SALETE EM SOCIEDADE

CLIMA ABORRECIDO, VOLTA DAS ESCARAMUÇAS E GAFES INTERNACIONAIS por Capibaribe Neto

Entre tornados e tropeços diplomáticos! No artigo de hoje, A. Capibaribe Neto comenta o clima turbulento — literal e político — que marcou a semana, das ventanias no Paraná às gafes na COP30.

As mudanças extremadas mundo afora, as fronteiras sangrentas nas violência pelas fronteiras, devem ter contaminado os arrabaldes que já enfadaram a paciência da natureza. Haja vista o bocejar repentino dos céus que ecoou lá pras bandas do Paraná, (um Tornado com ventos de até 250 km/h deixou seis mortos e destruiu 90% de Rio Bonito do Iguaçu, no Parana) contrastou com os fiascos da boa vontade, diga-se de passagem, da COP 30; na Bahia, o presidente Macron, intimissimo do cacique da Silva, teve o discurso que fazia em Salvador, por Jerônimo Rodrigues (PT): “Se não tivermos tradução, não vamos entender a mensagem do presidente Macron”.

Voltando para a outra ponta, na COP30, em Belém, apenas um chefe de Estado compareceu ao coquetel/jantar “imersivo”oferecido por Lula e Janja na Cúpula do Clima, onde seriam servidos peixes tradicionais da Amazônia na noite de quinta-feira (6). O ágape flopou, como diria a oposição. Enfim, à falta do que bom dizer ou comentar, a foto que ilustra e despretensiosa crônica, retrata uma gafe a “desfilar” pelo rio da COP30…

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados