SALETE EM SOCIEDADE

Canetas para diabetes entram pela primeira vez na lista de medicamentos essenciais da OMS

Pela primeira vez, medicamentos análogos ao GLP-1, como a semaglutida, presente em fármacos conhecidos mundialmente (Ozempic, Wegovy e Rybelsus), foram incluídos na Lista Modelo de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS. A decisão reconhece sua eficácia no tratamento de adultos com diabetes tipo 2 associados a comorbidades, como doença cardiovascular, doença renal crônica e obesidade.

De acordo com a OMS, a inclusão se baseia em evidências robustas de que esses medicamentos melhoram o controle glicêmico, reduzem o risco de eventos cardiovasculares, diminuem a progressão para doença renal em estágio terminal e reduzem a mortalidade em pacientes desse perfil.

No entanto, o comitê responsável descartou a indicação para pessoas com obesidade sem comorbidades, alegando que as evidências atuais ainda são limitadas e pouco maduras em relação a desfechos de longo prazo, segurança e impacto na mortalidade.

Outro desafio apontado pela organização é o alto custo desses fármacos, que pode dificultar a incorporação em sistemas nacionais de saúde. A OMS pondera, contudo, que a expiração iminente das patentes da liraglutida e da semaglutida pode abrir espaço para biossimilares, aumentando a concorrência e reduzindo os preços.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados