SALETE EM SOCIEDADE

Ficar grisalho pode ser uma proteção natural contra o câncer

Sabia que ter cabelos brancos pode ser um bom sinal? Segundo uma nova investigação conduzida por cientistas da Universidade de Tóquio, e publicada na revista Nature Cell Biology, o aparecimento de cabelos grisalhos pode indicar que o corpo está se protegendo do câncer.

O novo estudo concentra-se especificamente no melanoma, um tipo de câncer agressivo encontrado predominantemente na pele, onde se origina nos melanócitos – células especializadas da pele que geram melanina, o pigmento responsável pela cor da pele e do cabelo.

As células do corpo estão constantemente expostas a fatores que danificam o DNA, conhecidos como “agressões genotóxicas”. No caso da pele, essa exposição é ainda maior devido ao contato direto com o ambiente. Esse tipo de dano pode contribuir tanto para o envelhecimento celular como para o desenvolvimento de cancer.

Os investigadores concentraram-se então nos melanócitos (células que produzem melanina, responsável pela cor da pele e do cabelo) e nas suas células-mãe, localizadas nos folículos capilares. Quando essas células sofrem uma ruptura grave no DNA, o corpo ativa um mecanismo de segurança: as células danificadas deixam de se regenerar e acabam por desaparecer. O resultado visível é o cabelo ficar branco, verificaram os cientistas nas experiências realizadas em ratos.

Este processo, conhecido como “seno-diferenciação”, depende da ativação de um conjunto de genes de defesa celular, o chamado caminho p53-p21, que ajuda a impedir que células  com o DNA danificado continuem a se multiplicar.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados