SALETE EM SOCIEDADE

Meninos e meninas resolvem questões de matemática de forma diferente, conclui estudo americano

Entre estudantes do ensino médio e adultos, meninas e mulheres usam mais os algoritmos tradicionais passo a passo para resolver problemas matemáticos básicos — como alinhar números para somar, começando pela casa das unidades, e “transportar” um número quando necessário. Já meninos e homens são mais propensos a usar atalhos alternativos, como arredondar os dois números, somar os valores arredondados e, em seguida, ajustar para remover o arredondamento.

No entanto, aqueles que usam métodos tradicionais em problemas básicos são menos propensos a resolver problemas matemáticos mais complexos corretamente. Essas são as principais conclusões de dois estudos publicados em novembro de 2025.

Essas novas evidências podem ajudar a explicar uma aparente contradição nas pesquisas existentes — as meninas têm melhor desempenho em matemática na escola, mas os meninos têm melhor desempenho em provas de matemática de alta complexidade e são mais propensos a seguir carreiras que exigem muita matemática.

Em um estudo de 2016 com alunos do ensino fundamental dos EUA, os meninos superaram as meninas em uma proporção de 4 para 1 entre os 1% com as melhores notas em uma prova nacional de matemática.

As meninas, no entanto, tendem a ser mais diligentes no ensino fundamental e obter notas melhores em matemática ao longo de sua vida escolar. E meninas e meninos de todas as séries tendem a obter notas semelhantes nos exames estaduais de matemática.

Além das notas e dos resultados dos testes, as habilidades e a confiança adquiridas na escola vão muito além, chegando ao mercado de trabalho, com mais meninos em profissões que envolvem cálculo e tecnologia.

A hipótese é que a expectativa que algumas meninas sentem de ser obedientes e agradar aos outros possa levar a tendências de agradar aos professores, resultando em meninas usando algoritmos com mais frequência do que meninos, que são mais socializados para assumirem riscos.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados