A Defensoria Pública do Estado do Ceará começou, nessa semana, o atendimento odontológico gratuito a mulheres encaminhadas pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem), por meio do Termo de Cooperação Técnica com o Centro Universitário Christus (Unichristus).
A iniciativa está alinhada à Lei 15.116/25, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que garante a reconstrução dentária de vítimas de agressões domésticas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Pelo acordo, cinco pacientes terão atendimento contínuo na Clínica Escola de Odontologia (CEO), com reposição imediata das vagas quando houver alta.
Os procedimentos abrangem áreas como Dentística Operatória, Endodontia, Periodontia, Cirurgia Oral, Estomatologia e Radiologia, oferecendo um cuidado completo de saúde bucal para mulheres que enfrentaram situações de violência.
A parceria vai além do atendimento clínico: prevê ainda diálogos interinstitucionais sobre violência doméstica, a produção de materiais técnico-científicos, como cartilhas, protocolos e artigos.
Além da integração dos alunos da Unichristus às atividades desenvolvidas pela Defensoria Pública, promovendo uma formação acadêmica conectada às demandas sociais.