Ferramentas de inteligência artificial (IA) treinadas por pesquisadores brasileiros conseguiram identificar sinais de depressão a partir da voz dos pacientes, sem analisar o conteúdo das falas. A tecnologia avalia só características acústicas, como o ritmo, a entonação e a intensidade da voz.
O estudo, publicado na revista científica PLOS Mental Health, usou áudios enviados pelo WhatsApp com respostas a perguntas bem simples, como relatar atividades da semana ou contar de um a dez. Sete modelos de inteligência artificial foram treinados para reconhecer padrões vocais associados a quadros depressivos.
A pesquisa foi conduzida pelo psiquiatra Ricardo Uchida, professor da Faculdade Santa Casa de São Paulo e principal autor do estudo. Em vez de analisar o que a pessoa dizia, que era o esperado, os sistemas observaram como a pessoa falava, dando ênfase ao ritmo, entonação, intensidade e variações do som.
Essas características da fala costumam mudar quando o estado emocional muda. Em quadros depressivos, por exemplo, a voz tende a ficar mais lenta e monótona. A novidade do estudo foi ensinar esses sinais à inteligência artificial, que passou a reconhecer automaticamente esse tipo de mudança.
O treinamento dos modelos foi feito com áudios de 160 pessoas. Desse total, 78 tinham o diagnóstico de depressão e 82 não apresentavam o transtorno. Em testes com falas do cotidiano, a tecnologia identificou os padrões com taxa de acerto de até 91,9% entre mulheres e cerca de 78,3% entre homens. Fonte: Portal Metrópoles







































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































