Entre máscaras, performances e verdades provisórias, o texto desta semana de A. Capibaribe Neto lança um olhar afiado sobre o nosso tempo — um palco onde personagens ganham evidência, ensaiam bravatas e se alimentam do poder.
Um dia o mundo, se o mundo ainda continuar existindo, mesmo só os cacos, todas essas histórias que hoje, nesse momento, estão acontecendo, as personagens nelas contidas, em passageiras evidências, sucumbirão às “verdadeiras verdades” e suas performances despir-se-ão das máscaras que assustam, amedrontam em covardes ameaças.
Nesse momento, perdem essa oportuna importância de Scaramouches bufos. Scaramouche é um personagem bufão da commedia dell’arte do século XVI, conhecido por ser um fanfarrão covarde e arrogante, mas astuto.
Alexandre, o de Moraes, por exemplo, só para ilustrar e justiça se lhe faça, sabe arreganhar os dente, deixar escorrer disfarçados filetes de veneno pelos cantos da boca enquanto se realiza com a vingança pessoal contra o soldado encurralado.
Só lhe falta determinar horas cansativas para que alguém explique, por exemplo, crises de soluço e flatulência. Tudo ali, na ponta do lápis — leia-se Mont Blanc, suas “dura Lex, sed Lex”, com fartas pitadas de escusas hermenêuticas de uma constituição largada a um profundo e desrespeitoso ostracismo bate sem canseira no animal ferido. Tudo isso, acrescente-se, para o gáudio do séquito eleito.
Todos, anua-se, cópias de Scaramouches que se locupletam dos plantões do poder. “Deixe estar, jacaré a galera quer ver é quando a lagoa secar…”







































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































