SALETE EM SOCIEDADE

Forró pode ser reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade

Uma expressão cultural nordestina já registrada como Patrimônio Cultural do País pode vir a ser reconhecida internacionalmente como Patrimônio da Humanidade. Realizado entre os dias 11 e 14 de setembro em Lille, na França, o I Festival Internacional do Forró de Raiz se insere na Temporada França-Brasil 2025 – conjunto de eventos e encontros que celebram 200 anos de relação diplomática e amizade entre os 2 países – e foi palco para um importante primeiro passo para a candidatura do Forró como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Culura (Unesco).

Durante o primeiro dia do evento, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) firmou um protocolo de intenções com o Consórcio Nordeste – instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região – e o Fórum Nacional do Forró de Raiz. O acordo prevê a elaboração do dossiê técnico exigido pela Unesco para candidaturas de bens culturais imateriais a tal reconhecimento mundial e a implementação de ações de visibilidade e salvaguarda que assegurem a preservação do Forró e sua transmissão às próximas gerações.

A candidatura reforça um movimento que já rendeu ao Forró o reconhecimento de Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Iphan, em 2021, durante reunião extraordinária do Conselho Consultivo do órgão. Com o reconhecimento do Conselho, as Matrizes Tradicionais do Forró foram inscritas no Livro de Registro das Formas de Expressão, com abrangência nacional, onde também estão registrados bens como o Repente, a Ciranda do Nordeste, a Roda de Capoeira, o Maracatu Nação (PE), o Carimbó (PA) e a Literatura de Cordel.
Assim como o choro, o frevo e o samba, o forró consolidou-se nos bailes e festividades populares, em espaços de convivência social e cultural que continuam vivos e ativos em todo o país.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados