SALETE EM SOCIEDADE

MAC-CE abre alas para a exposição “Bloco do Prazer”, onde a festa é linguagem e legado

No dia 2 de dezembro de 2025, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, abre ao público a exposição “Bloco do Prazer”, que investiga a Festa como força de criação estética, articulação comunitária e disputa simbólica no Brasil. Realizada pelo Ministério da Cultura e Instituto Dragão do Mar (IDM) em parceria com o Museu de Arte do Rio, com patrocínio da Petrobras e parceria da Secretaria da Cultura do Ceará, a exposição terá acesso gratuito e ficará em cartaz até maio de 2026.

Com curadoria de Marcelo Campos, Amanda Bonan e Bitu Cassundé, a exposição “Bloco do Prazer” compreende a festa como uma linguagem cultural complexa — lugar de encontro e transmissão de saberes, de afirmação de identidades, de presenças e de invenção coletiva. A festa é tomada aqui como um modo de pensar o mundo, capaz de elaborar memórias compartilhadas e imaginar futuros. O título vem da canção “Bloco do Prazer” (1978), de Fausto Nilo e Moraes Moreira, eternizada na voz de Gal Costa, que inspira a exposição como ícone afetivo e símbolo de celebração, liberdade e pertencimento.

A exposição, originalmente apresentada no Museu de Arte do Rio (MAR), chega ao MAC-CE com uma forte presença de artistas cearenses e dos demais estados do Nordeste, ampliando o diálogo entre o contemporâneo e as expressões populares. No Ceará, o projeto incorpora a vitalidade das manifestações tradicionais, a força dos Tesouros Vivos da Cultura, dos maracatus, reisados, bois, mestres e mestras da cultura popular, conferindo à mostra um acento particular ao reafirmar o papel do museu como espaço de encontro entre arte, territórios e comunidade. Essa moldagem territorializa o conceito curatorial e celebra o fazer coletivo e a potência inventiva que movem a cultura cearense.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados