SALETE EM SOCIEDADE

Porto de Fortaleza avança na agenda climática com diagnóstico completo de sua Pegada de Carbono

Fundación Valenciaport, instituição referência em sustentabilidade e descarbonização portuária na Europa, contratada pela Companhia Docas do Ceará para elaborar o Plano de Descarbonização do Porto de Fortaleza, finalizou o Relatório da Pegada de Carbono do Complexo Portuário do Mucuripe.
 
Em 2023, ano referência para o Relatório, foram emitidas 55.985 toneladas de Dióxido de Carbono (CO₂), conforme metodologia reconhecida internacionalmente pelo GHG Protocol Brasil e pelo Puertos del Estado – entidades brasileira e espanhola, respectivamente, com reconhecimento internacional, que gerenciam as emissões de gases do efeito estufa (GEE) por empresas, entre elas, os portos.
 
Ainda de acordo com o estudo técnico, 98% das emissões estão vinculadas às operações realizadas pelos navios, rebocadores, terminais, caminhões e ferrovias, enquanto 1,2% às outras atividades portuárias.
 
O projeto avançou para a etapa final do Plano de Descarbonização, que incluiu, nesta semana, reuniões estratégicas com as empresas que integram o complexo logístico-portuário, promovendo discussões sobre os temas da transição energética; eficiência operacional e redução de emissões, com uma visão integrada de curto, médio e longo prazo.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados