SALETE EM SOCIEDADE

Obesidade é o principal problema nutricional entre jovens

Uma revisão global divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reuniu evidências recentes sobre os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde de crianças e adolescentes.

O levantamento, publicado em dezembro de 2025, reúne análises de diferentes estudos científicos e reforça a preocupação com o papel desses produtos no desequilíbrio nutricional e no aumento de doenças desde a infância.

Entre os fatos apontados pelo documento estão a associação entre o consumo frequente desses alimentos e problemas como sobrepeso, obesidade, cáries e erosão dentária. Também há indícios de relação com outras formas de desnutrição, incluindo atraso no crescimento e anemia, além de maior risco de diabetes tipo 2 ao longo da vida e possíveis impactos na saúde mental.

Essa análise reúne pesquisas conduzidas por instituições como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Sidney, na Austrália.Dados recentes mostram que o cenário da nutrição infantil vem mudando nas últimas décadas. No Brasil, a obesidade já supera a desnutrição como forma mais comum de má nutrição entre crianças e adolescentes.

Em 2000, cerca de 5% dos jovens entre 5 e 19 anos tinham obesidade, proporção que chegou a 15% em 2022. No mesmo período, a desnutrição caiu de 4% para 3%.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados