SALETE EM SOCIEDADE

Uso associado de lentes com tecnologia promete reduzir miopia

Com o aumento no uso de telas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez uma projeção alarmante. Em 2050, metade da população global deverá sofrer de algum grau de miopia. Se, por um lado, já se sabe há tempos como corrigir o descompasso visual com óculos e lentes de contato, por outro, só agora a medicina passa a oferecer, com a devida chancela da ciência, artefatos que usam mais tecnologia.

Os especialistas têm notado que, nas últimas décadas, a incidência da alteração vem crescendo mundo afora entre crianças e adolescentes. A preocupação estourou com o confinamento imposto pela pandemia de covid-19, que deixou os mais jovens em contato constante com tablets e smart-phones a portas fechadas, seja durante as aulas on-line ou nas horas livres.

Esse estudo, feito por universidades da China e de Hong Kong, baseado em dados de mais de 20.500 crianças, documenta que a prevalência da miopia saltou de 24,9% em 2019 para 36,2% em 2021.

Diante da avalanche de míopes, empresas do ramo de lentes e colírios passaram a investir em soluções que, mais do que corrigir instantaneamente a dificuldade de enxergar longe, também auxiliam a que o problema não evolua.

O desenvolvimento de lentes para óculos com um conjunto de anéis com pontos elevados, que levam a um jogo preciso de foco e desfoque, tem sido uma das principais apostas no segmento.

Em análise apresentada no último encontro da Associação para Pesquisa em Visão e Oftalmologia, cientistas demonstraram que 40% das crianças não tiveram a progressão da miopia em doze meses ao fazer esse tipo de tratamento.

Nesse mesmo congresso, foram apresentados trabalhos com a participação de crianças europeias de 6 a 13 anos que usaram a lente Zeiss MyoCare. Em um período de dois anos, a redução no avanço da miopia beneficiou praticamente metade dos voluntários, sendo que os primeiros resultados apareceram seis meses após o início do uso.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados