A Universidade de Fortaleza está na linha de frente de uma das maiores iniciativas de prevenção ao diabetes tipo 2 no Brasil. Por meio do setor de Nutrição do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), a instituição integra a pesquisa multicêntrica e randomizada Proven-Dia (Programa de Prevenção de Diabetes), que investiga como mudanças no estilo de vida podem prevenir o desenvolvimento da doença.
O estudo, idealizado pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo com apoio do Proadi-SUS e do Ministério da Saúde, terá duração de três anos e envolve 30 centros de pesquisa em todo o país. Em Fortaleza, a pesquisa é conduzida pela professora Andreza Penafort, do curso de Nutrição da Unifor, e já está em fase de captação de pacientes voluntários.
Os interessados precisam ter idade superior a 18 anos, com diagnóstico de pré-diabetes (sem uso de medicação) e serem residentes em Fortaleza. Para se candidatar, primeiramente, é necessário preencher o formulário de triagem até o dia 30 de novembro.