SALETE EM SOCIEDADE

Misturas caseiras podem deixar o cabelo pior do que produtos industrializados; entenda

Tem viralizado nas redes sociais misturas caseiras para melhorar o aspecto do cabelo. Uma das mais populares é a que utiliza vinagre ou bicarbonato de sódio, que promete realçar o brilho ou combater o amarelamento dos cabelos grisalhos. Mas será que esses truques funcionam mesmo? Os perigos são muitos porque além de ineficazes a longo prazo, essas práticas podem causar danos significativos aos fios.

Os grisalhos possuem características próprias que os tornam mais vulneráveis a agressões externas. De acordo com a visagista e terapeuta capilar Mari Borges, esses fios têm menos melanina, cutículas naturalmente mais abertas e tendem a ser mais ressecados e porosos.

Apesar de ser um produto ácido, o vinagre não foi desenvolvido para uso capilar. Segundo a especialista, ele pode até causar uma sensação inicial de brilho, já que ajuda a fechar levemente as cutículas. O problema aparece com o uso contínuo.

Já o bicarbonato de sódio representa um risco ainda mais elevado para os fios grisalhos. Por ser altamente alcalino, ele promove uma abertura excessiva das cutículas.

Na prática, essas misturas não tratam o cabelo nem atacam a causa do amarelamento. Quando há algum efeito visual, ele é temporário e costuma ser seguido por danos progressivos à estrutura do fio.

Segundo Mari Borges, o cuidado adequado com cabelos grisalhos envolve o uso de produtos específicos, com pH equilibrado, shampoos matizadores formulados corretamente e tratamentos hidratantes e reconstrutores, capazes de devolver água, massa e proteção à fibra capilar.Antes de aderir a soluções caseiras, o ideal é buscar orientação profissional e optar por tratamentos desenvolvidos especificamente para as necessidades do cabelo grisalho.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados