SALETE EM SOCIEDADE

Nise da Silveira recebe homenagens com mostra na Caixa Cultural

A Caixa Cultural, a partir do dia 26, irá receber a exposição “Nise da Silveira – A Revolução pelo Afeto”. Com entrada gratuita e apoio do Governo Federal, a mostra reúne 157 obras de 11 artistas, incluindo pinturas, desenhos, fotografias, gravuras e esculturas.

A exibição celebra os 120 anos de nascimento da psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999) e tem a intenção de apresentar sua abordagem inovadora no tratamento da saúde mental por meio da arte e da afetividade.

As obras assinadas por alguns dos “clientes”, como a psiquiatra se referia aos seus pacientes, dialogam com outros artistas convidados. A exposição apresenta também publicações e documentos históricos do Museu de Imagens do Inconsciente, do Rio de Janeiro. O evento de abertura começa às 19h, com visita guiada pela curadora Isabel Seixas e o consultor Eurípedes Junior.

*Oficinas*

No dia 26, o museólogo Eurípedes Junior ministrará duas oficinas voltadas para profissionais da área da saúde mental.

A primeira tem como tema “Nise, uma psiquiatra rebelde”, das 10h às 12h30, e apresentará um panorama do legado da psiquiatra, em que serão abordados pontos como: a história da construção e desenvolvimento das ideias e trabalhos de Nise da Silveira; a Terapêutica Ocupacional e o Museu de Imagens do Inconsciente; e a atualidade das ideias de Nise no panorama da saúde mental mundial pós-pandemia.

As pessoas interessadas em participar devem se inscrever gratuitamente por meio de formulário de cada atividade disponível no site da CAIXA Cultural.

Já a segunda, “Conhecendo o mundo interior”, será das 19h às 21h30, e propõe uma investigação sobre o mundo das imagens e do inconsciente. Mais informações e inscrições no perfil da Caixa Cultural Fortaleza no Instagram.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados