SALETE EM SOCIEDADE

Saiba nove hábitos que ajudam a prevenir a hipertensão arterial

Conhecida como uma doença silenciosa, a hipertensão não costuma provocar grandes sintomas. Segundo o cardiologista Celso Amodeo, especialista em hipertensão arterial do Hospital do Coração (Hcor), a doença provoca danos no organismo sem dar grandes sinais.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela se dá quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A condição é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

São cerca de 300 mil mortes registradas por ano no Brasil devido às doenças no coração e cérebro, segundo o Ministério da Saúde, muitas vezes com sua origem nesse problema de saúde, que pode ser evitado com a mudança de hábitos e com medicação contínua.

“Por conta desses quadros, podemos nos certificar que 80% dos óbitos por acidente vascular cerebral (AVC) e 60% dos infartos agudos do miocárdio foram causados pela pressão arterial elevada”, revela o cardiologista.

Entre os hábitos que contribuem para manter a pressão arterial nos níveis saudáveis, estão: manter uma alimentação saudável e equilibrada; consumir pouco sal; praticar exercícios físicos; não fumar; reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas; ter uma boa qualidade de sono; usar anti-inflamatórios não hormonais apenas com prescrição médica; fugir de pílulas anticoncepcionais e Evitar sprays nasais com vasoconstritores.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados