A Anvisa aprovou o uso do Mounjaro para o tratamento da apneia do sono em adultos com obesidade. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União. O Mounjaro tem como princípio ativo a tirzepatida e já era aprovado no país para o tratamento da diabetes tipo 2.
Segundo a Eli Lilly, fabricante do medicamento, é o primeiro fármaco validado como terapia para apneia do sono no Brasil.
A apneia obstrutiva do sono (AOS), ou simplesmente apneia do sono, é um distúrbio caraterizado por episódios repetidos de respiração irregular devido ao bloqueio completo ou parcial das vias aéreas superiores. Os principais sintomas incluem ronco, despertar recorrente e sonolência diurna. A decisão da Anvisa se baseou em estudos clínicos que já haviam demonstrado a eficácia da tirzepatida no tratamento da apneia do sono.
Uma pesquisa publicada em 2024 na revista científica “New England Journal of Medicine”, por exemplo, comprovou que a substância levou a uma redução significativa no número de interrupções respiratórias durante o sono, o que poderia melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas afetadas pela apneia do sono.
Além disso, o uso da substância melhorou outros aspectos relacionados à apneia do sono, reduzindo os fatores de risco de doenças cardiovasculares e o peso corporal. Como os demais remédios que geram perda de peso, como o Ozempic e o Victoza, a tirzepatida controla a glicose no sangue e proporciona saciedade.







































































































































































































































































































































































































































































































































































































