SALETE EM SOCIEDADE

Pais avança nas pesquisas de um imunizante 100% nacional contra a Covid-19

O Brasil alcançou um marco inédito na área de ciência e tecnologia em saúde essa semana, com a publicação do primeiro artigo científico sobre os resultados dos testes de segurança da vacina SpiN-TEC — o primeiro imunizante 100% nacional contra a Covid-19. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) investiu R$ 140 milhões no desenvolvimento da vacina, por meio da RedeVírus, apoiando todas as etapas de testes, desde os ensaios pré-clínicos até as fases clínicas 1, 2 e 3.

SpiN-TEC adota uma estratégia inovadora, a imunidade celular: ela prepara as células para que elas não sejam infectadas e, caso a infecção ocorra, essa vacina capacita o sistema imunológico a atacar apenas as células atingidas que são destruídas. Essa abordagem mostrou-se mais eficaz contra variantes da Covid-19 nos ensaios em animais e em dados preliminares em humanos.

A vacina foi desenvolvida pelo Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed). O recurso é do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), gerido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

De acordo com Gregório Almeida, líder da plataforma de imunologia clínica do CT-Vacinas e autor do artigo publicado, explica o funcionamento da vacina, que é diferente das outras disponíveis no país. “Ela ensina o sistema imune das pessoas a reconhecer esse vírus. Quando uma pessoa é infectada, nosso sistema imune já conhece o vírus, então ele é capaz de combater essa infecção”, diz.

A primeira etapa do desenvolvimento do imunizante envolvia testes em animais, antes da permissão para a realização de testes em humanos. “No ano de 2022 a gente conseguiu essa licença da Anvisa para realizar esse estudo em humanos e a gente iniciou esse estudo de fase um”, relata Almeida.

Os pesquisadores já finalizaram a segunda fase do desenvolvimento, que mostra a eficácia da resposta do imunizante. Na fase três, cerca de 4.500 voluntários serão recrutados para finalizar os testes.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados