“Imperfeito este mundo e, contudo, recoberto de flores”
(Kobayashi Issa)
A imperfeição, do mundo e nossa, é tão certa como a certeza da morte. Mesmo assim, todos os dias o Sol nasce, as nuvens continuam passando em formatos imprevisíveis e o céu se tinge de um colorido que nunca se repete, tanto no seu nascer como no seu repouso.
Cada uma das plantas mais miúdas produz uma flor para que o milagre da reprodução das espécies aconteça. O que me faz refletir na beleza ímpar de cada uma das mulheres que conheço. A assimetria, as curvas ou a falta delas, os fios brancos, as linhas de expressão, as dobrinhas das barrigas. Todas belas e imperfeitas. Tal qual o mundo que conhecemos, sempre.
O passar dos anos tem me deixado mais resiliente com as imperfeições. As relações humanas não seguem um compasso perfeito. Existem rusgas, coisas que entendemos errado. Nem sempre conseguimos compreender o que o outro fala porque tudo depende muito das nossas vivências. Em alguns dias, somos feitos de luz. Em outros, queremos ficar quietos ouvindo música no escuro. É preciso paciência conosco e com os outros.
O meu corpo não tem mais as respostas rápidas de dez anos atrás. Existem linhas novas escavando meu rosto. A maioria vem dos sorrisos. Meus olhos apertam e as bochechas sobem a cada vez que me alegro. Com o colágeno menos presente, as marcas de expressão já são visíveis. Dou de ombros! Gosto dessa novidade.
Já as dobras que adquiri com os anos de descuido e a genética mais cheinha da minha avó não olho com a mesma complacência. Gostaria de ter um corpo mais definido. Quem não quer? Até os mais magros sempre estão em busca de perder dois quilos.
No entanto, me recuso a fazer loucuras. Tive o tempo de fazer dietas malucas. Anos almoçando shakes emagrecedores na semana para não ganhar mais peso. Mais adiante, depois do segundo filho, sete quilos perdidos em 40 dias de uma dieta à base de ovo, bacon e abacate. Os quilos foram embora junto com minha saúde, o ferro, a disposição e o meu cabelo. Depois disso, decidi evitar os extremos.
No entanto, sou exceção, porque, para emagrecer rápido, mesmo sem acompanhamento médico, muitas mulheres estão fazendo empréstimos com agiota, gastando o limite inteiro do cartão de crédito. É a febre das canetas emagrecedoras. Quem são os fornecedores? A manicure, a cabeleireira, o motoboy, a moça que tem uma loja de assistência a celulares… Os anúncios aparecem aos montes nas redes sociais. Não há constrangimento. As pessoas fazem aplicação na frente da câmera do celular mesmo e indicam o amigo que consegue a caneta sem receita. É só ter o dinheiro e mandar uma mensagem no whatsapp.
Acho uma maravilha que a ciência tenha conseguido encontrar uma solução para a obesidade com um medicamento mais acessível. Se existe um jeito de fazer isso de forma segura, com acompanhamento médico, é um recurso excelente.
No entanto, o que noto é uma pressão absurda em cima das mulheres, novamente, para conseguirem chegar no peso ideal a qualquer custo. Não importa se você não tem recursos financeiros ou plano de saúde. Dê seu jeito! O que não pode é ficar com o corpo desse jeito para o Carnaval. A propaganda que eu vi era exatamente assim.
Vou na contramão e seguirei me abraçando com as imperfeições mesmo. Aquele trabalho de formiguinha que reúne a dieta de comer mais frutas e verduras, exercícios físicos regularmente e se olhar no espelho com honestidade. Aceitando as cicatrizes que o tempo fez, mas buscando a melhor versão possível.
Por hora, tenho outras prioridades além de emagrecer bastante até o Carnaval. Se dois quilos irem embora, estarei feliz. O amor por quem eu sou hoje são as flores que recobrem essas imperfeições que adquiri no decorrer dos anos. Que possamos nos ver no espelho de forma mais resiliente. Acarinhar quem somos. Cada marca carrega uma história e integra o corpo que temos hoje. Esse é o caminho que eu escolhi.





































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































