Milton Nascimento recebeu o diagnóstico de Demência por Corpos de Lewy (DCL), a terceira forma mais comum de demência. A informação foi confirmada por seu filho e empresário, Augusto Nascimento, em entrevista à revista piauí. Segundo ele, o cantor começou a apresentar mudanças no comportamento logo após momentos de grande celebração em sua carreira.
No início de março, Milton foi homenageado pela Portela no Carnaval carioca e também participou do lançamento do documentário “Milton Bituca Nascimento”, dirigido por Flávia Moraes. Pouco tempo depois, mudou-se para uma casa térrea com vista para a Pedra da Gávea. Mesmo em uma fase de conquistas, o filho notou sinais de preocupação.
Augusto contou ao jornalista João Batista Jr. que Milton passou a demonstrar esquecimentos, perda de apetite e um olhar fixo em determinados pontos. Além disso, repetia histórias em pouco tempo, algo incomum para quem sempre relatava longas memórias. Diante disso, chamou o médico Weverton Siqueira, que acompanha o cantor há dez anos.
Após realizar testes clínicos, o profissional identificou um declínio cognitivo preocupante e solicitou novos exames. “Quando vi que o meu pai apresentava uma piora brusca no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos Estados Unidos”, disse Augusto à piauí. O médico respondeu que aquele seria o momento ideal.