Alunos do curso de Mestrado em Saúde Coletiva e do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizam, durante este mês de outubro, a pesquisa “Projeto Cuida Mulher”. A iniciativa anda de mãos dadas com as campanhas do Outubro Rosa, que visa conscientizar as mulheres acerca da prevenção do câncer de mama, bem como de outros tipos de cânceres que acometem a saúde do público feminino.
A pesquisa tem o objetivo de avaliar os hábitos de saúde das mulheres de Fortaleza, relacionando-os com um checklist para prevenção do câncer. A partir dos resultados, serão traçadas estratégias para o desenvolvimento de políticas de prevenção do câncer voltadas para o público feminino. O público-alvo da pesquisa são mulheres com idade de 20 a 74 anos; residentes da cidade de Fortaleza; sem diagnóstico anterior ou atual de câncer; que não estejam grávidas ou amamentando e que não sigam dieta vegetariana ou vegana.
O questionário tem como base um instrumento disponibilizado pelo American Institute for Cancer Reseach (AICR), uma organização norte-americana dedicada à pesquisa, educação e prevenção ao câncer, que possui o foco de identificar quais as influências do peso corporal, da alimentação e da atividade física sobre o desenvolvimento da doença na vida das mulheres, conforme explica a doutora em Saúde Coletiva e professora da Unifor, Priscila Paiva:








































































































































































































































































































































































































































































































































































































