Consolidado no calendário artístico e cultural do Ceará, o Festival Sérvulo Esmeraldo (FSE) chega a sua sexta edição, em 2025. A programação no Crato (CE), terra natal do artista, será de 27 de outubro a 02 de novembro, mas se prolonga até 27 de novembro com exposições em cartaz e bate-papos on-line. Além de fomentar a criação, pesquisa e fruição estética, o Festival promove ações formativas com grandes nomes da arte contemporânea. Os artistas residentes que vão ministrar as oficinas são: Carmela Gross, Carla Chaim, Rodrigo Andrade e Tibico Brasil. As inscrições estão abertas até o dia 17 de outubro e os links estão disponíveis na bio do perfil @institutoservuloesmeraldo no Instagram. O resultado da seleção será divulgado no dia 22 de outubro, pelas redes sociais do Festival.
Para a curadora do FSE e gestora do Instituto Sérvulo Esmeraldo, Dodora Guimarães, o festival é “uma importante celebração da arte contemporânea que promove a reflexão e o diálogo entre os artistas e o público”. As oficinas, masterclasses e exposições com os artistas residentes norteiam a programação que engloba ainda bate-papos virtuais.
O Festival Sérvulo Esmeraldo 96 é uma realização do Instituto Sérvulo Esmeraldo, com apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Edital Mecenas do Ceará). Com patrocínio da Aço Cearense, o evento conta com as parcerias da Universidade Regional do Cariri (URCA); da Prefeitura Municipal do Crato, do Instituto Cultural do Cariri (ICC); do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo e do Instituto Mirante do Ceará.




Oficinas
As oficinas são gratuitas e promovem vivências, práticas e construção de instalações, exposições ou outras ações que vão ser apresentadas ao final. As oficinas são presenciais e acontecem de de 27 de outubro a 02 de novembro, das 14h30 às 17h30, no Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, da Universidade Regional do Cariri (URCA), no Crato. Com 15 vagas por oficina, essas são voltadas para artistas visuais, fotógrafos, artesãos, comunicadores, produtores culturais, realizadores do audiovisual, professores e estudantes de Artes, Design, Arquitetura e Teatro. Ao todo, serão 20 horas/aula e os participantes com frequência de 80% receberão certificado da URCA.