SALETE EM SOCIEDADE

Pele de tilápia será licenciada para uso em curativos biológicos

A utilização da pele de tilápia como insumo para curativos biológicos, ainda restrita aos laboratórios e centros de pesquisa, está mais próxima de se transformar em uma solução acessível para o SUS e a Medicina Veterinária.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) oficializou, nesta semana, um contrato com o consórcio Biotec’s – formado pelas empresas Biotec Solução Ambiental Indústria e Comércio Ltda. e Biotec Controle Ambiental Ltda. – para licenciar a tecnologia desenvolvida ao longo da última década.

O acordo garante ao consórcio o direito exclusivo de uso, desenvolvimento, produção, comercialização e prestação de serviços relacionados à tecnologia de obtenção da pele de tilápia liofilizada, com foco na criação de kits de curativos biológicos.

Por meio do contrato, o consórcio deverá desembolsar um valor inicial de R$ 850 mil para acessar a tecnologia. Além disso, está previsto o pagamento de royalties de 3,7% sobre a receita líquida obtida com a comercialização do produto, que serão repartidos entre os licenciantes – a UFC e os médicos Edmar Maciel Lima Júnior (coordenador da pesquisa) e Marcelo José Borges de Miranda (idealizador da tecnologia).

A partir desse momento, o consórcio Biotec’s fica responsável por realizar todas as etapas do desenvolvimento do produto final, incluindo estudos clínicos de eficácia, testes de alergenicidade e sensibilidade, além da obtenção das autorizações regulatórias junto à Anvisa e aos órgãos competentes para uso veterinário.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados