Nosso perfil dessa semana é com a competente cerimonialista Raquel Mendonça. Em um bate papo descontraído sobre carreira, sucesso, família e vaidade, ela nos contou sobre o que considera como festa perfeita, além de revelar sobre as delícias de trabalhar realizando sonhos, como os eventos importantes das vidas das pessoas. Confira na nossa entrevista.



Como e de qual maneira você percebeu que gostava do segmento de eventos e festas?
Desde os oito anos de idade, eu mesma organizava minhas festas de aniversário. Em 2003, montei uma floricultura com meu irmão. Atuávamos com loja e decoração de eventos, casamentos, formatura e eventos em geral, mas o que eu mais me identificava era com os bastidores, seguindo com isso até a finalização. Isso trouxe um despertamento e fui me especializar para começar a fazer eventos de forma profissional. Realizava festas da família e eventos corporativos, até que uma amiga me procurou para fazer o casamento de uma grande amiga dela, o meu primeiro trabalho profissional na área e, de lá para cá, não parei mais!
Quais eram os principais desafios dessa área?
Quando se tem um posicionamento positivo, não focamos em dificuldades, e, sim, em soluções, afinal, esse é o principal papel de um cerimonialista: encontrar soluções. Então, não paro muito para ficar encontrando pontos de dificuldades.
Como faz para corresponder às altas expectativas dos clientes que te procuram para produzir os melhores eventos da cidade?
Cada evento é único e representa o sonho de alguém. Uno técnica, experiência e escuta atenta para entender o que o cliente deseja e, acima de tudo, transmitir a tranquilidade que ele precisa para viver seu grande dia com confiança. E sempre entrego tudo primeiro nas mãos de Deus.
O que é mais gostoso no trabalho como cerimonialista?
O mais gostoso do meu trabalho é impossível resumir em poucas palavras. Estar nos bastidores, coordenando com maestria um trabalho muitas vezes silencioso, mas intenso e profissional, e depois ver tudo se concretizar a noiva entrando, a família emocionada, uma debutante dizendo ‘tia, você realizou o meu sonho’ é indescritível. Ser cerimonialista é viver emoções únicas, mesmo depois de tantos anos, e ter a certeza de que não é um trabalho para amadores, e sim para excelentes profissionais, mas para quem coloca amor e muita dedicação diária em cada detalhe.






Quais as principais lições que tirou ao longo da vida profissional?
Que devemos ser unidos, ter cabeça fria, sempre trabalhar com muita garra e sorriso no rosto, estar em paz consigo mesma para poder exercer essa função com tanta maestria. Não adianta desabar no primeiro obstáculo, que está ali para te fortalecer e me dar mais sabedoria. Posso fazer mil eventos grandes ou pequenos. Cada um é único, e estou ali dando tudo de si.
Como define atualmente o mercado cearense de eventos?
O mercado cearense é hoje um mercado considerável. Temos grandes profissionais, o que ajuda muito, pois são pessoas que estão ali junto comigo e abraçam a filosofia de que cada sonho.
O que é necessário ter para você considerar uma festa como perfeita?
A festa perfeita para mim é quando vejo que o que estou entregando está contribuindo para que as pessoas que estão realizando seus sonhos estejam absolutamente felizes. É quando nenhum problema de bastidor chega até os noivos, e consigo resolver a tempo. E, quando também não consigo resolver, ainda assim, encontro soluções, afinal, a minha principal missão é fazer meus clientes felizes!