O Ministério da Saúde recomenda a partir de agora que todas as unidades de saúde do país façam um teste básico para identificar sinais de autismo em todas as crianças de 16 a 30 meses de idade.
A medida foi anunciada pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha nesta quinta-feira, 18, com o lançamento da linha de cuidado para Transtorno do Espectro Autista (TEA), um documento que vai nortear as políticas de saúde relacionadas ao tema.A medida foi anunciada pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha nesta quinta-feira, 18, com o lançamento da linha de cuidado para Transtorno do Espectro Autista (TEA), um documento que vai nortear as políticas de saúde relacionadas ao tema.
Para identificar sinais de TEA, os profissionais de saúde deverão aplicar o M-chat, um questionário de triagem presente na caderneta da criança. Entre as perguntas do teste estão questionamentos como:
- “Se você apontar para algum objeto no quarto, o seu filho olha para este objeto?”
- “O seu filho aponta com o dedo para pedir algo ou para conseguir ajuda?”
- “O seu filho fica muito incomodado com barulhos do dia a dia? (Por exemplo, seu filho grita ou chora ao ouvir barulhos como os de liquidificador ou de música alta?)” Fonte: ESTADÃO