SALETE EM SOCIEDADE

A tilápia pode sumir do supermercado? Entenda a polêmica

O cará tilápia, alimento que faz parte do cardápio dos cearenses, foi pauta de discussão ambiental após a inclusão da espécie na minuta da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), colegiado ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

O cará tilápia foi incluído na lista de espécies comerciais de pescados na Lista de Espécies Exóticas Invasoras, que são aquelas introduzidas fora de sua área de distribuição natural, que se estabelecem e se disseminam, causando impactos negativos à biodiversidade.

Em Unidades de Conservação Federais, essas espécies comprometem os objetivos de proteção e representam uma séria ameaça às espécies nativas e ecossistemas.

O receio do Ministerio da Pesca e Aquicultura é que a inclusão dessas espécies na lista impeça o licenciamento ambiental das criações, já que não há legislação federal que permita o licenciamento de espécies exóticas invasoras, apenas de espécies detectadas nas regiões hidrográficas.

Em minuta da Conabio, feita em junho, a Comissão inclui espécies de uso comercial na lista, como a tilápia, o tambaqui, o pacu, o pirarucu, o camarão-marinho, a ostra do Pacífico e a macroalga Kappaphycus alvarezii.

Em nota, o MPA defendeu: “Essas espécies são pilares da produção aquícola nacional, representando, juntas, cerca de 90% da produção e um valor estimado em R$ 9,6 bilhões (PPM/IBGE, 2025). Esse montante se traduz em geração de renda, empregos e segurança alimentar. Esse processo pode ser inviabilizado, uma vez que não há legislação federal que permita o licenciamento de espécies exóticas invasoras, apenas de espécies detectadas nas regiões hidrográficas”, afirmou.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados