A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), por meio da Coordenadoria Estadual de Fiscalização, segue acompanhando as investigações e prisões relacionadas ao chamado “golpe do falso advogado”, esquema criminoso em que pessoas se passam por profissionais da advocacia para aplicar fraudes contra cidadãos e empresas. Na quinta-feira (23/10), mais cinco pessoas foram presas no Ceará após operação deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina, com apoio do Ministério da Justiça e das polícias civis do Ceará e do Rio de Janeiro.
De julho de 2024 a outubro de 2025, a OAB-CE recebeu 1.243 denúncias relacionadas a esse tipo de golpe. Desde as primeiras ocorrências, a instituição está atuando em cooperação com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os órgãos de Segurança Pública, o Ministério Público e o Poder Judiciário no enfrentamento ao problema.
“A OAB Ceará tem atuado de forma firme e permanente para combater qualquer prática que coloque em risco a confiança da sociedade na advocacia. Nosso compromisso é com a ética, a legalidade e a valorização dos verdadeiros profissionais do Direito, assegurando que a cidadania seja sempre exercida com segurança e respeito”, ressaltou a presidente da OAB-CE, Christiane Leitão.








































































































































































































































































































































































































































































































































































































