SALETE EM SOCIEDADE

Impulsionado pela campanha Doe de Coração, Ceará registra o maior número de doadores de medula óssea na região nordeste

Em 2025, o Ceará se destacou na região Nordeste por registrar o maior número de doadores de medula óssea. De acordo com o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o estado conta com mais de 244 mil pessoas cadastradas no banco de doação.

Esse resultado é impulsionado pela campanha Doe de Coração, promovida pela Fundação Edson Queiroz, que há mais de duas décadas mobiliza a sociedade, esclarece as etapas da doação e incentiva a autorização familiar.

No último ano, a campanha teve como foco a doação de medula óssea, buscando conscientizar tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade sobre a importância desse gesto. Com o tema “Doe medula. Doe vida. Doe de coração”, a força da iniciativa já se reflete nos números apresentados pelo Redome.

A medula óssea é um tecido gelatinoso localizado no interior dos ossos, cuja principal função é produzir os componentes do sangue: glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas.

Em muitos casos, a doação de medula óssea representa a única chance de cura para pessoas acometidas por doenças graves do sangue, como leucemia e alguns tipos de linfoma.

No entanto, o processo de doação ainda é cercado por desconhecimentos e mitos. Por isso, a Fundação Edson Queiroz tem se dedicado a desmistificar a doação e incentivar que mais pessoas se cadastrem como doadoras, transformando informação em benefício direto para a sociedade.

Entre as ações promovidas na campanha de 2025 para alcançar resultados significativos, destacou-se a parceria da Fundação com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que incluiu palestras educativas e a presença de uma unidade móvel no campus da Unifor para o cadastro de novos doadores. (Foto: Ares Soares)

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados