SALETE EM SOCIEDADE

Prevenção ao câncer de mama: Mulheres irão receber mensagens de incentivo ao exame da mamografia

O Ministério da Saúde recomenda exames clínicos regulares a partir dos 40 anos de idade e o exame de mamografia a partir da faixa etária dos 50 anos para a detecção precoce do câncer de mama.

A médica Aline Carvalho, mastologista do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC), explica que as chances de sucesso do tratamento de câncer de mama são maiores quanto mais cedo é descoberto o diagnóstico. “Estudos apontam que as chances de cura de um tumor identificado em fase inicial chegam a 95%”, afirma a médica.

“Quando em estágio inicial, tudo é muito sutil, tão discreto que as alterações na mama geralmente não vão ser percebidas pelo toque na pele nem serão visíveis pelo espelho. Por isso a mamografia é tão importante, pois é ela é capaz de detectar a alteração na mama quando ainda nem é um câncer propriamente dito”, enfatiza a médica do IPC.

“Além de aumentar as chances de cura, obter o diagnóstico mais cedo também possibilita tratamentos menos invasivos ou mutilantes: menores serão as chances de retirada das mamas ou de necessidade do tratamento de quimioterapia”, complementa.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados