SALETE EM SOCIEDADE

Acordo entre o Mercosul e a União Européia deve deixar vinhos mais baratos

Boa notícia para os enólogos e demais apreciadores de vinho. O avanço das negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia devem tornar os vinhos europeus mais competitivos no Brasil em comparação aos produtos do Chile e da Argentina, o que tende a impulsionar o mercado.

Portugal aposta no Brasil como mercado estratégico para ampliar as vendas e ajudar a reverter a queda no consumo da bebida.

Em 2024, a produção e o consumo global de vinho recuaram para os níveis mais baixos em 63 anos, de acordo com a OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho).

Ainda assim, o Brasil foi o segundo maior importador de vinho português em novembro de 2025. As transações somaram aproximadamente 75,8 milhões de euros no mês.

A Comissão Europeia projeta que o acordo pode reduzir ou até eliminar tarifas sobre vinhos, hoje de até 35% no mercado do Mercosul, o que deve facilitar as exportações europeias para países como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, ampliando quotas e tornando os produtos mais competitivos. Em 2024, o comércio de vinhos entre os dois blocos movimentou 238 milhões de euros, segundo dados da UE.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados