, mas principalmente através de atitudes, pode-se evidenciar comportamento compatível com os valores interiores e exteriores.

 

 Como disse São Francisco de Assis: "A cortesia é irmã da caridade, que apaga o ódio e fomenta o amor". A rigor, o poeta quando fala em amor, geralmente, está se referindo à solidariedade ou à fuga do sofrimento, bem como buscando o sentido da vida e não a vida sem sentido. Que as flores surjam sobre as ruínas; que as alegrias superem as
desesperanças e as tristezas e que os bons sentimentos e desejos prevaleçam sobre os maus. 

 

Deve-se ressaltar que a inveja, a vaidade, a ambição, dentre outros, não são sentimentos dignos, mas manifestações de sofrimento. Já a generosidade, a misericórdia, a gratidão, etc, representam forças vindas do coração.

Creio que o amor e a sabedoria, virtudes concedidas pelo Senhor, são fundamentais para se vencer os desafios.

 

Gonzaga Mota
Professor aposentado da UFC

Fio_Laranja.png

Papa Emérito:

resumo histórico

WhatsApp Image 2022-09-09 at 09.34.57.jpeg

Em abril de 2005, a Igreja Católica passou a ter um novo papa. O cardeal Joseph Ratzinger, braço direito de João Paulo II, foi eleito e adotou o nome de Bento XVI.

 

Comenta-se ser um homem tímido, com senso de humor, intelectual, poliglota e, principalmente, conhecedor profundo de Teologia. Alguns analistas da personalidade de Ratzinger o chamam de conservador, outros, de liberal e poucos, de progressista. A rigor, tenho muito receio de rotulagens. Se, às vezes, são cometidas injustiças outras podem evidenciar preconceitos. 

 

Creio que Bento XVI deu, a seu modo, continuidade ao trabalho de João Paulo II, notadamente no tocante às questões sociais, ao esforço pela paz, à defesa da liberdade e da justiça, às manifestações ecumênicas, bem como à preocupação com a doutrina da Igreja, imprimindo, é claro, seu estilo de liderança nos campos material e espiritual.

 Como ele próprio se definiu, considera-se "um simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor". Bento XVI, por ser um homem possuidor de uma grande fé, analisou os problemas atuais do mundo à luz do Evangelho, ou seja, da palavra de Cristo, que é ampla, não discriminatória e misericordiosa. 

 

Com certeza lembrou-se de Paulo VI, que disse:
"desenvolvimento é o novo nome da paz", e também do padre Antônio Vieira, que falou: "semen est verbum Dei" (a semente é a palavra de Deus). 

 

Não é aconselhável, portanto, dizer que Bento XVI foi conservador, progressista ou liberal. Ele foi representante de Cristo no mundo e soube compatibilizar os valores materiais com os valores espirituais. O Espírito Santo o iluminou e Nossa Senhora o protegeu. Ademais, acredito que a "Oração de São Bento" serviu de bússola para o Santo Padre: "Dá-me, benigníssimo Jesus, a inteligência que Te entenda, a sabedoria que Te encontre, o espírito que Te ouve, o ato que Te glorifique, os ouvidos que Te ouçam, os olhos que Te vejam, a língua que Te louve, a paciência que suporte os males permitidos por Ti. Dá-me Tua presença; dá-me a feliz ressurreição e como prêmio, a vida eterna. Amém! 

Segundo Bento XVI, "a Igreja precisa se opor às marés de modernismo e das últimas novidades, nem sempre
verdadeiras".

 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC
luizgmota@yahoo.com.br

Fio_Laranja.png

Candidatos utilizam múltiplas
plataformas para realizar campanhas

WhatsApp Image 2022-09-07 at 10.12.56 (1).jpeg

Em tempos de hiperconectividade, é natural que a política também se torne palco de ações inovadoras nos mais variados tipos de mídia, inclusive no mundo digital. Mesmo com as limitações determinadas por lei e fiscalizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível encontrar as mais diversas interações digitais dos candidatos aos cargos eletivos das eleições deste ano.

 

O eleitor recebe de tudo, desde danças coreografadas em 15 segundos até memes. Entre os candidatos que estão concorrendo ao pleito está Emanuel Mota, candidato a deputado federal, o engenheiro civil que marca sua presença nas novas mídias digitais com diversas inovações onde divulga sua história e defende suas propostas com todos os recursos disponíveis nesta nova era. 

 

Sem padrinhos políticos e nem grandes recursos, Emanuel está trabalhando diariamente com ferramentas que podem potencializar seu alcance com o mínimo de investimento, mas muita criatividade e trabalho. O dia do candidato começa cedo com intensa programação de envio de centenas mensagens e respostas para apoiadores, parceiros e eleitores. Tarefa que divide com sua esposa, Sarah, que assumiu toda a assessoria pessoal dele e com seu pai, Manoel Enéas, coordenador da campanha do filho. 
 
Logo após a sequência matinal de envio de mensagens já começa a gravar videos conversando com seus seguidores nas redes sociais e apresentando propostas e soluções para os problemas sociais. O dia é recheado de entrega de material de campanha e mais gravação de videos com tutoriais explicando como seus eleitores podem baixar e utilizar gifs, stickers, emojis, acessar os qr codes da campanha para conhecer mais ele e receber as novidades da campanha em primeira mão. Tudo na ponta dos dedos, disponível para todos que quiserem um contato mais próximo com Emanuel.
 
"Essa campanha estou levando como sempre fiz, inclusive na minha profissão, engenharia civil. A tecnologia sempre está próxima, desde a utilização de drones para medição ao envio de material por programas de mensagens. Na campanha não podia ser diferente, todos os recursos vêm da minha renda pessoal e da vaquinha da campanha, que inclusive abri em um site para arrecadar, sem esses recursos seria impossível falar com todos os eleitores e me manter presente tanto agora quanto no momento do mandato, sempre estarei a um click de distância", promete Emanuel Mota.

 

Promessa que foi comprovada na sua gestão à frente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), eleito duas vezes para a presidência do conselho, Emanuel revolucionou abrindo um canal de comunicação pessoal e direto com os mais de 30 mil profissionais do conselho, além de modernizar atendimentos, denúncias e divulgação das atividades do Crea-CE que hoje são totalmente digitalizados.
 
Serviço:
Emanuel Mota – Candidato Deputado Federal
@emanuelmotafederal5599

Fio_Laranja.png

A ROSA DA ESCÓCIA

WhatsApp Image 2022-09-02 at 18.18.37.jpeg

Conta-se que uma senhora rica e muito piedosa, nos EUA, visitava regularmente presídios femininos. Ela sempre tinha uma palavra de conforto e esperança para as detentas.
E, como tinha em sua casa uma estufa de roseiras, ela levava rosas para dar às presidiárias.

 

Certo dia, lendo a Bíblia Sagrada, em João 1:11( “Ele veio para o que era Seu, mas os Seus não O receberam...” ), ela pensou: “O SENHOR deu o melhor para o pior!”, e ficou meditando nessa característica maravilhosa do amor de Deus.
Com essa verdade na mente, ela cantou a primeira estrofe do Hino EXULTAÇÃO (nº 15 do Hinário Cantor Cristão):
A Deus demos glória com grande fervor
Seu Filho bendito por nós todos deu
A graça concede ao mais vil pecador
Abrindo-lhe a porta de entrada no Céu!

 

Comprometida com esse gracioso amor de Deus, notou que uma rosa especial de sua estufa havia brotado: A Rosa da Escócia!
Essa rosa brota apenas uma vez por ano, é muito rara, de uma beleza sem igual e caríssima. E ela decidiu colhê-la e levar aquela joia preciosa para a sua visita ao presídio feminino.
Seu jardineiro se opôs tenazmente, afinal ela já levava muitas lindas rosas. Contudo, ela estava resoluta em seu propósito.

No presídio, ela pediu que a levassem até a mais violenta e difícil detenta. A direção tentou impedi-la, pois a presa era periculosa, violenta e hábil em falar palavrões.
 

Todavia, a senhora insistiu, e, finalmente, foi levada à cela daquela que ostentava a fama de pior prisioneira.

E, como era de se esperar, ela recebeu a boa senhora com muitos gritos, palavrões e ameaças. Porém, calma e amorosa aquela senhora lhe disse: 
- Jesus te ama, e Ele me mandou trazer essa rosa para você!

De repente, aquela presa mudou de cor, ficou pálida, e de forma gaguejante lhe disse:
- Quem lhe contou? Quem lhe disse? Eu sou escocesa, meus pais eram bons, mas, em minha adolescência, entrei para os maus caminhos, álcool, drogas, coisas abomináveis... Decepcionei meus pais que me amavam, e todo ano eles colhiam essa rosa e me davam com amor... Fiz tudo errado! Fiquei viciada, me prostitui, roubei... hoje estou só... minha vida está acabada... Quem lhe contou a minha história e mandou trazer essa rosa especial para mim?

A bondosa senhora disse que Jesus se importava com ela, que a amava, e que tocou em seu coração naquele dia para lhe levar a Rosa da Escócia!
 

A mensagem era clara:
- Jesus te ama! Ele se importa com você! Ele sabe de suas necessidades! Ele move o universo inteiro para que possa tocar você com o Seu maravilhoso amor!

Aquela jovem foi tocada pelo amor de Deus, arrependeu-se de seus pecados, crendo em Jesus como seu Salvador e Senhor! Sua vida foi transformada!
Agora ela tinha um amoroso Salvador, e Deus lhe deu também uma amiga-irmã que lhe ensinou a Palavra de Deus e lhe ajudou a quitar sua dívida com a sociedade. E, ao sair daquele presídio, ela era uma outra pessoa – um grande testemunho do poderoso amor de Deus. 

Obs. Ele me mandou levar hoje para você não uma Rosa da Escócia, mas a mensagem que Ele te ama!
www.facebook.com/ibfcv

Fio_Laranja.png

Política econômica

WhatsApp Image 2022-09-02 at 09.55.48.jpeg

O pensamento econômico, ao longo do tempo, apresentou modificações significativas. Escolas como a Mercantilista, a Clássica, a Marxista, a Neoclássica, a Keynesiana, a Liberal, dentre outras, mostraram a importância da Filosofia e da Matemática. Sem dúvida, em todas as Escolas, destacaram-se as bases filosóficas objetivando o entendimento da realidade.

 

Já a Matemática foi utilizada com vistas a investigar relações abstratas e lógicas. Com certeza, o progresso econômico e a conscientização das pessoas motivaram o surgimento de teses na área econômica, abrangendo, também, conceitos de ordem política e social.

 

Cientistas e estudiosos como Adam Smith, Stuart Mill, Hegel, Max Weber e mais recentemente Keynes e Friedman desenvolveram teorias fundamentadas em diretrizes filosóficas. Por outro lado, Petty, Quesnay e Leontief, por exemplo, deram ênfase a conceitos matemáticos nas suas teses do equilíbrio econômico geral. A rigor, a Filosofia é dialética, chegando até mesmo a rupturas. A Matemática, no entanto, por ser exata, é Lógica, possuindo normas de raciocínio. Filosofia e Matemática são importantes na formulação de politicas econômicas. Vale lembrar Amatya
Sen, em seu livro "Desenvolvimento como Liberdade", quando ressalta privações econômicas, sociais e políticas.

 

Por sua vez, disse Celso Furtado:
"O debate é saber se o Estado vai sobreviver no Pais, como suprir seu esvaziamento e que consequências esse processo terá para a sociedade".

 

Ademais, aqueles que trabalham na vida pública não devem se preocupar apenas com o poder, mas com o povo. É importante o exercício da democracia. Por outro lado, a coerência programática e de objetivos, abrangendo indicadores políticos, administrativos, econômicos e sociais leva um país ao caminho da justiça e da liberdade, sem opressão física ou moral, mas com capacidade de entendimento ético jurídico.

 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC

Fio_Laranja.png

O legado de Cecília Meireles

Após mais de cinco décadas do seu falecimento, ainda não surgiu no Brasil uma poeta com sentimentos tão profundos como Cecília Meireles (07/11/1901- 09/11/1964).

 

Carioca, da Tijuca, na juventude estudou história, línguas, filosofia e manifestações orientais, dentre outros ramos do
conhecimento. Seu primeiro livro de versos, "Espectros", foi publicado em 1919, quando ainda contava 18 anos de idade, recebendo muitos elogios por parte da crítica. A partir de então, passou a escrever de forma intensa e ganhou condecorações, prêmios e ficou famosa internacionalmente.

 

Lembramo-nos de "Criança meu amor"; "Poemas dos poemas"; "Pequeno Oratório de Santa Clara"; "Romanceiro da Inconfidência" e tantas outras obras. 

 

A poesia lírica de Cecília é uma das mais perfeitas e bonitas da literatura contemporânea. Traduzida para vários idiomas e musicada por muitos compositores famosos. No caso de  "Romanceiro da Inconfidência", acreditamos ser sua criação mais bela, vejamos alguns trechos: "Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda". "Tudo me fala e entendo: escuto as rosas e os girassóis desses jardins, que um dia foramterras e areias dolorosas". Como são lindos os versos de Cecília Meireles!

 

Em seus livros, Cecília sempre revelou sua preocupação com os problemas sociais. Sua poesia é considerada, pelos críticos, atemporal, pois vivendo sob a influência do modernismo mostra aspecto do simbolismo e criações
literárias do classicismo, do romantismo, do parnasianismo, do realismo, e também do surrealismo. 

 

Não temos palavras para expressar a nossa admiração literária por Cecília. No entanto, podemos resumir sua
simplicidade e melancolia nesses quatro versos da poesia Atitude: "Minha esperança perdeu seu nome.../ Fechei meu sonho para chamá-la./ A tristeza transfigurou-me/ Como o luar que entra numa sala".

 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC.

Fio_Laranja.png

Efatá

 

WhatsApp Image 2022-08-19 at 10.30.31.jpeg

"Efatá", palavra do aramaico, significa "Abra-se" em português. Segundo o Evangelho de Marcos (Mc 7, 34), foi uma palavra usada carinhosamente por Jesus para curar um surdo-mudo. 

 

As pessoas presentes ficaram admiradas e diziam: "Tudo o que fez, Ele faz bem". Mc (7,37). A fé do homem foi fundamental para sua cura. Por outro lado, nestes dias difíceis porque passa a humanidade é importante ter fé.

 

Acreditamos ser o filósofo e o poeta figuras bastante parecidas, pois ambos buscam entender as inquietações da vida: o ser e o não ser, a esperança e a desesperança, o certo e o errado, a gratidão e a ingratidão, o começo e o fim, etc.

 

Precisamos abrir os nossos corações em busca da paz, assim como do bem e não do mal. O amor é fundamental e o ódio é cruel. 

 

Tentemos, com fé em Deus e nas pessoas, mediante a poesia, superar o que estamos sofrendo no momento. Dessa forma, escrevemos dois poemas prosaicos para análise e crítica do leitor. 

 

1. "Ilusão".

Tudo Passará: 
a vida terrestre,  a glória, a decepção, a paixão,  o ódio e o orgulho, a derrota e a preocupação, o poder e a riqueza, a dor e a satisfação, a tristeza e a alegria, o desespero, a inveja e a calúnia; enfim, qualquer manifestação temporal. Tudo é ilusão. Só não passará a verdade divina, pois nos levará à vida eterna. 

 

2. "Sonhar para Viver"

Sonhando talvez encontre: 
momentos de alegria, o tempo perdido, forças para superar a dor, verdadeiros amigos, a fé, desejo de amar, reconhecimento dos erros, distância da melancolia, a sinceridade, a esperança, corações que ouvem, o carinho da amada, a verdade, o perfume do bem, generosidade, valores vindos d'alma, as veredas, paz. 

 

Enfim, a razão de viver. 
O que devemos fazer, meu Deus, para que existam muitas flores nos jardins de nossos corações? 
Ademais, a vida é muito curta para gastarmos com injustiças, falsidade e inveja.

 

Gonzaga Mota
Professor aposentado da UFC

Fio_Laranja.png

Choro Bandido

WhatsApp Image 2022-08-18 at 16.42.03.jpeg

A resposta nem sempre vem, quando fazemos a pergunta. Às vezes, até já nos esquecemos dela, quando a encontramos parada numa esquina qualquer da vida à nossa espera. Aí a gente entende que certas coisas não acontecerem é o melhor que poderia nos acontecer; que choramos e sofremos por nada! 

 

A vida é paga no débito. Não adianta correr pra escapar. A conta virá de qualquer jeito. Penso nisso olhando os carros passando na rua. Estou anônima na janela do meu quarto, imaginando a história de cada pessoa que está dentro deles. O que temos em comum? O medo da vida? A coragem de assumir que somos uma fotografia desfocada de nós mesmos? Quantos não sabem disso...

 

Toca "Choro bandido" e coloco mais vinho na taça. Quero me afogar na voz do Chico, pois, como os cegos, posso ver na escuridão.  Há um abismo em que caem todos os meus sonhos. Conto-os, um a um...  A resposta que a intuição quis antecipar me espera na esquina. Decido não ir até lá e deixo a conta para o próximo mês.  Encho mais uma taça de vinho e faço uma selfie em boa resolução... Desfocada é a vida, não eu.

Aíla Sampaio

Política e dinheiro

Inicio esse pequeno texto ressaltando que as ideias e os conceitos emitidos não dizem respeito a todas as pessoas e instituições participantes ou envolvidas com a pandemia covid-19.

Aliás, a maioria é bem intencionada e se dedica com solidariedade, amor e cientificamente ao combate do cruel novo coronavírus.

 

Existem pessoas e instituições que trabalham obstinadamente e defendem suas teses com convicção e seriedade, porém, ainda não se encontrou, no mundo, uma diretriz consensual sobre o desafiador problema. 

 

De um modo geral, tem-se uma expectativa preocupante, em todos os países, no tocante aos aspectos sociais, econômicos e políticos, gerando crises emocionais e de desesperança. Todavia, uma minoria, de pessoas e de instituições gananciosas e inescrupulosas, está mais obcecada com os seus interesses políticos e
com o dinheiro do que com as dificuldades inerentes ao povo (saúde e emprego, por exemplo). 

 

A má política, do ponto de vista pessoal ou de grupos, e a ambição de se conseguir mais dinheiro constituem os pilares básicos, no momento, dessa angustiante situação porque passa o mundo. Precisa-se ter consciência crítica de ser a vida humana superior às disputas políticas e eleitorais, como também aos lucros exagerados de algumas empresas e laboratórios. A atual crise mundial (covid- 19) não pode ser atropelada por outros objetivos. O debate, realizado de forma séria, diretamente ou através da mídia, visando à união de esforços, é uma coisa saudável.

 

No entanto, a busca odiosa e deplorável do poder político ou monetário é uma atitude irresponsável e mesquinha. Ademais, é bom interpretar o livro do Eclesiastes (capítulo 3, versículo 1): "Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião”.  Deus, pedimos-Lhe, a união e a sinceridade de todos, para que consigamos a saúde no corpo e na alma.

 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC

Fio_Laranja.png

Realidade

WhatsApp Image 2022-08-05 at 10.16.17.jpeg

Entendemos que os dois grandes problemas do nosso tempo são as questões envolvendo a paz e a justiça social. No atual estágio da humanidade, destacam-se como fundamentais os direitos à vida e à liberdade, como também o direito
de se ter o mínimo indispensável para alcançar a cidadania. 

 

Ações precisam ser concebidas visando buscar uma melhor justiça distributiva, consequentemente uma organização socialmente justa. A vida é mais agradável e bela quando percebemos a presença da amizade e a ausência da inveja e do ódio.

 

 Torna-se básico a exaltação dos valores internos e morais, para que possamos buscar felicidade e esperança. 

Vivemos dias de expectativas, para não dizer de intranquilidade e angústia, no contexto mundial. Em todas as nações, das mais ricas às mais pobres, existem problemas relacionados com a falta de entendimento, humildade, justiça, amor e paz. A supremacia dos valores materiais sobre os espirituais é a grande responsável pelo atual desajuste universal.

 

Quando dizemos valores espirituais, não estamos nos referindo e também nos restringindo a uma determinada religião, doutrina ou seita. 

 

Vale lembrar Mahatma Gandhi: "Considero-me hindu, cristão, muçulmano, judeu, budista e
confuciano". Não podemos mais conviver com guerras, terrorismo, disputas inócuas, enfim, com qualquer tipo de violência política, social, econômica, etc.

 

A discriminação entre as pessoas, por exemplo, representa a forma mais cruel de coação, permitindo o constrangimento físico ou moral. A falta de solidariedade leva ao desentendimento, intolerância e ao comportamento irracional.


Não queremos um mundo preconceituoso.

 

Gonzaga Mota
Professor aposentado da UFC

Educação e desenvolvimento

WhatsApp Image 2022-07-27 at 11.11.06.jpeg

Concordamos com a ideia de que a educação deve ser proporcionada a todos, por constituir um direito e uma condição para o pleno desenvolvimento da pessoa humana. Além de constituir um direito, a educação também é um dos
principais fatores, senão o mais importante, do desenvolvimento dos países.

 

É fundamental que as nações entendam, em primeiro lugar, que a educação não constitui um gasto, mas um investimento. Em segundo lugar, é um investimento de longo prazo que deve expressar o compromisso de gerações e
ser elevado a um projeto do Estado Democrático, para além das divergências partidárias das forças políticas que momentaneamente ocupam os papéis de governo e oposição, ou seja, a educação não deve ser um programa de Governo, mas de Estado. Ademais, deve-se buscara articulação dos diversos atores sociais, somando esforços de governos, setores empresariais e trabalhistas, enfim, da sociedade em geral. 

 

Há uma evidente correlação entre os níveis educacionais, cognitivos e comportamentais, das populações e o
desenvolvimento dos países. Esse entendimento levou à adoção da educação como um dos fatores na construção do conhecido IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, que tem orientado as políticas públicas em váriospaíses e constituído importante indicador de avaliação de seus acertos ou insuficiências. 

 

Resta, pois, o passo mais difícil - transformar a retórica em ações concretas e priorizar os investimentos no setor educacional, nas múltiplas dimensões do acesso, da equidade e da qualidade. Este será o caminho do desenvolvimento equilibrado, com distribuição de renda e participação de todos na riqueza das nações – o verdadeiro desenvolvimento
humano. Devemos nos preocupar menos com a pobreza financeira e mais com a falta de educação. 

P.S. Segundo Kant: "É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade".

 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC

Fio_Laranja.png

Só tenho hoje para ser feliz

WhatsApp Image 2022-07-22 at 14.56.28.jpeg

Vou cultivar mais amizades e neutralizar as inimizades.
Não vou julgar os atos dos meus semelhantes ou companheiros.
Vou aprimorar os meus.
Lembrarei de ligar para alguém para dizer que estou com saudades!
Reservarei minutos de silêncio, para ter a oportunidade de ouvir.
Não vou lamentar nem amargar as injustiças.
Vou pensar no que posso fazer para diminuir seus efeitos.
Terei sempre em mente que um minuto passado, não volta mais.

Vou viver todos os minutos proveitosamente.
Não vou sofrer por antecipação prevendo futuros incertos, nem com
atraso, lembrando de coisas sobre as quais não tenho mais ação.
Não vou pensar no que não tenho e que gostaria de ter, mas em como posso ser
feliz com o que possuo.
E o maior bem que possuo é a própriavida.
Vou lembrar de ler uma poesia e de
ouvir uma canção. Vou dedicá-las a alguém.
vou fazer alguma coisa para alguém,
sem esperar nada em troca, apenas pelo
prazer de ver alguém sorrir.
Vou lembrar que existe alguém que me quer bem.
Vou dedicar uns minutos de
pensamento para os que já se foram
para que saibam que serão sempre uma
doce lembrança, até que venhamos a
nos encontrar outra vez.
Vou procurar dar um pouco de alegria
para alguém, especialmente quando
sentir que a tristeza e o desânimo
querem se aproximar.
E quando a noite chegar, vou olhar o céu, para as estrelas e para o luar e agradecer a Deus, porque hoje eu fui FELIZ!

Fio_Laranja.png

 

Histórica Emoção

Era o ano de 1968. Estava cursando a Escola de Pós- Graduação em Economia da FGV (Fundação Getúlio Vargas), no Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo. Casado há dois anos e já tendo um filho, morávamos num pequeno apartamento em Copacabana. Vida dura, mas feliz. As aulas eram de segunda a sexta-feira. Os alunos almoçavam no "bandejão". la e voltava de ônibus, o que era agradável.

 

Completei dois anos de casado no dia 3 de setembro do referido ano. Nossa vida era simples, pois além da escassez de recursos financeiros, dedicava-me de forma significativa aos estudos. Pois bem, no dia 3 de setembro, após as aulas, voltando para casa, resolvi passar numa floricultura, perto de onde morávamos, disposto a comprar um modesto buquê de flores para presentear minha mulher Mirian. O dia tinha sido muito puxado. O professor Mario Henrique Simonsen passou três horas dando uma estafante aula de matemática sobre "equações em diferenças finitas". Apesar da exposição ser dificil e complicada, a preleção do mestre foi fantástica e brilhante.

 

Não obstante o cansaço fisico e mental, fui à floricultura. A dona da loja, uma senhora muito educada, imediatamente preparou o buquê e me deu um cartão para eu fazer o oferecimento. Olhei para o lado e percebi a presença do grande poeta brasileiro, Carlos Drummond de Andrade. Fiquei nervoso e não consegui escrever uma palavra. A senhora, de forma gentil, amiga de Drummond, perguntou ao poeta se ele poderia escrever a dedicatória para mim. Atencioso, redigiu um poema de sua autoria com quatro versos: "A gente sempre se amando/ nem vê o tempo passar/O amor vai nos ensinando/ que é sempre tempo de amar". Agradeci, perplexo e emocionado.

 

Verdade, admirável poeta, penso hoje, pois breve faremos 54 anos de casados, temos quatro filhos, nove netos e um bisneto. Assim é a vida.

 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC

Fio_Laranja.png

Vaidade

download (11).jpeg

Smith, homem de meia idade, boa aparência, possuidor de recursos econômicos herdados do genitor, graduado - com dificuldade - em Ciências Sociais era extremamente vaidoso.

 

Apesar de casado, procurava ter relacionamentos com moças bonitas e, enganando-as, fazer viagens românticas. Não se dedicava ao trabalho, vivendo ou "vegetando" de rendas auferidas sem esforço. A rigor, mau caráter, pois sua vida era dominada por sentimentos oriundos da vaidade, tais como a inveja, a calúnia, o ódio, a ambição, o orgulho, dentre outros.

 

Por não possuir um interior sadio e consistente, não se importava com o mundo exterior. Coitado do Smith! Não percebia que a vaidade de hoje é a ilusão da grandeza que se transformará em sofrimento amanhā.

 

Pois bem, como sempre, vivendo de aventuras irresponsáveis, procurou o seu "melhor amigo" para pedir uma opinião. Desejava se candidatar a um cargo no Legislativo Federal e gostaria de saber de Pedro Luiz se era uma boa ideia. Ao ouvir a pergunta, o "pseudo-amigo" ficou perplexo. No entanto, Pedro Luiz teve um momento de lucidez do egoísta Smith.

 

Foi mais além, indagando-lhe a razão do seu desejo. Respondeu Smith: "Na vida, consigo tudo o que quero e ficaria feliz, quando falecer, ter meu nome imortalizado numa avenida, numa praça, numa rua, ou até mesmo num municipio". Pobre Smith!

 

Observando-se trechos do poema "Ilusão da Vida" de Francisco Otaviano, pode-se dizer: Smith você "passou pela vida em branca nuvem"; "foi espectro de homem"; "só passou pela vida, não viveu". É importante saber que a humildade é o caminho para se encontrar a verdade e a felicidade, desaconselhou o visionário.

 

Gonzaga Mota

Professor aposentado da UFC

Fio_Laranja.png

"...Em que espelho ficou perdida a minha face"...    

(Cecília Meireles )

Às vezes acordo triste e nem sei o porquê dessa tristeza.
Uma angústia, um descontentamento,  uma solidão interior...

Muitas vezes vem uma vontade de chorar, uma fragilidade que nada parece estar bom...

Nós, que já passamos dos 50, muitas vezes nos encontramos assim. O mundo inteiro caminha normalmente, tudo está bem e vem essa tristeza.

Quantas vezes eu me olhei no espelho e me curti, me achei linda e sai dona do mundo esbanjando mocidade e vendendo alegria?

Quantas vezes fui elogiada, fotografada por olhares cheios de admiração? 

E no espelho desfilei caras e bocas...Com a beleza que aos poucos foi se modificando, foi mudando de fases, foi se perdendo e dando lugar a um outro tipo de mulher: a mulher madura, aquela que muitas vezes ouve como elogio: você está conservada. 

Que triste elogio! Diga como você está bonita, que linda você está. Soa melhor, engrandece a alma, que hoje já tem tantas cicatrizes. 

Beleza está em todas as idades, conversem com seu espelho e descubra o seu ponto forte, ele pode estar no seu interior. 

Onde ficou perdida minha face?

Não sei, só sei que vou passar o meu batom vermelho, rimel e lápis nos olhos, deixar meus cabelos ao vento, vestir meu vestido de festa e subir no salto, como sempre fiz e sair linda e maravilhosa curtindo os meus anos. 

Faça o mesmo você de 50, 60, 70, 80, 90...

E não se entristeça vivendo do passado e tendo medo de aproveitar a vida.

Se não usar mais salto, coloque uma rasteirinha ou se preferir fique descalça na areia da praia. 

Você é linda em qualquer idade.

 

Para todas as mulheres que se amam e que amam a vida.

Fio_Laranja.png

Monossilabicamente só!

WhatsApp Image 2022-07-12 at 10.59.13.jpeg

Para o poeta Belchior

 

Um prédio velho, um homem dentro/ uma paisagem, um momento/ a inspiração é um espírito de luz/ que encanta por ser dom divino/ e na madrugada, abro a janela/ e cheiro o dia com um faro de cão/ busco, cato e encontro, solidão!
Enfim, eu só/versos versus os meus versos/
transo no quarto um espelho pra mim/ onde a cara que faço, não parece comigo/ brinco de me refletir e esqueço que
estou só, monossilabicamente só!
Erivan Aguiar!

Fio_Laranja.png

BOM DIA COM POESIA!

 

UM POEMA INCONCLUSO
Tu és palavra que se pronuncia no escuro,
um nome por detrás dos muros da memória,
aprisionando o presente no passado.
E eu,
rio em cheia a procurar um córrego
na claridade do dia,
um poema inconcluso
na solidão de um livro nunca lido.
Aila Sampaio
Arquitetos da Palavra - Prosa e Poesia

Fio_Laranja.png

 União familiar

 

WhatsApp Image 2022-07-03 at 10.57.54.jpeg

A Sagrada Familia representa um exemplo para nós, mediante os sentimentos do amor, da humildade, da esperança, enfim, da solidariedade humana. 

 

É difícil viver fora do ambiente familiar. Na medida em que tenhamos uma familia bem constituida, com certeza, as dificuldades e os problemas da vida cotidiana serão ultrapassados com mais facilidade e menos sofrimento. Dentro desta linha de pensamento, é básico reconhecermos a importância dos valores espirituais sobre os materiais. Aqueles sãoduradouros e nos conduzirão, sem dúvida, à vida eterna. Estes são efêmeros e, nem sempre, nos proporcionam, apesar do conforto, a alegria permanente. Os bons pais sabem a oportunidade de aconselhar, perdoar, compreender, a importância da paciência e da sinceridade, os momentos de repreensão - sem denegrir a imagem dos
filhos - a prudência nos julgamentos, bem como a liberdade com responsabilidade. 

 

Os ensinamentos e os exemplos paternos são fundamentais para uma educação saudável. A união familiar é importante para que possamos educar nossos filhos dentro de um ambiente de paz e concórdia. Segundo Coelho Neto, "é na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais". Por sua vez, os filhos devem respeitar a autoridade dos
pais, sem contudo apresentar uma atitude de subserviência, mas de amor e carinho. 

 

Quando falamos em educação, não pretendemos nos deter apenas no aspecto relativo ao conhecimento formal. Porém, principalmente, à educação comportamental, representativa do caráter, do modo de ser, de amar o próximo, isto é, aquela educação que, muitas vezes, não se aprende nos bancos escolares e sim, em sua grande parte, no
dia a dia da familia unida.

 

A melhor forma de se obter solidez num relacionamento familiar é mediante a união. Podemos dizer que uma familia bem constituída segue a palavra de DEUS, pois semeia o amor.

 

Gonzaga Mota
Prof. aposentado da UFC

Fio_Laranja.png

Sabe qual é o segredo?

WhatsApp Image 2022-07-05 at 08.03.50.jpeg

É acordar cedo e não ter medo de enfrentar um avião de desafios!

É olhar o céu e dar bom dia, mas um bom dia mesmo, positivo e verdadeiro, com todo o amor à vida, que o seu interior possa irradiar.

É estar sempre de boa, sem se importar se é tempo de chuva ou de estio, se vai ser calor ou fazer frio!

Levante a cabeça, olhe para o céu divinamente nublado e gratifique a sua amada(o) com um beijo brando e solidário, tudo em nome do amor!

É sempre bom lembrar que a vida não tem retrovisor e que tempo você tem de sobra, para tocar seu barco em frente!

Portanto, leve o seu espírito para caminhar, tome chuva, agradeça a Deus pelo ar de cada dia, e por favor; não entre nessa onda de matar um leão por dia, isso é cruel e desumano demais com você mesmo!

O segredo é um alento de Erivan Aguiar.

Fio_Laranja.png

Política Cambial

 

WhatsApp Image 2022-07-01 at 15.31.03.jpeg

Quem colabora essa sexta no nosso Espaço do Leitor é o ex-governador e escritor Gonzaga Mota. Confira no artigo abaixo:


Define-se taxa de câmbio como o preço da moeda estrangeira (divisas) em termos moeda nacional. Ou seja, raciocinando com a moeda dos EUA, mais comum de comparação, a taxa de câmbio ao Brasil é a relação entre R$ (real) / US$ (dólar). Por sua vez, de maneira geral, pode-se dizer que, por trás da demanda de divisa, está o fluxo representativo da saída de divisas para o exterior, mediante operações como importação de bens e serviços, pagamentos financeiros ao exterior, empréstimos concedidos ao exterior, amortizações de financiamentos pagas ao exterior, dentre as mais significativas. 

 

Já por trás da oferta de divisas, tem-se o fluxo referente à entrada de divisas de evidenciado por operações como: exportações de bens de serviços, recebimentos financeiros do exterior, empréstimos obtidos no exterior, amortização de financiamentos recebidos do exterior, etc. Os formatos das curvas de procura e de oferta de divisas, numa  situação de mercado livre, no sistema cartesiano (1º quadrante), são, respectivamente, descensional da esquerda para a direita e ascensional, também da esquerda para a direita.

 

Assim como a taxa de câmbio é o preço da divisa, quanto maior os preços, menores seriam as quantidades procuradas, maiores as ofertadas; ou então, quanto menor o preço maior seria à procura e menor a oferta. Referindo-se, especificamente, às desvalorizações cambiais, isto é, os efeitos para um país que teve de sua moeda depreciada ( por exemplo aumento da relação R$/US$, no Brasil) são: estímulo a entrada de divisas e desestimulos à saída de divisas. 

 

Todavia, os elaboradores da política econômica devem observar diversos indicadores, tais como: taxa de inflação, taxa de juros, emprego, distribuição de renda, crescimento do PIB, políticas e crises externas, especulação no país e no exterior, etc. 

 

Não é fácil, todo cuidado é pouco, com vistas a que não surjam efeitos colaterais negativos para o país. A política cambial depende, evidentemente, de variáveis endógenas (dentro da economia de um país) e exógenas (fora da economia do mesmo país). Ademais, a política cambial estabelece o regime de taxas de câmbio fixo, flutuante, administrado- bem como define as operações de câmbio, ou seja as relações financeiras de um país com o resto do mundo.

Fio_Laranja.png

Trazemos hoje no Espaço do Leitor um poema de Bruno Paulino

em homenagem à nossa terra natal, Quixeramobim

WhatsApp Image 2022-06-28 at 16.51.15.jpeg

Canto Drummondiano

 

Quixeramobim é a minha Itabira
Seus diabos também são melancólicos
E os homens vão devagar
Pois nada sabem do trem de ferro
Que da estação já não parte

É preciso crer em Deus
Mas sou torto, caduco, poeta
Não entro na matriz,
Fantasmas não existem lá?
O sino não bate... O sino é um fantasma?
Escuto, no entanto, distante o apito de alguma fábrica

A vida é besta!

Vez em quando uma interditada me sussurra:
"- não mandei matar ninguém!"
Mas quem ainda hoje a acusa de crime?
Quixeramobim é um retrato na parede
Lá onde eu existo (Bruno Paulino)

Fio_Laranja.png

Verdades bíblicas contidas no mais novo livro

de Ednilo Soárez, Essência

Quem não quer trabalhar, também não coma - II Tessalonicenses 3, 10

Se uma família se divide internamente, não consegue manter-se. Marcos 3,25

Em todo o tempo ama o amigo; na sua angústia, nasce o irmão. Provérbios 31, 8.

Abre a tua boca a favor do mudo, a favor do direito de todos os desamparados. Provérbios 31, 8.

Não há coisa oculta que não venha a manifestar-se, nem escondida que não se saiba e venha à luz. Lucas 8, 17.

O ódio provoca brigas, mas o amor perdoa as transgressões. Provérbios 10, 12.

Fio_Laranja.png

Para uma Psicóloga Iniciante em seu Primeiro Atendimento

por Bia Jucá  

WhatsApp Image 2022-05-30 at 23.04.55.jpeg

O primeiro atendimento é tão importante para o psicólogo, como costuma ser a primeira consulta para o paciente. Por mais bem treinado e preparado que o terapeuta tenha consciência de estar, é muito possível que se sinta inseguro e limitado em seu primeiro atendimento. Afinal, é uma experiência nova, sem o suporte dos orientadores dos estágios e todos querem acertar… e fazer o paciente retornar.

 

Então, respire fundo, e dê ao seu paciente o que ele mais procura: ser escutado e compreendido sem críticas ou julgamentos. Na primeira consulta, você pode ter uma atitude mais ativa e diretiva fazendo questionamentos que esclareçam dúvidas. Mas é melhor que o paciente seja encorajado a falar livremente, o que lhe vier à mente. Prepare-se para ouvir discursos não lineares, dispersos e confusos. Ou, discursos organizados como uma tese. 

 

É um bom momento para identificar o funcionamento da mente e as defesas mais utilizadas pelo paciente. Mas, não se prenda a isto. Mais adiante, tudo pode mudar! Sua tarefa será desatar nós de fios emaranhados e refazer novelos, ou seja,  fazer com que seu paciente encontre novos significados para sua história. 

 

Para isto, comece a ouvir o que não é dito, escute nas entrelinhas! Agende mais de 50 minutos, será necessário. Deixe fluir sua capacidade empática, você não seria psicóloga sem ela.

 

E caso o seu paciente não retorne, não veja isto como um atestado de sua incompetência, não se deixe invadir pelas fantasias da Síndrome da Impostora. Pode ser uma dificuldade dele ou uma resistência, outros virão. Priorize sua terapia pessoal sempre e a supervisão, é através delas que você separa o que é sentimento seu e o que é do paciente, suporta ataques, frustrações e as limitações da sua prática. Te desejo sorte e sucesso e vou te dar uma dica para isto: estude, estude sempre pelo resto da sua vida.

Fio_Laranja.png

TRABALHO ESCRAVO

Grecianny Carvalho Cordeiro/Promotora de Justiça

WhatsApp Image 2022-05-12 at 11.55.43.jpeg

No último dia 25 de março, ocorreu a celebração da Data Magna do Ceará, por ter sido esta a primeira província a libertar seus escravos, no longínquo ano de 1884.


No dia 13 de maio, será comemorada a abolição da escravatura no Brasil, fato que se deu no ano de 1888, quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea.


Deixando de lado as controvérsias que gravitam em torno do tema relacionado à libertação dos escravos, às condições em que os mesmos foram expostos após alforriados, ao desamparo do Estado a um imenso contingente de ex-escravos, dentre outras questões históricas que vêm sendo revistas pelos historiadores, o fato é que a escravidão ainda é uma realidade brasileira, ao que consta, bem longe de ser erradicada.


Por incrível que pareça, em pleno século 21, a escravidão é uma triste realidade verificada nos mais diversos estados brasileiros, claro que de uma forma bem diferenciada quando comparada ao trabalho escravo de outrora, mas nem por isso menos cruel.


São comuns os casos de trabalho escravo, notadamente em lavouras de café, algodão, soja, cana-de-açúcar ou em fazendas de gado, onde trabalhadores são submetidos a condições subumanas sem receberem quaisquer direitos trabalhistas, cumprindo jornadas de trabalho intermináveis, sem qualquer descanso, muitas vezes passando sede e fome.


Frequentes são as ações empreendidas pelo Ministério Público do Trabalho, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Defensoria Pública da União, Delegacias do Trabalho, dentre outras instituições, destinadas a resgatar pessoas em condições análogas às de escravos. 


Afora isso, são inúmeros os casos de crianças e adolescentes que trabalham em serviços domésticos em situações de inconteste escravidão. Muitos se aproveitam, também, da situação de refugiados ilegais no país para contratar mão-de-obra em condições de servidão.


De acordo com os dados de 2021 da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), órgão do Ministério da Economia, só entre os meses de janeiro a maio, 314 trabalhadores foram resgatados por trabalharem em condições análogas às de escravos. E na medida em que aumentam as denúncias, as fiscalizações e as investigações, os casos de escravidão só crescem. Tais informações são apenas uma amostra de uma problemática que alcançou visibilidade, posto que objeto de investigação. Imaginemos aquilo que não chegou ao conhecimento das autoridades. 
Que um dia possamos abolir de vez a escravidão! 

Fio_Laranja.png

Trazemos para os nossos leitores uma bela poesia

do multiartista Totonho Laprovitera

 

WhatsApp Image 2022-05-11 at 10.33.57.jpeg

Fortaleza, Amante

Totonho Laprovitera

 

As ruas descalças contam mil histórias
Da menina, mulher, dourada de sonhos
Da pureza da calma de um grande amor
À natureza da alma de um pescador

Traçadas as praias pela beira do mar, 
Em desenho pintado pelo verde das águas
São beijos de língua com gosto de sal,
Pecados, vontades, razões de viver

Sopra a brisa com cheiro do amar
Embalando os corpos a navegar
Tem fachos de sol o calor dos desejos
Dos namorados banhados de luar

O brilho no olhar da luz das estrelas
É clarão de farol que guia a certeza
E norteia a beleza da delicadeza,
Para amante ser minha a Fortaleza!