SALETE EM SOCIEDADE

Ansiedade e depressão podem ser diagnosticados de formas diferentes

O artigo foi escrito por Rodrigo Leão F. Nascimento, pós-doutorando em psicologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e publicado na plataforma The Conversation Brasil. 

Uma jovem brasileira vai estudar na Espanha e, de repente, começa a sentir dificuldades para dormir, crises de choro e uma constante sensação de apreensão. Preocupada, procura atendimento psicológico. Em consulta, ela preenche questionários para avaliar sintomas de ansiedade e depressão.

Mas será que essas perguntas — validadas em outro contexto cultural — captam o que ela está realmente sentindo? Isso leva a outra pergunta importante: como funcionam essas comparações internacionais que dizem, por exemplo, qual país tem a população mais ansiosa?

Essas perguntas são cada vez mais relevantes diante do crescimento global dos transtornos de saúde mental, em grande parte impulsionado pela pandemia de Covid-19. Segundo o Relatório Mundial de Saúde Mental, mulheres e jovens adultos estão entre os grupos mais afetados.


Portanto, é importante que os instrumentos para medir sintomas e acompanhar a evolução dos casos sejam confiáveis e comparáveis. Fonte: Metrópoles

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados