O presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, está no centro de uma polêmica em seu país. A motivação foi uma discussão aparentemente banal sobre saúde. Ele observou que as pessoas normalmente gastam mais com despesas médicas à medida que envelhecem e citou o problema da queda de cabelo. “A queda de cabelo é uma doença, não é?”, perguntou o líder de 61 anos.
Lee, que tem uma cabeleira volumosa, perguntou ao ministro da Saúde se o sistema público de saúde poderia cobrir tratamentos contra a queda de cabelo. Ele quer que as contas sejam feitas. Informado de que a calvície é geralmente vista como um problema estético, pago do próprio bolso, Lee retrucou que jovens com cabelo ralo encaram sua situação como uma “questão de sobrevivência”, por conta do mercado de trabalho.
A Coreia do Sul é mundialmente famosa por sua estética, de ídolos galãs e atrizes de aparência impecável a rotinas elaboradas de cuidados com a pele e cirurgiões plásticos de classe mundial. Mas a obsessão com a aparência não é apenas uma estratégia de exportação.
Mais de três em cada quatro sul-coreanos acreditam que todos têm preocupações com a queda de cabelo, segundo uma pesquisa recente do Embrain Trend Monitor. Cerca de metade dos entrevistados, apesar de não apresentar sintomas de calvície, afirmou ter interesse em tratamentos.
No entanto, a Associação Médica Coreana, o maior grupo de médicos do país, classificou como “questionável” a cobertura de tratamentos contra a queda de cabelo, dado o orçamento apertado do sistema de saúde.





































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































