Nesta quinta-feira (15), a partir das 18h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Prêmio Palavra Solar irá apresentar três obras inéditas: “Imagem Esquecida”, de José Cupertino de Freitas Júnior; “O Peste”, de Carlos André Braga Brandão – que publica a primeira obra de sua autoria; e “O Livro de Yekun”, de Álvaro Jansen Viana da Silva. No mesmo local, vão ser realizadas três ações formativas gratuitas com foco no mercado editorial.
Todas essas ações integram o projeto Escritas em Volta do Sol, juntamente com o concurso literário voltado para obras do gênero romance curto e a publicação das obras. O objetivo é disseminar conhecimento a respeito da cadeia produtiva da literatura, segundo a idealizadora do projeto, a fundadora da editora Sol Literário, professora, escritora e presidente da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF), Angélica Sampaio. “Queremos impulsionar e fortalecer a cadeia produtiva do segmento literário no Ceará, além de ampliar a divulgação dos novos livros, também realizaremos o lançamento e ações formativas nos municípios de Redenção e Quixadá, até março”, garante.
A programação de ações formativas começa às 14h, com a realização do workshop “Criar e expressar: uma escrita autêntica para a infância”, ministrado por Júlia Barros. A partir das 14h30, acontece a palestra com o advogado e sócio-fundador do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult), José Soares Neto, abordando o tema “Editor e escritor: Orientações Básicas sobre o contrato de Edição”. À frente da Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária e da Editora e Livraria Substânsia, Talles Azigon compartilha suas experiências como gestor, produtor, editor, curador, mediador de leituras, educomunicador, livreiro e poeta na palestra “Editoras que transformam: Políticas para engajar e fomentar a leitura”.
O workshop tem duração de três horas, enquanto as palestras são de uma hora. No total, são 20 vagas para cada ação formativa, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line. É preciso preencher o formulário para o workshop (https://forms.gle/
O projeto Escritas em Volta do Sol é uma realização da Editora Sol Literário e do Governo do Brasil, por meio do Ministério da Cultura. Apoiado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, com recursos provenientes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) Ceará, via Edital Arte da Palavra.







































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































