SALETE EM SOCIEDADE

Escultura em homenagem a José de Alencar merece respeito

Presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI) chama a atenção e exige providências das autoridades competentes em relação à restauração de monumento, considerado o conjunto escultório mais belo de Fortaleza, presente na Praça José de Alencar.

A obra foi construída por determinação da diretoria da ACI, na Praça José de Alencar, em homenagem ao escritor, cujo nome é homenageado naquela espaço público.

Composto por uma peça em granito branco de Itaquara, com altura de 6,5m e 4 m de largura, de autoria do escultor Humberto Bartolomeu Cozzo, foi erguido quando das comemorações do centenário de nascimento do escritor, em 1929. A obra é resultado da persistência do presidente da ACI à época, Gilberto Câmara, que mobilizou vários setores da sociedade de Fortaleza, em busca de recursos para financiar o empreendimento artístico. Até jogo de futebol aconteceu para colaborar financeiramente.

O equipamento não vem recebendo tratamento adequado e técnico de conservação. A mais recente “restauração”, acontecida em 2020, foi catastrófica, quando pintaram, irresponsavelmente, a estátua do homenageado com tinta amarelo ouro. Um crime! Deformação acrescida de pichamentos que emporcalham o trabalho artístico.

Nas reminiscências dos tempos de repórter de Eliézer, estão lá as páginas dos jornais (O Povo e Diário do Nordeste), com suas denúncias de descuido e abandono que sofrem obras de arte que ornamentam ambientes públicos cearenses.

A denuncia também consta no livro “Praça José de Alencar: Tempos e Vivente” (2022) – entre as páginas 88 e 91).

Já no exercício da presidência da ACI, Eliézer esteve no gabinete da Secretária de Cultura do Município, Helena Barbosa, pedindo esse restauro. “Tem até placa de bronze, na base da peça artística, aludida ao trabalho da instituição”, disse.

A pauta do restauro da obra será levada à votação oficial neste sábado, 13, com os demais associados da ACI.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados