SALETE EM SOCIEDADE

Governo zera IPI para carros ‘populares’ e ‘sustentáveis’; veja como vai funcionar

ISENÇÃO | O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que zera o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros populares produzidos no Brasil. A medida faz parte do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação) e vale até dezembro de 2026.

A nova política do governo tem como foco os carros 1.0 flex, movidos a etanol ou gasolina e com até 90 cavalos de potência, como Fiat Argo, Cronos e Renault Kwid. Esses modelos, hoje com IPI de 7%, podem se enquadrar na alíquota zerada, desde que atendam aos critérios ambientais e de produção nacional. Versões 1.0 turbo e modelos mais potentes devem ficar de fora.

Carros elétricos importados, como os da BYD, também não terão o benefício, já que a fabricação no Brasil é obrigatória para obter o incentivo.

Entre os possíveis beneficiados, destacam-se o Fiat Pulse Hybrid e o Kia Stonic Hybrid, ambos com produção nacional e tecnologias que reduzem emissões e consumo.

O objetivo do governo é incentivar o uso de veículos menos poluentes e mais eficientes, estimular a indústria nacional e facilitar o acesso da população a carros novos, mais seguros e econômicos.📲 Leia mais em itatiaia.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados