SALETE EM SOCIEDADE

Por uma estética que exalte a beleza ímpar e natural

Trazemos essa semana uma entrevista com o professor e pesquisador Olavo Ximenes Júnior. Com mais de três décadas de atuação na recuperação de lesões em tecidos, atendeu a pacientes queimados, com reabilitação em geral, nas áreas cardiorespiratória e traumaortopédica. Depois, começou a atuar em reparação tecidual, traumas faciais, pós operatórios estéticos e reparadores emcirurgias plásticas, ficando muito conhecido profissionalmente em reparar complicações teciduais.

Também é acupunturista com pesquisas em eletroacupuntura, fisioterapeuta dermatofuncional, palestrante em congressos nacionais e internacionais e membro acadêmico do maior congresso de estética do Brasil – Estética In.

Olavo também atua na área acadêmica, onde está há 26 anos, lecionando na graduação e pós-graduação.

Tem se destacado muito com tratamentos específicos que aliviam o envelhecimento da pele sem precisar transformar a pessoa em um avatar. Em seus estudos, tem buscado, a cada dia, se aprofundar sobre o conceito QuietBeauty, uma tendência estética que valoriza a naturalidade, sofisticação e sutileza, focando em procedimentos que melhoram a pele sem transformações radicais.Vem saber mais no nosso perfil de domingo.

Você tem investido em tratamentos que trazem o rejuvenescimento sem agredir e com transformações mais sutis. Nos conte um pouco sobre essa tendência.

Estamos em uma era que o menos é melhor, assim como cuidar de seu rejuvenescimento é cuidar do todo, de dentro para fora, desde a alimentação, passando pelo sono e o funcionamento do intestino. Dessa forma, não é interessante sobrecarregar a face com preenchimentos em demasia, deixando orosto com aparência de umavatar.

Como funciona o conceito “quiet beauty” e quais são os principais tratamentos estéticos que fazem parte dessa tendência?

O conceito “quiet beauty” é esse cuidado que deixa o semblante mais jovem e tranquilo. Um cuidado gradativo, sem custo alto e de respostas positivas. São tratamentos transdérmicos, podendo até ser tratamentos injetáveis com cuidado. Na atualidade, tem surgido pesquisas que nos trouxeram esses tratamentos transdérmicos eficientes, que penetram em nosso tecido em totalidade, levando ao rejuvenescimento e o melhor, como citei, sem custos altos.

É verdade que hoje as pessoas estão exagerando nos procedimentos estéticos? Como conseguir um equilíbrio?

Fico analisando muitas jovens realizando tratamentos muito invasivos, os quais poderão levar à dependência desses recursos. Realizando até mesmo a toxinabotulina em uma face que estaticamente já está jovem, sendo incentivadas por profissionais, relatando a prevenção. Imagine você desde seus 20 anos já iniciar a aplicação de botox? Temos que ter conhecimento que o envelhecimento continua e isso irá acarrete alterações diversas associadas a consequências que deformam a face. Como serão nossas idosas do futuro? Com tantos preenchimentos, bocas enormes viciadas em“preencher”, deformadas por tanto esticamento do tecido aumentando as rugas após esse ser absorvido e aí vai você novamente preencher, chegando um momento em que os códigos de barras aumentarão emdemasia. Atendo muitos casos em que preciso alinhar esses códigos de barras ao redor dos lábios, devido à profundidade em que eles estão. Isso é muito sério.

Como você faz para conciliar os atendimentos no consultório e as atividades como professor e pesquisador?

Sobre meus atendimentos e horários no consultório, sigo uma disciplina que dá para agregar as minhas aulas na universidade e pesquisas, como participação em congressos, eventos como palestrante e membro comissões científicas e acadêmicas. Lidar no dia a dia com alunos nos faz estar sempre em dia com a evolução do conhecimentos. Tenho minha agenda que segue, lado a lado, comigo, me facilitando organizar esse dia a dia.

Quais foram as suas principais influências em sua área de atuação?

Iniciei minha carreira profissional nas áreas traumato-ortopedia, cardio-respiratória e logo, agregada a elas, vieram pacientes oriundos de queimaduras e alterações crônicas, os quais eu dava minha vida para recuperá-los, me fazendo feliz e realizado, quando estes ficavam recuperados e socialmente integrados à comunidade. Agradeço também ao Dr. Erfon Ramos, pela confiança que teve na época, em que ele já realizava as cirurgias faciais com retração muscular, deixando a face mais natural (vejo na internet profissionais falando desta cirurgia como novidade, mas já atendo há mais de 10 anos com esse tipo de lifting).

Ele me encorajou a enfrentar um público de profissionais, aceitando convites para apresentar meu trabalhos nos pós operatórios emcirurgias plásticas estéticas e reparadoras. Atualmente, atendo esses casos para dar o retoque final dos pós operatórios.

Minha mãe também sempre teve uma veia artística, o que me fez olhar os tratamentos com muito mais carinho, deixando-os bem“finalizados” e belos. Venho de uma família do lado materno com pessoas bem vaidosas, claro e que sempre viviam os princípios religiosos. Deus acima de tudo.

Que conselho você daria para alguém que está iniciando agora nessa área?

Essa turma que está iniciando deve ter mais paciência, estudar mais, não pensar apenas no dinheiro, mas sim sentir-se bem ao levar um serviço de qualidade ao seu paciente/cliente.

Não tenham pressa e apliquem aquilo que aprenderam recentemente, treinem mais e vejam se realmente têm resultado. Seja crítico quando, mesmo estando em um congresso, duvide daquilo que estão te passando. Após estudar mais, você verá se vale ter aquele recurso para aplicar em quem te procura.

Não leve para sua vida profissional um ser que vendam tratamentos, pois ali tem uma pessoa, é um ser amado por outro. Faça saúde, faça a verdade e não seja vendedor de tratamentos. Uma reflexão que deixo: veja aquela pessoas que te procura sendo você.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados