SALETE EM SOCIEDADE

Premio de literatura Unifor terá cartas como tema

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, lançou, em grande estilo, o Prêmio de Literatura Unifor 2025, na segunda, 20.

Nesta edição, o concurso contempla duas categorias: “Obra Inédita” e “Trabalhos Inéditos – Cartas a Edson Queiroz”. A cerimônia de lançamento contou com a presença do renomado escritor Lira Neto, autor da biografia do empresário cearense Edson Queiroz e vencedor do Prêmio Jabuti em quatro ocasiões (2007, 2010, 2013 e 2014), que ministrará uma palestra sobre o Chanceler Edson Queiroz e o gênero Cartas.

A solenidade de premiação acontecerá no dia 17 de março de 2026 e contará com a participação da escritora Ana Miranda — romancista e atriz brasileira conhecida por suas obras de romance histórico e biografias focadas no período do Brasil Colônia, incluindo o livro “Boca do Inferno” (1989), que rendeu à autora o Prêmio Jabuti de Revelação. A artista também integra a comissão julgadora ao lado de Aíla Sampaio (presidente da comissão), Sarah Diva e Sávio Alencar.

Promovido pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex), o prêmio chega para dar visibilidade a novos escritores e fortalecer o cenário literário nacional. As inscrições acontecem de 20 de outubro a 18 de dezembro, e os vencedores serão anunciados em 17 de março de 2026, em cerimônia realizada no auditório da Biblioteca da Unifor.

O vencedor da categoria “Obra Inédita” terá seu livro de poesia publicado, com 200 exemplares disponíveis e uma viagem à Feira Literária de Paraty (Flip) 2026, incluindo passagens para o Rio de Janeiro e ajuda de custo de R$ 2 mil.

Já o primeiro colocado na categoria “Cartas” receberá 15 exemplares da Coletânea de Cartas e o mesmo valor em prêmio; os classificados entre o 2º e o 29º lugares receberão 10 exemplares da coletânea.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados