SALETE EM SOCIEDADE

Saiba como fazer a nova identidade; documento antigo já tem data para deixar de valer

Documento fundamental para a identificação, o RG está com os dias contados. O Governo Federal deu o prazo final até 2032 para que todos os brasileiros troquem o documento pelo novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que passa a ser o padrão oficial em todo o país.

Segundo Decreto nº 10.977/2022, o RG antigo será aceito apenas até dezembro de 2032. Depois disso, apenas a nova versão será válida. A CIN utiliza o número do CPF como registro único, eliminando a duplicidade de cadastros entre estados e aumentando a segurança contra fraudes.

A principal diferença entre o documento tradicional e o novo é que essa versão traz QR Code e chip eletrônico, o que permite comprovar autenticidade de forma digital e acessar a versão virtual no aplicativo Gov.br. Além disso, o cidadão pode incluir informações extras, como tipo sanguíneo e título de eleitor para unificar ainda mais seus documentos.

Para solicitar a CIN, o processo é simples. O cidadão precisa apresentar certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia autenticada); CPF regularizado junto à Receita Federal; Comprovante de residência atualizado. O agendamento deve ser feito no site do órgão de identificação do estado, como o Instituto de Identificação da Polícia Civil. No dia marcado, o solicitante realiza a coleta de biometria, foto e assinatura.

A primeira via da CIN é gratuita. Já a segunda via pode ter taxa de emissão — que varia de R$ 30 a R$ 100, conforme o estado. Em alguns casos, há isenção, como para pessoas inscritas no CadÚnico, vítimas de furto (com boletim de ocorrência), idosos e pessoas com deficiência.

Após a emissão, a versão digital da CIN fica disponível automaticamente no aplicativo Gov.br, na aba “Meus Documentos”.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados