SALETE EM SOCIEDADE

Para ressignificar o Natal

Depois de contar uma história triste de um dos meus mais de trinta e cinco natais com consciência, decidi virar a página e mostrar como a vida pode ser diferente.

Sim, eu vou conviver para sempre com aquela lembrança ruim e com o estado de alerta nessa época do ano, sempre olhando com cuidado cada criança e adolescente que me cerca.

Mas, há 20 anos, ajudo a organizar a ceia. Escolho o cardápio e invento tradições natalinas. E esses pequenos rituais de se reunir ganharam novas cores, cheiros e sabores nos últimos anos.

Já tivemos no chão da árvore muitos ursinhos e bonecas com um filme da turma da Mônica natalino antes de dormir. Em outros, vimos Esqueceram de Mim, Os Gremlins…

Também vi meus filhos serem bebês e crianças a cada dezembro, crescendo e criando suas personalidades. Hoje, dou as mãos a dois seres que me ultrapassaram na altura. Mas já viveram dentro de mim.

Passamos alguns anos fazendo atividades manuais juntos no calendário do advento. Depois, integramos o suco de uva servido nas taças como um ritual só nosso de comemorar as datas especiais.

A árvore do meu tamanho chegou, um sonho que eu acalentei por muitos anos, e segue ainda mais bonita depois que eu tive tempo e aprendi a fazer laços com a fita aramada.

Há alguns anos, decidimos registrar a data com o bom velhinho e tem sido muito interessante olhar como ficamos diferentes. Nesse ano, pela primeira vez, todos saíram satisfeitos com as próprias imagens.

Enquanto escrevo esse texto, ainda não sei o que iremos servir na ceia e no almoço desse ano. É o primeiro em que iremos passar todos na nossa casa. Um Natal só meu, como anfitriã. Sinto um frio na barriga, mas sei que é um privilégio.

Jesus é o centro dessa festa e estaremos juntos debaixo do teto que Ele providenciou, com o alimento que iremos preparar com os recursos que Ele nos trouxe em um ano cheio de transformações. A vida muda e os ciclos recomeçam. Vamos ter um Natal feliz porque podemos nos abraçar, o nosso vínculo nos une mais uma vez. A gratidão venceu a dor.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados