SALETE EM SOCIEDADE

Prefeitura de Fortaleza abre inscrições para o 77º Salão de Abril; edição homenageia o arquiteto e urbanista Campelo Costa

A Prefeitura de Fortaleza divulga a abertura das inscrições para a 77ª edição do Salão de Abril, uma das maiores mostras de artes visuais da América Latina, com a questão mobilizadora Acessibilidade Estética e Poética. O processo de inscrição e submissão dos trabalhos artísticos segue até o dia 22 de janeiro de 2026, por meio do site oficial do Salão. Nesse período, quem tiver interesse deve preencher o formulário online e enviar a documentação prevista no edital, elaborado em linguagem simples pela primeira vez na história da mostra.

Promovido pela Casa do Barão de Camocim, equipamento vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), o 77º Salão de Abril mantém a tradição de prestar homenagem a personalidades com relevante contribuição para as artes visuais. Em 2026, será celebrado o legado do arquiteto, urbanista e artista plástico Campelo Costa (1939-2022), que estreou na mostra há 60 anos, sendo premiado por três edições consecutivas: 1966, 1967 e 1968.

Além de três obras do homenageado, a curadoria do Salão selecionará 38 trabalhos em dez categorias: performance, instalação, escultura, colagem, desenho, gravura, videoarte, fotografia, pintura e têxtil. Podem participar pessoas maiores de 18 anos, naturais e/ou residentes no estado do Ceará e em outros estados do Nordeste, conforme os critérios estabelecidos no edital. A curadoria desta edição será assinada pelas artistas e pesquisadoras Gislana Vale, Melissa Alves, Eliana Amorim e Ana Lira.

Até 22 de janeiro de 2026, as pessoas interessadas devem realizar, de forma simultânea, as inscrições e a submissão dos trabalhos por meio do formulário online disponível no site www.salaodeabril.com.br.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados