SALETE EM SOCIEDADE

Parkinson: doença poderá atingir mais de 25 milhões até 2050

Distúrbio neurológico degenerativo e progressivo do sistema nervoso central, caracterizado pela morte de neurônios e redução da dopamina, o Parkinson mais que dobrou nos últimos 25 anos. Em 2021, estimava-se que 11,3 milhões de pessoas no mundo viviam com a doença. A previsão é de que em 2050 esse número chegue a 25,2 milhões, o que representa um aumento de 112%, segundo estudo publicado na revista científica The BMJ.

O Brasil segue a mesma tendência mundial. No ano passado, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) publicaram um artigo que revelou que mais de 500 mil brasileiros com 50 anos ou mais vivem com Parkinson. O número pode ultrapassar 1,2 milhão de casos em 2060.

Entre as razões para esse aumento, está o próprio envelhecimento da população. “[O aumento se dá], primeiro, porque as pessoas vivem mais. Segundo, porque tratamos melhor os pacientes, o que faz com que eles vivam mais tempo com a doença e cheguem a estágios mais avançados, que exigem mais cuidados”, explicou Joaquim Ferreira, neurologista português especialista em doenças do movimento. O profissional foi um dos convidados internacionais da última edição do Congresso Brain, Behavior and Emotions, realizado em Fortaleza (CE).

 “Nos jovens, como a carga genética é mais relevante, temos menos capacidade de prevenção. Mas as recomendações para envelhecer com saúde são, em grande parte, as mesmas: dieta equilibrada, atividade física e controle de fatores de risco cardiovasculares. Isso serve tanto para doenças neurodegenerativas como para doenças do coração. O cérebro e o coração estão mais ligados do que costumávamos pensar”, disse.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados