Com as presenças de alunos cearenses e amazonenses, a Universidade de Fortaleza (Unifor) realizou, na manhã desta quinta-feira (29), a aula inaugural da 21ª turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD). Recentemente, conforme divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o programa da Unifor manteve seu nível de excelência ao confirmar a Nota 6. Soma-se a isso o reconhecimento em rankings nacionais e internacionais, que colocam a universidade como a melhor instituição privada de ensino superior das regiões Norte e Nordeste.
A turma, que passará por módulos presenciais e on-line, é composta por 33 alunos, com boa parte formada por profissionais da segurança pública do Ceará e do Amazonas, graças à parceria existente entre a Unifor e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Ao todo, o curso terá duração de 48 meses, com carga horária de 720 horas.
O reitor da Unifor, Prof. Dr. Randal Martins Pompeu, deu as boas-vindas aos doutorandos e ressaltou que este é o início de uma nova etapa acadêmica e intelectual. “Sabemos que ingressar em um doutorado é assumir uma jornada exigente, marcada por aprofundamento teórico, horas de pesquisa e, certamente, algumas renúncias, principalmente junto aos familiares. Mas essa escolha também carrega uma missão muito gratificante: a formação de professores pesquisadores capazes de interpretar, questionar e, acima de tudo, transformar a realidade social a partir do saber jurídico aprofundado e da construção coletiva do conhecimento”, destacou.
Também presente, a docente do PPGD, Profª Drª Gina Pompeu, ex-coordenadora do ciclo avaliativo no qual o programa obteve a Nota 6 na Capes e atual diretora do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) da Unifor, externou o orgulho de fazer parte do PPGD e ressaltou o potencial do programa. “Quero dizer que vocês são essenciais na construção dessa Nota 6. Nós já temos 38 doutores formados pela Unifor no Estado do Amazonas”, afirmou. A professora também reforçou o compromisso com uma formação que impacte a realidade brasileira, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.







































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































