SALETE EM SOCIEDADE

Uece desenvolve pesquisa inédita sobre o autismo e a Sindrome de Rett

Com o objetivo de desenvolver o primeiro modelo de minicerebro e assim estudar de forma mais aprofundada o Transtorno do Espectro Autista, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) avança em uma frente inédita de pesquisa.

A iniciativa está diretamente ligada às investigações sobre o uso da lamivudina no tratamento da Síndrome de Rett e tem como base metodologias inspiradas em estudos realizados em parceria direta com pesquisas desenvolvidas nos Estados Unidos com apoio da NASA.

No entanto, minicérebros não são cérebros em miniatura, mas conjuntos de células cultivadas em laboratório, capazes de reproduzir processos biológicos fundamentais do sistema nervoso, como a neuroinflamação e alterações no desenvolvimento neural. Os modelos permitem observar, em ambiente controlado, o comportamento celular associado a doenças neurológicas e genéticas, ampliando a precisão das análises e acelerando descobertas científicas.

O estudo é conduzido pelo Laboratório de Genética Médica (Lagem), sob coordenação da professora Denise Carvalho. Segundo ela, foi justamente a partir do desenvolvimento de minicérebros com características da Síndrome de Rett que os pesquisadores conseguiram identificar os efeitos positivos da lamivudina. O estudo também avançou para a etapa decisiva de uma pesquisa clínica inovadora que investiga o uso da lamivudina, um medicamento antiviral já ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como possível terapia para a Síndrome de Rett, doença genética rara e severa que afeta majoritariamente meninas.

Considerada rara, a Síndrome de Rett atinge entre cinco e 10 meninas a cada 100 mil no mundo e é causada por mutações no gene MECP2, localizado no cromossomo X. A doença se manifesta após um período inicial de desenvolvimento aparentemente normal, seguido pela perda progressiva de habilidades, como fala e movimentos, além do surgimento de convulsões graves.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados