A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) reconheceu Juazeiro do Norte como a “Capital da Fé do Estado do Ceará”. A Casa aprovou, na quarta-feira (8), projeto de lei do deputado estadual Davi de Raimundão (MDB) com o reconhecimento da cidade da Região do Cariri, em razão da sua “relevância histórica, cultural, religiosa e social para a devoção popular”.
O mesmo projeto institui o dia 24 de março como o “Dia da Capital da Fé do Estado do Ceará”, em alusão à data de nascimento do Padre Cícero. Além disso, a data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado do Ceará.
Para justificar a proposta, Davi de Raimundão afirma que Juazeiro do Norte é um dos maiores polos de religiosidade popular do Brasil e da América Latina.
O deputado cita as tradicionais romarias da cidade, que mobilizam, em diferentes períodos do ano, centenas de milhares de pessoas e destaca que isso exige desde uma rede hoteleira preparada a ações do poder público municipal para atender esse fluxo de visitantes. Também ressalta a importância dessas manifestações religiosas para a economia do município.
Com aprovação na Alece, a medida segue para sanção do governador Elmano de Freitas (PT) para que possa entrar em vigor. Foto: Lanio Silva