SALETE EM SOCIEDADE

Oncomenopausa: o desafio das mulheres que enfrentam o câncer de mama

O tratamento do câncer de mama tem garantido mais sobrevida e qualidade de vida às pacientes, mas, para muitas mulheres, a vitória contra o tumor vem acompanhada de uma nova batalha: a oncomenopausa.
O termo se refere à menopausa induzida pelo bloqueio hormonal usado em boa parte das terapias contra a doença — uma condição que pode antecipar em anos os sintomas desse período.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tumor mais comum entre as mulheres, sem considerar o câncer de pele não melanoma. Em 2025, deverão ser diagnosticados 73,6 mil casos. Como 70% desses tumores são sensíveis aos hormônios femininos, um dos tratamentos mais usados é a terapia endócrina, que inibe a produção de estrogênio e progesterona para evitar o crescimento do câncer. Segundo a Sociedade Americana do Câncer, 16% das mulheres que recebem o diagnóstico deste tipo de câncer têm menos de 50 anos.

Os sintomas da oncomenopausa tendem a ser mais fortes do que os da menopausa natural, já que a produção hormonal é interrompida de forma abrupta. Ondas de calor, alterações de humor, insônia, depressão, dores articulares e ganho de peso estão entre as principais queixas.

“Imagine uma mulher na faixa dos 30 anos, que tenta retomar a vida após o diagnóstico, e enfrenta dificuldades para ter relações com o marido por causa da menopausa. É um cenário muito desafiador”, comenta o oncologista Gilberto Amorim, ao Portal Metrópoles.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados